O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como os SSDs ultra rapidos da próxima geração de consoles podem influenciar nos gêneros dos games em desenvolvimento e a forma que jogamos.

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
8e4af7a2f3a4220c0b800f544752c18c.jpg


Então, na época dos games em cartucho era comum por um game jogar umas partidas, trocar por outro e etc...

Hoje, porém...

... Colocar um game pra curtir aqueles 15 minutos livres, se brincar quase 1/3 tesse tempo vai ser gasto em telas de load, decidir mudar de jogo nem pensar, vide games como GTAV e Days Gone...uns loads iniciais put* chatos. Mesmo games de luta como SFV e Tekken 7 estão longe do imediatismo das versões cartucho e mesmo do PS1, que clicando 4 vezes no start vc já estava jogando.

A impressão que da é que a velocidade de transferência de dados das mídias não acompanhou a evolução gráfica fazendo com que formas de jogar mais causais fossem muito prejudicadas.

Agora com essa promessa de SSDs ultra rápidos parece que iremos nos aproximar da era dos cartuchos novamente, tipo entre iniciar o um jogo e estar numa partida pode levar menos que 10 segundos, o que pode fomentar a volta de formas de jogar mais casuais.

Como será que a "simples" aceleração das mídias de armazenamento podem influenciar os gêneros dos games e ou a forma que jogamos, tem potencial para reviver ou trazer novos tipos de games? Será que a próxima geração pode ter um relativo ar de remake das gerações dos cartuchos das eras 8 e 16 bits? Em relação a como jogávamos?
 
Ultima Edição:

Dark Tomorrow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.113
Reações
3.282
Pontos
739
Não espero uma revolução, acho q se trata de uma evolução necessária, q vem no momento em q se torna viável implementar, o subsídio vai ser mínimo por parte das empresas.

A revolução está no streaming, que por sua vez depende de boa internet, o que significa infraestrutura, q exige envolvimento governamental e político... E ai a coisa complica.
 

michaeljovi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.999
Reações
2.562
Pontos
1.364
a evolução vai ser grande porem ainda longe dos cartuchos. tomara que não liberem hd usb comum para expansão isso pode acabar com a performance e atrapalhar nos multiplayer online... tem que aceitar apenas dispositivos NVME.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
a evolução vai ser grande porem ainda longe dos cartuchos. tomara que não liberem hd usb comum para expansão isso pode acabar com a performance e atrapalhar nos multiplayer online... tem que aceitar apenas dispositivos NVME.

Queria saber a velocidade de transferência de dados dos cartuchos de Snes/Genesis vs a quantidade de RAM desses sistemas, pra ter ideia de quanto tempo precisavam para encher a Ram. Lembro que Street Fighter Zero do Snes chegou a ter loads, parece que o game já extrapolava o razoável para o Snes. Tb tem o processador que tb influencia na velocidade de carregamento.

Mas se for real a história de um SSD de 4.5 GBps no PS5, se na prática conseguir uns 3.5 GBps, em menos de 5 segundos vc carrega os 16 GB de RAM... Ou seja jogo rodando. Chegar numa tela inicial não dev demorar mais que 1 segundo.
 
Ultima Edição:

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Já vão acostumando com a ideia de ter que instalar todo jogo no SSD, já que ele só faz diferença se os arquivos estiverem lá.
Pra quem gosta de comprar cópia física, antes de jogar vai ter que fazer esse processo e os jogos pesam 100GB e a velocidade de gravação vai ser igual a do leitor de disco (e não do SSD) então...


Se bem que hoje em dia todo maldito jogo já pede pra instalar no HD de uma forma ou de outra.
 


iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.855
Reações
10.505
Pontos
1.069
Mas ouvi dizer que os SSD tem um chip secreto que libera +40% teraflop quando liga o console em modo schwarzschild após atingir o VII sentido, como toda boa discussão super técnica sobre o PS5 é.
Na verdade um módulo secreto na fonte ativa um overclock de 80%, mas só quando o console concorrente é mais potente.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Já vão acostumando com a ideia de ter que instalar todo jogo no SSD, já que ele só faz diferença se os arquivos estiverem lá.
Pra quem gosta de comprar cópia física, antes de jogar vai ter que fazer esse processo e os jogos pesam 100GB e a velocidade de gravação vai ser igual a do leitor de disco (e não do SSD) então...


Se bem que hoje em dia todo maldito jogo já pede pra instalar no HD de uma forma ou de outra.
Já fazemos isso com HDD não? Hehe
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Já fazemos isso com HDD não? Hehe
Pois é, foi o que eu disse.

O preocupante é que o peso dos jogos vai ser bem maior pq acredito que todos virão com texturas e etc pra jogar em 4K.
Se o leitor não for bem mais rápido na hora de fazer essa transferência... comprar jogo físico vai ser um incomodo.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Engraçado que lotaram tanto a Ram de Street Fighter Alpha 2 do Snes que até os textos de Fight, Round 1 não cabiam na Ram, o game congelava só pra descarregar elementos antes de iniciar as lutas kkk se brincar retiravam da Ram esses textos pra caber os sprites das magias dos personagens...



 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Pois é, foi o que eu disse.

O preocupante é que o peso dos jogos vai ser bem maior pq acredito que todos virão com texturas e etc pra jogar em 4K.
Se o leitor não for bem mais rápido na hora de fazer essa transferência... comprar jogo físico vai ser um incomodo.
Ah sim, mas os BDs UHDs vão ter que receber um boost aí, de qualquer forma o negócio vai ser baixar direto mesmo. Demora muito menos tempo que esperar uma encomenda de um jogo, e quando entrega é só iniciar. Comprar mídia física já é uma coisa completamente non sense.

É tipo comprar disco em vinil, podendo baixar uma mp3. Só para excêntricos.

Se sair um PS5 sem disco eu vou preferir ele (a menos que eu possa rodar meus games de PS3 nele hehe).
 
Ultima Edição:

PROPHETTA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.582
Reações
26.538
Pontos
1.359
8e4af7a2f3a4220c0b800f544752c18c.jpg


Então, na época dos games em cartucho era comum por um game jogar umas partidas, trocar por outro e etc...

Hoje, porém...

... Colocar um game pra curtir aqueles 15 minutos livres, se brincar quase 1/3 tesse tempo vai ser gasto em telas de load, decidir mudar de jogo nem pensar, vide games como GTAV e Days Gone...uns loads iniciais put* chatos. Mesmo games de luta como SFV e Tekken 7 estão longe do imediatismo das versões cartucho e mesmo do PS1, que clicando 4 vezes no start vc já estava jogando.

A impressão que da é que a velocidade de transferência de dados das mídias não acompanhou a evolução gráfica fazendo com que formas de jogar mais causais fossem muito prejudicadas.

Agora com essa promessa de SSDs ultra rápidos parece que iremos nos aproximar da era dos cartuchos novamente, tipo entre iniciar o um jogo e estar numa partida pode levar menos que 10 segundos, o que pode fomentar a volta de formas de jogar mais casuais.

Como será que a "simples" aceleração das mídias de armazenamento podem influenciar os gêneros dos games e ou a forma que jogamos, tem potencial para reviver ou trazer novos tipos de games? Será que a próxima geração pode ter um relativo ar de remake das gerações dos cartuchos das eras 8 e 16 bits? Em relação a como jogávamos?
Isso nunca mais vai acontecer.
Toda vez que vc liga o videogame aparece algum patch pra baixar.
 

Mr Bones

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
15.242
Reações
16.446
Pontos
1.544
Mas ouvi dizer que os SSD tem um chip secreto que libera +40% teraflop quando liga o console em modo schwarzschild após atingir o VII sentido, como toda boa discussão super técnica sobre o PS5 é.
O bom dessa geração as conversas mirabolante estão rolando sobre o PS5. Todo dia tem um "insider" falando das capacidades surreais do PS5, que só ele tem. Lembra um pouco do PS3 e do Xbox One. No fim, todos sabemos no que deu... :klol:klol:klol
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
O bom dessa geração as conversas mirabolante estão rolando sobre o PS5. Todo dia tem um "insider" falando das capacidades surreais do PS5, que só ele tem. Lembra um pouco do PS3 e do Xbox One. No fim, todos sabemos no que deu... :klol:klol:klol
Não vejo a hora de sair logo essa maldita geração pras pessoas pararem de falar de teraflop como se tivesse medindo o PODER DE LUTA de alguém, é uma atrocidade atrás da outra.
 

Loflite

Bam-bam-bam
Mensagens
2.803
Reações
3.338
Pontos
453
Tendo em mente o DMC5, que é bom, mas poderia ser bem melhor com loads rápidos e transição no menus rápida (é lenta demais prum jogo)
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Sinceramente, luxo desnecessário. Principalmente quando se leva em conta o custo. O SSD significa maior custo de produção, então para o videogame ter o SSD ele vai ter que ter menos RAM, ou uma RAM menos veloz, menos processamento central e gráfico.

Os loadings praticamente instantâneos e em vários casos inexistentes será legal. Mas se está perdendo aqui a possibilidade de mais frames por segundo e resoluções mais altas.

Tudo se trata de uma escolha, é a escolha foi essa. Pra mim ta muito na cara não se tratar de fato de uma nova geração. E sim de consoles capazes de rodar o mesmo a 4k, em alguns casos 60 fps com ray tracing e sem loadings. Melhorias mais significativas só viriam, ironicamente, a 1080p ou no máximo 1440p a 30 fps.
 

Duralino

Supra-sumo
Mensagens
1.655
Reações
1.984
Pontos
178
Pois é, foi o que eu disse.

O preocupante é que o peso dos jogos vai ser bem maior pq acredito que todos virão com texturas e etc pra jogar em 4K.
Se o leitor não for bem mais rápido na hora de fazer essa transferência... comprar jogo físico vai ser um incomodo.
Jogos não precisam de disco para rodar, leitor é só boot e instalação.
 

Duralino

Supra-sumo
Mensagens
1.655
Reações
1.984
Pontos
178
Sinceramente, luxo desnecessário. Principalmente quando se leva em conta o custo. O SSD significa maior custo de produção, então para o videogame ter o SSD ele vai ter que ter menos RAM, ou uma RAM menos veloz, menos processamento central e gráfico.

Os loadings praticamente instantâneos e em vários casos inexistentes será legal. Mas se está perdendo aqui a possibilidade de mais frames por segundo e resoluções mais altas.

Tudo se trata de uma escolha, é a escolha foi essa. Pra mim ta muito na cara não se tratar de fato de uma nova geração. E sim de consoles capazes de rodar o mesmo a 4k, em alguns casos 60 fps com ray tracing e sem loadings. Melhorias mais significativas só viriam, ironicamente, a 1080p ou no máximo 1440p a 30 fps.
O super ssd é absurdamente necessário, uns meses atrás comprei o starwars battlefront 2 e o jogo demora uns 3 minutos pra iniciar e uns 2 de um nível para outro, no primeiro loading já da vontade de desligar, até hj não zerei pq só de lembrar dos loadings me faz desistir, forza horizon 4 é outro que demora uns 2 minutos, um absurdo, jogo no xonex.
 

Mr Bones

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
15.242
Reações
16.446
Pontos
1.544
Sinceramente, luxo desnecessário. Principalmente quando se leva em conta o custo. O SSD significa maior custo de produção, então para o videogame ter o SSD ele vai ter que ter menos RAM, ou uma RAM menos veloz, menos processamento central e gráfico.

Os loadings praticamente instantâneos e em vários casos inexistentes será legal. Mas se está perdendo aqui a possibilidade de mais frames por segundo e resoluções mais altas.

Tudo se trata de uma escolha, é a escolha foi essa. Pra mim ta muito na cara não se tratar de fato de uma nova geração. E sim de consoles capazes de rodar o mesmo a 4k, em alguns casos 60 fps com ray tracing e sem loadings. Melhorias mais significativas só viriam, ironicamente, a 1080p ou no máximo 1440p a 30 fps.
Acho que a não. Eu pensava igual a você. Achava SSD algo desnecessário. Mas os jogos vao ganhar muito. Principalmente os de mundo aberto que são limitados pela velocidade de leitura dos HDD atuais.

Sem contar que o desenvolvimento dos jogos e perdido muito tempo com este lance de ter de contornar está limitação da velocidade do HDD. Permitirá maior liberdade criativa dos desenvolvedores. DF fez um ótimo video sobre as vantagens do SSD. Será uma quebra de paradigma a médio prazo.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.793
Reações
13.825
Pontos
803
Eu vejo isso como uma grande ironia até, que loadings rápidos seja o novo marketing, antes as pessoas foram ensinadas de que era algo inutil.... mas IMO o ssd em jogos não serão tão incríveis assim não, pelo menos assim enxergo.

Resultado de imagem para n64
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
olha, tomara mesmo que o SSD traga alguma ultilidade aos jogos

agora, é bem engraçado ver como os fãs de "cada lado" adoram se apegar a qualquer coisa que interesse

e engraçdo também é ver caixistas a toda .. tipo, não que não possa, pelo contrário, deve

mas não vale voltar pras colinas (valeu forum lol) caso ocorra o ditado lá do pirata do Pica Pau

 

Julian - Talude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.804
Reações
5.608
Pontos
949
Ah sim, mas os BDs UHDs vão ter que receber um boost aí, de qualquer forma o negócio vai ser baixar direto mesmo. Demora muito menos tempo que esperar uma encomenda de um jogo, e quando entrega é só iniciar. Comprar mídia física já é uma coisa completamente non sense.

É tipo comprar disco em vinil, podendo baixar uma mp3. Só para excêntricos.

Se sair um PS5 sem disco eu vou preferir ele (a menos que eu possa rodar meus games de PS3 nele hehe).

Já eu prefiro mil vezes a mídia física. Tenho irmão e amigos com PS4, trocamos jogos, nos emprestamos e depois que todo mundo já jogou revendemos e usamos o dinheiro pra comprar mais jogo.
A mídia digital morre contigo, tu nunca mais vai jogar o game mas ele vai ficar ali sem poder ser trocado ou vendido para outra pessoa.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Eu vejo isso como uma grande ironia até, que loadings rápidos seja o novo marketing, antes as pessoas foram ensinadas de que era algo inutil.... mas IMO o ssd em jogos não serão tão incríveis assim não, pelo menos assim enxergo.

Resultado de imagem para n64
Não adianta muito o videogame ter uma velocidade de leitura maior se ele tem vários gargalos. E o Nintendo 64 tinha vários.

Como o processador vai dar conta dessas cargas maiores de dados? O SSD é só armazenamento, ele não processa nada. Não adianta ali o jogo inteiro ser carregado em segundos se o CPU não dá conta de lidar com 100 GBs de dados. E por isso que acho que é luxo desnecessário.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.793
Reações
13.825
Pontos
803
E por isso que acho que é luxo desnecessário.

eu não digo que seja luxo desnecessário, mas eu acredito que não é a única forma de evolução na qual os consoles poderiam seguir, tipo naquele Digimon onde um monstrinho pode evoluir tanto para um monstro A quanto para um monstro B. ssd não é o único caminho, mas enfim são eles que decidem, então bola para frente.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Dava para por no PS3 e o loading caia pra metade mas não era tão rápido igual o pc.

Porque o CPU também é muito usado nos loadings. É com o SSD ele é usado ao limite, podendo justamente se tornar o gargalo no processamento dos dados.

Ou seja, o SSD não garantira por si só um volume maior de dados. As melhorias no processamento teriam que ser substanciais pra causar qualquer impacto aqui. E o custo de se acrescentar um SSD geralmente significa uma escolha por um processador mais básico.

Por isso SSD é luxo. Com isso quero dizer que ele nunca deve entrar no lugar de nada. É pra quem não tem limites orçamentários. Coisa que não é o caso quando se pensa em fabricação de consoles por 400 ou 500 dolares.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Se não fosse esses comerciais filhos da put* do street 5, aqui era imediato no ssd.
Antes dessas propagandas, eu só clicava pra selecionar os personagens e dava start, era 1 segundo para aparecer na tela de treinamento.
 

Pimenta_

F1 King
Mensagens
14.761
Reações
14.432
Pontos
1.624
Quando eu morria no The Witcher 3, dava pra ir buscar uma gelada no boteco e voltar.

TW3 talvez seja um dos piores jogos nesse quesito. Até o inventário é lento de usar. Vai comprar algo de um comerciante, tem uma pequena tela de loading. Tudo no jogo é extremamente lento, o que pra mim pelo menos tira um pouco do brilho do jogo. Praticamente tudo tem que ser carregado, e isso que temos essas telas de loading que duram 1 minuto e meio.
 
Topo Fundo