Julian - Talude
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Pessoal, parem de falhar groselha sobre SSD, CPU e GPU e seus gargalos. Assistam esse vídeo e se informem, aviso, é um vídeo mais técnico, mas em linguagem acessível:
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Pelo nível de conhecimento de arquitetura de computador nos comentários, não entendem nem de HD. Devem ser do tipo que falam HD SSD.Nego parece que nunca tinha ouvido falar em SSD até semana passada.
Jogadores de PC usam SSD há anos, mas agora em pleno 2020 virou um gamechanger
Jogadores de PC usam SSD há anos, mas agora em pleno 2020 virou um gamechanger
Pronto, agora vão falar dos poderes ocultos do SSD. Não dá pra levar vcs a sério, na moral.Porque os jogos são pensados pra nem sempre poder contar com o SSD, e na verdade o HD é regra SSD é que é exceção, então os jogos são muito mais projetados com o HD em mente. Ou seja há anos que o SSD dos PCs são sub-utilizados... E isso muda quando SSD for padrão, todo mundo tiver (e ao menos nos consoles essa vai ser a realidade) e o desenvolvedor nem precisar mais fazer pensando que tem gente com HD.
Pronto, agora vão falar dos poderes ocultos do SSD. Não dá pra levar vcs a sério, na moral.
como assim subutilizados?Porque os jogos são pensados pra nem sempre poder contar com o SSD, e na verdade o HD é regra SSD é que é exceção, então os jogos são muito mais projetados com o HD em mente. Ou seja há anos que o SSD dos PCs são sub-utilizados... E isso muda quando SSD for padrão, todo mundo tiver (e ao menos nos consoles essa vai ser a realidade) e o desenvolvedor nem precisar mais fazer pensando que tem gente com HD.
No console é hahaha.
Sim tbm estou pra ver esse 'tempero mágico' que é por ssd em console mas só prefiro ver quando estiverem disponibilizados para o publico. Até lá não acredito ser o vinda de Jesus na Terra.ele falou nos pcs, o q nao faz sentido pois se o sistema operacional e o game estão instalados no ssd vai estar sendo utilizado na velocidade do ssd...
como assim subutilizados?
Pega o próprio Spiderman pra dar um exemplo prático.
A velocidade que o boneco do jogo se movimenta do mapa é limitada devido a velocidade de entrega de dados do HD. Se o boneco se movimentasse mais rápido pelo mapa o HD não iria dar conta de entregar tantos dados e o jogo iria começar a ter diversos problemas.
O SSD porém teria essa capacidade de entrega rápida de dados oq possibilitaria o personagem se mover mais rapidamente pelo mapa sem o jogo começar a dar problemas.
Digamos que o PS4 pró tivesse SSD, mesmo tendo e possibilitando essa movimentação rápida, eles não o fazemnpq o PS4 fat com seu HD não suportaria e eles não poderiam fazer duas versões uma rápida e outra lenta (da movimentação do personagem) pq isso desbalancearia o jogo, já que a dinâmica de combates, perseguições de automóveis e etc são feitos baseados em uma velocidade padrão de movimentação. Ou seja o jogo só pode ser desenvolvido com um padrão e mente. E o que for mais limitador (no caso o HD) será usado como padrão, e o SSD estará ali podendo entregar mais dados, mas essa capacidade não será usada durante o jogo, ou seja sub-utilizados... O SSD daí fica sendo aproveitado nas telas de loading porque ali não vai interferir em nada do jogo em si.
Espero que minha explicação, baseado em um exemplo só (existem várias outras coisas que podem afetar o jogo), tenha sido clara....
Se o ps4 tivesse 12 GB ou 16, nada disso seria problema.
Eu entendo o que ele quis dizer, em outro tópico na pasta PC, estávamos comentando que um SSD SATA(que está longe de ser o mais rápido, perdendo feio para a maioria dos NVme básicos) , e em stress maximo em jogos, mal chega a 40% de uso nos picos. Definitivamente há muito o que ser aproveitar ainda. E a promessa dos consoles é de ter SSD's comparáveis a NVme de ponta(embora eu aposte que seja algo próximo dos de entrada, o que já seria ótimo).como assim subutilizados?
Todo dado em um PC tem que ser processado. Se você resolve copiar um arquivo e criar uma cópia, operação até simples, seu CPU será utilizado. Se você faz um loading de um game, que já é algo mais complexo, seu CPU vai ser imensamente utilizado. Se os dados estão compactados então, mais ainda. Nada acontece no PC sem o seu processador se dar conta disso e operacionalizar isso. Com o SSD você tem um volume de dados maior para serem operacionalizados num espaço de tempo mais curto. Seu CPU não consegue lidar com aqueles volumes gigantes em frações de segundo. E é por isso que o SSD não trabalha no seu limite, ele manda um pacotão, e precisa esperar o CPU dar conta daquilo.Eu entendo o que ele quis dizer, em outro tópico na pasta PC, estávamos comentando que um SSD SATA(que está longe de ser o mais rápido, perdendo feio para a maioria dos NVme básicos) , e em stress maximo em jogos, mal chega a 40% de uso nos picos. Definitivamente há muito o que ser aproveitar ainda. E a promessa dos consoles é de ter SSD's comparáveis a NVme de ponta(embora eu aposte que seja algo próximo dos de entrada, o que já seria ótimo).
Amigo, estamos na Internet, recomendo não exagerar no texto, você só perde tempo digitando na ilusão de que as pessoas vão ler.Acho que pra revolucionar, tem que ir além do mero incremento em loading times. Apertar Start e começar a jogar é legal, mas é uma cereja no bolo no máximo, algo que impacta pouco a inter-relação entre gameplay e cutscenes, que são os dois pilares de um bom jogo desde que entramos na era moderna.
Precisa construir a estrutura do game em torno do feature SSD pra subir a Bandeira de Revolução. É por isso que é bobagem citar o fato de o SSD estar presente nos PCs há anos como limite de discussão pra esse caso que o OP propôs debate, em partes. PC é café-com-leite de indústria, é um Dopplegänger, uma plataforma descartável, que somente se limita a imitar, com perfumarias e penduricalhos, algo que foi criado onde a vanguarda realmente puxa a força de recompensa e revolução: nos consoles. É a mesma coisa para Teraflopagem ou mesmo XBox One X e Pro. Ficam fosforilando no matagal, batendo nos peitos e uivando pra dizer que os novos consoles com 10 teraflops seriam decepcionantes, porque já temos PCs com 9 Teraflops hoje em dia, e os gráficos são pouca coisa melhores que os jogos de um PS4, com 1.8 teraflops.
Só que PC não dita nada. Ele é um banquinho de fundo de sala. Tá lá o coitado ajoelhado no milho, colando na prova. Seus jogos exclusivos não usam de seus features, e são superficiais, como LOL ou DOTA. Coadjuvantezinho. Sempre vai ser. Sempre vai ser.
Um Zelda BOTW dum hardware de 300 GFLOPS, como o Switch, dita mais direções e é mais importante e impactante para o mercado que um PC da Space Force americana, adaptado para gaming. Ora, os jogos estão sendo feitos em consoles, que são a base de criatividade, de 1.8 Teraflops, baseados nas características desse hardware limitado, e então sendo upados a um PC de 10 TF. É por isso que parece um nada.
O PC mais graúdo roda, num certo sentido, “jogos de 1.8 TFLOPS, portados a um PC de 10 TFLOPS”, é por isso que PCs de 9 TFLOPS rodam games pouca coisa melhores no aspecto visual geral que um PS4 de 1.8.
Aí, a gente puxa o fio do novelo, e diz a mesma coisa quanto à questão do SSD: até então, “jogos feitos para consoles sem SSD, estão sendo portados para PCs com SSD”, e o incremento é também pequeno, se resumindo a Load Times.
Esquece PC, plataforma descartável. Os PCs vão seguir a direção dos novos consoles, como num aplicativo de Instagram, que sombreia a imagem da pessoa real, somente aplicando-lhe uns filtros, a embelezar o caboclo e esconder sua olheiras. Já foi o tempo pra quase 20 anos que PCs faziam your own thing.
A partir de agora então os jogos serão construídos, onde a vanguarda atua, ou seja, nos consoles, a 10 TFLOPs e SSDs, e então os PCs, que são aqueles boyzinhos magricelas que são escolhidos por último no futebol, o Virgin de fundo de sala, alvo de zombaria e depreciação, vão enfim fazer uso também de suas teraflopagens e SSDs de forma mais profunda. Os jogos serão mais bonitos, a par com 9 TFLOPS, e não meros upgrades de games construídos com chapas de 1 Teraflop em mente, assim como os SSDs serão então usados pra outra coisa além de um outro elemento visual ou loadigns.
Assim espero.
E como seriam essas revoluções que conotam, a partir da construção em torno do SSD, uma nova maneira de jogar?
Bem, eu não sou developer, mas consigo imaginar designers de grande talento usando esse feature pra modificar completamente a estrutura do jogo e então criar elementos de gameplay ou cascatas de Levels Designs únicos, que tiram vantagem desse novo elemento.
Exemplo, peguemos um Designer de maior capacidade, como o Kojima, com uma tecnologia dessas em mãos, poderia ter criado inúmeros gadgets para seu título do ano passado, Death Stranding, que somente seriam possíveis pelo advento do SSD. Um teletransportador, por exemplo, para levar cargas de um extremo a outro da América, impossível com a tecnologia de hoje sem meter uma tela de loading na cara. Ou as tirolesas já presentes no game, que poderiam, ao invés de levar o personagem naquela velocidade, levá-lo como um raio, cheio de carga nas costas, por entre montanhas, encostas e enseadas, daí puxando por exemplo novos desafios de tempo para entregas.
Veículos futuristas poderiam rodar a velocidade da luz, e inimigos poderiam lhe barrar o caminho, mesmo em alta aceleração, sem loadings.
O PCC, elemento de gameplay que é basicamente uma impressora 3D, que sobe construções online, poderia imprimir automaticamente bases inteiras em poucos segundos, terminais de cargas ou soltar uma frota de barcos num piscar de dedos para transportar tranqueira. Uma Watchtower Level 3 poderia localizar uma carga perdida, solicitada por uma missão, do outro lado do mapa, ao passo que você sairia da torre e entraria ali do lado numa esteira, também impressa pelo PCC, que o conduziria em altas velocidades ao ponto marcado. Daria para imprimir pequenas cidades, ampliando o conceito de reconstrução da América.
Os Super Cells, tornados com levam o personagem a guerras antigas, poderiam estar pelo mapa a torto e direita, levando Sam para guerras históricas automáticas. O Time Fall poderia erodir o terreno em tempo real, modificando a geografia de forma aguda.
Eu penso num indivíduo como o Hideo, cuja imaginação é MUITO acima da média, com um hardware com esses features em mãos, criando um novo jogo do zero. O céu é o limite, ele vai inventar coisa do arco da velha, que a gente sequer imagina, já que não somos developers. Vai certamente usar duma maneira inusitada e inédita, pra você ficar pensando ainda mais “como esse desgraçado pensou nisso?”
Assim, eu consigo imaginar novas mecânicas e elementos de jogabilidade possíveis com o Duo SSD/Nova CPU, e me corrijam se eu estiver errado, mas seria mais simples compartimentalizar uma New York com vários distritos, além de Manhatan, como Brooklyn, Greenwich Village e Nolita, num elemento em que o aranhudo roubasse o planador do Duende Verde, que o levaria a altas velocidades, quase automaticamente, aos confins da Grande Maçã. Poderíamos ter verdadeiros levels dentro de prédios, acessíveis pelo mero quebrar duma janela. Novos poderes e habilidades poderiam ser criadas também, eu consigo pensar em muitas. Um novo Ratchet and Clank poderia contar com a exploração em múltiplos planetas, além do Entry crônico e paulatino de No Man’s Sky.
GTA poderia ser outra coisa além de puro terreno e caixotes como prédios. Um novo JRPG poderia emular a sensação de voar pelo World Map com um Airship, só que, ao invés da escala Cabeçuda, com três casas representando uma cidade, e um loading após o personagem tocar no “ícone”, um mundo do tamanho do de The Witcher 3 a seus rabos de olho.
Um novo dragão em Demon’s Souls pode te carregar de Boletaria à Tower of Latria, através dum portal, e já te jogar no meio de 3 inimigos, ou no meio duma batalha dum outro jogador, que teria invadido o mundo dum terceiro player.
Enfim, acho que pode ser outra coisa completamente diferente. Isso, claro, se esses desgraçados realmente usarem as paradas de forma criativa. Não usar de forma criativa significa somente encurtamento dos Loadings, que é o que róla atualmente nos descartáveis PCs. Ou seja, uma bufa de véia.
A maneira que vc fala de RAM, parece que vc esquece que RAM é volátil(sempre precisando ser escrita) enquanto NAND não.Todo dado em um PC tem que ser processado. Se você resolve copiar um arquivo e criar uma cópia, operação até simples, seu CPU será utilizado. Se você faz um loading de um game, que já é algo mais complexo, seu CPU vai ser imensamente utilizado. Se os dados estão compactados então, mais ainda. Nada acontece no PC sem o seu processador se dar conta disso e operacionalizar isso. Com o SSD você tem um volume de dados maior para serem operacionalizados num espaço de tempo mais curto. Seu CPU não consegue lidar com aqueles volumes gigantes em frações de segundo. E é por isso que o SSD não trabalha no seu limite, ele manda um pacotão, e precisa esperar o CPU dar conta daquilo.
Pega dois PCs com processadores diferentes e todo o resto igual e compare o tempo de loadings. Até mesmo com SSD você vai notar diferenças no tempo de loading nos jogos mais pesados num PC de i9 e outro processador Pentium.
Agora, quando você estiver lá no jogo, se sua memória RAM é suficiente, que diferença ira fazer SSD? Nenhuma. Mas passar de uma CPU de 2 Ghz pra outra de 3 Ghz, fará toda diferença. Se o custo de acrescentar um SSD de 500 GBs significa perder 1 Ghz ou então 2 a 4 threads, ou menos memória RAM, ou memória de maior latência ou menor velocidade, você ta é perdendo desempenho pelo mesmo custo.
Por isso que pra consoles é luxo desnecessário. A perda que acarreta o acréscimo de um SSD faz na minha opinião não valer a pena. Não digo que é ruim SSD, mas como escolha a ser pensada pra entregar um produto a um consumidor de massa, não é na minha opinião a melhor escolha.
Por que tenho que ver vídeo cara? SSD é um monte de circuito que armazena dados. Memória RAM faz o mesmo e mais rápido. Por que você ta indo contra essa lógica?
Agora, se você escolhe por um SSD no console, você ta deixando de botar mais memória RAM, porque se trata sempre de fazer escolhas pra atingir um preço de venda.
Em tempo, os loadings tanto no ps4 quanto no xone são muito demorados muito em razão do fraco processamento. Pega os jogos multis e compare tempo de loading com PCs sem SSD mas com processadores top de linha.
É mais interessante um loading inicial demorado, mas colocando tudo numa memória RAM que fazer uso do SSD. E por que? Memória RAM é mais rápida.
Talvez um SSD menor, pra armazenar somente alguns dados mais estratégicos, pra você não ter esse grande loading inicial. Com custo menor, uma vez que SSDs de 64 ou até mesmo 32 GBs fariam isso, daria pra botar mais memória, uma APU melhor de maior clock. A pessoa instalava ali esses dados mais estratégicos e os manteria até zerar o game. É chato? Pra quem fica pingando de jogo em jogo seria. Mas sobra no orçamento grana pra melhorar em coisas que efetivamente dão mais desempenho.
Eu pessoalmente tou vendo todo esse blá blá blá de SSD até como possível damage control em face de um ganho baixo de processamento nos novos consoles. Só me faz acreditar que é real o leak de que o ps5 terá apenas 10 teraflops. E inclusive, pode ser que ele tenha só isso porque para o custo final ao consumidor com o SSD inclusivo só foi possível removendo 2 a 3 teraflops.
Que diferença faz ser volátil ou não? Desconheço qualquer situação em que é preferível ter a segunda sobre a primeira, pra fins de processamento.A maneira que vc fala de RAM, parece que vc esquece que RAM é volátil(sempre precisando ser escrita) enquanto NAND não.
Os processadores dos consoles atuais são um verdadeiro lixo atômico, para a atual situação dos consoles, faz sentido o que vc fala, mas nessa geração que vem agora, já é de conhecimento geral que haverá um salto gigantesco de processamento.
E acerca dos arquivos complexos, tendo um SSD como padrão, é claro que os programadores terão motivos de sobra para aproveitar isso, ainda mais tendo processadores decentes agora.
Horizon deixou de ter a possibilidade de voar em a dinossauros alados devido a falta de velocidade do HDD. O jogo perdeu toda uma parte de gameplay por isso, aposto que isso vem em Horizon 2.Fim das longas telas de morte, fim dos longos loadings disfarçados, mudança rápida de um jogo pra outro, instalação rápida dos jogos, maior velocidade possivel em jogos de mundo aberto, etc.
As vantagens são inúmeras e vão ter impacto direto no design dos jogos.
Pensando em alguns dos meus jogos favoritos dessa gen.
Falando especificamente sobre loads, obviamente vai fazer, já que os arquivos terão sempre de ser passados para RAM de algum lugar.Que diferença faz ser volátil ou não? Desconheço qualquer situação em que é preferível ter a segunda sobre a primeira, pra fins de processamento.