O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como Pokémon deveria ser.

Dante⠀

Bam-bam-bam
Mensagens
230
Reações
481
Pontos
278
Anteontem estava conversando com @Kameratos e @MadScientist e discutimos sobre elementos que fariam a série de jogos Pokémon melhor e mais condizente com a proposta. Dentre os elementos que nós falamos estão:

Um mapa aberto estilo Breath of the Wild: Não com a mesma temática que o mapa de Zelda, mas com a mesma liberdade. Uma das propostas principais de Pokémon é ser um colecionador deles, entretanto o mapa "por rotas" limita muito a liberdade que todo Caçador Pokémon deveria ter para ir atrás de seus pokémons favoritos/que faltam. Imagine que você inicia na sua cidade natal, com o objetivo de vencer o ginásios/virar um mestre pokémon, entretanto o jogo te deixa livre para se aventurar onde quiser, para capturar os pokémons que você quer para sua equipe sem qualquer tipo de caminho preestabelecido ou obrigatório, você tem a liberdade de ir para qualquer canto pelo caminho que quiser. Assim como você pode ir para o ginásio mais próximo, você também pode ir em direção a parte vulcânica do mapa para pegar seu tão querido Torkoal, ou a um pântano distante para tentar capturar um Froakie, etc... A proposta desse mapa é te dar a TOTAL liberdade de fazer oque você quiser como treinador.

AS20180426005425_comm.jpg

Barra de Stamina: Contarei-lhes oque aconteceu quando eu joguei Pokémon X e @Kameratos jogou Pokémon Y. Nós dois escolhemos Fennekin como inicial e usamos ele e suas evoluções na equipe para fechar o jogo. Oque acontece é que... Só com esse inicial nós éramos capazes de derrotar dezenas de treinadores e ginásios inteiros só batalhando com ele. Já joguei uns 5 jogos da série e todos seguiram mais ou menos essa realidade. A questão é: Pokémon é um jogo que deveria te fomentar a montar uma equipe para derrotar os grandes treinadores e líderes de ginásios, mas você consegue facilmente, com o inicial, carregar o jogo nas costas de um pokémon. E como se resolve isso? Como posso deixar o jogo mais desafiador? Adicionando uma barra de stamina nos nossos amiguinhos. Com um medidor de energia num pokémon, se houvesse um abuso da utilização dele, a disposição do pokemon cairia a um ponto que ele basicamente não conseguiria mais ser utilizado sem um descanso. Isso impossibilitaria a gameplay monôtona de passar um ginásio derrotando 40 pokémons com só um seu. E por que isso melhoraria o game? Porque você precisaria de um rotacionamento maior de utilização de pokemons da sua equipe, dando significância para toda equipe que você teve o afinco de montar. Esse elemento traria, além de um realismo maior do funcionamento de um ser vivo, uma dificuldade maior e uma gama de estratégias para o jogo.

ADENDO: Pode-se afirmar que as cargas de habilidade funcionam como stamina, mas na prática elas quase não limitam o uso do pokemon. Por exemplo: Se eu usar todas as 25 cargas de Ember, o pokémon teoricamente estaria "cansado" e não usaria da vigésima sexta vez. Entretanto isso é incongruente com a premissa do "cansaço", pelo simples fato que eu posso utilizar outras habilidades desse mesmo pokemon. Desse modo, ele só estaria cansado de utilizar Ember, mas não fisicamente.


a58f9816197720f2e67113f7ccda1f94fc92a839_hq.jpg

Significância no treino de pokémons para suas habilidades: Se existe uma coisa que se espera de um bom treinador de pokemons é que ele treine seus amiguinhos, para que eles aprendam novas habilidades. Pelo menos... é isso que se espera dos treinadores na proposta do jogo e no anime, o jogo na prática basicamente não funciona assim. A não ser que você jogue pokémon competitivamente é muito provável que você nunca tenha sentido a necessidade de usar uma das modalidades de treinos para pokemons que há nos jogos. Isso no game é até um pouco bizarro, porque o treinamento de um pokemon devia ser o elemento mais importante para desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades que você quer que ele aprenda, ou quer que ele melhore. No anime, o Ash faz o Pikachu aprender Calda de Ferro com um treinamento focado em desenvolver essa habilidade, o Pikachu nunca aprenderia a usa-la caso focasse em derrotar centenas de pokemons só usando Choque do Trovão. E por que eu preciso dar esse exemplo óbvio? Para mostrar que no jogo isso não é evidente, o aprendizado do pokemon não funciona na lógica dos treinamentos, caso você consiga um Pikachu em algum game... Eventualmente, após derrotar diversos adversários, seu ratinho elétrico vai aprender Calda de Ferro mesmo sem nunca ter sido treinado para fazer isso. O sistema de treinamentos que a série Pokémon deveria ter seria uma que você desenvolvesse as habilidades/ataques de seu pokemon por ele. Além de deixar cada pokemon único, pelo fato de cada pokemon (mesmo que igual) ter tido treinamentos diferentes, você adicionaria o elemento RPG no jogo. Seria muito interessante abrir um leque de missões que você teria que resolver para tomar conhecimento de uma habilidade e posteriormente treinar seu pokemon a usa-la. Sua equipe aprender novos ataques pela instrução e treinamento de seu treinador faria muito mais sentido do que você dar um CD de habilidade para seu pokemon, ou ele aprender com a evolução de seus níveis.

Como funcionaria na prática: Suponha que eu tenha um Charizard. Consegui encontrar uma caverna na região vulcânica do mapa e resolvendo a as complicações dessa caverna eu consegui ter acesso a uma sala. Dentro dessa sala haviam inscrições nas paredes que me revelaram detalhes da habilidade "Blue Flare". Saindo da caverna eu começo a treinar meu Charizard para que ele desenvolva essa habilidade. Com bastante treinamento, ele acaba aprendendo o Blue Flare e você acaba melhorando seu pokemon.
Caso você nunca tivesse feito o treinamento com o Charizard, ele nunca teria desenvolvido a habilidade Blue Flare, por mais que ele chegasse no nível 100. No máximo ele seria súper-proficiente com as habilidades normais de um Charizard qualquer.

Ash_Pikachu_Iron_Tail.png

Ginásios temáticos e igualmente difíceis: Já parou para pensar o porquê de um líder de ginásio de uma região no começo do game ser extremamente mais fraco do que os pé-rapado que você encontrará no final do jogo? Qual é a lógica de um líder de ginásio em Pewter City ter um Geodude lvl12 e um Onix lvl14, enquanto o líder de Viridian City tem um Rhyhorn lvl45, Dugtrio lvl42, Nidoking lvl45, Nidoqueen lvl44, e um Rhyhorn lvl50? Líderes de ginásio, independente da cidade, eram para ser igualmente desafiadores e imponentes. Cada ginásio era para ser uma experiência única, elementalmente temática, de desafio. Não querendo comparar novamente, mas já comparando... Os ginásios eram para ser desafios como as Divine Beasts de Breath of the Wild, grandes objetivos que você pode fazer em qualquer ordem. O diferencial de Pokémon é que cada um desses ginásios iam apresentar diferentes puzzles, condizentes com a temática, a serem resolvidos com ajuda de seus pokémons, cada ginásio seria um "novo mundo" e um desafio diferente.

1200px-Castelia_Gym_anime.png

Dungeons, Missões Secretas e Sidequests efetivas: Esse elemento é o um dos mais básicos na criação de um RPG. Se lembra do exemplo da caverna que tinha a Blue Flare, que eu dei na parte de treino dos pokemons? Essa também seria uma explicação do como uma dungeon no pokemon deveria funcionar. O ponto dessa parte é que com uma reformulação em mundo aberto, o jogo deveria espalhar esses três pontos pelo mapa. As dungeons seriam locais escondidos, ou não, onde o treinador avançaria pela sua estrutura resolvendo os quebra-cabeças do local e derrotando os pokemons para obter alguma recompensa no final. As sidequests seriam mais ligadas aos NPCs do jogo, que nos dariam tarefas das mais diferentes modalidades e com recompensas referêntes a dificuldade do trabalho. Por fim, as missões secretas seriam tarefas bem mais sutis e ligadas a mistérios e puzzles dentro dos mapas do jogo, geralmente dando uma recompensa maior e única.

Exemplo de uma Missão Secreta: Suponha que você tenha encontrado uma porta escodida em uma parte do mapa, perto das montanhas. Essa porta possui um encaixe em forma de raio. Com o decorrer do jogo, que após derrotar o ginásio temático do tipo elétrico, o lider desse ginásio te dá um fragmento de uma pedra que parece um raio. Você se lembra daquela porta perto das montanhas e sai caçando os outros fragmentos dessa porta. Após ter passado por vários cantos do mapa e conseguido todos os fragmentos, você volta a porte e a abre. Depois dela, você acha um ninho com o Zapdos descançando. Com a sua chegada ele abre os olhos, bate as asas eu sai por uma cratera, muito acima da caverna. Dentro do seu ninho você acha 3 "Zaptos Stones". Usando essa stone em um pokémon, você aumenta consideravelmente sua Velocidade e Ataque Especial, além de adicionar chance (pequena) de dar Paralyze com habilidades de dano elemental.

Possíveis recompensas:
  • Conhecimento de habilidades raras, muito raras, ou únicas;
  • Dinheiro;
  • Abertura de locais fechados;
  • Possibilidade de negociação com NPCs;
  • Pedras de experiência;
  • Pedras de fortificação de Pokemon;
  • Pedras de Megaevolução;
  • Pedras Elementais;
  • Fortificadores de genética;
  • Estimuladores de natureza do pokemon;
  • Pokebolas diferenciadas;
  • Pokemons raros.

vnjtrf1nj778w7qh3qzt.jpeg

Confiança com pokémons: Qual é o sentido do pokémon só te obedecer a medida que você vai ganhando insígnias? Sabe oque faz o Ash, Red e Brock serem bons treinadores e terem o respeito de seus pokémons? Com certeza não é o fato deles derrotarem muitos ginásios, mas sim fato deles tratarem bem seus pokémons. Como já dito na parte de Ginásios acima, esses objetivos do treinador seriam difíceis de início, mas isso não quer dizer que você tem que fechar um ginásio antes do seu pokémon pegar nível 20, caso contrário ele não seria mais controlável. Esse elemento de confiança do pokémon para com seu dono faria com que, independente do nível dele, caso seu nível de confiança com o pokémon esteja alto, ele te obedecerá sem problemas. Da mesma forma, caso seu nível de confiança com o pokémon esteja baixo, ele vai tender a não seguir seus comandos. Isso adicionaria e muito ao Role Playing do jogo, além de ser mais condizente com a lógica da série. Mas como eu aumentaria a confiança do meu Blastoise comigo? De várias formas: Comidas preferidas, Atividades de lazer, Serviços de cuidado com os pokemons (nas cidades), não deixar seu Blastoise esgotar a stamina de tanto lutar, etc...


1497651086_1a137b9ce0991e48ab635db2642a070860848628_hq.gif

Bom... ainda tinha muita coisa que eu gostaria de adicionar ao tópico, como Proezas com habilidades e Relacionamento entre pokemons, mas acho que já me estendi demais. Deixem seus comentários do que concordam, discordam, ou adiconariam a mais.
 

Anexos

  • 1497651086_1a137b9ce0991e48ab635db2642a070860848628_hq.gif
    1497651086_1a137b9ce0991e48ab635db2642a070860848628_hq.gif
    1,1 MB · Visualizações: 27
Ultima Edição:

TISTASAN

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.829
Reações
15.304
Pontos
979
c***lho, que trabalho heim, PARABÉNS pelo tópico.

Vai capturar !
 

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.858
Reações
27.471
Pontos
859
Pokémon não precisa mudar. Se fizer um jogo de rpg maker e colocar em encarte bonito vende 15 milhões do mesmo jeito. É uma série que as pessoas compram porque sim.

Pra que gastar tempo e dinheiro fazendo algo melhor então?
 

Kameratos

Habitué da casa
Mensagens
210
Reações
173
Pontos
63
Conversar sobre esse "jogo" que nunca vai existir me deixou sad para o resto da minha vida, nunca mais conseguirei jogar pokémon. ç-ç
 


Dante⠀

Bam-bam-bam
Mensagens
230
Reações
481
Pontos
278
Pokémon não precisa mudar. Se fizer um jogo de rpg maker e colocar em encarte bonito vende 15 milhões do mesmo jeito. É uma série que as pessoas compram porque sim.

Pra que gastar tempo e dinheiro fazendo algo melhor então?
Infelizmente isso é verdade.
 

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.299
Pontos
1.694
tomara que o Yokai Watch 4 venda bastante pra poderem comparar com o pokemon da gamefreak lixosa

Pokemon (in)felizmente vende muito do jeito que é, a msm coisa de 20 anos...
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.532
Reações
56.859
Pontos
1.003
Se a Nintendo pegar o Modo Foto de qualquer jogo por aí, colocar a câmera na mão do Pikachu e colocá-lo para fotografar cenários genericos copiados de outros jogos, já vai vender milhões. Para que se esforçar?
 

The Mission

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.353
Reações
9.740
Pontos
704
Pokémon não precisa mudar. Se fizer um jogo de rpg maker e colocar em encarte bonito vende 15 milhões do mesmo jeito. É uma série que as pessoas compram porque sim.

Pra que gastar tempo e dinheiro fazendo algo melhor então?
Adoro esse argumento de que Pokemon é um jogo feito nas coxas.

Não sou fanboy da franquia, mas ele é só um dos jogos que pode se dar ao luxo de repetir a fórmula que é um sucesso.

Vide Fifa. Ele não precisa revolucionar todo ano pra vender milhões de cópias, na verdade é o mesmo jogo que só muda a capa e as músicas que tocam durante o menu. Mas por isso eu vou falar que é ruim e desvalidar a franquia?

E deixando claro: vender muito não é garantia de qualidade, mas é indicativo.
 

OUTKAST

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.591
Reações
90.748
Pontos
1.494
DwZ1Q9vUYAAZSdw.jpg:large
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.393
Reações
79.935
Pontos
2.059
Com um medidor de energia num pokémon, se houvesse um abuso da utilização dele, a disposição do pokemon cairia a um ponto que ele basicamente não conseguiria mais ser utilizado sem um descanso. Isso impossibilitaria a gameplay monôtona de passar um ginásio derrotando 40 pokémons com só um seu.

Uma coisa que me incomoda é vc ter que batalhar zilhões de vezes a mesma coisa. Seria interessante impedir do cara usar o mesmo pokémon pra tudo, mas também seria interessante IMO vc trocar quantidade por qualidade (em termos de batalhas).

É tanta batalha enfadonha e inútil em sequência que tem horas que os meus 6 pokémons já estão zoados demais (se eu não ficar usando itens)

PS: sou um jogador casual apenas

Por exemplo: Se eu usar todas as 25 cargas de Ember, o pokémon teoricamente estaria "cansado" e não usaria da vigésima sexta vez. Entretanto isso é incongruente com a premissa do "cansaço", pelo simples fato que eu posso utilizar outras habilidades desse mesmo pokemon.

Fora que vc pode usar item para recuperar o PP

Saindo da caverna eu começo a treinar meu Charizard para que ele desenvolva essa habilidade. Com bastante treinamento, ele acaba aprendendo o Blue Flare e você acaba melhorando seu pokemon.

Pra ser sincero, ainda não entendi como isso funcionaria na prática. Como seria efetivamente esse treino de uma skill que o pokémon ainda não tem?




A parte de ginásios temáticos pra baixo eu vou deixar pra ler depois, to indo almoçar agora lol
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.722
Reações
22.480
Pontos
1.129
Bom tópico, boas sugestões.

Não precisaria nem matar os jogos tradicionais, poderiam tranquilamente lançar um jogo ambicioso assim como se fosse uma série paralela.

Mas não vai acontecer, porque os jogos estão no limite do mercado - 15 milhões por ano sendo lançado em apenas uma plataforma, franquia mais lucrativa de qualquer mídia de entretenimento.

Pra quê fazer uma lasanha se um pão com ovo vende tanto quanto?
 

Mister Chocobo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.850
Reações
8.325
Pontos
714
Anteontem estava conversando com @Kameratos e @MadScientist e discutimos sobre elementos que fariam a série de jogos Pokémon melhor e mais condizente com a proposta. Dentre os elementos que nós falamos estão:

Um mapa aberto estilo Breath of the Wild: Não com a mesma temática que o mapa de Zelda, mas com a mesma liberdade. Uma das propostas principais de Pokémon é ser um colecionador deles, entretanto o mapa "por rotas" limita muito a liberdade que todo Caçador Pokémon deveria ter para ir atrás de seus pokémons favoritos/que faltam. Imagine que você inicia na sua cidade natal, com o objetivo de vencer o ginásios/virar um mestre pokémon, entretanto o jogo te deixa livre para se aventurar onde quiser, para capturar os pokémons que você quer para sua equipe sem qualquer tipo de caminho preestabelecido ou obrigatório, você tem a liberdade de ir para qualquer canto pelo caminho que quiser. Assim como você pode ir para o ginásio mais próximo, você também pode ir em direção a parte vulcânica do mapa para pegar seu tão querido Torkoal, ou a um pântano distante para tentar capturar um Froakie, etc... A proposta desse mapa é te dar a TOTAL liberdade de fazer oque você quiser como treinador.


Barra de Stamina: Contarei-lhes oque aconteceu quando eu joguei Pokémon X e @Kameratos jogou Pokémon Y. Nós dois escolhemos Fennekin como inicial e usamos ele e suas evoluções na equipe para fechar o jogo. Oque acontece é que... Só com esse inicial nós éramos capazes de derrotar dezenas de treinadores e ginásios inteiros só batalhando com ele. Já joguei uns 5 jogos da série e todos seguiram mais ou menos essa realidade. A questão é: Pokémon é um jogo que deveria te fomentar a montar uma equipe para derrotar os grandes treinadores e líderes de ginásios, mas você consegue facilmente, com o inicial, carregar o jogo nas costas de um pokémon. E como se resolve isso? Como posso deixar o jogo mais desafiador? Adicionando uma barra de stamina nos nossos amiguinhos. Com um medidor de energia num pokémon, se houvesse um abuso da utilização dele, a disposição do pokemon cairia a um ponto que ele basicamente não conseguiria mais ser utilizado sem um descanso. Isso impossibilitaria a gameplay monôtona de passar um ginásio derrotando 40 pokémons com só um seu. E por que isso melhoraria o game? Porque você precisaria de um rotacionamento maior de utilização de pokemons da sua equipe, dando significância para toda equipe que você teve o afinco de montar. Esse elemento traria, além de um realismo maior do funcionamento de um ser vivo, uma dificuldade maior e uma gama de estratégias para o jogo.

ADENDO: Pode-se afirmar que as cargas de habilidade funcionam como stamina, mas na prática elas quase não limitam o uso do pokemon. Por exemplo: Se eu usar todas as 25 cargas de Ember, o pokémon teoricamente estaria "cansado" e não usaria da vigésima sexta vez. Entretanto isso é incongruente com a premissa do "cansaço", pelo simples fato que eu posso utilizar outras habilidades desse mesmo pokemon. Desse modo, ele só estaria cansado de utilizar Ember, mas não fisicamente.



Significância no treino de pokémons para suas habilidades: Se existe uma coisa que se espera de um bom treinador de pokemons é que ele treine seus amiguinhos, para que eles aprendam novas habilidades. Pelo menos... é isso que se espera dos treinadores na proposta do jogo e no anime, o jogo na prática basicamente não funciona assim. A não ser que você jogue pokémon competitivamente é muito provável que você nunca tenha sentido a necessidade de usar uma das modalidades de treinos para pokemons que há nos jogos. Isso no game é até um pouco bizarro, porque o treinamento de um pokemon devia ser o elemento mais importante para desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades que você quer que ele aprenda, ou quer que ele melhore. No anime, o Ash faz o Pikachu aprender Calda de Ferro com um treinamento focado em desenvolver essa habilidade, o Pikachu nunca aprenderia a usa-la caso focasse em derrotar centenas de pokemons só usando Choque do Trovão. E por que eu preciso dar esse exemplo óbvio? Para mostrar que no jogo isso não é evidente, o aprendizado do pokemon não funciona na lógica dos treinamentos, caso você consiga um Pikachu em algum game... Eventualmente, após derrotar diversos adversários, seu ratinho elétrico vai aprender Calda de Ferro mesmo sem nunca ter sido treinado para fazer isso. O sistema de treinamentos que a série Pokémon deveria ter seria uma que você desenvolvesse as habilidades/ataques de seu pokemon por ele. Além de deixar cada pokemon único, pelo fato de cada pokemon (mesmo que igual) ter tido treinamentos diferentes, você adicionaria o elemento RPG no jogo. Seria muito interessante abrir um leque de missões que você teria que resolver para tomar conhecimento de uma habilidade e posteriormente treinar seu pokemon a usa-la. Sua equipe aprender novos ataques pela instrução e treinamento de seu treinador faria muito mais sentido do que você dar um CD de habilidade para seu pokemon, ou ele aprender com a evolução de seus níveis.

Como funcionaria na prática: Suponha que eu tenha um Charizard. Consegui encontrar uma caverna na região vulcânica do mapa e resolvendo a as complicações dessa caverna eu conseguir ter acesso a uma sala. Dentro dessa sala haviam inscrições nas paredes que me revelaram detalhes da habilidade "Blue Flare". Saindo da caverna eu começo a treinar meu Charizard para que ele desenvolva essa habilidade. Com bastante treinamento, ele acaba aprendendo o Blue Flare e você acaba melhorando seu pokemon.
Caso você nunca tivesse feito o treinamento com o Charizard, ele nunca teria desenvolvido a habilidade Blue Flare, por mais que ele chegasse no nível 100. Na máximo ele seria súper-proficiente com as habilidades normais de um Charizard qualquer.


Ginásios temáticos e igualmente difíceis: Já parou para pensar o porquê de um líder de ginásio de uma região no começo do game ser extremamente mais fraco do que os pé-rapado que você encontrará no final do jogo? Qual é a lógica de um líder de ginásio em Pewter City ter um Geodude lvl12 e um Onix lvl14, enquanto o líder de Viridian City tem um Rhyhorn lvl45, Dugtrio lvl42, Nidoking lvl45, Nidoqueen lvl44, e um Rhyhorn lvl50? Líderes de ginásio, independente da cidade, eram para ser igualmente desafiadores e imponentes. Cada ginásio era para ser uma experiência única, elementalmente temática, de desafio. Não querendo comparar novamente, mas já comparando... Os ginásios eram para ser desafios como as Divine Beasts de Breath of the Wild, grandes objetivos que você pode fazer em qualquer ordem. O diferencial de Pokémon é que cada um desses ginásios iam apresentar diferentes puzzles, condizentes com a temática, a serem resolvidos com ajuda de seus pokémons, cada ginásio seria um "novo mundo" e um desafio diferente.


Dungeons, Missões Secretas e Sidequests efetivas: Esse elemento é o um dos mais básicos na criação de um RPG. Se lembra do exemplo da caverna que tinha a Blue Flare, que eu dei na parte de treino dos pokemons? Essa também seria uma explicação do como uma dungeon no pokemon deveria funcionar. O ponto dessa parte é que com uma reformulação em mundo aberto, o jogo deveria espalhar esses três pontos pelo mapa. As dungeons seriam locais escondidos, ou não, onde o treinador avançaria pela sua estrutura resolvendo os quebra-cabeças do local e derrotando os pokemons para obter alguma recompensa no final. As sidequests seriam mais ligadas aos NPCs do jogo, que nos dariam tarefas das mais diferentes modalidades e com recompensas referêntes a dificuldade do trabalho. Por fim, as missões secretas seriam tarefas bem mais sutis e ligadas a mistérios e puzzles dentro dos mapas do jogo, geralmente dando uma recompensa maior e única.

Exemplo de uma Missão Secreta: Suponha que você tenha encontrado uma porta escodida em uma parte do mapa, perto das montanhas. Essa porta possui um encaixe em forma de raio. Com o decorrer do jogo, que após derrotar o ginásio temático do tipo elétrico, o lider desse ginásio te dá um fragmento de uma pedra que parece um raio. Você se lembra daquela porta perto das montanhas e sai caçando os outros fragmentos dessa porta. Após ter passado por vários cantos do mapa e conseguido todos os fragmentos, você volta a porte e a abre. Depois dela, você acha um ninho com o Zapdos descançando. Com a sua chegada ele abre os olhos, bate as asas eu sai por uma cratera, muito acima da caverna. Dentro do seu ninho você acha 3 "Zaptos Stones". Usando essa stone em um pokémon, você aumenta consideravelmente sua Velocidade e Ataque Especial, além de adicionar chance (pequena) de dar Paralyze com habilidades de dano elemental.

Possíveis recompensas:
  • Conhecimento de habilidades raras, muito raras, ou únicas;
  • Dinheiro;
  • Abertura de locais fechados;
  • Possibilidade de negociação com NPCs;
  • Pedras de experiência;
  • Pedras de fortificação de Pokemon;
  • Pedras de Megaevolução;
  • Pedras Elementais;
  • Fortificadores de genética;
  • Estimuladores de natureza do pokemon;
  • Pokebolas diferenciadas;
  • Pokemons raros.


Confiança com pokémons: Qual é sentido do pokémon só te obedecer a medida que você vai ganhando insígnias? Sabe oque faz o Ash, Red e Brock serem bons treinadores e terem o respeito de seus pokémons? Com certeza não é o fato deles derrotarem muitos ginásios, mas sim fato deles tratarem bem seus pokémons. Como já dito na parte de Ginásios acima, esses objetivos do treinador seriam difíceis de início, mas isso não quer dizer que você tem que fechar um ginásio antes do deu pokémon pegar nível 20, caso contrário ele não seria mais controlável. Esse elemento de confiança do pokémon para com seu dono faria com que, independente do nível dele, caso seu nível de confiança com o pokémon esteja alto, ele te obedecerá sem problemas. Da mesma forma, caso seu nível de confiança com o pokémon esteja baixo, ele vai tender a não seguir seus comandos. Isso adicionaria e muito ao Role Playing do jogo, além de ser mais condizente com a lógica da série. Mas como eu aumentaria a confiança do meu Blastoise comigo? De várias formas: Comidas preferidas, Atividades de lazer, Serviços de cuidado com os pokemons (nas cidades), não deixar seu Blastoise esgotar a stamina de tanto lutar, etc...



Bom... ainda tinha muita coisa que eu gostaria de adicionar ao tópico, como Proezas com habilidades e Relacionamento entre pokemons, mas acho que já me estendi demais. Deixem seus comentários do que concordam, discordam, ou adiconariam a mais.
Sonho com isso faz anos.
INFELIZMENTE, Pokémon NUNCA sairá da mesmice
 

Dante⠀

Bam-bam-bam
Mensagens
230
Reações
481
Pontos
278
Uma coisa que me incomoda é vc ter que batalhar zilhões de vezes a mesma coisa. Seria interessante impedir do cara usar o mesmo pokémon pra tudo, mas também seria interessante IMO vc trocar quantidade por qualidade (em termos de batalhas).

É tanta batalha enfadonha e inútil em sequência que tem horas que os meus 6 pokémons já estão zoados demais (se eu não ficar usando itens)

Sim, a ideia dos ginásios mais desafiadores é fazer com que cada treinador nele (não só o líder) seja um desafio. Por consquência se trocaria a quantidade absurda de equipes no caminho, para treinadores igualmente fortes em pontos do ginásio, menos numerosos. Além dos puzzles e outros desafios.

Fora que vc pode usar item para recuperar o PP

É ainda tem isso.


Pra ser sincero, ainda não entendi como isso funcionaria na prática. Como seria efetivamente esse treino de uma skill que o pokémon ainda não tem?

Você pederia criar centros de treinamento na cidade, onde você escolheria a habilidade que quer que seu pokémon aprenda. Ele poderia ficar inutilizável por um tempo, pelo fato de estar desenvolvendo a habilidade e gastando stamina.

Também poderia se criar itens específicos de treino, tipo "Barraca de treinamento". Esses itens teriam uma medição do tanto de "progresso" que eles trariam para o aprendizado de uma habilidade. Por exemplo: No caso do Blue Flare no Charizard. Supondo que para que ele aprenda essa habildiade é preciso 1000 pontos de progresso de treino. Com o item "Barraca de treinamento" você consegue 200 pontos, já com o items "Estimulante de treino" você consegue 500 pontos. Lembrando que após um treino seu pokémon fica com baixa stamina, te impossibilitando de entrar em batalhas muito cedo, ou spamar itens de treino.

Ou quem sabe uma forma mais criativa que ainda não pensei... Talvez um minigame durante o treino, para aumentar o Role Playing.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.393
Reações
79.935
Pontos
2.059
No mais, sempre que rolam essas discussões sobre como poderia ser pokémon, eu sempre bato na mesma tecla: A.I.

Inclusive é bacana ver que muitos de nós utiliza-se do anime para projetar o seu jogo ideal.

Eu acho que pokémon deveria ser sobre tentar tornar os monstrinhos os mais reais possíveis, pro jogador sentir como se eles realmente estivessem vivos.

Aí nisso entra a A.I.
Eu acho batalha por turnos tedioso demais. Deveria ser algo mais orgânico, mais dinâmico. Os treinadores dariam ordens em tempo real, e teriam que levar em consideração o que o oponente está fazendo. Meio que como um jogo de luta, onde não adianta querer spammar inputs. Vc tem de ser preciso nos movimentos, tendo uma intenção clara do que deseja conseguir, inclusive muitas vezes tendo que cancelar um movimento que havia iniciado.

Nisso tudo teria um delay para o pokémon ouvir o comando do treinador, pra tornar o jogo mais estratégico e real. Daria para combinar diferentes inputs (tipo, mandar correr em linha reta (pra frente) e aí antes dele chegar ao alvo vc escolheria um ataque para combar com a ordem anterior (e nisso o outro treinador está ouvindo o que vc está dizendo, mas ele inicialmente apenas ouviu vc mandar correr em linha reta, mas não qual golpe usaria).

Com a repetição de estratégias, alguns comando poderiam acabar se tornando um só (juntar 3 etapas diferentes num único golpe), pois o pokémon já teria aprendido aquele padrão.

Obviamente que esse jogo seria mais complexo, e certos pokémons não funcionariam nesse tipo de abordagem.

Mas eu acho que eles deveriam tentar algo assim, sem passar por cima do tradicional.

Eu acho que, após fazer o pokémon mais real, o passo logo em seguida seria criar essa relação entre o pokémon e o treinador, onde o treinamento é parte fundamental e acaba criando uma identidade própria (pra cada treinador + pokémon), acho que vc citou algo assim também.

E pra funcionar legal, o ambiente deveria ser grande e com um design para oferecer diferentes possibilidades de movimentos.

Enfim, como disse antes, é uma ideia muito complexa. Só de pensar em uma demo disso já me traz várias dúvidas do funcionamento, balanceamento, diversão (pq não adianta ser complexo se não for divertido). Ia dar um trabalho do cão. É mais fácil ficar na mesmice, afinal, parece que o público consumidor tá satisfeito com o que tem desde sempre. Mas é aquilo: as pessoas não sabem o que querem até que vc mostre a elas. Me pergunto qual seria a recepção de um jogo totalmente repaginado e mais baseado no anime. Seria possível a base ficar maior do que a atual? Quem sabe.
 

Dante⠀

Bam-bam-bam
Mensagens
230
Reações
481
Pontos
278
No mais, sempre que rolam essas discussões sobre como poderia ser pokémon, eu sempre bato na mesma tecla: A.I.

Inclusive é bacana ver que muitos de nós utiliza-se do anime para projetar o seu jogo ideal.

Eu acho que pokémon deveria ser sobre tentar tornar os monstrinhos os mais reais possíveis, pro jogador sentir como se eles realmente estivessem vivos.

Aí nisso entra a A.I.
Eu acho batalha por turnos tedioso demais. Deveria ser algo mais orgânico, mais dinâmico. Os treinadores dariam ordens em tempo real, e teriam que levar em consideração o que o oponente está fazendo. Meio que como um jogo de luta, onde não adianta querer spammar inputs. Vc tem de ser preciso nos movimentos, tendo uma intenção clara do que deseja conseguir, inclusive muitas vezes tendo que cancelar um movimento que havia iniciado.

Nisso tudo teria um delay para o pokémon ouvir o comando do treinador, pra tornar o jogo mais estratégico e real. Daria para combinar diferentes inputs (tipo, mandar correr em linha reta (pra frente) e aí antes dele chegar ao alvo vc escolheria um ataque para combar com a ordem anterior (e nisso o outro treinador está ouvindo o que vc está dizendo, mas ele inicialmente apenas ouviu vc mandar correr em linha reta, mas não qual golpe usaria).

Com a repetição de estratégias, alguns comando poderiam acabar se tornando um só (juntar 3 etapas diferentes num único golpe), pois o pokémon já teria aprendido aquele padrão.

Obviamente que esse jogo seria mais complexo, e certos pokémons não funcionariam nesse tipo de abordagem.

Mas eu acho que eles deveriam tentar algo assim, sem passar por cima do tradicional.

Eu acho que, após fazer o pokémon mais real, o passo logo em seguida seria criar essa relação entre o pokémon e o treinador, onde o treinamento é parte fundamental e acaba criando uma identidade própria (pra cada treinador + pokémon), acho que vc citou algo assim também.

E pra funcionar legal, o ambiente deveria ser grande e com um design para oferecer diferentes possibilidades de movimentos.

Enfim, como disse antes, é uma ideia muito complexa. Só de pensar em uma demo disso já me traz várias dúvidas do funcionamento, balanceamento, diversão (pq não adianta ser complexo se não for divertido). Ia dar um trabalho do cão. É mais fácil ficar na mesmice, afinal, parece que o público consumidor tá satisfeito com o que tem desde sempre. Mas é aquilo: as pessoas não sabem o que querem até que vc mostre a elas. Me pergunto qual seria a recepção de um jogo totalmente repaginado e mais baseado no anime. Seria possível a base ficar maior do que a atual? Quem sabe.

Eu acho interessante esse sistema de batalha mais dinâmico. Talvez algo mais como Final Fantasy XII? Tinham até comentado isso comigo, mas como eu gosto muito do sistema de batalhas por turnos e decidir não colocar. Até por ser uma mudança bem disruptiva. Mas realmente é um ótimo ponto

A grande dúvida que ficou no final da discursão foi exatamente essa: Será que aumentaria a base de pokémon? O jogo venderia mais? Porque sem dúvidas é um trabalho do cão.
 

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.858
Reações
27.471
Pontos
859
Adoro esse argumento de que Pokemon é um jogo feito nas coxas.

Não sou fanboy da franquia, mas ele é só um dos jogos que pode se dar ao luxo de repetir a fórmula que é um sucesso.

Vide Fifa. Ele não precisa revolucionar todo ano pra vender milhões de cópias, na verdade é o mesmo jogo que só muda a capa e as músicas que tocam durante o menu. Mas por isso eu vou falar que é ruim e desvalidar a franquia?

E deixando claro: vender muito não é garantia de qualidade, mas é indicativo.
A qualidade de Pokémon é subjetivo, honestamente. Eu era bem fanboy da série mas vejo a quantidade de defeitos.

Pokémon é um jogo ruim? Não, não é. Mas não é grande coisa também.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.147
Reações
44.363
Pontos
803
Pokémon não precisa mudar. Se fizer um jogo de rpg maker e colocar em encarte bonito vende 15 milhões do mesmo jeito. É uma série que as pessoas compram porque sim.

Pra que gastar tempo e dinheiro fazendo algo melhor então?

Esta é a triste lógica que a Game Freak segue à risca.
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.486
Reações
39.599
Pontos
1.053
Seria um sonho. Seria épico.
Poderia ser algum jogo diferente da série.
Tipo os colosseum que tinha no cube.
Mas o jogo vende muito e tem um grande porem.: Os fãs querem o jogo daquele jeito. Existem campeonatos ao redor do mundo, existe uma das maiores fanbases de jogos e eles já não jogam o Go, nem o lets go, nem os Trading card que e outra coisa.


Dinheiro não seria problema, tudo que tem pokémon no nome vende que nem água, Go foi uma febre e rende muito dinheiro até hoje mesmo com o pessoal do fórum achando que ninguém joga.
O filme do Detective Pikachu já estão contratando e fazendo um roteiro do segundo filme mesmo sem nem ter estreado.
Lets Go mesmo com muitas diferenças e que antes do lançamento todo mundo chiou com as diferença, como sem batalhas de selvagens e etc vendeu bem .
O que eu acho que eles poderiam fazer e dar pra uma outra compania a licença e fazer um jogo nesses moldes e ser uma história fechada e somente um jogo.

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk
 

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.581
Reações
17.955
Pontos
1.084
Se nem a b*sta do anime muda/evolui sempre na mesma, imagina os games, enquanto o gado estiver comprando nunca vai ser mudado.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.753
Reações
229.826
Pontos
2.529
Boa sugestões, amigo. Espero que a gamefreak te contrate ou então copie as suas ideias.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.814
Reações
16.530
Pontos
803
Nintendo faz o que for mais fácil para vender caro e lucrar mais. Pokémon Lets Go por 60 dólares e God of War que tu já acha bem mais barato. Qual tu acha que teve um custo maior de produção ? Tomara que a 8 geração me surpreenda.
 

Dante⠀

Bam-bam-bam
Mensagens
230
Reações
481
Pontos
278
O sistema de PP já não conta como Stamina?
Tem um adendo na parte da barra de stamina que explana exatamente isso. Mas, resumindo: Não, porque o pokemon não fica cansado fisicamente de lutar, mas sim indisposto de usar uma única habilidade. Além disso, existe consumiveis para repor facilmente esses pontos. Acaba que você não precisa rotacionar sua equipe.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.821
Reações
50.884
Pontos
1.003
Tem um adendo na parte da barra de stamina que explana exatamente isso. Mas, resumindo: Não, porque o pokemon não fica cansado fisicamente de lutar, mas sim indisposto de usar uma única habilidade. Além disso, existe consumiveis para repor facilmente esses pontos. Acaba que você não precisa rotacionar sua equipe.
Eu tinha entendido depois

Mas assim, geralmente a galera não gosta de jogo tamer com muito detalhe e muita mecânica. Digimon World 1 é um jogo repleto de variáveis e várias condições dessas (tipo a questão da Confiança do Digimon que se ele tiver uma disciplina baixa ou ele tiver puto com vc ele não vai obedecer comando direito) e a galera na grande maioria sempre cagou em cima do jogo por ser "complicado demais" ou "complexo demais"

Acho meio dificil algumas dessas coisas surgirem nos jogos novamente
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.043
Reações
172.314
Pontos
1.714
Eu tinha entendido depois

Mas assim, geralmente a galera não gosta de jogo tamer com muito detalhe e muita mecânica. Digimon World 1 é um jogo repleto de variáveis e várias condições dessas (tipo a questão da Confiança do Digimon que se ele tiver uma disciplina baixa ou ele tiver puto com vc ele não vai obedecer comando direito) e a galera na grande maioria sempre cagou em cima do jogo por ser "complicado demais" ou "complexo demais"

Acho meio dificil algumas dessas coisas surgirem nos jogos novamente

Eu curtia bastante DW1, fiz 100% várias vezes nele.

Tinha um monte de variável mesmo. Métodos de treinamento, como os stats modificavam (se o digimon fosse inteligente o bastante, você poderia ordenar o golpe em específico ao invés de um comando genérico de ataque, por exemplo), as divievoluções que tinham vários pré-requisitos e etc etc.


No DW2 e DW3 eles tiraram isso (ou simplificaram absurdamente) para tornar mais acessível
 

Dante⠀

Bam-bam-bam
Mensagens
230
Reações
481
Pontos
278
Eu tinha entendido depois

Mas assim, geralmente a galera não gosta de jogo tamer com muito detalhe e muita mecânica. Digimon World 1 é um jogo repleto de variáveis e várias condições dessas (tipo a questão da Confiança do Digimon que se ele tiver uma disciplina baixa ou ele tiver puto com vc ele não vai obedecer comando direito) e a galera na grande maioria sempre cagou em cima do jogo por ser "complicado demais" ou "complexo demais"

Acho meio dificil algumas dessas coisas surgirem nos jogos novamente
Eu pensei nisso um pouquinho, por isso não detalhei mais elementos que eu acharia interessante no pokémon, porque achei que ia ficar algo muito denso.

Apesar de eu não gostar da ideia... a gente sempre pode tornar um jogo complexo mais acessível pelas escolhas de dificuldade. Acho interessante que a pessoa se imergisse no desenvolvimento de seu pokémon, de forma que todos fossem únicos. Mas pelo menos ajudaria aqueles que não podem se dedicar tanto as mecânicas do jogo.
 
Topo Fundo