O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como proceder?[+indignação][+Adevogado da OS]

Armitage

Bam-bam-bam
Mensagens
6.158
Reações
14
Pontos
204
Pra ser sincero, explicação vai sair porca.
Enfim..:
Em 2006 eu fazia um curso de webdesign. Esses podrinhos de 10 meses. Comecei fazer foi em julho, eu acho.
no fim de dezembro TRANQUEI o curso, pois iria pra praia, e retornaria às aulas assim que pudesse. Trancando o curso, acredito eu, deixaria de pagar as mensalidades(o que a mulher falou) e também não receberia falta nenhuma.
Ok, cheguei das férias e nem lembrava do curso, até receber umas ligações de um banco(Ribeiro Santos) dizendo que eu deveria pagar as mensalidades, pois iria ter o nome no SPC, que a divída só iria aumentar etc etc etc. Até me ofereceu um desconto(de 200 merreis. Decorem essa parte). Depois de um mês, sei lá, paguei o maldito valor, pois não guentava atender o telefone 10 vezes por dia, mesmo nunca mais voltando pro curso, já que estava minado de faltas.

NUNCA MAIS ME LIGARAM. Até agora.

Andam ligando direto desde dezembro. E como muitas vezes não fica ninguém na minha casa, chegou ao ponto de ligarem pros meus vizinhos. Todo dia ligam duzentas vezes pra cá e mais umas 100 vezes pra cada uma das minhas vizinhas, meio que me expondo. Logo em dezembro disse que já havia pago tudo, mas não sabia onde tava os comprovantes(meu pai guarda nota fiscal). Após ter dito tantas vezes isso, que havia pago e tal, a mulher já liga pra cá fazendo desdém da situação. Depois de tanto ela rir, literalmente, "das minhas mentiras"(ela chegou ao ponto de dizer que ouve isso todo dia [kong]. Nesse ponto mandei ela tomar no cu, juro por tudo. E falei que não duvidava, pois o serviço era porco de mais). Falei algo como "ok, me liga em Março.Lá eu pago, só vou ter dinheiro lá"(disse isso pois esperava achar o comprovante quando falasse com meu pai-que estava viajando), pra quê.. Ela veio dizendo que o sistema dela não permite isso ( kong-revira-zoio) e dos últimos "caloteiros"(não foi este termo. Foi algo mais bonito, saca..) eu era o mais enrolado. O que me deu uma put* raiva.

Pois bem, meu pai voltou e me deu os comprovantes. Liguei para á explicando a situação. Depois de dois dias, me ligaram de volta, dizendo que esse valor estava quitada, mas que faltava uma parte. E a parte era a do desconto, pois não havia nenhum desconto, eu apenas deixei de pagar uma prestação e encarei como desconto(detalhe que paguei todo o boleto a vista). Estava quase pagando essa m****, mas tem algo que está me irritando..
Curso deveria estar trancado¹, ligam para minhas vizinhas². Pague, de fato a divida, mas alegam que não houve nenhum desconto.³
Alguém já viu isso? Alguma história parecida? Sei que aqui há vários advogados aqui. Espero contar com ajuda de algum.
Se não tem o que fazer, pago de boa.


¹ Acredito que a mulher da data-control não ouviu, ou era tansa, e não trancou porra nenhuma.

² Tenho que aguentar a cara delas, como se fossem velhas grá-fina, altamente esnobes, me olhando com aquele olhar "caloteiro".

³E estão me enchendo o saco já. Prometeram o desconto, o boleto veio com o valor dito por telefone, de acordo com a atendente etc.


Grato. E também peço desculpa pela forma complicada que ficou o post.
 

metalwarlike

Ser evoluído
Mensagens
306
Reações
2
Pontos
31
Paga tudo e depois processa, pedindo ressarcimento e danos morais. E procure testemunhas. Se não souber o nome das pessoas que deram as informações erradas, aí vai ser difícil. E pelo valor aí, dá pra entrar no tribunal de pequenas causas que é muito mais rápido.
 

Armitage

Bam-bam-bam
Mensagens
6.158
Reações
14
Pontos
204
metalwarlike;2652356 disse:
Paga tudo e depois processa, pedindo ressarcimento e danos morais. E procure testemunhas. Se não souber o nome das pessoas que deram as informações erradas, aí vai ser difícil. E pelo valor aí, dá pra entrar no tribunal de pequenas causas que é muito mais rápido.
Testemunhas. 2 vizinhas. Mas minha família.
O problema vai ser provar que pedi para trancarem o curso...
Se a mulher não trancou, é pq se esqueceu, ou seja, vai negar..(mesmo que ela se lembre vai negar..)
Tô com um ódio já, hehehe.
Vlw, cara.
 

carrasc0

Habitué da casa
Mensagens
5.105
Reações
2
Pontos
61
voce tem comprovante de que trancou o curso? se sim, vai lá e dialoga, se não ai vai ficar complicado voce provar. no Brasil prova documental vale mais do testemunhal.
 

Armitage

Bam-bam-bam
Mensagens
6.158
Reações
14
Pontos
204
carrasc0;2652389 disse:
voce tem comprovante de que trancou o curso? se sim, vai lá e dialoga, se não ai vai ficar complicado voce provar. no Brasil prova documental vale mais do testemunhal.
Pior que não tenho e não sabia que deveria de ter.
Foi 'algo' verbal mesmo..

"Tranco o curso aí, pra mim. Armitage Morais"
"Pode deixar, mas qual motivo?"
"Vou passar um tempo fora"
[kong]
Que arrependimento.
 

carrasc0

Habitué da casa
Mensagens
5.105
Reações
2
Pontos
61
Armitage;2652404 disse:
Pior que não tenho e não sabia que deveria de ter.
Foi 'algo' verbal mesmo..

"Tranco o curso aí, pra mim. Armitage Morais"
"Pode deixar, mas qual motivo?"
"Vou passar um tempo fora"
[kong]
Que arrependimento.

esse dialogo pode valer no processo, as testemunhas também, mas a questão eh que se voce perder vai ter um prejuizo maior...

conselho, vai lá e conversa com alguem responsavel pelo curso, explica a situação, busca dialogar, resolve.
 


AYSJr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
23.789
Reações
8.186
Pontos
509
Armitage;2652370 disse:
Testemunhas. 2 vizinhas. Mas minha família.
O problema vai ser provar que pedi para trancarem o curso...
Se a mulher não trancou, é pq se esqueceu, ou seja, vai negar..(mesmo que ela se lembre vai negar..)
Tô com um ódio já, hehehe.
Vlw, cara.

Na boa, mas duvido que o seu curso realmente tivesse a opção de trancar e ela foi sacana com vc.Se não tiver como provar que isso foi oferecido nem que você pediu, a coisa complica.
 

Armitage

Bam-bam-bam
Mensagens
6.158
Reações
14
Pontos
204
Trancar pode. Não fui o único da aula que trancou(mas como nunca mais vi ninguém da aula, sabe-se lá que fim deu o caso deles).
Por essa época muita gente deve trancar.(só pra falar o óbvio: Trancar não é párar, abandonar etc)
 

AYSJr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
23.789
Reações
8.186
Pontos
509
Armitage;2652449 disse:
Trancar pode. Não fui o único da aula que trancou(mas como nunca mais vi ninguém da aula, sabe-se lá que fim deu o caso deles).
Por essa época muita gente deve trancar.(só pra falar o óbvio: Trancar não é párar, abandonar etc)

Sim, eu sei o que é trancar. :p
Só que nem todo curso dá essa opção para o aluno.Mas se vc diz que outros trancaram, então eles devem deixar fazer isso mesmo (a menos que tenham sacanaedo em grupo).
 

carrasc0

Habitué da casa
Mensagens
5.105
Reações
2
Pontos
61
A questão eh a comprovação, dá uma lida no seu contrato, se lá tem a opção de que se pode trancar, e nao tenha nada dizendo especificando como eh o processo de trancamento, ou se nunca te mostraram ou informaram sobre qualquer protocolo para trancar, ai ajuda ainda mais.
 

Deslock

Bam-bam-bam
Mensagens
6.685
Reações
58
Pontos
214
se vc tem os documentos que comprovam tudo que vc tem direito, desde o regulamento do curso até o documento do trancamento? se tiver, ótimo, se não tiver... bom... lamento
 

dedeco.banger

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.510
Reações
112
Pontos
834
putz cara que curso mais filho da put....tem alguma prova(documento,boleto,etc)dizendo que haveria desconto?senao paga o que falta e entra com processo por danos danos morais e uma ação no procon por cobraça abusiva e vexatoria

Nao sei qual é a tua regiao mas aqui em sp estes tipos de processo tem se resolvido muito rapido
 

Harpius

Bam-bam-bam
Mensagens
2.388
Reações
1.261
Pontos
244
Ultimamente ando postando raramente, mas estou sempre dando uma olhada.
O seu caso me chamou a atenção.

Primeiro, você tem provas de que solicitou o trancamento da matrícula ?
Segundo, você pode processar a empresa por danos morais, exatamente por abusar do direito de cobrar. Isso está no Código de Defesa do Consumidor.
Terceiro, o tal curso precisa provar que você frequentou os cursos no período que "trancou". Pois do contrário, já existe um princípio de prova de que você "trancou" a matrículo.
Quarto, não pague mais porra nenhuma e processa logo esta empresa.
 

Figulo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.458
Reações
28.681
Pontos
694
O mínimo que você poderia fazer seria botar o nome do curso aqui... pode ser que no máximo uma pessoa deixe de fazer o curso por causa desse tópico... mas do jeito que eles se desesperaram por 200 reais é bem capaz de isso fazer muita falta pra eles...
 

Armitage

Bam-bam-bam
Mensagens
6.158
Reações
14
Pontos
204
Harpius;2653112 disse:
Ultimamente ando postando raramente, mas estou sempre dando uma olhada.
O seu caso me chamou a atenção.

Primeiro, você tem provas de que solicitou o trancamento da matrícula ?
Segundo, você pode processar a empresa por danos morais, exatamente por abusar do direito de cobrar. Isso está no Código de Defesa do Consumidor.
Terceiro, o tal curso precisa provar que você frequentou os cursos no período que "trancou". Pois do contrário, já existe um princípio de prova de que você "trancou" a matrículo.
Quarto, não pague mais porra nenhuma e processa logo esta empresa.
Não tenho como provar que fiz o pedido. Porém, desde que pedi NUNCA MAIS coloquei o pé lá.
Não sei se serviria de algo.

(vlw, Harpius)

Figulo;2653181 disse:
O mínimo que você poderia fazer seria botar o nome do curso aqui... pode ser que no máximo uma pessoa deixe de fazer o curso por causa desse tópico... mas do jeito que eles se desesperaram por 200 reais é bem capaz de isso fazer muita falta pra eles...

Quem tá me cobrando é a Ribeiro Santos. Deve estar fazendo falta pra eles, hehe. A escola(data-control de cachoeirinha) nunca sequer ligou me cobrando algo.
 

Armitage

Bam-bam-bam
Mensagens
6.158
Reações
14
Pontos
204
Deslock;2652667 disse:
se vc tem os documentos que comprovam tudo que vc tem direito, desde o regulamento do curso até o documento do trancamento? se tiver, ótimo, se não tiver... bom... lamento
Regulamento do Curso eu consigo. Mas não tenho nenhum documento que alegando meu pedido de trancamento. Foi algo verbal mesmo..

dedeco.banger;2653028 disse:
putz cara que curso mais filho da put....tem alguma prova(documento,boleto,etc)dizendo que haveria desconto?senao paga o que falta e entra com processo por danos danos morais e uma ação no procon por cobraça abusiva e vexatoria

Nao sei qual é a tua regiao mas aqui em sp estes tipos de processo tem se resolvido muito rapido

Sim, cara. muito fdp.
Acho que não tem. Embora o boleto esteja ali quitado. :p
Vou recorrer o Procon para o processo.
 

Harpius

Bam-bam-bam
Mensagens
2.388
Reações
1.261
Pontos
244
Armitage;2653440 disse:
Não tenho como provar que fiz o pedido. Porém, desde que pedi NUNCA MAIS coloquei o pé lá.
Não sei se serviria de algo.

(vlw, Harpius)

A sua ausência no curso, neste caso, é indício de que houve o trancamento da matrícula.
Porém, isso não é uma prova concreta e pode ser impugnada.
O correto era você ter um documento provando o trancamento da matrícula.
Mas só com isso, já é possível fazer algo.

Acho interessante você processar no Juizado especial o tal curso visando danos morais (pelo abuso na cobrança), bem como, a restituição dos valores que você pagou após o trancamento da matrícula (afinal, se estava trancada, a cobrança de parcelas posteriores foram indevidas).
Para provar o abuso na cobrança, veja se a sua vizinha que recebeu as ligações pode ser a sua testemunha. Vale, inclusive, levar outras pessoas para depor (desde que não seja pai, mãe, irmão, parentes e amigos íntimos pois todos estes são suspeitos nos termos da lei), para reforçar tudo isso.
Veja ainda se tem provas quanto ao trancamento da matrícula, seja ela documental ou testemunha.

d
 

Tisito

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.878
Reações
8
Pontos
829
Cara, vai no pequenas causas e procura se informar...nao lembro o endereço aqui de porto alegre, mas acho que no centro deve ter!
 

Daniel Schmerz

Porco emérito
Mensagens
19.015
Reações
8.496
Pontos
1.279
Siga o que o Harpius disse.

Você não tem contrato ou matrícula ou algum documento recebido no ato da matrícula?

No mínimo você consegue um ressarcimento por danos morais, já que a cobrança foi abusiva.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.888
Reações
27.907
Pontos
1.444
Vai no Procon e diga q eles se recusaram a dar comprovante de trancamento, disseram que não era necessário. Procure outros colegas de curso p/ saber a situação deles.
Mas vc já vacilou de ter pago a primeira cobrança, vc devia ter batido o pé desde o começo que havia trancado.
O que resta mesmo é danos morais, já que estão ligando na sua vizinha. E dá uma olhada no contrato, geralmente esses contratos de curso são anuais, ou seja, depois de dezembro vc teria q pagar outra matrícula, e se não o fez, vc não tinha mais nenhum contrato com eles.
No caso ficar aqui na OS discutindo a situação não vai te ajudar mto, vc tem q ir no PROCON e depois chegar pegando pesado na escola ou nessa outra que está te cobrando (o banco)
 

Armitage

Bam-bam-bam
Mensagens
6.158
Reações
14
Pontos
204
Vou ir pro Procon mesmo. Vou ver no site deles onde é o endereço em RS e pedir ajuda como proceder.
Hoje minha mãe reclamou que não guentava mais as ligações e a mulher falou rindo "é só pagar a divida que não retornaremos mais. Também estamos cansados"
Que felas, caras.


Ah, obrigado aí a todo mundo. vlw.
 

RoDriG0

Veterano
Mensagens
2.773
Reações
36
Pontos
149
Armitage;2657193 disse:
Vou ir pro Procon mesmo. Vou ver no site deles onde é o endereço em RS e pedir ajuda como proceder.
Hoje minha mãe reclamou que não guentava mais as ligações e a mulher falou rindo "é só pagar a divida que não retornaremos mais. Também estamos cansados"
Que felas, caras.


Ah, obrigado aí a todo mundo. vlw.


Cara, grave isso q a mulher fala!!! nao va perder essa oportunidade naooooooooooooooo!!!! antes de acionar eles, grave isso td, chama um advogado antes e saiba como proceder td certinho para depois acionar a empresa, acredite, tas com a faca e manteiga, so basta saber usa-la...
 

Éris

Deusa da discórdia
Mensagens
10.472
Reações
2.308
Pontos
1.509
Não pague, vc deve demandar uma ação de inexibilidade de debito com danos morais (e restituição de quantia paga) contra a escola e este "treco de cobrança" no Juizado Especial Civel da sua cidade.
Deve alegar que sua intenção era trancar a matricula, foi lhe dito que desta forma não pagaria as mensalidades. A escola se vincula ao que combinou com vc, mesmo se de forma oral. Se houver disposição sobre trancar matricula no contrato de prestação com a escola, melhor ainda.

E a empresa de cobrança agiu com abuso de cobrança ao consumidor pois não pode usar de meios vexatorios para tal fim.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.870
Reações
3.938
Pontos
1.544
Mesmo que não tenha comprovante de que pagou o curso, o fato de ligarem pra voce inúmeras vezes e pras vizinhas inclusive caracteriza a ocorrência de danos morais.
 

Anardi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.789
Reações
11
Pontos
754
Na verdade, o seu nome tá em algum protesto ou agência de proteção ao crédito? Empresa de cobrança cobra mesmo sem ter o direito e poder para executar a dívida, é com se fosse um estelionato. Quando eles te ligarem fala pra eles te acionarem judicialmente e não encherem o saco, ou vc pode pedir o nome completo da mulher q te liga, o endereço do escritório e toda informação q vc puder para entrar com uma ação, se ela não te dar vc manda ela tomar no c* pq vc não dá dinheiro pra quem não conhece (fala isso pra ela). Outra coisa ligar para vizinhos pode dar ação de danos morais ou até mesmo pode ser crime como a difamação.

Abraços!
 

Soulzito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.790
Reações
1.210
Pontos
1.254
Acho que além de tudo que o Harpius falou, também acho que pode ocorrer outro processo por danos morais por expor você ao ridículo sobre suas dívidas aos seus vizinhos.

Que eu saiba é contra a lei expor o devedor ao ridículo. O certo é avisá-lo dos meios que estiverem disponíveis e diretamente com este ou pelo responsável pelos seus bens.
 
Topo Fundo