O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como uma pequena empresa pode captar recursos de investimentos de um investidor PF?

Interiorano2020

Bam-bam-bam
Mensagens
39
Reações
51
Pontos
429
Pessoal, há quase 02 anos montei uma empresa do tipo EPP. É uma pequena construtora, o qual basicamente eu construo imóveis para venda. Faço residencias básicas, com valores em torno de R$150.000,00 a R$250.000,00 no interior do estado onde resido.
Todo o lucro recebido pelas vendas estão sendo investidos em novas construções e o ciclo do início da construção ao recebimento pela venda dos imóveis gira em torno de 01 ano. Anteriormente eu trabalhava numa instituição financeira, juntamente com as obras e por falta de tempo, tive que escolher entre uma ou outra e acabei optando pelo meu negócio. Como estou focado na empresa, estou tendo algumas brechas de horários no decorrer do dia e que teria tempo para "tocar" mais contruções. Como não teria mais capital para iniciar novas obras, acabei imaginando uma forma de conseguir algum investidor PF e pagar algo como 300% do CDI ao ano, ou cerca de 3-4x o rendimento da poupança ao investidor, tendo um GANHA-GANHA de ambos. Preferiria essa forma à ter que pagar juros estratosféricos ao banco, o qual o % de ganho numa venda provavelmente fosse menor que os juros pagos, inviabilizando a tomada de crédito/financiamento.
Alguem entende do assunto ou sabe como funciona essa forma de captação de investidor??
 

Interiorano2020

Bam-bam-bam
Mensagens
39
Reações
51
Pontos
429
Pra começar sua emoresa devia ser atraente. Tocar imóveis não é.

A Empresa é do tipo incorporadora...Construtora, e não uma administradora de obras.
A rentabilidade na verdade é bem boa...A questão é como atrair algum investidor, para que ambos os lados ganhem dinheiro, já que mesmo com a rentabilidade da poupança abaixo de 2% a.a., muitos ainda insistem em deixar o dinheiro la...
 

Grudento

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.210
Reações
1.707
Pontos
859
Quais números vc tá gerando? Não quero entrar nos detalhes, mas tá gerando algo em qual casa de grandeza? Nesta pergunta já vem a resposta, se vc tiver gerando algo bom, espere e faça você mesmo o investimento.

Caso não queira esperar, vc já fez pitch:

  • Com seus números? E fazendo relação com o tamanho do mercado?
  • Falando da sua margem?
  • Do processo? Desde terra vazia até gente morando lá e dinheiro na mão?
  • Como você facilita o pagamento? Que é a parte que importa para todo mundo
  • Quem são os stakeholders?
  • Projeção de faturamento?
  • Quem são os sócios se tiver?
  • Experiência da equipe? Projetos anteriores?
  • Tem banco no meio? Como é a sua relação com eles?
 
Ultima Edição:

Interiorano2020

Bam-bam-bam
Mensagens
39
Reações
51
Pontos
429
Quais números vc tá gerando? Não quero entrar nos detalhes, mas tá gerando algo em qual casa de grandeza? Nesta pergunta já vem a resposta, se vc tiver gerando algo bom, espere e faça você mesmo o investimento.

Caso não queira esperar, vc já fez pitch:

  • Com seus números? E fazendo relação como tamanho do mercado?
  • Falando da sua margem?
  • Do processo? Desde terra vazia até gente morando lá e dinheiro na mão?
  • Como você facilita o pagamento? Que é a parte que importa para todo mundo
  • Quem são os stakeholders?
  • Projeção de faturamento?
  • Quem são os sócios se tiver?
  • Experiência da equipe? Projetos anteriores?
  • Tem banco no meio? Como é a sua relação com eles?

Então...estou construindo e vendendo cerca de 03/04 casas ao ano, me garantindo uma receita de cerca de R$120.000,00 liquidos ao ano.
Nâo tenho sócios e o mais indicado mesmo seria eu andar com as próprias pernas. Mas como ja foi dito ali em cima, eu estou tendo tempo vago e teria tempo para construir novas casas.
O pensamento a princípio seria tentar captar 01 único investidor, com um valor de cerca de R$250.000,00. Só que legalmente, não saberia como fazer.
Talvez incluindo-o no terreno a ser comprado para a construção das novas casas, algo nesse sentido...para que ele tenha uma segurança maior...
 

Grudento

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.210
Reações
1.707
Pontos
859
Então...estou construindo e vendendo cerca de 03/04 casas ao ano, me garantindo uma receita de cerca de R$120.000,00 liquidos ao ano.
Nâo tenho sócios e o mais indicado mesmo seria eu andar com as próprias pernas. Mas como ja foi dito ali em cima, eu estou tendo tempo vago e teria tempo para construir novas casas.
O pensamento a princípio seria tentar captar 01 único investidor, com um valor de cerca de R$250.000,00. Só que legalmente, não saberia como fazer.
Talvez incluindo-o no terreno a ser comprado para a construção das novas casas, algo nesse sentido...para que ele tenha uma segurança maior...

Bom cara, eu não sei sua realidade.

Você pode tentar arranjar um cara que já tenha o lote, que estaria "parado". Mostra a oportunidade e faz a parceria. Ou até talvez outra construtura que tenha lote parado, ou até mesmo os bancos que vc tem relação com, eles costumam ter muitos lotes parados que precisam liquidar.

Arranjar um investidor que tenha bala na agulha para apostar em uma ideia assim, cara, acho difícil, só conhecido mesmo.

Mas sinceramente? Espera. Usa esse tempo para aprender novas formas de trazer mais negócios para sua empresa do jeito que está, foca em marketing e conteúdo.
 


jajejijoju

Bam-bam-bam
Mensagens
1.781
Reações
4.611
Pontos
453
Tem que achar algum investidor mais informal. Gente que tem grana, mas não sabe o que cacetas é CDI.
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.262
Pontos
877
Aí a questão é sair de casa e expandir seu networking.

Um colega advogado meu ganhou uma bolada em honorários e se juntou com um amigo engenheiro para construir pequenos prédios populares em cidades vizinhas à capital. Um esquema bem parecido com o seu: constrói com dinheiro próprio e depois vendo por 100 a 120k cada apartamento.

O negócio deu tão certo que eles já vão no 30o apartamento em 6 ou 7 anos, tudo com capital próprio. Segundo eles da para tirar em 100% o valor investido na construção (não se se é real, mas enfim...).

Talvez se você aumentar a margem de lucro em cima das suas casas dê para crescer mais.

Enviado de meu SM-G770F usando o Tapatalk
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.218
Reações
35.420
Pontos
1.053
Pessoal, há quase 02 anos montei uma empresa do tipo EPP. É uma pequena construtora, o qual basicamente eu construo imóveis para venda. Faço residencias básicas, com valores em torno de R$150.000,00 a R$250.000,00 no interior do estado onde resido.
Todo o lucro recebido pelas vendas estão sendo investidos em novas construções e o ciclo do início da construção ao recebimento pela venda dos imóveis gira em torno de 01 ano. Anteriormente eu trabalhava numa instituição financeira, juntamente com as obras e por falta de tempo, tive que escolher entre uma ou outra e acabei optando pelo meu negócio. Como estou focado na empresa, estou tendo algumas brechas de horários no decorrer do dia e que teria tempo para "tocar" mais contruções. Como não teria mais capital para iniciar novas obras, acabei imaginando uma forma de conseguir algum investidor PF e pagar algo como 300% do CDI ao ano, ou cerca de 3-4x o rendimento da poupança ao investidor, tendo um GANHA-GANHA de ambos. Preferiria essa forma à ter que pagar juros estratosféricos ao banco, o qual o % de ganho numa venda provavelmente fosse menor que os juros pagos, inviabilizando a tomada de crédito/financiamento.
Alguem entende do assunto ou sabe como funciona essa forma de captação de investidor??

tem algumas plataformas de financiamento P2P que de repente se encaixam na sua necessidade:

https://www.tutudigital.com.br/

https://www.nexoos.com.br/

https://www.ulend.com.br/

financiamento P2P é uma forma de financiamento que vem surgindo na esteira das fintechs, vale a pena pesquisar pro seu negócio.
https://fintech.com.br/blog/fintech/fintechs-financiamento/
https://fintech.com.br/blog/investimento/empresas-peer-to-peer/


ou mesmo o BNDES, será que não rola?
https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/produto/bndes-credito-pequenas-empresas

edit: tinha escrito investimento, mas quis dizer financiamento, corrigi o meu post.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo