O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como usar fonte de computador para ligar outras coisas [Adaptação técnica]

rodrigocswm

Veterano
Mensagens
724
Reações
604
Pontos
133
Fala galera blz?
Vim trazer mais uma utilidade para a galera do fórum, como utilizar uma fonte de computador para ligar aparelhos de 12v e 5v, bem detalhado, com bastante fotos de alta qualidade.
Espero que gostem.
################################################
Quem acompanha o blog percebeu que comecei a falar sobre projetos que pretendo fazer, a grande maioria deles envolvendo eletrônica e informática. Então decidi fazer um artigo muito importante para diversos projetos que serão feitos.
Neste artigo vou ensinar como utilizar um fonte de computador para ligar aparelhos de 12v e 5v (é possível 3,3v também, mas vai ficar para outro artigo). Fontes de computadores são fáceis de achar e para projetos de baixo consumo podemos utilizar fontes genéricas (Apesar de não serem recomendadas para uso em computadores, acredite, elas podem danificar seu PC).
Primeiramente vamos precisar de uma fonte de computador é claro, você pode pegar de um computador velho que não utiliza mais ou comprar em alguma loja de informática. Dependendo de onde você morar, uma loja perto de casa pode vender por valores entre R$ 25,00 a R$ 50,00. Uma fonte com potência entre 220W e 300W é o suficiente e bem comum de se achar.

Uma fonte de computador possui vários conectores, entre eles SATA, Molex, ATX 12V (Processador) e o ATX (Principal da placa-mãe). Algumas fontes vem com conectores EPS (8 pinos e 12V) e um conector PCI-E de 6 ou 8 pinos, mas dificilmente uma fonte genérica terá estes dois últimos.
LIGANDO A FONTE FORA DO COMPUTADOR

Para ligarmos uma fonte de computador, sem um computador, precisamos fazer um jumper (Ou simplesmente unir) entre dois fios. Precisamos de um fio preto (qualquer um do conector ATX de 20 ou 24 pinos) e do fio verde (também fica no conector ATX).
Primeiro localize o conector ATX

Agora localize o corte 1 fio verde e 1 fio preto. Por padrão existe um fio preto bem do lado do verde, então utilize este preto vizinho para facilitar. Corte o mais perto do conector possível para ter bastante sobra.



Decape aproximadamente 1 cm de cada fio. (Se você pensou em uma régua para medir, esqueça ela, não precisa ser tão preciso.)


Junte os dois fios, enrolando um no outro e isole a ponta com fita isolante.



Pronto, a fonte já irá ligar assim que um cabo de energia for conectado nela e a chave liga / desliga da fonte estiver na posição de ligada (Caso sua fonte tenha esta chave).
PREPARANDO AS SAÍDAS DE 12V E 5V

Agora precisamos preparar os fios das saídas de 12v e 5v para que possamos ligar nossos futuros projetos. Eu particularmente gosto de retirar o conector de disquete e utilizar os fios do mesmo, isso porque ele já não é utilizado a muito mais tempo do que os conectores molex e preservar os molex pode ser útil.
Localize o conector do drive de disquete e corte os 4 fios dele.


Decape aproximadamente 1 cm dos 4 fios.


Teoricamente já podemos utilizar equipamentos de 12v e 5v com estes fios, mas utilizar os fios soltos assim não é muito produtivo, pois os fios vão começar a quebrar com o tempo e você precisará cortar a ponta e decapar mais e assim por diante, até não ter mais fio algum! Então tamos comprar um conector e colocar nas potas dos fios, fica mais bonito, mais fácil de usar e mais seguro.
O conector que vamos utilizar pode ser encontrado em lojas de material eletrônico e no meu caso paguei R$ 1,50 em cada par. Como comprei logo 6 e ficaram 2 sobrando, os conectores custaram R$ 4,50.
Lembrando que estes conectores quando de plástico, podem ser cortados com um alicate de corte (como mostrado abaixo).



Conectores cortados, vamos utilizar 1 fio preto e 1 fio de uma cor em um “casal” de conectores e 1 fio preto e 1 fio de outra cor em outro canal de conectores. Para isto basta soltar o parafuso do conector, colocar o fio embaixo do conector e apertar o parafuso.


E agora estão prontas as saídas de 12v e 5v. Para utilizar as saídas é só colocar o fio do aparelho que vai ser ligado do outro lado do conector e apertar o parafuso.
Lembre-se de que preto e vermelho é a saída de 5v e preto e amarelo é a saída de 12v. Se você ligar algo de 5v na saída de 12v com certeza este aparelho será queimado, mas se ligar o contrário, algo que trabalhe com a tensão de 12 volts na saída de 5 volts, o aparelho só não irá ligar. Também interessante etiquetar os conectores para evitar inverter as tensões.
É interessante também fazer um teste nas saídas da fonte. No meu caso a saída de 5v me fornece na verdade 5,25v e a saída de 12v fornece 11,65v.
 

polkolop

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.321
Reações
3.232
Pontos
1.184
queria ter coragem de sair cortando na moral os cabos da fonte, mas não tenho bolas pra isso não!
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.516
Reações
179.304
Pontos
1.514
desculpa a ignorância, mas que aparelhos posso ligar no 12v e no 5v?
 

rodrigocswm

Veterano
Mensagens
724
Reações
604
Pontos
133
desculpa a ignorância, mas que aparelhos posso ligar no 12v e no 5v?


- Som de carro 12v
- Arduíno 5v (Mas ai precisa fazer um rabicho com pino redondo ou adaptação com uma USB de um pendrive quebrado, placa-mãe e etc.
- Pode ligar uma fita Led 12v.
- 4 leds de 3 volts em série
- Coolers de computador, sem um computador. Pode ser usado pra refrigerar alguma coisa que não seja um PC
- Roteador de 12v (por exemplo TP-Link 940N ou 941ND) que a fonte original possa ter sido queimada ou comida por rato ou coelho (Acredite, pode acontecer).
- Amplificador de som (de carro)
Entre outras coisas
 

RenanDCS

Bam-bam-bam
Mensagens
1.762
Reações
644
Pontos
204
Será que uma fonte bomba aguenta um somzinho de carro com direito à player e amplificador? Pensei em montar um cubo com um som de carro, ligar os cabos que ligam a fonte em um switch e colocar na parte da frente do som e se bobear até colocar uns leds bem doidos pra ficar bem brega hahaha. Dá pra ligar mais de um aparelho 12V com outros cabos, tipo o molex? (acredito que sim).
 


Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Será que uma fonte bomba aguenta um somzinho de carro com direito à player e amplificador? Pensei em montar um cubo com um som de carro, ligar os cabos que ligam a fonte em um switch e colocar na parte da frente do som e se bobear até colocar uns leds bem doidos pra ficar bem brega hahaha. Dá pra ligar mais de um aparelho 12V com outros cabos, tipo o molex? (acredito que sim).
Acredito que sim, na teoria você pode ligar um HD pra cada molex. Só não pode ultrapassar a potência da fonte.
 

rodrigocswm

Veterano
Mensagens
724
Reações
604
Pontos
133
Será que uma fonte bomba aguenta um somzinho de carro com direito à player e amplificador? Pensei em montar um cubo com um som de carro, ligar os cabos que ligam a fonte em um switch e colocar na parte da frente do som e se bobear até colocar uns leds bem doidos pra ficar bem brega hahaha. Dá pra ligar mais de um aparelho 12V com outros cabos, tipo o molex? (acredito que sim).


Referente ao Molex, como o Sephirothrx7 falou, pode usar sim, desde que não passe a potência total da fonte. Nas fontes ching ling o canal de 12v é único então a potência rotulada é a total da saída de 12v, não importando qual conector é utilizado, todos são ligados em uma saída única internamente.

Quanto a dar conta de um toca cd, se for com 4 falantes básicos e sua fonte der 12v na saída, aguenta pelo menos com som baixo, ai se vc aumentar o som e a tensão cair de 12v pra 11.algumacoisa (como a que usei no artigo que da 11,65v), vc pode ligar outra fonte em paralelo (Fontes em paralelo aumenta a corrente total, mas não aumenta a tensão, então continua com 12v) e ai vai ter mais potência pro som e vai poder aumentar mais o volume ou até colocar mais auto falantes.

Em um grupo de eletrônica no face fiz essa postagem e vários caras colocaram seus projetos, tinha caixa gigante com 4 falantes triaxiais + 2 subwoofers + 2 cornetas, mas neste caso o cara usou 3 fontes genéricas em paralelo.

O complicado da fonte genérica é que tem baixa eficiência, uma fonte de 500W, gasta 500W da rede elétrica mas só fornece uns 220 a 250W. Se for montar um som fodastico as vezes é melhor comprar uma fonte específica pela questão da eficiência, porque ai a vai pesar menos no bolso a longo prazo, com a conta de energia.

Eu ganhei um cd player aqui e vou ligar com 1 falante que tenho, ai é certeza que da conta e como é só um falante não vai sugar tanto a conta de energia elétrica.

O que você pode fazer trb é iniciar o projeto com fontes genéricas e futuramente trocar a fonte.
 

RenanDCS

Bam-bam-bam
Mensagens
1.762
Reações
644
Pontos
204
Eu tava pensando em um somzinho com um kit 2 vias de 100W no máx e um subwoofer de 200W ligados em uma potência classe D (digital), que consome menos, apesar do som ficar um pouco pior.

Eu não sei calcular quantos W preciso, não sei quanto o player puxa. Será que uma fonte com selo 80 Plus de uns 500W aguenta?
 

AlefKSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.004
Reações
14.527
Pontos
553
- Som de carro 12v
- Arduíno 5v (Mas ai precisa fazer um rabicho com pino redondo ou adaptação com uma USB de um pendrive quebrado, placa-mãe e etc.
- Pode ligar uma fita Led 12v.
- 4 leds de 3 volts em série
- Coolers de computador, sem um computador. Pode ser usado pra refrigerar alguma coisa que não seja um PC
- Roteador de 12v (por exemplo TP-Link 940N ou 941ND) que a fonte original possa ter sido queimada ou comida por rato ou coelho (Acredite, pode acontecer).
- Amplificador de som (de carro)
Entre outras coisas

Dá pra ligar Modem dlink e roteador dink tambem
 
Topo Fundo