O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como usar som 5.1 nos jogos de PC?

thiago_senna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.834
Reações
1.742
Pontos
964
Fala galera. Bem estou entrando agora pro mundo de jogos no PC, e fiquei perdido nisso. Tenho um sistema de som 5.1 ligado no meu pc por cabo óptico. Funciona perfeitamente com filmes (tive somente que habilitar no codec de som para passar spdif 5.1). Porém todos os jogos estão saindo em estéreo para o home. De todos os jogos que já testei (Crysis 2, Metro 2033, BF 3, Diablo, Starcraft II, NFS The Run) nenhum tem opção para alterar o tipo de saída de som, nas configs de som dos jogos só tem opção de alterar volume de musica, voz, etc...

Existe algum macete para acertar isso? Lembrando que meu som digital já é onboard da placa mãe, essa aqui http://br.asus.com/Motherboards/Intel_Socket_1155/P8H77V_LE/

Valeu!
 

Marcb

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.207
Reações
13.218
Pontos
614
Se no driver e no Windows ja ta habilitado pra sair em 5.1, acho q não tem muito o que fazer... o jogo tem que dar a opção pra sair em 5.1... se não der, acho que é pq não tem...
 

stiglitz

Habitué da casa
Mensagens
920
Reações
18
Pontos
94
Se no driver e no Windows ja ta habilitado pra sair em 5.1, acho q não tem muito o que fazer... o jogo tem que dar a opção pra sair em 5.1... se não der, acho que é pq não tem...

This.

Faz um teste. Roda algum jogo Source (se não me engano todos têm a opção de 5.1) e testa...

No máximo, configura o HT para Pro Logic que ele emula o 5.1...
 

Tulius18

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.941
Reações
28.193
Pontos
1.359
Você precisa de alguma placa de som que decodifique o som pra Dolby Digital Live.
Você não configura no jogo, raramente algum jogo tem a opção, pois é o sistema que define isso.
Eu tenho um tritton ax pro e uma Sound Blaster X-Fi Surround 5.1 USB, daí funciona perfeito em 5.1
10052.jpg


Se no driver e no Windows ja ta habilitado pra sair em 5.1, acho q não tem muito o que fazer... o jogo tem que dar a opção pra sair em 5.1... se não der, acho que é pq não tem...
This.

Faz um teste. Roda algum jogo Source (se não me engano todos têm a opção de 5.1) e testa...

No máximo, configura o HT para Pro Logic que ele emula o 5.1...

Não não, a maioria dos jogos não tem opção pra escolher a saida de som, como eu disse, se a placa de som do cara não tiver a função Dolby Digital Live vai ser muito dificil funcionar em 5.1, mesmo o pc tendo saida optica...
 

Marcb

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.207
Reações
13.218
Pontos
614
Não não, a maioria dos jogos não tem opção pra escolher a saida de som, como eu disse, se a placa de som do cara não tiver a função Dolby Digital Live vai ser muito dificil funcionar em 5.1, mesmo o pc tendo saida optica...

Mas a saída óptica automaticamente já não joga o som como DDL ?
No caso dele, o som onboard é Realtek:

Realtek® ALC887 com 8 canais - CODEC de alta definição *4
- Supports : Jack-detection, Multi-streaming, Front Panel Jack-retasking
Audio Feature :
- Optical S/PDIF out port(s) at back panel


Ja tentou baixar o último driver da Realtek? Aquele programinha de configuração dele é bem zuado, mas talvez tenha algo lá...
http://www.realtek.com.tw/downloads...=24&Level=4&Conn=3&DownTypeID=3&GetDown=false
Baixa o driver ae... versão R2.70...
 


Tulius18

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.941
Reações
28.193
Pontos
1.359
Mas a saída óptica automaticamente já não joga o som como DDL ?
No caso dele, o som onboard é Realtek:

Realtek® ALC887 com 8 canais - CODEC de alta definição *4
- Supports : Jack-detection, Multi-streaming, Front Panel Jack-retasking
Audio Feature :
- Optical S/PDIF out port(s) at back panel


Ja tentou baixar o último driver da Realtek? Aquele programinha de configuração dele é bem zuado, mas talvez tenha algo lá...
http://www.realtek.com.tw/downloads...=24&Level=4&Conn=3&DownTypeID=3&GetDown=false
Baixa o driver ae... versão R2.70...
Então, ela joga automaticamente se a placa de som suportar a função, senão ela joga som estéreo
 

Blakkheim

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.086
Reações
13.438
Pontos
659
Aqui uso som 5.1 onboard e funciona de boa com todos os jogos que tem esse tipo de som. A maioria nem aparece a opção dentro do jogo, eles ajustam automaticamente a config do jogo para a config do sistema, então tem que configurar nas configurações do som do windows mesmo.
 

thiago_senna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.834
Reações
1.742
Pontos
964
Sim já baixei o último driver... no programa de controle da realtek não tem muita coisa pra ajustar mesmo não, só equilização e outras bobeiras.
Eu andei lendo em outro fóruns esse lance de que jogos de pc são em DDL mesmo, mas não entra na minha cabeça o motivo disso, já que os jogos são feitos todos em 5.1, a placa de som reconhece o 5.1, no início dos jogos vem o logo gigante de Dolby Digital. Se pra filme roda perfeitinho, ai fica complicado ter que pagar uma grana em placa de som separada só pra isso. No meu xbox roda tudo 5.1 sem problemas também.

Mas valeu ai galera pela ajuda!
 

Tulius18

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.941
Reações
28.193
Pontos
1.359
Aqui, segue um artigo interessante sobre o assunto LINK

Disponibilidade e História

Dolby Digital Live está disponível em diversas placas de som da própria Creative, ou marcas concorrentes, como Asus, entre outras mais. O SoundStorm , utilizado para o Xbox e algumas motherboards nForce2, usaram uma forma primitiva desta tecnologia. DDL está disponível em placas-mãe com codecs como o Realtek ALC882D, ALC888DD e ALC888H
 

thiago_senna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.834
Reações
1.742
Pontos
964
Aqui uso som 5.1 onboard e funciona de boa com todos os jogos que tem esse tipo de som. A maioria nem aparece a opção dentro do jogo, eles ajustam automaticamente a config do jogo para a config do sistema, então tem que configurar nas configurações do som do windows mesmo.
o lance é que futuquei todas as configurações de som possíveis no windows mas não tem nada relacionado a isso. você mexeu em algo específico?
 

Blakkheim

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.086
Reações
13.438
Pontos
659
Eu uso saída analógica, e não a saída óptica. Ae configurei os jacks pros canais pelo driver de som e funciona tudo certo.

Minha placa mãe é uma gigabyte, não lembro o modelo agora, mas começa com z68 alguma coisa e as minhas caixas de som são as Creative A520, bem simples.

Normalmente no manual da placa mãe diz como configurar.
 

Tulius18

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.941
Reações
28.193
Pontos
1.359
Sim já baixei o último driver... no programa de controle da realtek não tem muita coisa pra ajustar mesmo não, só equilização e outras bobeiras.
Eu andei lendo em outro fóruns esse lance de que jogos de pc são em DDL mesmo, mas não entra na minha cabeça o motivo disso, já que os jogos são feitos todos em 5.1, a placa de som reconhece o 5.1, no início dos jogos vem o logo gigante de Dolby Digital. Se pra filme roda perfeitinho, ai fica complicado ter que pagar uma grana em placa de som separada só pra isso. No meu xbox roda tudo 5.1 sem problemas também.

Mas valeu ai galera pela ajuda!
Acontece que para games são outros 500, por isso que em filmes rodam de boa, mas a tecnologia DDL é muito cara para se implementar em uma placa mãe, por isso é raro ver som onboard que suporta.

Resumindo:
Sua placa reconhece 5.1 de boas, mas não tem capacidade de processar isso em jogos.
 

thiago_senna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.834
Reações
1.742
Pontos
964
Acontece que para games são outros 500, por isso que em filmes rodam de boa, mas a tecnologia DDL é muito cara para se implementar em uma placa mãe, por isso é raro ver som onboard que suporta.

Resumindo:
Sua placa reconhece 5.1 de boas, mas não tem capacidade de processar isso em jogos.
se eu soubesse que tinha essas bobeiras pra jogo de pc eu tinha até pego uma placa mãe que aguentasse.... você pagou quanto nesse som offboard aí?
 

Tulius18

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.941
Reações
28.193
Pontos
1.359
se eu soubesse que tinha essas bobeiras pra jogo de pc eu tinha até pego uma placa mãe que aguentasse.... você pagou quanto nesse som offboard aí?
Acho dificil encontrar uma que suporte e não seja o olho da cara de caro.

Enfim, paguei 250 nessa belezinha ai, mas existem placas internas bem mais em conta, peguei essa pois não tinha espaço pra ligar uma na minha placa mãe:klingua , dizem que placas usb externas não são muito boas, mas na minha opinião foi um dinheiro muito bem gasto e não fica nem um pouco atrás de placas internas:rox
Eu recomendo, mas como disse, ela é meio cara em comparação as outras...

Mas e como a minha onboard funciona de boa em jogos?
Como eu disse, algumas placas onboard tem decodificador DDL, ou você está ouvindo som estereo e não percebeu:klolz
 

The Wanderer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.277
Reações
17.496
Pontos
1.409
Aqui eu uso a saida HDMI da VGA pra ligar no HT, que liga o video na TV por HDMI tbm.

Mas o HDMI consegue transmitir varios canais de audio separados. O cabo optico, se nao me engano, so consegue transmitir estero ou codificado em DD ou DTS.
 

ELITON

Veterano
Mensagens
2.917
Reações
475
Pontos
139
Eu uso o heatset 5.1 USB da somic e todos os jogos funcionam 5.1 até os jogos do ps2 pelo emulador funciona em 5.1 ... Muito show mesmo ..
 

Tulius18

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.941
Reações
28.193
Pontos
1.359
Eu uso o heatset 5.1 USB da somic e todos os jogos funcionam 5.1 até os jogos do ps2 pelo emulador funciona em 5.1 ... Muito show mesmo ..
Mas geralmente h7 usbs tem seus próprios decodificadores, não precisando de uma placa de som. Ou estou errado?
 

Tulius18

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.941
Reações
28.193
Pontos
1.359
então deve ter mesmo, porque fica perfeito os efeitos nos jogos
Se bem amigo, que existe uns codecs em certas placas de som que simulam o som 5.1, ou seja é um som estéreo convertido em 5.1, mas ai já não entendo muito desse processo pra dar mais certeza.
 

ELITON

Veterano
Mensagens
2.917
Reações
475
Pontos
139
Mas geralmente h7 usbs tem seus próprios decodificadores, não precisando de uma placa de som. Ou estou errado?
Isso mesmo, o som é independente por isso prefiro heatset para jogar, recomendo comprar um 5.1 USB que vem com placa de som imbutida...
 

Barb

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.526
Reações
6.225
Pontos
959
Cara há um tempão eu torresmei um programinha da srs labs, que transformava qualquer fonte de audio do pc em 5.1 ( youtoba comeu solto no surround nessa época). pena q não me lembro do nome dele,só lembro q não era freeware e por isso tive q dar um fritadinha...
 

thiago_senna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.834
Reações
1.742
Pontos
964
Cara há um tempão eu torresmei um programinha da srs labs, que transformava qualquer fonte de audio do pc em 5.1 ( youtoba comeu solto no surround nessa época). pena q não me lembro do nome dele,só lembro q não era freeware e por isso tive q dar um fritadinha...
oh rapaz, busca ai na profundeza da sua memoria que programa é esse... rs
 

Barb

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.526
Reações
6.225
Pontos
959
oh rapaz, busca ai na profundeza da sua memoria que programa é esse... rs
Depois de navegar pelas entranhas do meu cerebro ei que surge um nome:
SRS Audio Sandbox

Eu me lembro que quando a fonte era já 5.1 ele dava zica, aí era só desliga-lo. Quando a fonte era stereo ele transformava em 5.1 :). Tinha já alguns perfis pre-programados lá, bem simples de mexer. Epero que lhe ajude.
 

thiago_senna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.834
Reações
1.742
Pontos
964
vou fazer o teste, mesmo que seja emulado é melhor do que ficar no estereo né, valeu camarada!
 
Topo Fundo