O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como vocês classificariam uma família ganhando R$ 10.000,00 líquidos atualmente no Brasil?

Como vocês classificariam uma família ganhando R$ 10.000,00 líquidos atualmente no Brasil?

  • Excelente!

    Votes: 45 23,8%
  • Muito bem!

    Votes: 50 26,5%
  • Bem!

    Votes: 54 28,6%
  • Normal!

    Votes: 25 13,2%
  • Ruim!

    Votes: 6 3,2%
  • Muito Ruim!

    Votes: 0 0,0%
  • Péssimo!

    Votes: 9 4,8%

  • Total voters
    189

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.197
Reações
15.758
Pontos
1.439
acho excelente.

o problema é que a pessoa sempre quer viver uma vida fora de seu padrão.

nego ganha 10k liquido e quer pagar 5k de escola pro filho, ou seja quer pagar escoa para o padrão de quem ganha 30k.

ou ganha 10k liquido e quer um ap cobertura na orla de alguma praia famosa pra morar, coisa de empresário bem sucedido...

tem q se foder mesmo daí.
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.598
Reações
30.337
Pontos
1.253
Sei lá porra, não ganho nem 3k, vou lá saber se 10k é bom :kkk

Sério agora, imagino que 10k seja o suficiente pra ter uma boa vida, viajar todos os anos (pra dentro ou fora do Brasil), ter tudo que quer em casa (talvez tendo que parcelar), comprar coisas supérfluas que queria comer, fazer churrasco. Vai ser uma vida confortável, com alguns mimos, nada excessivo.
Óbvio que não vai poder se acabar em pó e put*, mas vai dá pra dar pra aproveitar razoavelmente a vida.
 


The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.462
Pontos
784
Como tudo na vida: DEPENDE..

Como é o estilo de vida dessa família, qual o tamanho dessa família, etc...

Mas em um panorama geral, está melhor que 99% das famílias desse país que tem que se virar com o salário do provedor girando em torno de mil conto
 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Pior que nem temos uma super praia aqui. É uma faixa de areia larga, sim. Mas água poluída (tanto pelo minério de ferro da Vale quanto por falta de ligação de rede de esgoto de alguns bairros).

Quem mora nessa região daqui costuma ir a Guarapari.

Minha família ganha esses 10 mil ao mês? Ganha. Sozinho estou ganhando pouco mais de 40% desse valor.

Temos uma super vida? Não. Casa quitada, sim. Viagens prá fora do país (em tempos normais)? Sim - no meu caso eu viajava uma vez há cada 18 meses (e passava os 6 meses seguintes à viagem pagando dívidas). Saio para tudo quanto é festa, micareta, baile? Não, muito pelo contrário! Vida caseira, vivo pianinho, busco investir meu dinheiro e me preparar para minha aposentadoria.

Não tenho casa em meu nome, nem automóvel. Organizei minha vida financeira de modo a não ter bens que drenem minha grana (que depreciem com o tempo e que me gerem gastos).

Só compro jrpgs. Excelentes investimentos ao longo das décadas. :klolwtf
Mas jrpgs eh um excelente investimento muito bom gosto por sinal hahahahaha. No mais concordo ainda tô longe de encostar em 10 mil mas TB não acho que eh um salário ostentação, mas dá para muita coisa e eh acima da realidade de muita gente, viagem internacional para mim até hj foi só paraguaia hahahahahaha
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.146
Reações
44.362
Pontos
803
https://www1.folha.uol.com.br/merca...s-miram-fatia-esquecida-da-classe-media.shtml

Com médio econômico, construtoras miram fatia 'esquecida' da classe média
Imóvel médio-econômico
• Quanto custa de R$ 240 mil a R$ 600 mil

• Tamanho de 60 a 75 metros quadrados

• Características qualidade e localização superiores ao Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida)

• Quem faz Sensia, da MRV, e Riva, da Direcional

• Renda familiar de R$ 5.500 a R$ 14 mil

Lembrando que isso são em valores brutos e seriam classe média já melhor, por essas construtoras. Então não seria loucura classificar quem tem uma renda de dez mil mensais líquidos como classe média alta.

Acho que 10k líquido de renda mensal ainda não classifica alguém como sendo de classe média alta, porém também não é o cara de classe média random.

Diria que é uma faixa de transição entre classe média random e classe média alta.

No meu conceito, classe média alta é quem ganha de 16-18k líquido pra cima.
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
A desgraça dessa m**** de país é que alguém que é "mais rico" que 99% da população ainda passa sufoco

Financia casa, carro, tem que pagar escola caríssima para os filhos

Tomar no cu. Imagine o coitado que ganha 2k ou menos, para sustentar uma familia. O caboclo sobrevive, não vive

Por isso coloquei só "viver bem", porque considero meu padrão de vida bom. Nunca viajei para fora do país, por exemplo.
 

Darth_Tyranus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.992
Reações
174.356
Pontos
1.003
Expectativa

139233-model-Ferrari-women_with_cars-748x468.jpg


Realidade

6kTd6hpO_ZK1BtX7pfIjYDPmzQJ7dsKjyvjwyEO0j8sIEODk0XysCVZpskZ8XI__NUl0r5QaISdA3dUDLUHwnOE0ZQZJ9GuTMGfOuM0Uny4eGAYYe-CDHljv
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.922
Pontos
353
Acho que 10k líquido de renda mensal ainda não classifica alguém como sendo de classe média alta, porém também não é o cara de classe média random.

Diria que é uma faixa de transição entre classe média random e classe média alta.

No meu conceito, classe média alta é quem ganha de 16-18k líquido pra cima.
Quando seria classe alta em relação aos ganhos líquidos, por exemplo?
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Difícil dentre as várias realidades do país, mas acho seria mais ou menos nesses critérios:

— SP capital, RJ capital e Brasília: normal, mas sem tantos luxos. Talvez subisse mais pontos com imóvel quitado (isso vale para todos);
— Demais capitais mais caras e interiores famosos: um normal melhorzinho.;
— Demais capitais mais em conta e interiores aceitáveis: bem;
— Cidades de interior mais humildes: muito bem.

Dentro da situação atual do país, na média, uma família nessa condições vive de normal para bem. Claro que o "viver bem' é mais comparado com a realidade atual, até histórica, do país. Além do que a dificuldade de obter esse valor complicado quando mais fraca for a cidade que a pessoa mora, sendo mais difícil conseguir esses valores ou maiores.

Cara, dentro desses critérios que você colocou eu concordo.

Mas eu acho que você poderia ter considerado eles na enquete também. Porque é justamente uma coisa que varia de cidade pra cidade.

10K no RJ capital é uma coisa. 10K em Sete Lagoas no interior de Minas Gerais é outra totalmente diferente.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
https://www1.folha.uol.com.br/merca...s-miram-fatia-esquecida-da-classe-media.shtml

Com médio econômico, construtoras miram fatia 'esquecida' da classe média
Imóvel médio-econômico
• Quanto custa de R$ 240 mil a R$ 600 mil

• Tamanho de 60 a 75 metros quadrados

• Características qualidade e localização superiores ao Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida)

• Quem faz Sensia, da MRV, e Riva, da Direcional

• Renda familiar de R$ 5.500 a R$ 14 mil

Lembrando que isso são em valores brutos e seriam classe média já melhor, por essas construtoras. Então não seria loucura classificar quem tem uma renda de dez mil mensais líquidos como classe média alta.

casa tem sido meu dilema justamente pelo preço elevadíssimo, postei aqui uma casa de 120m2 de área construída, 360m2 de lote, telhado colonial branco aparente, porcelanato marmorizado, muro estiloso com cerca elétrica, interfone e câmeras, área gourmet com sauna, suíte com banheira, piscina com preparo para ser aquecida, a casa custava 500k exigia 100k de entrada e renda familiar de 9k.... os caras chamaram de casa simples.... uma casa que só 10% dos brazuka tem permissão para 'financiar'' sem a renda o gerente não aprova. Idealizei um tópico sobre o tema o user me vai e posta uma mansão.

 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.922
Pontos
353
Cara, dentro desses critérios que você colocou eu concordo.

Mas eu acho que você poderia ter considerado eles na enquete também. Porque é justamente uma coisa que varia de cidade pra cidade.

10K no RJ capital é uma coisa. 10K em Sete Lagoas no interior de Minas Gerais é outra totalmente diferente.
Sim, é porque ficaria muito informação na enquete, aí seria melhor deixá-la menos específica.

Há também os critérios de patrimônio acumulado que pesa bastante. É diferente a vida de uma pessoa ganhando dez mil com possuindo apartamento e carro quitado no interior do RS do que ganhando 10 mil em SP capital, ou isso mesmo dentro da mesma cidade.

O correto mesmo, talvez, seria pegar o salário, cidade e patrimônio e fazer uma média entre eles. Agora teria que criar um sistema justo para isso.
casa tem sido meu dilema justamente pelo preço elevadíssimo, postei aqui uma casa de 120m2 de área construída, 360m2 de lote, telhado colonial branco aparente, porcelanato marmorizado, muro estiloso com cerca elétrica, interfone e câmeras, área gourmet com sauna, suíte com banheira, piscina com preparo para ser aquecida, a casa custava 500k exigia 100k de entrada e renda familiar de 9k.... os caras chamaram de casa simples.... uma casa que só 10% dos brazuka tem permissão para 'financiar'' sem a renda o gerente não aprova. Idealizei um tópico sobre o tema o user me vai e posta uma mansão.

É difícil encontrar local para ter casa boa em bairro bom nas principais cidades pelo valor elevado do local, além do interesse imobiliário de querer transformar tudo em prédio.
Para ter uma casa boa gastando menos, acho menos complicado no interior do país.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.922
Pontos
353
Dentro dos meus critérios arbitrários, rico é quem ganha a partir de 50k por mês.
O pior que considero classe alta diferente de rico e meio que os valores puxam para cima, ou para baixo dependendo da região. Um cara tirando 30 k livres em Aracaju vive melhor do que um obtendo 50 k no RJ capital, com outros fatores influenciando.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.146
Reações
44.362
Pontos
803
O pior que considero classe alta diferente de rico e meio que os valores puxam para cima, ou para baixo dependendo da região. Um cara tirando 30 k livres em Aracaju vive melhor do que um obtendo 50 k no RJ capital, com outros fatores influenciando.

Eu levo em consideração local com custo de vida intermediário.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
É difícil encontrar local para ter casa boa em bairro bom nas principais cidades pelo valor elevado do local, além do interesse imobiliário de querer transformar tudo em prédio.
Para ter uma casa boa gastando menos, acho menos complicado no interior do país.

você foi muito feliz na questão do patrimônio, é isso mesmo, não se trata só de renda, em geral um a pessoa da classe média alta possuí uma casa de campo, um apê fora a casa principal do pai ou herdada em suma o cara já está léguas a frente de quem esta ascendendo pois não vai precisar preocupar com essas coisas, que por sinal são as coisas mais caras e importante. classe alta e média alta se mesclam no brasil a classe alta recebe 500k por ano

o sistema de especulação imobiliária segregação socioespacial funciona assim: uma casa de 300k num bairro nobre e uma mesma casa de 300k na roça ou na periferia, é o mesmo preço, porém exige-se uma entrada muito maior da pessoa que caso seja pobre não terá esse dinheiro, assim são também os terrenos e afins.

Os prédios são construídos por motivos de foro mesmo, uma casa em um terreno bem localizado custaria +1M e seria algo feio e tosco, então os construtores partem para os prédios logo de vez pois geram mais lucro e fazem valer a pena, por isso área nobre é nobre pois custo beneficio de se entrar para essa área consolidada é caro e não vale a pena, e no fim é isso que faz valer.

eu já decidi brasil é grande, dane-se os centros urbanos lá é para quem já tem base anterior, não vou deixar a cidade e a especulação levar meu pouco para me dar de retorno 40m2 de área, vou buscar um lotão num interior quente qualquer do brasil pois odeio frio, de palmas para cima, bahia etc. É o que eu recomendo para quem está em busca de ascensão.
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.363
Reações
15.812
Pontos
503
Considerei uma família de um filho mais precisamente, mas poderia ser dois também para seguir algum padrão.
Dez mil líquidos você vive bem em Salvador. Sem luxo, mas com conforto. Dá pra botar dois filhos em boas escolas, dá pra ter carro e pra morar bem.

Caramba, dez conto vive fácil aqui. Nem de longe temos o custo de vida elevado de SP, RJ e outras. Se for só um filho, melhor ainda. E se o emprego de um dos cônjuges tiver boa assistência médica (que permita incluir os pais), aí é só alegria.
 
Ultima Edição:

Darth_Tyranus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.992
Reações
174.356
Pontos
1.003
casa tem sido meu dilema justamente pelo preço elevadíssimo, postei aqui uma casa de 120m2 de área construída, 360m2 de lote, telhado colonial branco aparente, porcelanato marmorizado, muro estiloso com cerca elétrica, interfone e câmeras, área gourmet com sauna, suíte com banheira, piscina com preparo para ser aquecida, a casa custava 500k exigia 100k de entrada e renda familiar de 9k.... os caras chamaram de casa simples.... uma casa que só 10% dos brazuka tem permissão para 'financiar'' sem a renda o gerente não aprova. Idealizei um tópico sobre o tema o user me vai e posta uma mansão.

Mercado de imóveis é completamente ridículo no Brasil.

Eu acompanho os anúncios aqui da minha cidade e os patamares de preço são assim. Acabamento meia-boca, metragem e planta ruins e assim o preço é elevadíssimo. Já vi apartamento 2 quartos de 100m² sendo vendido por 900k.

Se fossem prédios bonitos, com assinatura de arquiteto de renome, acabamento primoroso (isolamento acústico, piso aquecido no banheiro etc) até poderia ser aceitável, mas a maioria dos prédios são completamente genéricos.
 

LVX

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.526
Reações
4.912
Pontos
1.349
Vive bem, mas tem que ficar muito atento aos gastos, em uma família pequena pode ficar no limite do orçamento mensal.
Imagina: 2 filhos e mulher; 4 planos de saúde, 2 mensalidades de escola, financiamento imobiliário, gastos comuns (Luz, água, Internet, Telefonia móvel, supermercado, combustivel, impostos diversos).
No cenário atual e com o poder de compra tão reduzido dá pra viver bem, mas basta ser um pouco imprudente pra ficar apertado
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
Mercado de imóveis é completamente ridículo no Brasil.

eu também acho, mas por mais louco que pareça o mercado de compra de imóveis está aquecido acho que as pessoas por algum motivo surtou ou entrou num estado de letargia, e estão comprando a rodo, acho que se convenceram de que é assim mesmo e pronto, eu não as julgo indiretamente estou seguindo pelo mesmo caminho, já que a tendência é sempre piorar, vai ficar no passado aqueles bons empreendimentos, agora é só condomínio de casas nas bordas das cidades se quiser ter algum conforto ''semi-justo'' 900k num ape de 100m² é um insulto acho que nem uma localização top justifica, pois no fim é só um ponto onde a pessoa dorme, claro meu estilo de vida é outro nunca tive a exp de morar a uma quadra do trabalho ou próximo da casa de massagem, da casa de shows, descer o elevador e ter de tudo ali mesmo nas imediações, quadra de tenis etc eu sei que com 700k o cara mora bem e põe bem nisso com banheira para 2, num sobrado top de 240m² com pscina e area gourmet, acabamento super decente, só que a sei lá longe das area badaladas da civilização 30 minutos talvez., é rezar para ter tudo no bairro.
 
Ultima Edição:

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.598
Reações
30.337
Pontos
1.253
Na real, a gente nunca tá contente e sempre tenta viver acima do que realmente devemos.

Isso eu admiro no meu pai, ele sempre foi muito controlado nas finanças, comprou apartamento a vista, carro a vista, sempre com a mesma linha de pensamento, devo viver um degrau abaixo do que acho que meu dinheiro paga. Mesmo assim conseguiu pagar viagens pra fora do Brasil pra toda a família, ter sua casa quitada, apartamento, terreno na zona rural, tudo sempre trabalhando, não ganhando muito, mas sempre pensando muito bem nas suas finanças.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.197
Reações
15.758
Pontos
1.439
pra alguns aqui vc pode falar de 100k liquidos por mes que vão achar pouco, aí o argumento:

-plano de saude para 53 filhos;
-mercado de 10000 por mes;
-53 filhos na escola internacional em período integral e intercambio de férias;
...
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.096
Reações
11.976
Pontos
754
Na real, a gente nunca tá contente e sempre tenta viver acima do que realmente devemos.

Isso eu admiro no meu pai, ele sempre foi muito controlado nas finanças, comprou apartamento a vista, carro a vista, sempre com a mesma linha de pensamento, devo viver um degrau abaixo do que acho que meu dinheiro paga. Mesmo assim conseguiu pagar viagens pra fora do Brasil pra toda a família, ter sua casa quitada, apartamento, terreno na zona rural, tudo sempre trabalhando, não ganhando muito, mas sempre pensando muito bem nas suas finanças.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
Meu pai é assim também. Sempre conseguiu viajar pra Portugal, EUA quando queria. Comprou, construiu e vendeu casas. E hoje tem um terreno que passa de 1 milhão.
Apesar de tudo sempre foi um cara simples, que anda com roupa basicona. Corta cabelo no barbeiro de 10 real e não tem frescura. E nunca vi meu pai nadando em dinheiro. Ele sempre soube é cuidar e usar bem o dinheiro que tinha.
 
Topo Fundo