O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como vocês classificariam uma família ganhando R$ 10.000,00 líquidos atualmente no Brasil?

Como vocês classificariam uma família ganhando R$ 10.000,00 líquidos atualmente no Brasil?

  • Excelente!

    Votes: 45 23,8%
  • Muito bem!

    Votes: 50 26,5%
  • Bem!

    Votes: 54 28,6%
  • Normal!

    Votes: 25 13,2%
  • Ruim!

    Votes: 6 3,2%
  • Muito Ruim!

    Votes: 0 0,0%
  • Péssimo!

    Votes: 9 4,8%

  • Total voters
    189

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.608
Reações
38.884
Pontos
2.069
Viver bem é relativo demais. Cada um tem sua história e seus desejos, então enquanto para um viver bem é poder fazer compra no mercado sem racionar comida, pra outro viver bem é poder viajar pra fora do país uma vez a cada 2 anos pelo menos.

10 mil pra mim, casal sem filhos, daria pra viver medianamente, considerando meus hábitos. Viagens exigiriam um bom tempo de economia, e os investimentos sofreriam.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
 

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.095
Pontos
303
Moro fora do Brasil, e tenho 2 trabalhos, dá uns 3000k e poucos euros. Para não dizer que estou mentindo, segue o print.

Quero ver esses holerites milionarios tbm, quero voltar para o BR no padrão OS [emoji51]
2a7f8d7439db8504f9104db181710e9a.jpg


Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
Só de falar o quanto ganha da para ter uma ideia de qual país kkk

Portugal né
 

Pinguim 55

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.792
Reações
9.839
Pontos
994
Vivendo no interior e uma boa renda para três ou até quatro pessoas.

Agora capital São Paulo já é mais complicado, mas com três é possível, mas vai viver com poucos luxos.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Aqui no estado existem boas escolas públicas estaduais, que são escolas técnicas, onde o aluno entra às 7:00 e sai às 17:00. O ensino no geral é bom, como também os alunos já saem com um técnico junto ao ensino médio. Eu até entendo escola particular se for creche ou ensino fundamental, mas ensino médio aqui é bem interessante. Nesse seu relato ai a gente vê a diferença de renda no Brasil, pois a maioria das pessoas que conheço possuem rendas inferiores a 2k, conheço gente que ganha mais, claro, mas a imensa parte da população brasileira vive com menos de dois salários mínimos.Eu sei que R$10.000,00 é um bom salário, mas é muito pouco para por filhos em escolas com mensalidades tão caras assim, no máximo R$1500,00... e olhe lá.
Sim, muito da concepção de renda das pessoas meio que é de acordo com a sua questão social e bolha envolvida. Por mais que venha de uma com condições financeiras melhores, conheço até uma parcela considerável de pessoas com condições piores por conta de universidade (principalmente na pública, mas também na particular) e de jogos de futebol. Só que mesmo assim, é muito diferente os contextos e quanto mais a pessoa ganha, mas fora da realidade brasileira ela acaba ficando.

Colégio público bom têm os institutos federais.

colégio não é só educação, é uma questão de socialização também e a ideia por trás do colégio caro é não correr o risco de encontra indesejáveis por lá, em tempo seja onde for no brasil um colégio acima de 2 mil para ensino médio já é bem elitizado (Bernoli) não é necessário mais que isso, ou então coloca na publica, existe 3 públicas: as ruins de bairro periférico apenas para molecada lanchar, as de centro ou referencia (são iguais as particulares) e as públicas que não são nem uma nem outra apenas se esforçam.

eu sou de escola publica e posso atestar o seguinte a diferença entre duas publicas comuns é abissal, as vezes elas são divididas por bairro tem bairro que você na quarta série já sabia mais que a oitava série do outro, se a diferença entre duas publicas é grande imagine entre elas e as particulares e as de publicas de referencia. Não posso confirmar mas em tese todos os colégios pagos, desde que não sejam chinfrin demais ensinam tão bem quanto os tops.
Estudei em colégio relativamente caro, longe desses que o pessoal cria tópico, e há muito aluno problema neles. A questão é que eles terão mais oportunidades de se encontrarem na vida depois (ou já possuem uma grana familiar que não precise disso), diferente de um indesejável humilde terá chances mínimas de se reerguer depois.
Moro fora do Brasil, e tenho 2 trabalhos, dá uns 3000k e poucos euros. Para não dizer que estou mentindo, segue o print.

Quero ver esses holerites milionarios tbm, quero voltar para o BR no padrão OS [emoji51]
2a7f8d7439db8504f9104db181710e9a.jpg


Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
Na Europa, o pessoal foca mais em experiências do que no consumo, além da questão do estilo que se moldou os países europeus após a segunda guerra. Como os países são próximos, é normal ver uma pessoa classe média ter acesso a diversos passeios e atrações pelo continente, aliado com a questão desse modo vida americano não é presente com a mesma força que se encontra na Brasil.
 
Ultima Edição:

Digoo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.165
Reações
3.031
Pontos
703
Aluguel 1500 (no interior vc pega uma "mansão" com isso), falando da minha cidade, 800 mil habitantes.
Energia: 400, chutando alto.
Internet(400mb fibra ótica): 159,90
Água: 100 reais.
Carro usado, IPVA = 1000 ano, por 100 mês.
Gasosa: 300 mês.
Mercado: chutando altíssimo 2k/mês (66 reais por dia, é grana pra c***lho).
Outros gastos(cartão de crédito, lazer): 1.5k
Plano de saúde geralmente da empresa, se não, SUS da massa, e ter dieta/hábitos saudáveis.
Escola? Pública hue, e meu filho vai conhecer algo que a galera parece q ignora, Internet, vai ter assinatura vitalícia na Udemy e etc.

Resumindo, no final o cara ainda pode enxugar ainda mais esses gastos, terminar com 4k pra investir = 48k ano, isso aplicado a 1% ao mês, em 10 anos o cara tá quase milionário, 1% de 1 milhão = 10k.

Gg easy.
 


SamasosukE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.207
Reações
22.921
Pontos
1.394
um dia eu quero ir para bahia, detesto frio, então sul de minas para baixo, são paulo paraná etc são frios demais para mim. Já me imagino no recôncavo baiano bebendo água que veio da gruta da Lapa, mas falando dos 10k a vida na bahia é mais barata somente nas áreas média, os locares nobres no brasil inteiro, mesmo no nordeste é tão caro quanto são paulo, acho que os unicos locais baratos tem sido palmas no TO e Cuiabá no MT mas reconheço que em são paulo tem se tornado tenso nos últimos anos, os caras não tem vergonha de vender lote 5x20 por 150 mil em SP, na bahia tu compra quase uma fazendinha na roça com esse valor, talvez um 12x30 numa RM boa por aí


A renda de trabalho na BAHIA, em Salvador particularmente é muito baixa para um profissional (varia de 1,8k a 2,4k no máximo) as empresas que pagam valor de 3 a 5 mil são do Polo de Camaçari no caso a Ford. Então o custo de vida aqui tem que ser propício ao que media da população ganha por aqui.

A pessoa ganhar 10kk ela é considerada rica por essas áreas Ahaha

* Terreno por aqui você acha barato, eu comprei dois ano passado 6 X 20 por 30 mil (Interior). O outro 7 X 25 por 70 mil (Cidade).
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.796
Reações
13.827
Pontos
803
A renda de trabalho na BAHIA, em Salvador particularmente é muito baixa para um profissional (varia de 1,8k a 2,4k no máximo) as empresas que pagam valor de 3 a 5 mil são do Polo de Camaçari no caso a Ford. Então o custo de vida aqui tem que ser propício ao que media da população ganha por aqui.

A pessoa ganhar 10kk ela é considerada rica por essas áreas Ahaha

* Terreno por aqui você acha barato, eu comprei dois ano passado 6 X 20 por 30 mil (Interior). O outro 7 X 25 por 70 mil (Cidade).

tu ta partindo do principio errado :kvergonha de que se faz uma renda de 10k ''trabalhando'',10k só a empresa Brasil paga aos seus 'funça'nários, no setor privado demora um bom tempo para se conseguir essa renda, acho que muitos não conseguem pois, em geral ficam reservadas para o setor de diretoria que por sua vez tem baixa rotatividade e como novas vagas não são criadas, tem de esperar alguém lá sair para outros poder entrar, 5 disputa, 1 entra, no fim renda alta é até uma questão de lógica, o brasil precisa crescer expandido seus setores empregatícios.

Pelo que vi o consenso aqui é que viver em são paulo de deixa mais pobre (ou não pois lá tem os empregos e outro lugar não tem e é melhor ganhar pouco que ganhar nada, por falta da própria vaga em si).
 

SamasosukE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.207
Reações
22.921
Pontos
1.394
tu ta partindo do principio errado :kvergonha de que se faz uma renda de 10k ''trabalhando'',10k só a empresa Brasil paga aos seus 'funça'nários, no setor privado demora um bom tempo para se conseguir essa renda, acho que muitos não conseguem pois, em geral ficam reservadas para o setor de diretoria que por sua vez tem baixa rotatividade e como novas vagas não são criadas, tem de esperar alguém lá sair para outros poder entrar, 5 disputa, 1 entra, no fim renda alta é até uma questão de lógica, o brasil precisa crescer expandido seus setores empregatícios.

Pelo que vi o consenso aqui é que viver em são paulo de deixa mais pobre (ou não pois lá tem os empregos e outro lugar não tem e é melhor ganhar pouco que ganhar nada, por falta da própria vaga em si).


É complicado, porque para você ter uma boa renda que te permita viver com qualidade só possuindo uma única fonte é inviável por aqui. Muitos aqui em Salvador tem vínculo empregatício, porém sempre trabalha com algo informal para complementar renda.

* Já assistiu todo mundo Odeia o Chris, o personagem 'Julius' ? Pois bem, aqui é nessa pegada, pai de família tem que ter 2 a 3 empregos.
 

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
Pro padrão OS: Família miserável, digna de esmolas
Na vida real: padrão de vida confortável, e eu falei confortável, não vida de ostentação.
Eu evito discutir essas coisas na OS porque eu me sinto numa realidade paralela, parece que tem nego aqui que nunca carregou um tijolo e que despreza uma quantia dessas, ou eu sou muito pobre ou todo mundo aqui é rico, engenheiro e com 40cm de pau.

O estagiário do fórum já começa na base dos 8k. Eu disse estágio.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.796
Reações
13.827
Pontos
803
Eu ia fazer um tópico mas esse aqui serve, alguém já percebeu o novo xodó da classe media ?

Não não é o Playstation 5 é o robô faxineiro, assinar CLT de empregada ninguém quis agora que saiu robô quem sabe assim deixam de explorar as coitadas, enfim além de consoles, Jeep compass, fogões de indução e geladeiras cinzas, agora há a febre dos robôs de limpeza também.

193989
 
Ultima Edição:

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Eu ia fazer um tópico mas esse aqui serve, alguém já percebeu o novo xodó da classe merdia ?

Não não é o Playstation 5 é o robô faxineiro, assinar CLT de empregada ninguém quis agora que saiu robô quem sabe assim deixam de explorar as coitadas, enfim além de consoles, Jeep compass, fogões de indução e geladeiras cinzas, agora há a febre dos robôs de limpeza também.

Visualizar anexo 193989
Esse robô é bem útil, é um tipo de gasto que compensa. Agora comprar carro Jeep e outros superfaturados é bem furada, a maioria vive no sufoco para mantê-los e não descer do salto. Era tipo ter uma Pajero antes.

Um item que poderia entrar seria casa automatizada e inteligente.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.796
Reações
13.827
Pontos
803
Esse robô é bem útil, é um tipo de gasto que compensa.

Um item que poderia entrar seria casa automatizada e inteligente.

eu comentei pois parece que virou modinha. Também acho que é um gasto que compensa, até para solteiros, a pessoa solta o robô e o bicho limpa mesmo, não faz tudo mas deve derrubar na metade o tempo de limpeza e parece que veio para ficar, se pan diarista se torna inútil caso a pessoa combine bem os equipamentos com um tico de coragem de fazer nem que seja o básico, casas top sujam pouco.

Quase todos esses equipamentos de limpeza são muito bom para as pessoas, quem lavava roupa a mão e muda para maquina de lavar e secar, puts baita revolução. Lava louças por outro lado nunca me desceu, talvez porque sou pobre vai saber, sei das vantagens e desvantagens mas sei lá acho bem supérfluo, no fim larvar panela e talheres é que é chato mas ao mesmo tempo muito rápido. Seja como for são itens que exigem uma renda, tanto para ter, quanto pelos gastos de luz, possíveis manutenções, por exemplo ar condicionado é um item difícil de se ver até mesmo em quem tem renda média brasileira C mas não uma renda de classe média tradicional essa se aproxima de um padrão mais americano de classe média e sem duvida pode ter todos esses itens.
 
Ultima Edição:

Primata

Larva
Mensagens
13
Reações
16
Pontos
3
Tudo depende..

Se ja tiver casa, carro e a família for esposa e filho ok.


Se não tiver casa própria, carro ..e tiver filho.. ta meio fodido..


Tudo depende da condição previa
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.713
Reações
34.887
Pontos
903
Eu ia fazer um tópico mas esse aqui serve, alguém já percebeu o novo xodó da classe media ?

Não não é o Playstation 5 é o robô faxineiro, assinar CLT de empregada ninguém quis agora que saiu robô quem sabe assim deixam de explorar as coitadas, enfim além de consoles, Jeep compass, fogões de indução e geladeiras cinzas, agora há a febre dos robôs de limpeza também.

Visualizar anexo 193989
Dois mil reais um desse, não é coisa de outro mundo. E é um item útil de limpeza, nada surpefulo ou de ostentação
 

soltonatural

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.835
Reações
16.534
Pontos
1.004
Eu ia fazer um tópico mas esse aqui serve, alguém já percebeu o novo xodó da classe media ?

Não não é o Playstation 5 é o robô faxineiro, assinar CLT de empregada ninguém quis agora que saiu robô quem sabe assim deixam de explorar as coitadas, enfim além de consoles, Jeep compass, fogões de indução e geladeiras cinzas, agora há a febre dos robôs de limpeza também.

Visualizar anexo 193989
10 anos atrás vi um desses numa da casa de uma milionária e fiquei atônito. Pra vc ver como luxo ainda demora para chegar no "povão".
 

Raptor87

Bam-bam-bam
Mensagens
1.167
Reações
3.750
Pontos
303
A regra é clara: quanto maior a renda, maior a capacidade de se endividar
Culpa da pessoa que não sabe administrar o próprio dinheiro, vive gastando com o que não pode pagar, não guarda/economiza, fica tendo filhos que não pode sustentar, etc. Acho que educação financeira deveria existir desde cedo na escola.
 

JackWade

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.545
Reações
7.591
Pontos
1.044
Honestamente, estou feliz "só" em estar empregado.
Quem é pai e já esteve desempregado, sabe do que estou falando.

Quanto aos 10k... jamais cheguei próximo a isso e na atual situação que vivemos, acho muito difícil chegar.
Li que alguns ganham, então se cuida, viu! Empresas contratam três com 1/3 do seu salário para fazer 3 vezes mais o que você faz.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
R$ 10.000,00 é uma renda alta e eu classificaria essa pessoa como com uma renda de alto padrão.

Culpa da pessoa que não sabe administrar o próprio dinheiro, vive gastando com o que não pode pagar, não guarda/economiza, fica tendo filhos que não pode sustentar, etc. Acho que educação financeira deveria existir desde cedo na escola.

Minha opinião não é segredo pra ninguém do fórum, pois é a mesma de todos os tópicos onde o assunto é dinheiro.

Educação financeira é pra quem ganha bem, no caso, serviria pra o exemplo dos 10 mil. Mas para a realidade de 99% dos brasileiros, que ganham uma renda de na média 1300 reais, não vai adiantar nada. Só um aluguel bom é 1000 reais. Uma pessoa com uma renda do brasileiro médio tem como finalidade vender o almoço pra comprar a janta, poupar é um privilegio. Posto isso, quem dera ela poder guardar dinheiro, investir e todas essas baboseiras que os coaches falam como se fossem leis.

O que muita gente não entende é que não adianta nada atacar a ponta dos gastos da corda, quando a ponta da renda não é trabalhada. Com 1300 reais por mês morar em quitinete na quadra da Cracolândia é caro. Com 800 reais por mês morar em Heliópolis é caro. Com zero de renda morar embaixo do minhocão é caro.
 
Ultima Edição:

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.734
Reações
10.853
Pontos
453
Isso eu ganhava quando era Estagiario.
Como não tinha família e morava na casa dos meus pais, até que dava para pagar minhas contas.
 

Primata

Larva
Mensagens
13
Reações
16
Pontos
3
exatamente.

o Brasil é um país muito, muito ruim.

a familia ganhar 10.000 vai ter um horizonte de posses não muito distinto da familia que ganha 3.000.

a diferença é que a familia de 10.000 nao vai usar SUS, transporte publico e escola publica, e a de 3.000 vai.

mas pra voce ter um carro na garagem, plano de saude para toda a familia e escola particular para os filhos, parte da diferença entre 10.000 e 3.000 já vai embora.

e isso não é culpa da família que não sabe fazer contas.

é culpa do Brasil.
Pessoal zuou mas oq ele falou ta certo.

Dpois posto provando o porq vivo isso na prática
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.256
Reações
46.796
Pontos
1.934
Honestamente, estou feliz "só" em estar empregado.
Quem é pai e já esteve desempregado, sabe do que estou falando.

Quanto aos 10k... jamais cheguei próximo a isso e na atual situação que vivemos, acho muito difícil chegar.
Li que alguns ganham, então se cuida, viu! Empresas contratam três com 1/3 do seu salário para fazer 3 vezes mais o que você faz.
se o cara ganha 10k com algo específico é pq tem mta pouca gente q faz o q o cara faz. Fora q não é salário de junior ou pleno e sim de um cara q coordena uma equipe ou coordena coordenadores (ta um acima)

Não é tão simples assim não. Se fosse o caso, só contratava estagiário, porra. Dá pra chamar uns 4 com salário de um contratado. Pra que contratar formado? - Na sua lógica aí
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.771
Reações
80.075
Pontos
1.839
eu comentei pois parece que virou modinha. Também acho que é um gasto que compensa, até para solteiros, a pessoa solta o robô e o bicho limpa mesmo, não faz tudo mas deve derrubar na metade o tempo de limpeza e parece que veio para ficar, se pan diarista se torna inútil caso a pessoa combine bem os equipamentos com um tico de coragem de fazer nem que seja o básico, casas top sujam pouco.

Quase todos esses equipamentos de limpeza são muito bom para as pessoas, quem lavava roupa a mão e muda para maquina de lavar e secar, puts baita revolução. Lava louças por outro lado nunca me desceu, talvez porque sou pobre vai saber, sei das vantagens e desvantagens mas sei lá acho bem supérfluo, no fim larvar panela e talheres é que é chato mas ao mesmo tempo muito rápido. Seja como for são itens que exigem uma renda, tanto para ter, quanto pelos gastos de luz, possíveis manutenções, por exemplo ar condicionado é um item difícil de se ver até mesmo em quem tem renda média brasileira C mas não uma renda de classe média tradicional essa se aproxima de um padrão mais americano de classe média e sem duvida pode ter todos esses itens.

Acho que tu nunca limpou uma casa...esse robô não faz nem a tarefa mais chata e nem a mais trabalhosa. Varrer é de longe a parte mais suave da coisa. E outra: precisa ser uma casa sem níveis né? Ou ele não vai fazer muita coisa.

Ainda não temos um substituto da diarista. Só os Jetsons tem.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.796
Reações
13.827
Pontos
803
Acho que tu nunca limpou uma casa...esse robô não faz nem a tarefa mais chata e nem a mais trabalhosa. Varrer é de longe a parte mais suave da coisa. E outra: precisa ser uma casa sem níveis né? Ou ele não vai fazer muita coisa.

olha não vou mentir, limpar a casa estilo faxina, nunca fiz, só o genericão de dobrar as e passa uma vassoura no quarto, inventei de passar pano uma vez num granito em um restaurante onde trabalhava, fui feliz e disse o chefe ''ficou bom ?'' devia ter ficado quieto, mas eis a resposta ''vai ficar tudo russo após secar mas ficou bom'' e de fato ficou russo, ainda bem que o trabalho era temporário se não teria sido demitido de qualquer jeito.

Em todo caso as vendas desse robô subiu 400% durante a pandemia, e não se ver muito marketing dele, logo é um produto que seduziu a classe média, veio para ficar, mas ainda precisa evoluir.
 

danitokaawa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.253
Reações
5.618
Pontos
353
Difícil dentre as várias realidades do país, mas acho seria mais ou menos nesses critérios:

— SP capital, RJ capital e Brasília: normal, mas sem tantos luxos. Talvez subisse mais pontos com imóvel quitado (isso vale para todos);
— Demais capitais mais caras e interiores famosos: um normal melhorzinho.;
— Demais capitais mais em conta e interiores aceitáveis: bem;
— Cidades de interior mais humildes: muito bem.

Dentro da situação atual do país, na média, uma família nessa condições vive de normal para bem. Claro que o "viver bem' é mais comparado com a realidade atual, até histórica, do país. Além do que a dificuldade de obter esse valor complicado quando mais fraca for a cidade que a pessoa mora, sendo mais difícil conseguir esses valores ou maiores.
Cidades menores nem médico tem direito. Até em Santos, faltavam especialidades. Então cidades muito pequenas, seu gasto é MAIOR que o esperado. Não sei se é viável para todo mundo morar em cidades muito tranquilas, sem infraestrutura
 

Hoitoessinkuentayceiz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.410
Reações
4.150
Pontos
964
Na boa, com 10k dá pra viver com certos confortos sim. Não esbanjar, mas dá para manter um padrão legalzinho. Digo isso para um cara casado, com 1 ou 2 filhos.

Aliás, esta possivelmente é a meta para 9 em cada 10 famílias brasileiras. O que mostra a nossa melancólica realidade econômica.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503

Pela primeira vez a renda MÉDIA do brasileira é INFERIOR a mil reais.

Reforça o que eu falei acima. Esqueçam, galera. Educação financeira é pra quem ganha bem. Para quem pode se dar ao luxo de guardar dinheiro. Se você ganhar R$ 1.300,00 só com o aluguel já vai mil reais. Uma pessoa dessa vai precisar continuar fazendo dívida pra sobreviver.

"Ain mas poupa 10%" 10% de merreca é merreca. Com esses 300 reais restantes o cara mal sobrevive. "Aiiiin o problema é o quanto gasta e não o quanto ganha". Filhão, você pode ter 0 gastos "inúteis" (termo bem relativo), mas com renda baixa, vai ficar foda. Com 1300 reais morar no quarteirão da cracolândia ou em Heliópolis é caro. Com 0 de renda morar embaixo do Aqueduto da Lapa é caro.

A realidade de um brasileiro médio é ganhar o suficiente pra ter um prato de comida e TENTAR sobreviver ao dia seguinte de uma maneira digna (só se for da parte dele, porque a sociedade brasileira não é nem um pouco honesta)
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Pela primeira vez a renda MÉDIA do brasileira é INFERIOR a mil reais.

Reforça o que eu falei acima. Esqueçam, galera. Educação financeira é pra quem ganha bem. Para quem pode se dar ao luxo de guardar dinheiro. Se você ganhar R$ 1.300,00 só com o aluguel já vai mil reais. Uma pessoa dessa vai precisar continuar fazendo dívida pra sobreviver.

"Ain mas poupa 10%" 10% de merreca é merreca. Com esses 300 reais restantes o cara mal sobrevive. "Aiiiin o problema é o quanto gasta e não o quanto ganha". Filhão, você pode ter 0 gastos "inúteis" (termo bem relativo), mas com renda baixa, vai ficar foda. Com 1300 reais morar no quarteirão da cracolândia ou em Heliópolis é caro. Com 0 de renda morar embaixo do Aqueduto da Lapa é caro.

A realidade de um brasileiro médio é ganhar o suficiente pra ter um prato de comida e TENTAR sobreviver ao dia seguinte de uma maneira digna (só se for da parte dele, porque a sociedade brasileira não é nem um pouco honesta)
A questão da maioria ou grande parte morar em SP e no RJ, especialmente nas capitais, não reforça a percepção do salário valer menos comparado com uma realidade geral? Porque são locais com um custo de vida bem elevado e o poder de comprar nesses locais com esse valor é bem abaixo de outras cidades, incluindo capitais, brasileiras.
 
Topo Fundo