O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como vocês classificariam uma família ganhando R$ 10.000,00 líquidos atualmente no Brasil?

Como vocês classificariam uma família ganhando R$ 10.000,00 líquidos atualmente no Brasil?

  • Excelente!

    Votes: 45 23,8%
  • Muito bem!

    Votes: 50 26,5%
  • Bem!

    Votes: 54 28,6%
  • Normal!

    Votes: 25 13,2%
  • Ruim!

    Votes: 6 3,2%
  • Muito Ruim!

    Votes: 0 0,0%
  • Péssimo!

    Votes: 9 4,8%

  • Total voters
    189

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
A questão da maioria ou grande parte morar em SP e no RJ, especialmente nas capitais, não reforça a percepção do salário valer menos comparado com uma realidade geral? Porque são locais com um custo de vida bem elevado e o poder de comprar nesses locais com esse valor é bem abaixo de outras cidades, incluindo capitais, brasileiras.
Não. Com um salário mínimo você vai passar aperto em qualquer lugar do Brasil. Um aluguel bom é, no mínimo, 800 reais, em qualquer lugar.

Quanto ao custo de vida mais elevado em capitais, isso é verdade apenas quando falamos de aluguel e imóveis. Certas coisas, como por exemplo, mercado, são mais baratas em SP que em minha cidade. O motivo: os fornecedores, óbvio, dão prioridade para vender para mercados de SP.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.256
Pontos
1.503
Pela primeira vez a renda MÉDIA do brasileira é INFERIOR a mil reais.

Reforça o que eu falei acima. Esqueçam, galera. Educação financeira é pra quem ganha bem. Para quem pode se dar ao luxo de guardar dinheiro. Se você ganhar R$ 1.300,00 só com o aluguel já vai mil reais. Uma pessoa dessa vai precisar continuar fazendo dívida pra sobreviver.

"Ain mas poupa 10%" 10% de merreca é merreca. Com esses 300 reais restantes o cara mal sobrevive. "Aiiiin o problema é o quanto gasta e não o quanto ganha". Filhão, você pode ter 0 gastos "inúteis" (termo bem relativo), mas com renda baixa, vai ficar foda. Com 1300 reais morar no quarteirão da cracolândia ou em Heliópolis é caro. Com 0 de renda morar embaixo do Aqueduto da Lapa é caro.

A realidade de um brasileiro médio é ganhar o suficiente pra ter um prato de comida e TENTAR sobreviver ao dia seguinte de uma maneira digna (só se for da parte dele, porque a sociedade brasileira não é nem um pouco honesta)

Acho que você exagerou um pouco.
Basta ele aportar 130 reais por mês (só 10% do que ganha, nada mais) que em apenas 6000 meses ele alcançará o primeiro milhão. :kgozo
Aliás, pode fazer trade diário e alcançar em metade desse tempo. Meu cursinho ensina tudo por apenas 40 reais por mês. :kjoinha
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.256
Pontos
1.503
Não. Com um salário mínimo você vai passar aperto em qualquer lugar do Brasil. Um aluguel bom é, no mínimo, 800 reais, em qualquer lugar.

Quanto ao custo de vida mais elevado em capitais, isso é verdade apenas quando falamos de aluguel e imóveis. Certas coisas, como por exemplo, mercado, são mais baratas em SP que em minha cidade. O motivo: os fornecedores, óbvio, dão prioridade para vender para mercados de SP.

Exatamente.
Interior costuma ser mais barato: aluguel e água. O resto é mais caro.
Fora que são nas capitais que o dinheiro gira por mais mãos, é onde costuma ser menos difícil pro povão se virar.
 

Altenreich

Ser evoluído
Mensagens
63
Reações
64
Pontos
18
se tu for americano 10k reais q eh em torno de 2 mil dolares eh pouco
se tu for dinamarques eh uma mixaria
agora se tu for brasileiro eh salario de gente sortuda aqui o salario medio eh 1600 reais em torno de 200 dolares metade da populacao vive com essa quantia 10k eh um sonho pra eles
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Acho que você exagerou um pouco.
Basta ele aportar 130 reais por mês (só 10% do que ganha, nada mais) que em apenas 6000 meses ele alcançará o primeiro milhão. :kgozo
Aliás, pode fazer trade diário e alcançar em metade desse tempo. Meu cursinho ensina tudo por apenas 40 reais por mês. :kjoinha
Cliquei, vou receber no meu e-mail?
 


Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.796
Reações
13.827
Pontos
803
Vocês são ricos, pobres ou do tipo que dá pra viver?

Essa é uma pergunta aberta, as pessoas não vão se expor, mas pelo que eu observei de meus tópicos sociológicos, a maioria aqui possuí como renda familiar mínima 4k (por sinal a renda mínima para ser de classe média) sendo a média dos users entre os 5% e 9% da população, ou seja 3.800 reais a 13 ml reais, oscilando de classe média média ao inicio classe média alta. Rico não deve ter ninguém, rico não vive diretamente do trabalho, a maioria (eu deduzo) trabalha em empregos não manuais e possuí família pequena, recebem um bom salário pela função exercida mas ainda depende desse salário para manutenção do padrão, o que não é o caso do rico.

Para deixar gráfico, a média aqui deve ter um padrão de vida próximo ao desse blogueiro, ou para mais ou para um pouco menos.

 
Ultima Edição:

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Essa é uma pergunta aberta, as pessoas não vão se expor, mas pelo que eu observei de meus tópicos sociológicos, a maioria aqui possuí como renda familiar mínima 4k (por sinal a renda mínima para ser de classe média) sendo a média dos users entre os 5% e 9% da população, ou seja 3.800 reais a 13 ml reais, oscilando de classe média média ao inicio classe média alta. Rico não deve ter ninguém, rico não vive diretamente do trabalho, a maioria (eu deduzo) trabalha em empregos não manuais e possuí família pequena, recebem um bom salário pela função exercida mas ainda depende desse salário para manutenção do padrão, o que não é o caso do rico.

Para deixar gráfico, a média aqui deve ter um padrão de vida próximo ao desse blogueiro, ou para mais ou para um pouco menos.


Mano vc é inocente demais. Nem sacou a piada na pergunta do cara kk
 

Metal_Killer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.585
Reações
14.106
Pontos
1.459
Aqui no RJ onde moro esse salário da pra viver de boas se esse valor for líquido e você viver de maneira controlada. Isso se não tiver filhos pra pagar colégio, etc


Sent from my iPhone using Tapatalk
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.796
Reações
13.827
Pontos
803
Não. Com um salário mínimo você vai passar aperto em qualquer lugar do Brasil. Um aluguel bom é, no mínimo, 800 reais, em qualquer lugar.

Quanto ao custo de vida mais elevado em capitais, isso é verdade apenas quando falamos de aluguel e imóveis. Certas coisas, como por exemplo, mercado, são mais baratas em SP que em minha cidade. O motivo: os fornecedores, óbvio, dão prioridade para vender para mercados de SP.

Vou usar uma da qual conheço a planilha de gastos.
família de 3 vive com 1 SM de 1.100

Essa é a planilha:

24 reais dia de refeição para 3. saí a 4 reais o prato, nível restaurante popular de qualidade, rico em carbo-hidratos. 24x30= 720, feijão e carnes são cozidas na lenha e o gás dura 40 dias

sobram 380 água, internet e luz, eventualmente um ou outro é caloteada para fazer a compra de algo (como o gás ou produto extra por exemplo) se não fica apenas trabalhar para comer.

Quando pagam aluguel é na periferia (algo com 400 reais, não é menos que isso, mas sempre tem um zé que aluga por menos, afinal é a periferia) mas é coisa rara, constroem casa de 40 a 60m2 no quintal dos pais e segue a vida

hospital só o sus, se for doença perigosa a morte é certa, dentista neca e os dentes de pobre caem não tem jeito por melhor que seja a escovação.

lazer, não é zoa, geralmente ir para a igreja, andar na praça de bike, ir em lagoa, tudo que não envolva muito dinheiro. Vida de pobre é sei lá, uma vida como qualquer outra só que com mais diversões fora do capitalismo, os apertos são sempre no sentido de não ter nada da moda como PS5, aí quando saí o 6 lá pela metade do 6 o cara compra o 5 etc não comemora aniversário, dias das mães e nem natal, comemora assim: há tu fez aniversário hoje ? legal, ou da um abraço feliz dias das mães.
 
Ultima Edição:

Alexandre O Pato

Supra-sumo
Mensagens
579
Reações
1.239
Pontos
158
É, mas nem tanto. No mínimo classe média baixa.

herança, meu avô deixou uma casa com terreno grande( vendemos por 700 mil), meu pai aproveitou aquela epoca pré-copa do mundo que tudo tava se valorizando e vendeu.

ai ele comprou essa casa. Hoje eu acho que nossa casa vale uns 400 mil
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.796
Reações
13.827
Pontos
803
É, mas nem tanto. No mínimo classe média baixa.

o que tu considera como pobre Geist ? ter casa própria pode significar muita coisa, como por exemplo que o pai ou avô comprou o terreno lá atrás e tal terreno passou para mão dos filhos, também lote para pobres são em cidades distantes digamos 60km do centro urbano isso gera lotes populares cuja prestação é pagável ou era há 15/20 anos atrás.

Pode não parecer mas o que separa o pobre do morador de rua (aquele que não é doido, apenas ultra pobre) são ter documentos RG etc, lugar de banho e emprego nem que seja descarregar móveis etc com 1 ano no máximo 2 alguém saí da rua e ascende da miséria para a pobreza. Apenas resolvendo esses tramites, por isso a classe D e E são juntas pois uma linha de costura as separam, existe varios níveis de pobres, um grupo em especial se sente classe média, um hora escrevo sobre eles, são os pobres do 2k.

para mais detalhes sobre os legítimos pobres consulte meu tópico

 
Ultima Edição:

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.256
Pontos
1.503
o que tu considera como pobre Geist ?

Quem tem condições de se manter com o essencial e acesso a alguns bens de consumo (celular, móveis, eletrodomésticos).
Se tem imóvel próprio já é classe média baixa, no mínimo. Mesmo que tenha vindo por herança. Essa pessoa ou família deixou de ter gasto com uma das coisas mais onerosas para uma família pobre: o aluguel. Aqui estou me referindo a imóvel regularizado e com valor de mercado.

É possível ser pobre morando em barrado ou casa de alvenaria própria na favela.
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.796
Reações
13.827
Pontos
803
A questão da maioria ou grande parte morar em SP e no RJ, especialmente nas capitais, não reforça a percepção do salário valer menos comparado com uma realidade geral? Porque são locais com um custo de vida bem elevado e o poder de comprar nesses locais com esse valor é bem abaixo de outras cidades, incluindo capitais, brasileiras.

acho que esse é o grande Ás da questão; como vivem os pobre de São Paulo e RJ ? lugares caríssimos ? a resposta que nós chegamos deve ser aquela mesma que chocou o youtuber de um país aí mais pobre que o Brasil... os mais fracos entre o povo vão parar nas ruas ou viram o ultra desalentado (que explicarei mais abaixo) isso é #fato.

O Brasil é o país (segundo ytbers que viajam pelo mundo) com a maior população de rua que eles veem, eu moro aqui e posso garantir que eles estão em todos os lugares inclusive onde os gringos não veem, isso vai se SP, RJ a todas a capitais e cidades maiorzinhas de 300 mil habitantes mas em SP é flagrante, a cada 10 quando muito 15 anos os moradores de rua dobram. A elite confia que eles vão morrer rápido e ninguém vai notar mas isso nem sempre ocorre por isso dobra, e há uma correlação direta entre a extrema pobreza urbana, moradores de rua e o vício em drogas seja no crack ou na cachaça, as drogas funcionam como anestésicos e se retroalimenta, a droga leva para rua mas eu tenho quase certeza que a maioria conhece as drogas depois quando já estão na sarjeta.

Já o ultra desalentado é uma figura comum em favelas e bairros pobres, é o cara que literalmente nunca trabalhou na vida e passa por ela sem muitas perspectiva alguns ficam velhos criam ''famílias'' é sustendo por alguém e se contenta com tão pouco, com quase nada, não tem pretensão nenhuma, se assemelhando aos antigos índios que tinham uma alta taxa de ociosidade, porém nessa caso adaptada para uma ociosidade urbana. É uma figura conhecida como o malandro, o esperto um cara que sabe viver. Lógico o cara foi levado a isso, talvez vendo a vida de quem estava ao redor, cresceu sem nada aí cria-se a lógica: sem nada antes... para que algo, agora a mente humana é poderosa até para manter ciclos negativos, o cara se acostuma com o nada que quando o mostram o pouco ele se choca ou pior rejeita.
 
Ultima Edição:

Alexandre O Pato

Supra-sumo
Mensagens
579
Reações
1.239
Pontos
158
Quem tem condições de se manter com o essencial e acesso a alguns bens de consumo (celular, móveis, eletrodomésticos).
Se tem imóvel próprio já é classe média baixa, no mínimo. Mesmo que tenha vindo por herança. Essa pessoa ou família deixou de ter gasto com uma das coisas mais onerosas para uma família pobre: o aluguel. Aqui estou me referindo a imóvel regularizado e com valor de mercado.

É possível ser pobre morando em barrado ou casa de alvenaria própria na favela.

Aqui tivemos uma queda vertiginosa na renda familiar.

Até 2017, acho que juntando todos aqui em casa, 4 pessoas, ficava em torno de 7k~8k todo mundo

de lá pra cá, sempre tivemos pelo menos um desempregado na CLT. Meu pai virou autônomo, eu sou concursado e minha mãe trabalhar na clt, mas faz bicos nas horas vagas.

Hoje nossa renda deve ta por volta de uns 4,5k com 3 trabalhando.
 

Dinwiddie

Bam-bam-bam
Mensagens
1.480
Reações
6.426
Pontos
353
Pela primeira vez a renda MÉDIA do brasileira é INFERIOR a mil reais.

Reforça o que eu falei acima. Esqueçam, galera. Educação financeira é pra quem ganha bem. Para quem pode se dar ao luxo de guardar dinheiro. Se você ganhar R$ 1.300,00 só com o aluguel já vai mil reais. Uma pessoa dessa vai precisar continuar fazendo dívida pra sobreviver.

"Ain mas poupa 10%" 10% de merreca é merreca. Com esses 300 reais restantes o cara mal sobrevive. "Aiiiin o problema é o quanto gasta e não o quanto ganha". Filhão, você pode ter 0 gastos "inúteis" (termo bem relativo), mas com renda baixa, vai ficar foda. Com 1300 reais morar no quarteirão da cracolândia ou em Heliópolis é caro. Com 0 de renda morar embaixo do Aqueduto da Lapa é caro.

A realidade de um brasileiro médio é ganhar o suficiente pra ter um prato de comida e TENTAR sobreviver ao dia seguinte de uma maneira digna (só se for da parte dele, porque a sociedade brasileira não é nem um pouco honesta)


Venho de família humilde e esses dias fui tocar no assunto educação financeira com meu pai, tentando dar uns toques sobre investimentos e etc e sabe o que ele me respondeu?

- como vou investir se não sobra nem pra pagar as contas?

E essa é a realidade de umas 98% das famílias brasileiras.

E vejo muita gente batendo nessa tecla de que brasileiro não liga pra educação financeira e comparando com a quantidade de investidores dos EUA. Ai eu pergunto: acha que não ligam pq não querem ou pq não podem?
Até pode ter uns aí que gastam em excesso, mas tem muitos que não podem poupar pq simplesmente não sobra nada (ou até falta em alguns casos).
E não dá pra comparar a realidade brasileira com a americana, é tudo completamente diferente.

Muitos aqui estão grandemente desconexos dessa realidade. 10k resolveria a vida de muita família por aí.
Minha tia, por exemplo, passou a ganhar "apenas" 60% dessa renda aí esse ano e mesmo morando numa capital do centro-oeste (cuiabá), pagando todos os custos comuns, já consegue ter uma vida confortável e conseguir até pagar carro popular à vista e financiar apartamento em cidade de praia no nordeste.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Não. Com um salário mínimo você vai passar aperto em qualquer lugar do Brasil. Um aluguel bom é, no mínimo, 800 reais, em qualquer lugar.

Quanto ao custo de vida mais elevado em capitais, isso é verdade apenas quando falamos de aluguel e imóveis. Certas coisas, como por exemplo, mercado, são mais baratas em SP que em minha cidade. O motivo: os fornecedores, óbvio, dão prioridade para vender para mercados de SP.
É tipo um fenômeno semelhante com Nova York, já que lá a alimentação não é tão onerosa, diferente dos imóveis.
Venho de família humilde e esses dias fui tocar no assunto educação financeira com meu pai, tentando dar uns toques sobre investimentos e etc e sabe o que ele me respondeu?

- como vou investir se não sobra nem pra pagar as contas?

E essa é a realidade de umas 98% das famílias brasileiras.

E vejo muita gente batendo nessa tecla de que brasileiro não liga pra educação financeira e comparando com a quantidade de investidores dos EUA. Ai eu pergunto: acha que não ligam pq não querem ou pq não podem?
Até pode ter uns aí que gastam em excesso, mas tem muitos que não podem poupar pq simplesmente não sobra nada (ou até falta em alguns casos).
E não dá pra comparar a realidade brasileira com a americana, é tudo completamente diferente.

Muitos aqui estão grandemente desconexos dessa realidade. 10k resolveria a vida de muita família por aí.
Minha tia, por exemplo, passou a ganhar "apenas" 60% dessa renda aí esse ano e mesmo morando numa capital do centro-oeste (cuiabá), pagando todos os custos comuns, já consegue ter uma vida confortável e conseguir até pagar carro popular à vista e financiar apartamento em cidade de praia no nordeste.
A questão é muito da bolha onde a pessoa está inserida, isso vale para muitas situações. Não sei qual é a capital do nordeste que você mencionou, mas há muitas em que têm prédios custando de um milhão para mais e nem cem metros depois a pessoa encontra um bairro mais popular. O bom do forum e da internet, pelo menos isso, é abrir mais os olhos das pessoas com melhores condições para ver a realidade do país (óbvio se ela tiver disposta para isso, caso que não ocorre na maioria dos casos).
acho que esse é o grande Ás da questão; como vivem os pobre de São Paulo e RJ ? lugares caríssimos ? a resposta que nós chegamos deve ser aquela mesma que chocou o youtuber de um país aí mais pobre que o Brasil... os mais fracos entre o povo vão parar nas ruas ou viram o ultra desalentado (que explicarei mais abaixo) isso é #fato.

O Brasil é o país (segundo ytbers que viajam pelo mundo) com a maior população de rua que eles veem, eu moro aqui e posso garantir que eles estão em todos os lugares inclusive onde os gringos não veem, isso vai se SP, RJ a todas a capitais e cidades maiorzinhas de 300 mil habitantes mas em SP é flagrante, a cada 10 quando muito 15 anos os moradores de rua dobram. A elite confia que eles vão morrer rápido e ninguém vai notar mas isso nem sempre ocorre por isso dobra, e há uma correlação direta entre a extrema pobreza urbana, moradores de rua e o vício em drogas seja no crack ou na cachaça, as drogas funcionam como anestésicos e se retroalimenta, a droga leva para rua mas eu tenho quase certeza que a maioria conhece as drogas depois quando já estão na sarjeta.

Já o ultra desalentado é uma figura comum em favelas e bairros pobres, é o cara que literalmente nunca trabalhou na vida e passa por ela sem muitas perspectiva alguns ficam velhos criam ''famílias'' é sustendo por alguém e se contenta com tão pouco, com quase nada, não tem pretensão nenhuma, se assemelhando aos antigos índios que tinham uma alta taxa de ociosidade, porém nessa caso adaptada para uma ociosidade urbana. É uma figura conhecida como o malandro, o esperto um cara que sabe viver. Lógico o cara foi levado a isso, talvez vendo a vida de quem estava ao redor, cresceu sem nada aí cria-se a lógica: sem nada antes... para que algo, agora a mente humana é poderosa até para manter ciclos negativos, o cara se acostuma com o nada que quando o mostram o pouco ele se choca ou pior rejeita.
São Paulo é um local com 12 milhões da habitantes, isso sem contar as cidades vizinhas. Só ela tem uma população maior que países como: a Bélgica, a Suécia e Portugal. Além de como é dividida a cidade e por atrair muitas pessoas tentando crescer na vida, aí criam locais mais humildes.
 

Dinwiddie

Bam-bam-bam
Mensagens
1.480
Reações
6.426
Pontos
353
É tipo um fenômeno semelhante com Nova York, já que lá a alimentação não é tão onerosa, diferente dos imóveis.

A questão é muito da bolha onde a pessoa está inserida, isso vale para muitas situações. Não sei qual é a capital do nordeste que você mencionou, mas há muitas em que têm prédios custando de um milhão para mais e nem cem metros depois a pessoa encontra um bairro mais popular. O bom do forum e da internet, pelo menos isso, é abrir mais os olhos das pessoas com melhores condições para ver a realidade do país (óbvio se ela tiver disposta para isso, caso que não ocorre na maioria dos casos).

São Paulo é um local com 12 milhões da habitantes, isso sem contar as cidades vizinhas. Só ela tem uma população maior que países como: a Bélgica, a Suécia e Portugal. Além de como é dividida a cidade e por atrair muitas pessoas tentando crescer na vida, aí criam locais mais humildes.
É exatamente como vc falou. A capital é Natal, porém o prédio fica em Parnamirim, município da região metropolitana, contudo, a localização é excelente, por estar próxima a base aérea e a poucos kilômetros da praia de Ponta Negra. Ao meu ver foi uma excelente oportunidade, embora ela vai ficar pagando até 2050.. kkk
Porém, atualmente já está alugado e se pagando o valor da parcela mensal.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.796
Reações
13.827
Pontos
803
São Paulo é um local com 12 milhões da habitantes, isso sem contar as cidades vizinhas. Só ela tem uma população maior que países como: a Bélgica, a Suécia e Portugal. Além de como é dividida a cidade e por atrair muitas pessoas tentando crescer na vida, aí criam locais mais humildes.

tua resposta fugiu a analise que eu fiz a partir do teu post anterior, basicamente teu post anterior indagava o porque de cidades como são paulo e rio serem tão cara criando percepção de que um ganho x não é nada lá em comparação a outro lugar mais simples, tipo 5 mil reais em SP e 5 mil reais em florestópolis PR né do custo de vida

Então eu disse que esse é o X da questão. Só podemos entender o impacto dessas cidades caras na realidade dos pobre se constatarmos como eles (sobre) vivem. Se SP tudo é caro, aluguel é caro, quase o preço do SM que quase ninguém recebe, a chance de despejo é maior, isso explica o surgimento em são paulo uma nova favela a cada ano, isso explica a questão imobiliária na equação de como pobre vive... pobre não paga moradia e isso ajuda explicar os zilhões de moradores de rua, o porque dos apê terem diminuído. Ta tudo interligado

estamos falando de renda. São paulo e RJ definitivamente é muito caro, caro para pobres (cara até para parte da classe média) no entanto é onde estão a maioria dos pobres urbanos, a equação se mantém materializando a desigualdade que se mostra em coisas negativa como a prostituição, no crime, nos trabalhos precários de doméstica, nos moleques vendendo balas no farol , não estou atacando a cidade, morador de rua tem em qualquer cidade acima de 30k habitantes, estou dizendo que viver em são paulo com 3k pode ser difícil segundo a matemática postada pelo outro user mas no entanto pessoas vivem lá, milhões delas sem renda nenhuma....sem nem mesmo 1k, olhando a olhos vemos casas uma boas outras ruins, seja nas favelas seja nos bairros a nível prático há um teto mas quem vive ali dentro está vivendo bem mal , de acordo com minha matemática para sobrevivência cada pessoa gasta cerca de 170 reais para se manter vivo e limpo, da para sobreviver com menos mas fica ainda mais precário.

Esse preço elevado é até uma forma de desanimar as pessoas a irem para SP ou fazer algumas que estão saírem, porém ao meu ver falhou, ninguém quer voltar, é uma situação complexa de resolver infelizmente. São paulo é o melhor estado apesar de tudo e o Rio é lindo apesar de ter mais desempregados e ultra desalentados, assim ninguém arreda o pé, nem pobres nem a classe média.
 
Ultima Edição:

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.713
Reações
34.887
Pontos
903
Pela primeira vez a renda MÉDIA do brasileira é INFERIOR a mil reais.

Reforça o que eu falei acima. Esqueçam, galera. Educação financeira é pra quem ganha bem. Para quem pode se dar ao luxo de guardar dinheiro. Se você ganhar R$ 1.300,00 só com o aluguel já vai mil reais. Uma pessoa dessa vai precisar continuar fazendo dívida pra sobreviver.

"Ain mas poupa 10%" 10% de merreca é merreca. Com esses 300 reais restantes o cara mal sobrevive. "Aiiiin o problema é o quanto gasta e não o quanto ganha". Filhão, você pode ter 0 gastos "inúteis" (termo bem relativo), mas com renda baixa, vai ficar foda. Com 1300 reais morar no quarteirão da cracolândia ou em Heliópolis é caro. Com 0 de renda morar embaixo do Aqueduto da Lapa é caro.

A realidade de um brasileiro médio é ganhar o suficiente pra ter um prato de comida e TENTAR sobreviver ao dia seguinte de uma maneira digna (só se for da parte dele, porque a sociedade brasileira não é nem um pouco honesta)
Entendo e concordo que o brasileiro trabalha pra sobreviver mas vale ressaltar que muitos se acomodam nisso e não mexem um palito pra mudar. Torram o FGTS, bônus e décimo terceiro, não procuram fazer uma renda extra e no tempo livre não procuram estudar. A vida é corrida, mas não ter uma horinha livre no dia nem pra estudar já não é vida, é inferno. Você pode ficar gritando a plenos pulmões de como você é injustiçado e sofrido, mas tem muita gente que veio até de situações piores que o brasileiro padrão e mesmo assim cresceram na vida
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Pro padrão OS: Família miserável, digna de esmolas
Na vida real: padrão de vida confortável, e eu falei confortável, não vida de ostentação.
Eu evito discutir essas coisas na OS porque eu me sinto numa realidade paralela, parece que tem nego aqui que nunca carregou um tijolo e que despreza uma quantia dessas, ou eu sou muito pobre ou todo mundo aqui é rico, engenheiro e com 40cm de pau.

Aqui todo mundo é rico. #sqn
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
Não. Com um salário mínimo você vai passar aperto em qualquer lugar do Brasil. Um aluguel bom é, no mínimo, 800 reais, em qualquer lugar.

Quanto ao custo de vida mais elevado em capitais, isso é verdade apenas quando falamos de aluguel e imóveis. Certas coisas, como por exemplo, mercado, são mais baratas em SP que em minha cidade. O motivo: os fornecedores, óbvio, dão prioridade para vender para mercados de SP.

Que isso haha
"Em qualquer lugar do Brasil" nada. Morei em cidade pagando 350 reais de aluguel numa casa de dois quartos. Isso eu ganhando 6k

O seu segundo parágrafo é perfeito, though. Ao mesmo tempo que pagava isso de aluguel, notava que mercado era mais caro que na capital.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.796
Reações
13.827
Pontos
803
Entendo e concordo que o brasileiro trabalha pra sobreviver mas vale ressaltar que muitos se acomodam nisso e não mexem um palito pra mudar. Torram o FGTS, bônus e décimo terceiro, não procuram fazer uma renda extra e no tempo livre não procuram estudar. A vida é corrida, mas não ter uma horinha livre no dia nem pra estudar já não é vida, é inferno. Você pode ficar gritando a plenos pulmões de como você é injustiçado e sofrido, mas tem muita gente que veio até de situações piores que o brasileiro padrão e mesmo assim cresceram na vida

se trabalha para sobreviver logo não da para fazer mais do que isso ué ( não consegue entender isso ?) . A ilusão de melhorar existe, a pessoa não perceber, mas nunca melhora.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Fiz uma simulação desse salário na calculadora do nexo, apesar que lá está em valores brutos, aí usei uma outra calculadora e usei R$ 13.500,00 como base (há outras variáveis, mas coloquei de maneira genéria). Peguei três estados diferentes de custo: SP, GO e MA.

https://www.socontabilidade.com.br/conteudo/calculos_salario_liquido.php

SP: https://www.nexojornal.com.br/interativo/2016/01/11/O-seu-salário-diante-da-realidade-brasileira

MA: https://www.nexojornal.com.br/interativo/2016/01/11/O-seu-salário-diante-da-realidade-brasileira

GO: https://www.nexojornal.com.br/interativo/2016/01/11/O-seu-salário-diante-da-realidade-brasileira

No Brasil, ela ganha mais do que 99% da população. Só em SP ela ganha mais do que 98% e não de 99% como nas outras duas.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.796
Reações
13.827
Pontos
803
isso mostra que até para são paulo 13k é uma grana elevada e de difícil conseguir

na boa, a diferença é brutal 13k é igual a um ano de salário de um trabalhador, consegue ter tudo numa velocidade 13x mais rápida ou seja para o cara do 1k ter em bens o que os do 13k tem, ele deveria ter 13 vidas lol
 
Ultima Edição:

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
isso mostra que até para são paulo 13k é uma grana elevada e de difícil conseguir

na boa, a diferença é brutal 13k é igual a um ano de salário de um trabalhador, consegue ter tudo numa velocidade 13x mais rápida ou seja para o cara do 1k chegar lá deveria ter 13 vidas lol
A maneira mais fácil seria por concurso, mas não são tantas pessoas dispostas a focar 100% ou com condições de manter um estudos desses visando algum cargo com esse salário, até mesmo porque os concursos de SP nem são os com melhores em termos de custo benefício.

Sempre bom lembrar que estudos, independente da área e da universidade (seja numa uniesquina ou numa USP), não são sinônimos de riqueza.
 

ShadowLord

Bam-bam-bam
Mensagens
1.867
Reações
3.187
Pontos
353
Galera falando muito, mas não notaram que os 10k em questão são líquidos! Imaginem um trabalhador que se mata de trabalhar por 2 salários mínimos CLT e ainda tem que pagar 7,5% de IR.

Não é preciso fazer grandes cálculos para ver que 10k nesse país é muito.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.796
Reações
13.827
Pontos
803
Galera falando muito, mas não notaram que os 10k em questão são líquidos! Imaginem um trabalhador que se mata de trabalhar por 2 salários mínimos CLT e ainda tem que pagar 7,5% de IR.

Não é preciso fazer grandes cálculos para ver que 10k nesse país é muito.

o outro user usou um site de filtro de renda, onde deu que em são paulo estado 13k brutos para gerar uns 10 líquidos, só é recebido por 980 mil de 45 milhões de pessoa. 980 mil é pouca gente, pouquíssima até.
 

praguento

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.254
Reações
1.912
Pontos
864
Esse tópico me lembrou o livro do Pai Rico, Pai Pobre.

Sou da teoria que não importa o quanto você ganha e sim o quanto você gasta.

Já trabalhei por meio salário mínimo e já tive salário de 16k líquidos e isso não mudou nada em minha vida. (Mesmo padrão, mesmas roupas etc).

Estou fora da corrida dos ratos, a vida de ostentação tem um preço alto demais e não faz meu estilo.( Acho brega... celular da moda, troca anual de carro zero, cachorro pedigree). Os tipos que mais vejo caindo nessa cilada são as pessoas de nível cultural baixo. Incluindo gente nascida em berço de ouro.

Sobre o tema do tópico, eu diria que viveria bem sim em qualquer lugar do Brasil com 10k.
Lógico, inteligência financeira é algo essencial pra que isso aconteça. (Família com filhos, não sei! Mas, uma mulher e um Gato persa ou vira-lata sim rsrsrs).

Afinal, o dinheiro de papel sempre irá derreter em sua mão.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo