O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Como vocês conservam as suas HQ's

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Reações
11.741
Pontos
1.439
Pessoal, como vocês guardam e conservam as suas HQ's?

Eu estou com esse desafio para criar uma melhor forma de armazenamento e conservação das minhas revistas, muitas delas com mais de 30 anos. Na verdade, a maioria.
Eu parei de colecionar quando a Abril parou de publicar os formatinhos. Esporadicamente compro alguma coisa, geralmente, coisas antigas para a minha coleção.

Recentemente eu mudei, e pensei muito em me desfazer da minha coleção, ou arrumar um jeito de melhor conservar esse "monte de papel". Tenho um pouco mais de 1700 revistas, que estão organizadas em um armário pequeno. Porem sem proteção nenhuma. É papel roçando em papel e empenando capas, gerando capas lombadas.

Estou com um projeto na nova casa de fazer uma estante embutida em um cômodo, que fica fechada. mesmo assim, pensei em "ensacar" todas as revistas, colocando por exemplo, 5 exemplares por plástico. Mas ainda não sei se devo fazer.
Hoje elas estão assim:

IMG_20241118_220901.jpg

OBS: Voltei 5 anos na pasta aqui, procurando algum tópico sobre esse assunto e vi só um, em 2022, que só tinha o OP.

Leandro2112

Bam-bam-bam
Reações
3.617
Pontos
453
Eu não tenho muita mensal ou coisa antiga. A grande maioria são encadernados, então eu acabo deixando na estante mesmo, tirando a poeira de vez em quando, mas nada assim tão neurótico.

P.S.: Excelente coleção.

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Reações
6.545
Pontos
1.164
Não sei com qual frequência vc pega essas revistas para ler, mas se for pouco doa coloca em saquinhos pra não correr o risco de uma traça qualquer fazer um furo nelas.

Tosetto Falls

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
1.212
Pontos
874
Minhas HQs desde que comecei a comprar, tento abrir a embalagem com cuidado para reaproveitar. É meio chato embalar de novo, tanto que às vezes rasga, então comprei um pacote de embalagens na shopee, lembro que não foi caro e é bem mais fácil guardar.

Hoje em dia só leio no tablet, mas o que eu tenho até então, fica embalado nos saquinhos mesmo, espero que não amarele ou estrague com o passar dos anos.

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Reações
11.741
Pontos
1.439
Bacana, pessoal.

Eu pego pouco para ler, tem alguns encadernados na estante também.

Esses eu faço como o @Leandro2112 , retiro da estante para limpar com maior frequência.
Já a coleção antiga, fica no armário que eu comprei justamente para armazena-las. Eu coloco sempre remédio para pragas, mas mesmo ao manuseá-las elas acabam estragando. Por isso estava pensando em ensacar.

Eu tenho revistas de diversos tamanhos, de formatinhos a brochuras grandes, e eu já vi algumas coleções ensacadas, com os plásticos sobrando, parece que ocupa ainda mais lugar. Eu estou pensando em comprar uma seladora, pois eu corto o plástico do tamanho da capa.

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Reações
6.545
Pontos
1.164
Tenta ver aqueles saquinhos a vácuo, comprei alguns com a máquina q faz o vácuo para os filamentos de impressora 3D e é barato, acho que assim talvez conserve mais, reduz a umidade.

geist

Lenda da internet
Reações
101.933
Pontos
1.753
O maior inimigo de papel (e de quase qualquer coisa dentro de casa) é a umidade.
Depois vem as traças e, finalmente, a luz solar direta.

O que sugiro fazer é providenciar uma estante de madeira de cedro.
Móvel de madeira é melhor se comparado a vidro ou metal. Os últimos tendem a "suar", passando mais umidade aos papéis.

Ensacar é uma boa para preservar as hqs, mas tem que estar livre de umidade e jamais colar com fita diretamente (mesmo em capas plastificadas). Outra coisa: Se ensacar não guarde mais assim, empilhadas, mas em pé, lado a lado. Se empilhar, com o tempo a tinta das capas vai ficar no plástico.

Livro não se ensaca. Vai estragar tudo.

Estou ensaiando de comprar um móvel assim faz tempo. Tenho mais de 400 livros e uns 200 mangás e quadrinhos em estantes de metal. Aí fico gastando todo mês com aquele Secar, para tirar a umidade dos armários.

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Reações
11.741
Pontos
1.439
O maior inimigo de papel (e de quase qualquer coisa dentro de casa) é a umidade.
Depois vem as traças e, finalmente, a luz solar direta.

O que sugiro fazer é providenciar uma estante de madeira de cedro.
Móvel de madeira é melhor se comparado a vidro ou metal. Os últimos tendem a "suar", passando mais umidade aos papéis.

Ensacar é uma boa para preservar as hqs, mas tem que estar livre de umidade e jamais colar com fita diretamente (mesmo em capas plastificadas). Outra coisa: Se ensacar não guarde mais assim, empilhadas, mas em pé, lado a lado. Se empilhar, com o tempo a tinta das capas vai ficar no plástico.

Livro não se ensaca. Vai estragar tudo.

Estou ensaiando de comprar um móvel assim faz tempo. Tenho mais de 400 livros e uns 200 mangás e quadrinhos em estantes de metal. Aí fico gastando todo mês com aquele Secar, para tirar a umidade dos armários.

A minha estante é de madeira, mas é daqueles compensados simples. Aqui em casa, não tem unidade, então é tranquilo quanto a isso.

Eu estou quase decidido a ensacar, mas não sei se uso uma seladora a vácuo ou uma normal para o plástico. A vácuo é bem mais cara.

Boa dica essa de armazenar as HQs em pé. Só que aí eu vou ter outro problema, elas em pé não vão caber todas no armário.
Estou planejando uma estante aqui no quarto para guardar essas HQs, mas é algo ainda para um futuro remoto.

Slap Shot

Bam-bam-bam
Reações
4.210
Pontos
453
saquinhos.
traças detonaram algumas antes de eu me tocar do óbvio, saquinhos.
é chato ter que ficar abrindo aba adesiva de saco, sem falar que alguns podem até perder a cola e ter que ser trocado depois disso, mas...

os teus não foram atacados por traças, não?

uma curiosidade, por 30 anos não precisei colocar os gibis em saquinhos.
depois que me casei, a casa para onde me mudei, por alguma razão, tem traça pra c***lh0.
aí tive que começar a usar saco.

só que, além de proteger de traça, os sacos evitam oxidação, evitam que o papel "grude", algo que é comum, afinal, aquilo é tinta e com o tempo a tinta se deteriora e pode grudar na revista de cima e de baixo.

eu tenho alguns poucos sacos com ziplock, vou tentar comprar mais, apesar de mais caros.
inclusive alguns deles são, na verdade, de cozinha e é tosco porque tem umas inscrições no plástico.
mas fazer o quê, é o que tem.

para além disso, eu retiro os grampos das mais "queridas" ou das mais antigas.
tem gente que retira o grampo e amarra uma linha no lugar, mas nunca tive paciência de fazer isso.

geist

Lenda da internet
Reações
101.933
Pontos
1.753
A minha estante é de madeira, mas é daqueles compensados simples. Aqui em casa, não tem unidade, então é tranquilo quanto a isso.

Eu estou quase decidido a ensacar, mas não sei se uso uma seladora a vácuo ou uma normal para o plástico. A vácuo é bem mais cara.

Boa dica essa de armazenar as HQs em pé. Só que aí eu vou ter outro problema, elas em pé não vão caber todas no armário.
Estou planejando uma estante aqui no quarto para guardar essas HQs, mas é algo ainda para um futuro remoto.

É muito peso em cima, a tinta pode ficar no plástico quando for tirar.
O que o colega falou sobre os grampos procede também, mas haja paciência.

Slap Shot

Bam-bam-bam
Reações
4.210
Pontos
453
É muito peso em cima, a tinta pode ficar no plástico quando for tirar.
bem lembrado.
se for de gibi fininho tipo formatinho, formato americano convencional, revista... evite fazer pilhas grandes.
e volumes encadernados, grossões, não faça pilha. guarde em pé.

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Reações
11.741
Pontos
1.439
saquinhos.
traças detonaram algumas antes de eu me tocar do óbvio, saquinhos.
é chato ter que ficar abrindo aba adesiva de saco, sem falar que alguns podem até perder a cola e ter que ser trocado depois disso, mas...

os teus não foram atacados por traças, não?

uma curiosidade, por 30 anos não precisei colocar os gibis em saquinhos.
depois que me casei, a casa para onde me mudei, por alguma razão, tem traça pra c***lh0.
aí tive que começar a usar saco.

só que, além de proteger de traça, os sacos evitam oxidação, evitam que o papel "grude", algo que é comum, afinal, aquilo é tinta e com o tempo a tinta se deteriora e pode grudar na revista de cima e de baixo.

eu tenho alguns poucos sacos com ziplock, vou tentar comprar mais, apesar de mais caros.
inclusive alguns deles são, na verdade, de cozinha e é tosco porque tem umas inscrições no plástico.
mas fazer o quê, é o que tem.

para além disso, eu retiro os grampos das mais "queridas" ou das mais antigas.
tem gente que retira o grampo e amarra uma linha no lugar, mas nunca tive paciência de fazer isso.
Os meus Quadrinhos tem mais de 30 anos também. Comecei a colecionar em 1991, e claro comprava revistas antigas, década de 80 e até 70.
Logo, tenho HQs aqui com mais de 50 anos, como algumas edições da Ebal.

Tive muita sorte com a praga das traças, eu sempre condicionei as minhas HQ's em armário, e elas empilhadas. Sempre usei sílica e remédio contra pragas.
Com essa nova mudança que eu retirei as revistas e encaixotei percebi que preciso investir em uma melhor condição de armazenamento. Já que depois de pensar muito decidir ficar com elas por mais um tempo.

A grande maioria das minhas revistas são formatinhos, mas tenho muitas brochuras também. Tenho tudo do Conan lançado pela Abril, e a grande maioria era tamanho grande. Tenho todas as Aventuras&Ficção também, na verdade, falta umas duas ou 3 edições. Além de muito formato Americano.

Na Comics Shop que eu frequento a galera aqui armazena tudo em plástico. Eu vou acabar fazendo isso também, e comprar uma seladora para deixar o tamanho da embalagem próximo da capa. Eu não tinha me atentado para a orientação do armazenamento. Se eu for colocar as revistas em pé, acho que não vão caber no meu armário.

Quanto aos grampos, eu também não tenho coragem de tirar e danificar o material

Slap Shot

Bam-bam-bam
Reações
4.210
Pontos
453
Os meus Quadrinhos tem mais de 30 anos também. Comecei a colecionar em 1991, e claro comprava revistas antigas, década de 80 e até 70.
Logo, tenho HQs aqui com mais de 50 anos, como algumas edições da Ebal.

Tive muita sorte com a praga das traças, eu sempre condicionei as minhas HQ's em armário, e elas empilhadas. Sempre usei sílica e remédio contra pragas.
Com essa nova mudança que eu retirei as revistas e encaixotei percebi que preciso investir em uma melhor condição de armazenamento. Já que depois de pensar muito decidir ficar com elas por mais um tempo.

A grande maioria das minhas revistas são formatinhos, mas tenho muitas brochuras também. Tenho tudo do Conan lançado pela Abril, e a grande maioria era tamanho grande. Tenho todas as Aventuras&Ficção também, na verdade, falta umas duas ou 3 edições. Além de muito formato Americano.

Na Comics Shop que eu frequento a galera aqui armazena tudo em plástico. Eu vou acabar fazendo isso também, e comprar uma seladora para deixar o tamanho da embalagem próximo da capa. Eu não tinha me atentado para a orientação do armazenamento. Se eu for colocar as revistas em pé, acho que não vão caber no meu armário.

Quanto aos grampos, eu também não tenho coragem de tirar e danificar o material
e se você puder comprar saquinho com ziplock, pelo menos para as mais frequentes, eu aconselho.
ontem mesmo precisei pegar uma pra reler um negócio. é chato colocar o gibi em um saco que já foi utilizado porque a aba colante já tá frouxa. então as vezes ela fica grudando na capa até vc conseguir colocar de volta.

sobre tirar os grampos, no mínimo olhe se estão enferrujados.
depois posto uma foto explicando por quê.

Edit: claro, nunca pensei em soluções boas como sílica e naftalina, mas de qualquer forma hoje eu não poderia porque minha mulher reclama do cheiro.
outro dia comprei um gibi no mercado e ele chegou cheirando a naftalina. ela sentiu da cozinha e entrou no quarto reclamando :klolwtf

Topo Fundo