O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como vocês dividem o orçamento com as esposas/companheiras?

Vade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
980
Reações
2.482
Pontos
683
Caros,

Nunca vivenciei um relacionamento em sistema de coabitação. Agora, a questão é iminente e receio a abordagem do assunto num momento em que se pressupõe que a relação vai se fortalecer.

Sem delongas, como fazem com o orçamento caseiro?

-Dividem as despesas proporcionalmente ao ganho (quem ganha mais, paga mais);

- Somam os salários e consideram o orçamento "global". Ou seja, a renda familiar supre as despesas e o que sobra é dividido por 2?

- O macho provedor arca com as despesas e a mulher não contribui? Célebre acordo, o seu é nosso e o meu é meu?

- Não há regra pré estabelecida, baseando-se no bom senso?

- Outras modalidades?

Por fim, como convencionaram isso ? Antes do casamento ou durante?

A depender, faço uma enquete
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
Eu moro com a minha namorada há 2 anos, quase.
Nunca conversamos sobre qual seria o método. Simplesmente os dois entenderam que seria meio a meio e assim foi, pelo menos pra aluguel, luz, internet etc.
Mercado e saídas e coisas assim a gente vai no mais ou menos, tipo um paga uma vez, outro paga outra e assim vai. Ja era desse jeito antes de a gente morar junto então só continuou.
Coisas que decidimos comprar pra casa não tem regra. As vezes eu compro, as vezes ela, as vezes dividimos. Tipo, quando mudamos eu quis comprar uma TV nova. Comprei e paguei sozinho. Ela até se ofereceu pra ajudar mas eu neguei pq sabia que ia usar bem mais que ela. Do outro lado ela compra um monte de outras bugigangas tipo cortina, tapete, roupa de cama etc. E recentemente falei q tava afim de comprar uma cafeteira e ela disse que pagava metade pq gostou da ideia.
Então a regra é: não há regras. Vai no bom senso. Se eu sei que recentemente ela gastou além do usual pra casa, tipo sei la, comprou uma mesa, quando surge uma outra despesa eu me proponho a pagar, e assim vai indo.

Somar o salário acho meio zoado, mesmo pra quem é casado.
 
Ultima Edição:

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.023
Reações
6.890
Pontos
704
Aqui é o Aluguel e mercado por mim, e o resto por ela. O que nos sobra, cada um guarda contigo, mas quando um precisa, pega do outro. Quando quis trocar de PC, por exemplo, não tinha um puto, e ela me deu a grana.
Não tem lá muita regra. Essa divisão só existe pq é mais prático pra gente, mas quando mudar alguma coisa no nosso workflow do dia a dia, mudamos tb.
 

BESS4

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.690
Reações
76.368
Pontos
1.319
Bom senso mútuo.

Felicidades ao casal! :kjoinha
 


Aloeh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.511
Reações
6.668
Pontos
799
Aqui é 50/50, o que sobra do salário depois disso não é da conta de ninguém.
 

burn1004

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.232
Reações
916
Pontos
599
Aqui antes era proporcional, mas há uns 6 meses eu consegui outro emprego e agora estou ganhando a mesma coisa que ela, então dividimos meio a meio

Ah, e o que sobra do salário depois da divisão das contas, cada um faz o que quiser
 

ayato_rahxephon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.925
Reações
1.403
Pontos
1.139
Como ganho mais que a minha esposa eu pago as contas (água, luz, internet, gás, mercado) e as saídas (jantar fora, lanches, pizza, etc) cada um paga o seu.

O que "sobra" cada um guarda/gasta o seu
 

Marcelodoom

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.079
Reações
7.239
Pontos
1.034
Aqui na minha casa, desde sempre é: grana toda com a mulher....ela que administra.
Vão pensar: "porra, mas que zé ruela".....mas eu explico.
Nós somos casados a mais de 12 anos e temos um filho. Desde que conheço ela, ela sempre foi uma pessoa muito centrada, determinada e um exemplo em administrar a sua própria vida. Sempre teve uma vida humilde semelhante a minha e trabalhadeira pra caramba.
Aí quando eramos noivos, cada um pagava uma parte das coisas para o casório. Ela e eu temos formação superior....mas ela trabalhou muitos anos sendo encarregada financeira de empresas......tem intimidade com bancos, empréstimos, serviços etc......
Sempre ganhei mais que ela e sempre deixei o ordenado inteiro com ela, pois ela nunca perde um prazo, regula os gastos e faz os devidos apertos quando necessário. temos cartões de credito individual mas tudo que gastamos, é pago com o dinheiro mutuo dos dois. Eu nunca gasto alem da conta e ela idem. Sempre discutimos quando algum quer alguma coisa nova, como uma TV, console novo, carro novo, etc. Ela gasta mais em Tupperware e coisas para o nosso filho do que para si.
Hoje, ela tem um restaurante (é empresária) e administra nossas contas e da empresa dela (eu ajudo na hora do almoço) e vamos vivendo assim. Eu nunca ando com dinheiro, só cartão de debito e quando preciso de dinheiro em espécie rapido, pego dela. Como sou representante de vendas de uma empresa da área de confecção, meu fechamento no final do mês, é ela quem faz...ela é minha financeira.
Então, eu nunca me preocupo com nada relativo a dinheiro, investimento, etc.....ela faz tudo...
Se eu me separar dela......to ralado....kkkkkkkk..........
 

Gulf

F1 King
Mensagens
16.282
Reações
15.512
Pontos
1.439
Aqui é soma tudo e o dinheiro é de ambos.
Início do relacionamento tentamos fazer proporcional, não deu certo.
Na sequência tentamos dividir, também não deu certo.
Agora vimos que estamos no barco juntos e ambos precisam ter bom senso nos gastos e decidir as prioridades juntos e acabamos por juntar os salários.
Indo para 12 anos juntos sem birras financeiras.
Faz pouco tempo inclusive que o pai dela vendeu uma terra e dividiu entre os filhos, ela nem cogitou em ficar o dinheiro pra si, depositou em nossa conta.
 

Marcy

Veterano
Mensagens
857
Reações
938
Pontos
143
Eu e meu marido temos o salário parecido. Dividimos as contas da moradia (condomínio e financiamento do ap), e eu pago a luz e ele a internet.

Compras de valor alto para casa como uma geladeira ou um móvel e a manutenção do carro, dividimos tbm.

Mercado vamos toda semana, e é sempre uma semana eu pago e outra ele. Saídas e passeios é assim tbm.

Compras de uso pessoal (roupa, calçado, celular, computador...) cada um paga o seu. Mas sempre conversamos antes de gastar com algo pessoal de alto valor.

Graças a Deus nunca brigamos por dinheiro. Espero continuar assim! :)
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.609
Reações
33.055
Pontos
1.048
Aqui em casa eu pago a maioria das coisas, pelo simples motivo que eu sempre ganhei BEM mais que minha esposa. Atualmente estou desempregado, vivo de bicos em geral (Uber, consultorias, vendas na internet, venda de veículos e o que mais você imaginar) e mesmo assim ainda continuo ganhando mais que a minha esposa, que é professora e tem um emprego formal com carteira. Ela usa o salário dela basicamente pra cuidar das coisas delas, ela paga o próprio plano de saúde e as vezes dá uma fortalecida aqui. Mas de praxe eu que toco o barco.
 

lucifeh

Veterano
Mensagens
424
Reações
1.246
Pontos
143
Eu moro com a minha namorada há 2 anos, quase.
Nunca conversamos sobre qual seria o método. Simplesmente os dois entenderam que seria meio a meio e assim foi, pelo menos pra aluguel, luz, internet etc.
Mercado e saídas e coisas assim a gente vai no mais ou menos, tipo um paga uma vez, outro paga outra e assim vai. Ja era desse jeito antes de a gente morar junto então só continuou.
Coisas que decidimos comprar pra casa não tem regra. As vezes eu compro, as vezes ela, as vezes dividimos. Tipo, quando mudamos eu quis comprar uma TV nova. Comprei e paguei sozinho. Ela até se ofereceu pra ajudar mas eu neguei pq sabia que ia usar bem mais que ela. Do outro lado ela compra um monte de outras bugigangas tipo cortina, tapete, roupa de cama etc. E recentemente falei q tava afim de comprar uma cafeteira e ela disse que pagava metade pq gostou da ideia.
Então a regra é: não há regras. Vai no bom senso. Se eu sei que recentemente ela gastou além do usual pra casa, tipo sei la, comprou uma mesa, quando surge uma outra despesa eu me proponho a pagar, e assim vai indo.

Somar o salário acho meio zoado, mesmo pra quem é casado.
No começo era assim comigo também, hoje em dia, como ela trabalha para mim, eu não pago o salário dela e pago tudo.
 

Agito

Bam-bam-bam
Mensagens
6.943
Reações
26.061
Pontos
353
Aqui a gente junta os dois pagamentos e acerta todas as contas, tira um "pró labore" que seria um dinheiro que cada um recebe e gasta como bem entender (no caso é R$200,00) e o que sobra é guardado. Como os dois usam o mesmo cartão, as despesas pessoais são descontadas do pró labore.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.481
Reações
91.188
Pontos
1.503
Aqui a gente junta os dois pagamentos e acerta todas as contas, tira um "pró labore" que seria um dinheiro que cada um recebe e gasta como bem entender (no caso é R$200,00) e o que sobra é guardado. Como os dois usam o mesmo cartão, as despesas pessoais são descontadas do pró labore.

Melhor esquema na minha opinião. Eu também fazia assim e nunca tive problema financeiro por descontrole e inadimplência.

Na minha concepção o casamento é uma união. Por isso provavelmente não me casarei mais, pois para essa união dar certo tem que haver comprometimento TOTAL das duas partes.
 

mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.063
Reações
11.548
Pontos
1.024
Minha namorada fica bem chateada quando digo que não quero casar/juntar.

Vontade de morar sozinho eu até tenho, mas me recuso a viver de aluguel, portanto eu só casaria se tivesse uma estrutura boa suficiente pra seguir pagando em algo que um dia possa ser meu. Minha parte eu venho tentando fazer, que é juntar dinheiro...mas é bem difícil. Meu plano é conseguir dar entrada em algo daqui pros meus 40 (faço 30 esse ano). Só aí eu posso começar a pensar em morar com alguém.

Além disso, ela é muito nova e não consegue emprego nem que a porra.
 

Gulf

F1 King
Mensagens
16.282
Reações
15.512
Pontos
1.439
Geralmente é o que fazemos também. O salário dos dois é um só e fazemos o que podemos.
Sabe, acho muito estranho os que mantém cada um seu salário..
Quanto é parecido, ok. Problema quando há uma diferença grande, é tempo pra dar m****.
Tipo, casal sai em um bar por exemplo. A pessoa que tem o salário mais gordo fica tranquilo em gastar mais sem se preocupar tanto enquanto a outra parte vai ter que se segurar pois sabe que tem o orçamento reduzido. Aí pode nascer um pequeno 'mas' que no futuro pode se tornar um problemão.
Tenho casais de amigos assim. Torço para estar errado.
 

Skull Kid

Bam-bam-bam
Mensagens
961
Reações
2.528
Pontos
248
Sabe, acho muito estranho os que mantém cada um seu salário..
Quanto é parecido, ok. Problema quando há uma diferença grande, é tempo pra dar m****.
Tipo, casal sai em um bar por exemplo. A pessoa que tem o salário mais gordo fica tranquilo em gastar mais sem se preocupar tanto enquanto a outra parte vai ter que se segurar pois sabe que tem o orçamento reduzido. Aí pode nascer um pequeno 'mas' que no futuro pode se tornar um problemão.
Tenho casais de amigos assim. Torço para estar errado.
Esse é um grande problema, principalmente quando a mulher ganha mais.
 

Marcelodoom

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.079
Reações
7.239
Pontos
1.034
Sabe, acho muito estranho os que mantém cada um seu salário..
Quanto é parecido, ok. Problema quando há uma diferença grande, é tempo pra dar m****.
Tipo, casal sai em um bar por exemplo. A pessoa que tem o salário mais gordo fica tranquilo em gastar mais sem se preocupar tanto enquanto a outra parte vai ter que se segurar pois sabe que tem o orçamento reduzido. Aí pode nascer um pequeno 'mas' que no futuro pode se tornar um problemão.
Tenho casais de amigos assim. Torço para estar errado.

Ta errado não. Geralmente dá treta.
Se você vai se casar com alguém e não confia o seu dinheiro na mão da pessoa......não case, por que algo vai dar errado.
 

Decepticon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
354
Reações
1.060
Pontos
568
Aqui todo mundo paga tudo. Não tem dessa de meu e seu. Mas quando um quer comprar algo, o outro não se opõe, é bem tranquilo.
 

Gulf

F1 King
Mensagens
16.282
Reações
15.512
Pontos
1.439
Esse é um grande problema, principalmente quando a mulher ganha mais.
Ta errado não. Geralmente dá treta.
Se você vai se casar com alguém e não confia o seu dinheiro na mão da pessoa......não case, por que algo vai dar errado.
Pois é, acho muito complicado manter um relacionamento assim.
Até entendo a parte que ganha mais querer ter seu dinheiro pra si, mas não funciona em dois.
Quer ser assim? Vida solteira.
Querendo ou não acaba nutrindo uma inveja na parte menos favorecida o que vai corroer com a relação com o passar dos anos.
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.792
Reações
9.035
Pontos
753
Como eu ganho mais , eu pago mais

Eu pago 1.000 reais em média de mercado + 150 de internet com tv a cabo

Ela paga 130 reais de financiamento do apartamento + 350 de condomínio + 130 de energia elétrica

Para passeios eu pago tudo , daqui duas semanas iremos para um resort em ilhéus ficar uma semana e eu banquei tudo , cerca de 4 mil reais

Festa de aniversário da minha filha de 4 anos daqui um mes vai custar cerca de 2 mil e eu que pago tudo

E as vezes minha mulher reclama ainda kkkkkkkk , queria que eu pagasse todas as contas , quando começa esses papos já mando ela ir tomar no cu


Só para ilustrar melhor , ganho em média 5 mil líquido e ela 2.300

Ano que vem vamos ter que colocar nossa filha em escolinha particular em tempo integral e vai custar 800 reais , já falei que irei arcar com 550 e ela 250

Ainda assim ela chiou um pouco , falando que eu ganho mais , ae respondo para ela estudar e ir atrás de emprego que paga mais e o assunto se encerra

Falando assim parece que só brigamos rs , mas são discussoes pontuais , nos damos muito bem e já estamos a 14 anos nessa parceria chamada casamento
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.178
Reações
32.507
Pontos
1.629
Aqui todo mundo paga tudo. Não tem dessa de meu e seu. Mas quando um quer comprar algo, o outro não se opõe, é bem tranquilo.
Aqui também só que como sou eu que faço as compras do dia-a-dia então é normal estar com os dois cartões de débito. Já o de crédito (só temos 1) dificilmente tá comigo porque uso bem menos.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.580
Reações
13.090
Pontos
1.189
Eu ganho 4 vezes o que ela ganha. Ela paga TV a cabo, internet, a manutenção, seguro e combustível do próprio carro, as coisas dela e algumas coisas pro nosso filho. O resto é comigo.
 

Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.386
Reações
15.521
Pontos
1.839
Como eu ganho mais eu pago 70/30 no aluguel, pago plano de saude e internet

O resto eh 50/50
 
Topo Fundo