O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Compensa trocar um NES em um Famicom AV?

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.545
Pontos
1.344
Isso tem a ver puramente com a diferença de hardware, que reflete no fato de que o Turbo por ser clone, não usa a mesma paleta de cores que o Fami.

EDIT: Deixa só eu explicar uma coisa a mais aqui que tem a ver com o som

O que gera 3 canais a mais de som no Akumajou Densetsu é o chip VRC6 da Konami, um dos vários chips especiais que lidam com canais de som de forma diferente. O NES só tem por base 5 canais de áudio, assim como o Fami, com a diferença que o console americano não tem suporte ás expansões de som de chips especiais nem é compativel com o Disk System, que por sua vez tb lida com sons de forma diferente.

Não importa ONDE você mora no Brasil, sua voltagem vai ser no mínimo 27v acima do que o Fami foi projetado pra receber (JP usa 100v). Mesmo que seu console vá ligar e funcionar normalmente, ao usá-lo constantemente numa voltagem maior (a tolerância é bem menor do que os 27v) você VAI estar danificando seu console aos poucos. O everdrive tb faz o mesmo, ainda que mais lentamente. Os dois juntos é praticamente um crime contra o aparelho.

Compre um abaixador de tensãp apropriado pra sua região (127v > 100v ou 220v > 100v) e nunca use seu console sem ele. Vai por mim, eu tenho um.
a de hardware, que reflete no fato de que o Turbo por ser clone, não usa a mesma paleta de cores que o Fami.
Na verdade a tensão do Brasil varia entre 110v e 115v, ao menos aqui SP, minha cidade é 220v, mas nunca está com esse valor de tensão na tomada, fica em 212v normalmente, quando eu uso transformador fica 115v, e com um outro transformador mais antigo fica com 107v, 7 volts a mais não deve fazer muita diferença, e está dentro da tolerância, e não está muito acima dos 100v. Eu creio que talvez pela fonte original do famicom não ser chaveada talvez a tensão varie um pouco na saída, mas nada que o regulador de tensão não segure, que eu acho que ele usa o 7805, e talvez o maior aquecimento que você relatou seja do regulador de tensão, mas a tensão de entrada estando dentro do valor tolerado por ele não tem problema, ele só irá aquecer um pouco mais, e o famicom irá receber os 5v normalmente.
Segundo o datasheet do 7805 que eu vi ele suporta até 25v na entrada, mas normalmente eu vejo as pessoas recomendarem entre 15v ~ 20v no máximo, 25v ele deve esquentar bastante.
Página 3 do datasheet https://www.sparkfun.com/datasheets/Components/LM7805.pdf
E como o everdrive N8 danifica o console ?
 

NullPointer

Bam-bam-bam
Mensagens
133
Reações
240
Pontos
228
Lembrando que o que vai aquecer é o dissipador colado no 7805... os componentes mesmo vão ter o calor padrão dos 5v já previstos. Placebo achar que muda alguma coisa, foi projetado pra aguentar. A placa do Famicom AV é muito bem construída, alta qualidade.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.545
Pontos
1.344
Lembrando que o que vai aquecer é o dissipador colado no 7805... os componentes mesmo vão ter o calor padrão dos 5v já previstos. Placebo achar que muda alguma coisa, foi projetado pra aguentar. A placa do Famicom AV é muito bem construída, alta qualidade.
Sim, foi isso que eu quis dizer no meu texto, e o dissipador famicom av é grandinho até.
03-motherboard.jpg


Uma coisa que eu achei interessante é que no famicom av e, nes top loader, foram integrados 3 CIs das versões anteriores em 1 só.
problem.jpg


Agora continuo com meu outro questionamento como o everdrive n8 estraga o nes ?
 
Ultima Edição:

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.232
Reações
41.376
Pontos
1.064
Não entendi sua pergunta sobre o Everdrive.

Quanto ao NES, o comprador vai devolver (talvez pra dar um golpe), eu já mencionei isso lá no tópico Loucos do ML.

Talvez eu fique com os dois agora. O Famicom AV já deu como recebido, agora vai passar na "malha fina" e depois 1 à 3 meses pra receber.
 
Ultima Edição:

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.545
Pontos
1.344
Não entendi sua pergunta sobre o Everdrive.

Quanto ao NES, o comprador vai devolver (talvez pra dar um golpe), eu já mencionei isso lá no tópico Loucos do ML.

Talvez eu fique com os dois agora. O Famicom AV já deu como recebido, agora vai passar na "malha fina" e depois 1 à 3 meses pra receber.
Tomara que teu nes chegue sem problemas, mas o ML anda meio perigoso, eu mesmo vendo lá com receio.
Eu só indaguei sobre o everdrive pois o usuário razorkaos afirmou que o mesmo vai matando o console aos poucos, assim como ligar o famicom em 127v, eu creio que ele fez essa afirmação baseada no site francês, mas o próprio site francês coloca o n8 como bom, esse site faz essa afirmação devido as diferenças de tensões, pois os consoles antigos trabalhavam com CIs de 5v, e os flashcards utilizam CIs mais modernos que trabalham com 3.3v, ai no cartucho tem que haver uma conversão das tensões. Mas o site aprovou o trabalho do krikzz no n8, o super everdrive por exemplo foi reprovado pelo site, e o que teve melhor avaliação foi o sd2snes.
Este é o site que faz essa afirmação e avaliação dos flashcards do krikzz https://db-electronics.ca/2017/07/05/the-dangers-of-3-3v-flash-in-retro-consoles/
A afirmação que ele fez aqui abaixo.
Não importa ONDE você mora no Brasil, sua voltagem vai ser no mínimo 27v acima do que o Fami foi projetado pra receber (JP usa 100v). Mesmo que seu console vá ligar e funcionar normalmente, ao usá-lo constantemente numa voltagem maior (a tolerância é bem menor do que os 27v) você VAI estar danificando seu console aos poucos. O everdrive tb faz o mesmo, ainda que mais lentamente. Os dois juntos é praticamente um crime contra o aparelho.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.232
Reações
41.376
Pontos
1.064
Sabia que seria referente à isso, o N8, SD2SNES e Mega Everdrive X5 estão fora deste perigo. Justamente os que tenho.

:kkk
 


*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.545
Pontos
1.344
Sabia que seria referente à isso, o N8, SD2SNES e Mega Everdrive X5 estão fora deste perigo. Justamente os que tenho.

:kkk
Aqui eu tenho o sd2snes e o everdrive 64 2.0, o n64 já trabalha com 3,3v. Futuramente vou pegar o n8 do krikzz

Enviado de meu GT-S7273T usando Tapatalk
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.232
Reações
41.376
Pontos
1.064
Boas notícias pra mim, não foi taxado, agora é esperar de 2 semanas à 1 mês pra chegar em casa.

:klol
 

razorkaos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.431
Reações
27.695
Pontos
1.063
Tomara que teu nes chegue sem problemas, mas o ML anda meio perigoso, eu mesmo vendo lá com receio.
Eu só indaguei sobre o everdrive pois o usuário razorkaos afirmou que o mesmo vai matando o console aos poucos, assim como ligar o famicom em 127v, eu creio que ele fez essa afirmação baseada no site francês, mas o próprio site francês coloca o n8 como bom, esse site faz essa afirmação devido as diferenças de tensões, pois os consoles antigos trabalhavam com CIs de 5v, e os flashcards utilizam CIs mais modernos que trabalham com 3.3v, ai no cartucho tem que haver uma conversão das tensões. Mas o site aprovou o trabalho do krikzz no n8, o super everdrive por exemplo foi reprovado pelo site, e o que teve melhor avaliação foi o sd2snes.
Este é o site que faz essa afirmação e avaliação dos flashcards do krikzz https://db-electronics.ca/2017/07/05/the-dangers-of-3-3v-flash-in-retro-consoles/
A afirmação que ele fez aqui abaixo.
So vi esse quote agora pq não tava aparecendo alerta aqui.

O lance da voltagem em 127v não tem a ver com o tal site que explica sobre sovrecarga no everdrive, e sim em eletronica em geral.
Todo aparelho tem uma voltagem adequada (que ele espera), e uma margem de tolerância que geralmente é uns 5v, se não me engano, mas não é muito.

O Famicom trabalha a 100v, a voltagem que ele esoera receber é essa. Há uma tolerância que não chega a 110v, então recebendo 127v, vc vai sim estar dando sobrecarga de energia no aparelho, uma carga acima da tolerância máxima dele.
 

NullPointer

Bam-bam-bam
Mensagens
133
Reações
240
Pontos
228
O Famicom trabalha a 100v
Não, Famicom trabalha com DC 10v 850mA.
Famicom AV então nem fonte vinha na caixa... ficava a critério do usuário.
A margem de tolerância dos componentes geralmente é de 1~2v. Não tem relação alguma com a voltagem AC 100v
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.545
Pontos
1.344
So vi esse quote agora pq não tava aparecendo alerta aqui.

O lance da voltagem em 127v não tem a ver com o tal site que explica sobre sovrecarga no everdrive, e sim em eletronica em geral.
Todo aparelho tem uma voltagem adequada (que ele espera), e uma margem de tolerância que geralmente é uns 5v, se não me engano, mas não é muito.

O Famicom trabalha a 100v, a voltagem que ele esoera receber é essa. Há uma tolerância que não chega a 110v, então recebendo 127v, vc vai sim estar dando sobrecarga de energia no aparelho, uma carga acima da tolerância máxima dele.
Se eu não me engano geralmente a margem é de 15% para mais ou menos, mas não é menos que 10%. Aqui eu uso um transformador que me fornece 107v no secundário.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.232
Reações
41.376
Pontos
1.064
Chegou:

BrovIfb.jpg


YU0cnNx.jpg


pRjOyXL.jpg


g5DuhwV.jpg


WuSnHbN.jpg


Não imaginava que esse controle fosse tão pequeno.

Farei os testes mais tarde.

Quanto ao NES, o comprador devolveu do mesmo jeito que enviei, acabei desistindo de vender de novo, ficarei com os dois.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.545
Pontos
1.344
Chegou:

BrovIfb.jpg


YU0cnNx.jpg


pRjOyXL.jpg


g5DuhwV.jpg


WuSnHbN.jpg


Não imaginava que esse controle fosse tão pequeno.

Farei os testes mais tarde.
O controle é quase do tamanho do controle do snes, mas eu também esperava um controle maior pelo o que eu via nas fotos. O que eu achei ruim é o comprimento do cabo do controle que é bem curto.
Ainda bem que o teu nes voltou da mesma forma, é legal manter os 2, pois ao menos eu acho o nes bonito, e também eu gosto da forma que os cartuchos são encaixados.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.232
Reações
41.376
Pontos
1.064
Me espantei quanto à qualidade do vídeo, se assemelha ao do PC Engine em AV, sem interferências e sem linhas verticais.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.545
Pontos
1.344
Me espantei quanto à qualidade do vídeo, se assemelha ao do PC Engine em AV, sem interferências e sem linhas verticais.
Eu nunca joguei em um nes original, mas eu também achei a imagem muito boa, antes eu jogava em um turbo game que tenho desde 93, ou no meu wii.
A imagem do famicom av é melhor que a do teu nes ? Eu lembro que você estava até preocupado que a qualidade pudesse ser pior que a do teu nes, mas ainda bem que você ficou satisfeito com a qualidade da imagem do famicom av.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.232
Reações
41.376
Pontos
1.064
Eu nunca joguei em um nes original, mas eu também achei a imagem muito boa, antes eu jogava em um turbo game que tenho desde 93, ou no meu wii.
A imagem do famicom av é melhor que a do teu nes ? Eu lembro que você estava até preocupado que a qualidade pudesse ser pior que a do teu nes, mas ainda bem que você ficou satisfeito com a qualidade da imagem do famicom av.

O famicom AV só perde pro NES na questão da nitidez, o NES é mais nítido. O Famicom AV é levemente mais borrado, mas no geral ganha, cores vivas e sem interferências. O AV do NES não é 100% limpo, sempre rola uma interferência e linhas verticais, por mais que seja trocado algum capacitor.

E pelo que vi, cagaram ainda mais no modelo americano do Famicom AV, onde só tem RF, as linhas verticais ainda são mais visíveis.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.545
Pontos
1.344
O famicom AV só perde pro NES na questão da nitidez, o NES é mais nítido. O Famicom AV é levemente mais borrado, mas no geral ganha, cores vivas e sem interferências. O AV do NES não é 100% limpo, sempre rola uma interferência e linhas verticais, por mais que seja trocado algum capacitor.

E pelo que vi, cagaram ainda mais no modelo americano do Famicom AV, onde só tem RF, as linhas verticais ainda são mais visíveis.
Eu também acho o top loader cagado, eu acho ele uma involução do nes, pois o nes tinha av, e o top loader não tem.
Agora o turbo game virou peça de lembrança da minha infância, pois agora eu só jogo no famicom, a imagem é melhor, mesmo fazendo o mod no turbo a do famicom continua melhor, eu acho as cores do turbo muito saturadas, a do famicom av estão na medida, e o áudio do famicom também é melhor, e fora que os jogos eram desenvolvidos pensando na paleta do famicom, não na dos clones, então as cores do famicom são as corretas.
Obrigado por tirar minha dúvida sobre o nes e o famicom av. Depois eu vou ver se compro outro controle, ou adapto um da dynacom ou turbo game, para ficar de player 2.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.736
Reações
79.807
Pontos
1.839
Não vou entrar nos detalhes técnicos dos modelos, mas o Famicom da um pau de Pinto no NES em termos de fator “cool”.

Tudo no NES é feio. O console é feio, os cartuchos são feios, o controle é feio...e tudo no Famicom é oposto.

Em tempo: eu tenho um Famicom que meu irmão me trouxe do Japão. Eu mesmo coloquei saída RCA Nele. Mas é tipo...relíquia da estante. Não uso ele pra jogar. Só jogo hoje em dia no meu “projeto híbrido”. Meus consoles antigos eu jogo somente naqueles que tem emuladores bostas igual o PS2.
 

NullPointer

Bam-bam-bam
Mensagens
133
Reações
240
Pontos
228
o áudio do famicom também é melhor
Descobri recentemente que o áudio do famicom AV tem problemas nos níveis de mixagem... nunca tinha visto ser comentado sobre isso, pesquisando ví que tem até uns mods pra deixar o áudio no mesmo nível do famicom original.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.545
Pontos
1.344
Descobri recentemente que o áudio do famicom AV tem problemas nos níveis de mixagem... nunca tinha visto ser comentado sobre isso, pesquisando ví que tem até uns mods pra deixar o áudio no mesmo nível do famicom original.
Mas esse problema não seria com os jogos que tem chip de áudio extra como o castlevania 3, gimmick! ?
 

batoko

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.086
Reações
3.463
Pontos
703
Se tiver alguem interessado em trocar um NES no meu FamiChina Top-Shing...
:klolSó pode ser doido:klol
kvKJWvW.jpg

Tem até RGB e funciona com cabo Scart :kwow, esses Chinas são Fódaums D+++

Parabens @Megalith pela bela aquisição... Um dia eu chego aí :kjoinha
 

NullPointer

Bam-bam-bam
Mensagens
133
Reações
240
Pontos
228
Mas esse problema não seria com os jogos que tem chip de áudio extra como o castlevania 3, gimmick! ?
Não tenho certeza, pesquisando no fórum do Everdrive vi o pessoal se queixando sobre o som do AV ser desbalanceado mas não especificou se é só no áudio da expansão ou no geral... Apesar de eu ter notado que áudio do Castlevania 3 japonês ficava melhor num clone sempre achava que era coisa da minha cabeça pq eu não estava acostumado a ouvir o som dos chips originais.
Aqui tem um esquema: http://16bitgamer.canadian-forum.com/t356-new-av-famicom-audio-mod-nesamp
Eu particularmente nem vou fazer esse MOD, não é nada que afete a experiência... é muita paranóia. Antes a gente jogava, se divertia e nem ligava pra essas coisas.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.545
Pontos
1.344
Não tenho certeza, pesquisando no fórum do Everdrive vi o pessoal se queixando sobre o som do AV ser desbalanceado mas não especificou se é só no áudio da expansão ou no geral... Apesar de eu ter notado que áudio do Castlevania 3 japonês ficava melhor num clone sempre achava que era coisa da minha cabeça pq eu não estava acostumado a ouvir o som dos chips originais.
Aqui tem um esquema: http://16bitgamer.canadian-forum.com/t356-new-av-famicom-audio-mod-nesamp
Eu particularmente nem vou fazer esse MOD, não é nada que afete a experiência... é muita paranóia. Antes a gente jogava, se divertia e nem ligava pra essas coisas.
Quando li em outro fórum, o povo se queixava do som de chips extra de audio, eles diziam que o som ficava baixo, eles consideravam o famicom twin uma melhor escolha por não ter esse problema. Eu não sei se o som fica diferente em jogos do famicom disk.
Eu também não vou fazer modificações nele.
Em relação ao turbo game, o som dele é mais abafado em relação ao famicom av, e tem diferença no balanceamento dos instrumentos.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.545
Pontos
1.344
Não tenho certeza, pesquisando no fórum do Everdrive vi o pessoal se queixando sobre o som do AV ser desbalanceado mas não especificou se é só no áudio da expansão ou no geral... Apesar de eu ter notado que áudio do Castlevania 3 japonês ficava melhor num clone sempre achava que era coisa da minha cabeça pq eu não estava acostumado a ouvir o som dos chips originais.
Aqui tem um esquema: http://16bitgamer.canadian-forum.com/t356-new-av-famicom-audio-mod-nesamp
Eu particularmente nem vou fazer esse MOD, não é nada que afete a experiência... é muita paranóia. Antes a gente jogava, se divertia e nem ligava pra essas coisas.
Eu achei um comparativo no link que você postou, e eu acho que são com os jogos que usam chip para som


Se o Megalith puder testar algum jogo normal e dizer para nós se o som está igual, seria bom para tirarmos está duvida.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.232
Reações
41.376
Pontos
1.064
O único jogo que tenho aqui pra comparar é o primeiro Mario Bros, não percebi nenhuma diferença de som entre o NES e Famicom.

Outros jogos só quando eu vender meu Everdrive N8 de 72 pinos e comprar o de 60 com adaptador, porque acho um trambolho feio usar o Famicom com cartucho de NES.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.516
Reações
179.318
Pontos
1.514
Não vou entrar nos detalhes técnicos dos modelos, mas o Famicom da um pau de Pinto no NES em termos de fator “cool”.

Tudo no NES é feio. O console é feio, os cartuchos são feios, o controle é feio...e tudo no Famicom é oposto.

Em tempo: eu tenho um Famicom que meu irmão me trouxe do Japão. Eu mesmo coloquei saída RCA Nele. Mas é tipo...relíquia da estante. Não uso ele pra jogar. Só jogo hoje em dia no meu “projeto híbrido”. Meus consoles antigos eu jogo somente naqueles que tem emuladores bostas igual o PS2.


Olha como é questão de gosto.


Eu acho o Famicom original horroroso e o Nes original muito mais bonito.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.545
Pontos
1.344
O único jogo que tenho aqui pra comparar é o primeiro Mario Bros, não percebi nenhuma diferença de som entre o NES e Famicom.

Outros jogos só quando eu vender meu Everdrive N8 de 72 pinos e comprar o de 60 com adaptador, porque acho um trambolho feio usar o Famicom com cartucho de NES.
Eu aqui comprei um adaptador de 72 para 60, pois eu tenho 8 jogos 72pin aqui, eu comprei eles de uma locadora que estava fechando. Eu até tinha pensado em vender para pegar um n8, mas eu acho melhor esperar juntar o dinheiro que vender os cartuchos.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.232
Reações
41.376
Pontos
1.064
Ressuscitando o tópico pra perguntar:

Fontes de terceiros fabricados aqui no país são confiáveis?

Comprei uma pro PC Engine de 9v 850mA (que serve pro NES também) por 25 reais, a construção é muito boa, é nacional. Coloquei no multímetro e deu 12v.


453b089389664ea82b935877ca4424d9.jpg



O original do Mega testei também e deu 13v (sendo que pede 9v), isso é uma tolerância?

O original do Famicom AV é 10v 850mA, fiquei sabendo que ele suporta 9v também, mas tenho dúvidas.

EDIT:

Coloquei as fontes originais do PCE e do Famicom AV pelo multímetro e ambos batem 15v.
 
Ultima Edição:

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.727
Reações
14.401
Pontos
503
Eu confio em fontes nacionais, não confio é nas chinesas, mas a aparência dessa é meio estranha...

Mesmo assim pelo que já me disseram, se der voltagem um pouco maior não é problema, o problema é se for menor, ai sim o risco de danificar ou queimar o console é bem maior. Mas o maior cuidado que você deve tomar é com a polaridade, as vezes as fontes podem ter as mesmas especificações, mas as polaridades são diferentes.
 
Topo Fundo