O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Comprimindo os seus jogos de PS1? Juntando os jogos Multidisco em um arquivo só?

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.863
Reações
50.956
Pontos
1.003
E aí pessoal
Hoje eu descobri um método old, porém GOLD, para comprimir meus jogos de PS1 que praticamente salvou o problema de armazenamento no meu Raspberry Pi.
Ele é bem eficaz e pelo que eu vi até agora, os jogos parecem estar impecáveis mesmo depois do processo, pois ele visa remover conteúdo inútil das imagens. Decidi fazer um mini tutorial pra galerë
(não sei se pode postar esse tipo de coisa aqui no fórum, se não puder pode remover -q)

Então, pra começar vocês vão precisar de um software chamado POPStation GUI
Ele serve pra criar arquivos eboot para PSP, mas os melhores emuladores de PS1 aceitam o formato (inclusive o ReArmed que usam nos RPi)

Tendo ele, você verá essa tela inicial:
tuto1.png

De cara logo, clique no "Browse" e selecione o jogo desejado. Preferencialmente selecione o cue. Com outros formatos funciona perfeitamente, mas quando eu criei os jogos sem ser a partir do cue de um bin, o EmulationStation não quis fazer scrape (capinha e info dos jogos) DE JEITO NENHUM. Mas quando eu fazia a partir de um cue, o scrape veio rapidinho.
(Não tem o cue ou tem um arquivo de outro formato? Aperte CTRL+F e digite "*" (sem as aspas) pra ser levado até a sessão sobre isso.)

Quando selecionar, preste atenção ao nível de compressão.
tuto2.png

Por padrão, ele já vem no máximo, que é o 9. Mas de qualquer forma, é melhor garantir que está mesmo no 9.

Agora clique em "Customize the EBOOT (+)"
tuto3.png

E desmarque todas essas caixas destacadas. São assets que só serão úteis se você realmente for usar no PSP. Se não, é um pesinho a menos
Agora é só clicar em "Go..." e quando finalizar o processo, já estará pronto pra uso.

Com isso eu liberei quase 3GB de apenas 10 jogos aqui. Realmente útil, principalmente pro Raspberry, que usa um Cartão SD como armazenamento.

Possui jogos multidisco?
Dessa vez esse programinha não vai te ajudar. Você vai ter que recorrer ao PSX2PSP, que lhe permite fazer esse processo de unir jogos Multidisco em uma imagem só. O processo é bem parecido
psx2psp_shot31.jpg

Em cada opção do menuzinho você vai selecionar o slot e inserir o arquivo clicando nos "..."
Ele também dá uma comprimida. Os 4 discos do Final Fantasy IX normalmente tem uns 2.65 Giygas. Com o trabalho do PSX2PSP, o eboot dele ficou com 1.75 Giygas. Achei incrível.

"Mas porque então não usamos o PSX2PSP pra comprimir todos os jogos?"
Eu achei o POPStation melhor, mais customizável, te dá as opções de remover o conteúdo que é criado para o PSP que o PSX2PSP aparentemente não possui. Mas se quiser utilizar o PSX2PSP, pode ser também.
"E se eu selecionar em cada slot do PSX2PSP um jogo diferente? Vai agilizar bastante o processo"
Não vai rolar, ele vai tentar juntar tudo em um jogo só. Eu testei ¯\_(ツ)_/¯


Sinceramente não sei como funciona esse processo de jogar jogos multidisco em um arquivo nos emuladores de PC, mas no Raspberry eu sei
Você vai abrir o RGUI (vulgo menu do emulador) com o comando Hotkey + Botão B que foi configurado no seu controle
Vai em Settings
Input
Input Hotkey Binds
Selecione Disk Eject Toggle e associe um botão para isso (não se preocupe, ele só será acionado junto com o hotkey)
A mesma coisa para "Disk Previous" e "Disk Next"
Quando precisar mudar, aperte o botão do "Disk Eject" e então aperte o botão do "Disk Next" ou "Previous" baseado no disco que você está jogando no momento. Depois aperte o botão do "Disk Eject" novamente pra "fechar" a "bandeja" e jogar normalmente
Parece ser complexo, mas melhor do que ter que ficar renomeando o save e selecionando o próximo disco...


*Agora eu vou falar de situações e situações

E se o meu arquivo for IMG? ISO? BIN sem CUE?
No problem.
Monte a imagem usando o seu programa de preferencia e no IMG Burn use essa função
tuto4.png

Depois do processo ele vai gerar o BIN com CUE do arquivo montado
Possui jogos com diferentes Tracks em arquivos BIN? Monta o CUE dele e faz a mesma coisa. No final ele vai te dar um BIN/CUE unico de qualquer jeito.

Bom, é isso. Foi mal se é old ou se todo mundo já sabe disso, mas como eu não vi nenhum tópico sobre (e como eu fiquei bem contente com o resultado), resolvi divulgar aqui pro pessoal dar uma olhada, quem sabe não termina sendo útil :kbeca

giphy.gif

 
Ultima Edição:

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.191
Reações
23.279
Pontos
1.619
Isso serve pra se gravar as imagens em um disco apenas, certo?

No caso, você teria como nos ensinar a fazer isso com os jogos de PS2? Quero fazer esse tipo de coisa pra dar alguns jogos a umas crianças, filhas de uma grande amiga!
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.863
Reações
50.956
Pontos
1.003
Isso serve pra se gravar as imagens em um disco apenas, certo?

No caso, você teria como nos ensinar a fazer isso com os jogos de PS2? Quero fazer esse tipo de coisa pra dar alguns jogos a umas crianças, filhas de uma grande amiga!
Acho que esse formato não serve pra gravar não, o PS1 original nem suporta

E PS2 eu também não sei se tem como fazer :/

Enviado de meu Pombo Correio usando Papel

 

Legiao-RJ

Bam-bam-bam
Mensagens
5.682
Reações
8.439
Pontos
354
Tenho aqui o Crash Bandicoot que enfiaram os 3 discos em um só e parece que foi através desse método e funciona muito bem.
Esse esquema aí é bom para se usar no PSP também.
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.508
Reações
17.382
Pontos
503
Tenho aqui o Crash Bandicoot que enfiaram os 3 discos em um só e parece que foi através desse método e funciona muito bem.
Esse esquema aí é bom para se usar no PSP também.
Eu tinha um CD desses no PS1, haha.
---

Tem um cara num grupo de PS2 que eu participo no FB que tira só o modo online dos jogos e disponibiliza lá pra download.
Só curiosidade.
 


Summo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.028
Reações
2.160
Pontos
974
Eu tive uns 3 em 1 na época do PSX fuderoso, mas várias vezes eles cortavam as CGs de algum título para caber tudo num disco só.

Lembro que eu tinha um com:
- Power Rangers Time Force (put* jogo m****)
- Spiderman 2
- X-Men Mutant Apocalypse

Só que os dois últimos não tinham CGs! Eu só descobri isso quando fui jogar o Spiderman 2 na casa de um amigo e apareceu a CG de encerramento, haha. Pra mim, ia direto pros créditos.

Tive o Crash Collection também, além do famosíssimo Dragon Ball Trilogy (DB Legends, Ultimate Battle 22 e Final Bout).

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.863
Reações
50.956
Pontos
1.003
Eu tive uns 3 em 1 na época do PSX fuderoso, mas várias vezes eles cortavam as CGs de algum título para caber tudo num disco só.

Lembro que eu tinha um com:
- Power Rangers Time Force (put* jogo m****)
- Spiderman 2
- X-Men Mutant Apocalypse

Só que os dois últimos não tinham CGs! Eu só descobri isso quando fui jogar o Spiderman 2 na casa de um amigo e apareceu a CG de encerramento, haha. Pra mim, ia direto pros créditos.

Tive o Crash Collection também, além do famosíssimo Dragon Ball Trilogy (DB Legends, Ultimate Battle 22 e Final Bout).

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Esse do Dragon Ball um primo meu tinha, eu não cheguei a ter :(

Enviado de meu Pombo Correio usando Papel

 
Topo Fundo