PocketCrocodile
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E aí pessoal
Hoje eu descobri um método old, porém GOLD, para comprimir meus jogos de PS1 que praticamente salvou o problema de armazenamento no meu Raspberry Pi.
Ele é bem eficaz e pelo que eu vi até agora, os jogos parecem estar impecáveis mesmo depois do processo, pois ele visa remover conteúdo inútil das imagens. Decidi fazer um mini tutorial pra galerë
(não sei se pode postar esse tipo de coisa aqui no fórum, se não puder pode remover -q)
Então, pra começar vocês vão precisar de um software chamado POPStation GUI
Ele serve pra criar arquivos eboot para PSP, mas os melhores emuladores de PS1 aceitam o formato (inclusive o ReArmed que usam nos RPi)
Tendo ele, você verá essa tela inicial:
De cara logo, clique no "Browse" e selecione o jogo desejado. Preferencialmente selecione o cue. Com outros formatos funciona perfeitamente, mas quando eu criei os jogos sem ser a partir do cue de um bin, o EmulationStation não quis fazer scrape (capinha e info dos jogos) DE JEITO NENHUM. Mas quando eu fazia a partir de um cue, o scrape veio rapidinho.
(Não tem o cue ou tem um arquivo de outro formato? Aperte CTRL+F e digite "*" (sem as aspas) pra ser levado até a sessão sobre isso.)
Quando selecionar, preste atenção ao nível de compressão.
Por padrão, ele já vem no máximo, que é o 9. Mas de qualquer forma, é melhor garantir que está mesmo no 9.
Agora clique em "Customize the EBOOT (+)"
E desmarque todas essas caixas destacadas. São assets que só serão úteis se você realmente for usar no PSP. Se não, é um pesinho a menos
Agora é só clicar em "Go..." e quando finalizar o processo, já estará pronto pra uso.
Com isso eu liberei quase 3GB de apenas 10 jogos aqui. Realmente útil, principalmente pro Raspberry, que usa um Cartão SD como armazenamento.
Possui jogos multidisco?
Dessa vez esse programinha não vai te ajudar. Você vai ter que recorrer ao PSX2PSP, que lhe permite fazer esse processo de unir jogos Multidisco em uma imagem só. O processo é bem parecido
Em cada opção do menuzinho você vai selecionar o slot e inserir o arquivo clicando nos "..."
Ele também dá uma comprimida. Os 4 discos do Final Fantasy IX normalmente tem uns 2.65 Giygas. Com o trabalho do PSX2PSP, o eboot dele ficou com 1.75 Giygas. Achei incrível.
"Mas porque então não usamos o PSX2PSP pra comprimir todos os jogos?"
Eu achei o POPStation melhor, mais customizável, te dá as opções de remover o conteúdo que é criado para o PSP que o PSX2PSP aparentemente não possui. Mas se quiser utilizar o PSX2PSP, pode ser também.
"E se eu selecionar em cada slot do PSX2PSP um jogo diferente? Vai agilizar bastante o processo"
Não vai rolar, ele vai tentar juntar tudo em um jogo só. Eu testei ¯\_(ツ)_/¯
Sinceramente não sei como funciona esse processo de jogar jogos multidisco em um só arquivo nos emuladores de PC, mas no Raspberry eu sei
Você vai abrir o RGUI (vulgo menu do emulador) com o comando Hotkey + Botão B que foi configurado no seu controle
Vai em Settings
Input
Input Hotkey Binds
Selecione Disk Eject Toggle e associe um botão para isso (não se preocupe, ele só será acionado junto com o hotkey)
A mesma coisa para "Disk Previous" e "Disk Next"
Quando precisar mudar, aperte o botão do "Disk Eject" e então aperte o botão do "Disk Next" ou "Previous" baseado no disco que você está jogando no momento. Depois aperte o botão do "Disk Eject" novamente pra "fechar" a "bandeja" e jogar normalmente
Parece ser complexo, mas melhor do que ter que ficar renomeando o save e selecionando o próximo disco...
*Agora eu vou falar de situações e situações
E se o meu arquivo for IMG? ISO? BIN sem CUE?
No problem.
Monte a imagem usando o seu programa de preferencia e no IMG Burn use essa função
Depois do processo ele vai gerar o BIN com CUE do arquivo montado
Possui jogos com diferentes Tracks em arquivos BIN? Monta o CUE dele e faz a mesma coisa. No final ele vai te dar um BIN/CUE unico de qualquer jeito.
Bom, é isso. Foi mal se é old ou se todo mundo já sabe disso, mas como eu não vi nenhum tópico sobre (e como eu fiquei bem contente com o resultado), resolvi divulgar aqui pro pessoal dar uma olhada, quem sabe não termina sendo útil
Hoje eu descobri um método old, porém GOLD, para comprimir meus jogos de PS1 que praticamente salvou o problema de armazenamento no meu Raspberry Pi.
Ele é bem eficaz e pelo que eu vi até agora, os jogos parecem estar impecáveis mesmo depois do processo, pois ele visa remover conteúdo inútil das imagens. Decidi fazer um mini tutorial pra galerë
(não sei se pode postar esse tipo de coisa aqui no fórum, se não puder pode remover -q)
Então, pra começar vocês vão precisar de um software chamado POPStation GUI
Ele serve pra criar arquivos eboot para PSP, mas os melhores emuladores de PS1 aceitam o formato (inclusive o ReArmed que usam nos RPi)
Tendo ele, você verá essa tela inicial:
De cara logo, clique no "Browse" e selecione o jogo desejado. Preferencialmente selecione o cue. Com outros formatos funciona perfeitamente, mas quando eu criei os jogos sem ser a partir do cue de um bin, o EmulationStation não quis fazer scrape (capinha e info dos jogos) DE JEITO NENHUM. Mas quando eu fazia a partir de um cue, o scrape veio rapidinho.
(Não tem o cue ou tem um arquivo de outro formato? Aperte CTRL+F e digite "*" (sem as aspas) pra ser levado até a sessão sobre isso.)
Quando selecionar, preste atenção ao nível de compressão.
Por padrão, ele já vem no máximo, que é o 9. Mas de qualquer forma, é melhor garantir que está mesmo no 9.
Agora clique em "Customize the EBOOT (+)"
E desmarque todas essas caixas destacadas. São assets que só serão úteis se você realmente for usar no PSP. Se não, é um pesinho a menos
Agora é só clicar em "Go..." e quando finalizar o processo, já estará pronto pra uso.
Com isso eu liberei quase 3GB de apenas 10 jogos aqui. Realmente útil, principalmente pro Raspberry, que usa um Cartão SD como armazenamento.
Possui jogos multidisco?
Dessa vez esse programinha não vai te ajudar. Você vai ter que recorrer ao PSX2PSP, que lhe permite fazer esse processo de unir jogos Multidisco em uma imagem só. O processo é bem parecido
Em cada opção do menuzinho você vai selecionar o slot e inserir o arquivo clicando nos "..."
Ele também dá uma comprimida. Os 4 discos do Final Fantasy IX normalmente tem uns 2.65 Giygas. Com o trabalho do PSX2PSP, o eboot dele ficou com 1.75 Giygas. Achei incrível.
"Mas porque então não usamos o PSX2PSP pra comprimir todos os jogos?"
Eu achei o POPStation melhor, mais customizável, te dá as opções de remover o conteúdo que é criado para o PSP que o PSX2PSP aparentemente não possui. Mas se quiser utilizar o PSX2PSP, pode ser também.
"E se eu selecionar em cada slot do PSX2PSP um jogo diferente? Vai agilizar bastante o processo"
Não vai rolar, ele vai tentar juntar tudo em um jogo só. Eu testei ¯\_(ツ)_/¯
Sinceramente não sei como funciona esse processo de jogar jogos multidisco em um só arquivo nos emuladores de PC, mas no Raspberry eu sei
Você vai abrir o RGUI (vulgo menu do emulador) com o comando Hotkey + Botão B que foi configurado no seu controle
Vai em Settings
Input
Input Hotkey Binds
Selecione Disk Eject Toggle e associe um botão para isso (não se preocupe, ele só será acionado junto com o hotkey)
A mesma coisa para "Disk Previous" e "Disk Next"
Quando precisar mudar, aperte o botão do "Disk Eject" e então aperte o botão do "Disk Next" ou "Previous" baseado no disco que você está jogando no momento. Depois aperte o botão do "Disk Eject" novamente pra "fechar" a "bandeja" e jogar normalmente
Parece ser complexo, mas melhor do que ter que ficar renomeando o save e selecionando o próximo disco...
*Agora eu vou falar de situações e situações
E se o meu arquivo for IMG? ISO? BIN sem CUE?
No problem.
Monte a imagem usando o seu programa de preferencia e no IMG Burn use essa função
Depois do processo ele vai gerar o BIN com CUE do arquivo montado
Possui jogos com diferentes Tracks em arquivos BIN? Monta o CUE dele e faz a mesma coisa. No final ele vai te dar um BIN/CUE unico de qualquer jeito.
Bom, é isso. Foi mal se é old ou se todo mundo já sabe disso, mas como eu não vi nenhum tópico sobre (e como eu fiquei bem contente com o resultado), resolvi divulgar aqui pro pessoal dar uma olhada, quem sabe não termina sendo útil
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