O que há de Novo?
  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Conceito de NERD: voce se considera um?

B.E.A.S.T

Bam-bam-bam
Mensagens
2.325
Reações
1.846
Pontos
219
Salve, galera!

Estava aqui com tempo extra (sic) e lembrei que, um amigo de trabalho (que me ensinou a jogar xadrez) , era um nerd, e nem tinha aparencia de tal (se é que isso existe).

Jamais vou esquecer a frase dele sobre o tema: "O nerd nada mais é do que uma pessoa VICIADA EM INFORMAÇÃO", e eu concordo muito com isso.

Do auto de que cada um tem a sua mania, seu vicio , mas taxam só os caras viciados em ciencia, tecnologia, games, de nerds.
E que são timidos, antisociais, bem, nessa sociedade há varios motivos para buscar isolamento (não to falando de covid 19, kkk)

Eu por exemplo, sou viciado em ferramentas, construir coisas, carros (história, especificações, épocas, montagem e desmontagem).Seria eu um nerd automotivo?


O ultimo amigo nerd que fiz, é um cara que trabalha restaurando e vendendo videogames antigos e faz uma boa grana com isso, e é notório sua facilidade em tocar instrumentos (baixo, guitarra, bateria, é ótimo cantor), mas não muito habilidoso em relações humanas, principalmente com mulheres.


Bem, dissertem, se quiserem.
A idéia aqui é todo mundo se sentir mais normal, se não normal, mais aceito e de olho nos seus proprios talentos.
 


Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.704
Reações
29.300
Pontos
553
Eu gosto de várias coisas tipicamente associadas a "nerds", mas não me enquadro inteiramente no conceito.
 

Odin Games

Bam-bam-bam
Mensagens
4.506
Reações
7.250
Pontos
303
Antigamente ser Nerd era considerado algo ruim, um cara esquisito, CDF e que eram zoados por valentões e desprezados pelas garotas, e vice versa, aquela série dos filmes da Vingança dos Nerds ajudaram a difundir isso, mas com o passar dos anos isso foi mudando e hoje é até modinha, principalmente por causa da série Big Bang Theory...

Alguns casos é modinha mesmo, mas outros não... Não podemos esquecer que existem outras modalidades de Nerd também, eu não me considero um, pois apesar de eu ter tendências tem muita coisa nos Nerds que não me encaixo, como ser viciado em estudos, pois detesto estudar, também não curto quadrinhos apesar de curtir super heróis...

Mas observando bastante vi que me encaixo perfeitamente na cultura Geek, que são caras com tendências Nerds, mas não se encaixam nem na metade delas, um Geek é um cara que gosta de tecnologia, de games, e de outras coisas que os Nerds curtem, mas não todas elas.
 


VanGulic

Habitué da casa
Mensagens
134
Reações
228
Pontos
63
Essa profusão de termos causa confusão. NERD, CDF, GEEK,etc
Na minha opinão, um NERD está assosciado a ter pouca habilidade social e interesses por áreas que demandam proficiência cognitiva, sobretudo aquelas associadas à tecnologia.
Já GEEK, vejo como uma pessoa com afinidade por essa nova onda cultural jovem baseada em entretenimento tecnológico, ou seja, pessoas que são o mercado para essa nova indústria do entretenimento (a grande massa).
Já CDF é alguém estudioso mesmo.
 
Ultima Edição:

ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
2.007
Reações
2.143
Pontos
268
Na minha opinão, um NERD está assosciado a ter pouca habilidade social e interesses por áreas que demandam proficiência cognitiva, sobretudo aquelas associadas à tecnologia.
exato. Hard skill é o que importa

onde vai se manifestar isso, é irrelevante. Mas no final vai ser sempre ferramentas, xadrex, computadores e outros brinquedos para adultos
 

mig29gsxr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.036
Reações
21.194
Pontos
694
É só usar óculos desde os 12 anos e ser ruim no futebol.
 

MobiusRJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.069
Reações
18.473
Pontos
584
Sim, me considero

Mas não me coloco no mesmo saco de muitos aqui q beiram ao retardo.

beijos.
 

CapuzNegro

Supra-sumo
Mensagens
694
Reações
1.446
Pontos
168
Não, acho que ser nerd é bem mais do que só gostar de games... hoje em dia virou moda falar que é nerd, os caras acham que ser nerd é gostar de pokemon e jogar minecraft, eu em... pra falar a verdade nem sei o que é ser nerd exatamente kkkk
 

Mega_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.272
Reações
38.286
Pontos
654
Ser nerd hoje é diferente de antigamente.

Como já foi dito acima, nerd era o cara que se destacava por estudar mais, buscar o saber e tentar ser o máximo independente sem precisar lidar com outras pessoas que só o irritavam (praticavam bullying).

Hoje é modinha, taxam qualquer um que usa óculos e fala meia dúzia de m**** como nerd.
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
5.727
Reações
11.245
Pontos
364
O nerd tem algumas peculiaridades e hoje são extremamente raros.

O amigo do OP definiu bem uma das características que é ser "viciado em informação" e isso seria o ponto mais fundamental mesmo. Hj em dia o que mais tem é um monte de mongol gigante que se diz nerd só pq joga pokemon, mas se ele de fato não conhece a fundo o jogo como ter jogado e ZERADO todas as versões de todos os consoles, saber de todas as possibilidades e truques, te uma quantidade absurdas de informação que poucas pessoas no mundo tem, então é apenas aquele "nerd bazinga" que jogou uma vez ou outra e paga de nerdão pq agora é cool.

Mas existem outras características além de ter uma quantidade de informaçào absurda que seria gostar de coisas muito específicas que que poucas pessoas se quer sabem o que é. Como o OP falou, ele gosta de carros, ferramentas, etc... Legal, mas isso são coisas comuns então mesmo que vc tenha muito conhecimento sobre eu não considero ser nerd. Antigamente o nerd gostava de ciencia e tecnologia e isso eram coisas que ninguém sabia ou entendia na sua extrema maioria, hj as coisas mudaram.

Nerd tem que ter essa bagagem absurda de informação e ao mesmo tempo ser tão específico ao ponto de ninguém saber do que diabos aquilo se trata, como por exemplo o cara que é aficionado por um determinado módulo de uma arduino específico de uma determinada fabricante do cú da indonésia, aquele tipo de coisa que vc fala e explica pra uma pessoa e ela acha que vc ta falando em latim.
 

Guastinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.222
Reações
11.153
Pontos
689
Acho que o conceito Nerd mudou muito de uns tempos para cá.

Na minha época de escola, ser nerd era ruim.
Mas, o que caracterizava o nerd?

Muitas vezes era a questão social do cara. Ele era feio, estranho, e não tinha muitos amigos.
Então, os assuntos dele era indiferente para a maioria, as vezes a gente sabia muito de Friends, o cara já curtia o seriado da Jornada nas Estrelas.
Não o tema do seriado o classificava como nerd, pois se todos assistissem, também seriam todos nerds;
Muitas vezes esses caras buscavam algo de nicho para se diferenciarem da maioria. Leitura, estudos, tecnologia sempre foi uma especie de "peneira".
Eles buscavam, talvez, a carência social em algo "só deles. Do tipo, curtir aquela banda esquisitona, aí a banda vira "modinha" e ele logo perde o interesse.

Hoje em dia, você coloca uma camisa do Coringa, você é taxado de nerd.
Você assiste uma série na TV, você é virou de nerd.
Usa camisas polos e óculos = nerd.
Se mexe no computador (todo mundo mexe) e sabe uma coisinha ou outra...nerd.


O interessante seria definir as características que originou o termo

E o que temos agora.
 

Dark Arisen

Supra-sumo
Mensagens
635
Reações
1.598
Pontos
168
Eu cresci numa escola pública de um bairro pobre em uma cidade do interior do nordeste então só pelo fato de eu gostar de ler já me deram a fama de ser o nerd da escola. Mas sendo sincero eu nunca sofri bullying por isso.
(Só sofria bullying por ser gordo msm, mas msm assim não durou muito pq tratei de praticar esportes pra emagrecer)

Hoje em dia, como já falaram aí, existe a "cultura nerd" com produtos de entretenimento pseudo-intelectuais que a a cada dia vai sendo mais simplificados pra atrair um público maior. Querem um exemplo? RPG de Mesa.

Na década de 90 e até 2010 por ali só a galera nerd hardcore msm jogava RPG. Daquele tipo bem esteriotipafo. Hoje em dia tá muito mais popular, com canais gigantes no YouTube, D&D vende mais a cada ano que passa (Pathfinder é melhor, chance my mind) e a 5e foi feita justamente pra simplicar as regras complexas das edições anteriores (Quem jogou Baldur's Gate tem uma noção de como era).

Eu particularmente não acho isso uma coisa ruim eu só tenho um probleminha específico. A galerinha que tinha "nojo" dos nerds e da sua cultura hoje em dia tenta se apropriar dela mas não querem ser associados com aqueles que sempre gostaram dessas coisas. Querem ser aquela pessoa bonita e descolada que usa óculos e é chamada de nerd pq na cabeça de alguns ser nerd é sinônimo de ser inteligente, mas não querem que os nerds de verdade façam parte disso pq eles não são "legais".

Mas são os tempos né? Daqui a pouco ser nerd deixa de ser legal e vai todo mundo comprar uma jaqueta de couro e uma Harley, usar um topete e ouvir rock dos anos 60 caso essa seja a moda do momento
 

Billy_louco

Bam-bam-bam
Mensagens
8.391
Reações
20.081
Pontos
409
Agora que virou modinha ser nerd, então eu digo que não. Mas ser nerd era uma m****.
Na minha época o conceito de NERD não era o mesmo de hoje, você podia gostar de video game, podia ler quadrinhos, o problema era você ir bem na escola, estudar pra c***lho e não se enturmar ser introvertido, esse era o Nerd dos anos 80/90.

Nota alta mais ser anti social = Nerds = Se fodia, era zuado e o povo aproveitava
Nota baixa e anti social = o burro estranho, eram os sacos de pancada
Nota baixa e Social = os caras do fundo da sala
Nota alta e social = raridade mas eram os gente boa e inteligente que todos ficam com inveja
 

Samus Aranha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.855
Reações
25.675
Pontos
554
Na minha época o conceito de NERD não era o mesmo de hoje, você podia gostar de video game, podia ler quadrinhos, o problema era você ir bem na escola, estudar pra c***lho e não se enturmar ser introvertido, esse era o Nerd dos anos 80/90.

Nota alta mais ser anti social = Nerds = Se fodia, era zuado e o povo aproveitava
Nota baixa e anti social = o burro estranho, eram os sacos de pancada
Nota baixa e Social = os caras do fundo da sala
Nota alta e social = raridade mas eram os gente boa e inteligente que todos ficam com inveja
Então eu era o burro estranho combinado com o fundão da sala. :klol

Mas no final de tudo o povo não tava nem ai, generalizava geral de nerd mesmo. Pois eramos todos estranhões ou introvertidos e só ficávamos falando de games, heróis e animes. :klol
 

jajejijoju

Bam-bam-bam
Mensagens
1.381
Reações
3.340
Pontos
303
Nerd é um entusiasta de certos tipos de midias e hobbies.
Sim sou nerdão. O que eu curto eu vou lá e me aprofundo.
 

B.E.A.S.T

Bam-bam-bam
Mensagens
2.325
Reações
1.846
Pontos
219
Muito bem lembrado, a ascensão da cultura nerd fez muita gente querer ser nerd, os "fake-nerd" kkkkk.

Por volta dos meus 18 a 20 anos, eu e uma horda de amigos eramos os nerds dos games (sempre se reunindo para jogar muitas horas) e como tinhamos banda de rock juntos, o outro vicio era ensaiar, ensaiar, fazer sons proprios e tirar covers.

Que época legal da vida, nossa preocupação era unicamente se divertir.Todo mundo já trabalhava, estudava, mas era muito tempo dispensado com diversão entre amigos top.
 

victor_br12

Bam-bam-bam
Mensagens
4.975
Reações
3.924
Pontos
369
Sei lá, eu era considerado nerd na época de escola, mas eram outros tempos. Jogar video game, tirar notas boas (se bem que eu só ia melhor que o resto da turma em matemática, física e inglês, eu era um cu no resto especialmente em português e literatura, mas também tirar mais notas que os outros naquela turma não era nenhum grande feito) e saber ligar o projetor quando o professor pedia ajuda já preenchiam os pré-requisitos.

Vai, eu gostava bastante de computadores na época, comecei a programar em C++ aos 16 anos, tava antenado em tudo que era lançamento de tecnologia, fiz um cursinho de manutenção de PC, então acho que pra época eu era razoavelmente nerdão, mas não sofria bullying, até era amigo dos descolados da turma, eu mesmo não era muito social (continuo ruim nesse aspecto hehe)

Até comecei a cursar ciência da computação mas não curti, mudei de curso e hoje to bem alheio ao que acontece nesse mundo, e minha programação tá bem enferrujada. Em 2016 tive que desenferrujar pra fazer um curso de física computacional, até recuperei rápido mas depois disso não voltei a programar e enferrujei novamente, acho que desnerdei um pouco no aspecto de tecnologia, só ainda jogo video games (com muito menos frequência mas sempre tento). Até tenho vontade de voltar a me envolver no mundo tecnológico de alguma forma mas já faço outras coisas da vida que me deixam pouco tempo livre até pra lazer.
 

B.E.A.S.T

Bam-bam-bam
Mensagens
2.325
Reações
1.846
Pontos
219
Mas existem outras características além de ter uma quantidade de informaçào absurda que seria gostar de coisas muito específicas que que poucas pessoas se quer sabem o que é. Como o OP falou, ele gosta de carros, ferramentas, etc... Legal, mas isso são coisas comuns então mesmo que vc tenha muito conhecimento sobre eu não considero ser nerd. Antigamente o nerd gostava de ciencia e tecnologia e isso eram coisas que ninguém sabia ou entendia na sua extrema maioria, hj as coisas mudaram.
Uma das coisas que noto que, no meio automotivo, o dito "nerd" deste ramo geralmente vira um cara fudido do meio: piloto, ou preparador de carros top, ou um funileiro / construtor muito caprichoso.Tenho um amigo Carlos (restaurador e fabricante de hot rods) que solda objetos tão facilmente e perfeitamente , o cara é tão viciado em construir coisas de metal, que não tira 1 dia de folga nem quando o que está construindo não é para fazer $.

Sério, tem uns brothers que respiram carros 24hs por dia, apesar de gostar muito ainda to longe de ser assim.
 

j0kk3r

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
GOLD
Mensagens
12.312
Reações
16.890
Pontos
584
Kkkkkk galera romantizando os Nerds

Nerd é o cara esquisitão e anti social. Vídeo games, quadrinhos, RPG de mesa ou seja lá o que for apenas são atividades preferidas dos Nerds pq são atividades que não precisam de envolvimento social, coordenação motora, habilidades físicas e força.


"O nerd nada mais é do que uma pessoa VICIADA EM INFORMAÇÃO"
Não.


Pode ver em qualquer filme antigo. NERD é como qualquer um chama o cara esquisito. Ao contrário do que foi dito por aqui, sempre foi sim um termo ofensivo.
 

B.E.A.S.T

Bam-bam-bam
Mensagens
2.325
Reações
1.846
Pontos
219
Kkkkkk galera romantizando os Nerds

Nerd é o cara esquisitão e anti social. Vídeo games, quadrinhos, RPG de mesa ou seja lá o que for apenas são atividades preferidas dos Nerds pq são atividades que não precisam de envolvimento social, coordenação motora, habilidades físicas e força.




Não.


Pode ver em qualquer filme antigo. NERD é como qualquer um chama o cara esquisito. Ao contrário do que foi dito por aqui, sempre foi sim um termo ofensivo.

Mas aí então existem niveis de Nerdice, o que podemos entender como calibragem das tetas :-)
 

j0kk3r

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
GOLD
Mensagens
12.312
Reações
16.890
Pontos
584
Mas aí então existem niveis de Nerdice, o que podemos entender como calibragem das tetas :-)
Se o nerd é inteligente em alguma área isso provavelmente é consequência do isolamento social, tempo de sobra e interesse pelo assunto. Uma soma desses fatores.. mas existe muito nerd burro por aí kkkk

Níveis de nerdice nesse conceito eu não concordo.

Só que hoje em dia o termo é usado de diferentes formas onde poderia encaixar esse "nível de nerdice".
 

Balduíno IV

Veterano
Mensagens
396
Reações
1.068
Pontos
133
Nos anos 90 ser Nerd era o chamado CDF. Era aquele que ficava colado no professor, era sempre representante de turma e anotava o nome pra passar pro professor. Gostar de games, quadrilho e etc todo mundo curtia, não tinha essa modinha imbecil de forçar algo que não era. Quem era muito viciado em videogame ainda era um pouco zoado, mas no geral não era algo massificado e capitalizado como atualmente. Era um nicho da mulekada.
 
Topo