O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

(Concorrencia é ruim news)'Efeito China': preço médio do carro zero no Brasil tem a primeira queda em seis anos

Astrinho

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
2.687
Pontos
703

'Efeito China': preço médio do carro zero no Brasil tem a primeira queda em seis anos​

Estudo aponta que a maior concorrência reduziu os reajustes e aumentou os descontos nas concessionárias. Juros altos e renda estagnada, porém, ainda dificultam a compra do zero km.​

Por Ismael Jales, g1 — São Paulo
30/07/2026 03h00 Atualizado há 4 horas

JN na China: série especial mostra Cantão, cidade que virou polo da produção de carros elétricos

Um estudo da Bright Consulting mostra que, pela primeira vez em seis anos, o preço médio dos carros novos no Brasil subiu menos do que a inflação em 2026. O valor dos veículos zero km teve uma queda real — descontada a inflação — de 1,5% neste ano.
Nominalmente, o preço médio sugerido pelas montadoras subiu 1,4% e chegou a R$ 166,9 mil. Mas o reajuste ficou abaixo da inflação oficial acumulada no período, de 3,18%. Houve uma forte desaceleração em relação aos 5,5% registrados no ano anterior.

De acordo com os analistas, a expansão das montadoras chinesas no país foi o principal fator por trás da queda dos preços, já que aumentou a competição no mercado brasileiro e forçou as fabricantes tradicionais a reduzirem suas margens.
Por outro lado, a renda estagnada e os juros elevados do crédito veicular ainda mantêm a compra do automóvel zero km distante do bolso da maioria da população. (entenda os detalhes abaixo)

Margem para negociação​

Segundo Cássio Pagliarini, sócio da Bright Consulting, a queda dos preços fica ainda mais evidente após a negociação na concessionária. O valor efetivamente pago no balcão — conhecido como preço de transação — caiu 3,5% em 2026, passando de R$ 157,6 mil para R$ 152,1 mil.
A diferença de quase R$ 15 mil entre a tabela oficial de fábrica e o preço final registrado na nota fiscal mostra o esforço do comércio para reduzir os estoques acumulados.
Essa diferença é viabilizada por bônus de fábrica, maior valorização do carro usado dado na troca e cortes pontuais nas taxas de financiamento.
Gráfico com os dados dos preços dos carros no Brasil — Foto: g1

Gráfico com os dados dos preços dos carros no Brasil — Foto: g1

Efeito China​

Como previsto, a entrada agressiva de marcas chinesas no país começou a provocar impactos no mercado.
Segundo Antônio Jorge Martins, coordenador dos cursos da área automotiva da Fundação Getulio Vargas (FGV), as fabricantes chinesas se beneficiam principalmente da grande escala de produção em seu país de origem.

"Estamos falando de um mercado de cerca de 34 milhões de veículos por ano, 10 vezes maior do que o brasileiro. A BYD, por exemplo, fabricou cerca de 4 milhões de carros só em 2025. Essa escala fabulosa reduz drasticamente o custo médio por veículo", explica Martins.

Com mais de 140 marcas disputando espaço no mercado chinês — que já apresenta demanda enfraquecida e oferta ainda elevada —, a busca por rentabilidade em outros países virou prioridade para as fabricantes chinesas. Para ganhar espaço rapidamente no Brasil, a estratégia foi entrar com preços mais baixos.

• O movimento já coloca o Brasil no topo: o país tornou-se o maior importador de carros chineses no primeiro semestre de 2026, com US$ 5,2 bilhões em compras. Do total, US$ 4,5 bilhões foram destinados a veículos elétricos e híbridos. Além da forte demanda por veículos mais tecnológicos, as montadoras anteciparam estoques antes do aumento das alíquotas do imposto de importação por aqui.

O professor da FGV aponta ainda que as fabricantes chinesas mudaram o jogo ao verticalizar a produção e fabricar internamente parte dos componentes mais importantes dos veículos, como as baterias. Isso elimina margens de intermediários e garante mais qualidade a um custo menor.

"Nos anos 90, os carros chineses sofriam com rejeição por falta de qualidade. Hoje, eles unem alto volume, controle da cadeia e muita tecnologia embarcada", destaca o professor da FGV.

Carro mais barato não é fácil de comprar​

Apesar da queda no valor médio dos carros, a dificuldade de acesso ao financiamento ainda limita um avanço maior dos emplacamentos.
As taxas cobradas pelos bancos para o financiamento veicular ainda variam entre 18% e 22% ao ano. A expectativa do setor é de que o crédito só ganhe fôlego à medida que caia a taxa básica de juros (Selic), atualmente em 14,25%.

"Em momentos normais do mercado, cerca de 60% das vendas de carros no Brasil dependem de financiamento bancário. Quando o crédito fica caro, os bancos reduzem a concessão por receio da inadimplência", avalia Martins, da FGV.

BYD Atto 2 DM-i Flex é lançado oficialmente no Brasil — Foto: Divulgação / BYD

BYD Atto 2 DM-i Flex é lançado oficialmente no Brasil — Foto: Divulgação / BYD

PhylteR

F1 King
Reações
46.953
Pontos
2.069
A China é maravilhosa. Não só fez o preço da carroça nacional cair, como fez as montadoras se coçarem pra investir em mais tecnologia e conforto. E escancarou que o problema do preço do carro no Brasil não é só imposto: é ganância das montadoras também, que magicamente conseguiram passar a dar descontos de 20, 30 e até 50 mil em alguns modelos.

Springshot

Mil pontos, LOL!
Reações
4.644
Pontos
1.059
Parabéns a BYD, espero que continuem forte no mercado nacional e continuem incomodando VW, Gm, Fiat, Toyota etc, vi que eles lançaram um carro hibrido com autonomia de mais de 1000km, se entrarem no mercado hibrido de vez vai engolir as outras montadoras, eu mesmo compraria um byd hibrido abaixo de 100k, na estrada vejo poucos mas na cidade estão infestados de Byd.
Essa semana passei na frente de uma Toyota e VW e estavam com descontos de mais de 40 mil em alguns carros.

Ultima Edição:

Miaudito

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
774
Pontos
789
Este fim de semana fui fazer a revisão de meu carro na BYD. Parecia micareta la, de tão cheio. Chopp, refri, milkshake à vontade. Vendendor atendendo mais de um cliente simultaneamente... Sempre que vou la está lotado. Perguntei quantos carros estão vendendo por mês e disseram que cerca de 500, so naquela concessionária.

Xenoblade

Mil pontos, LOL!
Reações
63.713
Pontos
1.203
Excelente. Que as montadoras chinesas continuem incomodando o oligopólio acomodado dos dinossauros. Estavam muito confortáveis tendo o mercado brasileiro como curral.

kapiel10

Mil pontos, LOL!
Reações
18.509
Pontos
1.054
Só quero que cai o preço do carro popular usado, pelo visto ainda continuam caro, quem sabe no ano que vem dá uma sacudida nos preços

Askeladd

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
15.473
Pontos
503
A crise deve estar feia mesmo faliram todas as concessionárias tradicionais perto de casa e olha que tinha um monte. Onde vou tomar café grátis agora?
Mas também queriam 250k em um Corola ou Civic. Nessa faixa você pega um carro chinês de 500 pocotos.

kapiel10

Mil pontos, LOL!
Reações
18.509
Pontos
1.054
Excelente. Que as montadoras chinesas continuem incomodando o oligopólio acomodado dos dinossauros. Estavam muito confortáveis tendo o mercado brasileiro como curral.

Só lembrando que não existe herói nessa história, a estratégia dos chinas é dominar o mercado, falir a concorrência e depois que estiverem soberana aumentar o preço sem limite e como bem entenderem e antes que diga sobre a concorrência, as empresas chinesas só conseguiram isso por via administração pública do governo chinês sem a ajuda do governo não conseguiriam subsidiar os valores como vem fazendo atualmente, ou seja, depois que elas dominarem o mercado e as fabricantes tradicionais falirem não terá como uma concorrente surgir para bater de frente.

OBS; não tenho pena de fabricante de carro vagabunda e sim penso a longo prazo de como funciona o mercado de automóveis

no4mat

Supra-sumo
Reações
1.226
Pontos
183
Vocês que estão falando sobre essas grandes ofertas nos carros 0km, o que recomendam hoje? No caso de quem quer dar um usado na negociação. Tá valendo tanto a pena assim?
O preço baixou mesmo, ou o que conta mais são condições de juros baixos e valorização do usado na negociação?

Springshot

Mil pontos, LOL!
Reações
4.644
Pontos
1.059
Vocês que estão falando sobre essas grandes ofertas nos carros 0km, o que recomendam hoje? No caso de quem quer dar um usado na negociação. Tá valendo tanto a pena assim?
O preço baixou mesmo, ou o que conta mais são condições de juros baixos e valorização do usado na negociação?
Depende de varios fatores, de ate quanto voce quer gastar no 0km, os juros continuam altos pra caramba, o que ta havendo é que as montadoras tradicionais devem estar com estoque encalhado, se voce entrar em um vovorolla 0km que custa uns 200k e entrar em um byd king 0km que esta na faixa de 175k vai pensar que o byd é muito mais caro, povo não esta comprando mais pelo nome ao que parece já que os chinas estão praticamente consolidados no mercado brasileiro.

Cielo

Lenda da internet
Reações
62.983
Pontos
1.789
como ja disseram ai e é um fato, nessa m**** o mercado é um oligopolio, vc pode nao comprar hj, mas amanha vai ter que comprar dos mesmos canalhas, sempre foi assim, lembram la por 2012 quando a kia começou a vender bem, o que aconteceu? A Dilma foi la e meteu 30%de IPI mais o II que ja era absurdo...só que agora o lobby da anfavea encontrou um lobby mais foda ainda, quem faz lobby pros chinas é o Xi Jinping, e sabemos que nosso presidente é p*t1nha do cara, então se f*deram lindamente, eu acho lindo, "Ai mas a industria nacional e os empregos" cara a quantia de emprego que isso gera nao vale a pena no tanto que fode o país, fora que, carros importados tbm geram algum emprego aqui, a australia fez isso no passado, la tava uma m**** tbm.

A China é maravilhosa. Não só fez o preço da carroça nacional cair, como fez as montadoras se coçarem pra investir em mais tecnologia e conforto. E escancarou que o problema do preço do carro no Brasil não é só imposto: é ganância das montadoras também, que magicamente conseguiram passar a dar descontos de 20, 30 e até 50 mil em alguns modelos.

pois é, temos o lendario caso do kwid eletrico que saiu a 150 mil, ai veio a byd com o dolphin que era muito superior, mas era um abismo mesmo, pelo mesmo valor, ai incrivelmente a renault tinha margem pra reduzir o preço do carro em 50 mil, vejam que milagre aconteceu, tinham 50 mil de margem e ainda continuam vendendo com lucro.

Só lembrando que não existe herói nessa história, a estratégia dos chinas é dominar o mercado, falir a concorrência e depois que estiverem soberana aumentar o preço sem limite e como bem entenderem e antes que diga sobre a concorrência, as empresas chinesas só conseguiram isso por via administração pública do governo chinês sem a ajuda do governo não conseguiriam subsidiar os valores como vem fazendo atualmente, ou seja, depois que elas dominarem o mercado e as fabricantes tradicionais falirem não terá como uma concorrente surgir para bater de frente.

OBS; não tenho pena de fabricante de carro vagabunda e sim penso a longo prazo de como funciona o mercado de automóveis

olha cara, eu nunca vi os chinas fazendo isso, pelo contrario, eu vejo os chinas sempre reduzindo o valor por venderem mais barato, em todos os produtos que eu conheço, eu tenho um xeonzinho hj graças aos chinas, minha VGA é uma 1660 super que comprei da china, ta firme e forte, se nao fossem esses chinas eu tava ate hj com o I5 7400 e uma 1050 ti, ate meu hd que é um ssd NVME de 1tb paguei muito barato na epoca, foi coisa de 200 pila, senao tava com meu hd normalzao ate hj.

Loflite

Bam-bam-bam
Reações
3.390
Pontos
453
Preço baixou por conta da grande oferta com preço abaixo das tradicionais, o ruim pra ti é que o usado também perdeu barganha, tanto zero como usado estão baixando preço porque os chineses 0km estão vindo na voadora.

kapiel10

Mil pontos, LOL!
Reações
18.509
Pontos
1.054
como ja disseram ai e é um fato, nessa m**** o mercado é um oligopolio, vc pode nao comprar hj, mas amanha vai ter que comprar dos mesmos canalhas, sempre foi assim, lembram la por 2012 quando a kia começou a vender bem, o que aconteceu? A Dilma foi la e meteu 30%de IPI mais o II que ja era absurdo...só que agora o lobby da anfavea encontrou um lobby mais foda ainda, quem faz lobby pros chinas é o Xi Jinping, e sabemos que nosso presidente é p*t1nha do cara, então se f*deram lindamente, eu acho lindo, "Ai mas a industria nacional e os empregos" cara a quantia de emprego que isso gera nao vale a pena no tanto que fode o país, fora que, carros importados tbm geram algum emprego aqui, a australia fez isso no passado, la tava uma m**** tbm.

pois é, temos o lendario caso do kwid eletrico que saiu a 150 mil, ai veio a byd com o dolphin que era muito superior, mas era um abismo mesmo, pelo mesmo valor, ai incrivelmente a renault tinha margem pra reduzir o preço do carro em 50 mil, vejam que milagre aconteceu, tinham 50 mil de margem e ainda continuam vendendo com lucro.

olha cara, eu nunca vi os chinas fazendo isso, pelo contrario, eu vejo os chinas sempre reduzindo o valor por venderem mais barato, em todos os produtos que eu conheço, eu tenho um xeonzinho hj graças aos chinas, minha VGA é uma 1660 super que comprei da china, ta firme e forte, se nao fossem esses chinas eu tava ate hj com o I5 7400 e uma 1050 ti, ate meu hd que é um ssd NVME de 1tb paguei muito barato na epoca, foi coisa de 200 pila, senao tava com meu hd normalzao ate hj.

você quer comparar peça de pc que são empresas pequenas que fazer reaproveitamento de peças com a gigantesca indústria de automóveis

Cielo

Lenda da internet
Reações
62.983
Pontos
1.789
você quer comparar peça de pc que são empresas pequenas que fazer reaproveitamento de peças com a gigantesca indústria de automóveis

era um exemplo amigo, coisas de alto valor como um carro acho que nao temos nada semelhante, mas qualquer coisa que vemos, a realidade é que os preços baixam, qualquer coisa que se passa a produzir na china, os preços normalmente baixam e ficam mais baixos, também porque não vai acontecer da concorrencia nos carros morrer, o que vai acontecer é o que está acontecendo, os valores estão em um patamar absurdo, "Ah mas tem muito imposto" claro que tem, mas isso nao justifica os preços, em 2020 era a mesma margem de imposto e os valores eram muito menores e a inflação não foi nesse patamar dos carros, então é isso, ou esses fdp baixam os preços ou espero de coração que vão a falencia, pq nao é certo alguem pagar 80 pau em um kwid, pode falar o que vc quiser, mas aquilo la nao custa nem 20 conto pra renault produzir, dava tranquilamente, com uma excelente margem de lucro, vender a 60k.

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Reações
104.686
Pontos
1.839
Meu China com 130k de km vai desmontar no meio da estrada antes de eu conseguir entregar ela pra locadora. Todo dia um barulho novo aparece. O painel parece uma balada de tanta luz de aviso acesa. E isso é o que “aparece”…imagina under the hood o que não tá acontecendo ali.

Nesta renovação, não vou de China não. Mas para quem puder pegar um no sistema de locação…Vale a experimentação. Pra ter a experiência de saber o que é ter um carro descartável que não vai valer boxta nenhuma depois dos 100km.

Mas comprar…ná…não acho bom negócio não. Pra começar nem é carro “sexy”.

As chances de comer uma gata usando carro chinês…só se for uma quebrada.

Loflite

Bam-bam-bam
Reações
3.390
Pontos
453
Meu China com 130k de km vai desmontar no meio da estrada antes de eu conseguir entregar ela pra locadora. Todo dia um barulho novo aparece. O painel parece uma balada de tanta luz de aviso acesa. E isso é o que “aparece”…imagina under the hood o que não tá acontecendo ali.

Nesta renovação, não vou de China não. Mas para quem puder pegar um no sistema de locação…Vale a experimentação. Pra ter a experiência de saber o que é ter um carro descartável que não vai valer boxta nenhuma depois dos 100km.

Qual é o carro?

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Reações
104.686
Pontos
1.839
Qual é o carro?

Tiggo8.

E não vou dizer que o carro “era” ruim não. Ele era ótimo. Mas acho que a deterioração dele foi muita rápida. Ele parece que vai desmontar…todo dia pinta um barulho novo.

Por experiência própria a indústria de carro chinesa pra mim se resume a relação entre um xiaomi e um iPhone: oferece mais pelo que se paga e é mais barato, mas só serve pra comprar novo e depois dispensar. No fundo…não é um IPhone. Só tem valor zerado.

É pra quem pode ficar trocando de carro no máximo em 03 anos. Quem espera comprar um carro China e ficar no papo “tem garantia de 40 anos então tô susse”….

Bom…boa sorte e nos diga como será a experiencia depois de 5 anos de uso.

O duro é que não tem lastro ainda desses da marca China queridinha do momento…Ainda nem tem…então te falarem que tem garantia de 90 anos mas você não sabe com o sera daqui a 5 (tanto o carro em si como o atendimento da marca em si) não serve de muita coisa.

E sinceramente…quem acredita que China é super atencioso em Customer care…bom…você é um positivista nato.

Alberon

YouTube Player
Reações
130.199
Pontos
2.074

Traduzindo, não tem pra onde correr, imagine pegar um carrinho elétrico e ainda chinês.
Pelo menos, se for pra pagar caro, melhor em uma carro japonês.
De resto, hoje, Volks, Fiat e principalmente o lixo da Chevrolet, estão no mesma categoria de m**** dos chineses.

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Reações
46.091
Pontos
1.048
Tiggo8.

E não vou dizer que o carro “era” ruim não. Ele era ótimo. Mas acho que a deterioração dele foi muita rápida. Ele parece que vai desmontar…todo dia pinta um barulho novo.

Por experiência própria a indústria de carro chinesa pra mim se resume a relação entre um xiaomi e um iPhone: oferece mais pelo que se paga e é mais barato, mas só serve pra comprar novo e depois dispensar. No fundo…não é um IPhone. Só tem valor zerado.

É pra quem pode ficar trocando de carro no máximo em 03 anos. Quem espera comprar um carro China e ficar no papo “tem garantia de 40 anos então tô susse”….

Bom…boa sorte e nos diga como será a experiencia depois de 5 anos de uso.

O duro é que não tem lastro ainda desses da marca China queridinha do momento…Ainda nem tem…então te falarem que tem garantia de 90 anos mas você não sabe com o sera daqui a 5 (tanto o carro em si como o atendimento da marca em si) não serve de muita coisa.

E sinceramente…quem acredita que China é super atencioso em Customer care…bom…você é um positivista nato.

Traduzindo, não tem pra onde correr, imagine pegar um carrinho elétrico e ainda chinês.
Pelo menos, se for pra pagar caro, melhor em uma carro japonês.
De resto, hoje, Volks, Fiat e principalmente o lixo da Chevrolet, estão no mesma categoria de m**** dos chineses.
Falta de qualidade e obsolescência programada não é mais algo da china, tá geral. Principalmente nesses preços obscenos praticados hoje. 100k ou mais nu carro é MUITO $$$$ pra dar em algo que não vai durar, por mais abastado que a pessoa seja. Pegando o Tiggo 8 do amigo aí, a diferença dele pra um QQ é que o primeiro custa mais de 100k e o segundo eu paguei 9K. Não muda o fato que a Chery é lixo.

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Reações
186.270
Pontos
2.599
O foda é que aumenta 100% para abaixar 3,5%.

kapiel10

Mil pontos, LOL!
Reações
18.509
Pontos
1.054
era um exemplo amigo, coisas de alto valor como um carro acho que nao temos nada semelhante, mas qualquer coisa que vemos, a realidade é que os preços baixam, qualquer coisa que se passa a produzir na china, os preços normalmente baixam e ficam mais baixos, também porque não vai acontecer da concorrencia nos carros morrer, o que vai acontecer é o que está acontecendo, os valores estão em um patamar absurdo, "Ah mas tem muito imposto" claro que tem, mas isso nao justifica os preços, em 2020 era a mesma margem de imposto e os valores eram muito menores e a inflação não foi nesse patamar dos carros, então é isso, ou esses fdp baixam os preços ou espero de coração que vão a falencia, pq nao é certo alguem pagar 80 pau em um kwid, pode falar o que vc quiser, mas aquilo la nao custa nem 20 conto pra renault produzir, dava tranquilamente, com uma excelente margem de lucro, vender a 60k.

Não disse que o preço dos carros atuais é justo e sim que após a china vencer o mercado e conseguir falir os concorrentes teremos outros problemas com que lidar e sim irei comprar o carro chinês caso seja mais barato

O Caso das Terras Raras (Anos 1990 – 2011)​

1. Inundação de mercado com preços baixos (Anos 1980–1990)​

Até meados dos anos 1980, a maior parte do suprimento mundial de terras raras vinha dos Estados Unidos (principalmente da mina de Mountain Pass, na Califórnia) e de outros países ocidentais. A partir dos anos 1990, a China passou a minerar e processar esses minerais em larga escala, beneficiando-se de custos trabalhistas reduzidos, forte subsidiação estatal e regulamentações ambientais mais frouxas na época.

2. Falência dos concorrentes globais (2000–2002)​

A China inundou o mercado global com preços tão baixos que tornou a mineração em qualquer outro lugar do mundo inviável financeiramente.

• Sem conseguir competir com o custo chinês, minas em todo o mundo faliram ou fecharam as portas. A mina americana de Mountain Pass encerrou suas operações de extração em 2002.
  • Ao final dos anos 2000, a China detinha cerca de 95% a 97% de todo o suprimento mundial de terras raras.

3. Corte de oferta e disparada dos preços (2010–2011)​

Com o monopólio estabelecido, o governo chinês começou a implementar rígidas cotas de exportação alegando razões ambientais e de preservação de recursos internos. Em 2010, em meio a uma disputa diplomática e territorial com o Japão, a China chegou a bloquear temporariamente as remessas para os japoneses e reduziu vertiginosamente suas cotas globais de exportação.

• O resultado nos preços: Os preços das terras raras no mercado internacional dispararam. Alguns elementos tiveram altas de 500% a mais de 2.000% (multiplicando de 6 a 20 vezes de valor) em questão de meses entre 2010 e 2011.

Cielo

Lenda da internet
Reações
62.983
Pontos
1.789
Não disse que o preço dos carros atuais é justo e sim que após a china vencer o mercado e conseguir falir os concorrentes teremos outros problemas com que lidar e sim irei comprar o carro chinês caso seja mais barato

Até meados dos anos 1980, a maior parte do suprimento mundial de terras raras vinha dos Estados Unidos (principalmente da mina de Mountain Pass, na Califórnia) e de outros países ocidentais. A partir dos anos 1990, a China passou a minerar e processar esses minerais em larga escala, beneficiando-se de custos trabalhistas reduzidos, forte subsidiação estatal e regulamentações ambientais mais frouxas na época.

A China inundou o mercado global com preços tão baixos que tornou a mineração em qualquer outro lugar do mundo inviável financeiramente.

• Sem conseguir competir com o custo chinês, minas em todo o mundo faliram ou fecharam as portas. A mina americana de Mountain Pass encerrou suas operações de extração em 2002.
  • Ao final dos anos 2000, a China detinha cerca de 95% a 97% de todo o suprimento mundial de terras raras.

Com o monopólio estabelecido, o governo chinês começou a implementar rígidas cotas de exportação alegando razões ambientais e de preservação de recursos internos. Em 2010, em meio a uma disputa diplomática e territorial com o Japão, a China chegou a bloquear temporariamente as remessas para os japoneses e reduziu vertiginosamente suas cotas globais de exportação.

• O resultado nos preços: Os preços das terras raras no mercado internacional dispararam. Alguns elementos tiveram altas de 500% a mais de 2.000% (multiplicando de 6 a 20 vezes de valor) em questão de meses entre 2010 e 2011.

po cara, meu exemplo era ruim e comparar com uma comodity ai é bacana? Carro não é exclusividade dos chinas, se ficar caro a concorrencia volta, a vw nao vai falir bicho, a toyota vai parar e pensar "put* m****, agora nao da mais pra fazer carro"...

Askeladd

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
15.473
Pontos
503

Nem eles estão aguentando a concorrência entre eles.

B.E.A.S.T

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
5.254
Pontos
969
Sei que não tem muito a ver com o tópico, mas esse lance da falta de qualidade e "destruição" programada é real.

Para quem, por uma razão de custo, costuma usar por muito longo prazo o carro, tá cada dia pior.

Meu maior exemplo: Kadett sle 90 1.8 8v, ainda carburado X clio 1.6 8v RT , meus 2 velhotes.

Tenho o kadett fazem quase 8 anos e o clio vai pra 4 anos.

De verdade, o Clio adora uma oficina, como eu explico que o kadett com seus quase 40 anos parece indestrutivel?

A receita nos 2 é igual: suspensão mcpherson, tração dianteira, motores medianos, 8v, só diferença ente carburação e injeção multiponto.
E eu que sou tão antiquado que nem motores 16v eu to a fim de pegar.

Mas na qualidade de construção e peças , é infinitamente diferente, comparando com a época onde a GM fazia carros de verdade.

Muita gente me diz pra vender os 2 velhotes , dar uma boa entrada e parcelar um zero.
To de boa, não se fazem mais tanques de guerra, se agarrou um que funciona fique com ele.
Bebem mais, já tem seus cheiros e desconfortos inerentes à epoca, mas na simplicidade de quem só quer algo com 4 rodas e um volante, estou bem de boa.

Outro fator é: nenhum China vai virar algo colecionavel no futuro.
A época dos carros "eternos" já se foi.

Cielo

Lenda da internet
Reações
62.983
Pontos
1.789
Sei que não tem muito a ver com o tópico, mas esse lance da falta de qualidade e "destruição" programada é real.

Para quem, por uma razão de custo, costuma usar por muito longo prazo o carro, tá cada dia pior.

Meu maior exemplo: Kadett sle 90 1.8 8v, ainda carburado X clio 1.6 8v RT , meus 2 velhotes.

Tenho o kadett fazem quase 8 anos e o clio vai pra 4 anos.

De verdade, o Clio adora uma oficina, como eu explico que o kadett com seus quase 40 anos parece indestrutivel?

A receita nos 2 é igual: suspensão mcpherson, tração dianteira, motores medianos, 8v, só diferença ente carburação e injeção multiponto.
E eu que sou tão antiquado que nem motores 16v eu to a fim de pegar.

Mas na qualidade de construção e peças , é infinitamente diferente, comparando com a época onde a GM fazia carros de verdade.

Muita gente me diz pra vender os 2 velhotes , dar uma boa entrada e parcelar um zero.
To de boa, não se fazem mais tanques de guerra, se agarrou um que funciona fique com ele.
Bebem mais, já tem seus cheiros e desconfortos inerentes à epoca, mas na simplicidade de quem só quer algo com 4 rodas e um volante, estou bem de boa.

Outro fator é: nenhum China vai virar algo colecionavel no futuro.
A época dos carros "eternos" já se foi.

Meu avô tinha uma belina, eu nao sei que ano que é, mas era uma belina 2 marrom, desde que me lembre ele tinha essa belina, depois ele passou pro meu tio, o qual tem essa belina até hoje e funciona perfeitamente, e meu tio usava pra trabalhar, nada pesado, ele instala pelicula solar, mas roda com o carro e está boa até hoje.

Eu tinha um clio 1.0 16v 2002, vendi ele em 2020, a renault nao tava mais vendendo peças dele, esse clio tinha uma particularidade, os clios 1.0 16v até 2002 tinham o filtro de oleo de refil, é que nem filtro de caminhão, nao é esses de aluminio, a partir de 2003 era o de aluminio, e a renault vendia só motrio(que é uma segunda linha) na concessionaria, e o motor dele tinha algumas diferenças pro de 2003 em diante, apesar de ser o mesmo motor, e mercado paralelo é foda, então é isso ai, os carros realmente vem ficando pior de certa forma, é uma tecnologia muito foda que nao tem como voce fazer manutenção, pensem quase qualquer carro de hoje daqui a 20 anos, mesmo de marca japonesa, imagina a manutenção de um corolla hibrido daqui a 20 anos, quem vai saber mexer nisso? se até carro veio aqui os mecanicos são uma b*sta.

B.E.A.S.T

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
5.254
Pontos
969
Meu avô tinha uma belina, eu nao sei que ano que é, mas era uma belina 2 marrom, desde que me lembre ele tinha essa belina, depois ele passou pro meu tio, o qual tem essa belina até hoje e funciona perfeitamente, e meu tio usava pra trabalhar, nada pesado, ele instala pelicula solar, mas roda com o carro e está boa até hoje.

Eu tinha um clio 1.0 16v 2002, vendi ele em 2020, a renault nao tava mais vendendo peças dele, esse clio tinha uma particularidade, os clios 1.0 16v até 2002 tinham o filtro de oleo de refil, é que nem filtro de caminhão, nao é esses de aluminio, a partir de 2003 era o de aluminio, e a renault vendia só motrio(que é uma segunda linha) na concessionaria, e o motor dele tinha algumas diferenças pro de 2003 em diante, apesar de ser o mesmo motor, e mercado paralelo é foda, então é isso ai, os carros realmente vem ficando pior de certa forma, é uma tecnologia muito foda que nao tem como voce fazer manutenção, pensem quase qualquer carro de hoje daqui a 20 anos, mesmo de marca japonesa, imagina a manutenção de um corolla hibrido daqui a 20 anos, quem vai saber mexer nisso? se até carro veio aqui os mecanicos são uma b*sta.
São os guerreiros do Brasil: motores cht, ap, ohc, os Fire da Fiat , agora na modernidade os Toyota e Honda que não usavam cambio cvt.
Nãop esquecendo os Opalas e seus derivados, que apesar de cheios de outros erros de projeto, são motores para mais de 1 milhao de km.

Mas estes batalhadores estão sendo esquecidos pela sedução dessas tranqueiras chinesas, com a desculpa das emissões de co2 no planeta, mas ninguem fala da geração de emissões ruins na fabricação dos novos carros.

O tempo vai dizer quem é quem.

Harpius

Mil pontos, LOL!
Reações
3.656
Pontos
1.254
Sem dúvida essa concorrência "parece boa".
O efeito imediato é a queda de preço e melhora nas condições para a compra do carro.
Até acho que as montadoras tradicionais estavam onerando os carros além do que deviam.
No curto prazo, o povo curte essa concorrência com os chineses, já que jogam os preços lá para baixo.
Mas no longo prazo, o que os chineses estão fazendo não é saudável.
Eles habitualmente praticam dumping e usam dessa estratégia para "invadir" um mercado e DERRUBAR os concorrentes.
O objetivo dos chineses não é simplesmente concorrer, pois fosse isso, seria saudável. O negócio deles é eliminar os concorrentes, aí sim, é ruim para todos no longo prazo.
Diferente das montadoras tradicionais que REALMENTE fabricam os carros aqui, usando fornecedores nacionais e tornam o carro com um ALTO índice de nacionalização, os chineses não fazem isso.
O modelo deles é praticamente de mera montagem, mas praticamente maior parte das peças são IMPORTADAS e nada é fabricado ou adquirido de fornecedores nacionais.
Ou seja, o Brasil não ganha em empregos, impostos e transferência de tecnologia.
Não bastasse isso, as empresas na China possuem participação do Governo e lá, eles injetam dinheiro nessas empresas com subsídios, o que permite até mesmo fabricar e vender sem lucro, basicamente para aniquilar a concorrência local.
O que parece bom no curto prazo, não é bom no longo prazo.

PhylteR

F1 King
Reações
46.953
Pontos
2.069
Sem dúvida essa concorrência "parece boa".
O efeito imediato é a queda de preço e melhora nas condições para a compra do carro.
Até acho que as montadoras tradicionais estavam onerando os carros além do que deviam.
No curto prazo, o povo curte essa concorrência com os chineses, já que jogam os preços lá para baixo.
Mas no longo prazo, o que os chineses estão fazendo não é saudável.
Eles habitualmente praticam dumping e usam dessa estratégia para "invadir" um mercado e DERRUBAR os concorrentes.
O objetivo dos chineses não é simplesmente concorrer, pois fosse isso, seria saudável. O negócio deles é eliminar os concorrentes, aí sim, é ruim para todos no longo prazo.
Diferente das montadoras tradicionais que REALMENTE fabricam os carros aqui, usando fornecedores nacionais e tornam o carro com um ALTO índice de nacionalização, os chineses não fazem isso.
O modelo deles é praticamente de mera montagem, mas praticamente maior parte das peças são IMPORTADAS e nada é fabricado ou adquirido de fornecedores nacionais.
Ou seja, o Brasil não ganha em empregos, impostos e transferência de tecnologia.
Não bastasse isso, as empresas na China possuem participação do Governo e lá, eles injetam dinheiro nessas empresas com subsídios, o que permite até mesmo fabricar e vender sem lucro, basicamente para aniquilar a concorrência local.
O que parece bom no curto prazo, não é bom no longo prazo.
Bacana, e qual a vantagem para o consumidor brasileiro em ter um carro com "alto índice de nacionalização"?

Porque nas outra áreas isso não é muito relevante. Ninguém se preocupa se o celular que utiliza tem alto índice de nacionalização. Ou a TV. Ou o seu videogame. Ou seu robô aspirador. Ou o avião que usa pra viajar.

Por que um veículo precisaria ter um alto índice de nacionalização?

E em qual país os chineses eliminaram os concorrentes na indústria automotiva? Não conheço nenhum além da própria China.

Sobre o Brasil deixar de arrecadar impostos, fique tranquilo. Daremos um jeito :kjoinha

Harpius

Mil pontos, LOL!
Reações
3.656
Pontos
1.254
Bacana, e qual a vantagem para o consumidor brasileiro em ter um carro com "alto índice de nacionalização"?

Porque nas outra áreas isso não é muito relevante. Ninguém se preocupa se o celular que utiliza tem alto índice de nacionalização. Ou a TV. Ou o seu videogame. Ou seu robô aspirador. Ou o avião que usa pra viajar.

Por que um veículo precisaria ter um alto índice de nacionalização?

E em qual país os chineses eliminaram os concorrentes na indústria automotiva? Não conheço nenhum além da própria China.

Sobre o Brasil deixar de arrecadar impostos, fique tranquilo. Daremos um jeito :kjoinha
O problema não é a nacionalização em si, embora importante.
Percebe que estou falando de "dumping".
Esse é um problema que os chineses praticam.
Mas creio que você não está enxergando o contexto econômico.
Como vai ter um mercado de consumo, se as empresas que entram (diga-se, chineses) aniquilam as outras e criam desemprego, quebrando a indústria local ?
Percebe qual o problema ?
Óbvio que para o consumidor, NO CURTO PRAZO, é uma maravilha esse "dumping" chines, pois joga o preço lá no chão, força a concorrência a baixar preços.
Fosse só criar concorrência estaria ótimo e concordaria contigo.
Mas o problema não é ter concorrência em si, mas começar a quebrar a concorrência e aí praticamente criar um domínio de mercado a ponto de no futuro o consumidor não ter mais opção, e aí ficar nas mãos de chineses praticando o preço que quiserem.
Você pode não gostar de Renault, VW, Chevrolet, Honda ou Toyota e entre outros. Mas imagina os chineses matando essas marcas e aí só sobra BYD, Chery e OModa, por exemplo ?
Você acha mesmo que estes carros vão continuar "baratos" ?
Como é que ficam os milhares de empregos dos concorrentes que eles aniquilaram ?
Você só está considerando o lado do consumidor, mas está desprezando totalmente o lado de quem está empregado nas empresas concorrentes, na geração de impostos que elas produzem, pela economia que geram quando compram de fornecedores nacionais e por aí vai.

Precisa entender que os carros chineses são "baratos" justamente porque tem capital do governo chinês subsidiando estas empresas com o propósito de penetrarem nos mercados de forma agressiva e desleal, coisas que as outras empresas não fazem.
Eles querem dominar, aniquilar a concorrência e aí quando conseguem domínio, praticam o preço que quiserem. Isso é o dumping.
Não a toa que a Europa e os EUA estão criando barreiras fiscais taxando produtos chineses, justamente para proteger a industria local.

Veja o caso da BYD que montaram uma "fabrica" no Brasil mas que não fabrica nada, praticamente só monta o carro com as peças que são produzidas na China.
E o pior que muita mão de obra de cargo alto nestas empresas são ocupadas por Chineses, tanto que isso vem sendo alvo de reclamação de sindicatos locais.

Você diz de outras áreas, mas as outras áreas não vivem esse problema dos veículos.
Mas vamos supor que acontecesse com celulares, TV, e etc, com chineses dominando o mercado e aniquilando os concorrentes ?
Como vai ficar a economia se acontecer uma concentração de mercado e desemprego ?
Precisa ver o contexto e não só um lado.
A economia não funciona só com preço baixo para o consumidor. Precisa levar em consideração que a economia gira, querendo ou não, com impostos, concorrência saudável, atividades empresarial intensa e pulverizada.

PhylteR

F1 King
Reações
46.953
Pontos
2.069
Como vai ter um mercado de consumo, se as empresas que entram (diga-se, chineses) aniquilam as outras e criam desemprego, quebrando a indústria local ?
Óbvio que para o consumidor, NO CURTO PRAZO, é uma maravilha esse "dumping" chines, pois joga o preço lá no chão, força a concorrência a baixar preços.
Mas o problema não é ter concorrência em si, mas começar a quebrar a concorrência e aí praticamente criar um domínio de mercado a ponto de no futuro o consumidor não ter mais opção, e aí ficar nas mãos de chineses praticando o preço que quiserem.
Você pode não gostar de Renault, VW, Chevrolet, Honda ou Toyota e entre outros. Mas imagina os chineses matando essas marcas e aí só sobra BYD, Chery e OModa, por exemplo ?
Como é que ficam os milhares de empregos dos concorrentes que eles aniquilaram ?
Você só está considerando o lado do consumidor, mas está desprezando totalmente o lado de quem está empregado nas empresas concorrentes, na geração de impostos que elas produzem, pela economia que geram quando compram de fornecedores nacionais e por aí vai.

Precisa entender que os carros chineses são "baratos" justamente porque tem capital do governo chinês subsidiando estas empresas com o propósito de penetrarem nos mercados de forma agressiva e desleal, coisas que as outras empresas não fazem.
Eles querem dominar, aniquilar a concorrência e aí quando conseguem domínio, praticam o preço que quiserem. Isso é o dumping.
Não a toa que a Europa e os EUA estão criando barreiras fiscais taxando produtos chineses, justamente para proteger a industria local.

Veja o caso da BYD que montaram uma "fabrica" no Brasil mas que não fabrica nada, praticamente só monta o carro com as peças que são produzidas na China.
E o pior que muita mão de obra de cargo alto nestas empresas são ocupadas por Chineses, tanto que isso vem sendo alvo de reclamação de sindicatos locais.

Você diz de outras áreas, mas as outras áreas não vivem esse problema dos veículos.
Mas vamos supor que acontecesse com celulares
Eu entendo o seu ponto, porém não vejo isso ocorrendo. Ou ao menos, não é algo novo. A indústria alemã é a mais, ou uma das mais, subsidiadas do mundo.

A Tesla só existe e chegou onde chegou, por causa do Governo dos EUA. E só por causa desse governo, a GM ainda respira.

Sim, a China subsidia, assim como todos os outros países. Aliás, o Brasil historicamente dá incentivos absurdos pra nossa excelente indústria automotiva nacional, e mesmo assim as montadoras aqui tem o dobro da margem de lucro que no resto do mundo.

Então não vejo a China como vilã e nossa indústria como algo bom, porque é essa indústria nacional que segura sempre o avanço o máximo que pode, e vai pro governo chorar subsídio e imposto de importação alto no primeiro momento que surge concorrência. Agora a concorrência é a China, mas já foi Japão, Coreia, etc.

Não vejo a China quebrando o mercado local. Vejo eles trazendo um mínimo de razoabilidade para um mercado historicamente protegido e atrasado. Até porque o brasileiro também tem bastante preconceito com carros de fora, então nunca que a China vai dominar aqui. T-Cross de 180 mil ainda é o mais vendido, embora agora tenha concorrência decente.

Supedaneo

Mil pontos, LOL!
Reações
3.128
Pontos
1.244

Mas vamos supor que acontecesse com celulares, TV, e etc, com chineses dominando o mercado e aniquilando os concorrentes ?
Como vai ficar a economia se acontecer uma concentração de mercado e desemprego ?
Precisa ver o contexto e não só um lado.
A economia não funciona só com preço baixo para o consumidor. Precisa levar em consideração que a economia gira, querendo ou não, com impostos, concorrência saudável, atividades empresarial intensa e pulverizada.
Concordaria com você se as "nacionais" não praticassem uma margem de lucro GIGANTESCA.

Só para ilustrar:

TCross Highline 250 TSI Automático: R$ 109.990 2020

TCross Highline (250 TSI): R$ 186.290 2026

Mais de 71% de aumento em 5 anos!!

Então tem que botar para fud@r mesmo esse canalhas, têm margem para queimar!!!

Quando essas margens diminuirem o pessoal vai voltar a olhar pra elas, se demorarem muito pode ficar tarde!!

Eu mesmo tive VW,Fiat,GM.

Agora vou para Tiggo 7 , Byd Attos 2 (45 km/Litro faz mais que minha moto)

Topo Fundo