O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


ConcursadOS - Vamos falar sobre concursos

Devouhan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.843
Reações
6.414
Pontos
704
Pessoal fiz inscrição para soldado da PMSP, vocês acham que compensa?

Se for um concurso que vc tem a possibilidade de ir pro interior do estado (não sei como funciona ai na PM de SP, aqui em MG tem um concurso pra RMBH e outros pro interior), compensa sim.

Agora, ficar na RM e na Capital, ai compensa menos, já que o custo de vida é maior.

Isso é, pensando só no salário, obviamente.

De novo, não sei como são as coisas na PM de SP, mas na PMMG tem algumas vantagens que fazem a diferença, como a assistência médica do IPSM, que é muito boa. Se tiver algo parecido na PMESP, então vale a pena.
 

Locomotion

Bam-bam-bam
Mensagens
715
Reações
1.705
Pontos
333
Se for um concurso que vc tem a possibilidade de ir pro interior do estado (não sei como funciona ai na PM de SP, aqui em MG tem um concurso pra RMBH e outros pro interior), compensa sim.

Agora, ficar na RM e na Capital, ai compensa menos, já que o custo de vida é maior.

Isso é, pensando só no salário, obviamente.

De novo, não sei como são as coisas na PM de SP, mas na PMMG tem algumas vantagens que fazem a diferença, como a assistência médica do IPSM, que é muito boa. Se tiver algo parecido na PMESP, então vale a pena.

Eu trabalho com PMS no meu local de trabalho, e eles só falam coisas boas da corporação, pelo o que dizem não é um mar de rosas, mas ao mesmo tempo não é um emprego que se despreze, e internamente tem muita oportunidade boa..

Mas no fundo fico com medo de ser apenas um soldado por muito tempo..
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.448
Reações
91.061
Pontos
1.503
Eu prestaria esse da PM sim. Só não posso por causa da idade.
É uma ótima oportunidade para começar a fazer um pé de meia. Dá pra tirar 5k pelo menos e o tempo de aposentadoria é menor.
 


Devouhan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.843
Reações
6.414
Pontos
704
Eu trabalho com PMS no meu local de trabalho, e eles só falam coisas boas da corporação, pelo o que dizem não é um mar de rosas, mas ao mesmo tempo não é um emprego que se despreze, e internamente tem muita oportunidade boa..

Mas no fundo fico com medo de ser apenas um soldado por muito tempo..

Mar de rosas nunca vai ser, ainda mais como policial e militar. Contudo, a PM de SP, assim como a de MG, é uma das melhores do país para se trabalhar, então isso é algo a ser levado em consideração.

E bem, a área militar costuma dar boas oportunidades a quem quer crescer dentro das corporações. Imagino que a PMESP tenha concursos internos pra Sargento e, posteriormente, para oficial. Fora que tbm tem o concurso público da Academia do Barro Branco, que tbm é pra oficial.
Então, de certa forma, vc só fica como soldado por muito tempo se ficar acomodado.
 

**fnx**

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.473
Reações
11.472
Pontos
1.039
Pessoal fiz inscrição para soldado da PMSP, vocês acham que compensa?
Sou Bombeiro Militar atualmente e por ter contato mais perto com a PM e por estar dentro do militarismo eu digo o seguinte:

Se quer fazer carreira, faça concurso pra Oficial, você como praça é ponta da lança e o militarismo é muito tóxico, você pode dar sorte de pegar a unidade com um pessoal legal e um bom comandante, mas o comando é passageiro, uma hora muda, pode vir um pior, você pode ser transferido. O salário não é muito alto na maioria dos Estados, e as promoções não tem uma diferença gritante de salário, isso se conseguir ser promovido no tempo certo, tem estados que as promoções não correm no tempo certo.

Agora sobre ser PM(começar como soldado), é um ótimo trampolim, pois o concurso tem muitas vagas mas tem que analisar a cidade, tem cidade que fica inviável ser PM(tipo o Rio), tem cidade que são mais tranquilas. Aqui pelo menos o plano de saúde é bonzinho, mas o salário pra mim não é lá essas coisas, moro com meus pais então é tranquilo, mas se fosse morar sozinho eu não conseguiria ter o mesmo padrão de vida. Se quiser estudar aconselho a fazer o concurso de bombeiro(mas veja se tem aptidão pra ser bombeiro primeiro, e digo isso pra PM tbm) digo isso porque a atividade do bombeiro é passiva(ou seja, só trabalha quando acontece algo, então enquanto não tem nada você tem um tempinho pra estudar), na PM não pois é um trabalho ativo, então você só vai ter tempo pra estuda em casa praticamente.
 

Locomotion

Bam-bam-bam
Mensagens
715
Reações
1.705
Pontos
333
Tô afim de fazer tbm, porém tenho um pouco de medo do perigo, será q em sp é tão perigoso assim?

Então, pelo que eu converso com amigos meus que trabalham na área, eles falam que de certa forma é bem de boa, mas tem seus riscos também.. Sempre tem que ter um olho no peixe e outro no gato, não é tão perigoso comparado ao RJ.

Sou Bombeiro Militar atualmente e por ter contato mais perto com a PM e por estar dentro do militarismo eu digo o seguinte:

Se quer fazer carreira, faça concurso pra Oficial, você como praça é ponta da lança e o militarismo é muito tóxico, você pode dar sorte de pegar a unidade com um pessoal legal e um bom comandante, mas o comando é passageiro, uma hora muda, pode vir um pior, você pode ser transferido. O salário não é muito alto na maioria dos Estados, e as promoções não tem uma diferença gritante de salário, isso se conseguir ser promovido no tempo certo, tem estados que as promoções não correm no tempo certo.

Agora sobre ser PM(começar como soldado), é um ótimo trampolim, pois o concurso tem muitas vagas mas tem que analisar a cidade, tem cidade que fica inviável ser PM(tipo o Rio), tem cidade que são mais tranquilas. Aqui pelo menos o plano de saúde é bonzinho, mas o salário pra mim não é lá essas coisas, moro com meus pais então é tranquilo, mas se fosse morar sozinho eu não conseguiria ter o mesmo padrão de vida. Se quiser estudar aconselho a fazer o concurso de bombeiro(mas veja se tem aptidão pra ser bombeiro primeiro, e digo isso pra PM tbm) digo isso porque a atividade do bombeiro é passiva(ou seja, só trabalha quando acontece algo, então enquanto não tem nada você tem um tempinho pra estudar), na PM não pois é um trabalho ativo, então você só vai ter tempo pra estuda em casa praticamente.

Eu gosto do serviço de militarismo em geral, na verdade eu gostaria mesmo de ir para bombeiro, mas como estou com 27 anos estou preocupado de passar pela a idade limite..
 

Mek

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
962
Reações
2.638
Pontos
684
Fiz 77 pontos apenas para Resende Ass ADM. Fiquei feliz com minha pontuação visto que comecei a estudar um pouco tarde para esse concurso da INB

Fiz 98 sem estudar nada, pois estava focado em uma prova de mestrado de engenharia de produção.

Mas acho o seguinte: certas pessoas vão desempenhar de maneira desproporcional para certas provas. Um engenheiro, físico ou matemático evidentemente possuem vantagem nas provas exatas e de raciocínio lógico.

Agora bota estes caras para responderem perguntas do jurídico. É necessário empenho extra nestes tópicos.

Enxergo os vestibulares da mesma maneira, deixando a questão socioeconômica de lado. Provas objetivas e "rígidas" ainda são a solução mais viável para muitas etapas da vida. Contudo, ainda somos livres para decidir se vamos querer subir árvores, nadar, correr, ou qualquer outra coisa. Saber onde vai se meter faz parte da seleção e por isso acredito que com o norteamento correto todos somos capazes.

5232012052424iwsmt.jpeg
 

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.031
Reações
3.589
Pontos
709
Sou Bombeiro Militar atualmente e por ter contato mais perto com a PM e por estar dentro do militarismo eu digo o seguinte:

Se quer fazer carreira, faça concurso pra Oficial, você como praça é ponta da lança e o militarismo é muito tóxico, você pode dar sorte de pegar a unidade com um pessoal legal e um bom comandante, mas o comando é passageiro, uma hora muda, pode vir um pior, você pode ser transferido. O salário não é muito alto na maioria dos Estados, e as promoções não tem uma diferença gritante de salário, isso se conseguir ser promovido no tempo certo, tem estados que as promoções não correm no tempo certo.

Agora sobre ser PM(começar como soldado), é um ótimo trampolim, pois o concurso tem muitas vagas mas tem que analisar a cidade, tem cidade que fica inviável ser PM(tipo o Rio), tem cidade que são mais tranquilas. Aqui pelo menos o plano de saúde é bonzinho, mas o salário pra mim não é lá essas coisas, moro com meus pais então é tranquilo, mas se fosse morar sozinho eu não conseguiria ter o mesmo padrão de vida. Se quiser estudar aconselho a fazer o concurso de bombeiro(mas veja se tem aptidão pra ser bombeiro primeiro, e digo isso pra PM tbm) digo isso porque a atividade do bombeiro é passiva(ou seja, só trabalha quando acontece algo, então enquanto não tem nada você tem um tempinho pra estudar), na PM não pois é um trabalho ativo, então você só vai ter tempo pra estuda em casa praticamente.

Por curiosidade, como se dá a escolha de qual cidade quer exercer? Por exemplo, minha cidade é super tranquila, teria como escolher para tomar posse aqui?
Pergunto apenas de curiosidade, rs.
 

Devouhan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.843
Reações
6.414
Pontos
704
Por curiosidade, como se dá a escolha de qual cidade quer exercer? Por exemplo, minha cidade é super tranquila, teria como escolher para tomar posse aqui?
Pergunto apenas de curiosidade, rs.

Até onde sei, só o primeiro colocado do curso de formação tem o direito de escolher pra onder ir, e mesmo assim, não acredito que isso seja a regra.
Vc é colocado onde der, onde tiver necessidade de efetivo.

E como eu disse no outro post, tem que ver como é a dotação de vagas no edital.
Aqui em MG, por exemplo, a PM faz concursos pra capital e região metropolitana (RMBH) e concursos pras regiões da pm no interior (RPM).
Se vc faz um concurso da RMBH, após concluir o curso de formação de soldado, vc vai ser alocado em uma das unidades dentro da região metropolitana.
Se vc faz pra uma determinada RPM, vc pode ser colocado em uma das subunidades daquela RPM.

E, tecnicamente falando, vc toma "posse" do cargo na cidade em que é feito o curso de formação.
 

_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053
é por vaga
Já imaginou se todos escolhessem aonde querem trampar?
Quase ninguém ia para capital.
 

**fnx**

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.473
Reações
11.472
Pontos
1.039
Por curiosidade, como se dá a escolha de qual cidade quer exercer? Por exemplo, minha cidade é super tranquila, teria como escolher para tomar posse aqui?
Pergunto apenas de curiosidade, rs.
Aqui foi por região, teve a capital e algumas cidades do interior, então você já escolhe por ai, ai depois pra escolher a unidade depende, a princípio vão te alocar nos lugares que precisa de gente, mas possa ser que mais de um lugar esteja precisando e gente, então podem dar um direito de escolha aos primeiros, mas isso depende muiiito de estado pra estado.
 

CloudNine

Bam-bam-bam
Mensagens
5.935
Reações
19.905
Pontos
353
Sou Bombeiro Militar atualmente e por ter contato mais perto com a PM e por estar dentro do militarismo eu digo o seguinte:

Se quer fazer carreira, faça concurso pra Oficial, você como praça é ponta da lança e o militarismo é muito tóxico, você pode dar sorte de pegar a unidade com um pessoal legal e um bom comandante, mas o comando é passageiro, uma hora muda, pode vir um pior, você pode ser transferido. O salário não é muito alto na maioria dos Estados, e as promoções não tem uma diferença gritante de salário, isso se conseguir ser promovido no tempo certo, tem estados que as promoções não correm no tempo certo.

Agora sobre ser PM(começar como soldado), é um ótimo trampolim, pois o concurso tem muitas vagas mas tem que analisar a cidade, tem cidade que fica inviável ser PM(tipo o Rio), tem cidade que são mais tranquilas. Aqui pelo menos o plano de saúde é bonzinho, mas o salário pra mim não é lá essas coisas, moro com meus pais então é tranquilo, mas se fosse morar sozinho eu não conseguiria ter o mesmo padrão de vida. Se quiser estudar aconselho a fazer o concurso de bombeiro(mas veja se tem aptidão pra ser bombeiro primeiro, e digo isso pra PM tbm) digo isso porque a atividade do bombeiro é passiva(ou seja, só trabalha quando acontece algo, então enquanto não tem nada você tem um tempinho pra estudar), na PM não pois é um trabalho ativo, então você só vai ter tempo pra estuda em casa praticamente.

O que você classifica como "aptidão para ser bombeiro"?

Se sair o concurso de soldado de MG estou tentado a prestar a prova,mas não sei se tenho aptidão,quer dizer,não é um "sonho" desde criança que muita gente tem,usaria como um trampolim também.Sei nadar,aguento gore,mas não sei se animaria encarar um incêndio com muita tranquilidade não! :klolz
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.194
Reações
42.136
Pontos
1.003
Olá, estou querendo começar a estudar direito para passar em um eventual concurso de policia civil e/ou oficial de justiça, eu estou fazendo licenciatura em história, que consigo ter diploma de superior logo, alguem tem dica de como começar a estudar direito para se acostumar com a escrita e tudo?
 

Yukio Mishima

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
845
Reações
1.714
Pontos
583
O que você classifica como "aptidão para ser bombeiro"?

Se sair o concurso de soldado de MG estou tentado a prestar a prova,mas não sei se tenho aptidão,quer dizer,não é um "sonho" desde criança que muita gente tem,usaria como um trampolim também.Sei nadar,aguento gore,mas não sei se animaria encarar um incêndio com muita tranquilidade não! :klolz
Incêndio deve ser muito foda, pesado mesmo é fratura exposta:brbr
 

Devouhan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.843
Reações
6.414
Pontos
704
Olá, estou querendo começar a estudar direito para passar em um eventual concurso de policia civil e/ou oficial de justiça, eu estou fazendo licenciatura em história, que consigo ter diploma de superior logo, alguem tem dica de como começar a estudar direito para se acostumar com a escrita e tudo?

Como assim "acostumar com a escrita"?

Se é pra entender a "formalidade" dos textos, o jeito é ler. Comece a ler livros sobre as áreas do Direito que caem nos concursos que vc pretende prestar, vc se acostuma com a linguagem mais "rebuscada" rapidinho.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.194
Reações
42.136
Pontos
1.003
Como assim "acostumar com a escrita"?

Se é pra entender a "formalidade" dos textos, o jeito é ler. Comece a ler livros sobre as áreas do Direito que caem nos concursos que vc pretende prestar, vc se acostuma com a linguagem mais "rebuscada" rapidinho.

É sim a formalidade, visto que essa parte tem praticamente um gênero textual próprio com palavras que não se usam muito em outros cursos
 

**fnx**

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.473
Reações
11.472
Pontos
1.039
O que você classifica como "aptidão para ser bombeiro"?

Se sair o concurso de soldado de MG estou tentado a prestar a prova,mas não sei se tenho aptidão,quer dizer,não é um "sonho" desde criança que muita gente tem,usaria como um trampolim também.Sei nadar,aguento gore,mas não sei se animaria encarar um incêndio com muita tranquilidade não! :klolz
Não precisa ser sonho de criança não, mas o cara entrar e ter pavor de ver sangue, fraturas e etc é foda, o cara não precisa apto a tudo não, eu mesmo não curto água, mas essa parte de sangue e fratura é essencial. Altura depende, se o cara for trabalhar só com incêndio ai tudo bem, mas pelo menos aqui não tem essa divisão de equipe de resgate/salvamento e incêndio, faz os 2. No seu caso seria bom pra você uma equipe de resgate(caso exista ai) ou então trabalhar com ambulância mesmo.
 

Devouhan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.843
Reações
6.414
Pontos
704
É sim a formalidade, visto que essa parte tem praticamente um gênero textual próprio com palavras que não se usam muito em outros cursos

É aquilo mesmo, que eu falei na outra resposta, o único jeito de acostumar com o 'jurídiquês' é lendo mesmo.

Nos concursos, quase sempre cobram Direito Constitucional e Administrativo. E nas áreas que vc citou, ainda cobrariam Penal e Processo Penal (polícia civil) e Processo Civil (oficial de justiça). Então, pra vc se acostumar, eu recomendo vc começar a ler textos introdutórios a essas matérias, alguns artigos jurídicos...
 

apf6769

Supra-sumo
Mensagens
3.788
Reações
142
Pontos
174
Tá estudando por onde para o TRT2?

Comprei material do Estratégia pro TRT15, porém eu abdiquei de prestar pois to enrolado até fim de maio (prova é dia 27/05).
Como será a mesma banca no TRT2, provavelmente mesmo conteúdo, vou aproveitar 95% desse material (talvez Regimento Interno e a questão da MP808 sejam diferentes).
 

maedre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.954
Reações
4.972
Pontos
453
Comprei material do Estratégia pro TRT15, porém eu abdiquei de prestar pois to enrolado até fim de maio (prova é dia 27/05).
Como será a mesma banca no TRT2, provavelmente mesmo conteúdo, vou aproveitar 95% desse material (talvez Regimento Interno e a questão da MP808 sejam diferentes).

Ah, legal!
Tbm estou cogitando bastante em prestar esse concurso estudando pelo conteúdo do Estratégia. O preço é bem salgado, mas pelos PDF's demonstrativos que li, são de bastante qualidade. Vale o investimento.

Vc manja desses paranauê? Tem algo que indique que esse edital demorará pra ser lançado?
 

Dandinho

Bam-bam-bam
Mensagens
229
Reações
314
Pontos
238
galera, dia desses resolvi dar uma olhada com mais detalhes na remuneração atual dos cargos do executivo lá no site do planejamento, já que é algo bem heterogêneo, diferente do judiciário e mpu que são maiss simples
http://www.planejamento.gov.br/secr...8/tabela-de-remuneracao-74-janeiro2018_ok.pdf

uma coisa que achei curiosa é que vários cargos de nível intermediário tem uma diferença pequena entre a remuneração da classe/padrão inicial e a final

por exemplo, o cargo de agente administrativo da pf e da prf tem remuneração (considerando 100 pontos de gratificação) inicial de 4.746,16 e final de 5.298,82

não que sejam ruins os valores, pelo contrário ^^ mas fiquei surpreso com essa diferença tão pequena, tendo em vista que nesse caso específico são 20 "degraus" até chegar nesse topo

eu sei que vez ou outras têm os reajustes, mas enfim

pela experiência do pessoal aqui no público federal isso sempre foi assim ou é algo mais recente?

Vc pagou? É bom assim?

complementando o que o colega brandon roy postou, caso você tenha interesse nos concursos de ti, essa ferramenta vai ajudar mais ainda, porque os conteúdos estão bem organizados e tem uma base muito grande de questões
 

20comer70correr

Bam-bam-bam
Mensagens
977
Reações
1.646
Pontos
203
concurso da PF aceita curso superior sequencial ? ( aqueles que podem ser completados em menos de 6 meses )
 

apf6769

Supra-sumo
Mensagens
3.788
Reações
142
Pontos
174
galera, dia desses resolvi dar uma olhada com mais detalhes na ....

Cara, num sei te dar uma perspectiva histórica muito ampla mas em termos de direitos e benefícios, considero o executivo o pior dos três poderes.
Mas é necessário ter cautela nessa análise tbm pois vc pegou de exemplo uma carreira que não é das mais concorridas e o executivo federal é imenso tanto em quadro como em diversidade de atividades. Tudo depende do quão necessário é a carreira pra manutenção do Estado e da coesão do Estado-nação. A questão de segurança nacional é uma "atividade típica do Estado", portanto um Oficial da ABIN tem um salário e progressão bem melhor do que o cargo que você citou. Outro exemplo de ativ típica é a tributação, sendo o AFRFB uma carreira excelente.
 

The legend

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.479
Reações
1.642
Pontos
1.114
Cara, num sei te dar uma perspectiva histórica muito ampla mas em termos de direitos e benefícios, considero o executivo o pior dos três poderes.
Mas é necessário ter cautela nessa análise tbm pois vc pegou de exemplo uma carreira que não é das mais concorridas e o executivo federal é imenso tanto em quadro como em diversidade de atividades. Tudo depende do quão necessário é a carreira pra manutenção do Estado e da coesão do Estado-nação. A questão de segurança nacional é uma "atividade típica do Estado", portanto um Oficial da ABIN tem um salário e progressão bem melhor do que o cargo que você citou. Outro exemplo de ativ típica é a tributação, sendo o AFRFB uma carreira excelente.

Executivo no geral é o mais fraco mesmo, não é que chamam de "carreirão" os Ministérios em geral, a progressão na carreira é muito ruim. Mas como vc mesmo disse, as atividades típicas de Estado são outros 500. Outros cargos bons do Executivo são o de Diplomata e de Analista de Comércio Exterior.
 

Dandinho

Bam-bam-bam
Mensagens
229
Reações
314
Pontos
238
Executivo no geral é o mais fraco mesmo, não é que chamam de "carreirão" os Ministérios em geral, a progressão na carreira é muito ruim. Mas como vc mesmo disse, as atividades típicas de Estado são outros 500. Outros cargos bons do Executivo são o de Diplomata e de Analista de Comércio Exterior.

por curiosidade, fui olhar o edital do ano passado de diplomata pra ver como funciona esse concurso tão famoso...

...que coisa cabulosa :kwow:kwow:kwow:kwow

Cara, num sei te dar uma perspectiva histórica muito ampla mas em termos de direitos e benefícios, considero o executivo o pior dos três poderes.
Mas é necessário ter cautela nessa análise tbm pois vc pegou de exemplo uma carreira que não é das mais concorridas e o executivo federal é imenso tanto em quadro como em diversidade de atividades. Tudo depende do quão necessário é a carreira pra manutenção do Estado e da coesão do Estado-nação. A questão de segurança nacional é uma "atividade típica do Estado", portanto um Oficial da ABIN tem um salário e progressão bem melhor do que o cargo que você citou. Outro exemplo de ativ típica é a tributação, sendo o AFRFB uma carreira excelente.

entendi ^^ de fato, tem muitas coisas legais no executivo
as agências reguladoras são bem legais
vou conhecer depois as demais carreiras com detalhes :kjoinha

o legislativo nem citei, porque o tcu é bem específico e a ti deve ser concentrada em brasília
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.521
Reações
19.493
Pontos
744
Fiz hj a prova para transpetro eng civil.
Achei mais facil q as anteriores.
Se tivesse tido mais 1 mes e meio acho q tinha chance. Sabia fazer todas as de conta.
O que ferrou foi as decoreba de valores específicos de norma.
 
Topo Fundo