O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


ConcursadOS - Vamos falar sobre concursos

ffgame

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
442
Reações
165
Pontos
739
Oi, turma. Gostaria de perguntar pro pessoal que faz concurso na área jurídica. As pós-graduações lato sensu em nível de especialização são aceitas como títulos em concurso sem precisar de monografia?
 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Oi, turma. Gostaria de perguntar pro pessoal que faz concurso na área jurídica. As pós-graduações lato sensu em nível de especialização são aceitas como títulos em concurso sem precisar de monografia?
Tecnicamente sim, pois mudou as regras para pós graduação então tiveram que se adequar...porém se a sua pós der a opção de fazer TCC, mesmo que pagando a mais eu faria por mera precaução gasta uma grana a mais mas fica mais tranquilo pro futuro...
 

Devouhan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.843
Reações
6.414
Pontos
704
Oi, turma. Gostaria de perguntar pro pessoal que faz concurso na área jurídica. As pós-graduações lato sensu em nível de especialização são aceitas como títulos em concurso sem precisar de monografia?

Pelo o que eu já pesquisei, geralmente é exigido que o curso de pós lato sensu tenha duração mínima de 1 ano e carga horária mínima de 360h.
A carga horária já é o mínimo exigido pelo MEC pra validade do curso, então o que pegaria aí seria só pq alguns cursos em algumas instituições tem duração de 6 ou 9 meses.

Mas recomendo vc pesquisar o que cada órgão estabelece e pede em seus concursos, já que isso costuma variar.
 

ddevil

Ser evoluído
Mensagens
92
Reações
11
Pontos
29
Boa tarde pessoal, ajuda com essa questão de concurso:


* Ao se interpretar uma demonstração de fluxos de caixa, é importante analisar o lucro líquido gerado das atividades operacionais, pois o fluxo negativo das atividade operacionais pode sinalizar a existência de dificuldades financeiras. Na análise da DFC observa-se se a empresa tem capacidade para cobrir os custos financeiros com os recursos gerados de suas operações. Analise as informações extraídas da contabilidade de Cia ABC S.A:

Passivo Circulante -R$ 75.000,00
Passivo Não Circulante -R$ 185.000,00
FCO (representa todas as entradas e saídas do demonstrativo)R$ 238.500,00
Dividendos pagos no período: (lucro liquido pago aos acionistas)R$ 18.000,00
Juros pagos no períodoR$ 25.000,00


Nessas condições é correto afirmar que:

A.para cada R$ 1,00 de obrigação a empresa gerou R$ 0,85 de fluxo de caixa operacional.
B.para cada R$ 1,00 de obrigação a empresa gerou R$ 1,19 de fluxo de caixa operacional.
C.para cada R$ 1,00 de obrigação a empresa gerou R$ 1,09 de fluxo de caixa operacional.
D.para cada R$ 1,00 de obrigação a empresa gerou R$ 0,75 de fluxo de caixa operacional.
E.para cada R$ 1,00 de obrigação a empresa gerou R$ 0,92 de fluxo de caixa operacional.

Grato se puderem ajudar.
 


Nargwya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.521
Reações
5.234
Pontos
703
Vocês indicam algum site onde eu possa acompanhar com facilidade quais concursos estão com inscrição aberta (ou abertura prevista) no momento em uma região específica (pesquisar por estado, cidade, etc...)?

Fiz o concurso do Banco do Brasil (infelizmente estou sem expectativa de ser chamado, mas foi uma experiência importante, meu primeiro concurso) e estou inscrito e estudando pro concurso da PCRJ (Necropsia), mas estou pra me mudar em breve do Rio de Janeiro para o Espírito Santo e vou começar a me inscrever nos concursos de lá a partir de agora... será que tem algum que vale a pena rolando no momento?

PCES eu não achei inscrição aberta, vai rolar prova ano que vem não? :(
 

Devouhan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.843
Reações
6.414
Pontos
704
Vocês indicam algum site onde eu possa acompanhar com facilidade quais concursos estão com inscrição aberta (ou abertura prevista) no momento em uma região específica (pesquisar por estado, cidade, etc...)?

Fiz o concurso do Banco do Brasil (infelizmente estou sem expectativa de ser chamado, mas foi uma experiência importante, meu primeiro concurso) e estou inscrito e estudando pro concurso da PCRJ (Necropsia), mas estou pra me mudar em breve do Rio de Janeiro para o Espírito Santo e vou começar a me inscrever nos concursos de lá a partir de agora... será que tem algum que vale a pena rolando no momento?

PCES eu não achei inscrição aberta, vai rolar prova ano que vem não? :(

O melhor que eu conheço pra isso aí é o PCI Concursos: https://www.pciconcursos.com.br/
 

makeikow

Bam-bam-bam
Mensagens
4.458
Reações
14.046
Pontos
453
Vocês indicam algum site onde eu possa acompanhar com facilidade quais concursos estão com inscrição aberta (ou abertura prevista) no momento em uma região específica (pesquisar por estado, cidade, etc...)?

Fiz o concurso do Banco do Brasil (infelizmente estou sem expectativa de ser chamado, mas foi uma experiência importante, meu primeiro concurso) e estou inscrito e estudando pro concurso da PCRJ (Necropsia), mas estou pra me mudar em breve do Rio de Janeiro para o Espírito Santo e vou começar a me inscrever nos concursos de lá a partir de agora... será que tem algum que vale a pena rolando no momento?

PCES eu não achei inscrição aberta, vai rolar prova ano que vem não? :(
Complementando o colega acima:
  • folha dirigida
  • estratégia concursos
  • correio web (seção concursos)
 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Lembrando o povo que frequenta esse tópico que esses cursinhos tudo tão com promo para a assinatura deles esse mês então quem tá querendo material em geral esse mês é uma boa...
 

Soulzito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.790
Reações
1.210
Pontos
1.254
Pessoal, na opinião de vocês, qual o melhor método de estudo?

O meu é: Assistir vídeo aula ou ler PDF >>> fazer um resumo >>> questões

Porém tem dia que perco muito tempo fazendo isso e dá uma "desanimada", fica difícil estudar mais de uma matéria assim, até porquê tem muitas matérias complexas para se "entender", "compreender" e "digerir".

Vocês utilizam qual método?

O que deu certo comigo, depois de ficar vendo aula (e falhando), escrevendo e reescrevendo a matéria (e falhando também):

Sem estudo específico prévio:
.Pegava exercícios relacionados à matéria e fazia;
.Pegava as provas dos últimos concursos e refazia.

Depois, verificava o que errei e como errei, e as que acertei e por que acertei. Aqui, importantíssimo fazer isso, principalmente pras que acertei, porque posso muito bem ter acertado com um raciocínio completamente errado.

Feito esse estudo, que vai demorar um bocado, repete:
. Refaz os exercícios das matérias;
. Depois refaz as provas.

E toma só o cuidado de, sempre que puder, fazer simulados em locais bons disso, porque ficar fazendo prova sozinho em casa a gente acaba que, inconscientemente, gravando as respostas em vez de estudar de fato. E faz com calma, lendo a questão, circulando quando pedem o que é incorreto ou correto, prestando atenção nas palavras limitantes como deve/somente/só/se quando pedirem pra julgar argumentos...

Já pra redação, caso algum concurso peça, ou você escreve ou você escreve. Nem que seja escrever no computador, digitando, mas treina os argumentos, a coesão, cria início, meio e fim pra sua argumentação, evita criar estatísticas generalistas da cabeça ("mais de 90% de X blablabla") já que, se fizer isso, terá que citar a fonte... E nisso tudo, uma coisa que tem que ficar muito consciente é não dar preferência nem subestimar as matérias que você acha que gosta ou vai bem; é meio óbvio, mas justamente onde você tem mais dificuldade que pode te derrubar da prova, mas se você estuda sozinho, é completamente inconsciente (se você deixar) você abandonar o assunto e mandar que "depois resolve"; ao mesmo tempo que você também pode ficar super preocupado estudando o que tem dificuldade e subestimar as que acha mais fáceis e deixar todo o resto de lado pra focar em uma só disciplina que não entende muito bem...

E importante é descansar, também... Não adianta tentar estudar todo pilhadão de energético e café ou pescando em cima das provas; nos dois casos sua concentração tá lá China e você tá aqui não absorvendo absolutamente nada. Melhor estudar uma hora com muita qualidade que tentar ficar 8 horas todo disperso, cansado, etc. Cansei de tentar ficar acordado de madrugada depois de faculdade ou trabalho pra tentar estudar e não pegando nada...

Por fim, tem gente que acaba guardando muito bem as matérias quando explica o que estudou pra outras pessoas e, dependendo de como está estudando, pode ser uma boa tentativa também...
 

Barlym

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
309
Reações
798
Pontos
528
Por fim, tem gente que acaba guardando muito bem as matérias quando explica o que estudou pra outras pessoas e, dependendo de como está estudando, pode ser uma boa tentativa também...

Cara, excelente sua metodologia. Então.... Quando estudo uma matéria muito difícil que depois acabo compreendendo, eu explico para minha mãe ou minha noiva (elas gostam kkk) e dou uma aula, e geralmente quando isso é feito a matéria é fixada de uma forma incrível, bem melhor do que ficar só naquela leitura mental, porém demanda mais "energia" e eu tenho feito pouco isso.

Na verdade preciso de uma reciclagem na minha rotina, anda bastante corrido, mas quero começar a focar mais, desejo força a todos que está nesta batalha que não é fácil.
 

Player_1

Bam-bam-bam
Mensagens
1.905
Reações
3.042
Pontos
353
Complementando o colega acima:
  • folha dirigida
  • estratégia concursos
  • correio web (seção concursos)
Cara, pra mim o app do PCI é o melhor...tem muita coisa pouco visada e que passa batida da grande midia lá logo ao abrir o app...estou sempre dando uma verificada a cada duas semanas...
 

Player_1

Bam-bam-bam
Mensagens
1.905
Reações
3.042
Pontos
353
Hoje eu conferi melhor meu resultado no Banco do Brasil fiquei em 1218°com 57,5 pontos de 66 vagas da zona oeste de São Paulo capital, não achei tão ruim sendo que quase não estudei nada (matemática tirei só 3 pontos, a matéria que eu mais tenho que trabalhar agora). Aí eu chegaria bem mais perto de passar.
Pra mim o incentivo maior de estudar é que dá raiva sair de casa, perder um domingo de descanso e lazer em casa e chegar lá na hora não saber o que estão perguntando.:kcry
Mas se alguém aqui por favor tiver um feedback melhor do minha nota por favor fique à vontade, que ainda estou meio perdido.

Edit: Dei uma olhada por cima, (a lista não é por classificação mas por ordem alfabética), na minha microrregião parece que o último foi até uns 1700, então fui mal pra caramba mesmo, nem no bolo da metade eu fiquei uns 800, uma pessoa que tirou 75 pontos ficou em 113...
Mas acho também qua a concorrência varia muito de região pra região...
 
Ultima Edição:

Karazul

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.195
Reações
2.652
Pontos
703
Hoje eu conferi melhor meu resultado no Banco do Brasil fiquei em 1218°com 57,5 pontos de 66 vagas da zona oeste de São Paulo capital, não achei tão ruim sendo que quase não estudei nada (matemática tirei só 3 pontos, a matéria que eu mais tenho que trabalhar agora). Aí eu chegaria bem mais perto de passar.
Pra mim o incentivo maior de estudar é que dá raiva sair de casa, perder um domingo de descanso e lazer em casa e chegar lá na hora não saber o que estão perguntando.:kcry
Mas se alguém aqui por favor tiver um feedback melhor do minha nota por favor fique à vontade, que ainda estou meio perdido.

Edit: Dei uma olhada por cima, (a lista não é por classificação mas por ordem alfabética), na minha microrregião parece que o último foi até uns 1700, então fui mal pra caramba mesmo, nem no bolo da metade eu fiquei uns 800, uma pessoa que tirou 75 pontos ficou em 113...
Mas acho também qua a concorrência varia muito de região pra região...


Eu tirei 75 pts e 70 na redação. Posição 289 na minha microrregiao de 60 vagas imediatas. Nem sei se vai dar mas vai que Deus ajuda ne kk eu sou do direito, devia ter me dedicado mais pra essa prova. Estudei mais ou menos 1 mes pq estudo mesmo para ministério público.
 

Andvari

Riskbreaker
Mensagens
1.096
Reações
2.000
Pontos
453
Estou no 3° da faculdade de direito ainda, mas queria começar aos poucos estudar para concursos da área policial (Provas da Pcivil/CFO). Ainda não tenho direito constitucional e administrativo, mas já queria construir uma base nessas matérias, quais livros vocês recomendam?
 

makeikow

Bam-bam-bam
Mensagens
4.458
Reações
14.046
Pontos
453
Estou no 3° da faculdade de direito ainda, mas queria começar aos poucos estudar para concursos da área policial (Provas da Pcivil/CFO). Ainda não tenho direito constitucional e administrativo, mas já queria construir uma base nessas matérias, quais livros vocês recomendam?
D Constitucional = Pedro Lenza
D Administrativo = Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.448
Reações
91.057
Pontos
1.503
Estou no 3° da faculdade de direito ainda, mas queria começar aos poucos estudar para concursos da área policial (Provas da Pcivil/CFO). Ainda não tenho direito constitucional e administrativo, mas já queria construir uma base nessas matérias, quais livros vocês recomendam?

Como é o curso?
Estou pensando em cursar como minha graduação definitiva.
 

GGJoe

Veterano
Mensagens
198
Reações
148
Pontos
118
Algum concurso previsto ou que valha a pena se preparar para RJ?
Vi que saiu edital do ICMBio, vagas para norte/nordeste do BR
 

Lor’themar Pomposo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.978
Reações
7.445
Pontos
694
Diário de estudo aqui kkk:

Acabei o edital de Português. Agora reorganizei meu plano de estudos para colocar revisão completa da matéria 1 vez a cada 10-15 dias + bateria de exercícios 1x na semana pelo menos, dado o peso da matéria.

Constitucional e Processo penal indo pra reta final, faltam poucos assuntos agora pra terminar as duas.

Adm e Informática são absurdamente grandes. Provável que sejam as últimas a terminar.

restante das matérias estão caminhando...

Ciclo revisional ficou fixado em 3 etapas: 1 semanal das materias daquela semana, 1 a cada 15 dias dos assuntos que percebo que ainda não estão muito bem fixados e 1 a cada 20 dias total de toda a matéria x, y, z

FDS são dedicados para, além das revisões, baterias de exercícios. Foco em bater próximo a 5k questões feitas com qualidade e com leitura dos comentários esse ano ainda...

Creio que até julho/2022 consigo zerar o edital todo da PF. Aí passo pra ciclo full revisão e começo matérias específicas da PRF
 

Barlym

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
309
Reações
798
Pontos
528
Diário de estudo aqui kkk:

Acabei o edital de Português. Agora reorganizei meu plano de estudos para colocar revisão completa da matéria 1 vez a cada 10-15 dias + bateria de exercícios 1x na semana pelo menos, dado o peso da matéria.

Constitucional e Processo penal indo pra reta final, faltam poucos assuntos agora pra terminar as duas.

Adm e Informática são absurdamente grandes. Provável que sejam as últimas a terminar.

restante das matérias estão caminhando...

Ciclo revisional ficou fixado em 3 etapas: 1 semanal das materias daquela semana, 1 a cada 15 dias dos assuntos que percebo que ainda não estão muito bem fixados e 1 a cada 20 dias total de toda a matéria x, y, z

FDS são dedicados para, além das revisões, baterias de exercícios. Foco em bater próximo a 5k questões feitas com qualidade e com leitura dos comentários esse ano ainda...

Creio que até julho/2022 consigo zerar o edital todo da PF. Aí passo pra ciclo full revisão e começo matérias específicas da PRF

Você usa alguma plataforma de cursinhos?
Estuda mais por PDF ou VIDEO AULA?
Faz resumos enquanto vê as aulas? Algo assim?
Quantas matérias por dia tu estuda +/-?
 

Lor’themar Pomposo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.978
Reações
7.445
Pontos
694
Você usa alguma plataforma de cursinhos?
Estuda mais por PDF ou VIDEO AULA?
Faz resumos enquanto vê as aulas? Algo assim?
Quantas matérias por dia tu estuda +/-?
Vamos lá:

1) Estudo usando alguns materiais diferentes, a depender da matéria:
  1. Informática uso PDF do Estratégia.
  2. Direito (consti, penal, processo penal e adm) uso o Papa Concursos, as aulas do Marcelo Sobral. Recomendo fortemente. Só vídeo aulas
  3. Portugues usei pelo Papa tbm, mas busco complementações em outros lugares tbm de vez em quando quando tenho dúvidas. Vídeo aulas tbm
E por aí vai... Contabilidade venho usando as aulas do Marconde Fortaleza, video aulas tbm.

Edit: RLM e estatística uso Focus, aulas do Jhnni Zini. Excelentes.

2) Enquanto estudo eu vou montando meu caderno de estudos, que vai ser o que vou revisar e complementar, se o caso (de acordo com as questões), e manter até dia da prova. Faço esquemas, puxo setas etc, de forma que consigo me localizar e entender o que está lá. Não faço Mapas mentais na maioria dos casos, só em situações específicas

3) Estudo hoje 1 matéria por dia, de forma cíclica (estudo em sequência as matérias na distribuição que fiz no planner, não com dias específicos mas sim rotatividade sequenciada). Estudo em média 3-4 horas por dias (teoria + alguns exercícios de fixação à noite), variando um pouco pra menos ou um pouco pra mais, dependendo do dia.
 
Ultima Edição:

Fight_Without_Fight

Bam-bam-bam
Mensagens
1.173
Reações
2.330
Pontos
453
Pessoal, queria muito a ajuda e opinião de vocês. Poderiam me ajudar?

Já sou servidor público federal, no entanto, meu salário ainda não é o ideal que almejo.

Após terminar o mestrado em 2020, voltei a estudar para concursos em 2021, mas tenho sofrido muitas dificuldades, principalmente com os cursinhos preparatórios.

O problema é: eu não aguento mais assistir vídeo aulas. O cursinho que faço é referência no meu estado, entretanto, cada aula dura entre 3 horas e 3 horas e 15 minutos. No começo tudo bem, eu conseguia, mas com o tempo meu rendimento foi caindo.

Vou dar um exemplo: Português. Tive uma aula sobre Pronomes. No dia seguinte já tive outra de Voz Passiva. E a professora já partia do pressuposto de que eu já dominava pronomes, mas eu não tive nem tempo de fazer uma quantidade razoável de exercícios.

Eu já tentei estudar só por questões, mas em matérias que eu não sabia nada, como Direito Financeiro, eu me ferrei.

Estou confuso. Estou seriamente pensando somente ler a Apostila + Lei Seca e fazer toneladas de exercícios pelo QConcursos, mas ignorar as aulas.

Mas eu me sinto meio arrogante ao fazer isso. Me sinto meio "não preciso de aulas, porque sou bom", sendo que não é esse o caso :(

Amanhã vou ter um concurso e resolvi assistir a um aulão de véspera. Caramba, e me senti mais ansioso ainda. Só piorou as coisas :(
 
Ultima Edição:

.Issamu.

Supra-sumo
Mensagens
552
Reações
1.015
Pontos
173
Pessoal, queria muito a ajuda e opinião de vocês. Poderiam me ajudar?

Já sou servidor público federal, no entanto, meu salário ainda não é o ideal que almejo.

Após terminar o mestrado em 2020, voltei a estudar para concursos em 2021, mas tenho sofrido muitas dificuldades, principalmente com os cursinhos preparatórios.

O problema é: eu não aguento mais assistir vídeo aulas. O cursinho que faço é referência no meu estado, entretanto, cada aula dura entre 3 horas e 3 horas e 15 minutos. No começo tudo bem, eu conseguia, mas com o tempo meu rendimento foi caindo.

Vou dar um exemplo: Português. Tive uma aula sobre Pronomes. No dia seguinte já tive outra de Voz Passiva. E a professora já partia do pressuposto de que eu já dominava pronomes, mas eu não tive nem tempo de fazer uma quantidade razoável de exercícios.

Eu já tentei estudar só por questões, mas em matérias que eu não sabia nada, como Direito Financeiro, eu me ferrei.

Estou confuso. Estou seriamente pensando somente ler a Apostila + Lei Seca e fazer toneladas de exercícios pelo QConcursos, mas ignorar as aulas.

Mas eu me sinto meio arrogante ao fazer isso. Me sinto meio "não preciso de aulas, porque sou bom", sendo que não é esse o caso :(

Amanhã vou ter um concurso e resolvi assistir a um aulão de véspera. Caramba, e me senti mais ansioso ainda. Só piorou as coisas :(

Cara, eu contratei uma mentoria (galera gourmet hoje fala coaching rsr) pq sozinho sem chance. Concurso é estratégia e direcionamento ne, como você mesmo deve saber, ja que é servidor. Essa mentoria é que está me salvando, tanto que estou confiante o suficiente para saber que agora é apenas questão de tempo passar em um. Sem ela eu estaria no limbo, perdido.

Quanto a concurso melhor que você gostaria. Eu mão sei seu cargo hoje nem suas pretensões mas o edital do IBAMA com MUITA vaga está aberto e mano, Itamarati, pra oficial de chancelaria ou terceiro secretario é uma boa. Costuma ter todo ano e paga quase 20K
 

King Roger

Larva
Mensagens
3
Reações
2
Pontos
3
Saudações guerreiros (as)!

Excelente tópico.

No final de novembro, decidi retomar a vida de concursando. Aproveitei a primeira quinzena de dezembro para organizar esse retorno e agora vou aproveitar o restante do mês para viajar e curtir as festas de final de ano. Em janeiro viro a chavinha, aí será o tempo ruim o tempo todo.

Vamos que vamos.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo