O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


ConcursadOS - Vamos falar sobre concursos

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.021
Reações
3.566
Pontos
709
Já perguntei mas não cheguei numa conclusão... Estou entre assinar o TecConcursos e o QConcursos.
Estou pendendo pro plano do QConcursos mensal de 27.90, pra poder ter acesso às videoaulas.
O TecConcursos eu só poderia assinar o de 29.90, o outro tá fora do orçamento e ainda preciso sentir melhor essa rotina de estudos, pq tenho medo de perder o foco e largar no meio do caminho.
Enfim, qual vale mais a pena? E realmente essas aulas do QConcursos são boas e valem a pena serem assinadas? Ou só o plano mais básico, pra ter acesso às questões, já resolve?
Não tenho muita base ainda, possuo um curso de Analista Tributário da RFB, mas vou primeiro prestar um concurso municipal na minha cidade que sairá em breve, portanto vou cobrir as matérias básicas primeiro e depois dessa prova, vou me preparando pra RFB.
 

**fnx**

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.473
Reações
11.470
Pontos
1.039
Já perguntei mas não cheguei numa conclusão... Estou entre assinar o TecConcursos e o QConcursos.
Estou pendendo pro plano do QConcursos mensal de 27.90, pra poder ter acesso às videoaulas.
O TecConcursos eu só poderia assinar o de 29.90, o outro tá fora do orçamento e ainda preciso sentir melhor essa rotina de estudos, pq tenho medo de perder o foco e largar no meio do caminho.
Enfim, qual vale mais a pena? E realmente essas aulas do QConcursos são boas e valem a pena serem assinadas? Ou só o plano mais básico, pra ter acesso às questões, já resolve?
Não tenho muita base ainda, possuo um curso de Analista Tributário da RFB, mas vou primeiro prestar um concurso municipal na minha cidade que sairá em breve, portanto vou cobrir as matérias básicas primeiro e depois dessa prova, vou me preparando pra RFB.
O melhor jeito é você assinar 1 cada mês e ver, eu particularmente não curto video aula, então minha opinião não ajudará
 

Shotomensch

Bam-bam-bam
Mensagens
2.949
Reações
7.192
Pontos
453
Já perguntei mas não cheguei numa conclusão... Estou entre assinar o TecConcursos e o QConcursos.
Estou pendendo pro plano do QConcursos mensal de 27.90, pra poder ter acesso às videoaulas.
O TecConcursos eu só poderia assinar o de 29.90, o outro tá fora do orçamento e ainda preciso sentir melhor essa rotina de estudos, pq tenho medo de perder o foco e largar no meio do caminho.
Enfim, qual vale mais a pena? E realmente essas aulas do QConcursos são boas e valem a pena serem assinadas? Ou só o plano mais básico, pra ter acesso às questões, já resolve?
Não tenho muita base ainda, possuo um curso de Analista Tributário da RFB, mas vou primeiro prestar um concurso municipal na minha cidade que sairá em breve, portanto vou cobrir as matérias básicas primeiro e depois dessa prova, vou me preparando pra RFB.

Se seu concurso for pra área específica de nível superior (engenharia, área da saúde, e afins), escolha o que tiver mais questões disponíveis da sua área.
Se for um concurso que só caem as matérias padrões mais famosas (direitos, português, informática, etc), aí ambos vão ter um banco de questões enorme, então eu escolheria QConcursos básico pelo preço.

Quanto ao material, nunca vi alguém que usa o de nenhum desses...a fama desses sites é pelas questões.
 

Insônia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.766
Reações
16.021
Pontos
994
As vídeo aulas do Qconcruso são boas. usei as de português e de raciocínio lógico. Não vi outras além dessas, mas gostei das que assisti.
 

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.021
Reações
3.566
Pontos
709
Então, minha ideia seria assistir essas aulas de matérias básicas, como português, raciocínio lógico, etc. Só pra pegar uma base e relembrar umas coisas, depois me matar de fazer exercícios.
Acho que vou testar o QConcursos primeiro, no pacote com vídeo aulas e ver o que eu acho.
 


KonSpartan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.338
Reações
4.824
Pontos
794
Parabéns, mano! Estou no caminho aqui na PMSP e estou apreensivo de como vai ser o psicológico, você pode nos contar como foi?




Não desiste não, cara! Número de inscritos só serve pra assustar, 90% não chega a estudar todo o edital, sua concorrência é bem menor que esse número aí.



Veja, @Darth_Tyranus !!!



Mais uma vez, parabéns!


Eu queria fazer o concurso da EEAR que vai abrir mas não tenho idade (falamos sobre ele algumas páginas atrás) e assisti um video no granconcursos sobre o edital, pelo o que falaram no vídeo, perdas auditivas reprovam sim, mas procurar se informar melhor com alguém de lá de dentro.
Opa, o exame psicológico foi feito numa tarde apenas, ao contrário da maioria dos concursos que são o dia inteiro. La no dia tinha uma psicóloga e um estagiário dela aplicando as provas e verificando possíveis fraudes dos candidatos. Me preparei resolvendo os testes aplicados pela banca em concursos anteriores.
 

Quincas Borba

Ser evoluído
Mensagens
48
Reações
49
Pontos
38
Alguém que é do Rio de Janeiro (capital) poderia me dizer como é prestar concurso aí? Eu estou querendo fazer o concurso para analista da DPE RJ mas nunca fui para esse estado e os meus pais sentem muito medo de eu ir aí.
Eu estou pensando em prestar a prova em Niterói, será que é melhor? Como funciona o aeroporto, eu quero pegar ou o aeroporto Tom Jobim ou o Santos Dumont. Tem traslado ou é só de táxi para Niteroi?
Qualquer dica de quem tem experiência vai me ajudar muito.
 

kaluecondo

Bam-bam-bam
Mensagens
7.284
Reações
17.394
Pontos
414
Mais alguém fará para a transerp em Ribeirão Preto dia 7 de abril?
Fiz inscrição para agente civil de trânsito mesmo, é o médio que tinha mais vagas.
 

**fnx**

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.473
Reações
11.470
Pontos
1.039
Alguém aqui é do DF? dá pra viver em algum lugar bonzinho ai com uns 7k líquido? Sozinho. Estou vendo se vale a pena fazer a PC-DF, aqui tiro 3,7k líquido, mas moro com minha família, a PC-DF bruto é uns 8300 inicial que deve dar uns 6800~7000 líquido, mas se for morar ai e as despesas deixarem o salário perto do que recebo hoje acho que nem compensa o desgaste da mudança, seria melhor continuar aqui e estudar pra pegar um concurso melhor.
 

Notwen

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.166
Reações
7.002
Pontos
703
Alguém aqui é do DF? dá pra viver em algum lugar bonzinho ai com uns 7k líquido? Sozinho. Estou vendo se vale a pena fazer a PC-DF, aqui tiro 3,7k líquido, mas moro com minha família, a PC-DF bruto é uns 8300 inicial que deve dar uns 6800~7000 líquido, mas se for morar ai e as despesas deixarem o salário perto do que recebo hoje acho que nem compensa o desgaste da mudança, seria melhor continuar aqui e estudar pra pegar um concurso melhor.
Tô nessa... e vai muito do seu estilo de vida e local onde vc for alocado + capacidade de locomoção.
Tem uma galera aí que fez MPU, PM DF ( @KonSpartan ) , etc, que são do DF e conseguem te falar melhor.
Pelo pouco que assuntei quando fui lá fazer algumas provas, acho que o custo de vida pra um solteiro vai ficar em uns 1500-2000. (posso estar completamente errado).
Mas vai por mim, PC DF é bom! E tão com papo de querer equiparar eles com a PF... e depois da PF, pra área de pol. judiciária, é a mais bem valorizada :D... E vai vir uma remessa boa de vagas pra ela. E tá tendo um "extra" de 400 pra qm trabalhar nas folgas (livre de encargos)... claro que só pra depois do curso de formação :/

Edit: tirando que é a capital dos concursos, caso não seja seu destino final. Só de se alocar ali já é um passo interessante pra quem quer uma base pra almejar algo "mais" alto :P
 

Cyber King

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.512
Reações
18.197
Pontos
1.199
Mais alguém fará para a transerp em Ribeirão Preto dia 7 de abril?
Fiz inscrição para agente civil de trânsito mesmo, é o médio que tinha mais vagas.
Eu sou de Ribeirão e a única vaga que me interessou era a de nível superior, mas tem que ter formação em Contabilidade, sou Administrador. Ai desisti.
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.620
Reações
133.528
Pontos
2.139
Não haverá novos concursos públicos em 2019, diz secretário

Paulo Uebel, secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, disse ao Correio Braziliense que não há novos concursos públicos previstos para 2019.

“Há uma série de pontos que podem ser feitos antes de novos concursos”, justificou ele, citando a digitalização dos serviços para ganho de eficiência e redução de despesas.
 

VirtualPlaza

Novato
Mensagens
10
Reações
8
Pontos
13
Concursos da policia civil, militar ou bombeiros no Norte, alguém tem noticias?

Comecei a jornada de estudos em junho de 2018, quando abriu pra Assembleia Legislativa aqui de RO. Vocês tem alguma recomendação de tempo bom pra estudar por dia?

Em média to estudando 1h 30m por dia já que fiz a besteira de começar a trabalhar numa empresa privada no começo desse ano, mas já penso em sair meio do ano.
 
Ultima Edição:

kaluecondo

Bam-bam-bam
Mensagens
7.284
Reações
17.394
Pontos
414
Eu sou de Ribeirão e a única vaga que me interessou era a de nível superior, mas tem que ter formação em Contabilidade, sou Administrador. Ai desisti.
Poxa que pena. Eu moro longe pra cacete de RP, só de passagem se vão quase 400 mitos. E para esse cargo, além da prova, tem mais duas etapas: Teste físico e psicológico, tudo pra ganhar pouco mais de 3k :brbr
 

**fnx**

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.473
Reações
11.470
Pontos
1.039
Tô nessa... e vai muito do seu estilo de vida e local onde vc for alocado + capacidade de locomoção.
Tem uma galera aí que fez MPU, PM DF ( @KonSpartan ) , etc, que são do DF e conseguem te falar melhor.
Pelo pouco que assuntei quando fui lá fazer algumas provas, acho que o custo de vida pra um solteiro vai ficar em uns 1500-2000. (posso estar completamente errado).
Mas vai por mim, PC DF é bom! E tão com papo de querer equiparar eles com a PF... e depois da PF, pra área de pol. judiciária, é a mais bem valorizada :D... E vai vir uma remessa boa de vagas pra ela. E tá tendo um "extra" de 400 pra qm trabalhar nas folgas (livre de encargos)... claro que só pra depois do curso de formação :/

Edit: tirando que é a capital dos concursos, caso não seja seu destino final. Só de se alocar ali já é um passo interessante pra quem quer uma base pra almejar algo "mais" alto :P
Achei esse custo de vida baixo hein, eu estava chutando só o aluguel mais de 1000 reais. Mas vamos esperar os users do DF se manifestarem.
 

Akuma_Gouken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.231
Reações
1.510
Pontos
603
@Akuma_Gouken

Como foi a prova lá?

O TAF é agora dia 26, da PMESP, o concurso municipal eu fui mal, acertei 29 das 40, muito difícil ficar até entre os 50 primeiros... Vou parar de atirar para todos os lados, focar em uma carreira só e o que vier por fora, faço apenas para treinar. Acabou com minha autoestima esse resultado ruim.
 

Insônia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.766
Reações
16.021
Pontos
994
O TAF é agora dia 26, da PMESP, o concurso municipal eu fui mal, acertei 29 das 40, muito difícil ficar até entre os 50 primeiros... Vou parar de atirar para todos os lados, focar em uma carreira só e o que vier por fora, faço apenas para treinar. Acabou com minha autoestima esse resultado ruim.

Mas essas bancas pequenas são complicadas mesmo, não da pra saber o estilo da banca em formular e cobrar conteúdo. Acho que depende da sorte de cair umas coisas que você já sabe e tal.
 

**fnx**

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.473
Reações
11.470
Pontos
1.039
É, vou me jogar para a PC-DF mesmo, teve notícia ai que vão equiparar o salário com o da PF. Ia dar uma descansada pós PRF e voltar depois do carnaval, mas essa semana já começar a afiar o machado e separar os materiais e atualizar os que já tenho.

Falando em PRF o concurso foi suspenso temporariamente, mas deve voltar logo, contudo nem vou esperar o resultado pra ver pois vendo no site olho na vaga estou em 26 no ranking(de 13 vagas), então se só lá no site já estou assim, imagina quando sair o resultado, deve ter gente que tirou mais que eu e nem colocou a nota no ranking.
 

concursador

Larva
Mensagens
1
Reações
1
Pontos
3
alguem sabe dizer as diferenças, na prática, entre o trabalho de um auditor e de um analista tributario ? auditor sofre uma pressão maior na sua rotina? analistas costumam trabalhar mais internamente? quando é necessário locomoção até um estabelecimento é com carro próprio ou da receita?

estou começando com foco nessas duas, com as matérias:portugues, contabilidade, direito constitucional,administrativo e tributario. Vale a pena acrescentar logo no inicio legislação aduaneira (ou entao legislaçao tributaria) ? sou engenheiro, logo pretendo deixar matematica pro fim dos estudos.
 

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.021
Reações
3.566
Pontos
709
alguem sabe dizer as diferenças, na prática, entre o trabalho de um auditor e de um analista tributario ? auditor sofre uma pressão maior na sua rotina? analistas costumam trabalhar mais internamente? quando é necessário locomoção até um estabelecimento é com carro próprio ou da receita?

estou começando com foco nessas duas, com as matérias:portugues, contabilidade, direito constitucional,administrativo e tributario. Vale a pena acrescentar logo no inicio legislação aduaneira (ou entao legislaçao tributaria) ? sou engenheiro, logo pretendo deixar matematica pro fim dos estudos.

Com relação aos estudos, acho que você começou bem. Também sou engenheiro e procurei alguns planos de estudos, acabei montando o meu baseado neles.
O negócio é começar com Português, Contabilidade, Direito Administrativo, Constitucional, Tributário e Raciocínio Lógico. Essa são as matérias de base.
Deixar pra ir acrescentando matérias mais pra frente, como essas de Legislação Tributária e Aduaneira, pois são mais avançadas e dependem de alguns conceitos vistos nas matérias de base.
 

Dandinho

Bam-bam-bam
Mensagens
229
Reações
314
Pontos
238
Não haverá novos concursos públicos em 2019, diz secretário

Paulo Uebel, secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, disse ao Correio Braziliense que não há novos concursos públicos previstos para 2019.

“Há uma série de pontos que podem ser feitos antes de novos concursos”, justificou ele, citando a digitalização dos serviços para ganho de eficiência e redução de despesas.

esse mesmo secretário afirmou que haverá mudanças no decreto 6944 ainda em fevereiro, numa reportagem do começo do mês.
[https://servidorpblicofederal.blogspot.com/2019/02/governo-federal-vai-restringir.html]

vamos ver como vai ser abordada essa questão. lembrando que as portarias 193/2018 e 443/2018 do planejamento e o decreto 9507 já limitaram bastante coisa pelo teor de cada uma delas.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.728
Reações
18.640
Pontos
744
alguem sabe dizer as diferenças, na prática, entre o trabalho de um auditor e de um analista tributario ? auditor sofre uma pressão maior na sua rotina? analistas costumam trabalhar mais internamente? quando é necessário locomoção até um estabelecimento é com carro próprio ou da receita?

estou começando com foco nessas duas, com as matérias:portugues, contabilidade, direito constitucional,administrativo e tributario. Vale a pena acrescentar logo no inicio legislação aduaneira (ou entao legislaçao tributaria) ? sou engenheiro, logo pretendo deixar matematica pro fim dos estudos.
Na prática o analista tributário é o assistente do auditor.

Pensa em escrivão e delegado, por exemplo.
 

Gabjplima

Lenda da internet
Mensagens
12.297
Reações
11.797
Pontos
1.654
Alguém que é do Rio de Janeiro (capital) poderia me dizer como é prestar concurso aí? Eu estou querendo fazer o concurso para analista da DPE RJ mas nunca fui para esse estado e os meus pais sentem muito medo de eu ir aí.
Eu estou pensando em prestar a prova em Niterói, será que é melhor? Como funciona o aeroporto, eu quero pegar ou o aeroporto Tom Jobim ou o Santos Dumont. Tem traslado ou é só de táxi para Niteroi?
Qualquer dica de quem tem experiência vai me ajudar muito.

Vamos lá.

Primeiramente o mais importante é saber qual vai ser o local da sua Prova.

Se for em Niterói, é mais fácil alugar um AP próximo do local da prova. Quanto menos tempo você gastar no deslocamento melhor, principalmente nos domingos aonde o transporte publico é escasso.

Niteroi, a melhor opção é o Santos Dumont. Taxi em aeroporto é caro. Utilize o app 99 taxi ou Uber, mas Uber aqui no RJ é meio carinho.

Se quiser ir de transporte público para economizar grana, pegue o VLT que sai do Santos Dumont e vá para a Praça XV. Lá tem uma estação das barcas que faz a travessia Rio-Niterói. Ou também tem os busões executivos que fazem a travessia atravessando a ponte Rio-Niterói.

Tem translado, mas é mais caro. Lá no aeroporto você encontra isso. E se tiver uma CNH, pode alugar um carro.

Nem pense em Galeão (muito mais longe e contramão), se você vai fazer a prova em Niterói, Centro do RJ, Tijuca ou Zona Sul.

Espero ter ajudado. Boa sorte e boa prova!
 

The legend

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.477
Reações
1.639
Pontos
1.114
Achei esse custo de vida baixo hein, eu estava chutando só o aluguel mais de 1000 reais. Mas vamos esperar os users do DF se manifestarem.

O custo de vida em Brasília é alto, para morar num lugar bom aqui em Brasília (há lugares bem mais caros, claro), chuto uns 4 a 4500 reais de gasto com aluguel, condomínio (se morar em apê), IPVA, IPTU. Mas ainda acho que vale a pena vir fazer PCDF, pode ser q equipare com a PF. Fora, como o colega disse, aqui é a terra dos concursos, dá para vc focar depois em policial legislativo do Senado ou Câmara. Custo de vida assusta? Assusta, mas eu curto Brasília, principalmente pelo clima, q não tem extremos frio nem quente e pelo trânsito, q ainda não é tão caótico como em outras capitais. Gasto uns 40 min por dia em trânsito. E voltando ao custo, sempre é possível economizar numas cositas, para amenizar os gastos. Diante do dito, cai dentro. Eu, se tivesse aptidão, mandava bala nesse concursos policiais, é oq tá salvando em termos de concurso com boas qtd de vagas. Passa para a Civil e depois foca em policial legislativo. PF é bom, mas pode ter q ir pra fronteira etc. Já disse 1x aqui q um colega de trampo passou para PF, queria ser da força, mas voltou pq tinha um chefe delegado xarope em Marabá - PA. Desanimou e pediu recondução ao MPU (sorte dele q já era servidor estável).
 

Velotrol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.866
Reações
6.985
Pontos
1.039
alguem sabe dizer as diferenças, na prática, entre o trabalho de um auditor e de um analista tributario ? auditor sofre uma pressão maior na sua rotina? analistas costumam trabalhar mais internamente? quando é necessário locomoção até um estabelecimento é com carro próprio ou da receita?

estou começando com foco nessas duas, com as matérias:portugues, contabilidade, direito constitucional,administrativo e tributario. Vale a pena acrescentar logo no inicio legislação aduaneira (ou entao legislaçao tributaria) ? sou engenheiro, logo pretendo deixar matematica pro fim dos estudos.

Fiz 2 anos de estágio na RF e estou estudando pro próximo concurso.
O que eu posso te dizer é que a Receita é como se fosse uma cidade. No sentido que precisam de todo tipo de profissional lá dentro. Então essa diferença de trabalho entre auditor e analista depende do local e do departamento que você está. Óbvio que você fica sujeito ao que mais se faz na cidade. Por exemplo, se for fronteira você vai ter que lidar com as operações usuais da cidade, etc.
Dá uma olhada nos vídeos do prof. Diogo Moreira no YouTube, tem umas informações interessantes sobre a sua pergunta.
 

marcosbras

Novato
Mensagens
8
Reações
6
Pontos
13

Dandinho

Bam-bam-bam
Mensagens
229
Reações
314
Pontos
238
por curiosidade, fui aqui olhar o último concurso pra analista tributário da receita federal e tinha muita, mas muita vaga pra TI :klolz

massa demais e até já faz um tempo, no caso 2012.

vamos lá, rfb, volte a soltar editais ^^
 

jajejijoju

Bam-bam-bam
Mensagens
1.773
Reações
4.580
Pontos
453
por curiosidade, fui aqui olhar o último concurso pra analista tributário da receita federal e tinha muita, mas muita vaga pra TI :klolz

massa demais e até já faz um tempo, no caso 2012.

vamos lá, rfb, volte a soltar editais ^^
Sim foram 50 + 50 depois
Se tu estudar pra analista de TI tu ta estudando pra Auditor de Fisco Estaduais praticamente
 
Ultima Edição:

Dandinho

Bam-bam-bam
Mensagens
229
Reações
314
Pontos
238
Sim foram 50 + 50 depois
Se tu estudar pra analista de TI tu ta estudando pra Auditor de Fisco Estaduais praticamente

bacana.

é bastante coisa mesmo. eu achava que era mais light o de analista, mas, pelo menos pra mim, ainda é o tipo de concurso que o cara tem que elevar o cosmo ao sétimo sentido.

no meu trabalho atual, além das atividades de ti do cargo, tô gostando de alguns tópicos relacionados à gestão pública que aparecem nos trâmites burocráticos. tem muita coisa que dá pra otimizar =)

vez ou outra eu pesquiso sobre as carreira públicas e todos os cargos de nível superior têm um conteúdo muito vasto, algo pra pensar a longo prazo mesmo.

até o momento nessas pesquisas, o que achei mais legal é o cargo de auditoria de controle externo das cortes de contas estaduais, que tem muita atividade mesclando essa parte de gestão pública com a área específica que a pessoa possui a formação. mas é outro tipo de concurso que entra nessa cota de super saiyajins pela penca de conteúdo específico da atividade desempenhada.
 

Velotrol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.866
Reações
6.985
Pontos
1.039
bacana.

é bastante coisa mesmo. eu achava que era mais light o de analista, mas, pelo menos pra mim, ainda é o tipo de concurso que o cara tem que elevar o cosmo ao sétimo sentido.

no meu trabalho atual, além das atividades de ti do cargo, tô gostando de alguns tópicos relacionados à gestão pública que aparecem nos trâmites burocráticos. tem muita coisa que dá pra otimizar =)

vez ou outra eu pesquiso sobre as carreira públicas e todos os cargos de nível superior têm um conteúdo muito vasto, algo pra pensar a longo prazo mesmo.

até o momento nessas pesquisas, o que achei mais legal é o cargo de auditoria de controle externo das cortes de contas estaduais, que tem muita atividade mesclando essa parte de gestão pública com a área específica que a pessoa possui a formação. mas é outro tipo de concurso que entra nessa cota de super saiyajins pela penca de conteúdo específico da atividade desempenhada.
Pra passar num desses você precisa de tempo e disciplina. Tem 6 meses que eu tô estudando pra AFRF e sei que não chegaria nem perto, o conteúdo é muito extenso. Porém não tem nada de complicado.

Estou na torcida de sair vaga separada de TI, vai me facilitar muito.
 
Topo Fundo