- Reações
- 159.301
- Pontos
- 834
Você tem grana pra um i9 10900k, pra uma Z390 ROG, 32GB de DDR4 rápida pra cacete com dissipador e LÉDIS e um SLI de RTX3080?
Legal, agora cai fora do tópico, BURGUÊS SAFADO MULTIMILIONÁRIO!
Aqui a gente fala de mid-range, o lugar onde a maioria de nós está - muitos, inclusive sem saber. De repente esse seu PC da Xuxa pode receber uns upgrades pra tornar a experiência algo agradável.Legal, agora cai fora do tópico, BURGUÊS SAFADO MULTIMILIONÁRIO!
É legal jogar em 4k? Claro que é. Você PRECISA Jogar em 4k? Claro que não.
É legal jogar a 60FPS? Lógico. Mas dá pra se divertir bastante com 30 estáveis.
Então, se você é daqueles que ainda acha que pra ter um PC você precisa gastar mais de oito mil reais - o salário mensal de um user da OS estagiário de engenharia - esse tópico é o local pra gente mostrar que não.
Não quer nada usado? Não tem problema, a evolução das arquiteturas tem possibilitado montar máquinas razoavelmente respeitáveis com uma grana baixa e as APUs recentes da AMD tem desempenho suficientemente decente, o que te dá um tempo pra se capitalizar e comprar uma GPU de bom desempenho que também não vai arrancar o seu escalpo. Caso você consiga se eleger prefeito do seu bur...digo, município no próximo ano, pode usar a sua plataforma velha de guerra.
Com o agravamento da situação econômica, pandemia e dólar explodindo o que explodiu também foi o nosso orçamento, que já era muito combalido. Então, resolvemos trazer a parte dos 2C/4T mais pra cima, por ser uma opção de entrada mais razoável no momento. Continuamos indicando que, na medida do possível, se abrace pelo menos um 4C/4T, preferencialmente um 4C/8T, mas vamos trabalhar com o que temos.
DOIS NÚCLEOS, QUATRO THREADS, SEU ESCALPO NO LUGAR
APU: AMD Athlon 3000G
APU: AMD Athlon 3000G
Athlon 3000G: é uma versão simplificada do 2200G. Enquanto o 2200G tem quatro núcleos físicos e GPU VEGA 8, o 3000G tem dois núcleos físicos - mas quatro lógicos, o que ajuda a dar uma desafogada - e GPU VEGA 3. Na parte CPU, ele vai ter ali uns 60% da potência do 2200G, enquanto a parte GPU tem 40% da potência do Vega 8. Ainda assim, a GPU Vega 3 dá um pau nas alternativas da Intel e você vai atingir 60 quadros no CS:GO em 1080p, 60 quadros no GTAV em 720p no médio. Vai rodar The Witcher? Não, a GPU não dá conta, mas nada te impede de adicionar uma das GPUs de baixo custo que a gente vai indicar mais pra frente e ter resultados melhores. O 3000G também suporta overclock, então recomendamos que, na medida do possível, você compre uma placa-mãe baseado no B450.
Usar um 3000G te garante um caminho de upgrade simples, por usar um socket que teve boas e potentes CPUs Ryzen 1xxx, 2xxx e 3xxx e APUs Ryzen 2xxx, 3xxx e 4xxx.
Um kit composto de 3000G, placa-mãe A320 e 8GB DDR4 simples vai te custar mil cento e cinquenta reais. Em valor médio:
- Athlon 3000G: R$ 390,00.
- Placa-mãe: Biostar A320MH R$ 400,00
- RAM 2x4GB Corsair 2666Mhz - R$ 350,00
TIO LU, MINHA SITUAÇÃO NÃO TÁ TÃO RUIM! POSSO COMPRAR ALGO MELHOR?
A gente costumava indicar um conjunto com 2200G/3200G, placa-mãe A320 e 2x4GB 2666, mas por algum motivo retardado qualquer as lojas resolveram vender o 2200G - só a CPU - por fucking 1500 reais. Você não precisa cair nesse truque de escassez, oferta e demanda, etc. Não valia, não vale e não valerá. Você pode comprar algo melhor, consideravelmente melhor na verdade.
O 3350G é um processador Ryzen 4C/8T, com clock de até 4Ghz e GPU Vega 10. HD você deve ter algum aí - mas se for possível, pelo amor de Deus, pegue um SSD e mude de vida - gabinete qualquer caixa de pizza serve e até fonte genérica empurra sem problemas (não se recomenda fonte genérica, mas que dá, dá).

O kit custa aproximadamente R$ 1.600,00 hoje - 10OUT2021 - e é composto pelo Ryzen 3350G, placa-mãe Biostar A320M e 8GB DDR4 - infelizmente single-channel, certifique-se de comprar mais 8GB pra fazer o dual-channel. Os testes abaixo são em dual-channel.

Pichau Kit upgrade, AMD Ryzen 5 3350G, A320M DDR4, 8GB DDR4
Pichau Kit upgrade, AMD Ryzen 5 3350G, A320M DDR4, 8GB DDR4
MAS, TIO LU, EU QUERO INTEL, AEMEDÊ SUCKA
Beleza, sobrinho. Vamos falar de Intel então.

Intel, ah, a Intel, essa grande filha da put* de desempenho excelente.
O desempenho dos processadores de entrada da Intel vem melhorando consideravelmente nos últimos anos e os preços também ficaram mais competitivos. Os i3, que até o Kaby Lake - 7xxx - eram 2C/4T, hoje são 4C/8T. O problema é a GPU integrada, que não serve de porra nenhuma - as GPUs integradas Intel Xe ainda não estão nas CPUs de entrada - e as CPUs da linha F não tem gpu integrada NENHUMA, nem mesmo uma ruim. Portanto, se você for de Intel, vai precisar de uma GPU dedicada, nem que seja uma GT 1030 ou RX 550 da vida pra começar a brincar com jogos um pouco mais recentes.
O kit abaixo é composto somente pela CPU i3 10100F - 4C/8T - e a placa-mãe H310. Sem memória, aqui fica por sua conta. Recomendo PELO MENOS 8GB e preocupe-se menos com o dual-channel, gaste o valor "excedente" pra completar a GPU que, de novo, é obrigatória nesse caso.

Kit Upgrade, Intel i3 10100F + Placa Mãe H410
Kit Upgrade, Intel i3 10100F + Placa Mãe H410, Turbine sua máquina com o Kit Upgrade! Produtos com excelente desempenho, faça parte dessa nova família e eleve sua experiência ao máximo, com recursos de ponta, a hora de dar o seu upgrade é agora!

Algumas menções honrosas aos Intel no mercado de usados. Retirei os processadores dual-core porque eu acho que na Intel não faz o menor sentido, já que nem uma GPU integrada melhorzinha daria pra ter.
- Core i3: i3 8100 (4C/4T), i3 9100 (4C/4T), i3 9100F (4C/4T e atento ao F, que não tem vídeo onboard)
- Core i5: i5 2500(k) (4C/4T), i5 3470 (4C/4T), i5 3570 (4C/4T), i5 4440 (4C/4T), i5 6500 (4C/4T), i5 7400 (4C/4T)
- Core i7: i7 2600(k) (4C/8T), i7 3770 (4C/8T), i7 4770(k) (4C/8T)
Placas-mãe Intel são mais...estáveis que as opções pra AMD. O que eu quero dizer com isso é que a qualidade da construção não varia uma barbaridade, e você vai escolher baseado no socket da CPU e nos recursos específicos deles (se faz overclock ou não, quantas portas USB, quantidade de SATA, M.2, essas porras).
Ultima Edição: