O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Confraria do Master Race Humildão (até R$2,5k) - Afinal, talvez só te sobre dinheiro pra APU

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.212
Reações
172.405
Pontos
2.599
Até fim do ano vou ter que comprar um PC devido a exigências do trabalho em casa, estou pesquisando mas ta bem desanimador.
Será que é negócio partir para um PC com Ryzen 5 3600G por hora e quando as coisas aqui na bananalândia normalizarem comprar uma placa de vídeo? Minha exigência em computador é mais Photoshop, Corel, Illustrator, Cinema 4D e jogos em segundo plano.
Na verdade quer dizer 4600G. Agora saindo processadores melhorados com vídeo vale a pena sim. É só pelo menos o 4600G chegar em um preço mais próximo dos 3600 e 3600X. O próprio 3600XT foi lançado agora (este não tem vídeo integrado) e mais carinho do que os anteriores. Esses dias aí teve o 3600 por R$1260, então tem que ficar ligeiro quando o 4600G lançar e acompanhar as promoções.
 

StarXDust

Habitué da casa
Mensagens
89
Reações
39
Pontos
78
Na verdade quer dizer 4600G. Agora saindo processadores melhorados com vídeo vale a pena sim. É só pelo menos o 4600G chegar em um preço mais próximo dos 3600 e 3600X. O próprio 3600XT foi lançado agora (este não tem vídeo integrado) e mais carinho do que os anteriores. Esses dias aí teve o 3600 por R$1260, então tem que ficar ligeiro quando o 4600G lançar e acompanhar as promoções.
Erro meu kkkk era o 3400G
PC's com 3400G estão na faixa de 2,6k na Pichau. Quero ver se seguro até fim do ano para comprar um PC.

Em vista do lançamento do 4600G, o 3400G não compensa?
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Pois é, pra você. Pq eu já vi muita gente feliz com gpu recente combinada com o jurassico i7 870 por ex...O desempenho obviamente seria melhor se o cidadão melhorasse o cpu porém se a pessoa ainda se sente ok com um pc desses, quem sou eu pra julgar?


Cara, falando assim, até parece que só jogo AAA é interessante....rsrsrsrs.
São os que importam pra comparações. Os outros jogos todo mundo sabe que rodam suave mesmo com configurações mais desequilibradas, saca? Não é que só jogamos eles, mas quando nego fala "CPU x gargala gpu y" é baseado nisso, nos AAA modernos.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.212
Reações
172.405
Pontos
2.599
Erro meu kkkk era o 3400G
PC's com 3400G estão na faixa de 2,6k na Pichau. Quero ver se seguro até fim do ano para comprar um PC.

Em vista do lançamento do 4600G, o 3400G não compensa?
Aí é outro nível. O 3400G é muito caro e não vale o dinheiro investido. É mais caro do que os 1600 AF, 2600, 3100, 3300X, 3500, 3500X. Chega próximo ao preço do 3600. Vale mais comprar um 1600 AF e uma placa de vídeo vagabunda usada ou do Aliexpress e ser feliz.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Aí é outro nível. O 3400G é muito caro e não vale o dinheiro investido. É mais caro do que os 1600 AF, 2600, 3100, 3300X, 3500, 3500X. Chega próximo ao preço do 3600. Vale mais comprar um 1600 AF e uma placa de vídeo vagabunda usada ou do Aliexpress e ser feliz.
Eu recomendo ir de 3200G mesmo, que é suficiente pras tarefas que ele mencionou e no fim do ano vende CPU, pega um Ryzen 1600 e corre atrás de placa de vídeo. Até lá ele vai brincar nos jogos e será suficiente para as outras tarefas.

3400G realmente tá bizarro.

https://www.pichau.com.br/processad...GQbWWDpxO5X7tpJ2UX-ZKPLXipLxHpVxoCZjIQAvD_BwE
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.212
Reações
172.405
Pontos
2.599
Eu recomendo ir de 3200G mesmo, que é suficiente pras tarefas que ele mencionou e no fim do ano vende CPU, pega um Ryzen 1600 e corre atrás de placa de vídeo. Até lá ele vai brincar nos jogos e será suficiente para as outras tarefas.

3400G realmente tá bizarro.
Eu também acho. Ou até o 2200G se achar. Para o básico do básico funcionará. E claro, pagando o menor preço possível.

Mas se não quiser vender depois e tiver uma graninha, vale até fazer como falei de pegar um 1600 AF e uma placa de vídeo do Aliexpress que sairá quase o preço do 3400G.
 


LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.269
Reações
175.706
Pontos
2.234
Eu tinha um i5 2500k rodando a 4.6Ghz e memórias rodando a 2133Mhz. A mesma RX470 que tenho hoje. Alguns jogos tinha queda pra 65% ou 70% de uso de GPU, chegando a 35 ou 45FPS. Hitman 2, Wildlands, Batman, TD, Odyssey e vários outros. Era insuportável. Ai peguei o Ryzen 1600 (o primeiro mesmo). 99% de uso de GPU em todos esses jogos (exceto os locais onde nem o 10900k manteria mesmo por conta má otimização, como os jogos da Ubi).

Se você pegar um i3 6100 (que é 2C/4T) e jogar contra um 2500k stock, o 2500k ganha por pouco. Sim, eu sei que o 2500k sobe horrores no clock, mas já é um processador datado. Tanto é assim que o 2500k ainda tem alguma aceitação, mas se alguém indicar o 2500 sem k, é caso de internação.

Fora isso, tanto ramclock alto quanto dual-channel só começaram a fazer diferença prática de fato do Skylake/Ryzen pra frente. O limitador aí não é a CPU, pura e simplesmente.

Tem bem mais coisa do que você disse aí.

Então não é tão por aí não. Pra mim o mínimo pra RX570 não chorar tanto é um Haswell 4/4 ou Ivy/SB 4/8. Abaixo disso é sofrência. Isso considerando memória absurdamente rápido e CPU com clock pra tela azul rsrs.

Aqui a gente tá falando de máquinas de até 2.5k, bicho. CLARO que tem algum nível de sofrência.
Mas nada que não dê pra ajustar, e é esse o conceito do tópico. Ajustar as coisas pras possibilidades que se tem, de grana e hardware.

O curioso é que os FX estão superando os Core i5 4/4 bem antigos (não Haswell) por conta de terem mais núcleos. E mesmo com FPU compartilhada. Então hoje é melhor ter um FX6300 que um Core i5 2500. Sim, já pude fazer os testes. Frames mais estáveis com o FX nos jogos mais recenes.

Não é tanto por ter mais núcleos, é porque DirectX12 e Vulkan aliviam o overhead e a FPU fica menos sobrecarregada. Quem ganha com isso é quem tinha menos pra oferecer nesse campo, no caso os FX, e aí a diferença diminui, ou iguala, ou até leva alguma vantagem. Depende do jogo.

Mas se você pegar um OpenGL vai se lascar com FX, principalmente se a GPU também for AMD e o sistema for o Windows.

Core i3 2/4 nem pensar. Gargalam até GTX1050, GT960 e R9 380. E nem precisa ser jogo muito antigo. Batman mesmo, que citei, fica um inferno neles. O único que não faz as RX sofrerem muito são os 8100 e 9100F por terem 4 núcleos físicos.

Vcs falam que depende do jogo, mas quando assume essas coisas, estamos a falar dos jogos que interessam. Os AAA recentes.

Muitos AAA recentes usam engines velhas. UE3.5...mesmo a UE4 já dá pra considerar velha. Por mais que seja atualizada, a engine é de 2014 (ou 2012, se você contar a primeira demonstração).
Alguns jogos, como você mesmo citou os da Ubi como exemplo, são irresponsavelmente pesados pro que apresentam na tela. Aí é outro lance, porque o problema é o software, não o hardware.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Se você pegar um i3 6100 (que é 2C/4T) e jogar contra um 2500k stock, o 2500k ganha por pouco. Sim, eu sei que o 2500k sobe horrores no clock, mas já é um processador datado. Tanto é assim que o 2500k ainda tem alguma aceitação, mas se alguém indicar o 2500 sem k, é caso de internação.

Fora isso, tanto ramclock alto quanto dual-channel só começaram a fazer diferença prática de fato do Skylake/Ryzen pra frente. O limitador aí não é a CPU, pura e simplesmente.

Tem bem mais coisa do que você disse aí.
Também sou prova viva dessa questão do clock de RAM. Não é bem assim não e eu fiz muitos testes em 1333Mhz e 2133Mhz pra chegar a minha conclusão. A parada é que em jogos antigos, com demanda mais leve sobre CPU, não fazia nenhuma diferença mesmo. Mas isso começou a mudar conforme os jogos foram ficando mais complexos ali de 2015 pra cá.

Hitman com memórias 1333Mhz era injogável em algumas áreas. Simplesmente não dava pra ser feliz com aquele tanto de engasgo. Além de GPU muito subutilizada em diversas áreas (caia de 85% pra 65% ou 70%), gerava engasgos insuportáveis mesmo. Batman e outros também. Com a placa mãe nova (z77, anterior era uma pobre H61) pude aproveitar as memórias de 1866Mhz que já tinha e fiz OC pra 2133Mhz e pronto. A coisa mudou da água pro vinho de 20 reais rs. Engasgo sim, mas bem menos constantes e GPU reduziu quase 20% de subutilização durante os piores momentos.

E pasme. O OC do 2500k pra 4.6Ghz rendeu pouco, muito pouco. Coisa de no máximo 10% a mais de frames. Memórias mais rápidas provou-se muito mais importante nos jogos mais recentes. Especialmente de 15 ou 16 pra cá. Vez em quando eu voltava a testar 1333Mhz a fim de conhecimento mesmo. A diferença era muito grande sempre. Estamos a falar de 15% a 20% mais de uso de GPU quando subutilizada (comum pra configuração desbalanceada).

Então acho que ficou essa impressão errada de que clock de memória não fazia diferença lá trás. Não era isso. Era porque os jogos não exigiam tanto de CPU, logo o clock de memória realmente não haveria porque fazer diferença.
 

StarXDust

Habitué da casa
Mensagens
89
Reações
39
Pontos
78
Hoje com um 1600AF e placa de vídeo (mesmo sem vergonha) esta na faixa de que um PC? 3? 3.5? 4?
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Hoje com um 1600AF e placa de vídeo (mesmo sem vergonha) esta na faixa de que um PC? 3? 3.5? 4?
1600AF tá saindo a 699. RX580 tava hoje aí a 899. Placa-mãe uns 500 acha. Memória vai precisar de 500 pra ficar bacana. Fonte tá uns 200/250. Resto é resto rs.

Essa config que mencionei sai a 3k. Sinceramente nada tão diferente do que era antes da pandemia não. Uns 400 reais a mais.
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.395
Reações
55.761
Pontos
1.253
rx 470 por 500 e pouco e 2x8gb 3000mhz pccooler por ~280 reais no aliexpress já dá uma enxugada no valor.
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Também sou prova viva dessa questão do clock de RAM. Não é bem assim não e eu fiz muitos testes em 1333Mhz e 2133Mhz pra chegar a minha conclusão. A parada é que em jogos antigos, com demanda mais leve sobre CPU, não fazia nenhuma diferença mesmo. Mas isso começou a mudar conforme os jogos foram ficando mais complexos ali de 2015 pra cá.

Fiquei refletindo sobre esse teu argumento e achei perfeito. Vou te dar uma idéia de como eu senti esse efeito e não sabia. Justamente quando eu tinha uma máquina lá por essa data e eu só usava um pente ddr3 de 1333, a cpu era um i5 terceira gen e a gpu uma 650. Todas essas peças estão aqui comigo ainda funcionando. Pra rodar o Fifa 15 em fullhd, não dava. Esses dias depenei meu 1600, tô usando ele aqui agora com ram de 3200 e tá rodando Fifa 20 até bem. Acho que aí o salto pra DDR4 teve um grande impacto. Lógico de acordo com seu post mexer nas memórias DDR3 na época fazia total sentido e eu nem me ligava nisso.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.426
Reações
80.033
Pontos
2.059
Rola uma indicação pra um PC só pra navegar (youtube e talz) e pra coisas básicas de office? Ou aqui é mais focado para games mesmo?

Tava pensando se hoje seria melhor pegar um desses da AMD com vídeo junto, ou se valeria mais a pena a cpu sem vídeo e ficava no onboard mesmo.
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.395
Reações
55.761
Pontos
1.253
Rola uma indicação pra um PC só pra navegar (youtube e talz) e pra coisas básicas de office? Ou aqui é mais focado para games mesmo?

Tava pensando se hoje seria melhor pegar um desses da AMD com vídeo junto, ou se valeria mais a pena a cpu sem vídeo e ficava no onboard mesmo.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.787
Reações
10.927
Pontos
753

inclusive, melhor que muito notebook sendo vendido a 3k pra cima.
talvez as pessoas não gostem muito da ideia, mas pra quem ta precisando de algo pra casa, home office, estudar ou coisa do tipo, e com certa urgência, um pc desse deita e rola nessas tarefas.

claro que note tem portabilidade, espaço e tudo mais, mas vendo a atual situação com todo mundo em casa e os notebooks custando um rim, acho válido.
monitor é facil achar, precisa nem ser full hd, e kit teclado+mouse é barato tbm.
 

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.644
Reações
18.324
Pontos
1.084
Vou vender uma palca-mãe Asrock A320M HD AM4, quando sera que peço nela? Comprei em março desse ano.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Rola uma indicação pra um PC só pra navegar (youtube e talz) e pra coisas básicas de office? Ou aqui é mais focado para games mesmo?

Tava pensando se hoje seria melhor pegar um desses da AMD com vídeo junto, ou se valeria mais a pena a cpu sem vídeo e ficava no onboard mesmo.
Se vai pegar novo, ideal é o Athlon 3000G mesmo. O mercado de usados não te anima? Eu sinceramente iria atrás de um gabinete com Core i3 antigo ou FX6300 (geralmente vem até com uma vídeo dedicada melhorzinha que as onboard) e meteria um SSD de 120GB pro Windows. Acho muito mais jogo que torrar 1500 reais num PC que só serve pra abrir Word e navegadores. Tu acha por uns 400 reais um gabinete desse todo pronto. Dai é só meter o SSD e fica rápido feito bala. Mesma performance pra essas tarefas.

Outra opção é ir atrás de notebook Core i3 e fazer a mesma coisa. Meter um SSD nele. Eu uso um no trabalho. É um Core i3 de 9 anos atrás. Mais que suficiente pra navegação. Sobra mesmo. Isso com 4GB de RAM só.
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.395
Reações
55.761
Pontos
1.253
inclusive, melhor que muito notebook sendo vendido a 3k pra cima.
SInceramente na minha opinião, notebook sempre foi superfaturado no Brasil. Eu só tenho 1 aqui pq peguei uma promoção muito boa.....em 2012!! kkkkk

USo o mesmo notebook até hoje, um Asus. Únicas modificações que fiz foi por +4gb e um ssd de 240gb. O cpu peida as vezes, mas no geral ainda atende bem pro uso que eu faço.
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.915
Reações
8.169
Pontos
453
SInceramente na minha opinião, notebook sempre foi superfaturado no Brasil. Eu só tenho 1 aqui pq peguei uma promoção muito boa.....em 2012!! kkkkk

USo o mesmo notebook até hoje, um Asus. Únicas modificações que fiz foi por +4gb e um ssd de 240gb. O cpu peida as vezes, mas no geral ainda atende bem pro uso que eu faço.

Tem marcas que cobram caro por portabilidade, notebooks com o mesmo preço (ou até mais caros) que desktops com config bem mais fortes.
 

kapricorn

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.320
Reações
2.003
Pontos
984
Galera, tô precisando de um help na humildade pra dar um up no PC.

Minha configuração é a seguinte:

Processador Intel Core i7-4770 haswell, 3.4Ghz, 8MB, Quad-Core
Placa de Video PNY GTX 770 Triple Fan 2GB, 256 bit, GDDR5
Memoria Kingston HyperX Beast 8GB (2x4), DDR3 2400Mhz CL11
Placa Mãe Asus B85M-E/BR, Intel LGA 1150 Chipset Intel B85
Fonte XFX 550W Core Edition Pro Series, Certificado 80 Plus Bronze, PFC Ativo, P1-550S-XXB9 - BOX

Estou querendo melhorar essa minha placa de vídeo e talvez mudar pra 16GB RAM (mas não é prioridade).

O problema é que não entendo bulhufas de compatibilização dessas peças com a placa mãe e o processador que tenho. Não queria trocá-los porque, bom, grana...

Lembrando que meu foco é jogos. Eu até diria que, como sou formado em arquitetura, eu precisaria de usar programas fodônicos de projetos e tal, mas a real é que eu sou da área da teoria crítica da arquitetura e do urbanismo, e atualmente trabalho mais é com revisão de textos (fiz Letras um tempo atrás, aí entrei na área sem nem me dar conta disso rsrs). Se muito, eu uso Word, PDF e Calibre pra organizar livros no kindle rsrs... Então realmente não tenho prioridade por melhorar desempenho de nada da Autodesk. Só preciso mesmo de um PC que não sofra pra rodar Watch Dogs Legion e Cyberpunk 2077, quando lançarem, por exemplo rsrs...

Ah, e não tenho monitor ou tv 4k nem planejo ter (de novo, grana rsrs), então 1080p já me atende com muita satisfação.

Dicas, pufavô?
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Galera, tô precisando de um help na humildade pra dar um up no PC.

Minha configuração é a seguinte:

Processador Intel Core i7-4770 haswell, 3.4Ghz, 8MB, Quad-Core
Placa de Video PNY GTX 770 Triple Fan 2GB, 256 bit, GDDR5
Memoria Kingston HyperX Beast 8GB (2x4), DDR3 2400Mhz CL11
Placa Mãe Asus B85M-E/BR, Intel LGA 1150 Chipset Intel B85
Fonte XFX 550W Core Edition Pro Series, Certificado 80 Plus Bronze, PFC Ativo, P1-550S-XXB9 - BOX

Estou querendo melhorar essa minha placa de vídeo e talvez mudar pra 16GB RAM (mas não é prioridade).

O problema é que não entendo bulhufas de compatibilização dessas peças com a placa mãe e o processador que tenho. Não queria trocá-los porque, bom, grana...

Lembrando que meu foco é jogos. Eu até diria que, como sou formado em arquitetura, eu precisaria de usar programas fodônicos de projetos e tal, mas a real é que eu sou da área da teoria crítica da arquitetura e do urbanismo, e atualmente trabalho mais é com revisão de textos (fiz Letras um tempo atrás, aí entrei na área sem nem me dar conta disso rsrs). Se muito, eu uso Word, PDF e Calibre pra organizar livros no kindle rsrs... Então realmente não tenho prioridade por melhorar desempenho de nada da Autodesk. Só preciso mesmo de um PC que não sofra pra rodar Watch Dogs Legion e Cyberpunk 2077, quando lançarem, por exemplo rsrs...

Ah, e não tenho monitor ou tv 4k nem planejo ter (de novo, grana rsrs), então 1080p já me atende com muita satisfação.

Dicas, pufavô?
Esse kit seu tem quase a mesma performance de um Ryzen 3300X (15% inferior em stock, bem decente para um CPU tão antigo). Ou seja, você ainda está bem servido de processador. Você não precisa trocá-lo a não ser que pretenda uma RTX2080.

Qual resolução do seu monitor? Se for 1080p ou 1440p você pode comprar até uma RTX2060 Super e estará super bem servido nos jogos citados, sem qualquer gargalo com esse CPU e bons frames. Especialmente com novos jogos, cada vez mais disribuindo carga de trabalho pra GPU e não CPU. Basta ter o número de núcleos adequados e voilá. E 4 núcleos e 8 threads, que seu CPU possui, ainda são suficientes. Ainda é compatível com as instruções modernas utilizadas nos jogos atuais.

Mas só uma ressalva. A quantidade de RAM pode sim ser um gargalo, então talvez seja interessante ir atrás de mais memória RAM. Mas vai ser difícil achar 2x 4gb DDR3 2400Mhz num preço decente. Talvez você tenha que perder um pouco aqui para ter mais RAM (2133Mhz).

Video abaixo da NJ Tech, que acompanho há muito tempo e os resultados sempre batem com os meus ou de sites como DF, HU e outros. O seu CPU deve estar em stock, mas a diferença não seria tão grande. O que manda mesmo é o clock da memória, que no seu caso é BEM ALTO.



O 4770 impressiona. Não tem jeito. Como envelheceu bem. Diferente dos 3770 e 2600, que hoje só servem pra midrange de entrada.

 
Ultima Edição:

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.212
Reações
172.405
Pontos
2.599
Galera, tô precisando de um help na humildade pra dar um up no PC.

Minha configuração é a seguinte:

Processador Intel Core i7-4770 haswell, 3.4Ghz, 8MB, Quad-Core
Placa de Video PNY GTX 770 Triple Fan 2GB, 256 bit, GDDR5
Memoria Kingston HyperX Beast 8GB (2x4), DDR3 2400Mhz CL11
Placa Mãe Asus B85M-E/BR, Intel LGA 1150 Chipset Intel B85
Fonte XFX 550W Core Edition Pro Series, Certificado 80 Plus Bronze, PFC Ativo, P1-550S-XXB9 - BOX

Estou querendo melhorar essa minha placa de vídeo e talvez mudar pra 16GB RAM (mas não é prioridade).

O problema é que não entendo bulhufas de compatibilização dessas peças com a placa mãe e o processador que tenho. Não queria trocá-los porque, bom, grana...

Lembrando que meu foco é jogos. Eu até diria que, como sou formado em arquitetura, eu precisaria de usar programas fodônicos de projetos e tal, mas a real é que eu sou da área da teoria crítica da arquitetura e do urbanismo, e atualmente trabalho mais é com revisão de textos (fiz Letras um tempo atrás, aí entrei na área sem nem me dar conta disso rsrs). Se muito, eu uso Word, PDF e Calibre pra organizar livros no kindle rsrs... Então realmente não tenho prioridade por melhorar desempenho de nada da Autodesk. Só preciso mesmo de um PC que não sofra pra rodar Watch Dogs Legion e Cyberpunk 2077, quando lançarem, por exemplo rsrs...

Ah, e não tenho monitor ou tv 4k nem planejo ter (de novo, grana rsrs), então 1080p já me atende com muita satisfação.

Dicas, pufavô?
Em tese você inicialmente poderia trocar a placa de vídeo por uma melhor e ir usando o resto, porém esses 8Gb de RAM aí quebram as pernas. São boas memórias para DDR3, porém será difícil achar iguais para complementar e nem valerá o custo. No fim tudo dependerá da grana que tiver. Pode inicialmente trocar a placa de vídeo para dar um up mais visível e depois programar uma troca de processador, placa mãe e memória. Provavelmente conseguirá um dinheirinho vendendo seu kit. Só no processador nego no ML e OLX está pedindo pelo menos R$900. É um valor bem irreal para o que se tem hoje no mercado mas indica que conseguirá uma boa grana. Essas memórias devem conseguir ser vendidas por uns R$400 talvez. E a placa mãe uns R$300-400.
 

[BF2]PuNiShEr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.759
Reações
4.830
Pontos
1.194
Galera, tô precisando de um help na humildade pra dar um up no PC.

Minha configuração é a seguinte:

Processador Intel Core i7-4770 haswell, 3.4Ghz, 8MB, Quad-Core
Placa de Video PNY GTX 770 Triple Fan 2GB, 256 bit, GDDR5
Memoria Kingston HyperX Beast 8GB (2x4), DDR3 2400Mhz CL11
Placa Mãe Asus B85M-E/BR, Intel LGA 1150 Chipset Intel B85
Fonte XFX 550W Core Edition Pro Series, Certificado 80 Plus Bronze, PFC Ativo, P1-550S-XXB9 - BOX

Estou querendo melhorar essa minha placa de vídeo e talvez mudar pra 16GB RAM (mas não é prioridade).

O problema é que não entendo bulhufas de compatibilização dessas peças com a placa mãe e o processador que tenho. Não queria trocá-los porque, bom, grana...

Lembrando que meu foco é jogos. Eu até diria que, como sou formado em arquitetura, eu precisaria de usar programas fodônicos de projetos e tal, mas a real é que eu sou da área da teoria crítica da arquitetura e do urbanismo, e atualmente trabalho mais é com revisão de textos (fiz Letras um tempo atrás, aí entrei na área sem nem me dar conta disso rsrs). Se muito, eu uso Word, PDF e Calibre pra organizar livros no kindle rsrs... Então realmente não tenho prioridade por melhorar desempenho de nada da Autodesk. Só preciso mesmo de um PC que não sofra pra rodar Watch Dogs Legion e Cyberpunk 2077, quando lançarem, por exemplo rsrs...

Ah, e não tenho monitor ou tv 4k nem planejo ter (de novo, grana rsrs), então 1080p já me atende com muita satisfação.

Dicas, pufavô?

Se essa GTX 770 fosse 4GB, dava para segurar mais um tempo em! Placa guerreira.

Agora se aceita minha sugestão, aproveita que o mercado de usado tá aquecido, dá uma boa limpada no PC, tira umas fotos bacanas e anuncia toda CPU.

Minha sugestão de preço é R$ 2.800,00 e aceite até R$ 2.500,00 com isso já serve de entrada para um PC todo novo.

O mercado de usado tá bem maluco e o pessoal tem pago mto em peças antigas, então é um baita negócio.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Vcs acham que vale a pena trocar de CPU mesmo com o que acabaram de ver nos vídeos acima?

Eu até entendo a ideia de aproveitar o mercado de usado aquecido e tal, mas não sei se seria fácil vender o PC dele e menos ainda que conseguiria uma boa grana no CPU e na memória. Anunciar é uma coisa, vender é outra. Acompanho muito usados. Esses i7 ficam semanas e semanas e os caras até desistem das vendas. Eles simplesmente metem um preço absurdo e torcem pra aparecer alguém bem otário. Não é tão comum que apareça.

Eu acho que não seria inteligente migrar pra Ryzen ou novos Intel. Nos vídeos fica claro que ele não teria ganhos significativos e ficaria condenado a uma geração que em breve será esgotada sem qualquer necessidade pra isso. Gastar grana pra trocar 6 por meia dúzia vírgula 5? Sei não, gente...

Vale a pena caducar mais o sistema e aí sim, trocar quando sair um Ryzen 5xxx aí, tudo novinho, placa novinha já segurando nova geração. Trocar agora, pra mim, não faz sentido não.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.212
Reações
172.405
Pontos
2.599
Vcs acham que vale a pena trocar de CPU mesmo com o que acabaram de ver nos vídeos acima?

Eu até entendo a ideia de aproveitar o mercado de usado aquecido e tal, mas não sei se seria fácil vender o PC dele e menos ainda que conseguiria uma boa grana no CPU e na memória. Anunciar é uma coisa, vender é outra. Acompanho muito usados. Esses i7 ficam semanas e semanas e os caras até desistem das vendas. Eles simplesmente metem um preço absurdo e torcem pra aparecer alguém bem otário. Não é tão comum que apareça.

Eu acho que não seria inteligente migrar pra Ryzen ou novos Intel. Nos vídeos fica claro que ele não teria ganhos significativos e ficaria condenado a uma geração que em breve será esgotada sem qualquer necessidade pra isso. Gastar grana pra trocar 6 por meia dúzia vírgula 5? Sei não, gente...

Vale a pena caducar mais o sistema e aí sim, trocar quando sair um Ryzen 5xxx aí, tudo novinho, placa novinha já segurando nova geração. Trocar agora, pra mim, não faz sentido não.
Se ele vender obviamente que sim. Tem que se considerar que a placa mãe é antiga e poderá morrer a qualquer momento. Tem que se considerar que as memórias são antigas e podem falhar a qualquer momento. A reposição para essas coisas são ruins. Tem que se considerar que precisaria de mais 8Gb para acertar isso aí e será custoso. No fim das contas são incertezas que podem causar gastos sem trazer benefícios. Pelos preços que nego vende as peças no ML e OLX vale mais a pena vender as partes e obter um Ryzen, 16Gb de RAM e uma placa mãe que nem sangrará tanto.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Se ele vender obviamente que sim. Tem que se considerar que a placa mãe é antiga e poderá morrer a qualquer momento. Tem que se considerar que as memórias são antigas e podem falhar a qualquer momento. A reposição para essas coisas são ruins. Tem que se considerar que precisaria de mais 8Gb para acertar isso aí e será custoso. No fim das contas são incertezas que podem causar gastos sem trazer benefícios. Pelos preços que nego vende as peças no ML e OLX vale mais a pena vender as partes e obter um Ryzen, 16Gb de RAM e uma placa mãe que nem sangrará tanto.
Não embarco nessa de pode queimar a qualquer momento. Isso pode acontecer com produto novo logo após o término da garantia também. Não acho relevante, o risco é virtualmente nulo. Se está em pé há tanto tempo, nada mudando, a tendência é continuar assim.

De fato achar mais 2 pentes de memória vai custar a ele um bocado e, investir em plataforma morta também não é inteligente. Mas acho que ele conseue achar 1866Mhz ou 2133Mhz usado na faixa dos 400 reais. Já é um clock speed interessante e se interessar o over, consegue facilmente chegar aos 2400Mhz também.

https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=2eba1d06-a2e3-48c5-8b1d-61db27bcd74b

No entanto, se de fato ele conseguir vender muito bem o PC dele, o que não acho fácil, não é o tipo de PC que estão a procura, aí pode valer pensar em migrar.

É aquilo que falei, anunciar é uma coisa, vender é outra. Acompanho de perto esse mercado de usados e geralmente os i7 ficam tudo encalhados quando viajam no preço. Eu duvido que consiga mais de 750 reais nesse i7 aí e mais de 400 reais no kit de memória. Placa mãe uns 150 reais. Teria que juntar uma graninha interessante pra montar algo relevante feito Ryzen 3600 + B450M + 16GB DDR4 e no fim das contas teria a mesma performance.

Mas é isso, respeito teu ponto e não acho ele ruim não. È apenas um outro ponto de vista mesmo, uma outra ótica. Flw!
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.269
Reações
175.706
Pontos
2.234
A questão é mais econômica do que de performance. 4770 ainda carrega tudo, mas pode valer duas paçocas e uma mariola em pouco tempo.

Se o cara segurar mais um tempo consciente desse fato, acho ok. Nesse caso, eu trocaria só a GPU e iria aproveitando, mas daria o resto do hardware por "perdido".
Caso contrário, é vender enquanto ainda tem valor.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.212
Reações
172.405
Pontos
2.599
Não embarco nessa de pode queimar a qualquer momento. Isso pode acontecer com produto novo logo após o término da garantia também. Não acho relevante, o risco é virtualmente nulo. Se está em pé há tanto tempo, nada mudando, a tendência é continuar assim.

De fato achar mais 2 pentes de memória vai custar a ele um bocado e, investir em plataforma morta também não é inteligente. Mas acho que ele conseue achar 1866Mhz ou 2133Mhz usado na faixa dos 400 reais. Já é um clock speed interessante e se interessar o over, consegue facilmente chegar aos 2400Mhz também.

https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=2eba1d06-a2e3-48c5-8b1d-61db27bcd74b

No entanto, se de fato ele conseguir vender muito bem o PC dele, o que não acho fácil, não é o tipo de PC que estão a procura, aí pode valer pensar em migrar.

É aquilo que falei, anunciar é uma coisa, vender é outra. Acompanho de perto esse mercado de usados e geralmente os i7 ficam tudo encalhados quando viajam no preço. Eu duvido que consiga mais de 750 reais nesse i7 aí e mais de 400 reais no kit de memória. Placa mãe uns 150 reais. Teria que juntar uma graninha interessante pra montar algo relevante feito Ryzen 3600 + B450M + 16GB DDR4 e no fim das contas teria a mesma performance.

Mas é isso, respeito teu ponto e não acho ele ruim não. È apenas um outro ponto de vista mesmo, uma outra ótica. Flw!
Pode mas tem garantia. Pode mas você consegue repor com maior facilidade. Quero ver a facada no coração de pagar quase o preço de uma placa mãe nova em uma usada que nem sabe o tempo que durará ou em algumas memórias antigas do arco da velha.

Se o caso dele fosse só colocar uma placa de vídeo, beleza. Valeria a pena ir usando até haver uma grande necessidade quanto ao processador peidando ou algum componente morrer. Contudo, só o fato de ter que arrumar mais 8Gb para ficar satisfatório não compensa.

Como o Luciano falou acima, é uma questão econômica em primeiro lugar. Se conseguir colocando por baixo 700 no processador, 250 na placa mãe e 300 nas memórias, consegue 1250 pratas que dá para comprar um Ryzen 3600 em promoção. Se chutar mais para cima uns 900, 350 e 400 consegue aí uns R$1650 e compra um Ryzen 3600 e paga a maior parte da placa mãe ou das memórias. Para ele seria um bom negócio.

E não sei como um Ryzen 3600 seria condenado. Condena esse canhão mas não condena o 4770 que diz segurar tudo. Na hipótese mais arrasadora possível ele poderia simplesmente vender e comprar um 3700X, 3800X, 3800XT ou qualquer coisa melhor da série 4000.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
A questão é mais econômica do que de performance.
4770 ainda carrega tudo, mas pode valer duas paçocas e uma mariola em pouco tempo.

Se o cara segurar mais um tempo consciente desse fato, acho ok.
Vai acontecer o mesmo que o 3770 e o 2600.

Um ano atrás ainda valiam 700 a 800 reais. Vendiam nesse preço. Hoje valem de 400 a 500 reais no máximo. A tendência é o 4770 custar 500~600 reais quando a pandemia acabar.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.269
Reações
175.706
Pontos
2.234
Vai acontecer o mesmo que o 3770 e o 2600.

Um ano atrás ainda valiam 700 a 800 reais. Vendiam nesse preço. Hoje valem de 400 a 500 reais no máximo. A tendência é o 4770 custar 500~600 reais quando a pandemia acabar.

Isso não é "tendência", é chute com base em absolutamente nada, porque o cenário é outro. Se for pra contar com grana de venda na mera especulação do que pode ou não acontecer no meio de 2021, com dólar explodido, hardware mais caro e todo mundo segurando os upgrades por conta disso...nem compensa discutir, sinceramente.

Como eu disse, eu até ficaria com o hardware e trocaria só a GPU, mas daria como perdido e já me planejaria pra pagar pela plataforma nova do zero.
 

kapricorn

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.320
Reações
2.003
Pontos
984
Obrigado pelas dicas, galera!

Vou considerar o que vocês disseram. Minha tendência é sempre ir pela linha preguiçosa e acabar mudando só a placa de vídeo e trocando os pentes de RAM por alguns mais avançados, mas compatíveis com minha placa mãe rsrs... Empurrar o funcionamento do PC até ele basicamente implodir é o que costumo fazer rs...

Mas vou pensar nessa hipótese da venda das peças e compra de novas. Meu medo, nesse caso, é fazer alguma cagada e ferrar peças ou vender pra caloteiro e acabar me dando mal rsrs... Aí, malz a malz, tendo que comprar um novo, prefiro doar o antigo pra algum parente, amigo ou instituição que possa fazer bom uso dele. Acho mais tranquilo; menos propenso a tretas rs...

Vou fazer uns cálculos cogitando preços mínimos de venda das peças ou do kit completo e ver quanto eu teria que desembolsar a mais pra conseguir um aparelho de boas. Se, na prática, rolar só de trocar a RAM e a GPU, acabarei indo nessa onda mesmo. Vou considerar a 2060 que vocês disseram ser compatível e abrir mão dos pentes de memória que tenho pra comprar dois de 8gb cada se for o caso... Inclusive, se entendi direito o que o Rodrigoxm falou, eu posso simplesmente colocar outros dois pentes de 4GB cada nos slots vazios da placa, mesmo que haja diferença de clock, certo?

Meu monitor é 1080p apenas mesmo, e não tô em condições de trocar por algo mais parrudo... Minha preocupação é só mesmo conseguir rodar com gráficos bons (de médio pra high) a framerate consistente em 1080p.

Mas valeu demais pela opinião e contribuição de todos, aí: @[BF2]PuNiShEr @antonioli , @rodrigoxm49 , @LucianoBraga

P.S.: Não tô conseguindo marcar o [BF2]PuNiShEr com o @, mas fica meu agradecimento registrado pra ele também rs
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.212
Reações
172.405
Pontos
2.599
trocando os pentes de RAM por alguns mais avançados
As suas são das mais avançadas. Por isso será difícil de encontrar mais 8GB como eles e se encontrar serão caros. Olhe aqui nego vendendo por R$430 meros 8Gb de RAM https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=75e79757-a963-4c57-9918-b5be39a40c70

Esses dias aí a gente teve 16Gb DDR4-3200 por R$500 e pouco. Não gaste muito com a configuração que já tem. No máximo venda dessas memórias e compre 16Gb DDR3-1600 ou 1866MHz que mudarão nada em termos de desempenho.
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Obrigado pelas dicas, galera!

Vou considerar o que vocês disseram. Minha tendência é sempre ir pela linha preguiçosa e acabar mudando só a placa de vídeo e trocando os pentes de RAM por alguns mais avançados, mas compatíveis com minha placa mãe rsrs... Empurrar o funcionamento do PC até ele basicamente implodir é o que costumo fazer rs...

Mas vou pensar nessa hipótese da venda das peças e compra de novas. Meu medo, nesse caso, é fazer alguma cagada e ferrar peças ou vender pra caloteiro e acabar me dando mal rsrs... Aí, malz a malz, tendo que comprar um novo, prefiro doar o antigo pra algum parente, amigo ou instituição que possa fazer bom uso dele. Acho mais tranquilo; menos propenso a tretas rs...

Vou fazer uns cálculos cogitando preços mínimos de venda das peças ou do kit completo e ver quanto eu teria que desembolsar a mais pra conseguir um aparelho de boas. Se, na prática, rolar só de trocar a RAM e a GPU, acabarei indo nessa onda mesmo. Vou considerar a 2060 que vocês disseram ser compatível e abrir mão dos pentes de memória que tenho pra comprar dois de 8gb cada se for o caso... Inclusive, se entendi direito o que o Rodrigoxm falou, eu posso simplesmente colocar outros dois pentes de 4GB cada nos slots vazios da placa, mesmo que haja diferença de clock, certo?

Meu monitor é 1080p apenas mesmo, e não tô em condições de trocar por algo mais parrudo... Minha preocupação é só mesmo conseguir rodar com gráficos bons (de médio pra high) a framerate consistente em 1080p.

Mas valeu demais pela opinião e contribuição de todos, aí: @[BF2]PuNiShEr @antonioli , @rodrigoxm49 , @LucianoBraga

P.S.: Não tô conseguindo marcar o [BF2]PuNiShEr com o @, mas fica meu agradecimento registrado pra ele também rs
Esses kits que postei, inclusive, cairiam bem pra ti. O Clock e os timings se nivelariam nas mais lentas. Haverá alguma perda por conta disso, mas talvez seja o mais indicado para DDR3. E claro. Há sempre a infeliz e rara probabilidade de serem incompatíveis com o seu kit atual de memória.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
As suas são das mais avançadas. Por isso será difícil de encontrar mais 8GB como eles e se encontrar serão caros. Olhe aqui nego vendendo por R$430 meros 8Gb de RAM https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=75e79757-a963-4c57-9918-b5be39a40c70

Esses dias aí a gente teve 16Gb DDR4-3200 por R$500 e pouco. Não gaste muito com a configuração que já tem. No máximo venda dessas memórias e compre 16Gb DDR3-1600 ou 1866MHz que mudarão nada em termos de desempenho.
Desculpa, mas aqui eu preciso discordar. Haverá perda de no mínimo 15% da performance geral sim (saindo de 2400 pra 1600). Experiência própria. Clock de memória é importantíssimo, especialmente para processadores antigos. Justamente para compensar baixo ipc, baixa performance single thread. Claro que 1866Mhz não ficará proibitivo, mas qualquer coisa abaixo disso já poderia impactar severamente na performance do 4770 em qualqeur jogo moderno.

Eu recomendo até mesmo se arriscar com um overclock de memória pra compensar. 2133Mhz ajudaria bem já.
 
Topo Fundo