O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Conhecem alguém que conseguiu casar tranquilamente por separação total de bens?

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.736
Reações
79.804
Pontos
1.839
Estou em situação similar. Vamos casar em breve, mas ela quer comunhão total de bens e só de citar fazer o tal "pre nup" ela fica doida de raiva, fala que se sente como uma megera, que eu não confio nela, etc, etc(no sentido de não confiar que ela nunca vai jogar na minha cara alguma coisa que comprou para nós).

Véio...acho que a parada é muito clara: por mais que duas pessoas se gostem, ser racional não significa não confiar. Aliás: quando se tem certeza de suas ações...a gente não precisa se preocupar de ser mal interpretado, não acha?

Os meus termos eram estes. Se não fosse com este meu requisito, não teria casamento. Acho que o Sr. tem o direito de exigir os seus termos.
 

Demétrio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.878
Reações
6.829
Pontos
1.009
Véio...acho que a parada é muito clara: por mais que duas pessoas se gostem, ser racional não significa não confiar. Aliás: quando se tem certeza de suas ações...a gente não precisa se preocupar de ser mal interpretado, não acha?

Os meus termos eram estes. Se não fosse com este meu requisito, não teria casamento. Acho que o Sr. tem o direito de exigir os seus termos.

É, vou pensar. Não tenho nada muito relevante não. E até hoje, 2 anos de namoro, ela nunca jogou na minha cara nada e era esse meu medo.
Ainda tenho 3 meses para pensar em como vai ser.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Sem um documento que comprove o tipo de união estável, acho que se ele leva ela pra morar no AP , corre um prazo de 2 anos, ela ja passa à ter direito, precisando apenas de testemunhas que comprovem que ela se mudou e morava ali.
Não sei qual a pira que as pessoas tem de evitar de DOCUMENTAR as coisas. Ta louco.

PROPHETA por acaso vc sabe oque configura "morar junto" pra um juiz ou perante a lei??

Tipo se a mina passa só os finais de semana na minha casa?? Isso ja pode ser considerado?
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.195
Reações
44.454
Pontos
803
De cabeça não me recordo de alguém.

Eu particularmente pretendo construir/quitar um patrimônio mínimo antes de me casar. Assim, por mais que o regime seja de comunhão parcial, esse patrimônio está blindado.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.252
Reações
33.546
Pontos
1.399
A pergunta é: Por que alguém casa com separação total de bens?

Pra quê????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Até hoje não entendo isso!

Não interessa se eu sou o rico ou se a mulher é a rica. Não vejo vantagem em casar assim.

Por um motivo muito simples: Quando você vai escolher o regime de bens, tem que fazer isso como se a separação fosse ser certa; é a parte do casamento que precisa ser pensada de forma totalmente racional e sem nenhum traço de pensamento sentimental.
 

PROPHETTA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.582
Reações
26.538
Pontos
1.359
PROPHETA por acaso vc sabe oque configura "morar junto" pra um juiz ou perante a lei??

Tipo se a mina passa só os finais de semana na minha casa?? Isso ja pode ser considerado?
A lei privilegia a mulher, sempre que vc não tem um documento registrado que ateste o desejo de ambos.

Se ela entra na justiça e apresenta testemunhas vc perde, porque ela pode alegar que trabalhava ou estudava durante a semana e por isso não ficava durante a semana em casa.
Tendo 2 testemunhas pra ela, já basta.
Se vc sustenta ela, isso tbm é levado em conta.
Se seu nível de escolaridade for superior ao dela, tecnicamente vc teria maior renda, então tbm conta.
As pessoas acham que não precisam se preocupar e preferem evitar uma DR agora, mas não sabem o inferno que poderia acontecer depois. Daí que vão lamentar e reclamar, mas já é tarde.
 


Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.874
Reações
70.455
Pontos
1.279
Qnd essa questão vem em tona.

Quem via vantagem em casar, começa a não ver mais.

E parabéns, vc começou a perceber pq homens geralmente nunca viram vantagem alguma nisso.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
A lei privilegia a mulher, sempre que vc não tem um documento registrado que ateste o desejo de ambos.

Se ela entra na justiça e apresenta testemunhas vc perde, porque ela pode alegar que trabalhava ou estudava durante a semana e por isso não ficava durante a semana em casa.
Tendo 2 testemunhas pra ela, já basta.
Se vc sustenta ela, isso tbm é levado em conta.
Se seu nível de escolaridade for superior ao dela, tecnicamente vc teria maior renda, então tbm conta.
As pessoas acham que não precisam se preocupar e preferem evitar uma DR agora, mas não sabem o inferno que poderia acontecer depois. Daí que vão lamentar e reclamar, mas já é tarde.

Que zica. Fico cagado pq em tese o ape nao seria totalmente meu e sim uma boa parte do banco.. Dai se a menina frequenta minha casa o juiz pode entender q de alguma forma ela me ajudou a pagar. foda.
 

PROPHETTA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.582
Reações
26.538
Pontos
1.359
Que zica. Fico cagado pq em tese o ape nao seria totalmente meu e sim uma boa parte do banco.. Dai se a menina frequenta minha casa o juiz pode entender q de alguma forma ela me ajudou a pagar. foda.
Bem, vc ja sabe o que fazer pra evitar qualquer problema.
Só fazer.
Se ela teimar mesmo vc insistindo e conversando numa boa por diversas vezes, talvez ela não seja a pessoa certa.
Maturidade é algo essencial pra uma relação duradoura. E ela só se apresenta diante de situações complicadas.
 

Aran

Veterano
Mensagens
275
Reações
969
Pontos
128
Conheço!

Eu mesmo!

É excelente. Eu tenho um patrimônio bastante grande, e minha esposa não tinha quase nada. Resolvi com ela de fazer o acordo de separação total numa boa.

Eu tenho bastante proficiência com investimentos e para fazer meu patrimônio crescer. Eu não queria ficar perguntando pra ela sobre decisões financeiras das quais ela não entendia, e não quero precisar da assinatura dela em contratos. Comprei um apartamento super caro recentemente, tudo apenas com meu dinheiro e assinatura. Se houver divórcio eu fico com tudo. É uma paz de espírito sem igual.

Isso não muda em nada meu amor por ela ou o dela por mim. Pelo contrário, mostra que ela está comigo porque realmente gosta de mim. Além disso, eu ganho umas 10x mais do que ela. Nada mais justo do que eu ficar com o que é meu por mérito e ela com o que é dela.

Se a mulher não topar este tipo de acordo, desconfie e muito. Provavelmente é red flag. Uma mulher independente, arrojada e moderna não tem por quê não topar um pacto de separação de bens.

Claro, se nos separarmos (o que acho muito difícil), não vou deixar ela na mão. Mas é ótimo ser uma opção e não uma regra de 50/50.

Ao contrário do que o colega geist falou, acho o valor do pacto irrisório diante das vantagens, e para a questão do inventário, basta a pessoa ter um mínimo de organização com seus bens.

Enfim, só vejo vantagens. Isso sim é liberdade. Desconfie do parceiro que não ache assim.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.727
Reações
14.401
Pontos
503
É, o cara tem que se cuidar, não pode chupar bala... Morando dois anos junto já é união instável, eu só levaria uma mina para morar comigo caso ela assinasse um documento abrindo mão de uma união instável, não entendo muito como é isso, mas uma vez vi uma história de um cara que era um ator novo e namorou uma velha atriz global famosa, nem vou citar o nome dela, mas esse namoro ficou famoso porque o cara tinha idade para ser neto dela, e ela acabou terminando com ele porque muita gente falou para ela que ele só tinha interesse, ai pouco depois o cara foi num cartório e fez um documento que ele abria a mão de qualquer tipo de bens dela, que não queria nada, nem pensão, achei uma atitude digna dele, o cara acabou virando garçom, desistiu de ser ator, mas pelo menos não ficou sugando ela como muitos amigos dela diziam que ele iria fazer...
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.087
Reações
9.449
Pontos
1.454
Pergunta, se casar com comunhão parcial de bens e um dos dois receber herança, por exemplo casa, isso é propriedade dos dois ou só do herdeiro?

Até onde eu sei - do Herdeiro!

Tenho duas situações desta em família em duas frentes - e é consenso!

Claro que nossa lei é uma m**** e o STF ainda faz as leis deles, então "who knows"
 

Tatuira Mamicuda

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.353
Reações
23.696
Pontos
1.274
Na realidade casamento com separação total de bens é o melhor na maioria dos aspectos.

CASAMENTO COM SEPARAÇÃO DE BENS por Jurandir Sell Macedo

Não existe uma fórmula pronta para a gestão financeira de um casal. É preciso construir em conjunto a forma de lidar com o dinheiro, cada um a seu modo. Nesse processo, a história familiar, os valores e as crenças dos cônjuges têm importante papel. Inevitavelmente ocorrerão conflitos até que o equilíbrio seja alcançado.
Podemos traçar um paralelo entre as finanças de uma jovem família com a formação dos hábitos alimentares desta. Segundo endocrinologistas, os hábitos alimentares de um casal são consolidados nos dois primeiros anos de vida conjunta e, a tendência, é que os piores hábitos de cada um prevaleçam.
Da mesma forma a rotina financeira do casal é formada logo no início de uma vida conjunta e os piores hábitos dos parceiros também tendem a ser dominantes na conta bancária. A única forma de evitar que os problemas se consolidem é o diálogo aliado com muito esforço e planejamento.
O importante é vencer o tabu e conversar sobre dinheiro abertamente. Casamentos são resultado do amor entre duas pessoas, mas, no dia-a-dia ele é uma sociedade onde as finanças são parte importante da relação e, portanto, precisam ser constantemente discutidas e avaliadas.

A escolha do regime de casamento
Um dos primeiros pontos a ser decidido e também um dos mais importantes na vida do casal é o regime de bens a ser adotado na futura união. As opções básicas são, comunhão total de bens, divisão total de bens e divisão parcial de bens.
Atualmente, não existindo manifestação expressa dos cônjuges o regime adotado será a divisão parcial de bens, onde os cônjuges partilham o que for adquirido enquanto durar o casamento e mantem os bens ou dívidas anteriores à este.
Neste artigo pretendo demonstrar que o regime de separação total de bens tem inúmeras vantagens em relação aos demais. Nesta, os bens e dívidas anteriores e posteriores ao casamento não se comunicam, porém, ainda é baixíssimo o número de casais optantes por esta modalidade.
Os motivos são diversos e vão desde a premissa de que falar de dinheiro vai estragar o romantismo da união até aqueles que pensam que vão ficar juntos para o resto de suas vidas e, portanto, não precisam tomar esta decisão. Outros ainda argumentam que, por não ter bens no momento da união não precisam se preocupar em dividi-los.
Mas, sem dúvida, o principal motivo para ampla vitória da comunhão parcial na preferência dos casamentos é o que os estudiosos de Finanças Comportamentais chamam de "viés do status quo", o regime mais adotado é a "não manifestação". Isso se dá pelo simples fato de que o casal nunca falou sobre o regime de bens que será adotado nesta união e, quando são questionados pelo escrivão acabam escolhendo a opção "mais normal".
Para comprovar como o regime "normal" ou "default" afeta a escolha basta notar que antes da lei 6.515/77 (lei do divórcio) a maioria dos casamentos se dava pelo regime de comunhão total de bens, que era o adotado caso não existisse a expressa determinação dos cônjuges para alterar o regime.

As vantagens da separação de bens
Todos os casais pretendem que seu casamento seja eterno, porém a realidade é mais dura. Segundo o IBGE em 1984 os casamentos duravam em média 19 anos, em 2014 duravam apenas 15 anos com tendência declinante. Assim se o casamento chegar ao fim antes do previsto a vantagem para o casal que pautou sua união pela separação total de bens é imensa, afinal de contas é muito mais simples discutir a divisão de bens enquanto os dois se chamam de meu bem do que no momento que cada um só pensa "nos meus bens".
E mais, não há nenhuma prova de que casamentos com comunhão de bens sejam mais longevos do que aqueles com separação de bens. Se algum casamento depender da união de bens para funcionar, é porque já nasceu falido. Mesmo que o jovem casal venha a viver juntos até que a "morte os separe", o regime de separação total ainda se mostra muito superior.
Vamos imaginar a situação em que um dos cônjuges é um empregado que lentamente quer construir o patrimônio, enquanto o outro é um empreendedor de alto risco. No casamento com comunhão de bens ambos tomarão os riscos do empreendedor.
Em um eventual processo onde um juiz qualquer determine um bloqueio de bens, infelizmente algo quase rotineiro no Brasil, todos os bens do casal ficam indisponíveis. Enquanto no casamento com separação total de bens apenas os do empresário seriam afetados. Neste caso, o casal ainda contaria com uma fonte de renda e o bloqueio não teria um impacto tão devastador na vida conjugal.
Em caso de morte de um dos parceiros o impacto é ainda maior no regime de comunhão parcial de bens. Isso porque todos os bens construídos em conjunto são levados ao inventário e, se houver divergências entre os herdeiros todos os bens ficam indisponíveis até a conclusão do inventário judicial. Infelizmente este pode ser um processo longo e dolorido e, durante este tempo o cônjuge sobrevivente passará por inúmeras dificuldades financeiras. Neste caso, se o regime de bens fosse a separação total, apenas os bens companheiro faltante seriam inventariados e o sobrevivente poderia manter o seu padrão de vida.
Apesar de ainda existirem muitas divergências acerca dos direitos de meação do cônjuge sobrevivente, se for da vontade do casal um simples testamento pode garantir que 50% dos seus bens sejam encaminhados ao parceiro, assim como seria feito nos outros regimes de união.

Separar bens é diferente de separar renda
Conheço muitos casais que têm sucessos e insucessos em diferentes regimes de casamento, porém conheço poucos casais felizes que separam as rendas. Por isto não devemos confundir separação de bens com separação de renda. Separar renda é muito difícil e pouco recomendável. O casamento é o único lugar que conheço que a máxima comunista "de cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades" funciona.
É comum que alguns cônjuges tenham mais sucesso financeiro do que outros, isto pode durar a vida toda ou ser apenas circunstancial. Um pode em determinado momento se dedicar mais a família, ou somente a ela, enquanto o outro se dedica a ganhar dinheiro. Ou então um pode ficar temporariamente desempregado e o outro segura as despesas sozinho.
E o regime de bens não impede que os cônjuges eventualmente comprem um patrimônio em conjunto. Se decidirem comprar uma casa, poderão discutir claramente qual o percentual pertencerá a cada um. À medida que o patrimônio do casal for crescendo, os dois poderão colocar alguns bens no nome de um e outros no nome do outro. Algumas pessoas pensam que é algo difícil, mas se o casal não conseguir discutir o destino dos bens durante o casamento, imagine o que aconteceria no caso de uma eventual separação.
Após o casamento as receitas e despesas em geral passam a ser partilhadas, muitas vezes sem uma discussão clara sobre o funcionamento das coisas. É a chamada "arrumação de caminhão de melancia": joga-se toda a carga na carroceria e o movimento acaba por ajustar as coisas no caminho. Mas o atrito resultante dessa arrumação pode levar o casal a grandes e constantes brigas. Deixar que o tempo faça os ajustes não é a melhor opção.
O casamento com separação de bens induz o casal a vencer os tabus e falar abertamente sobre dinheiro, o que é muito saudável para uma relação. Se você caro leitor já for casado, por favor, leve este assunto para discutir com as pessoas do seu relacionamento que ainda não casaram e, se não for, considere este um assunto fundamental antes de juntar as escovas de dentes.

Jurandir Sell Macedo
é doutor em Finanças Comportamentais, com pós-doutorado em Psicologia Cognitiva pela Université Libre de Bruxelles (ULB) e professor de Finanças Pessoais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
jurandir@edufinanceira.org.br

https://www.revistari.com.br/212/1229
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Bem, vc ja sabe o que fazer pra evitar qualquer problema.
Só fazer.
Se ela teimar mesmo vc insistindo e conversando numa boa por diversas vezes, talvez ela não seja a pessoa certa.
Maturidade é algo essencial pra uma relação duradoura. E ela só se apresenta diante de situações complicadas.

Vo levar em conta oque vc disse amigo. E obrigado pelas dicas.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.164
Reações
32.484
Pontos
1.629
Não conheço quem casou dessa forma mas não é como se perguntasse pra qualquer um na rua por qual sistema optou.

Nunca me importei com isso pois minha relação sempre foi muito sólida e tranquila, depositaria minha vida em suas mãos sem preocupação, na hora do casamento só quis saber se faria alguma diferença para a sucessão (pessoa que não conheço ainda e então não absolutamente confiável lulz), acabei ficando com a padrão porque não vi diferença.

Questiono o modelo da divisão total de bens, teoricamente acho mais justo porém não é como se os frutos financeiros de cada membro da relação fossem sempre mérito exclusivo daquela pessoa; ao menos aqui a grande maioria das principais decisões profissionais debatemos, apesar da batida de martelo sempre ser de apenas um há sim influência direta na performance por conta disso, isso quando a orientação de quem não encabeçava o projeto ter sido ainda mais decisiva no começo.


Sobre esse negócio da sucessão:
c9950fec5e23e4c3b66d2d506f14877b
 

Nhonho_

Bam-bam-bam
Mensagens
191
Reações
544
Pontos
278
Quem tem medo de conversar sobre o assunto com a mulher sobre separação total de bens é porque é um frouxo e não honra suas bolas!

Se a mulher reclamar, é RedFlag meu amigo, a mulher que não é interesseira, não vai ligar se o casamento for por separação total de bens.
 
Topo Fundo