O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Conhecendo alguns jogos do computador AMIGA

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Pra fugir um pouco dos tópicos Sega/Nintendo do forum

Não vou ficar falando muito da história da plataforma ou de aspectos técnicos, vou me focar mais nos jogos, que é o que interessa mais a nós gamers. Então, só um resumo pra quem não conhece nada sobre ele:


platform_computer_amiga_1.jpg


AMIGA foi uma família de computadores pessoais originalmente produzida pela empresa Commodore, que durou (pra valer) da 2ª metade da década de 1980, até a 2ª metade da década de 1990, contando com diferentes modelos no decorrer desses anos. Apesar de terem sido usados profissionalmente (como em edições de vídeo e audio) são mais lembrados mesmo por seus games. O lugar aonde fez mais sucesso foi no continente Europeu.

Estas máquinas destacaram-se pelo poder de hardware, superando as outras plataformas da época. O Amiga era capaz de exibir uma resolução de tela acima dos concorrentes, e até 64 cores simultâneas de uma paleta de 4096 cores (numero esse que subiu bastante nos modelos com chip AGA, como o A1200, que podia exibir 256 cores simultâneas) Tinha também um som estéreo de quatro canais, capaz de reproduzir vozes e músicas com uma qualidade muito superior as outras plataformas.


OK, mas e os games ??

Bem, muita gente não sabe, mas muitas empresas e franquias conhecidas começaram no Amiga, que foi uma verdadeira escola para muitas produtoras de games europeias. Só pra citar alguns exemplos:

  • Turrican foi uma franquia que surgiu no Amiga, e teve 3 episódios nele.
  • Lotus foi uma série de corrida que surgiu no Amiga (e que serviu de base para a série TopGear)
  • Psygnosis fez seus Shadow of the Beast e Lemmings no Amiga, anos mais tarde desenvolveriam jogos para PS1 e PC, como a série Wipeout (e mais tarde foram adquiridos pela Sony e viraram Sony Studio Liverpool).
  • Delphine Software também começou no Amiga, lançando seus clássicos Another World e Flashback.
  • Team17 lançou sua série Worms nele, alem de outros jogos como Alien Breed.
  • Digital Illusions foi outra que começou lá com seus Pinball Dreams e Pinball Fantasies (vários anos mais tarde virariam a DICE e criariam a série Battlefield).
  • Core Design foi outro estúdio que começou lá, com vários jogos 2d de pouco fama como Jaguar XJ220 e Wolfchild (e em 96 eles criariam nada menos que Tomb Raider).


Emulando:
Amiga é realmente um sistema meio complicado e "sacal" de emular, mas de todos esses computadores menos populares, ele é o que tem o maior numero de jogos, então vale a pena o sacrificio.

O que você precisa saber:

O melhor emulador é o WinUAE , pegue a versão mais recente.

Para funcionar vc precisa dos
Kickstart, que funcionam como bios de cada modelo de Amiga. Voce deve selecionar o Kickstart correto do sistema na aba ROMs.

a maioria dos jogos funciona no sistema A500, então na parte Quickstart selecione o A500 ou A500+ , mas muitos jogos pedem o amiga "mais parrudo" , o A1200 com chip AGA. Nesse caso na parte de Quickstart selecione o A1200. Aqui eu deixei 2 configurações salvas, uma pro A500, e uma pro A1200 (pra não precisar ficar configurando toda hora).


A maioria dos jogos vinha em vários disquetes (tem jogos em 4 disquetes por exemplo), e pra não precisar ficar trocando no meio do jogo é só fazer o seguinte:

Abra o emulador e carregue a sua configuração, depois no menu esquerdo va na aba Floppy drivers, lá vai ter 4 campos (df0, df1, df2 e df3) , cada um corresponde a uma entrada de disquete, o que significa que voce pode colocar de 1 até 4 disquetes simultaneamente. Por exemplo, um jogo que eu tenho chamado Lionheart são 4 disquetes, então é só ir colocando eles na ordem do 1º ao 4º (de cima pra baixo). Depois disso é só dar start. Dessa forma vc não vai precisar trocar de disco no meio da partida.

pra dar savestate e loadstate é o seguinte: durante a partida quando quiser salvar aperte F12 , vai abrir o menu de configurações, aí vá na aba Miscellaneos , e lá é só clicar em savestate e salvar seu arquivo. Pra dar loadstate é o mesmo processo.

OBS: No menu lateral do emulador vc pode configurar o tipo de controle (1 botão, 2 botões, 4botões, etc), configurar o video (resolução, filtros, etc) entre outras coisas.



Enfim, citarei aqui alguns jogos menos conhecidos, que valem a pena conhecer no emulador de Amiga. Conforme for lembrando e arrumando as informações vou postando outros.


LIONHEART
Jogo de aventura/plataforma 2D feito por uma produtora chamada Thalion, lançado em 1993. Apesar de meio desconhecido, é considerado por todos que jogaram como uma verdadeira obra-prima do Amiga. Terminei o jogo no emulador, e confirmo isso, o jogo é muito foda, entrou pra lista dos melhores jogos de plataforma que eu já joguei.

A ambientação parece uma mistura de Conan com uma versão sinistra de He-Man. O level design é bem criativo, e os gráficos 2d são ótimos, os cenários são muito detalhados e a animação dos bonecos é realmente muito bem feita. Outro destaque é as músicas que tem um climinha sinistro e ao mesmo tempo épico. Enfim, tudo bem acima da média do que rolava nos consoles 16 bits da época.






The Chaos Engine
Um cult, a versão original foi feito para o Amiga, um ano depois saiu para Mega e Snes. O jogo é um "run n gun" com visão superior, com uma jogabilidade semelhante a Gauntlet, e com uma dificuldade bem hardcore. Voce escolhe dois entre 6 mercenários, e o jogo é todo em coop ( jogando single player o computador controla o outro personagem). A história envolve viagem no tempo e um clima meio steampunk. A versão pra mega tambem é muito boa, mas tem músicas inferiores ao Amiga.

chaos_engine_04%5B1%5D.png
images




Motorhead
Sim, uma jogo da banda Motorhead ! Lançado em 1992 pela Virgin Games, o é basicamente um beat n up com gráficos cartunizados. Rachei o bico com esse jogo, voce joga com o Lemmy e deve salvar os outros membros da banda. Cada fase tem um estilo, em uma vc enfrenta rappers, em outra enfrenta um pessoal country, em outra os inimigos são japoneses cantores de karaoke, e por aí vai. O jogo em sí na verdade é bem simples, mas vale pela curiosidade e diversão.

Motorhead02.png
Motorhead04.png




Banshee
Shoot 'em up vertical 2d feito pela Core Design, lançado em 1994, exclusivo do Amiga. Jogo muito bom pra quem prefere o estilo mais clássico de shoot n ups, bem diferente dos "bullet hell" japoneses. Parece uma versão de 1943 (da capcom) só que mais hardcore e com uma ambientação meio steampunk. Gráficos 2d muito bons.

Banshee_(AGA)_1.png
Banshee_(AGA)_2.png




Fightin' Spirit
Um jogo de luta VS. de 1996, criado exclusivamente pro Amiga, e foi feito por um estudio italiano chamado Light Shock Software. E o jogo é realmente bom, o estilo visual do jogo lembra bastante os primeiros jogos do neogeo, a jogabilidade está mais pra um Street Fighter com um pouco de WorldHeroes. É claro que a qualidade não é a mesma de um jogo da Capcom ou da SNK, mas garanto que supera vários jogos genéricos do genero que foram lançados para PC e pros consoles 16 bits (só pra citar um exemplo, é bem melhor que aquele Power Atlete pra mega e snes)

Fightin'_Spirit_1.png
main_small.jpg




Roadkill
Jogo de corrida com visão superior da Vision Software de 1994. Tem uma jogabilidade bastante semelhante a MicroMachines, mas aqui a corrida é futurista e os carros tambem tem armas (como em RRR) e existem powerups na pista. Bons gráficos e um narrador legal de fundo completam o jogo. Se Lotus é o melhor jogo de corrida tradicional no Amiga, Roadkill na minha opinião é um dos melhores "top dow racing" da plataforma. Bem legal

Roadkill_(AGA)_1.png
Roadkill_(AGA)_2.png




SlamTilt
O Amiga teve alguns pinballs, esse aqui pra mim é simplesmente o melhor. Jogo de 1996 , são 4 mesas diferentes, cada uma com um tema, em algumas tem até uns mini-games. Ótimos gráficos, bom audio e boa fisica. Enfim, não tem muito o que dizer, pra quem gosta de pinball (como eu) a diversão é garantida, recomendo.

Slam_Tilt_-_The_Pinball_Game_(AGA)_3.png
Slam_Tilt_-_The_Pinball_Game_(AGA)_4.png




Ruff 'n' Tumble
Jogo plataforma 2d de 1994, tambem exclusivo do Amiga. É uma mistura de aventura com "run n gun", tipo um meio termo entre um Gunstar Heroes e Rayman (claro que não tão bom quanto esses 2), e com um pouco de exploração. Destaque pros belos gráficos do jogo, é super colorido e bem detalhados. To jogando ainda, e achando divertido vale a pena.

89T5A.png
EAYsx.png




Shufflepuck Cafe
Sabem aquelas mesas de air hockey ? Pois é, esse é o melhor jogo disso que eu já joguei. Jogo da Brøderbund Software, lançado em 1989. Voce entra em um bar, e escolhe contra quem vai competir numa partida de air hockey. Voce joga apenas com o mouse, como se estivesse mesmo segurando a "raquetinha". Saiu pra DOS e AppleII tambem, mas a versão do Amiga é mais bem feita de todas.

main_small.jpg
16839_small.jpg




Apidya
Um shoot em up horizontal de 1992 (+ ou - parecido com Gradius). Voce é uma abelha e enfrenta todo tipo de incetos. É bem legal mesmo, tem umas sacadas genias (tipo a fase do esgoto que vc passa por maço de cigarro, latinha de pepsi, etc). E os chefes são todos insetos gigantes também. Bons gráficos e músicas pra época. Exclusivo do Amiga também.

41f220_8105f3286be2489f8bfc26e1eb79a950.gif
apidya_16.png

.
 
Ultima Edição:

PC-Crew

Supra-sumo
Mensagens
2.138
Reações
854
Pontos
174
Amiga 500 tem excelentes exclusivos, você colocou alguns dos melhores!
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.407
Reações
178.282
Pontos
1.514
pena que a US Gold fez uma conversão horrorosa de Street Figther II
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
-=|R.R.|=-;9504654 disse:
pena que a US Gold fez uma conversão horrorosa de Street Figther II

a mas o legal de emulação é jogar os jogos próprios de cada plataforma, não os ports piorados
 

durabolin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.110
Reações
7.778
Pontos
1.214
Lembro que qdo comprava umas revistas gringas, especialmente e computer+vg, eu ficava babando nos jogos do amiga

eu tinha um mega drive na época

mas era algo bem inacessível, nunca conheci alguém que teve um amiga...
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
durabolin;9506850 disse:
Lembro que qdo comprava umas revistas gringas, especialmente e computer+vg, eu ficava babando nos jogos do amiga

eu tinha um mega drive na época

mas era algo bem inacessível, nunca conheci alguém que teve um amiga...


Exatamente idem aqui.

Ia numa livraria que vendia revistas importadas e ficava babando nos jogos de Amiga, na época tinha o mega drive tambem.
 


Omar Motta

Bam-bam-bam
Mensagens
1.521
Reações
1.380
Pontos
239
Bons tempos os do Amiga.

Muito me diverti ligando meu Amiga 500 em stereo pelas saídas rca dele em um amp + caixas, deixando meus amigos babando com o som absurdamente superior ao dos PCs da época que ainda estavam nas Sound blasters mono...

Jogos maravilhosos eram normais para a plataforma...:konglove:
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Omar Motta;9511907 disse:
Bons tempos os do Amiga.

Muito me diverti ligando meu Amiga 500 em stereo pelas saídas rca dele em um amp + caixas, deixando meus amigos babando com o som absurdamente superior ao dos PCs da época que ainda estavam nas Sound blasters mono...

Jogos maravilhosos eram normais para a plataforma...:konglove:

Olhando em retrospécto, acho que por uns 5 anos, de 1987 (ano que o A500 saiu) até 1992 os Amiga foram superiores aos PCs nos games, mas de 92/93 pra frente os PCs evoluiram e superaram, (com jogos como Doom e outros fps que ficaram muito melhores nos PCs por exemplo), placas de som melhores, CD-Rom, etc. O interessante do Amiga é que na época (no geral) ele tinha mais jogos "console like" do que os PCs, como jogo plataforma por exemplo.

.
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.691
Reações
2.838
Pontos
1.334
Muitos jogos do Amiga eu fui conhecer no Mega Drive, que recebeu várias conversões. Outros eu fui jogar no PC.

Não cheguei a ver um Amiga original e ainda não me aventurei a emulá-lo para comparar as versões que joguei com as originais do Amiga.

Eu sei é que o Amiga tem muito jogo, mas muito jogo mesmo. Muitos desses que só foram lançados para ele e para o Atari ST.
 

Kobayashi

Bam-bam-bam
Mensagens
14.002
Reações
6.259
Pontos
499
Um jogo não mencionado no tópico e que considero importante por ser a gênese de um dos meus games favoritos da atual geação de consoles e que nasceu no Amiga em 1994 foi o Super StarDust - um jogo que em sua essência lembrava o mega clássico Asteróides do Arcade/Atari.

[youtube]le0K3ws1uPc[/youtube]

Na atual geração de consoles, o game foi reprojetado em HD para o Playstation 3 num esquema de jogo muito semelhante ao clássico Robotron 2084 e Geometry Wars, ou seja, utiliza-se no jogo dois analógicos: um para controlar a movimentação da nave em 360º e o outro é responsável pela movimentação do tiro em 360º. O resultado ficou soberbo: o game é lindo, possui uma trilha sonora matadora e um gameplay de primeiríssima.

Particularmente, considero Super Stardust HD um dos melhores jogos do PS3, bem como também da atual geração de consoles:

[youtube]4zFcoIonoK4[/youtube]
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Grandpa;9515354 disse:
Muitos jogos do Amiga eu fui conhecer no Mega Drive, que recebeu várias conversões. Outros eu fui jogar no PC.

Não cheguei a ver um Amiga original e ainda não me aventurei a emulá-lo para comparar as versões que joguei com as originais do Amiga.

Eu sei é que o Amiga tem muito jogo, mas muito jogo mesmo. Muitos desses que só foram lançados para ele e para o Atari ST.

Se puder jogue Grandpa, o Amiga tem vários exclusivos que valem a emulada.

Teve alguns que sairam pra mega, mas foram poucos, tem uns multis com PCs tambem, ou com o Atari ST, mas tem uma porrada de exclusivos tambem, Só dos que eu postei aqui por exemplo, LionHeart, Banshee, Fightin' Spirit, Roadkill, Ruff 'n' Tumble, tudo exclusivo dele.

Kobayashi;9515408 disse:
Um jogo não mencionado no tópico e que considero importante por ser a gênese de um dos meus games favoritos da atual geação de consoles e que nasceu no Amiga em 1994 foi o Super StarDust - um jogo que em sua essência lembrava o mega clássico Asteróides do Arcade/Atari.

Na atual geração de consoles, o game foi reprojetado em HD para o Playstation 3 num esquema de jogo muito semelhante ao clássico Robotron 2084 e Geometry Wars, ou seja, utiliza-se no jogo dois analógicos: um para controlar a movimentação da nave em 360º e o outro é responsável pela movimentação do tiro em 360º. O resultado ficou soberbo: o game é lindo, possui uma trilha sonora matadora e um gameplay de primeiríssima.

Particularmente, considero Super Stardust HD um dos melhores jogos do PS3, bem como também da atual geração de consoles:

Eu tenho o Super Stardust Portable do PSP (o do PS3 é o mesmo só que em HD), e é fantástico mesmo, é a evolução total do gênero Asteroids.

.
 

NIETTO.U2

Veterano
Mensagens
298
Reações
255
Pontos
109
Yo!!

Meu... na época do mega / snes eu tinha o amiga 500... tive muitos jogos q comprava das softhouses... bom tempos tb utilizando programas, fazendo animaçoes, usando o nasp e sonhando depois em ter um a1200... tive o a1200 e a600.
Hoje só me resta o a500 daquela epoca e os disquetes!
Tenho ate um site sobre o amiga = www.universoamiga.cjb.net
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Por incrivel que pareça, não existe praticamente nada relacionado aos games de Amiga em sites brasileiros, infelizmente. Todas as informações que eu li foi em sites gringos mesmo.

enfim, mais 2 jogos interessantes:


Disposable Hero

Jogo da Gremlin e Euphoria, de 1993. É um shoot n up horizontal muito bom, no estilo europeu, sem power ups, ao invez disso vc tem que equipar sua nave em determinadas telas, sempre respeitando os limites do que ela suporta. O visual é incrivel pra época. Pena que é dificl pra kct.

lev1_3.jpg
lev2_4.jpg





Black Viper

Jogo da Light Shock e Neo Software, lançado em 1996. Mistura de tiro/ação com corrida. É basicamente igual ao clássico arcade Road Blasters da Atari, mas com uma moto ao invéz de um carro (Black Viper é o nome da moto). O jogo tem uma historinha pós-apocalyptica com umas cut-cenes legalzinhas. O jogo não é maravilhoso, mas é interessante.

486537-black-viper-amiga-cd32-screenshot-this-is-the-shop-screen.png
486539-black-viper-amiga-cd32-screenshot-i-upgraded-my-guns-to-a.png



.
 

Archanjo07

Bam-bam-bam
Mensagens
4.095
Reações
913
Pontos
234
Caraca, nessa história de comprar revistas e ficar babando nos jogos do Amiga. Bons tempos...
 

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.700
Reações
5.996
Pontos
703
Faltou alguns dos meus games favoritos do Amiga..

Shadow of the beast
shadowbeast.jpg

Adoro e rejogo este game até hoje, a música é uma das coisas mais magníficas que se pode encontrar em uma game,
a imersão que a música te dá é difícil de ser encontrada em outro jogo, o clima deste game é único..

Poderia ficar falando dele o dia inteiro... e antes q falem sim.. é difícil até o ultimo fio de cabelo !!
 

FabioShinobi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.624
Reações
12.775
Pontos
1.189
Faltou alguns dos meus games favoritos do Amiga..

Shadow of the beat
shadowbeast.jpg

Adoro e rejogo este game até hoje, a música é uma das coisas mais magníficas que se pode encontrar em uma game,
a imersão que a música te dá é difícil de ser encontrada em outro jogo, o clima deste game é único..

Poderia ficar falando dele o dia inteiro... e antes q falem sim.. é difícil até o ultimo fio de cabelo !!
Joguei muito isso, uma das melhores osts da história, taí um jogo que merecia um remake, mas a Sony prefere ficar apostando em cópias baratas de franquias concorrentes, enquanto os direitos dessa maravilha está nas mãos deles, lamentável.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
um up pra falar de duas grandes bostas pro Amiga.... rss

2 jogos baseados em 2 populares desenhos das antigas, e incrivelmente são os únicos jogos oficiais baseados nesses desenhos, e os 2 jogos são bem ruinzinhos...


AKIRA
Sim, jogo oficial de Akira é exclusivo do Amiga, e é uma b*sta. A maiorias das fases são no estilo plataforma e vc joga com Kaneda, em algumas vc joga como o Tetsuo. Mas no começo de jogo tem umas fases de moto. Mas tudo é ruim, gráficos ruins, jogabilidade ruim, som ruim, etc.

akira-3.png
akira-6.png




ThunderCats
Joguinho bem simples de ação plataforma, + ou - parecido com clássicos como Rastan e Rygar, só que bem inferior. O jogo não é de todo ruim, mas é básico demais, com gráficos/sons/jogabilidade pobres. Alem do Amiga tambem saiu pra outros computadores mais obscuros da época.


2.jpg
116814-thundercats-atari-st-screenshot-start-of-level-2s.png
 
Ultima Edição:

NIETTO.U2

Veterano
Mensagens
298
Reações
255
Pontos
109
Por incrivel que pareça, não existe praticamente nada relacionado aos games de Amiga em sites brasileiros, infelizmente. Todas as informações que eu li foi em sites gringos mesmo.

enfim, mais 2 jogos interessantes:


Disposable Hero

Jogo da Gremlin e Euphoria, de 1993. É um shoot n up horizontal muito bom, no estilo europeu, sem power ups, ao invez disso vc tem que equipar sua nave em determinadas telas, sempre respeitando os limites do que ela suporta. O visual é incrivel pra época. Pena que é dificl pra kct.

lev1_3.jpg
lev2_4.jpg





Black Viper

Jogo da Light Shock e Neo Software, lançado em 1996. Mistura de tiro/ação com corrida. É basicamente igual ao clássico arcade Road Blasters da Atari, mas com uma moto ao invéz de um carro (Black Viper é o nome da moto). O jogo tem uma historinha pós-apocalyptica com umas cut-cenes legalzinhas. O jogo não é maravilhoso, mas é interessante.

486537-black-viper-amiga-cd32-screenshot-this-is-the-shop-screen.png
486539-black-viper-amiga-cd32-screenshot-i-upgraded-my-guns-to-a.png



.
Yo!!

Tem o meu - www.universoamiga.cjb.net - pena q não o atualizo há décadas!
 

NIETTO.U2

Veterano
Mensagens
298
Reações
255
Pontos
109
Caraca, nessa história de comprar revistas e ficar babando nos jogos do Amiga. Bons tempos...

Yo!!

Nossa como eu gostava dessas revistas e suas fotos.. e quando tinha a propaganda do jogo em q mostrava a foto para cada sistema então? O do Amiga sempre era a versão mais da hora!!! Mó orgulho do meu a500 q tenho até hoje!
 

Edi (FZ2D)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.883
Reações
53.636
Pontos
1.284
Eeeeeeee...........

Com licença pessoal:

CD32-01.jpg


Roadkill citado mais acima:

CD32-02.jpg


Darkssed. Recomendadíssimo:

CD32-10.jpg


E esse abaixo todo mundo ja conhece:

CD32-08.jpg


Vocês citaram jogos muito interessantes no tópico. Alguns estou atrás, como Disposable Hero, e outros, vou procurar me inteirar, como o de Ação/Plataforma de uma alemãozinho bonito pa carai que vocês postaram a foto.
 

Rick_Taylor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.444
Reações
5.457
Pontos
703
Excelente tópico, parabéns Denrock

Vou deixar algumas contribuições

Superfrog


Zool 2


Agony


Project-X


Super Stardust


Pinball Illusions
 

Edi (FZ2D)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.883
Reações
53.636
Pontos
1.284
é seu ??? se sim vai se fuder... se não vai se fuder assim mesmo, só pra não perder a viagem (nada pessoal) :coolface

Você fala do Amiga CD32 e os jogos? Sim. Se você clicar no link do Photobucket na minha assinatura poderá ver a minha coleção atualizada até julho do ano passado.

Tenho mais coisas além daquilo mais nunca mais bati fotos.
 

Megaman Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.039
Reações
4.157
Pontos
994
... estava revivendo o emulador de Amiga aqui, e buscando alguns outros jogos na internet e conheci esse jogo aqui:


Apidya

Um shoot em up horizontal de 1992 (+ ou - parecido com Gradius). Voce é uma abelha e enfrenta todo tipo de incetos. É bem legal mesmo, tem umas sacadas genias (tipo a fase do esgoto que vc passa por maço de cigarro, latinha de pepsi, etc). E os chefes são todos insetos gigantes tambem. Bons gráficos e músicas pra época. Exclusivo do Amiga tambem.

Apidya-Amiga.png
apidya32boss.gif

Gostei desse jogo, ele lembra Gradius por causa da lista de power ups, mas o conceito dele me lembra esse aqui.

insectorx1.gif
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.153
Reações
23.216
Pontos
1.619
Quando eu tive meu A600 por algum tempinho (não passou coisa de 3 meses...), o que eu tinha de jogo pra ele, se resumia nisso:



Um dos maiores clássicos do shmup para computador. Fora o avanço da trilha sonora...



E uma coisa que eu detestava...
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.598
Pontos
1.839
Joguei muito isso, uma das melhores osts da história, taí um jogo que merecia um remake, mas a Sony prefere ficar apostando em cópias baratas de franquias concorrentes, enquanto os direitos dessa maravilha está nas mãos deles, lamentável.


Você foi ouvido amigo...vai sair uma versão nova PS4!
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.598
Pontos
1.839
Verdade, parece até que eu tava prevendo, Torço muito para que eles mantenham a qualidade da ost e que tenha pelo menos metade da dificuldade do original.


Pois eu torço para que seja Side scrolling e que seja bem viajado (tipo trip de LCD) igual o primeiro. O lance mais legal do primeiro era que o design de um inimigo, não tinha nada a ver com o outro e os cenários então...tampouco com o resto. Esse era o charme do jogo. Um exemplo: que raios fazia aquele dirigível nos céus da primeira fase? Esse jogo é muito fóda.
 

LedBoy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.389
Reações
11.219
Pontos
749
Couveirando o tópico.

Eu estou jogando o meu ultimamente, algumas imagens:

OnEscapee:

1500902_10152828540621026_2256883077352640437_o.jpg


Secret of the Monkey Island
10960033_10152824197731026_6452728137048208509_o.jpg


Sistema operacional, esse SO é de 1993....

10842305_10152810069476026_8448467544808723024_o.jpg



Só pra comparar, no concorrente vc tinha isso aqui na mesma época:

win31.png
 
Topo Fundo