O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Conhecimento é poder ? Isso realmente é uma verdade ? [+Muralha]

HybridZon

Ser evoluído
Mensagens
34
Reações
6
Pontos
24
Estava há algum tempo querendo criar esse tópico para saber a opiniões de outras pessoas, estava há algum tempo pensando sobre essa frase que muitos já ouviram, de que "conhecimento é poder", aonde vem o poder do conhecimento ?

Eu sempre fui uma pessoa muito curiosa e que lia bastante sobre vários tópico do conhecimento humano, só que nunca soube como fazer o meu conhecimento que era adquirido como uma "vantagem" a mim, eu realmente vantagem, até que comecei há alguns dias atrás a pensar sobre isso e as conclusões que cheguei, que fui cego até o momento:

Digo no sentido de conhecimento de ser uma culta, erudita e afins, até aonde essa frase é verdade para esse tipo de pessoa que algumas dizem que perde muito tempo estudando coisas "inúteis" ?

- Conhecimento matemático: Estava pensando aonde que esse conhecimento nós traria algum poder, cheguei a conclusão que uma pessoa com a mente afiada para a matemática acaba se tornado com um pensamento lógico mais afiado do que o normal, uma pessoa com mente lógica fica ainda mais e mais rápida, uma pessoa com mente sentimental fica menos sentimental, pois, você exercita a parte do cérebro responsável pela parte lógica e racional com isso seus pensamentos acabam sendo "processados" pela a parte que está mais "exercitada".

- Conhecimento filosófico: Lembro uma vez que meu amigo me disse que quem manja de filosofia, acaba ficando com lábia, a pessoa sabe usar bem as palavras, como usar, quando usar e com quem usar, fica com uma lábia e consegue levar um monte de gente na lábia, quando comecei a estudar filosofia a fundo de fato aconteceu isso comigo, de conseguir de me expressar de uma melhor maneira com as pessoas, como também, andei percebendo exemplos de outras pessoas, a exemplo, os advogados que em sua grande maioria tem lábia, levam as pessoas no papo, que pra profissão deles é necessário a pessoa ser assim, que a maioria acaba polindo essa maneira de ser com os textos de filosofia na faculdade.

- Conhecimento químico: É um conhecimento poderoso, além de ficar mais racional também tem o conhecimento técnico em si, com a química você consegue produzir vários produtos químicos perigosos com produtos de fácil acesso.

- Conhecimento histórico: É certamente o tópico que mais li, sempre tive uma curiosidade insaciável com história, uma das maiores virtudes que percebi nesse conhecimento é que podemos a aprender com o erro das pessoas do passado, perceber como as pessoas do passado foram traídas, erraram, sucumbiram e aprender com os seus respectivos erros com isso não cometer-los, apenas uma das virtudes do conhecimento histórico.

- Conhecimento psicológico/psquiatríco: Aprende como a lidar com as pessoas, e principalmente, como ler as pessoas, a ler traços de carácter, personalidade e afins, de estudar o comportamento humano e saber usar isso como vantagem, há algum tempo venho estudando bastante sobre esse tópico e só hoje que estou começando a aprender como usar o teórico no prático, ou seja, no dia-a-dia, o que vem me ajudando bastante, consigo perceber sinais de desvio de carácter que antes era ignorante e cego, como também saber identificar transtornos psiquiátricos das pessoas com isso você tem uma lucidez maior do que esperar de tal pessoa.

- Conhecimento ocultista/cabala: Esse foi um conhecimento que sempre tive curiosidade, só que estudando a fundo, percebi que a maioria dos conhecimentos humanos nasceu desse conhecimento, que aprendendo a base do conhecimento consegue entender melhor, como também, estudando sobre esse conhecimento consegui ter uma noção melhor sobre a origem da vida, o sentido de vivermos, que com isso me fez entender várias coisas da vida e como me evoluir como pessoa, também, aos deístas (meu caso) de como identificar e se defender de entidades negativas, não ficar apenas a mercê de uma sorte cega.

- Conhecimento físico: A física é a física teórica, a parte da física de cálculos é na verdade a matemática, saber como as leis de física agem, que tem várias utilidades, como a evitar um acidente (ou ao menos de piorar um acidente) o que já aconteceu algumas vezes de eu não me arrebentar ainda mais em um tombo por que lembrei na hora das leis da física, de algo desabar, de como saber aproveitar melhor o seu carro e assim por diante, ou seja, ser mais eficiente.

E assim por diante, dos conhecimentos que lembrei agora de cabeça foram esses, lembro que tinha pensado de outros que não listei, quando relembrar o que pensei, edito.

Sendo que, o cérebro é um órgão e músculo como qualquer outro, que quanto mais o exercitamos, mais ágil e afiado os seus pensamentos e mente irá ficar, como ter menos propensão a depressão, a ficar "caduca" com a idade e afins, por que a sua mente estava sempre sendo exercitada.

Como também, aprendendo e valorizando o conhecimento que percebi que você se torna uma pessoa com um amor próprio mais latente, pois, você percebe o quão árduo foi de adquirir o seu conhecimento, com isso, você começa a pensar valorizando mais a si mesmo, com uma paz interna e espiritual, a saber a me controlar de uma maneira mais virtuosa, ter mais auto-controle sobre mim mesmo e a minha mente, é evidente que o conhecimento se souber usar-lo na prática trás a pessoa amor próprio, auto-controle, virtude, integridade, dignidade, honra e afins.

A pessoa que vive regada a futilidade, em valorizar o ter ao invés do ser tem maiores propensões de terem problemas psicológicos, depressão, inseguridade, falta de amor próprio, desvio de carácter, sem valores e honra, todos os males que nasce da nossa própria mente?

Não é isso que nós torna realmente animais racionais ? Que não age apenas por instinto e sentimento, deixando traços triviais da vida de lado ?

Problema é como conseguir masterizar vários tópicos do conhecimento humano e principalmente saber como o conhecimento tenha respaldo na sua vida positivamente, ou seja, saber usar o teórico no prático, é isso que venha ser a "grande sabedoria da vida" que é descrito em vários livros por séculos ? Que a "grande sabedoria da vida" venha saber usar o teórico no prático ? Saber usufruir desses pontos benéficos do conhecimento no dia-a-dia da sua vida? O tal do "elixir da vida" venha ser isso ? Em ter essa sabedoria da vida ?

Antes, pensava apenas de uma forma linear sobre o conhecimento do ponto de vista de duas nações em guerras e saber mais informação do inimigo, ou de conhecimento técnico para ter uma ascensão profissional mais virtuosa.

Contudo, percebi quanto mais você vai adquirindo conhecimento mais próximo você vai ficando da perfeição mesmo ainda estando longe, por que é impossível conseguir realmente se tornar mestre em todo.

Estava conversando há alguns dias com um amigo, nós discutindo, que as pessoas mais lúcidas, completas, que você olha e fica admirada com o seu conhecimento, forma de pensar, segurança e afins, são na maioria pessoas mais velhas, com 60+ anos, professores de universidades, palestrantes, escritores, altos cargos na sociedade e afins.

Acho que o ideal é ser mestre em um tópico, focar em um tópico apenas pra ser mestre e os outros ter uma boa noção, por que se não a pessoa fica louca e como você disse, acaba virando nada.

Dissertem.
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.463
Pontos
784
- Conhecimento químico:

Esse aqui absolutamente É PODER!

x_qFG2gAbLCz4OnRUL9ZlbSbdYuWic7XpjNBg8GdDS8OsyN0LXUqm6-kEIhdrv9Y_fDG_zoJk2G83Tbn57Y65KtF-p7ndP8vyR0B1yc62QYkA1tyALDeWA76JiGUWijhuNUIyIQAlDkqQTax4Pd4dJc
130926155851-breaking-bad-cash-640x360.jpg
:coolface
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.463
Pontos
784
Mas falando sério, essa frase do Mortal Kombat 3 do filósofo Ralph Waldo Emerson é verdadeira em todos os sentidos... por mais "inútil" que parece um conhecimento específico, ele SEMPRE vai acrescentar algo em ti, e nunca poderá ser subtraído...

Até engraçado isso, pois conhecimento é a única e verdadeira riqueza, e ninguém poderá lhes subtrair... (podem lhe tirar tudo, bens, até a vida, menos o conhecimento!)
 

Cruscotto

Bam-bam-bam
Mensagens
4.109
Reações
7.859
Pontos
303
Depende do que você entende como poder, mas sim, é, quanto mais você sabe, mais apto você está pra tomar decisões corretas ou evitar as decisões erradas. Quanto mais você aprende, mais conteúdo você adiciona na sua cabeça e mais informações tem pra "traçar" com as outras, às vezes algo que você aprendeu na área X pode ser vital para resolver algo uma área totalmente diferente sem você perceber.

A elasticidade do cérebro é assombrosa, até hoje não se entende muita coisa sobre ele, a capacidade de armazenamento é algo de cair o queixo. Só que negligenciamos muito esse "aparelho", imagina o desperdício de potencial em ter um órgão tão potente e passar a vida inteira com a mesma rotina? Sem aprender nada novo? É tipo ter um PC da Nasa pra jogar paciência. A rotina da minha mãe deve ser quase a mesma faz anos, com variações mínimas, imagina se nesses anos ela sempre aprendesse algo diferente, ou passasse 30 minutos por dia lendo um livro do gosto dela? Provavelmente ela seria outra pessoa, com outras visões e tudo mais, mas ela não se importa, é um desperdício de potencial.

Lembrei de um dia que eu estava esperando um amigo, ele estava com outros eletricistas quebrando a cabeça faz horas pra resolver um problema, então no tédio eu me aproximei, olhei o painel e falei "ta falando que tem um cabo desconectado", todo mundo ficou espantando porque descobri em segundos o problema, mas eu só li o que o painel mostrava, como sei inglês e eles não, eu descobri. Eles com anos de estudo não conseguiram resolver algo que eu que nem me interesso pela área, resolvi em pouco tempo.

Resumindo, sim, conhecimento é poder, mas o verdadeiro poder só vem quando você se concentra unicamente em algo, pois somente a prática continua te faz ficar realmente bom em uma área, isso leva anos. Quem fica pulando de galho em galho, não se destaca em nada. Einstein foi um gênio por focar todo o potencial dele na física, tem que ter foco contínuo.
 

Mr Green

Bam-bam-bam
Mensagens
434
Reações
1.531
Pontos
318
Conhece-te a ti mesmo.
O resto f**a-se.

É muito mais importante descobrir porque você quer poder do que conquista-lo.

Por exemplo: Tô lendo um livro muito bom do Steven Pinker, carregado de informação. Mas ao mesmo tempo tem um lado meu decepcionado que sabe que tô só perdendo tempo, me divertindo, p*nh*ta mental.

Inclusive, esse termo define bem isso daí que vc descreveu: p*nh*ta Mental.
Na hora que vc se deparar com um conhecimento verdadeiro toda essa b*sta perde valor.
 
Ultima Edição:


Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.599
Reações
10.571
Pontos
1.389
Conhece-te a ti mesmo.
O resto f**a-se.

É muito mais importante descobrir porque você quer poder do que conquista-lo.

Por exemplo: Tô lendo um livro muito bom do Steven Pinker, carregado de informação. Mas ao mesmo tempo tem um lado meu decepcionado que sabe que tô só perdendo tempo, me divertindo, pnhta mental.

Inclusive, esse termo define bem isso daí que vc descreveu: pnhta Mental.
Na hora que vc se deparar com um conhecimento verdadeiro toda essa b*sta perde valor.

227828.jpg
 

iporco

Bam-bam-bam
Mensagens
4.695
Reações
9.763
Pontos
303
Conhecimento é sofrimento e dor. Quanto mais ignorante mais feliz a pessoa é, pelo menos é o que eu acho.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Não adianta um nerd que gosta de estudar, ser intelectual que não aplica em nada na prática.

O conhecimento que alguém possui não serve pra nada se não está causando impacto no mundo real.

Ninguém respeita um filósofo de boteco nem um adolescente emaconhado no campus da USP ou professor de geografia do primário que tem toda a bibliografia de Karl Marx na ponta da língua.

As pessoas respeitam aqueles que obtiveram sucesso e realização pessoal, que influenciam muitas pessoas. O conhecimento precisa ser convertido em ações que causam transformação no ambiente.
 
Ultima Edição:

His_Dudeness

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.205
Reações
1.284
Pontos
609
Conhecimento teórico pra mim não tem muita utilidade. Que nem você, tenho extrema dificuldade em aplicar a teoria na prática. Só quando não sei nem o básico do assunto que estudo primeiro a teoria, depois a prática.

Normalmente, quem fica só na teoria, não sabe aplicar o conhecimento adquirido. Como o Comedor de Caixinha e o EgonRunner bem colocaram, acaba se tornando pouco útil.

Já encontrou um pedreiro foda ? Muitas vezes o cara não teve um livro pra explicar a teoria e foi na prática que ele entendeu os macetes do trabalho. Foda que essa falta de teoria do pedreiro dificulta na comunicação com as pessoas que conhecem a teoria. Porém, o trabalho dele continua sendo de ótima qualidade.

Enfim, tem que ter um pouco dos dois: Teoria e prática. Aliás, eu discordo de você quando tu fala que a filosofia te ensina ser articulado. No máximo te fornece mais palavras (como todo livro faz). O estudo da retórica é que desenvolve mais esse lado.

Parabéns pelo tópico.
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
só digo que se conhecimento fosse poder, bibliotecário e professor seriam deuses.

conhecimento é potencial.

conhecimento sem saber como aplicar (pro bem ou pro mal) é desperdício e sofrimento.

Conhecimento não está nos livros ou em quem os professa, isso é informação.

A aplicação é a didática e essa é ou deveria ser maleável ao ambiente.
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Primeiro temos que saber separar conhecimento de informação.

Agora estou sem tempo, assim que possível escreverei mais.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.235
Reações
35.460
Pontos
1.053
Conhecimento não está nos livros ou em quem os professa, isso é informação.

A aplicação é a didática e essa é ou deveria ser maleável ao ambiente.


Informação significa dados processados/interpretados. sobre alguém ou alguma coisa.
o conhecimento refere-se a informações obtidas através da aprendizagem e da experiência.
didática é irrelevante nesse caso.

o professor tem conhecimento e o bibliotecário acesso à informação.
mas, com poucas exceções, ambos não aplicam isso no mundo real, ou talvez seja melhor dizer, transferem conhecimento para outros que irão fazer melhor/pior uso.

a aplicação do conhecimento obtido através da extração/interpretação da informação sempre será o mais importante.
 

dragonreborn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.668
Reações
4.625
Pontos
288
A aplicação do conhecimento depende do objetivo ou a necessidade, que são coisas muito subjetivas, com muitas variações. A utilidade ou não do conhecimento depende do contexto.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.726
Reações
10.822
Pontos
453
Isso lembra big ben theory.
O carro quebrou.
-Quem sabe como funciona um motor a combustão?
Todo mundo levanta a mão.
-Quem sabe consertar um motor a combustão?

Acho que a habilidade suprema é fazer as pessoas trabalharem por você.
Uma vez perguntaram algo para Henry Ford e ele disse não sei a resposta fez uma ligação e apareceram 3 especialistas com a resposta.
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.174
Reações
68.982
Pontos
1.529
O ultra learner é aquele que faz perguntas aos livros que lê.
Ele lê livros que estão acima do seu nível.
Porque o nível dos livros que você lê vai impactar o tipo de ser humano que você vai se tornar. :ksafado
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Informação significa dados processados/interpretados. sobre alguém ou alguma coisa.
o conhecimento refere-se a informações obtidas através da aprendizagem e da experiência.
didática é irrelevante nesse caso.

o professor tem conhecimento e o bibliotecário acesso à informação.
mas, com poucas exceções, ambos não aplicam isso no mundo real, ou talvez seja melhor dizer, transferem conhecimento para outros que irão fazer melhor/pior uso.

a aplicação do conhecimento obtido através da extração/interpretação da informação sempre será o mais importante.

Essa concepção do termo informação é um neologismo de sessenta no máximo oitenta anos, foi desenvolvido com a evolução computacional, mas o termo informação foi cunhado nas guerras de trincheiras, antecedendo isso, possuindo conotação estratégica e tendo por fundo a arte de aplicar com eficácia os recursos disponíveis ou seja, exercer da razão, a qual se apresenta através do raciocínio e lógica para aprimorar o conhecimento ao apresentar/descobrir elementos que o compõem/comporão.

Como bem dissestes há a questão da aprendizagem e experiência, o que, existe também no reino animal, não limitando assim o conhecimento a razão, por isso, creio que o foco é outro e perpassa pela pouca compreensão que possuímos do alicerce da informação que seria o armazenamento, donde, o conhecimento emana, por sua vez, pronto, e como tal percebemos como atributo do cérebro.

De forma geral você apresenta uma solução demandada processando e interpretando resultados instantaneamente? Não! Na verdade você raciocina "processa" sobre as informações disponíveis, aplica interpretações "sentenças" lógicas corretas, discernidas com os elementos "conceitos" já em você, para, dai então, vislumbrar a capacidade ou não de solucionar. De tal forma que processar e interpretar é a meu ver aquisição de experiência por depender de resultado, ou seja a razão gerando conhecimento através da aquisição de experiência que demanda dos resultados daquelas relações "processar/interpretar" e que dependem sempre dos sentidos.

O que acontece é que vivemos num momento onde as informações e a experiência são imperceptíveis de tão rápidos que quando colocamos o tempo para mensurar essa assimilação confundimos o registro das coisas em nós com vazão delas de nós de tal maneira que a aplicação de conceitos é aspecto do conhecimento como inferência através dos sentidos.

Por isso particularmente não vejo conhecimento como informação uma vez o processado e interpretado sobre alguém ou alguma coisa, depender de armazenamento para sua vazão e, a vazão por sua vez, ser a instantaneidade da inferência e ainda que, só conjecturemos ser o cérebro onde se armazenam as informações, mas cientificamente apenas conseguimos ver os locais onde estimamos estar seu processamento.

O que quero dizer é que conhecimento não é objeto de impressão no cérebro mas sim da capacidade de aplicação da informação armazenada em variáveis mais ou menos complexas, instantaneamente e se relacionando com os sentidos, o que é fora do conceito de tempo/espaço e é o conhecimento.

O assunto é muito bacana de se conversar sobre.

Os meios de conhecimento são:
O conceito de verdadeiro;
O conceito de falso;
A Imaginação;
A Memória;
O Sonho.

Pode haver alguns erros de contexto, corrijo quando puder pois é complexo expressar essas coisas, de todo modo compreendi seu ponto e, lhe agradeço por compartilhar, sendo que essa é minha visão e posso estar errado.

OBS. Minhas colocações são baseadas em Filosofia da Iniciação e não em academicismo.
 
Ultima Edição:

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.598
Reações
6.275
Pontos
703
Conhecimento pode levar ao poder.

O que vocês não estão conseguindo é, separar "conhecimento acadêmico" de conhecimento, absolutamente tudo que o ser humano faz é através do conhecimento, o cara que cata papelão na rua e vende na reciclagem, precisa de vários conhecimentos para realizar essa atividade.

O poder também necessita de vários conhecimentos para existir, quem tem o conhecimento e consegue desenvolver uma arma biológica ou nuclear, terá poder quando colocar o conhecimento em prática.

Conhecimento é poder? Não.

Conhecimento acadêmico trás a ilusão do poder, do ser iluminado, que sabe o que é melhor para a vida de outro ser humano.
 

Lost Angel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.607
Reações
14.377
Pontos
1.053
Sim, mas de nada adianta o conhecimento se você não colocar ele em prática.
 

ekt0pl4sm

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
3.295
Reações
3.748
Pontos
1.014
Achei que era um tópico sobre o conhecimento futebolístico do Muralha

1g5a9158.jpg
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.235
Reações
35.460
Pontos
1.053
O ultra learner é aquele que faz perguntas aos livros que lê.
Ele lê livros que estão acima do seu nível.
Porque o nível dos livros que você lê vai impactar o tipo de ser humano que você vai se tornar. :ksafado

concordo, mas apenas fazendo um parênteses citando Eco e Taleb.

Taleb fala disso em seu Cisne Negro e a antibiblioteca de Umberto Eco, citando que o italiano classificava os visitantes de duas formas. Os que tinham uma reação do tipo: “Você já leu tudo isso?”. E os seus preferidos, que compreendiam que uma biblioteca não existia para inflar o ego do seu possuidor, mas para funcionar como uma vasta reserva de conhecimento escrito.

Eco partilhava do entendimento de que livros não lidos eram mais valiosos do que livros lidos. Enquanto livros lidos já haviam se submetido ao crivo da mineração, os livros não lidos eram como um tesouro a ser descoberto, sempre se renovando e sempre desafiando o leitor.

Essa concepção do termo informação é um neologismo de sessenta no máximo oitenta anos, foi desenvolvido com a evolução computacional, mas o termo informação foi cunhado nas guerras de trincheiras, antecedendo isso, possuindo conotação estratégica e tendo por fundo a arte de aplicar com eficácia os recursos disponíveis ou seja, exercer da razão, a qual se apresenta através do raciocínio e lógica para aprimorar o conhecimento ao apresentar/descobrir elementos que o compõem/comporão.

Como bem dissestes há a questão da aprendizagem e experiência, o que, existe também no reino animal, não limitando assim o conhecimento a razão, por isso, creio que o foco é outro e perpassa pela pouca compreensão que possuímos do alicerce da informação que seria o armazenamento, donde, o conhecimento emana, por sua vez, pronto, e como tal percebemos como atributo do cérebro.

De forma geral você apresenta uma solução demandada processando e interpretando resultados instantaneamente? Não! Na verdade você raciocina "processa" sobre as informações disponíveis, aplica interpretações "sentenças" lógicas corretas, discernidas com os elementos "conceitos" já em você, para, dai então, vislumbrar a capacidade ou não de solucionar. De tal forma que processar e interpretar é a meu ver aquisição de experiência por depender de resultado, ou seja a razão gerando conhecimento através da aquisição de experiência que demanda dos resultados daquelas relações "processar/interpretar" e que dependem sempre dos sentidos.

O que acontece é que vivemos num momento onde as informações e a experiência são imperceptíveis de tão rápidos que quando colocamos o tempo para mensurar essa assimilação confundimos o registro das coisas em nós com vazão delas de nós de tal maneira que a aplicação de conceitos é aspecto do conhecimento como inferência através dos sentidos.

Por isso particularmente não vejo conhecimento como informação uma vez o processado e interpretado sobre alguém ou alguma coisa, depender de armazenamento para sua vazão e, a vazão por sua vez, ser a instantaneidade da inferência e ainda que, só conjecturemos ser o cérebro onde se armazenam as informações, mas cientificamente apenas conseguimos ver os locais onde estimamos estar seu processamento.

O que quero dizer é que conhecimento não é objeto de impressão no cérebro mas sim da capacidade de aplicação da informação armazenada em variáveis mais ou menos complexas, instantaneamente e se relacionando com os sentidos, o que é fora do conceito de tempo/espaço e é o conhecimento.

O assunto é muito bacana de se conversar sobre.

Os meios de conhecimento são:
O conceito de verdadeiro;
O conceito de falso;
A Imaginação;
A Memória;
O Sonho.

Pode haver alguns erros de contexto, corrijo quando puder pois é complexo expressar essas coisas, de todo modo compreendi seu ponto e, lhe agradeço por compartilhar, sendo que essa é minha visão e posso estar errado.

OBS. Minhas colocações são baseadas em Filosofia da Iniciação e não em academicismo.

acho que é muito mais simples que isso.

dado é a menor unidade, de origem real ou imaginária.
informação é a interpretação disso.
conhecimento é o que é extraído de uma ou mais informações.

o conceito de informação tem origem na época das cavernas, quando o Homem passou a ter poder cognitivo para interpretar o seu ambiente.
como o colega que postou o desenho, o hominídeo aprendeu (e passou pra frente) a informação que comer tal cogumelo (esse ato nada mais que é um dado - a menor unidade = comer um cogumelo de tal tipo), e as gerações seguintes começaram a elaborar conhecimento em cima disso (evitar de comer, cozinhar antes, colocar no pilão, etc).

edit: embora seja possível quebrar "comer um cogumelo de tal tipo" em pedaços ainda menores (cogumelo, comer, tipo, etc), acho que para fins dessa discussão é uma analogia válida, fazendo uma comparação tosca, seria como um átomo (que pode ser quebrado em componentes menores ainda).
 
Ultima Edição:

quemsoueu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.524
Reações
13.647
Pontos
1.409
o que eu acho mais triste é saber que todo o conhecimento e experiência acumulados se vão quando vc morrer.

Eu vi coisas que vocês, humanos, nem iriam acreditar. Naves de ataque pegando fogo na constelação de Órion. Vi Raios-C resplandecendo no escuro perto do Portão de Tannhäuser. Todos esses momentos ficarão perdidos no tempo, como lágrimas na chuva.
 

Nemesis_Hunter

Ser evoluído
Mensagens
78
Reações
124
Pontos
43
Conhecimento sempre foi poder.

Por que você acha que países investem tanto em tecnologia ?

Quanto mais desenvolvido é um país, mais poder de barganha ele tem com os outros países. E é assim também com as empresas, quanto mais complexa é sua atuação, mais poder de barganha no meio político.
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Conhecimento leva ao poder
agora se irá levá-lo ou não vai depender de você e de algumas outras circunstâncias!
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.875
Reações
230.175
Pontos
2.529
Sim, mas tem um contexto. Uma informação que você pode vender ou então valiosa, tipo o Eike batista que tinha informações que o ajudaram a ficar rico
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.235
Reações
35.460
Pontos
1.053
o que eu acho mais triste é saber que todo o conhecimento e experiência acumulados se vão quando vc morrer.

Eu vi coisas que vocês, humanos, nem iriam acreditar. Naves de ataque pegando fogo na constelação de Órion. Vi Raios-C resplandecendo no escuro perto do Portão de Tannhäuser. Todos esses momentos ficarão perdidos no tempo, como lágrimas na chuva.

colega, nem me fala isso.
me bate uma depressão pensar que toda a minha vida (minhas experiências pessoais) simplesmente não terão mais significado nenhum e mesmo meus descedentes, ou quem usufruir do meu legado, terão suas próprios experiências pessoais.
tudo que vivemos realmente são lágrimas na chuva ...
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Sim, porque na maioria dos casos a pessoas de "sucesso" precisaram utilizar o conhecimento de algo para ascender financeiramente ou na questão de influência (tirando quem já nasceu bem de vida, que também precisam ter certo conhecimento para não perderem tudo).

A questão é que não precisa saber de tudo e achamos, principalmente por culpa da escola, que precisamos ser inteligentes em diversos temas para obter sucesso. Nem no vestibular é assim (a pessoa precisa estudar o que cai e pronto), imagina no restante das outras situações na vida.

Isso é um dos fatores do por que estamos com problemas na educação.
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
o que eu acho mais triste é saber que todo o conhecimento e experiência acumulados se vão quando vc morrer.

Eu vi coisas que vocês, humanos, nem iriam acreditar. Naves de ataque pegando fogo na constelação de Órion. Vi Raios-C resplandecendo no escuro perto do Portão de Tannhäuser. Todos esses momentos ficarão perdidos no tempo, como lágrimas na chuva.
colega, nem me fala isso.
me bate uma depressão pensar que toda a minha vida (minhas experiências pessoais) simplesmente não terão mais significado nenhum e mesmo meus descedentes, ou quem usufruir do meu legado, terão suas próprios experiências pessoais.
tudo que vivemos realmente são lágrimas na chuva ...

Talvez isso por abordarmos apenas cientificamente.

Mas há outras visões, o próprio Gen transfere as experiências ou melhor seus resultados de forma ainda mal compreendida e ainda há o conceito de alma que em outras vertentes do conhecimento, seria o alicerce do próprio conhecimento em relação ao cosmos.

Penso que vai do que cada um quer crer, mas existem sim respostas.

acho que é muito mais simples que isso.

dado é a menor unidade, de origem real ou imaginária.
informação é a interpretação disso.
conhecimento é o que é extraído de uma ou mais informações.

o conceito de informação tem origem na época das cavernas, quando o Homem passou a ter poder cognitivo para interpretar o seu ambiente.
como o colega que postou o desenho, o hominídeo aprendeu (e passou pra frente) a informação que comer tal cogumelo (esse ato nada mais que é um dado - a menor unidade = comer um cogumelo de tal tipo), e as gerações seguintes começaram a elaborar conhecimento em cima disso (evitar de comer, cozinhar antes, colocar no pilão, etc).

edit: embora seja possível quebrar "comer um cogumelo de tal tipo" em pedaços ainda menores (cogumelo, comer, tipo, etc), acho que para fins dessa discussão é uma analogia válida, fazendo uma comparação tosca, seria como um átomo (que pode ser quebrado em componentes menores ainda).

Dado também e um termo novo tem por objeto a serialização, que também é objeto do engendramento da razão.

Conhecimento em sintetize é contemplar uma coisa tal qual como ela é compreendendo-a em todas as suas nuances.
O conceito procede tendo por foco a própria razoabilidade ou melhor suas capacidades, mas o termo em si foi cunhado nas guerras de trincheiras.

Mas concordo com o seu ponto, a analogia é válida.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.556
Reações
91.757
Pontos
1.254
Conhecimento é poder
E você acaba de compreender
sem tentar responder
para não ficar sem entender
a seguinte mensagem:

"bate p*nh*ta que resolve"

by mendingo_26
 
Topo Fundo