Na verdade o povo se faz de desentendido agora, mas claramente o que a Microsoft deu a entender era que o Series S rodaria os mesmos gráficos do Series X, apenas reduzindo a resolução.
Inclusive era o mantra repetido pelos caixistas, incluindo o Mr.Math.
O que obviamente não se confirmou.
Desde que anunciaram as specs dos consoles eu já dizia que eram máquinas ideais para 1440p/60. Tinha nego sonhando com 4k/60 e etc... Logo o SS obviamente está abaixo do necessário para os 1080p/60 mantendo os mesmos settings. Daí os outros downgrades que estamos vendo atualmente.
Sobre o SS, vou repetir o que venho dizendo. Dada as especificações o erro está na abordagem da Microsoft. Deveriam focar em rodar builds nível PS4 Pro ou One X a 1440p nele. Ia rodar tudo lindamente a 1440p/60 ou mesmo 1440p/120. Mas querem socar a build
PS5/Sx aí vemos esses jogos caindo a ~500p. O que é uma pena, mas enfim é o caminho que a Microsoft escolheu.
Acho que a experiência poderia ser muito superior com o sistema usando outra abordagem.
Por sorte as técnicas de reconstrução de imagem estão avançando bastante, FSR já está ai, há rumores de um DLSS da Sony em desenvolvimento. E a própria UE5 já está com uma solução bastante satisfatória tb.
Reconhecendo isso, não acho que seja o fim do mundo, compra quem quer.