O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Contando uma história: TOP 10 jogos de PC por ano (Pt. 1)

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.042
Reações
3.090
Pontos
979
Dando continuidade à série, agora vou listar os 10 melhores jogos lançados em cada ano do PC. Devido à longevidade da plataforma, esse especial será dividido em 3 partes, essa é a primeira. Para quem se interessar pelo assunto, recomendo essa leitura, foi a minha principal fonte de pesquisa, muito boa mesmo!​
Espero que gostem! :kjoinha
aA5Sqgb.png
LZ9wwse.png



Veja também

 

Makunouchi Ippo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.798
Reações
6.839
Pontos
694
parabéns pelo tópico cara
eu curto muito seus tópicos do top 10 jogos por ano, são fantásticos
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Ótimo tópico, como sempre. Pela primeira vez me interessei mais pela história contada que pelos games.
 


Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.042
Reações
3.090
Pontos
979
Ótimo tópico, como sempre. Pela primeira vez me interessei mais pela história contada que pelos games.
Pela grande variedade de hardware e SO, eu precisei até aumentar um pouco a caixa de texto pra esse especial.
Aproveitei e consertei todos os tópicos da série, upei todas as imagens no IMGUR porque o Imageshack tá uma porcaria.
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.691
Reações
2.838
Pontos
1.334
Ótimo tópico, Dude !

Confesso que por essa eu não esperava. Achei que você fosse ficar só nos consoles de mesa mesmo. Será que algum dia veremos um TOP 10 GBA por ano ? :kcool

Assim como o Edinei, eu me interessei mais pela história de evolução dos PCs do que propriamente pelos jogos. Na década de 80 vivíamos a maldita reserva de mercado, de forma que só fui jogar pra valer nos PCs na década de 90. Mesmo assim, eu conheci um cara que tinha uma microempresa na época e tinha um clone de PC no escritório. Tanto é que eu me lembro de ter visto alguns jogos pré-históricos que você citou, como Novatron, Karateka e The Ancient Art of War. Esse Ancient Art of War era viciante, mesmo jogando ele através de um disquete de 5 1/4 num monitor de fósforo verde. Era um ótimo jogo de estratégia.

Eu também me lembro de ter visto numa exposição de informática ou de eletrodomésticos nos anos 80 um computador da Apple rodando Choplifter. Fiquei impressionado com a resolução do jogo, que era bem superior a dos consoles da época.

Test Drive e Simcity eu já fui jogar nos anos 90, quando tive o meu primeiro PC.
 

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.042
Reações
3.090
Pontos
979
Bom tópico. Muitos RPG's como Ultima e D&D. :kluv
Belo tópico,parabèns rapá!:kjoinha
Valeu pessoal!

Ótimo tópico, Dude !

Confesso que por essa eu não esperava. Achei que você fosse ficar só nos consoles de mesa mesmo. Será que algum dia veremos um TOP 10 GBA por ano ? :kcool

Assim como o Edinei, eu me interessei mais pela história de evolução dos PCs do que propriamente pelos jogos. Na década de 80 vivíamos a maldita reserva de mercado, de forma que só fui jogar pra valer nos PCs na década de 90. Mesmo assim, eu conheci um cara que tinha uma microempresa na época e tinha um clone de PC no escritório. Tanto é que eu me lembro de ter visto alguns jogos pré-históricos que você citou, como Novatron, Karateka e The Ancient Art of War. Esse Ancient Art of War era viciante, mesmo jogando ele através de um disquete de 5 1/4 num monitor de fósforo verde. Era um ótimo jogo de estratégia.

Eu também me lembro de ter visto numa exposição de informática ou de eletrodomésticos nos anos 80 um computador da Apple rodando Choplifter. Fiquei impressionado com a resolução do jogo, que era bem superior a dos consoles da época.

Test Drive e Simcity eu já fui jogar nos anos 90, quando tive o meu primeiro PC.
Faz muito tempo que queria fazer esse tópico, mas tinha muita dificuldade em encontrar material de pesquisa sobre games de PC nos anos 80, muito difícil de confirmar datas e jogos lançados. Aí esse livro ajudou pacas.
Eu to devendo mesmo os portáteis, embora não seja algo que eu tenha um grande conhecimento. Mas eu não sabia patavina sobre PC-Engine e com muita pesquisa saiu um, então deve sair um de GBA também. :kjoinha
 

Doutor Sono

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.552
Reações
38.855
Pontos
574
Muito bom o tópico
é interessante ver como computadores com capacidade de uma calculadora atual já foram considerados top e extremamente caros
 

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.858
Reações
27.471
Pontos
859
Meu Top 10:

2001: Age of Empires II
2002: Age of Empires II
2003: Age of Empires II
2004: Age of Empires II
2005: Age of Empires II
2006: Age of Empires II
2007: Age of Empires II
2008: Age of Empires II
2009: Age of Empires II
2010: Age of Empires II
2011: Age of Empires II
2012: Age of Empires II
2013: Age of Empires II
2014: Age of Empires II
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.685
Reações
40.317
Pontos
1.053
Só fui começar a jogar no PC a uns dois anos atrás, não joguei praticamente nenhum desses jogos.
 

Rosca Tudor

Bam-bam-bam
Mensagens
3.247
Reações
4.300
Pontos
293
Tópico maravilhoso. Tive PC em casa (e consecutivamente contato com seus jogos) em 1991, quando já conhecia tanto Super Nes quanto Mega Drive, e foi algo impressionante. Meu primeiro PC foi um 486DX com uma SVGA, e no final do mesmo ano coloquei um kit multimidia da Creative que, fora o CD-ROM, tb vinha com uma Sound Blaster 16 que era muita apelação frente o que tinha em consoles.

Sobre seus jogos, tive contato com praticamente tudo que vc listou de 1995 pra frente, sendo que 1997 em diante a coisa começava a ficar muito interessante. Eu preferia (e ainda prefiro) os consoles daquelas épocas, mas foi um privilégio também poder jogar num PC quando essa plataforma era extremamente diferenciada do que tínhamos em consoles. Hoje acho que PC compete com consoles como PS360, X1 e PS4 (Wii e WiiU ainda tem aquele feeling mais purista de console gamming), mas nos anos 80, 90 e começo dos 2000 a plataforma tinha uma personalidade totalmente diferente e uma complementava a outra com perfeição, como se os jogos mais cabeça e/ou realistas estivessem nos PCs e os mais diretos e agitados nos consoles.

Pra mim os PCs estão hoje em sua melhor fase como plataforma de jogos, mas a era de ouro deles foi exatamente nos anos 90, quando tinham toda uma personalidade e grande quantidade/qualidade de jogos em gêneros que nunca se popularizaram nos consoles, mas hoje estão sumidos do mercado.
 

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.042
Reações
3.090
Pontos
979
Muito bom o tópico

é interessante ver como computadores com capacidade de uma calculadora atual já foram considerados top e extremamente caros

Onze mil dólares é uma cacetada de dinheiro hoje, imagina isso quase 30 anos atrás! Atualizando o valor pela inflação, são 23 mil dólares, fica até difícil imaginar uma configuração nesse valor hoje.

Meu Top 10:

2001: Age of Empires II

2002: Age of Empires II

2003: Age of Empires II

2004: Age of Empires II

2005: Age of Empires II

2006: Age of Empires II

2007: Age of Empires II

2008: Age of Empires II

2009: Age of Empires II

2010: Age of Empires II

2011: Age of Empires II

2012: Age of Empires II

2013: Age of Empires II

2014: Age of Empires II

Que isso, o Age Of Empires I também é muito bom.

Só fui começar a jogar no PC a uns dois anos atrás, não joguei praticamente nenhum desses jogos.
Pelo DOS Box você pode rodar esses jogos sem problema!

Topico Excelente. Parabéns.
Valeu!

Tópico maravilhoso. Tive PC em casa (e consecutivamente contato com seus jogos) em 1991, quando já conhecia tanto Super Nes quanto Mega Drive, e foi algo impressionante. Meu primeiro PC foi um 486DX com uma SVGA, e no final do mesmo ano coloquei um kit multimidia da Creative que, fora o CD-ROM, tb vinha com uma Sound Blaster 16 que era muita apelação frente o que tinha em consoles.

Sobre seus jogos, tive contato com praticamente tudo que vc listou de 1995 pra frente, sendo que 1997 em diante a coisa começava a ficar muito interessante. Eu preferia (e ainda prefiro) os consoles daquelas épocas, mas foi um privilégio também poder jogar num PC quando essa plataforma era extremamente diferenciada do que tínhamos em consoles. Hoje acho que PC compete com consoles como PS360, X1 e PS4 (Wii e WiiU ainda tem aquele feeling mais purista de console gamming), mas nos anos 80, 90 e começo dos 2000 a plataforma tinha uma personalidade totalmente diferente e uma complementava a outra com perfeição, como se os jogos mais cabeça e/ou realistas estivessem nos PCs e os mais diretos e agitados nos consoles.

Pra mim os PCs estão hoje em sua melhor fase como plataforma de jogos, mas a era de ouro deles foi exatamente nos anos 90, quando tinham toda uma personalidade e grande quantidade/qualidade de jogos em gêneros que nunca se popularizaram nos consoles, mas hoje estão sumidos do mercado.

Nisso concordo totalmente com você, embora PCs e consoles tivessem alguns jogos em comum, eram realidades totalmente diferentes. Em geral, os jogos de PC abordavam temas bem mais maduros, fica difícil por exemplo imaginar algo parecido com Wasteland em algum console da época. Meus primeiros contatos com os PC games foram em 1994 e de cara senti a diferença para os consoles. Como eram quase como agua e vinho, não os via como concorrentes mas um completava o outro, diferente do que acontece hoje.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Pra mim os PCs estão hoje em sua melhor fase como plataforma de jogos, mas a era de ouro deles foi exatamente nos anos 90, quando tinham toda uma personalidade e grande quantidade/qualidade de jogos em gêneros que nunca se popularizaram nos consoles, mas hoje estão sumidos do mercado.
Talvez os dispositivos mobile tenham afastado um pouco o pc do cotidiano de muitas pessoa. Mas considero uma plataforma de entretenimento incrível. O conteúdo disponível é imenso. Pode-se jogar lançamentos em alta resolução, ou velharias de 20 anos na mesma plataforma. Grandes produções ou joguinhos em flash.

Isso sem falar da emulação, que com o poder de fogo dos pcs, obtém resultados muito interessantes.
 

Rosca Tudor

Bam-bam-bam
Mensagens
3.247
Reações
4.300
Pontos
293
Talvez os dispositivos mobile tenham afastado um pouco o pc do cotidiano de muitas pessoa. Mas considero uma plataforma de entretenimento incrível. O conteúdo disponível é imenso. Pode-se jogar lançamentos em alta resolução, ou velharias de 20 anos na mesma plataforma. Grandes produções ou joguinhos em flash.

Isso sem falar da emulação, que com o poder de fogo dos pcs, obtém resultados muito interessantes.
Mas em sua era de ouro os PCs não eram comuns nos lares. Eles começaram a se popularizar pra valer no final dos anos 90 quando a Internet se tornou mais acessível, os preços de hardware despencaram e o Windows 95/98 facilitou muito a vida das pessoas que se sentiam intimidadas ou desconfortáveis com o MS-DOS.

Pessoalmente acho que os PCs são cada vez mais populares, pois seus custos continuam caindo, estão cada vez mais fáceis de usar e mesmo que os mobiles sejam hoje a principal forma de acesso a Internet existe muita coisa que é horrível fazer neles.

Como plataforma de jogos eles tem cada vez mais apelo popular, principalmente agora que as grandes empresas japonesas começaram a ver PCs como um lugar viável para lançar seus jogos. Acho que os mobiles não brigam com PCs e sim os complementam, mas se antigamente computadores e consoles eram mercados totalmente distintos hoje eles concorrem e cada vez um influenciará mais no outro, tanto pra bem quanto pra mal.

Os gêneros que se perderam no PC creio que podem voltar aos poucos com Kickstarter, já vejo simuladores tanto de combate aéreo quanto de corrida e nave aparecendo com cada vez mais força, e acho que nos próximos anos poderemos entrar em outra era de ouro, aonde os PCs terão um volume de grandes jogos desses estilos peculiares comparável com o que havia nos anos 80 e 90. O único gênero que vejo não chegar perto do que foi em outrora é simulação de combate aéreo (pelo menos em quantidade), mas o resto acho que volta. Porém, por enquanto, o mercado de jogos de PC está muito mais parecido com o de consoles que deveria.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Pessoalmente acho que os PCs são cada vez mais populares, pois seus custos continuam caindo, estão cada vez mais fáceis de usar e mesmo que os mobiles sejam hoje a principal forma de acesso a Internet existe muita coisa que é horrível fazer neles.
Não sei números atualizados, mas a expectativa era de retração.

http://economia.ig.com.br/2014-03-0...-tem-a-maior-queda-de-vendas-da-historia.html

Mercado global de computadores tem a maior queda de vendas da história

Para 2014, a IDC projeta uma queda de 6,1% nas vendas globais de PCs, o que vai representar um total de 295,9 milhões de unidades. No período, a previsão de retração nos mercados emergentes é de 7,8%, enquanto nos mercados maduros, esse índice é de 3,8%.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Como plataforma de jogos eles tem cada vez mais apelo popular,
Nisso concordo. PCs são atualmente uma plataforma de games muito atraente, que atende a todos os gostos e bolsos.

A moda é comprar tablet e smartphone quase todo ano. Não param de ganhar poder bruto. Acho que isso vai saturar mais cedo ou mais tarde. O próprio mobile tem um gargalo para enfrentar, o espaço interno é pequeno para acumular jogos e aplicativos pesados.
 

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.042
Reações
3.090
Pontos
979
Não sei números atualizados, mas a expectativa era de retração.
Acho que a queda nas vendas está mais ligada à estagnação de hardware da plataforma do que a concorrência de tablets e smartphones. Antes a vida útil de um PC era de uns 5 anos. Um PC de 2002 não rodaria (satisfatoriamente) o Windows Vista de maneira alguma. Porém hoje um PC que rodava Windows Vista em 2007 roda o Windows 8 ainda melhor que o Vista. Com essa enxugada que a Microsoft deu no seu sistema operacional, a necessidade de trocar de máquina diminuiu bastante.
 

Rosca Tudor

Bam-bam-bam
Mensagens
3.247
Reações
4.300
Pontos
293
Não sei números atualizados, mas a expectativa era de retração.
Nisso concordo. PCs são atualmente uma plataforma de games muito atraente, que atende a todos os gostos e bolsos.

A moda é comprar tablet e smartphone quase todo ano. Não param de ganhar poder bruto. Acho que isso vai saturar mais cedo ou mais tarde. O próprio mobile tem um gargalo para enfrentar, o espaço interno é pequeno para acumular jogos e aplicativos pesados.
Realmente pode ser que muitas pessoas que compravam PCs para uso casual (e-mail, redes sociais, Youtube, download de músicas e vídeos e navegação básica) realmente tenham trocado essa plataforma pelos mobiles, que funcionam bem para essas funções, mas acho que a quantidade de pessoas que compram PCs para funções mais exigentes de hardware (não só jogos, hoje da pra montar estúdios musicais ou ilhas de edição de vídeo em casa com grande facilidade, entre outras coisas) aumentou.

Acho que a queda nas vendas está mais ligada à estagnação de hardware da plataforma do que a concorrência de tablets e smartphones. Antes a vida útil de um PC era de uns 5 anos. Um PC de 2002 não rodaria (satisfatoriamente) o Windows Vista de maneira alguma. Porém hoje um PC que rodava Windows Vista em 2007 roda o Windows 8 ainda melhor que o Vista. Com essa enxugada que a Microsoft deu no seu sistema operacional, a necessidade de trocar de máquina diminuiu bastante.
Isso também é verdade. Meu atual PC é de 2010, até algumas semanas atrás eu ia dar um upgrade nele, mas como ele ainda roda tudo direitinho (inclusive jogos) resolvi segurar esse up para daqui alguns meses ou até mais de ano. E isso que uso o PC para jogos pesados, a maioria das pessoas que usa PC não precisa atualizar tanto quanto eu, então conheço gente que tem maquinas com quase 10 anos que ainda atendem perfeitamente suas necessidades. Acho que nunca fiquei tanto tempo sem dar upgrade no meu PC, e olha que dessa vez faço isso por escolha, antigamente quando demorava um pouco mais era por grana apertada ou por falta de cooperação paterna:klolz
 

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.700
Reações
5.996
Pontos
703
Crude Dude só traz material de primeira linha, muito bom brother !
 

R.bass

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.935
Reações
2.007
Pontos
734
Excelente tópico, não participei dessa época,
o interessante é ver que a Microsoft e a Sierra dominavam nos jogos pra PC.
 

Rosca Tudor

Bam-bam-bam
Mensagens
3.247
Reações
4.300
Pontos
293
Excelente tópico, não participei dessa época,
o interessante é ver que a Microsoft e a Sierra dominavam nos jogos pra PC.
Nem tanto. A MS tinha mais Flight Simulator, que nem era o simulador top (nem nos anos 80) e a Sierra sim era forte, mas algumas empresas eram ainda maiores. Minhas favoritas dos anos 80 são a SSI (que não lembro quando foi comprada pela EA) e a Microprose, elas tinham muito jogo top.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Meu Top 10:

2001: Age of Empires II
2002: Age of Empires II
2003: Age of Empires II
2004: Age of Empires II
2005: Age of Empires II
2006: Age of Empires II
2007: Age of Empires II
2008: Age of Empires II
2009: Age of Empires II
2010: Age of Empires II
2011: Age of Empires II
2012: Age of Empires II
2013: Age of Empires II
2014: Age of Empires II


1327964348_watch-out-we-got-a-badass-over-here-meme.png
 
Topo Fundo