O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Conversões Difícies - Capítulo 2 - Street Fighter no Mega

o.aranhapvh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.819
Reações
1.378
Pontos
889
Galera, tenho que fazer uma confissão: a conversão de Street Fighter para o Mega, talvez seja para mim um dos momentos mais marcantes na era 16 Bit(particularmente falando,claro). Nessa época eu era um proprietário do Mega, e me mordia de muita inveja dos proprietários do Super Nes por causa do Street. Aliás em plena febre Street Fighter World Warrior do Super Nes, o meu

pai(no dia em que ia comprar um videogame pra mim como presente) me deu a liberdade de escolher entre o Mega ou Super.......caras, foi uma put* dúvida, mas na verdade eu queria o Super só por causa do Street mesmo, e o Mega tinha muitos outros jogos aos quais eu gostava e queria jogar.....então acabei escolhendo o Mega mesmo(com protestos e vaias dos amigos, pois o Super virou febre por causa do Street).

Falando sobre a conversão: os gráficos entre as versões são equilibradas entre sim(apesar do Mega ter menos cores), as músicas eu realmente prefiro a versão Mega, por ser mais fiel ao arcade), as vozes sem dúvida nenhuma o Super ganha de lavada, e a jogabilidade é Mega Drive sem dúvida alguma. Bons tempos aqueles(quase chorei de emoção quando o Street do Mega ao vivo heheheheh)
 

R.bass

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.935
Reações
2.007
Pontos
734
Quanto ao som, todos podemos ver que se a sega quisesse caprichar no som ela podia, não acho que o som do megadrive era tão inferior ao SNES.

A nintendo mais uma vez usou de esperteza, TODOS OS SONS do SNES passam por um efeito "SMOOTH" amaciando o som e o deixando mais suave, esse era o segredo.

Era esse SMOOTH que diminuia drasticamente aqueles sons arranhados, serrilhados, típicos de ondas quadradas (de som digital, claro) mais comum no mega.

Outra coisa também era a escolha dos samples, a sega não dava muita importância, mas veja que o SNES usa bastante strings, e de ótima qualidade.

pelo vídeo acima podemos constatar:
O PC Engine não usava o efeito smooth, porém tinha bons timbres
O mega SE SUPEROU no street fighter, com otimos timbres e o efeito smooth
o SNES tinha bons timbres e usa o efeito.

Detalhe: no video percebe-se que o mega não tinha som Stereo.
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.298
Pontos
1.734
Rodrigobass;7496517 disse:
Quanto ao som, todos podemos ver que se a sega quisesse caprichar no som ela podia, não acho que o som do megadrive era tão inferior ao SNES.

A nintendo mais uma vez usou de esperteza, TODOS OS SONS do SNES passam por um efeito "SMOOTH" amaciando o som e o deixando mais suave, esse era o segredo.

Era esse SMOOTH que diminuia drasticamente aqueles sons arranhados, serrilhados, típicos de ondas quadradas (de som digital, claro) mais comum no mega.

Outra coisa também era a escolha dos samples, a sega não dava muita importância, mas veja que o SNES usa bastante strings, e de ótima qualidade.

pelo vídeo acima podemos constatar:
O PC Engine não usava o efeito smooth, porém tinha bons timbres
O mega SE SUPEROU no street fighter, com otimos timbres e o efeito smooth
o SNES tinha bons timbres e usa o efeito.

Detalhe: no video percebe-se que o mega não tinha som Stereo.


No mega só tinha som Stereo pelo fone de ouvido, o Super Nes tinha algum cabo Stereo para ligar na TV?
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.947
Reações
14.489
Pontos
1.389
O SNES não tinha entrada pra fone de ouvido, o stereo era pela TV mesmo.
 


roni

Bam-bam-bam
Mensagens
4.906
Reações
3.310
Pontos
359
edineilopes;7478366 disse:
Valeu, pessoal!:kongpositivo:

Como a base da conversão era o Snes, creio que o Mega Drive não foi totalmente aproveitado, por isso a tendência era só aparecerem seus defeitos. Street Fighter II ficou bom no Mega, o que me incomoda são apenas as vozes digitalizadas.

Curioso imaginar isso hoje em dia (ficou bom e ainda poderia ser melhor do que foi), já que na época havia toda a impressão de que jamais rodaria uma versão decente.

Esse pensamento acabou se repetindo no apagar das luzes da geração, com Street Fighter Alpha 2, quando o Mega não recebeu uma versão do game. Nintendista estufa o peito para falar que Street Fighter Alpha 2 era areia demais pro caminhãozinho do Mega.:D:lol



Orra isso que eu ia falar, tinha uma versão que INACREDITÁVELMENTE saiu para Snes do Stree Zero 2 ficou até bom de jogar pra mim que era pobre e nao tinha dinheiro pra comprar um PSone, dai eu me diverita muito, se desse pra você comentar sobre essa versão tambem Edinei;D

tinha até um load medonho antes do round começar todo mundo pensava como tem loud se é cartucho? alguem lembra disso?
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.298
Pontos
1.734
roni;7496873 disse:
Orra isso que eu ia falar, tinha uma versão que INACREDITÁVELMENTE saiu para Snes do Stree Zero 2 ficou até bom de jogar pra mim que era pobre e nao tinha dinheiro pra comprar um PSone, dai eu me diverita muito, se desse pra você comentar sobre essa versão tambem Edinei;D

tinha até um load medonho antes do round começar todo mundo pensava como tem loud se é cartucho? alguem lembra disso?

Me lembro que existia dois jogos que tinha load no supernes, parece que um era Batman Forever, coisa que não ocorria no mega.
 

WnextLevel

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.667
Reações
917
Pontos
594
Mutou Kazuki;7477813 disse:
Eu acho as músicas do MEGA melhores, eu tenho uma tara por música de jogos, daí eu fico comparando as de do MEGA e SNES, apesar das vozes serem roucas, a música do MEGA é melhor, no SNES eu achei que ficou muito abafado, no MEGA eu achei que instrumentos como a bateria ficaram bem melhores e muito mais evidentes e limpos, não soa artificial com no SNES, MK2 do MEGA, também tem músicas melhores que SNES, posso ter viajado, mais é uma coisa que ficou clara pra mim!

Tb acho que as músicas no Mega foram melhores. Não somente com SFII, mas a maioria dos jogos, as músicas do Mega eram melhores na minha opinião.

As vozes do Mega realmente eram roucas, mas dava um charme ao jogo... em compensação, as vozes do SNES eram abafadas.

Cada um com seus defeitos, mas de forma geral as 2 versões foram boas conversões do Arcade.
 

Kobayashi

Bam-bam-bam
Mensagens
14.002
Reações
6.259
Pontos
499
DATUM;7496526 disse:
o Super Nes tinha algum cabo Stereo para ligar na TV?

Claro que tinha: o cabo RCA (amarelo, vermelho e branco). O amarelo era para o vídeo e o vermelho e branco para as entradas Stereo da TV.

Interessante que este mesmo cabo do SNES serve também para o N64 e o Game Cube.
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.298
Pontos
1.734
Kobayashi;7499057 disse:
Claro que tinha: o cabo RCA (amarelo, vermelho e branco). O amarelo era para o vídeo e o vermelho e branco para as entradas Stereo da TV.

Interessante que este mesmo cabo do SNES serve também para o N64 e o Game Cube.

Blz, é que para o Mega nunca tinha visto e no manual dele constava que Stereo era apenas no Fone. O que não impedia de fazer uma gambiarra para colocar na TV.
 

fusca0km

Bam-bam-bam
Mensagens
5.329
Reações
6.613
Pontos
389
DATUM;7499078 disse:
Blz, é que para o Mega nunca tinha visto e no manual dele constava que Stereo era apenas no Fone. O que não impedia de fazer uma gambiarra para colocar na TV.


Ei ... mas isso de Stereo pelo fone era apenas no primeiro MegaDrive, os modelos que vieram depois já usavam o RCA para Stereo




Eu eu achava um absurdo isso

Realmente não entendia por que o MegaDrive que possuia um Stereo tão caprichado nos jogos não vinha de fabrica com a saída de audio stereo sem ser pelo fone ..........E que ser humano jogava MegaDrive com um fone de ouvido na época???
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.298
Pontos
1.734
fusca0km;7499327 disse:
Ei ... mas isso de Stereo pelo fone era apenas no primeiro MegaDrive, os modelos que vieram depois já usavam o RCA para Stereo




Eu eu achava um absurdo isso

Realmente não entendia por que o MegaDrive que possuia um Stereo tão caprichado nos jogos não vinha de fabrica com a saída de audio stereo sem ser pelo fone ..........E que ser humano jogava MegaDrive com um fone de ouvido na época???

É que eu tive sempre o modelo antigo, o novo eu só tive porque o meu 32X não veio com cabo para ligar no antigo. E eu usava o fone, mas realmente era absurdo, mas não tanto quanto ao pause do master que ficava no console.
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.240
Reações
28.346
Pontos
1.649
fusca0km;7499327 disse:
Realmente não entendia por que o MegaDrive que possuia um Stereo tão caprichado nos jogos não vinha de fabrica com a saída de audio stereo sem ser pelo fone ..........E que ser humano jogava MegaDrive com um fone de ouvido na época???

EU! [kong]
 

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.057
Reações
3.122
Pontos
979
Belo tópico edinei. Eu tinha esse jogo no meu Mega, comprei ele com 2 fighting pads. Tirando as vozes, é uma conversão lindíssima, a Capcom foi muito feliz no seu primeiro jogo para o Mega Drive, pegou um hardware "desconhecido" e esmirilhou (desconhecido em termos, quase a mesma configuração da CPS1).

Pra mim o destaque dessa versão são as músicas, fidelidade total ao arcade.
 

o.aranhapvh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.819
Reações
1.378
Pontos
889
fusca0km;7499327 disse:
Ei ... mas isso de Stereo pelo fone era apenas no primeiro MegaDrive, os modelos que vieram depois já usavam o RCA para Stereo




Eu eu achava um absurdo isso

Realmente não entendia por que o MegaDrive que possuia um Stereo tão caprichado nos jogos não vinha de fabrica com a saída de audio stereo sem ser pelo fone ..........E que ser humano jogava MegaDrive com um fone de ouvido na época???

Então cara, eu tenho o primeiro modelo do Mega Drive japonês aqui(lindão hehehe). Ele, por padrão, já vem com o cabo RCA: mas só tem os conectores amarelo - que é vídeo, e branco - que é som, mas NÃO tem o conector vermelho), portanto não é estéreo. Para ouvir o som perfeito mesmo, só usando fone de ouvido.
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Estava jogando hoje a tarde sf2 c. do mega, e como ainda é muito gostoso jogar ele no controle 6 botões do mega!

Edinei estamos precisando de tópicos iguais a este, tem alguma coisa ai preparada?
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Pena que estes tópicos dão muito trabalho, demoram bastante. Às vezes é preciso refazer textos/figuras e pesquisar bastante antes de postar.

Estava com dois jogos convertidos em foco, um de Snes e um de Master. Já tinha capturado algumas telas e estava estudando as diferenças pesquisando na net. Mas aí fui engolido por muito trabalho extra e os tópicos estão parados mesmo. Espero que não demore a desafogar, tem bastante assunto legal para discurtir.
 

deriks

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.521
Reações
16.948
Pontos
1.089
Eu acho o do Mega melhor que o do SNES, roda suave e talz, não que o do SNES rode ruim, mas acho mais gostoso jogar no Mega
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.245
Reações
104.731
Pontos
1.299
Caramba excelente tópico, lembro que existia um de Virtua Racer muito legal!

Quanto ao Street do Mega, infelizmente só pude jogar no emulador, ainda por cima no teclado, aí é fogo, não dá pra aproveitar nada da jogabilidade, os gráficos apesar de ligeiramente inferiores, se mantiveram bem agradáveis, perderam uns detalhes aqui, acrescentaram outros acolá, definitivamente um ótimo trabalho.
Quanto as músicas o negócio ficou mais parelho, por exemplo a do Ryu tem um feeling perfeito do arcade, a do Ken então nem se fala tem uns arranjos, pra mim tá entre as tops dos 16 bits, já músicas como as do cenário do Guile são muito mais agradáveis de se ouvir no Super Nes, clássica demais essa versão, outros temas com o do Honda, percebo que estão bastante simplificadas no Mega Drive, realmente uma pena não ter podido jogar essa versão em seu tempo para comparar pra valer:kcry

Quanto as vozes é vero esse lance do Super Nes não ter vozes simultâneas?

Se isso é verdade pra quê Diabos a Capcom, foi insistir de colocar esse detalhe logo no Mega, que é reconhecidamente inferior nesse sentido?

Fazia que nem no Mortal 3 que tem vozes excelentes, colocava uma de cada vez, muita gente nem ia reparar, e o problema da chiadeira/rouqueira pelo menos teoricamente tava resolvido.
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Tava procurando uns videos do jogo e olha o que apareceu kkkkkkkkkkkkk se for old relevem....

 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Quanto as vozes é vero esse lance do Super Nes não ter vozes simultâneas?

Se isso é verdade pra quê Diabos a Capcom, foi insistir de colocar esse detalhe logo no Mega, que é reconhecidamente inferior nesse sentido?

Fazia que nem no Mortal 3 que tem vozes excelentes, colocava uma de cada vez, muita gente nem ia reparar, e o problema da chiadeira/rouqueira pelo menos teoricamente tava resolvido.
A versão Street Fighter II Word Warriors não tinha - que era a referência inicial, antes do Turbo e Champion Edition saírem.

Creio que inserir vozes simultâneas no Mega Drive prejudicou a qualidade das falas sim.
 

Archanjo07

Bam-bam-bam
Mensagens
4.095
Reações
913
Pontos
234
Excelente tópico. Lembro que na época eu tinha um snes e meu primo um mega, e nós 2 tinhamos o street. Não notava diferença, alguns detalhes e mais nada​
 

evil_akuma

Bam-bam-bam
Mensagens
11.095
Reações
7.804
Pontos
459
Eu acho a versão do mega muito legal.

Mas ainda prefiro a versão do Snes. Sinceramente não vejo diferença na jogabilidade, nas cores e detalhes dos cenários a versão SNES ganha do Mega, o audio é questão de gosto (o Snes conta com batidas e samplers diferentes, de certo para enaltecer a riqueza do chip de som do console ) e nas vozes digitalizadas o console da Nintendo é estupidamente superior.

Eu joguei ambos numa tarde, ambos nos consoles e numa sony de 20´ tubão, não notei quadros a mais na versão do MEGA nem nada....


Novamente, acho a versão do MEGA muito boa, ainda mais considerando seu hardware de 1988 voltado pra coisas como Alteread Beast.... é estupendo ver essas plataformas tirando leite de pedra para competir com seus concorrentes. É disso que mais sinto falta nas gerações seguintes.
 

evil_akuma

Bam-bam-bam
Mensagens
11.095
Reações
7.804
Pontos
459
A versão Street Fighter II Word Warriors não tinha - que era a referência inicial, antes do Turbo e Champion Edition saírem.

Creio que inserir vozes simultâneas no Mega Drive prejudicou a qualidade das falas sim.


Existem duas versões BETA da versão do MEGA com audio nitidamente melhor que a versão final.

O que aconteceu, na minha opinião, é que na versão final eles resolveram comprimir ainda mais o audio digitalizado para economizar espaço no ROM.


Eu fiz um post sobre as versões BETA do SFII SCE do Mega no meu blog e acho que chegaram a comentar sobre isso num tópico aqui na retro.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.245
Reações
104.731
Pontos
1.299
Não sei qual é o tamanho do cartucho do primeiro Street para Mega, mas sei que o cartucho do Super Street pro console tem cerca de 40 Megas, as vozes continuaram chiadas, e as músicas em minha opinião ficaram bem piores, quer dizer espaço para áudio definitivamente não deve ser o problema, continuo achando que a grande sacada é o lance das vozes simultâneas.
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Sim, eles diminuiram a qualidade das vozes na versão final, é óbvio que o mega pode produzir vozes de ótima qualidade, é só ver outros jogos que possuem vozes bem nítidas e boas....

Mas eles fizeram isso de diminuir a qualidade justamente por isso, pra economizar memória que naquele tempo ainda era cara e para botar efeitos simultaneos juntos com as vozes( isso principalmente no super street fighter 2 que as vozes ficaram especialmente horrorosas, porque botaram o chip do master system junto com a do mega para trabalharem ao mesmo tempo nas vozes e nivelaram por baixo(chip do master de qualidade das vozes) para botar vozes simultaneas no jogo)
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Não sei qual é o tamanho do cartucho do primeiro Street para Mega, mas sei que o cartucho do Super Street pro console tem cerca de 40 Megas, as vozes continuaram chiadas, e as músicas em minha opinião ficaram bem piores, quer dizer espaço para áudio definitivamente não deve ser o problema, continuo achando que a grande sacada é o lance das vozes simultâneas.
Talvez o problema da qualidade do áudio fosse também questão de espaço na memória do console, não só no cartucho em si. Mas aí concordo, voz simultânea só agravaria.
Parabéns pelo topico. Li 2 vezes porque achei muito bem feito.
Valeu! :D
Existem duas versões BETA da versão do MEGA com audio nitidamente melhor que a versão final.

O que aconteceu, na minha opinião, é que na versão final eles resolveram comprimir ainda mais o audio digitalizado para economizar espaço no ROM.


Eu fiz um post sobre as versões BETA do SFII SCE do Mega no meu blog e acho que chegaram a comentar sobre isso num tópico aqui na retro.
Legal! Posta o link pra gente acompanhar! Fiquei curioso com essas versões beta. :kjoinha
 
Topo Fundo