O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Convertendo fonte de Gamecube 110v para 220V

bela lugosi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.309
Reações
5.299
Pontos
683
Edit 2: Pessoal, dialoguei com o user @wtuemura por MP e resolvemos amigavelmente a questão. Irei guardar o tutorial comigo, e quem entender os riscos e quiser fazer a mesma únicamente para propósitos de estudo e estiver ciente dos riscos gerados (elétricamente esta modificação está incompleta), me envie uma MP e eu compartilharei o post original.

Mas Bela, e se eu não quiser correr esse risco? Use um transformador. É um saco, eu odeio, mas elétricamente é o mais seguro.

Edit: Vou manter o tutorial. Mas aviso que façam qualquer modificação por sua conta e risco. Foi feito um teste de Stress por 12 horas seguidas com a GPU sob pleno stress em um Gamecube com GBA Player ligado em cabo componete e composto (para som) , forçando consumo máximo do aparelho pela fonte e não foi constatado qualquer sinal de superaquecimento.

Beijos do Bela.
 
Ultima Edição:

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Gosto muito desses tópicos com informação técnica. Muto bom!
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.293
Reações
1.575
Pontos
614
@wtuemura vai saber responder direito, mas tem que lembrar que o projeto foi feito pra 110v então pode ter mais diferença.. Esse transformador dela mesmo tá com marca de queimado em cima, chegou a tentar ver o porque? edit: pela última foto parece ser só verniz msm.

Enfim, considera também que o capacitor tem que suportar a tensão de pico de uma tensão alternada com valor eficaz de 220V
220 x √ 2 = 311V.


E ficarei de olho, tenho um xbox clássico europeu que faz tempo que não ligo ele por preguiça de arranjar um transformador de 220 pra 110, depois que amadurecerem as idéias, copio e faço nele haha
 

bela lugosi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.309
Reações
5.299
Pontos
683
@wtuemura vai saber responder direito, mas tem que lembrar que o projeto foi feito pra 110v então pode ter mais diferença.. Esse transformador dela mesmo tá com marca de queimado em cima, chegou a tentar ver o porque? edit: pela última foto parece ser só verniz msm.

Enfim, considera também que o capacitor tem que suportar a tensão de pico de uma tensão alternada com valor eficaz de 220V
220 x √ 2 = 311V.


E ficarei de olho, tenho um xbox clássico europeu que faz tempo que não ligo ele por preguiça de arranjar um transformador de 220 pra 110, depois que amadurecerem as idéias, copio e faço nele haha

Boa dica, eu converti bastante fontes de xbox 360 de 110v para 220v utilizando este método, mas era necessário trocar em muitas vezes o varistor e o fusível.

Quanto ao que está encima do transformador, é bom e velho óleo, mas já estava lá antes de eu trocar o capacitor, então provavelmente não deve fazer mal, mas é algo que deve sair fácil com um álcool isopropílico.

Quanto à questão de pico, o capacitor suporta sim, mas nesse caso provavelmente o varistor iria estourar e o fusível iria queimar com o curto, protegendo o restante do circuito. O que pode ser discutido é que se fosse por exempo um capacitor só de 300v, se ele iria estourar também com esse pico de 311v. Acho que nesse caso iria.
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
524
Reações
1.097
Pontos
333
Infelizmente não é assim que a coisa funciona, é necessário recalcular o transformador e todo o resto do circuito, se a fonte usar algum transistor de potência será necessário recalcular os resistores de polarização dele, ou até mesmo trocá-lo para suportar a tensão extra, reajustar o PWM para a fonte não superaqueça, pegue fogo, etc.

É mais fácil pegar o manual de serviço e ver quais os componentes diferentes que são usados para cada tensão.
 

bela lugosi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.309
Reações
5.299
Pontos
683
Infelizmente não é assim que a coisa funciona, é necessário recalcular o transformador e todo o resto do circuito, se a fonte usar algum transistor de potência será necessário recalcular os resistores de polarização dele, ou até mesmo trocá-lo para suportar a tensão extra, reajustar o PWM para a fonte não superaqueça, pegue fogo, etc.

É mais fácil pegar o manual de serviço e ver quais os componentes diferentes que são usados para cada tensão.

Opa beleza? Bom, provavelmente não tem transistor de potência, pois se não a fonte teria pipocado já, correto? Fiz um teste de Stress usando o Gameboy Player rodando GBI em 16:9 com zoom em 4x (Para causar stress na GPU) durante aproximadamente 4 horas. A fonte esquentou sim, mas não a uma temperatura alarmante.

Mas posso tirar uma foto do circuito mais apropriada pra você dar uma olhada, dicas e melhorias são sempre bem-vindas!

Quanto ao manual de serviço, infelizmente essas fontes eram feitas em confiencialidade com a Nintedo, não sendo disponibilizadas para o público pois as mesmas não eram vendidas por outra empresa que não fosse a própria Nintendo. procurei em todos os cantos os manuais de serviço da marca Zebra para esse modelo, mas não se consegue encontrar, então a modificação foi feita "no olho" por mim.
 
Ultima Edição:


wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
524
Reações
1.097
Pontos
333
Não se usa este tipo de capacitor eletrolítico em fonte chaveada, pois estes capacitores aquecem e podem explodir ou pegar fogo devido a fuga de corrente. Os capacitores devem ser de baixo ESR ou de polímero, em qualquer um dos casos eles vêm com uma cor diferente de preto como marrom, violeta, verde, etc.
 
  • Curtir
Reações: *ka

bela lugosi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.309
Reações
5.299
Pontos
683
Não se usa este tipo de capacitor eletrolítico em fonte chaveada, pois estes capacitores aquecem e podem explodir ou pegar fogo devido a fuga de corrente. Os capacitores devem ser de baixo ESR ou de polímero, em qualquer um dos casos eles vêm com uma cor diferente de preto como marrom, violeta, verde, etc.

Interessante, não fiz a medida do esr pois não possuo o quipamento, mas já havia utilizado eles em fonte de XBox 360 e não chegaram a dar problema, mas essas fontes tem uma circulação de ar. No caso dessa do gamecube, realmente é real esse perigo, mas por isso fiz o teste de stress para aumentar o consumo de energia do aparelho, para verificar se isso aconteceria.

Como nota de suas observações, vou deixar hoje o restante do dia funcionando com stress na GPU e monitorando como método de precaução.
 

bela lugosi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.309
Reações
5.299
Pontos
683
Bom, meus caros jogadores, comecei o teste as 13:08 de hoje e estou encerrando agora, às exatas 00:08, o tempo todo com a gpu sob stress máximo com consumo no pico, estou encerrando o teste nesse exato momento, então eu duvido que venha a dar possíveis problemas de capacitor estourando mesmo com uso contínuo por 12 horas seguidas.

Beijos do Bela.
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
524
Reações
1.097
Pontos
333
Se eu colocar um prego no lugar de um fusível o aparelho também vai funcionar, isso não significa que ao fazê-lo, esteja correto ainda que o aparelho funcione.

Se analisar essa fonte do Dreamcast como exemplo:
fonte-DC.jpg


Esse esquemático é da fonte japonesa para 100 VAC, você está trocando C1 e o resto?
RC1 é uma ponte retificadora de onda completa, então entra 100 VAC e sai 200 VAC, se você joga 220 VAC no mesmo retificador você terá mais de 440 VAC na saída, T1 tem que suportar a tensão extra assim como todos os outros componentes, os retificadores RC2/RC3/RC4 vão começar a esquentar, diodo quando esquenta perde as suas características e isso vai virando uma bola de neve.

Graças ao C25 ao alimentar a fonte com tensão bifásica ela perde o isolamento galvânico, então você vai ter corrente alternada passando diretamente para a placa principal e em consequência direto para os cabos RCA ou o que tiver conectado ao GND do console gerando um grande ground loop.

Assim como o exemplo do prego, o fato de funcionar não significa que está funcionando dentro dos parâmetros na qual o circuito foi desenvolvido para funcionar, o circuito foi desenhado para trabalhar em rede monofásica e não em redes bifásicas, a fonte abaixo foi desenvolvida para lidar com rede bifásica, com isolamento galvânico, tudo como tem que ser:
fonte-bifasico.jpg


No Brasil é crime você induzir uma pessoa a erro, especialmente se você não tiver nenhum conhecimento que possa comprovar que você entende daquilo que está ensinando, fica esperto com isso.
Transformar uma fonte monofásica em bifásica vai muito além de trocar um simples capacitor.
 

bela lugosi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.309
Reações
5.299
Pontos
683
No Brasil é crime você induzir uma pessoa a erro, especialmente se você não tiver nenhum conhecimento que possa comprovar que você entende daquilo que está ensinando, fica esperto com isso.
Transformar uma fonte monofásica em bifásica vai muito além de trocar um simples capacitor.
Desgastes de componentes ocorrem com o tempo, mesmo que você não utilize os mesmos, se a fonte vai ser prejudicada a longo prazo, só utilizando pra saber. Fontes de XBox Clássico estão com capacitores vazando por serem de baixa qualidade na fábrica. Eu troquei capacitores de uma placa de XBox 360 Zephyr que estavam estufados por simplesmente não se utilizar mais.
 
Ultima Edição:

Ayatollah Khomeini

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.998
Reações
48.340
Pontos
553
Parou. Então você tá me acusando de cometer um crime ao fazer esse tutorial? Mesmo eu provando por A+B que a troca do capacitor e utilizando sob stress e provando que NÃO houve risco e que a mesma funcionou da maneira intencionada por longos períodos de uso provando que não houve desgaste de componente?

Esse é o Brasil mesmo, a gente ajuda, mas se torna criminoso. E as pessoas que supostamente entendem, vem aqui e criticam ao invés de ensinar ou mesmo fazer o seu tutorial corretamente. Triste.

Depois que alguns imbecis botaram iphone no microondas devem ter aprovada essa tal lei dos retardados. :klol

Agora é sério, é só avisar que é por conta e risco de cada um e que pode fazer o aparelho ir para o saco que DEVE estar sussa.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.780
Reações
11.471
Pontos
1.344
O tutorial era semelhante a esse do PS1, que consiste em trocar um capacitor por outro de maior valor de tensão ?


Se for eu acho arriscado assim como o @wtuemura, eu acho muito mais seguro usar um transformador.

@wtuemura fonte europeia funciona bem e nossa região? Eu estou perguntando, pois na europa é 220v 50hz e aqui no Brasil 220v 60hz, pelo o que eu havia pesquisado a fonte europeia funciona bem em 60hz.
Eu sei que a diferença de frequencia faz diferença em motor eletrico e no tubo de imagem das tvs antigas. ai eu não sei se em fonte de consoles faria muita diferença para o transformado interno da fonte ou para outros componentes do circuito.
 
Ultima Edição:

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
524
Reações
1.097
Pontos
333
Esse vídeo do PlayStation também está errado, para adaptar uma fonte monofásica para bifásica vai muito além da troca de um simples capacitor.

Muitas das placas da fonte do PS1 ja vem desenhada para trabalhar em bivolt, tem que ver o esquema elétrico e adicionar os componentes que faltam e modificar alguns que estão na placa.

Eu nunca trabalhei com fontes 50 Hz, porém a maioria é projetada para trabalharem com 60 Hz também sem problemas.
 
  • Curtir
Reações: *ka

bela lugosi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.309
Reações
5.299
Pontos
683
Posso apagar o tópico, mas sinceramente discordo, @bela lugosi . Só meter um disclaimer dizendo que qualquer alteração é por conta e risco de quem fizer e boas. Ignore o resto.
Se tem alguém errado aqui, não é você.
Vou deixar o tutorial, acho que vai ajudar mais estando aqui nem que seja pra propósitos de estudo.
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
524
Reações
1.097
Pontos
333
Post removido, já conversamos em privado.
 
Ultima Edição:

bela lugosi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.309
Reações
5.299
Pontos
683
Edit: menos tretas e mais discussões saudáveis.
 
Ultima Edição:

bela lugosi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.309
Reações
5.299
Pontos
683
Pessoal, achei em outro forum uruguaio um tutorial ensinando a converter pra 220v fontes de XBox 360, se alguém quiser o link está aqui:

Xbox One:


Xbox 360:


Edit: Nota de cuidado com esses procedimentos, eu mesmo já fiz no passado, mas façam por sua conta e risco também, na duvida, consultem o post abaixo do @wtuemura para mais detalhes

Beijos do Bela
 
Ultima Edição:

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
524
Reações
1.097
Pontos
333
Este post serve apenas como referência

Não se injeta duas fases em um circuito feito para funcionar com uma fase só pois se o fizer você terá tensão de tomada no secundário da fonte, cada fase precisa ter a sua retificação e a resposta já estava dada no esquema elétrico que eu forneci, os retificadores do secundário estão marcados em vermelho.
fonte-DC-retificacao.jpg


T1 funciona como isolação galvânica, ela serve como isolamento da tomada para o circuito que vai alimentar o aparelho, sem ele, caso você esteja descalço e toque em qualquer parte de metal onde a tal "conversão 110 > 220" foi feita, você vai levar um tranco e pessoas morrem por causa disso e é mais comum do que parece. Aqui alguns exemplos para quem nunca ouviu falar.

Estes são apenas alguns de vários casos, a falta de isolação galvânica MATA, não aconteceu só aqui, mas no mundo inteiro

Do lado direito da imagem, no conector CN3 há 3 pontos de GND, esse é o tal "negativo", o negativo no fone de ouvido ou no cabo do carregador é aquela "malha" que algumas vezes fica exposto devido ao manuseio. Caso a pessoa use um carregador pirata, sem isolamento galvânico, vai receber toda a descarga elétrica da tomada e é assim que elas são eletrocutadas e morrem.
 
Ultima Edição:

Marcos Vilarinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.424
Reações
2.580
Pontos
703
Estou com o @wtuemura, infelizmente tem umas gambiarras que não devemos fazer, principalmente quando envolve energia, minha fonte do Xbox clássico queimou por ligar no 220, levei em um técnico amigo meu e pedi pra ele ver a possibilidade de transformar ela em 220, mas ele disse que teria que praticamente refazer a fonte pois ela não foi fabricada para usar 220, aí dá falei a ele desse vídeo do PS1 que transformava a fonte dele trocando o capacitor, ele disse que era loucura e que poderia perder a fonte pra sempre, queimar o game e ainda tocar fogo na casa, bom, eh isso, façam sabendo dos problemas que podem ocorrer, talvez só pra usar um dia até o conseguir comprar o transformador e tal, mas nunca usar direto. Ia fazer no meu PS1, mas acabei desistindo e continuo usando meu transformador mesmo.
 

bela lugosi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.309
Reações
5.299
Pontos
683
Estou com o @wtuemura, infelizmente tem umas gambiarras que não devemos fazer, principalmente quando envolve energia, minha fonte do Xbox clássico queimou por ligar no 220, levei em um técnico amigo meu e pedi pra ele ver a possibilidade de transformar ela em 220, mas ele disse que teria que praticamente refazer a fonte pois ela não foi fabricada para usar 220, aí dá falei a ele desse vídeo do PS1 que transformava a fonte dele trocando o capacitor, ele disse que era loucura e que poderia perder a fonte pra sempre, queimar o game e ainda tocar fogo na casa, bom, eh isso, façam sabendo dos problemas que podem ocorrer, talvez só pra usar um dia até o conseguir comprar o transformador e tal, mas nunca usar direto. Ia fazer no meu PS1, mas acabei desistindo e continuo usando meu transformador mesmo.

Entendo seu ponto de vista, e realmente tem que ser feito com cuidado, mesmo pq ferro de solda não é pra qualquer um. Eu mesmo faço teste de stress pra verificar que a minha modificação ficou boa em um ambiente seguro e com monitoramento constante. Existem capacitores que operam de maneiras diferentes, com resistências diferentes a temperaturas variadas, recomendo dar uma estudada a respeito, pode ajudar bastante.

Já vi casos de técnicos que ao reparar a fonte, colocam capacitores estufados, fazem curto no fusível e retiram o varistor totalmente, (quando não "giram" ele fechando curto). Fonte não é brincadeira, mas felizmente existem varias camadas de proteção.
 
Ultima Edição:

Marcos Vilarinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.424
Reações
2.580
Pontos
703
Entendo seu ponto de vista, e realmente tem que ser feito com cuidado, mesmo pq ferro de solda não é pra qualquer um. Eu mesmo faço teste de stress pra verificar que a minha modificação ficou boa em um ambiente seguro e com monitoramento constante. Existem capacitores que operam de maneiras diferentes, com resistências diferentes a temperaturas, recomendo dar uma estudada a respeito, pode ajudar bastante.

Já vi casos de técnicos que ao reparar a fonte, colocam capacitores estufados, fazem curto no fusível e retiram o varistor totalmente, (quando não "giram" ele fechando curto). Fonte não é brincadeira, mas felizmente existem varias camadas de proteção.
Pois é, todo cuidado é pouco, energia não se brinca, as vezes a fonte pode queimar e ter um prejuízo maior do que ter comprando um bom transformador, fonte de Xbox clássico tá ficando escassa por ex, preferi deixar ela original mesmo e continuar usando o transformador.
 

bela lugosi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.309
Reações
5.299
Pontos
683
Pois é, todo cuidado é pouco, energia não se brinca, as vezes a fonte pode queimar e ter um prejuízo maior do que ter comprando um bom transformador, fonte de Xbox clássico tá ficando escassa por ex, preferi deixar ela original mesmo e continuar usando o transformador.
A do Xbox Clássico eu não tentei converter, mesmo pq eu utilizo um aparelho europeu, que converti de PAL para NTSC com o desbloqueio. Mas já vi fontes 220v européias à venda no Mercado Livre. Compensa dar uma olhada de vez em quando!
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.780
Reações
11.471
Pontos
1.344
O @wtuemura e o que você acha de usar fonte de console japonês que trabalha com 100V em 115v ou 127v?
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
524
Reações
1.097
Pontos
333
A fonte tem uma tolerância de cerca de 10%, se jogar 127V nela vai ficar no limite, se tiver um pico ou qualquer oscilação de tensão, você vai ver a fumacinha do Puff o Dragão Mágico e vai torrar ela inteira.

O melhor é usar um transformador e não usar essas fontes direto nas nossas tomadas.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.780
Reações
11.471
Pontos
1.344
A fonte tem uma tolerância de cerca de 10%, se jogar 127V nela vai ficar no limite, se tiver um pico ou qualquer oscilação de tensão, você vai ver a fumacinha do Puff o Dragão Mágico e vai torrar ela inteira.

O melhor é usar um transformador e não usar essas fontes direto nas nossas tomadas.
No meu caso eu já tenho que usar transformador, pois aqui a rede é 220v, é que normalmente transformador tem saída de 115v ou 120v, e alguns dão 109v com carga, mas no mercadolivre tem uns transformadores que são 200v para 100v, é meio difícil de encontrar transformador para 100v.
Aqui eu uso no meu famicom um transformador que a saída é 110v, e eu uso ele, pois eu me baseei nos 10% de tolerância, mas como você tem mais conhecimento sobre o assunto do que eu, resolvi perguntar para você.
 
Topo Fundo