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Converter tv em rgb - quem tem coragem?

wtuemura

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Problema q tenho notado q a imagem dela em fundo branco nos cantos nota-se algumas manchas (na verdade parece uma mistura de cores, mas é imperceptivel em imagem em movimento e tal). E quanto a imagem ta com fundo escuro e muda uma para uma imagem clara ou vice-versa, nota-se um efeito "ghost" na tela... acho q essa TV ta precisando de alguns ajustes.
O monitor CRT não foi feito para ser tombado e ao ser transportado, você não pode ficar tombando-o de um lado para o outro por exemplo. Quando isso ocorre é necessário realizar um processo chamado "degauss" na tela, ou "desmagnetização", a tela também fica com manchas quando ela passa ou fica próximo de algum campo magnético.

Alguns modelos de TV já vem com uma bobina de desmagnetização presa junto à tela.
ACF19526-3891-4D6F-A5ED-591C3E906EB5.jpg


É aquele fio preto que fica nas costas do tubo, geralmente vai ligado em um conector branco, dependendo do modelo da TV você ativa ela quando você entra no modo de serviço. Outros modelos o conector vem encaixado mas com um ou dois pinos pulados, você precisa desconectar o cabo e reconectá-lo para que haja contato e a bobina se ligue por alguns segundos (5~10 no máximo), depois você volta o conector para a posição original.

Na minha época a gente comprava essa bobina desmagnetizadora em lojas de eletrônica ou componentes eletrônicos, daí você liga a TV sem precisar abri-la e fica jogando capoeira com a bobina na mão, a bobina tem que ficar a uma certa distância da TV e você fica mudando a posição da bobina até tirar as manchas. E claro, antes que algum curioso tente a sorte, se comprar uma bobina dessas e não souber o que está fazendo você pode perder o tubo de vez.

De resto, todo o equipamento eletrônico com mais de 10 anos de idade precisa passar por uma revisão pois os capacitores eletrolíticos usados neles ficam velhos com o tempo, dentro deles há um fluído chamado eletrólito que oxida com o tempo de forma irreversível alterando as suas característica (seu valor) assim como a sua resistência interna, se o valor da resistência baixa, as partes internas do componente se aquecem, geram gases internos e com o tempo eles estufam e vazam danificando toda a placa de cobre do circuito.

Atualmente este processo é chamado de "recap", é um procedimento um pouco caro pois é necessário:
  • Remover a placa
  • Remover todo os capacitores
  • Limpar os resíduos
  • Descontaminar a placa com um banho feito em uma cuba de ultrassom/ultrassônica com um produto de limpeza específico como álcool isopropílico, isso serve para parar toda a oxidação ou corrosão que esteja ocorrendo na placa devido ao vazamento do eletrólito, algumas vezes ainda é necessário fazer um banho alcalino para neutralizar esses ácidos.
Depois de todo este processo é feito a manutenção nas trilhas, ilhas e só então a substituição dos capacitores eletrolíticos. Geralmente quem faz um serviço desses utiliza capacitores do tipo sólido (não é tântalo), este capacitores utilizam um polímero que é seco, isso faz com que eles durem infinitamente mais sem ter o problema de vazar depois quando ficarem velhos.

Depois é feito a regulagem do Yoke e dos anéis de convergência e pureza da tela. Há técnicos que na época (uns 20 anos atrás) possuíam um equipamento para recuperar o fósforo da tela, eu só ouvi falar, nunca tive ou usei.
 

RichterBelmont26

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E
O monitor CRT não foi feito para ser tombado e ao ser transportado, você não pode ficar tombando-o de um lado para o outro por exemplo. Quando isso ocorre é necessário realizar um processo chamado "degauss" na tela, ou "desmagnetização", a tela também fica com manchas quando ela passa ou fica próximo de algum campo magnético.

Alguns modelos de TV já vem com uma bobina de desmagnetização presa junto à tela.
ACF19526-3891-4D6F-A5ED-591C3E906EB5.jpg


É aquele fio preto que fica nas costas do tubo, geralmente vai ligado em um conector branco, dependendo do modelo da TV você ativa ela quando você entra no modo de serviço. Outros modelos o conector vem encaixado mas com um ou dois pinos pulados, você precisa desconectar o cabo e reconectá-lo para que haja contato e a bobina se ligue por alguns segundos (5~10 no máximo), depois você volta o conector para a posição original.

Na minha época a gente comprava essa bobina desmagnetizadora em lojas de eletrônica ou componentes eletrônicos, daí você liga a TV sem precisar abri-la e fica jogando capoeira com a bobina na mão, a bobina tem que ficar a uma certa distância da TV e você fica mudando a posição da bobina até tirar as manchas. E claro, antes que algum curioso tente a sorte, se comprar uma bobina dessas e não souber o que está fazendo você pode perder o tubo de vez.

De resto, todo o equipamento eletrônico com mais de 10 anos de idade precisa passar por uma revisão pois os capacitores eletrolíticos usados neles ficam velhos com o tempo, dentro deles há um fluído chamado eletrólito que oxida com o tempo de forma irreversível alterando as suas característica (seu valor) assim como a sua resistência interna, se o valor da resistência baixa, as partes internas do componente se aquecem, geram gases internos e com o tempo eles estufam e vazam danificando toda a placa de cobre do circuito.

Atualmente este processo é chamado de "recap", é um procedimento um pouco caro pois é necessário:
  • Remover a placa
  • Remover todo os capacitores
  • Limpar os resíduos
  • Descontaminar a placa com um banho feito em uma cuba de ultrassom/ultrassônica com um produto de limpeza específico como álcool isopropílico, isso serve para parar toda a oxidação ou corrosão que esteja ocorrendo na placa devido ao vazamento do eletrólito, algumas vezes ainda é necessário fazer um banho alcalino para neutralizar esses ácidos.
Depois de todo este processo é feito a manutenção nas trilhas, ilhas e só então a substituição dos capacitores eletrolíticos. Geralmente quem faz um serviço desses utiliza capacitores do tipo sólido (não é tântalo), este capacitores utilizam um polímero que é seco, isso faz com que eles durem infinitamente mais sem ter o problema de vazar depois quando ficarem velhos.

Depois é feito a regulagem do Yoke e dos anéis de convergência e pureza da tela. Há técnicos que na época (uns 20 anos atrás) possuíam um equipamento para recuperar o fósforo da tela, eu só ouvi falar, nunca tive ou usei.

Otimas dicas. Vou ver se consigo achar alguma assistencia que ainda mexa com tvs crts. Essa TV é boa. Apesar de ser 21" tem uma imagem excelente, solucionando esses probleminhas fica perfeita. Eu poderia me aventurar a mexer, mas cara, CRT eu tenho cagaço demais com a alta voltagem hehehe... sem chances de meter a mão nisso!
 

wtuemura

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Otimas dicas. Vou ver se consigo achar alguma assistencia que ainda mexa com tvs crts. Essa TV é boa. Apesar de ser 21" tem uma imagem excelente, solucionando esses probleminhas fica perfeita. Eu poderia me aventurar a mexer, mas cara, CRT eu tenho cagaço demais com a alta voltagem hehehe... sem chances de meter a mão nisso!
É isso aí!

Na época não existia um forum, não existia ninguém para se conversar a respeito e fui mexer de curioso, apesar de não ter sido uma queimadura de 3º grau, eu perdi a sensibilidade da ponta do meu dedo mindinho quando eu encostei na saída do transformador flyback (aquela peça na placa onde vai o capo que se conecta em cima do monitor que alguns chamavam de "chupeta"), algum nervo foi atingido e eu perdi a sensibilidade ou seja foi um erro sem volta, sorte que eu não perdi o dedo mas poderia ter acontecido.

Isso foi no final dos anos 80 começo dos 90 quando eu quis fazer essa modificação RGB para conectar o meu então MSX da Gradiente em uma TV de 15 polegadas.
Sorte que hoje há um fórum onde a gente avisa para evitar que as pessoas sem conhecimento que queiram fazer isso não se machuquem ou morram no processo.
 

Dark_Alex

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Eu não consigo nem regular a geometria 100% pelo menu de serviços, imagina modificar a TV. :kwow
 

Odin Games

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Salvei o vídeo aqui pra ver depois... eu ainda to tomando coragem pra fazer uma aventura dessas
vamos ver se sai
Só tome cuidado para não danificar sua TV, tente conseguir uma menor de 14 para usar de experiência que acha baratinhas ou até dadas e se der certo, se aventure com uma maior como aquela sua Sony... :klol
 

Zen Dario

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N entendi uma coisa: Essas modificações nas TVs de tudo seria para aprendizado apenas?! Pergunto pq foi dito q com um conversor RGB para componente já temos um resultado próximo ao RGB puro nessas TVs CRT de consumo... Ou estão falando de TVs tbm sem a entrada componente?
 
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Yon

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N entendi uma coisa: Essas modificações nas TVs de tudo seria para aprendizado apenas?! Pergunto pq foi dito q com um conversor RGB para componente já temos um resultado próximo ao RGB puro nessas TVs CRT de consumo... Ou estão falando de TVs tbm sem a entrada componente?
Primeiro tem que pensar que muita gente, eu incluso, curte muito mais a parada de pegar pra mexer do que o resultado final. E é aquela mania né.. Se tem sinal melhor, porque não usá-lo??

E sei lá se eu que tenho cabeça de pobre demais, mas não vejo simplicidade nisso de "só plugar um conversor na TV".. Um OSSC é 700 reais, um Framemeister é 1500. E isso no ebay, podendo ser taxado ainda e tal.
Ou partir pras PVM, que se o cara souber o que tá vendendo vai querer cobrar 1000 contos numa de 14".

E tem a questão de TVs sem componente também. Muitas TVs vinham pra cá só com RF, composto.. Sendo que no próprio circuito tinha tudo pra saída S-Vídeo e componente.. Simplesmente pq o mercado brasileiro se contentava com as piores conexões.
Então se a pessoa gosta da TV, pq não tirar a melhor imagem dela?
 

RichterBelmont26

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Primeiro tem que pensar que muita gente, eu incluso, curte muito mais a parada de pegar pra mexer do que o resultado final. E é aquela mania né.. Se tem sinal melhor, porque não usá-lo??

E sei lá se eu que tenho cabeça de pobre demais, mas não vejo simplicidade nisso de "só plugar um conversor na TV".. Um OSSC é 700 reais, um Framemeister é 1500. E isso no ebay, podendo ser taxado ainda e tal.
Ou partir pras PVM, que se o cara souber o que tá vendendo vai querer cobrar 1000 contos numa de 14".

E tem a questão de TVs sem componente também. Muitas TVs vinham pra cá só com RF, composto.. Sendo que no próprio circuito tinha tudo pra saída S-Vídeo e componente.. Simplesmente pq o mercado brasileiro se contentava com as piores conexões.
Então se a pessoa gosta da TV, pq não tirar a melhor imagem dela?

Exato... é a ansia de querer meter a mão, aprendizado e querer melhorar algo que vc ja tems em gastar nada (ou muito pouco) em relação a comrpar algum conversor etc... E outra, muitas TVs não tem componente... apenas akele composto porcão lá...

Mas fato que isso não é pra qualquer um! Mexer com CRT não é brncadeira. Tubo de Imagem é um troço perigoso se você não souber o q ta fazendo e não ter uma boa noção de eletronica. Isso pode literalmente te matar, visto que muitos ajustes se dão de fato com o equipamento ligado.

Enfim, @wtuemura esse canal do YT é seu? Se for parabéns pela coleção e empenho no restauro dessas máquinas!

 

Zen Dario

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Primeiro tem que pensar que muita gente, eu incluso, curte muito mais a parada de pegar pra mexer do que o resultado final. E é aquela mania né.. Se tem sinal melhor, porque não usá-lo??

E sei lá se eu que tenho cabeça de pobre demais, mas não vejo simplicidade nisso de "só plugar um conversor na TV".. Um OSSC é 700 reais, um Framemeister é 1500. E isso no ebay, podendo ser taxado ainda e tal.
Ou partir pras PVM, que se o cara souber o que tá vendendo vai querer cobrar 1000 contos numa de 14".

E tem a questão de TVs sem componente também. Muitas TVs vinham pra cá só com RF, composto.. Sendo que no próprio circuito tinha tudo pra saída S-Vídeo e componente.. Simplesmente pq o mercado brasileiro se contentava com as piores conexões.
Então se a pessoa gosta da TV, pq não tirar a melhor imagem dela?
Entendi. Perguntei mais pq tava achando q só as TVs com componente q poderiam ter essa modificação. E tbm pq, pelo ímpeto de vcs, parece realmente q vale mto a pena fazer esse mod nas TVs (talvez seja mesmo). Acho mto bacana aprender a fazer essas modiciações, e para quem já tem experiência nesse tipo de coisa, deve ser algo relativamente fácil...

Sinceramente considero q vale mais a pena partir logo para um PVM, mesmo gastando mto (mto quanto?! 2K?! Tô sem a noção exata)... Ou gastar com conversores, q tbm será útil para outras situações... Investir uma grana num Framemeister tbm será essencial para arrancar a melhor imagem possível na sexta geração (LCD)... Vai poder fazer mais coisas com ele; independente de qualquer coisa é um investimento excelente pq é útil para mais de um objetivo.

Mto bom descobrir essas possibilidades... Ótimo tópico.

Queria mto ver um PVM de perto... Todas as comparações q vejo na internet, as imagens aparentam mais escuras q um Wii c/ componente (por exemplo) em TVs de consumo da época (apesar de mais nitidez)... Vendo por essas comparações, eu escolheria as TVs padrão. Acho q só vendo pessoalmente mesmo pra tirar uma conclusão...
 
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Yon

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Entendi. Perguntei mais pq tava achando q só as TVs com componente q poderiam ter essa modificação. E tbm pq, pelo ímpeto de vcs, parece realmente q vale mto a pena fazer esse mod nas TVs (talvez seja mesmo). Acho mto bacana aprender a fazer essas modiciações, e para quem já tem experiência nesse tipo de coisa, deve ser algo relativamente fácil...

Sinceramente considero q vale mais a pena partir logo para um PVM, mesmo gastando mto (mto quanto?! 2K?! Tô sem a noção exata)... Ou gastar com conversores, q tbm será útil para outras situações... Investir uma grana num Framemeister tbm será essencial para arrancar a melhor imagem possível na sexta geração (LCD)... Vai poder fazer mais coisas com ele; independente de qualquer coisa é um investimento excelente pq é útil para mais de um objetivo.

Mto bom descobrir essas possibilidades... Ótimo tópico.

Queria mto ver um PVM de perto... Todas as comparações q vejo na internet, as imagens aparentam mais escuras q um Wii c/ componente (por exemplo) em TVs de consumo da época (apesar de mais nitidez)... Vendo por essas comparações, eu escolheria as TVs padrão. Acho q só vendo pessoalmente mesmo pra tirar uma conclusão...


Tubo não tem como, só ao vivo pra saber como é a imagem de verdade..
E PVM não tem discussão, construção dela é toda de ponta, feita pra uso profissional, então se não fizer merd* com ela, dura até acabar

No meu caso, eu gosto muito da idéia de se ter algo próprio da época, mas que consiga retirar o melhor que pode oferecer nos dias de hoje.
Tenho 2 tubosas mais recentes de 21" jogadas aqui, mas tava a tempos afim de pegar uma da época que eu era criança, que joguei SNES por anos. Significa muito mais pra mim, entende? Além de que vejo como um ato de preservação, já que é uma TV linda que iria pro lixo pq a maioria das pessoas não vê valor nisso.
E pensando por alto já gastei a grana que podia ter pegado uma Sony Wega de 29", pra arrumar e começar a alteração que queria nessa TV. kkk

Só não começo a ir atrás de TVs antigonas precisando de reparo e ir colecionando pq ocupam um espaço absurdo!
 

RichterBelmont26

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Entendi. Perguntei mais pq tava achando q só as TVs com componente q poderiam ter essa modificação. E tbm pq, pelo ímpeto de vcs, parece realmente q vale mto a pena fazer esse mod nas TVs (talvez seja mesmo). Acho mto bacana aprender a fazer essas modiciações, e para quem já tem experiência nesse tipo de coisa, deve ser algo relativamente fácil...

Sinceramente considero q vale mais a pena partir logo para um PVM, mesmo gastando mto (mto quanto?! 2K?! Tô sem a noção exata)... Ou gastar com conversores, q tbm será útil para outras situações... Investir uma grana num Framemeister tbm será essencial para arrancar a melhor imagem possível na sexta geração (LCD)... Vai poder fazer mais coisas com ele; independente de qualquer coisa é um investimento excelente pq é útil para mais de um objetivo.

Mto bom descobrir essas possibilidades... Ótimo tópico.

Queria mto ver um PVM de perto... Todas as comparações q vejo na internet, as imagens aparentam mais escuras q um Wii c/ componente (por exemplo) em TVs de consumo da época (apesar de mais nitidez)... Vendo por essas comparações, eu escolheria as TVs padrão. Acho q só vendo pessoalmente mesmo pra tirar uma conclusão...

Olha, não precisa gastar um rio xD. A minha tubosa LG paguei 90 pratas numa feira e entrega uma OTIMA IMAGEM xD. (Video componente faz mt diferença e pra mim, pros meus olhos e etc, é o que basta xD). Tem coisa melhor? Sim! Mas não é algo q eu note diferença gritante ou faça questão de ter xD. Ja vi essas PVM "ao vivo". Realmente é LINDO! Mas é akela coisa, hj em dia é complciado em relação a preço... se a pessoa sabe o que tem e m mão e ta vendado, prapare-se para coçar o bolso. Eu ja fui muito... MUITO aficcionado com esse lance de imagem e fidelidade. Hj em dia preocupo-me em apenas jogar com qualidade... não porca, mas tb não em algo q me faça torrar mais grana em cima... No meu caso o Componente basta. PS2 fica LINDISSIMO. Estou caçando um BOM monitor CRT para PC... (Aki na minha cidade, ja vi gente doando CRT LG Flatron de 17"... isso com emuladores e MAME etc... fica ÓTIMO). Não peguei pq sou Zé ruela, desempregado e não tinha como bancar um Uber até o centro para buscar... esperando outra oportunidade xD
 

Zen Dario

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Olha, não precisa gastar um rio xD. A minha tubosa LG paguei 90 pratas numa feira e entrega uma OTIMA IMAGEM xD. (Video componente faz mt diferença e pra mim, pros meus olhos e etc, é o que basta xD). Tem coisa melhor? Sim! Mas não é algo q eu note diferença gritante ou faça questão de ter xD. Ja vi essas PVM "ao vivo". Realmente é LINDO! Mas é akela coisa, hj em dia é complciado em relação a preço... se a pessoa sabe o que tem e m mão e ta vendado, prapare-se para coçar o bolso. Eu ja fui muito... MUITO aficcionado com esse lance de imagem e fidelidade. Hj em dia preocupo-me em apenas jogar com qualidade... não porca, mas tb não em algo q me faça torrar mais grana em cima... No meu caso o Componente basta. PS2 fica LINDISSIMO. Estou caçando um BOM monitor CRT para PC... (Aki na minha cidade, ja vi gente doando CRT LG Flatron de 17"... isso com emuladores e MAME etc... fica ÓTIMO). Não peguei pq sou Zé ruela, desempregado e não tinha como bancar um Uber até o centro para buscar... esperando outra oportunidade xD
Tô no seu nível de exigência... Não faço tanta questão de ter a melhor possibilidade, mas tem q ser o melhor custo x benefício... Não pode ser qualquer coisa.

Eu queria ver uma PVM ao vivo até pra isso mesmo, comparar e vê se a diferença é essencial pra mim. Se n for tão gritante assim, até revenderia depois pra recuperar o investimento. Já vi Sony Wega por 250 perto da minha casa e n comprei... Acredito mto q a diferença de preço é mto grande para uma diferença não tão grande... Mas é só vendo mesmo. Como fã de emulação e CRT, meu objetivo atual é aprender a converter PC novo para usar em 240p no CRT... Tô lendo sobre isso. Wii funciona mto bem, mas a verdade é q a emulação de SNES n é top como a de PC (óbvio)... Principalmente de alguns jogos com chips.
 
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Yon

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Tô no seu nível de exigência... Não faço tanta questão de ter a melhor possibilidade, mas tem q ser o melhor custo x benefício... Não pode ser qualquer coisa.

Eu queria ver uma PVM ao vivo até pra isso mesmo, comparar e vê se a diferença é essencial pra mim. Se n for tão gritante assim, até revenderia depois pra recuperar o investimento. Já vi Sony Wega por 250 perto da minha casa e n comprei... Acredito mto q a diferença de preço é mto grande para uma diferença não tão grande... Mas é só vendo mesmo. Como fã de emulação e CRT, meu objetivo atual é aprender a converter PC novo para usar em 240p no CRT... Tô lendo sobre isso. Wii funciona mto bem, mas a verdade é q a emulação de SNES n é top como a de PC (óbvio)... Principalmente de alguns jogos com chips.

Pelo que sei o CRT Emudriver é a melhor opção pra isso.. Tem uma lista de placas da ATI compatíveis, aí é usar um conversor VGA pra componente e ligar na TV.

edit:
 
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Limaandre

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Então, fiz o mod, fiz o esquema da neckboard, até foi simples, não sei se dei sorte, apesar da imagem ter ficado com uma barra clara bem em cima (Zelda na tv inteira) e só ter ficado bom em 224p ficou bastante satisfatório se comparado ao cabo composto que ligava o PC antes.
240p funciona, mas a imagem fica fora da tela, até onde sei este esquema não é compatível com consoles, somente arcades e PCs a 15khz, abaixo algumas imagens.




 
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wtuemura

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Exato... é a ansia de querer meter a mão, aprendizado e querer melhorar algo que vc ja tems em gastar nada (ou muito pouco) em relação a comrpar algum conversor etc... E outra, muitas TVs não tem componente... apenas akele composto porcão lá...

Eu compreendo este sentimento mais do que ninguém, eu poderia forrar o post com fotos de coisas que eu fiz. Porém tudo isso leva tempo, dá muito trabalho e exige dedicação. Infelizmente não existe atalhos para DIY. E não me entenda errado, eu também não tenho 700 para nada atualmente, hoje você parcela em 10x no cartão sem juros, na minha época é só 3x com juros quando tinha/dava. Há pessoas mais velhas que eu que era só no crediário (carnê) e olhe lá.
homemadeknightriderscanner.jpg

kitt4sz.jpg

parte723tv.jpg

parte54fp.jpg

palio49nr.jpg

ledtester.jpg


Enfim, @wtuemura esse canal do YT é seu? Se for parabéns pela coleção e empenho no restauro dessas máquinas!
Não é meu não, quem dera fosse!
Eu conheço ele e ele me conhece desde a época do Orkut.
 

Yon

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Palinho conversa com vc tb, @wtuemura?? Bacana..

E parte da culpa de eu ter empolgado de novo com isso de TV foi desse André Retrogamer aí. Curto que ele fala e mostra o que a gente quer saber, sem ficar dando rodeio demais, além dos vídeos serem bem feitos e ele saber falar bem.
 

wtuemura

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Palinho conversa com vc tb, @wtuemura?? Bacana..
Quem dera!

E parte da culpa de eu ter empolgado de novo com isso de TV foi desse André Retrogamer aí. Curto que ele fala e mostra o que a gente quer saber, sem ficar dando rodeio demais, além dos vídeos serem bem feitos e ele saber falar bem.
Sim, eu também assisti aos vídeos dele e eu gosto que ele é bem enfático em avisar para quem for cair de paraquedas nisso que é preciso prestar atenção. E para quem for comprar uma TV procurem pelas que já tenham entrada de vídeo componente. Muita gente pode ter sorte procurando em lojas físicas, não falem que vai comprar para jogar videogame pois muitos inflacionam o preço. Aqui em SP na Santa Ifigênia ou em uma paralela dela, havia várias lojas com TV's expostas para venda e os preços não são muito caros não, pelo menos não eram, eletrônicas de bairros também tem um monte de TV de tubo exposta para a venda que podem ter um custo bem mais baixo se comparado com as vendidas online.
 

RichterBelmont26

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Palinho conversa com vc tb, @wtuemura?? Bacana..

E parte da culpa de eu ter empolgado de novo com isso de TV foi desse André Retrogamer aí. Curto que ele fala e mostra o que a gente quer saber, sem ficar dando rodeio demais, além dos vídeos serem bem feitos e ele saber falar bem.
Fomos dois, ontem deixei a play list dele rolando aki e só babando. Bateu akela saudades de voltar mexer com consoles, PCs antigos etc... Eita hobbyzinho neh xD
 

Yon

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Quem dera!


Sim, eu também assisti aos vídeos dele e eu gosto que ele é bem enfático em avisar para quem for cair de paraquedas nisso que é preciso prestar atenção. E para quem for comprar uma TV procurem pelas que já tenham entrada de vídeo componente. Muita gente pode ter sorte procurando em lojas físicas, não falem que vai comprar para jogar videogame pois muitos inflacionam o preço. Aqui em SP na Santa Ifigênia ou em uma paralela dela, havia várias lojas com TV's expostas para venda e os preços não são muito caros não, pelo menos não eram, eletrônicas de bairros também tem um monte de TV de tubo exposta para a venda que podem ter um custo bem mais baixo se comparado com as vendidas online.

Cara, eu que não quis pegar pq já tenho mania de deixar meus projetinhos pela metade, então tô tentando trabalhar comigo de terminar os que tão na minha lista antes de entulhar mais coisa aqui em casa..
Mas mês passado vi uma Wega 29" por 40 reais no OLX, precisava de reparo segundo o dono. Foi triste não ir lá buscar ela! kkkk
A minha velhinha, do jeito que eu procurava fazia tempos e nunca achava.. Eu encontrei o cara doando pelo olx também. Disse que só tinha problema no som, fui ver era só trocar o alto falante que nem borracha tinha mais..

Falar nela, liguei hoje.


DEU IMAGEM!! :ksafado
Já fiquei feliz demais com isso kkk
Agora é entender o que há de errado com a sincronia!
 

wtuemura

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Agora é entender o que há de errado com a sincronia!
Não tem nada de errado com a sincronia já que parece que não há NENHUMA. Kkkkkk
Isso pode ser sintoma de capacitor velho que vazou e comeu alguma trilha, difícil dizer, defeito assim tem que caçar com um osciloscópio.
 

Yon

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Não tem nada de errado com a sincronia já que parece que não há NENHUMA. Kkkkkk
Isso pode ser sintoma de capacitor velho que vazou e comeu alguma trilha, difícil dizer, defeito assim tem que caçar com um osciloscópio.
kkkkkkkkk
Mais provável de ter sido algum erro na ligação do C-Sync mesmo. Ela só tinha RF, então não foi só usar a saída do composto pra usar o Sync né..
Comparar de novo a trilha da TV com o datasheet do Jungle IC e ver se encontro algo de errado.
E infelizmente não tenho como ter um osciloscópio por enquanto.. Começando a aprender, a gente vê o quanto é útil
 

wtuemura

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Se foi mexido é a linha de CSYNC mesmo, ou for cortado, ou até mesmo o CI pode ter sido danificado, só analisando com um osciloscópio para localizar o sinal.
 

Zen Dario

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Esse vídeo simula o visual de uma PVM, assista em tela cheia.
Baixei...

Assim, acredito q n passa a noção correta, só vendo pessoalmente mesmo... Em emulação com LCD da pra fazer uma imagem melhor q essa do vídeo; mantendo o formato original e com um filtro CRT top.
 
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Yon

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Cara, eu que não quis pegar pq já tenho mania de deixar meus projetinhos pela metade, então tô tentando trabalhar comigo de terminar os que tão na minha lista antes de entulhar mais coisa aqui em casa..
Mas mês passado vi uma Wega 29" por 40 reais no OLX, precisava de reparo segundo o dono. Foi triste não ir lá buscar ela! kkkk
A minha velhinha, do jeito que eu procurava fazia tempos e nunca achava.. Eu encontrei o cara doando pelo olx também. Disse que só tinha problema no som, fui ver era só trocar o alto falante que nem borracha tinha mais..

Falar nela, liguei hoje.


DEU IMAGEM!! :ksafado
Já fiquei feliz demais com isso kkk
Agora é entender o que há de errado com a sincronia!


Encontrei a tal da sincronia!

KxKBBTG.jpg


6PZbJ2P.jpg


FpemKdU.jpg


LVYBs2g.jpg


i4AqLlD.jpg


O359d2z.jpg


tenor.gif



Ficou maravilhosa a imagem!
Agora é a danada da geometria.. Ter que fazer o cabo pro PS2 pra usar o 240p suite do PS1.
Até poderia usar o do Wii, mas tô com dó de desfazer o cabo componente que mal usei dele kkk
 

wtuemura

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Baixei...
Assim, acredito q n passa a noção correta, só vendo pessoalmente mesmo... Em emulação com LCD da pra fazer uma imagem melhor q essa do vídeo; mantendo o formato original e com um filtro CRT top.
Essa é a diferença, o vídeo é uma simulação de uma PVM, poucas pessoas já viram uma tela dessas pessoalmente. A sua tela em nada se parece com uma tela de TV CRT apesar de usar tubo e os scanlines dela também em nada se parecem com um scanline de uma CRT comum.

Claro que para que você note a qualidade em comparação a uma PVM é necessário que a TV/Monitor esteja corretamente calibrada para que não haja excesso de saturação de branco, cores e backlight para que a imagem não fique estranha.

Encontrei a tal da sincronia!

KxKBBTG.jpg


Ficou maravilhosa a imagem!
Agora é a danada da geometria.. Ter que fazer o cabo pro PS2 pra usar o 240p suite do PS1.
Até poderia usar o do Wii, mas tô com dó de desfazer o cabo componente que mal usei dele kkk
Parabéns!
Porém a imagem ainda não está boa, o seu console está com barras verticais e fantasmas na tela causados por interferência, culpa da Nintendo. Há muitos tutoriais na internet que dizem que você precisa adicionar capacitores eletrolíticos de 220uF no 7805 e no chip de RGB do SNES porém a informação está errada apesar de eliminar o ruído, esse é o problema de DIY que se metem a fazer aquilo que não entendem e depois espalham informações erradas pela internet inclusive sites que não deveriam como o RETRO RGB.

Se você olhar o datasheet do regulador do SNES 7805:
7805.png


Ele diz que você deve colocar esse diodo caso você use capacitores maiores que 10uF em sua saída como proteção contra curto, aqui o esquema de uma fonte que desenhei anos atrás:
15v-PSU-V203.jpg

fonte15v.png


Dá para ver no esquema da fonte os diodos D7/D8 que são usados para a proteção do regulador e respeitando a recomendação do fabricante, os capacitores quando perdem toda a sua carga praticamente estão em condição de curto quando o circuito é ligado. Daí você imagina o estrago que muita gente anda fazendo por aí e não sabe.

Para resolver a questão das barras é necessário aumentar o valor de alguns capacitores cerâmicos que servem como capacitores de desacoplamento:

O SNES tem vários modelos então é necessário identificar o modelo e localizar os componentes com o esquema elétrico.

Já os fantasmas, não sei se é o ângulo da foto, de qualquer maneira, isso ocorre com o SNES JR, aquele modelo pequeno, tem um capacitor cerâmico C11 que precisa ser trocado por um entre 470-560nF.

Para quem tiver curiosidade de ver os fantasmas do SNES, basta clicar no spoiler para revelar a imagem.

Desculpe o post longo mas já que estamos trocando informações, não custa nada passar a informação correta.
 

Yon

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Parabéns!
Porém a imagem ainda não está boa, o seu console está com barras verticais e fantasmas na tela causados por interferência, culpa da Nintendo. Há muitos tutoriais na internet que dizem que você precisa adicionar capacitores eletrolíticos de 220uF no 7805 e no chip de RGB do SNES porém a informação está errada apesar de eliminar o ruído, esse é o problema de DIY que se metem a fazer aquilo que não entendem e depois espalham informações erradas pela internet inclusive sites que não deveriam como o RETRO RGB.

Se você olhar o datasheet do regulador do SNES 7805:
7805.png


Ele diz que você deve colocar esse diodo caso você use capacitores maiores que 10uF em sua saída como proteção contra curto, aqui o esquema de uma fonte que desenhei anos atrás:
15v-PSU-V203.jpg

fonte15v.png


Dá para ver no esquema da fonte os diodos D7/D8 que são usados para a proteção do regulador e respeitando a recomendação do fabricante, os capacitores quando perdem toda a sua carga praticamente estão em condição de curto quando o circuito é ligado. Daí você imagina o estrago que muita gente anda fazendo por aí e não sabe.

Para resolver a questão das barras é necessário aumentar o valor de alguns capacitores cerâmicos que servem como capacitores de desacoplamento:

O SNES tem vários modelos então é necessário identificar o modelo e localizar os componentes com o esquema elétrico.

Já os fantasmas, não sei se é o ângulo da foto, de qualquer maneira, isso ocorre com o SNES JR, aquele modelo pequeno, tem um capacitor cerâmico C11 que precisa ser trocado por um entre 470-560nF.

Para quem tiver curiosidade de ver os fantasmas do SNES, basta clicar no spoiler para revelar a imagem.

Desculpe o post longo mas já que estamos trocando informações, não custa nada passar a informação correta.

Pior que eu tava com esses capacitores na listinha de compra, pensando em fazer isso aí..
É foda, vi nesse site que sempre me pareceu super competente, a gente acaba confiando mesmo. E olha que andei usando o LM317 numa fonte que fiz no meu curso e pra uns projetinhos.. E ele pede a mesma coisa no datasheet.

Mas mesmo colocando o diodo de proteção, é errado usar os capacitores no 7805? Bem, depois vou ter que estudar essa parte, ver quais os componentes e onde estão localizados nos Snes que eu tenho aqui. Tenho acho que 5 Snes, maioria é modelo diferente um do outro.. Valeu pelos links, vou guardar pra pesquisar melhor mais pra frente.


Esse Snes que usei pra teste é um CPU-RGB-02.

Na hora eu não vi problemas demais na imagem, mas ao abrir no PC as fotos, vi uns probleminhas mesmo.. Não sei se é da foto ou se tava lá mesmo. Desmanchei as ligações que tinha feito com cabo de rede no Snes pra teste, então só saberei depois de fazer os cabos direito. kk
Quero regular direito a imagem, vou usar o PS2 ou Wii (que só funciona em rgb forçando ele pra PAL, por homebrew) daí fico satisfeito com essa TV e posso partir pra mexer nos consoles..

Disse que eu tenho 5 Snes né, quero passar pra frente, ficar com 1 ou 2 no máximo.. Mas o foda é que sei que um deles, não sei qual, desliga aleatoriamente. Tipo, de jogar horas nele e do nada ele desligar. Imagino que um recap resolveria, mas como vou saber qual das placas era?? kkkk
Considerando recapear tudo de uma vez, pra poder vender sem peso na consciência.
 

wtuemura

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Errado é pois sem carga eles estão em condição de curto que no longo prazo você danifica o regulador e outros componentes sensíveis, tanto é que há pessoas que trocam o regulador porque colocaram um capacitor eletrolítico de 2200uF na saída dele e reclamam que o regulador do SNES estraga toda a hora, quando na verdade bastava ler o datasheet do componente. Se você lida com eletrônica sabe que basta um simples curto para fritar um CI, transistor e por aí vai. Caso queira seguir pelo caminho dos capacitores, basta adicionar o diodo no regulador 7805. Porém os capacitores cerâmicos são os componentes adequados para esse tipo de ruído de alta frequência e não capacitores eletrolíticos.

Problemas de liga e desliga basta seguir a linha de alimentação, provavelmente é a resistência internas dos capacitores eletrolíticos que caem próximo ao curto devido ao aquecimento, de qualquer maneira é necessário abrir e investigar. Infelizmente, quem tem consoles antigos, todos eles precisam de recap, quanto mais cedo fizer como forma de prevenção melhor.

[]'s
 

burn1004

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Caraca, o tópico ficou cheio de informação valiosa heim?
Tem que tombar como patrimônio imaterial da história dos games
Fico feliz de ver geral colaborando assim =D
 

AllejoEterno

Ser evoluído
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Jesus Cristo, todo esse trabalho, gasto e riscos pra poder rodar joguinhos e se divertir?
Kkkk incrivel como os caras aqui estão sempre "inventando moda" ( como se diz no interior). Os cara passam mais tempo buscando a melhor qualidade, tv de hospital, mods, procurando cartucho em ML e Ebay, do que sentando a bunda e jogando um jogo simplesmente como nos velhos tempos. É um paradoxo que eu não consigo entender
 

Yon

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Jesus Cristo, todo esse trabalho, gasto e riscos pra poder rodar joguinhos e se divertir?
Kkkk incrivel como os caras aqui estão sempre "inventando moda" ( como se diz no interior). Os cara passam mais tempo buscando a melhor qualidade, tv de hospital, mods, procurando cartucho em ML e Ebay, do que sentando a bunda e jogando um jogo simplesmente como nos velhos tempos. É um paradoxo que eu não consigo entender


É o que já foi dito aí mais pra cima. Importante é o caminho, não o resultado. É gostar de por a mão na massa, aprender no processo e etc.
Jogar é só consequência.
Pessoalmente tenho jogado mais retro no 3DS, que com emulador e o grip que arrumei ficou uma dlcinha pra passar horas jogando onde quer que seja, mas eu quero é mexer na TV. Ponto. kk
jBc05X5.jpg


Errado é pois sem carga eles estão em condição de curto que no longo prazo você danifica o regulador e outros componentes sensíveis, tanto é que há pessoas que trocam o regulador porque colocaram um capacitor eletrolítico de 2200uF na saída dele e reclamam que o regulador do SNES estraga toda a hora, quando na verdade bastava ler o datasheet do componente. Se você lida com eletrônica sabe que basta um simples curto para fritar um CI, transistor e por aí vai. Caso queira seguir pelo caminho dos capacitores, basta adicionar o diodo no regulador 7805. Porém os capacitores cerâmicos são os componentes adequados para esse tipo de ruído de alta frequência e não capacitores eletrolíticos.

Problemas de liga e desliga basta seguir a linha de alimentação, provavelmente é a resistência internas dos capacitores eletrolíticos que caem próximo ao curto devido ao aquecimento, de qualquer maneira é necessário abrir e investigar. Infelizmente, quem tem consoles antigos, todos eles precisam de recap, quanto mais cedo fizer como forma de prevenção melhor.

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É, disse ligar o capacitor da forma certa, com o diodo como manda o datasheet. Tenho uns cerâmicos aqui de 100nF e 1uF. Testar depois pra ver se melhora.

Problema de liga e desliga o problema é como falei, é bem aleatório.. Pode funcionar horas ou minutos antes de resetar. E são várias placas, chato testar todas.. Então devo partir pra um recap geral mesmo. Até pq tá na hora né, tudo com pelo menos uns 25 anos, bom trocar.
 
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