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[Corrida] Alguém gosta de correr?

ELIDAN

Bam-bam-bam
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Pra começar tá bom sim!

Os tênis da Adidas são um pouco duros. Particularmente prefiro tênis mais flexíveis, que deixam o pé "trabalhar" durante a corrida. Usando tênis mais rígidos seu pé não se mexe, ele fica mais "preguiçoso". Mas dá pra usar. Meu primeiro de corrida foi da Adidas.
Entendi, acho que vou comprar. Por enquanto estou nas caminhadas leves e esporádicas, estou acompanhando as planilhas postadas no tópico e acho que um tênis novo pode funcionar como um incentivo a mais.
Valeu!
 


daczero

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Entendi, acho que vou comprar. Por enquanto estou nas caminhadas leves e esporádicas, estou acompanhando as planilhas postadas no tópico e acho que um tênis novo pode funcionar como um incentivo a mais.
Valeu!

Pode sim! Quando tiver mais condicionado, comece uma planilha de 5km e se inscreva para uma prova. Isso motiva demais!
 

daczero

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Pessoal, eu sempre falo de planilha aqui, mas não expliquei direito como ela funciona. Tinha um artigo bom a respeito, acabei lembrando agora. Pra quem quiser:

Descubra como funciona uma planilha de treino

Comece a segunda-feira com 45’LE, passe para 6 x (4’LE/2’MO) na quarta e termine a semana com 2 km LE, 8 km MO e 2 km FO. Parece termos complicados para quem não entende nada de treinamento e muito menos de corridas, mas, quem está acostumado a treinar conhece bem esses amontoados de números e siglas aí de cima e sabe que eles representam nada mais nada menos que um pequeno trecho de uma planilha de treino. E é justamente sobre ela que vamos falar a seguir.
Pra quem não sabe, a planilha serve para planejar e estipular a periodização do treinamento. Apesar do nome pomposo – pe-ri-o-di-za-ção – é simples: isso é o conjunto de ciclos que compõem o macrociclo, nada mais do que a própria planilha de treinamento. E dependendo do objetivo do atleta, ela varia, normalmente, de seis a 16 semanas. Marcelo Camargo, diretor técnico da assessoria Clube Fórmula de Corrida, de Belo Horizonte, explica agora um pouco do que seria essa periodização: “A periodização é o planejamento de todo o futuro ciclo de treinos do corredor e vem depois dos testes e exames pelos quais o atleta passa”.


Conhecendo um pouco mais das fases do treinamento

Dentro da periodização estão os mesociclos, que incluem as diferentes fases de uma planilha. Mas, essas fases variam de acordo com o nível do atleta e também de sua prova-meta. Com isso, é possível citar as três mais
comuns, presentes na grande maioria dos programas de treinamento. São elas: base, específica e competição.

- Base: Primeira fase de um ciclo, a “base” dura, aproximadamente o dobro de tempo da específica. Nela há uma adaptação do corpo à corrida, para que o atleta se prepare para as próximas etapas, visando maior resistência a
contusões. É caracterizada pelo volume (quilometragem percorrida) um pouco maior e de intensidade baixa, com um aumento de distância de 5% a 10% por semana. Camargo também explica sobre isso: “Se a distância passar
disso o atleta pode sofrer uma lesão e perder seu desempenho”. Assim, tanto seus treinos de velocidade como os intervalados, são feitos com frequência e intensidade menores.

- Específica: É nessa fase que o corredor passa a ganhar velocidade. Em comparação com a primeira fase, possui volume menor e decrescente. Em compensação, a velocidade aumenta, e o atleta realiza dois treinos intensos
por semana (um microciclo).

- Competição: Antecede a prova-meta. Aqui o atleta começa a “colocar o pé no breque” para descansar, mas sem parar de treinar, para chegar bem na corrida. “Para maratona essa fase dura cerca de duas semanas, mas para
uma prova de 10 km uma semana é suficiente”, diz Camargo. Portanto, volume e intensidade não são tão altos e não há treino de ritmo.

Não podemos esquecer que, em cada programa existe também o período chamado de supercompensação, que recupera o corpo no final de cada fase e o prepara para a próxima sequência de treinos. Emerson Gomes, diretor
técnico da MPR fala um pouco desse período: “Ele se caracteriza por ser um período de menor volume e intensidade, servindo para assimilar a sobrecarga das semanas anteriores”.


Identificando os tipos de treinos e a importância de cada um


Longo

Praticado normalmente nos fins de semana – quando há mais tempo para o atleta correr –, o treino de rodagem, ou “longão”, consiste em uma corrida de distância alta e velocidade baixa. Gera ganho de resistência e
fortalecimento muscular. Ex: 90’ MO + 30 km LE/MO


Intervalados


Chamado também de treino de “tiros”, é ideal para melhorar a velocidade e elevar o VO2 Máx – consumo máximo de oxigênio captado e transportado para a corrente sanguínea. Exige, pelo menos, 72 horas de recuperação após a sua realização. Exs: 10’A + 15x (400m FO + i 1’30”) + 10’ D e 10’ A + 6 x (1,2 km FO + i 2’30”) + 10’D


Fartlek

De origem sueca, é traduzido como “brincar de correr”. Nele o atleta pode alternar de forma aleatória a velocidade, o terreno e a altimetria. Prepara o corredor para as acelerações e desacelerações das provas, além de melhorar
a velocidade. Exs: 10’ A + 6 x (3’ FO + 2’ LE) + 10’D e 10’ A + 6 x (1 km FO + 500m LE) + 10’D


Tempo Run

Aqui o atleta percorre uma distância predeterminada seguida de uma pausa. A diferença principal para o “intervalado” é que seus tiros são maiores e num ritmo similar ao pretendido na prova. Adapta melhor o corpo à velocidade
de competição. Exs: 10’A + 3 x (2 km ritmo de prova+ i 3’) + 10’ D e 10’ A + 3 x (3 km 10’ acima do ritmo + i 4’) + 10 D


Regenerativo

Corrida de velocidade e volumes baixos que dá ao corredor um descanso dos músculos sem perder o condicionamento físico. Pode ser realizado até três vezes por semana e vem depois dos treinos mais duros. Ex: 10’ A + 30’
LE + 5’ D


Ritmo e frequência cardíaca

Uma característica das planilhas de treino é que com elas o corredor não mede seu ritmo pela velocidade, mas sim pela intensidade. Para isso, são utilizadas siglas como: ML (ritmo muito leve), LE (ritmo leve), MO
(moderado), FO (forte), MF (muito forte), A e D (aquecimento e desaquecimento), i (intervalo) e OFF (dia de descanso). Mas, para seguir este padrão, você precisa conhecer o seu limite. O mais indicado é fazer o teste
ergoespirométrico, que indicará sua frequência cardíaca máxima (FC Máx). Enquanto não faz o exame, é possível basear-se pela escala de intensidade – mas está longe de ser o ideal. Veja abaixo:

ML = respiração pouco ofegante / possível conversar (60% - 65% FC Máx)

LE = respiração acelerada / conversa com poucas palavras para não perder o fôlego (65% - 70% FC Máx)

MO = ritmo pesado, mas confortável / respiração acelerada e conversa pausada (75% - 85% FC Máx)

FO = respiração muito ofegante, conversa pausada e musculatura puxando (85% - 90% FC Máx)

MF = exaustão e respiração curta e rápida / impossível falar (90% - 100% FC Máx)

(Fontes: Marcelo Camargo, diretor técnico da assessoria Clube Fórmula de Corrida, de Belo Horizonte e Emerson Gomes, diretor técnico da Assessoria Esportiva MPR, de Santos).
(Matéria retirada da Revista O2 nº100 de Agosto de 2011)
 

cmsnes

Bam-bam-bam
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comecei (finalmente) a correr. depois de taanto tempo enrolando, decidi que era hora de por o negócio em prática, e olha... não me arrependo. neste momento estou QUEBRADAÇO, to moído mesmo, hoje foi o 4° dia seguido que corro, cerca de 40 min diários (hoje, além da corrida, fiz mais uns 5km de caminhada acelerada). massss, esse sentimento de cansaço não é ruim, bem pelo contrário. é satisfatório.
agora preciso começar a controlar a alimentação, porque senão de nada serve tanto exercício... no momento to com 76kg, quero chegar nuns 68kg (tenho 1.78m de altura).

ah, e preciso pegar um tênis pra correr, porque tá osso. mas meu orçamento não passa de R$150,00, nem um centavo a mais. e quero algo macio também. alguma dica? vi uns olympikus por até menos que esse valor, será que valem a pena? dicas, plox :ksnif

@daczero, me dá um help :kcry
 

_alef_

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qual o seu tipo de pisada?

Eu dei uma parada mais pelo tempo do que por outro motivo. Segunda voltarei e não pararei.
 


daczero

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comecei (finalmente) a correr. depois de taanto tempo enrolando, decidi que era hora de por o negócio em prática, e olha... não me arrependo. neste momento estou QUEBRADAÇO, to moído mesmo, hoje foi o 4° dia seguido que corro, cerca de 40 min diários (hoje, além da corrida, fiz mais uns 5km de caminhada acelerada). massss, esse sentimento de cansaço não é ruim, bem pelo contrário. é satisfatório.
agora preciso começar a controlar a alimentação, porque senão de nada serve tanto exercício... no momento to com 76kg, quero chegar nuns 68kg (tenho 1.78m de altura).

ah, e preciso pegar um tênis pra correr, porque tá osso. mas meu orçamento não passa de R$150,00, nem um centavo a mais. e quero algo macio também. alguma dica? vi uns olympikus por até menos que esse valor, será que valem a pena? dicas, plox :ksnif

@daczero, me dá um help :kcry
Fala cara! Isso aí, continue assim! Mas descanse, começar correndo sempre a mesma distância e em dias seguidos não é bom. Lembre das planilhas (Sempre falo delas aqui): varie distâncias e intensidades de treino a cada dia. NUNCA faça a mesma coisa dois dias seguidos, o corpo se acomoda.

Quanto a tênis, pra começar é isso mesmo, qualquer um pra pisada neutra tá bom. Com o tempo você vai percebendo melhor sua pisada e suas necessidades. Entre em sites como Kanui e Netshoes e busque pelos mais baratos. Os Olympikus são bons, pode confiar. Se quiser postar o modelo específico aqui e me perguntar, pode ser também. Se eu demorar pra responder mande mensagem privada, mal tenho acessado o fórum.

Espero ter ajudado :kgozo
 

daczero

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não :kbeca

to usando o meu fulerinha por enquanto...
Vai na fé. Mas se começar a sentir incômodo, considere adquirir um novo.

Outra coisa importante quando tiver seu pisante novo é revezar, pra não gastar muito o amortecimento. Recomenda-se não usar o mesmo dois dias seguidos.
 

The Trooper

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Esse ano comecei a correr pra emagrecer.

Quer dizer, no começo foi só caminhada mesmo, pois não queria explodir meu coração e cair morto no meio da rua, hehe. Mas depois de um tempo já estava correndo. Primeiro 2km, depois 3km, aí estabilizei por um período em 5km, em que me foquei em diminuir o tempo (passei de 40min pra 28min).

De um mês pra cá comecei a tentar aumentar a distância e estou quase chegando em 10km. Mas sem muito compromisso com tempo nem nada, é mais para manter a forma mesmo, hehe.

Aliás, hoje é dia de correr, já que semana passada dei uma relaxada e só fui na segunda-feira, hehe.
 

daczero

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Alguma dica de tênis agora pra eu observar no black fraude pra pisada pronada?
Opa! http://www.wtennis.com.br/tenis-asics-gel-super-j33-ag-13-1007003?ai=134&oi=952

Esse ano comecei a correr pra emagrecer.

Quer dizer, no começo foi só caminhada mesmo, pois não queria explodir meu coração e cair morto no meio da rua, hehe. Mas depois de um tempo já estava correndo. Primeiro 2km, depois 3km, aí estabilizei por um período em 5km, em que me foquei em diminuir o tempo (passei de 40min pra 28min).

De um mês pra cá comecei a tentar aumentar a distância e estou quase chegando em 10km. Mas sem muito compromisso com tempo nem nada, é mais para manter a forma mesmo, hehe.

Aliás, hoje é dia de correr, já que semana passada dei uma relaxada e só fui na segunda-feira, hehe.
Parabéns, cara! Muito boa sua evolução! Se quiser melhorar ainda mais, siga alguma planilha. Ajuda demais e torna o esporte ainda mais gostoso :) Quando corria a mesma quantidade todos os dias, não gostava de corrida como hoje...
 

Barão do Café

Bam-bam-bam
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E ae macacada, ninguém mais correndo nessa porra desde 2015?
Voltei faz algumas semanas e to animadão.
Eu quero voltar a correr! Mas não tenho o tempo que gostaria.

Há cerca de 3 anos atrás eu corria 20 km por semana, que saudades daquele tempo.

Quero voltar ao menos 1 vez por semana, uns 3 km pra aquecer!

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DouglaSPFC

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Eu quero voltar a correr! Mas não tenho o tempo que gostaria.

Há cerca de 3 anos atrás eu corria 20 km por semana, que saudades daquele tempo.

Quero voltar ao menos 1 vez por semana, uns 3 km pra aquecer!

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Puerra, se fazia meia maratona toda semana, em alguns dias de treinos você estará apto a subir o K2 plantando bananeira.

Eu fazia 10km (cheguei a fazer 13km) em 2014, mas ai a filhota nasceu, fiquei sedentário e engordei igual a leitão próximo ao natal.
 

Barão do Café

Bam-bam-bam
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Puerra, se fazia meia maratona toda semana, em alguns dias de treinos você estará apto a subir o K2 plantando bananeira.

Eu fazia 10km (cheguei a fazer 13km) em 2014, mas ai a filhota nasceu, fiquei sedentário e engordei igual a leitão próximo ao natal.
Eu corri algumas corridas de 10 e 12 km entre 2014 e 2016. O problema também foi nascimento do meu filho! Me dedico muito a ele e não tá sobrando mais tempo!

Os 20 km que corria eram fracionados em 3 sessões sendo duas de 6 km na segunda e na quarta e uma de 8 km na sexta ou aos sábados! Fazia esse programa em 3 semana do mês, não era toda semana não!

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Alexei Vostrikov

Campeão do Bolão
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E ae macacada, ninguém mais correndo nessa porra desde 2015?
Voltei faz algumas semanas e to animadão.

Fala cara, beleza ?

Eu continuei correndo, tava fazendo 10 km aí comecei a ficar muito magro, parei, ganhei um peso e voltei pra 5 km, agora to nesse ritmo firme e forte. Só parei de usar o strava, ficou ruim e não consegui resolver o problema, mesmo apagando e instalando de novo tava todo bugado, aí passei a usar o da nike.
 

DouglaSPFC

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Fala cara, beleza ?

Eu continuei correndo, tava fazendo 10 km aí comecei a ficar muito magro, parei, ganhei um peso e voltei pra 5 km, agora to nesse ritmo firme e forte. Só parei de usar o strava, ficou ruim e não consegui resolver o problema, mesmo apagando e instalando de novo tava todo bugado, aí passei a usar o da nike.
Cara, que boa notícia, fico feliz em saber que se manteve na corrida, o pessoal que corria comigo todos pararam, mas estou com um novo grupo.
Fiquei apenas espantado do quanto que subiu o preço das inscrições das corridas de rua, estava afim de correr essa do Batman, mas o preço está abusivo. http://www.yescom.com.br/batman/2019/



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Ging freecs

Supra-sumo
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Cara, que boa notícia, fico feliz em saber que se manteve na corrida, o pessoal que corria comigo todos pararam, mas estou com um novo grupo.
Fiquei apenas espantado do quanto que subiu o preço das inscrições das corridas de rua, estava afim de correr essa do Batman, mas o preço está abusivo. http://www.yescom.com.br/batman/2019/



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Eu comecei na corrida já tem um ano, estou correndo 5km 10km e 15km gosto bastante do esporte.

Agora vi que você comentou que o pessoal que corria com você parou, comigo foi assim também eu chamava a pessoa na casa mas o pessoal ia só pra bater foto e colocar no insta ou face aí não chamei mais.

Sobre competição eu participei dos jogos regionais desse ano passei muita raiva. Estava eu um outro corredor e mais três pessoas tipo uma equipe mesmo. A prova era de 800m fiquei entre os últimos daí esse outro cara que foi correr foi lá bateu foto da lista de colocação colocou no status do whatss pra tirar onda da minha cara.
 
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