O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[CozinheirOS] Quem tem e usa air fryer?

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.295
Reações
17.794
Pontos
1.174
Olá amantes da fritura

Minha mulher e eu somos humanos e, por isso, gostamos de pastéis e batata frita e essas coisas que nos matam lentamente. Mas justamente por serem gordurosas e por deixarem a cozinha cheirando por um bom tempo, praticamente não fazemos nada disso.

Achamos que nossos problemas podem acabar com uma air fryer. A questão é que tem 17 milhões de modelos disponíveis e eu já ouvi gente falando que essas air fryers não são grande coisa. Que demoram muito para deixar algo pronto, que o gosto não fica grande coisa e etc.

Minha dúvida é se essas reclamações são devido a possuírem modelos ruins, ou se as air fryers em geral não são realmente tão boas quanto aparentam.

Então pergunto aqui pra você que tem uma em casa: como é? Funciona bem mesmo... demora muito pra fritar umas batatas... é chato de ficar limpando...?

Grato!
 

Alexandre O Pato

Supra-sumo
Mensagens
579
Reações
1.239
Pontos
158
Eu utilizo air fryer aqui em casa.

Dependendo da potencia e da marca, algumas coisas vão demorar mais para serem fritas.

Geralmente ela deixa os alimentos ressecados, tipo carne, batata e etc.

Eu já acostumei em comer as coisas mais ressecadas, mas no começo é dificil, porque o sabor da batata frita no oleo é melhor, mas ai você lembra que na air fryer não fica ruim e você não fica com o peso na consciencia de ter comido algo maléfico para a saude.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
1 - Então pergunto aqui pra você que tem uma em casa: como é?
R. é boa, desde que vc entenda que ela NÃO FRITA NADA, ela é um FORNO DE CONVECÇÃO em miniatura, ela ASSA as coisas

tendo isso em mente, sim, é excelente

2 - Funciona bem mesmo... demora muito pra fritar umas batatas...
R. funciona bem, mas, como qualquer forno, ele demora mais que uma fritura (sem contar que o forno pode chegar a 240° e alguns a 300°, e as air fryers costumam chegar só até 200°)

400g de batata congelada, na mondial AF-03, eu faço com 16 minutos e mais uns 2 minutos pra derreter o queijo que jogo depois dela pronta

aqueles steaks de frango eu faço com 20 minutos, mas acho que com 18 já fica bom

tem sites especializados em receitas de air fryer, dá pra fazer pão, bolo... queijo coalho fica excelente nela tb

3 - é chato de ficar limpando...?

o cesto não muito, mas com o tempo vai acumulando gordura acima da resistência, te falar que nunca limpei e nem sei como kkkkk
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Eu tenho e uso sempre, não fica igual ao frito no óleo mesmo, fica mais para assado como o DuckTHE falou, para dar impressão de frito, vc pode pincelar óleo ou azeite no alimento (coxinha, pastel, etc), agora os pré-fritos ficam mais molhados, mas reforço que nunca ficarão igual frito no óleo. Fazer panceta (qse um torresmo) nela é incrível, se você fizer a receita do zero, e for possível, adicione um pouco de óleo ou azeite para poder ficar mais crocante/frito, mas lembre que será mais na camada superior, porque ele cozinha o interior do alimento de forma mais lenta.

Sobre marca, tem inúmeras hoje em dia, a pioneira é a Philips Wallita, mas procure uma marca que você conheça e pode comprar, eu tenho uma Mallory que tá bem feia e gasta, já estou com ela há 7 ou 8 anos e não me decepciona, ela é equivalente ao modelo jumbo da Wallita.

Se eu for comprar outra hoje em dia, me preocuparia com o formato interno, acessórios possíveis de usar (assadeiras e formas por ex.), tempo de programação e a temperatura máxima, a minha vai até 200ºC e 30 min.

Fora isso procure uma marca que confie e pode comprar, pode ser que demore um pouco a mais para preparar do que as tops, mas é coisa de 5-15 minutos, nada demais.
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.295
Reações
17.794
Pontos
1.174
o sabor da batata frita no oleo é melhor, mas ai você lembra que na air fryer não fica ruim e você não fica com o peso na consciencia de ter comido algo maléfico para a saude.

400g de batata congelada, na mondial AF-03, eu faço com 16 minutos e mais uns 2 minutos pra derreter o queijo que jogo depois dela pronta

Valeu pelo feedback. Mas uma questão sobre o que vocês dois disseram sobre as batatas: tem que ser essas batatas congeladas? Porque elas são pré-fritas e vc só tem que colocar no forno. Não dá pra fazer "batata frita" com a batata crua mesmo? Uma das minhas intenções era justamente não ficar comprando essas congeladas.

E o @Senhor Catástrofe disse que assa, e não frita... então fazer uns pastéis e bife à milanesa, nem pensar? :kduvida
 


Alexandre O Pato

Supra-sumo
Mensagens
579
Reações
1.239
Pontos
158
Valeu pelo feedback. Mas uma questão sobre o que vocês dois disseram sobre as batatas: tem que ser essas batatas congeladas? Porque elas são pré-fritas e vc só tem que colocar no forno. Não dá pra fazer "batata frita" com a batata crua mesmo? Uma das minhas intenções era justamente não ficar comprando essas congeladas.

E o @Senhor Catástrofe disse que assa, e não frita... então fazer uns pastéis e bife à milanesa, nem pensar? :kduvida

da pra fazer com batatas cruas, mas não fica legal não. Com as congeladas é de boa. Pastel da pra fazer, ele vai ficar com a casquinha crocante por fora. uma coisa ruim das air fryer é que se você não virar o alimento, alguns locais vão ficar praticamente crus. toda vida que eu asso algo nela, eu fico virando o alimento para que o calor pegue em todos os locais possíveis. o bife até da pra fazer, mas o perigo de escorrer a casquinha da fritura é grande.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Valeu pelo feedback. Mas uma questão sobre o que vocês dois disseram sobre as batatas: tem que ser essas batatas congeladas? Porque elas são pré-fritas e vc só tem que colocar no forno. Não dá pra fazer "batata frita" com a batata crua mesmo? Uma das minhas intenções era justamente não ficar comprando essas congeladas.

E o @Senhor Catástrofe disse que assa, e não frita... então fazer uns pastéis e bife à milanesa, nem pensar? :kduvida
Faça uma batata rústica nela e se surpreenda, mas ela fica cozida por dentro, tenha em mente em algo assado, até deixa uma crocância em alguns alimentos (steak, nuggets), mas nunca igual ao óleo.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
E o @Senhor Catástrofe disse que assa, e não frita... então fazer uns pastéis e bife à milanesa, nem pensar? :kduvida

nunca tentei, mas não deve ficar muito bom não

peito de frango fica bom, linguiça fica bom, qualquer coisa que vc normalmente assaria

a batata crua até da pra fazer, mas vai ficar seca, exceto vc faça sem o cesto e com o fundo com azeite/óleo, igual faria no forno

como falei, vale mto a pena dar uma olhada nos sites com as receitas

 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.703
Reações
10.756
Pontos
453
Tenho uma Xing ling da Philco e uma da Phillips Walita que já foi para manutenção por ter ventoinhas e não aguentar a gordura.

Resumindo uso mais a Xing ling que é mais fácil de lavar. Só por um pouco de água e detergente e deixar de molho antes de lavar.

Asso uma picanha em menos de 15 minutos, 7 para cada lado e sai saindo sangue.

Batata, pão de queijo fica bom, outras como Kibe fica horrível.
 

fbmoraes

Bam-bam-bam
Mensagens
456
Reações
1.008
Pontos
318
Tenho da Philips e cara, melhor coisa não há.

Eu juro que acho que a batata frita fica boa (principalmente se comprar da marca Bem Brasil) ou aquelas redondinhas "noisettes" ou as Smiles. Ficam todas boas. Eu normalmente pré-aqueço 10 min e depois coloco. Fica delicioso sem contar a satisfação de você saber que não está comendo algo "tão ruim" ou seja, vai fazer menos mal pro corpo.
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.295
Reações
17.794
Pontos
1.174
Agradeço a contribuição!


da pra fazer com batatas cruas, mas não fica legal não. Com as congeladas é de boa. Pastel da pra fazer, ele vai ficar com a casquinha crocante por fora. uma coisa ruim das air fryer é que se você não virar o alimento, alguns locais vão ficar praticamente crus. toda vida que eu asso algo nela, eu fico virando o alimento para que o calor pegue em todos os locais possíveis. o bife até da pra fazer, mas o perigo de escorrer a casquinha da fritura é grande.

Qual o modelo de air fryer que tu tens?

Ela não frita - ela assa!

E consome energia pra c***lho.

Tendo estas duas coisas em mente - acredito que os modelos da Wallita ou Philips são os melhores.

Consome muito, é? Chega a fazer um estrago na conta de luz? :kaperto

Tenho uma Xing ling da Philco e uma da Phillips Walita que já foi para manutenção por ter ventoinhas e não aguentar a gordura.

Resumindo uso mais a Xing ling que é mais fácil de lavar. Só por um pouco de água e detergente e deixar de molho antes de lavar.

Asso uma picanha em menos de 15 minutos, 7 para cada lado e sai saindo sangue.

Batata, pão de queijo fica bom, outras como Kibe fica horrível.

Olhei uns modelos da Philco... qual tu usa? Assar uma picanha em 15 minutos é bem legal! É um pedaço médio (tipo rende uns 2 bifes?)
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
Uso praticamente todos os dias. Eu tive duas da Philips-Wallita e mesmo sendo mais caras compensa e já se pagaram.

Não chega a impactar significativamente na conta de luz e dá para fazer quase tudo por lá. Até coisas como bolo, batata rostie e tal são possíveis (no caso da minha que veio com uma forma). Carnes, batatas, batatas doces e tudo o que puder assar e não seja seco funciona.

Só não recomendo imaginar que substituirá frituras, pois óleo é óleo. E se a pessoa quer algo mais saudável, não faz nem sentido se entupir de coxinha feita na air fryer, por exemplo.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.730
Reações
79.730
Pontos
1.839
Só faço batata frita no air fryer, e ainda precisa de uma técnica. Não é só encher de bata e largar lá.

Uso bastante o air fryer para esquentar mistura da semana. Gosto de fazer churrasco no FDS, e então sempre asso mais carne do que vou comer. Deixo esse "resto" mal passado e separo em diferentes porções e congelo. Durante a semana, coloco no air fryer...20 minutos tenho churrasco fresco e sem sujeira.
 

CoyoteBoicote

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.679
Reações
13.966
Pontos
754
Pelo menos a que tem aqui em casa (pois é da sogra e ela quase não usa) só elogios. Marca mondial, alguns alimentos é bom passar um com pincel ou pequenos filetes de óleo se nao fica seco e sem sabor, como por exemplo batatas. Fazemos de tudo nela, frango empanado, peixe, batata, pão de queijo, anéis de cebola, linguiça e tudo mais. Melhor coisa, não faz sujeira, é rápido, em média 30 a 40 minutos. Tá cheio de receita na internet.
E a conta de energia não muda muito, vale a pena...
 

Aruguren

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.675
Reações
17.930
Pontos
1.159
Batata congelada pra mim fica igual a frita ou muito parecida, partir da batata do zero não fica igual, mas ficou outra coisa muito boa, pra mim serve.

Quando eu tentei fazer bife ficou muito bom, sobrecoxa fica massa também.

o cesto não muito, mas com o tempo vai acumulando gordura acima da resistência, te falar que nunca limpei e nem sei como kkkkk
Isso aconteceu com a minha. Engordurou tanto a resistência e não sei se respingou alguma coisa que se eu ligar faz um fumação e fedor de queimado. Nunca mais usei desde então. Ia abrir, desmontar e limpar, mas fiquei com preguiça e medo de não conseguir remontar. Tá parada desde então hue.
 

Nolifeking

Bam-bam-bam
Mensagens
4.662
Reações
7.357
Pontos
453
Valeu pelo feedback. Mas uma questão sobre o que vocês dois disseram sobre as batatas: tem que ser essas batatas congeladas? Porque elas são pré-fritas e vc só tem que colocar no forno. Não dá pra fazer "batata frita" com a batata crua mesmo? Uma das minhas intenções era justamente não ficar comprando essas congeladas.

E o @Senhor Catástrofe disse que assa, e não frita... então fazer uns pastéis e bife à milanesa, nem pensar? :kduvida
Bife a milanesa ela faz. Já fiz aqui na minha é ficou muito bom. Para alimentos empanados com farinha de rosca ou panko, deve untar o alimento com azeite para ficar crocante.

Já pastel, as tentativas que fiz não deram certo.
 

Venn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.526
Reações
2.686
Pontos
353
Temos em casa, já usamos bem mais do que hoje em dia (desde que compramos o forno elétrico).

Assim, é uma boa, mas, como muitos já falaram, ela não "frita". As coisas nunca terão a crocância de algo frito, nem o sabor que, convenhamos, o óleo deixa nas coisas. Mas dá pra acostumar.

No frango e na carne, dá pra perceber que a parte da gordura fica mais "emborrachada". Basicamente, a textura das coisas fica diferentes das fritas.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.691
Reações
34.836
Pontos
903
Minha mãe tem uma Phillips Walita das primeiras e cumpre bem o seu papel, só demora pra carai
 

Antestor

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
9.583
Reações
20.723
Pontos
964
Cara compra essa m**** sem medo de ser feliz.

Quando vocês estiverem aí com ela só vão se fazer uma pergunta:
Como diabos eu não comprei essa porra antes?

Faz tudo aí, desde picanha mal passada com sal grosso, pasteis, salgadinhos, pizzas com massa semi pronta, batata frita, frango e muito mais.

Te recomendo ir usando azeite para gerar um mínimo de gordura, isso dará mais sabor e textura aos alimentos.

Não vai impactar muito tua conta de luz não, pode ir sem medo, eu uso aqui praticamente todo dia!
 

Guirdo

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.715
Reações
3.715
Pontos
1.284
Desde quando comprei a minha nunca mais fritei nada, isso faz anos... porque apesar de ela não fritar, os alimentos ficam bem gostosos e substituem com tranquilidade os mesmos alimentos fritos.

Ex: Batata eu corto como a rústica, jogo alecrim e faço uma batata rústica deliciosa que é tão gostoso quanto batata-frita, é uma batata-frita? Não... mas é tão bom quanto e bem saudável, aí batata-frita dá de comprar aquelas congeladas e elas ficam bem parecidas com fritas mesmo...

189161

Uma coisa que eu gosto muito de fazer é frango a passarinho, geralmente compro o frango congelado mesmo, deixo temperando e depois passo na air fryer,. aproximadamente 20 minutos faz uma bandejada (meio kg), boto 15 ~ 20 min no 180 e depois mais 5 min no 200 para dar aquela crocância por fora kkkk

Não foi muito cara e apesar de parecer que gasta bastante energia, como tu não usa 2h por dia todo dia, nem afeta a conta de luz. Tem muitos sites com muitas receitas que tiram o melhor das air fryer, recomendo procurar alguns.

A minha é essa daqui:

189160
 

Agito

Bam-bam-bam
Mensagens
6.943
Reações
26.061
Pontos
353
Desde quando comprei a minha nunca mais fritei nada, isso faz anos... porque apesar de ela não fritar, os alimentos ficam bem gostosos e substituem com tranquilidade os mesmos alimentos fritos.

Ex: Batata eu corto como a rústica, jogo alecrim e faço uma batata rústica deliciosa que é tão gostoso quanto batata-frita, é uma batata-frita? Não... mas é tão bom quanto e bem saudável, aí batata-frita dá de comprar aquelas congeladas e elas ficam bem parecidas com fritas mesmo...

Visualizar anexo 189161

Uma coisa que eu gosto muito de fazer é frango a passarinho, geralmente compro o frango congelado mesmo, deixo temperando e depois passo na air fryer,. aproximadamente 20 minutos faz uma bandejada (meio kg), boto 15 ~ 20 min no 180 e depois mais 5 min no 200 para dar aquela crocância por fora kkkk

Não foi muito cara e apesar de parecer que gasta bastante energia, como tu não usa 2h por dia todo dia, nem afeta a conta de luz. Tem muitos sites com muitas receitas que tiram o melhor das air fryer, recomendo procurar alguns.

A minha é essa daqui:

Visualizar anexo 189160
A minha é desse modelo, não tenho do que reclamar.

Como eu moro sozinho, utilizo ela quase pra tudo. Fazer frango assado, fritar línguiça, fazer calabresa pra preparar um arroz temperado ou uma pizza. Não tem erro, super recomendada.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
Eu juro que acho que a batata frita fica boa (principalmente se comprar da marca Bem Brasil)

só compro dessa Bem Brasil pq parece que são as melhores mesmo

a da perdigão tb é boa, mas é mais cara

outras eu não recomendo mto, duas que nunca mais compro é a da marca dia e da sadia

não faz nem sentido se entupir de coxinha feita na air fryer, por exemplo

tem uma receita de coxinha que, pelo que lembro, só vai mandioca cozida e frango, se não me engano tem a receita no canal do renato cariani, pra quem quiser algo mais saudável
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
só compro dessa Bem Brasil pq parece que são as melhores mesmo

a da perdigão tb é boa, mas é mais cara

outras eu não recomendo mto, duas que nunca mais compro é a da marca dia e da sadia



tem uma receita de coxinha que, pelo que lembro, só vai mandioca cozida e frango, se não me engano tem a receita no canal do renato cariani, pra quem quiser algo mais saudável
Tem sim. Mas é aquilo, não espere como se fosse feito no óleo.

O que dá muito certo é carne bovina, camarão com casca (estranhamente fica excelente como frito), drumete, coxa com sobrecoxa, carnes de porco, nugget, batata (cortada como rústica), etc.

Quanto mais gordura natural tiver, tipo um drumete, mais excelente ficará.
 

Katsura_chan

Bam-bam-bam
Mensagens
2.108
Reações
4.379
Pontos
303
Minha mãe comprou essa marca e sempre usa. Mais nem tudo fica bom nela não. Nugget não fica bom. Carne eu prefiro frita mesmo. Minha mãe faz batata frita linguiça não tenho nada reclamar. A desvantagem é que é um trambolho. Bem grande tem que ter espaço pra guardar.
 

Rallado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
551
Reações
400
Pontos
534
Aqui utilizo pra fazer carne praticamente todos os dias, sabendo fazer preserva o "suco" da carne e fica muito bom, fraldinha fica um espetáculo. Torresmo fica top demais e bem sequinho já que o óleo vai escorrendo todo pro fundo do recipiente. Se atente a marca, pois já estou na terceira da mondial e sempre foram muito boas, já meu sogro possui uma da marca "ello" e além de demorar bem mais pra fazer as coisas, carne não fica tão bom nela pois como aumenta muito o tempo, a carne fica "borrachuda". Ah, o segredo pra fazer a carne é sempre pré aquecer muito ela, assim como uma churrasqueira se vc colocar carne com ela ainda fria, vai ficar seca e borrachuda.

Enviado de meu ASUS_X00TDB usando o Tapatalk
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.295
Reações
17.794
Pontos
1.174
Valeu o feedback aí pessoal

Agora vou ver aqui qual compensa mais pegar, já que tem uma trolha de marca e modelo.

Engraçado que eu nunca gostei das coisas da Mondial, é o que mais estão me recomendando aqui
 

Aruguren

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.675
Reações
17.930
Pontos
1.159
Valeu o feedback aí pessoal

Agora vou ver aqui qual compensa mais pegar, já que tem uma trolha de marca e modelo.

Engraçado que eu nunca gostei das coisas da Mondial, é o que mais estão me recomendando aqui

Não esquece de analisar o tamanho. A minha é de 3,2L e faz comida pra duas pessoas, apesar de dizer "Family" no modelo. Deve ser família de gente magra que come uma colher de arroz e já tá cheio hu3.
 

klonoa 42

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
470
Reações
776
Pontos
779
Tirando os modelos mais caros, tipo a Walita, acho que a Mondial seria o que vale mais a pena, porque dizem que o antiaderente dela é mais resistente.
De resto, é um aparelho que consome muita energia sim, mas não vai fazer muita diferença na conta se usar apenas algumas vezes (você acha uns cálculos disso na internet. Mas só para ter uma noção, uma air fryer de 1500W usada todos os dias por 1 hora, pode dar por volta de 65 reais no mês, pelo o que eu lembro - E tem que lembrar que por outro lado, está gastando menos gás/óleo).

Outra coisa que é bom lembrar, é que de fato fazer fritura nela diminui bastante o nível de gordura, mas isso não é a única coisa que faz com que fritura seja ruim para saúde. Teoricamente air fryer é mais saudável, mas até onde eu pesquisei, ainda se tem dúvidas se isso é 100% verdade (acho que mais pelo fato de ser um aparelho relativamente novo, então pesquisas ainda estão em andamento).

De resto, gosto bastante dela. É uma baita economia de tempo.

EDIT: Quanto o tamanho, recomendo pegar uma maior se puder (pelo menos 5L). Geralmente não cabe muita coisa no cesto, e ficar amontoando comida demora mais e não fica igual
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.648
Reações
30.487
Pontos
1.253
Nuggets vocês fazem como?
Comprei pra testar a minha que não uso a tempos, to pensando em meter 10min, vira, mais 15min, será pouco?

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 
Topo Fundo