O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Crônicas da Segunda Guerra Mundial: Tópico 5 - O gigantesco porta-aviões de gelo.

Larva Maligna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.712
Reações
18.431
Pontos
703
Esse é o quinto tópico de uma série que eu pretendia escrever para a Outer Space, narrando situações interessantes ocorridas durante a segunda guerra mundial. Tinha a intenção de ir criando mais tópicos, mas atualmente o esforço não compensa muito, não me decidi ainda se continuo ou se paro com esses tópicos. Enfim, eu espero que esteja a contento da turma, peço apoio ao pessoal.

Breve quadro: as pesadas perdas da marinha britânica.

Não é nenhum segredo que no decorrer da segunda guerra mundial, as marinhas de todos os países envolvidos no conflito sofreram pesadas perdas. E isso não seria diferente com a marinha inglesa. Porém, um fato chama muito a atenção por esse user que vos escreve. A marinha inglesa perdeu ao todo 8 porta-aviões no decorrer da guerra, e desses 8 porta-aviões, 5 deles foram afundados por U-boats. São eles o HMS Ark Royal, HMS Audacity, HMS Avenger, HMS Courageous e HMS Eagle.

HMS_Ark_Royal_sinking.jpg

Aqui, o porta-aviões HMS Ark Royal, cujas aeronaves atacaram o famoso Bismarck, afundando em 13 de novembro de 1941, após ser torpedeado pelo U-81.

Mas vejam bem, estou mencionando apenas os porta-aviões, que dirá de todas as outras demais embarcações?

Por exemplo, temos os couraçados, cruzadores, destróiers, e outros, os quais a Inglaterra perdeu vários para o oceano, vindo a repousar no fundo do mar, graças aos malditos krautzs e seus U-boats. Um caso bem famoso seria o couraçado HMS Royal Oak, que foi afundado dentro de um porto fortemente protegido em Scapa Flow, quando um sorrateiro U-boat, o U-47, adentrou a base silenciosamente, e mandou alguns torpedos contra a embarcação ali ancorada, fazendo-o afundar em pouco tempo. Temos também o famoso caso do couraçado HMS Barham, outra vítima dos famigerados submarinos alemães. Inclusive ficou bem famosa a filmagem dele adernando enquanto os paióis de munição explodiram, fazendo o estrago que você confere no gif abaixo.

2RFl.gif

Sim, os pontinhos pretos no casco do navio são os tripulantes abandonando a embarcação enquanto esta afundava rapidamente no meio do oceano Atlântico.

Diante dessas perdas, era evidente a necessidade de lidar com os submarinos alemães que estavam causando pesadas perdas para a marinha das forças aliadas, e para tal, diversas medidas foram tomadas, bem como muitos foram os projetos para tentar acabar de vez com a ameaça que espreitava abaixo da superfície do mar. E um desses projetos foi a construção de um porta-aviões gigante de gelo, nascia aí o projeto Habakkuk.


lisahally.jpg

Uma temível wolfpack, isto é, uma frota de U-boat.
O projeto Habakkuk
Esse projeto de origem inglesa visava a construção um super porta-aviões que seria constituído majoritariamente de gelo. O objetivo era combater os U-Boats que estavam inflingindo pesadas perdas aos aliados, afundando diversas embarcações, e aterrorizaram o Atlântico durante a Segunda Guerra Mundial. É importante ressaltar que para todos os efeitos, a marinha alemã, a Kriegsmarine, possuía uma temível frota de submarinos. Se analisarmos somente os navios, se verifica que sua força não era muito expressiva ao ser comparada com a marinha americana, inglesa ou japonesa (no início da segunda guerra mundial). Isto porque as grandes embarcações de superfície não puderam surtir muita eficácia contra navios inimigos. O grande terror dos aliados era a frota de submarinos, estes sim, eram o grande triunfo dos alemães para atuarem na guerra em alto-mar.

project-habakkuk.png

Uma arte conceitual mostrando como seria o super porta-aviões caso o projeto fosse concretizado. Apesar do exagero que há nessa ilustração, a ideia era mais ou menos essa.

As embarcações convencionais, de superfície, fizeram alguns estragos, mas analisando friamente, não contribuíram de maneira significativa para o esforço de guerra. Basta verificarmos a caçada contra o Bismarck, ou a vida reclusa que seu irmão Tirpitz levou no norte da Noruega, ou a destruição do Scharnhorst, ou até mesmo ao analisarmos os cruzadores pesados: parte deles foram afundados e parte deles sobreviveram ao conflito porque não eram utilizados com frequência pela marinha alemã. Até mesmo o único porta-aviões alemão, o Graf Zeppelin, não foi lançado ao mar.

Apesar disso, os alemães deram bastante trabalho com os seus navios, mas é importante compreender que os verdadeiros vilões eram os U-boats, estes sim tiravam o sono de muitas pessoas. E é daí que nasceu o projeto Habakkuk, projeto este de autoria de Geoffrey Pyke, o inventor do material que leva seu nome, Pykrete, e que seria o componente principal do super porta-aviões.

Geoffrey+Pyke.jpg

O idealizador do projeto Habakkuk, o inventor Geoffrey Pyke.

O Pykrete é uma combinação de gelo e serragem (14% de serragem para 86% de gelo) e apresenta baixa taxa de fusão, é mais resistente e mais duro que o gelo, que é quebradiço. O porta-aviões teria 1200 metros de comprimento e 180 de largura com uma couraça de 12 metros de largura e seria movido por diversos motores elétricos. Em caso de um bombardeio ao navio, ele poderia ser reparado adicionando água e celulose à cratera da explosão e congelando a mistura.

O super porta-aviões nunca foi produzido. Apenas um modelo em escala foi criado em um lago no Canadá e utilizado para testes com explosivos. Seu modelo, todavia, apresentou vários problemas. O material sofria uma deformação sobre grande estresse mecânico, o que tornava obrigatório o uso de um reforço de aço que encareceria o já caro projeto. A quantidade de aço usada para os reforços somada à planta de refrigeração usada pelo navio era maior que a necessária para construir um porta-aviões convencional totalmente feito de aço. Além disso, a Marinha Real Britânica exigia o uso de um leme no navio, e montar e controlar um leme de 30 metros de altura era uma tarefa árdua.

O destino.
No decorrer da guerra, com a adoção de novas tecnologias, uma combinação de forças navais e aéreas, somados à logística e a crescente bancarrota que circulava a Alemanha, os U-boats acabam perdendo espaço e território, sendo cada vez mais alvos fáceis para os aliados.

project-habakuk-600x376.jpg

Uma ilustração do projeto Habakkuk mostrando como seria a estrutura do gigante de gelo.

Por conta disso, o ano de 1943 é considerado o ano da virada para os historiadores. Seja pelo front oriental, com os alemães fracassando na operação Citadela, a batalha de Kursk e Prokhorovka, seja pelo front do mediterrâneo, com a derrota definitiva das forças do eixo no norte da África, seja pelo front do pacífico, com a reconquista de diversos locais estratégicos como o término da batalha de Guadalcanal e o início da campanha das Ilhas Marshal e Gilbert, o atlântico também foi o palco de reviravoltas.

É daí que vem o temível Maio Negro (Black May) de 1943, quando a marinha alemã sofreu pesadas perdas em sua frota de U-boat (U-Bootwaffe), com a destruição de 43 submarinos pelas forças aliadas, correspondendo à 25% da frota de submarinos alemães operacionais naquele período.

Ainda, com a liberação do governo de Portugal para pousos e decolagens aliadas nos Açores e com a adoção de maiores tanques de combustível por aviões britânicos, a tarefa de patrulhar o Atlântico ficou mais fácil, tornando o gigante de gelo ainda mais dispensável. A maior quantidade de porta-aviões de escolta, menores e mais baratos que grandes porta-aviões também facilitou as patrulhas no Atlântico, pondo um fim à Era de Ouro dos U-Boats alemães e encerrando a necessidade aliada de ter um porta aviões como o Habakkuk. O modelo em escala, mantido no lago no Canadá, demorou 3 verões quentes sem seu sistema de resfriamento para derreter por completo.

project-habakkuk-66.jpg


Fontes usadas para produzir o texto:
http://www.conservadorismodobrasil.com.br
Minha cabeça.

Para quem quiser ver e conferir os outros tópicos, segue links abaixo:

Crônicas da Segunda Guerra Mundial: Tópico 1 - O anjo de Hamburgo.
https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/crônicas-da-segunda-guerra-mundial-tópico-1-o-anjo-de-hamburgo.525546/

Crônicas da Segunda Guerra Mundial: Tópico 2 - Eu matei Saint-Exupéry.
https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/crônicas-da-segunda-guerra-mundial-tópico-2-eu-matei-saint-exupéry.525556/#post-16124932

Crônicas da Segunda Guerra Mundial: Tópico 3 - Vento divino.
https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/crônicas-da-segunda-guerra-mundial-tópico-3-vento-divino.527034/

Crônicas da Segunda Guerra Mundial: Tópico 4 - A rosa de Stalingrado.
https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/crônicas-da-segunda-guerra-mundial-tópico-4-a-rosa-de-stalingrado.530840/#post-16229712
 
Ultima Edição:

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.173
Reações
32.380
Pontos
503
Tópicos de crônicas da SGM só teriam paralelo contra tópicos da PGM que nesse ano fez 100 anos de seu término.

Notável como a Kriegsmarine (desde a PGM em 1914/5) tinha um poder de fogo expresso em sua frota de submarinos, no que foi seguida pela Marinha Soviética (e depois Russa até hoje) e diferente da US Navy e da Royal Marine (que até hoje priorizam Porta-aviões e destróiers).

Os Messerschmidt são célebres nesse tipo de embarcação (submarinos).
 

Grombrindal

Supra-sumo
Mensagens
503
Reações
1.020
Pontos
183
Sempre gostei de ler sobre a marinha em geral, sinto que ela é uma das forças menos reconhecidas pelo público. No mais bom tópico.
Mas porque o gelo? Não ficou claro pra mim. :facepalm
Esse tipo de "gelo" teoricamente seria melhor material contra os tipos de ataques que os U-boats estavam fazendo ou assim que entendi o texto.
Apesar disso, os alemães deram bastante trabalho com os seus navios, mas é importante compreender que os verdadeiros vilões eram os U-boats, estes sim tiravam o sono de muitas pessoas. E é daí que nasceu o projeto Habakkuk, projeto este de autoria de Geoffrey Pyke, o inventor do material que leva seu nome, Pykrete, e que seria o componente principal do super porta-aviões.
O Pykrete é uma combinação de gelo e serragem (14% de serragem para 86% de gelo) e apresenta baixa taxa de fusão, é mais resistente e mais duro que o gelo, que é quebradiço. O porta-aviões teria 1200 metros de comprimento e 180 de largura com uma couraça de 12 metros de largura e seria movido por diversos motores elétricos. Em caso de um bombardeio ao navio, ele poderia ser reparado adicionando água e celulose à cratera da explosão e congelando a mistura.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Sempre que vejo tópicos da 2WW fico puto pq os alemães perderam pra esses maçons fdp.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.173
Reações
32.380
Pontos
503
^
Contar com a Itália e inventar uma operação dentro do território da URSS (seu maior rival), em pleno inverno.

Só pode dar serto.
 


O Adivinhador

Bam-bam-bam
Mensagens
57
Reações
107
Pontos
203
Submarinos até hoje são aposta certeira em quem quer uma marinha barata e eficiente.

E sobre os comentários acima ainda bem que o Eixo perdeu..., a verdadeira Alemanha já tinha ido embora em 1918 mesmo.
 

Zefiris

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.036
Reações
47.040
Pontos
1.414
Sobre a itália, é notório que era um aliado inútil. Invadiram a Grécia mas não deram conta, e Hitler teve que desviar algumas das tropas que iriam para Rússia para ajudar os italianos. Até Hitler admitiu que sua aliança com a Itália prestou mais serviços aos seus inimigos do que para ele.

Acho que o único sucesso da Itália na guerra - e ainda assim irrelevante a nível estratégico para Hitler - foi ter tomado a Somália Britânica.

Não que os alemães sejam isentos de erros. Um acúmulo de erros estratégicos e táticos os levaram a derrota. Sendo que depois da batalha de Kursk, só lhes restou atrasar a derrota inevitável.
 

O Adivinhador

Bam-bam-bam
Mensagens
57
Reações
107
Pontos
203

Simplesmente aquela aberração de nação foi um resultado catastrófico do Tratado de Versalhes que permitiu radicais de todas as partes se desenvolverem(O NSDAP tinha até uma ala de extrema-esquerda até certo ponto, procure por Strasserismo) e resultou naquilo.

O segundo Império Alemão era a nação mais avançada tecnologicamente no mundo em 1914, com tradição militar prussiana e que valorizava a cultura de disciplina e ordem teutônica. Von Bismarck por exemplo foi pioneiro em criar o estado burocrático moderno sendo o império alemão a primeira nação a conceder aposentadoria(70 anos) e pensões para quem se ferisse em trabalhos de alta periculosidade.

Posso falar mais, mas aqui o espaço é curto hehe.
 
Topo Fundo