O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Cresce desinteresse do brasileiro por futebol, aponta Datafolha

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.760
Reações
134.001
Pontos
2.139
Cresce desinteresse do brasileiro por futebol, aponta Datafolha
4.mai.2018 às 12h41
3-4 minutos
O número de brasileiros que dizem não ter interesse nenhum por futebol cresceu consideravelmente nos últimos oito anos.

Em pesquisa Datafolha realizada de 29 a 30 de janeiro de 2018, 41% dos entrevistados disseram não ter interesse por futebol. O índice é dez pontos percentuais maior que o de pesquisa realizada em abril de 2010, a última que abordou esse tema.

O aumento daqueles que disseram não mostrar nenhum interesse pelo esporte foi acompanhado por quedas nas porcentagens de pessoas que dizem ter grande interesse (de 32% para 26%) e pequeno interesse (de 16% para 9%) pela modalidade.

O número de pessoas que dizem ter médio interesse por futebol apenas variou dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos (de 22% para 23%).

O interesse é menor entre as mulheres: 56% das entrevistadas disseram não ter interesse em futebol. Entre os homens, o índice foi de 24%.

A pesquisa também mostrou que o futebol, pelo menos atualmente, não é o esporte das massas. As pessoas com menor poder aquisitivo, mais numerosas no país, são as que mostraram ter menos interesse no esporte.

Os mais pobres, representados na pesquisa nas faixas dos que têm renda familiar de até dois salários mínimos ou de dois a cinco salários mínimos, são os que apresentam maior porcentagem de desinteressados por futebol (45% e 37%, respectivamente).

Nem a Copa do Mundo da Rússia parece animar os brasileiros. Assim como na pesquisa sobre o futebol em geral, o número de interessados no Mundial caiu.

Comparando com pesquisa realizada em dezembro de 2009 --a última que mais se aproxima do período em que foi realizado o levantamento atual-- a porcentagem de entrevistados que declararam não ter interesse no Mundial subiu de 18% para 42%.

FORA DO ESTÁDIO
O desinteresse dos brasileiros por futebol também se reflete no número de pessoas que dizem ir aos estádios e que praticam a modalidade.

Apenas um quinto (20%) dos entrevistados na pesquisa Datafolha disse ir regulamente aos estádios brasileiros para ver partidas de futebol. Índice idêntico ao de pessoas que dizem jogar regularmente.

Novamente, os homens, principalmente os mais ricos, são os que mostram mais interesse, indo mais aos estádios e praticando mais o esporte.

Apenas 4% das mulheres entrevistadas disseram jogar futebol regularmente. Entre os homens o número foi de 38%.

Já em relação à frequência nas arenas brasileiras, o público feminino tem representação mais significativa. Doze por cento das mulheres entrevistadas disseram ir a estádios de futebol regularmente. Entre os homens, 29% disseram que costumam ir a estádios.

O Datafolha entrevistou 2.826 pessoas em 174 municípios para a pesquisa.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.343
Pontos
2.599
Eu estou incluso nisso aí. Não consigo ficar mais 5 minutos assistindo a algum jogo e não busco mais informação alguma sobre o esporte.
 

tommy =P

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
621
Reações
714
Pontos
534
Mano, vc gostar de futebol ok.
Agora é foda ligar a tv meio dia e ver aqueles velhos falando do time do campinho de barro da sua cidade discutindo que o atacante Zezinho lá que ninguem conhece teve uma contusão, que o tenico isso ou aquilo.


porra. MEIO DIA. TIME FURREBA, conteúdo zero, chato e massante.

Tem mais é que acabar essa m**** mesmo hahaha

Enviado de meu LG-D805 usando o Tapatalk
 

Vei pescador

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.533
Reações
18.517
Pontos
1.464
Futebol brasileiro e datafolha são duas titica :klol:klol
Só vejo o primeiro semestre e olhe lá, a partir de agosto só tenho acompanhado NFL.
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.262
Pontos
877
Eu reduzi em 99% meu consumo de futebol como entretenimento.

É um esporte com regras extremamente arcaicas e facilmente corrompido, sem falar que não há controle nenhum para evitar o domínio econômico de um time sobre todos os outros.

Vejo uma ou outra partida aleatória quando não tenho nada pra fazer, mas larguei mão de acompanhar a fundo.

Enviado de meu Moto Z2 Play usando Tapatalk
 


WhiteHorseBR01

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
25.781
Reações
5.683
Pontos
1.449
Isso que dá ficarem roubando pra Corinthians e Flamengo. O resto deixa de assistir

Enviado de meu Pixel usando o Tapatalk
 

kaluecondo

Bam-bam-bam
Mensagens
7.284
Reações
17.394
Pontos
414
Datafolha, vixi...Mas não duvido que seja verdade. Você vai ver um jogo e é aquele futebol medíocre, varzeano na maioria das vezes, jogadores piores que crianças birrentas, é bizarro o comportamento desses caras com a arbitragem. Times escancaradamente com esquemas entre arbitragem e TV. Fora a violência nos grandes centros, sair com a camisa do time sozinho é sair com um alvo no peito.
 

Charles Burns

Veterano
Mensagens
746
Reações
486
Pontos
129
Acho que hoje há mais opções de lazer do que há 20 ou 30 anos atrás. A própria competição com outros esportes ficou mais acirrada e outro fator é que o Brasileiro em suma maioria gosta de jogar e não de assistir. Conhece os principais jogadores do mundo mas não chega a um nível de profundidade de um cara que vê futebol com frequência e vai ao estádio. A elitização dos estádios tbm acaba provocando isso. Na verdade na verdade o Brasil nunca foi o país do futebol, pois nas próprias pesquisas ao longo do tempo a porcentagem de pessoas que cagam para futebol é maior do que aqueles que torcem para algum time. Na Argentina e na Inglaterra isso é totalmente ao contrário.
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
eu sinceramente, a partir dos meus 14 anos, fui perdendo o interesse em primeiro torcer pra time de futebol, depois no futebol em si e seleção e etc

tipo .. se eu falar que eu não vejo mais, é mentira ... vejo .. mas tipo ... vejo umas 4 ou 5 partidas da champions por ano , e um ou outro jogo muito de vez em quando com o meu pai .. quando este ainda quer ver jogos do SPFC

ah, copa do mundo é algo que eu gosto .. mas tb, é só pq é de 4 em 4 anos .. se mudar isso e ficar frequente, vou largar

mas ligar mesmo .. parei com uns 14 anos

como ja disseram, hoje (faz já um tempo aliás) as pessoas foram ganhando outras opções,de entretenimento, além do "surgimento" de outros esportes

eu tenho poucos colegas .. mas dos que tenho .. só uns 3 tem time e tal ... e gostar um pouco mais mesmo, só um deles .. mas ainda sim, tá longe de qualquer fanatismo (e ele é corintiano, olha só ..)

na verdade, o desinteresse por futebol me deixa é feliz ... legal ir para outras direções

parei pra pensar aqui ... tirando uma revista que comprei uma vez e algum jornalzinho do lance que possa ter comprado entre a sexta e oitava série, eu nunca comprei nada de time de futebol ..

gasto com putaria, com comida, com videogame , gastava com cd de banda, com ingresso pra show .. mas com futebol .. nem f...
 

Ares1521

Bam-bam-bam
Mensagens
6.893
Reações
15.791
Pontos
404
Isso que dá ficarem roubando pra Corinthians e Flamengo. O resto deixa de assistir

Enviado de meu Pixel usando o Tapatalk
Sou corintiano e assino embaixo, não tem graça zoar um palmeirense se dá pra ver o replay que a porcaria foi roubada, tem anos que só vejo futebol americano e dota... sem contar que o time deles fez um estádio com dinheiro próprio e tá tendo lucro e o meu usou o Lula para fazer um estádio com dinheiro roubado, isso desmotiva de torcer pro meu time absurdo, é bem massa a zueira amigável entre torcedores (boa parte da minha família é palmeirense, é massa ser o do contra em dia de jogo, mas não tenho motivo para zuar eles mais).

Quero que se foda, quebre a bagaça, o governo não faça nada, as marcas sejam vendidas para empresas que organizem alguma liga como a NFL totalmente privada e com regras criadas por eles para melhorar a competitividade no esporte e assim ganhar público, é a única forma dessa m**** ir pra frente. Se demorarem mais algumas décadas para fazer isso, ai morre de vez que as gerações que estão crescendo agora não dão um foda para essa putaria com todos os jogos comprados.
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Espero não ser tezerado, mas eu gostaria de ver uma sobreposição dessa pesquisa com a da variação de pessoas que passaram a se interessar por sessões do STF.

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
 

j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
Eu nunca curti futebol.

O pessoal consegue conversar sobre futebol em qualquer lugar, a qualquer momento e quando fazem isso eu fico perdidaço.
 

Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
o que despencou o interesse foi no UFC.
até 2015 os barzinhos ficavam lotados nas madrugadas de sábado, hoje os modinhas desaparecem.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.113
Reações
172.518
Pontos
1.714
Datafolha não é o melhor dos parâmetros mas de fato a percepção geral é que é isso mesmo.

O futebol no Brasil já não entrete como antes e os envolvidos num geral (CBF, Federações e Clubes) só trabalham para piorar a situação.

Além da parte esportiva, tem um outro componente que é a gourmetização da arquibancada. As camadas mais populares aos poucos perdem a ligação com o time que torce. Ainda dá pra recuperar mas há algumas soluções ainda a serem descobertas aí.

Lá no barzinho aberto neste ano pelo nobre @-kun, ainda sobrevive o futebol raíz, o futebol gente como a gente. :kkong
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
o que despencou o interesse foi no UFC.
até 2015 os barzinhos ficavam lotados nas madrugadas de sábado, hoje os modinhas desaparecem.
F1 também.
Brasileiro, de modo geral, só gosta de ver vitórias. Quando não há brasileiros vencendo, pula fora.
 

Andysl

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
391
Reações
699
Pontos
528
Curtia futebol no meu tempo de infância, mas hoje em dia vejo só clássicos da Champions e Copa do Mundo (e olhe lá). O Brasil tem calendário de futebol o ano todo, isso enjoa, sempre a mesma coisa.
Hoje só NFL me faz parar para assistir, e o calendário é SET~FEV, então rola um hiato entre as temporadas, mantendo assim, o interesse em continuar vendo
 

igraum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.795
Reações
22.772
Pontos
1.464
Substitua 'futebol' por 'funk e sertanejo'. Foi assim que eu li. Ou seja: não.

HUEs precisam de futebol.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.014
Reações
105.781
Pontos
1.824
Isso que dá ficarem roubando pra Corinthians e Flamengo. O resto deixa de assistir

Enviado de meu Pixel usando o Tapatalk

Sempre tem alguém da Série B para atacar o Flamengo.
Só existem duas torcidas no mundo a do Flamengo e a dos Antis.
Aposto que seu time votou contra o VAR, pra depois ficarem reclamando o que os juízes beneficiam o Flamengo.
 

Okira

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.647
Reações
65.224
Pontos
1.494
Datafolha não é o melhor dos parâmetros mas de fato a percepção geral é que é isso mesmo.

O futebol no Brasil já não entrete como antes e os envolvidos num geral (CBF, Federações e Clubes) só trabalham para piorar a situação.

Além da parte esportiva, tem um outro componente que é a gourmetização da arquibancada. As camadas mais populares aos poucos perdem a ligação com o time que torce. Ainda dá pra recuperar mas há algumas soluções ainda a serem descobertas aí.

Lá no barzinho aberto neste ano pelo nobre @-kun, ainda sobrevive o futebol raíz, o futebol gente como a gente. :kkong

Acrescentaria nos envolvidos a mídia, ela também é culpada com cotas de TV desiguais, modifica grade de jogos conforme interesses pessoais e participa do esquema dos times protegidos.
 

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.858
Reações
27.471
Pontos
859
Eu reduzi em 99% meu consumo de futebol como entretenimento.

É um esporte com regras extremamente arcaicas e facilmente corrompido, sem falar que não há controle nenhum para evitar o domínio econômico de um time sobre todos os outros.

Vejo uma ou outra partida aleatória quando não tenho nada pra fazer, mas larguei mão de acompanhar a fundo.

Enviado de meu Moto Z2 Play usando Tapatalk
Isso que me afastou completamente do futebol também. Honestamente, não vejo ânimo para acompanhar campeonatos cada vez mais fracos.

Ainda mais no Brasil onde os times regionais estão morrendo, sufocados por políticas agressivas das grandes mídias e incapacidade de gestão. Já passou da hora de venderem esses times para donos.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.158
Reações
32.473
Pontos
1.629
Normal, acontecendo outro 7x1 (tomara né) os números caem mais ainda, brasileiro médio não gosta muito de esporte e sim de ganhar seja qual competição for.

Só assisto UCL, Copa do Mundo e Eurocopa.
Eventualmente jogo do Grêmio na Libertadores ou algum outro mais decisivo da equipe, resquícios daquela torcida de infância mas nem prestava muita atenção, nesses 2 últimos anos que tá dando pra acompanhar um pouco mais pois tecnicamente a atual equipe é boa e não agride mais a bola.
 

youmemephis1

Bam-bam-bam
Mensagens
603
Reações
750
Pontos
293
Datafolha não é o melhor dos parâmetros mas de fato a percepção geral é que é isso mesmo.

O futebol no Brasil já não entrete como antes e os envolvidos num geral (CBF, Federações e Clubes) só trabalham para piorar a situação.

Além da parte esportiva, tem um outro componente que é a gourmetização da arquibancada. As camadas mais populares aos poucos perdem a ligação com o time que torce. Ainda dá pra recuperar mas há algumas soluções ainda a serem descobertas aí.

Lá no barzinho aberto neste ano pelo nobre @-kun, ainda sobrevive o futebol raíz, o futebol gente como a gente. :kkong
Infelizmente essa questao da arquibancada é um caminho muito difícil de ter volta para o que já foi. O Maracana, por exemplo, pra você colocar 20 mil pessoas dentro, os custos obrigatórios fazem com que o time já tenha que iniciar o valor do ingresso na faixa de 30 reais para EMPATAR, ou seja, pra nao perder dinheiro jogando. Se quiser abrir o show pra mais gente, 40 mil, mais custos, já que mais aneis do estádio sao liberados e custa mais alto o processo geral. Como que um clube cobra um ingresso popular nesse cenário?

A solucao poderia ser a existência de arquibancadas sem bancos e etc., mas isso vai contra a política de ingressos da Libertadores e mesmo internacionais, ou seja, você joga no seu estádio no BRzao ou na Copa do Brasil, mas na Liberta, Sula e etc. teria que jogar fora dele por estar fora dos padroes FIFA. Times ingleses pediram pra Premier League a FA permitirem que se crie áreas mais baratas, sem lugares, e elas vetaram de cara, sob a suposta égide da necessidade de conforto e espetáculo para o espectador. É um fenômeno global e que nao tende a se retrair, creio eu.
 

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.858
Reações
27.471
Pontos
859
Normal, acontecendo outro 7x1 (tomara né) os números caem mais ainda, brasileiro médio não gosta muito de esporte e sim de ganhar seja qual competição for.

Só assisto UCL, Copa do Mundo e Eurocopa.
Eventualmente jogo do Grêmio na Libertadores ou algum outro mais decisivo da equipe, resquícios daquela torcida de infância mas nem prestava muita atenção, nesses 2 últimos anos que tá dando pra acompanhar um pouco mais pois tecnicamente a atual equipe é boa e não agride mais a bola.
Torce para algum time europeu?
 

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.858
Reações
27.471
Pontos
859
“Torço” pro Real desde que o Redondo foi pra lá em 94. Mas se perde não dou muita bola, acho que torcer MESMO só pra Espanha em copa do mundo e Eurocopa.
Torce pro Real Madrid e pra Espanha?

Honestamente, nem me comunicarei mais com você a partir de hoje. Como respeitar alguém tão modinha?
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.113
Reações
172.518
Pontos
1.714
Acrescentaria nos envolvidos a mídia, ela também é culpada com cotas de TV desiguais, modifica grade de jogos conforme interesses pessoais e participa do esquema dos times protegidos.

É verdade, tem ela também! Mas a coloco num patamar inferior aos outros 3 porque justamente a mídia faz o que faz por escolha dos clubes.

Se oss clubes se unissem e montassem uma liga, daria pra colocar essa questão da mídia nos eixos mas é esperar demais dos clubes daqui do BR né.

Infelizmente essa questao da arquibancada é um caminho muito difícil de ter volta para o que já foi. O Maracana, por exemplo, pra você colocar 20 mil pessoas dentro, os custos obrigatórios fazem com que o time já tenha que iniciar o valor do ingresso na faixa de 30 reais para EMPATAR, ou seja, pra nao perder dinheiro jogando. Se quiser abrir o show pra mais gente, 40 mil, mais custos, já que mais aneis do estádio sao liberados e custa mais alto o processo geral. Como que um clube cobra um ingresso popular nesse cenário?

A solucao poderia ser a existência de arquibancadas sem bancos e etc., mas isso vai contra a política de ingressos da Libertadores e mesmo internacionais, ou seja, você joga no seu estádio no BRzao ou na Copa do Brasil, mas na Liberta, Sula e etc. teria que jogar fora dele por estar fora dos padroes FIFA. Times ingleses pediram pra Premier League a FA permitirem que se crie áreas mais baratas, sem lugares, e elas vetaram de cara, sob a suposta égide da necessidade de conforto e espetáculo para o espectador. É um fenômeno global e que nao tende a se retrair, creio eu.

É o tipo de solução a ser encontrada...

Subsídio via patrocínio, talvez. Para quem tem estádio, cede algo para um patrocinador em troca de subsídio de 20% dos lugares (tô pensando aqui num estádio pra 40mil, o que daria 8mil lugares).

Talvez montar um setor com cadeiras que possam ser removidas e recolocadas. Aí dá pra usar como setor popular em jogos nacionais e estaduais e aí recoloca as cadeiras em jogos internacionais (se bem que o componente HUE de selvageria atrapalha aí né)

Enfim, lá na Europa, com o poder aquisitivo médio do cidadão de lá, é mais fácil absorver esse tipo de alta. No Brasil é diferente e até pelo fator cultural do futebol ser um esporte das massas né.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.238
Reações
33.527
Pontos
1.399
Brzão sendo disputado Pontos Corridos. Uma frase que define muita coisa.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.238
Reações
33.527
Pontos
1.399
Acrescentaria nos envolvidos a mídia, ela também é culpada com cotas de TV desiguais, modifica grade de jogos conforme interesses pessoais e participa do esquema dos times protegidos.

Demanda e oferta, a base de qualquer mercado. O problema está em muitas situações, mas não nessa.
 

Mr.Disco

Bam-bam-bam
Mensagens
9.261
Reações
17.073
Pontos
419
Nunca tive interesse. Hoje tenho nojo.

Carnaval, Zé Carioca, Futebol... tudo tem que ir pra vala.
 

Okira

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.647
Reações
65.224
Pontos
1.494
Demanda e oferta, a base de qualquer mercado. O problema está em muitas situações, mas não nessa.

Então que morram abraçado nessa demanda, se isso fosse verdade, a futebol não teria caído o desinteresse, diminuídos os patrocínios e a audiência e público dos jogos. Essa demanda que eles criaram nunca existiu, falo isso a anos, é uma demanda artificial criado pela própria mídia de que X times dão mais retorno, agora ela não sabe mais como resgatar o público que a mesma perdeu. Brasileiro gostava de assistir jogo de futebol, não X time. Se o time estava jogando bem e bonito, todos queriam assistir, tem vários exemplos que a mídia escondeu bons times na TV aberta por que eles queriam apenas promover seu produto. Pode não ser um dos principais fatores, mas teve sua ajuda no empurrão dos números.
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Times ingleses pediram pra Premier League a FA permitirem que se crie áreas mais baratas, sem lugares, e elas vetaram de cara, sob a suposta égide da necessidade de conforto e espetáculo para o espectador. É um fenômeno global e que nao tende a se retrair, creio eu.
No caso da Inglaterra a elitização foi proposital. Acharam que seria uma forma de afastar os baderneiros (hooligans) e diminuir a violência. Por um lado até funcionou.
No caso do BR isso não faz sentido. O tal "padrão FIFA" só vale pra jogos da Copa. Não se aplica aos campeonatos nacionais. E nos da Am. do Sul, menos ainda. A Conmebol libera uns estádios aí nos países vizinhos que não são melhores que o Raulino de Oliveira.

Os clubes BR optaram pela elitização por comodidade e burrice.
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Desinteresse por futebol, ou desinteresse por futebol Brasileiro/Sul Americano? Pois a audiência da Champions League é disparada a maior.
Percebi também que nunca no Brasil tem nego (eu incluso) que se importa tanto com um time Europeu (Ex: Real, Barça, Liverpool, etc).

Mas concordo, que quando ligo a TV tá falando de campeonato lixo regional os caras enchendo linguiça pra alar apenas de Futebol Brasileiro sendo que tem tanto esporte bom, muitos nem conhecidos pelo público Brasileiro são.

E digo mais por mim acabaria com esses lixos de campeonatos regionais que não servem pra nada, e faria uma liga do Brasil apenas. Quer ser jogador vai pra categoria de base.

E tomara que isso aconteça mesmo, um dia esse pão e circo acaba.
 

youmemephis1

Bam-bam-bam
Mensagens
603
Reações
750
Pontos
293
No caso da Inglaterra a elitização foi proposital. Acharam que seria uma forma de afastar os baderneiros (hooligans) e diminuir a violência. Por um lado até funcionou.
No caso do BR isso não faz sentido. O tal "padrão FIFA" só vale pra jogos da Copa. Não se aplica aos campeonatos nacionais. E nos da Am. do Sul, menos ainda. A Conmebol libera uns estádios aí nos países vizinhos que não são melhores que o Raulino de Oliveira.

Os clubes BR optaram pela elitização por comodidade e burrice.
Parcialmente, isso de fato afastou os hooligans, mas o grande responsável mesmo foi a criminalização dos responsáveis por ato violentos e o cumprimento dessa lei. No Brasil o cara sabe que sai impune, tanto pro time, quanto pra ele. Na Inglaterra, fez m**** vai preso e o time ainda se fode. A questão do ingresso pode ter afastado um pouco, mas pelo poder aquisitivo médio deve ter uma grande massa de ex-hooligans que ainda vai ao estádio, apenas foi "domado". Esse desejo por lugares mais populares têm sido reavivado pelo clubes e torcedores, mesmo com a FA dizendo nao.

Quanto aos clubes brs, várias das arenas, nao sao dos clubes, e vários clubes, nao possuem estádio, ou seja sobra a eles jogar nesses lugares e ficam a mercê do controle de valores que o Estado, dono, quer praticar. É por isso que Maracanã é caro, Mineirão é caro. Eu concordo tanto com você, quanto com o @ptsousa que seria plenamente solucionável a questão do ingresso, mas só se pelo menos os estádios fossem geridos pelo clube, ou mesmo fossem do clube, agora um estádio onde você só tem a planilha de custos pra pagar (manutenção, custo de loja, custo dos aneis, custo da federação, custo pro estado), fica difícil. Nao que eu ache que nada deve ser feito, apenas acho que nesse caso existe a necessidade de uma maior boa vontade do Estado e das Federações em serem menos famintas e cobrarem valores mais interessantes, para que o clube possa manobrar isso.
Em tempo: No Maracanã, é menos prejudicial jogar pra 10 mil pessoas a 80 reais do que pra 70 mil a 10 reais. E nao é só pela conta básica de multiplicar (800 mil e 700 mil de renda bruta, respectivamente), mas sim pq vai ser bem mais barato jogar pra 10 mil do que pra 70. Agora é melhor pro espetáculo? Ai concordo que nao.

Outro ponto que eu aí já acho culpa dos clubes é que o Brasil em si também está numa onda de "gourmetização" de vários serviços. Barbearia, lanchonete, "podrão", todos viraram gourmet, com Barber Shop, Hamburgueria, Food Truck, etc. Nesse caso acho que sim, os clubes acharam uma forma de cobrar mais caro, oferecendo opções dentro do estádio mais caras e um estádio em si mais "confortável", ou seja, aumentaram os valores sobre o olhar, de algo que supostamente deixou ser um jogo pra ser uma "experiência".
 

soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.101
Reações
28.032
Pontos
1.044
Bobo somos nós q ainda torcemos por um esporte q passou a ser manipulado em tudo, altas granas rolando, corrupção etc..
eu já to saindo de fininho só assisto jogos do Flamengo, nem seleção brasileira anima mais.
 
Topo Fundo