O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Cristóvão Colombo seria origem da propagação da sífilis

Yasawas

Habitué da casa
Mensagens
546
Reações
11
Pontos
64
PARIS (AFP) - Cristóvão Colombo seria a origem da propagação da sífilis, porque teria trazido para o Novo Mundo uma bactéria comensal que sofreu uma mutação em bactéria portadora dessa doença na Europa, segundo uma análise divulgada pela revista eletrônica americana PLoS.

Uma equipe conduzida por Kristin Harper, da Universidade de Atlanta, estudou 26 cepas de treponemas (bactérias) geograficamente dispersas, utilizando pela primeira vez a genética molecular para encontrar a origem da sífilis, chamada também de avariose ou Mal Napolitano.

Ela constatou que as cepas de treponemas mais próximas das cepas da sífilis (T. pallidum, subespécie pallidum), surgida pela primeira vez na Europa em 1495, foram encontradas na América do Sul e eram chamadas de yaws (T. pallidum, subespécie pertenue).

A yaws, uma doença mais comum nas áreas mais remotas da África, da Ásia e da América do Sul, existia também nas regiões tropicais do Velho Mundo, mas com uma forma geneticamente distinta.

Mais de meio milhão de pessoas sofrem hoje desta treponematose não-venérea, cuja maioria das vítimas são crianças, e que afeta as regiões tropicais e subtropicais quentes e úmidas. Esta infecção é transmitida pela pele ou pela boca.

Para explicar a mutação de um treponema para outro, os pesquisadores consideram que a subespécie que origina a yaws, habituada ao clima úmido, teve que se adaptar aos climas temperados europeus se transmutando na subespécie que origina a sífilis.

"Na família genética do treponema pallidum, a conversão genética é um mecanismo de evolução importante", ressaltam os autores do estudo.

Em sua obra satírica "Cândido", Voltaire afirmou que Colombo havia "contraído, em uma ilha da América, esta doença que envenena a fonte da procriação, que freqüentemente impede a própria procriação". De fato, Colombo e sua tripulação teriam contraído a yaws.

O biólogo George Armelagos, co-autor da pesquisa, ressalta que a sífilis "é um dos primeiros exemplos notáveis da globalização, que constitui um fator importante do desenvolvimento das doenças".


http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/080115/saude/sa__de_s__filis
 

[Noob Saibot]

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.524
Reações
599
Pontos
1.174
Os portugueses, italianos, alemães trouxeram bastante doenças pra cá
Os indios não tinham doença alguma e quando pegaram uma doença fraquinha deles já morriam
 
Topo Fundo