O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Cry of Fear [um review de verdade memo]

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.011
Reações
23.078
Pontos
1.114
Hoje tio pavomba vai fazer um reviusson de um mod que zerou mil anos atrás :ksafado. Cry of Fear é o nome da bagaça.

maxresdefault.jpg


Introdução

Anunciado em 2008, numa época que os jogos podiam ter mods e as desenvolvedoras apoiavam (hoje querem te cobrar por isso), Cry of Fear poderia ser apenas mais uma conversão total para Half Life, se não fosse por um detalhe, seus gráficos. Imagine um jogo com qualidade gráfica nível Source engine na Goldsource, imaginou? Pois é isso que o Mod é, de longe o mais impressionante do Half Life, e que até hoje arranca olhares de tamanha qualidade para uma engine tão antiga e que era baseada no Quake.

Depois de anos de espera, o mod saiu em fevereiro de 2012, havia duas versões, uma para quem doou e a comum, a versão para doadores saiu um dia antes e o link chegou a se espalhar pelo Moddb minutos depois, no dia seguinte, que saiu oficialmente para usuários comuns, havia um massivo congestionamento no site até onde me lembro, tanto que acredito ter baixado um dia depois já que estava impossível.

Enfim, a espera valeu a pena, e temos um dos melhores, se não, o melhor mod já feito de HL, não só no visual, mas como também em conteúdo, que hoje te empurrariam como DLC pago.

A história de CoF é sobre um adolescente chamado Simon, que vive em alguma cidade sueca, acaba sendo atropelado por um carro, e acorda numa esquina, sem saber o que aconteceu exatamente.

Ao perambular pelas ruas, ele começa a notar algo de estranho na cidade, e então acaba se dando de cara com monstruosidades e então começa a tentar fugir da cidade para se salvar, iniciando nossa aventura.

Gameplay

Diferente de outros mods classícos como Heart of Evil, Sven Coop, Black Ops e Paranoia que utilizam boa parte ou toda da mecânica original do Half Life, no Cry of Fear ela foi refeita do zero, as armas agora possuem iron sights, coronhadas e um reload realista, ou seja, se você recarregar após dar um tiro, perde o pente todo. A parte de melee agora conta com um balanço de câmera de acordo com o movimento e a demora para o ataque varia de arma para arma, deixando ele mais realista e desesperador.

Uma das adições inéditas para a engine é o inventário, ou seja, diferente do estilo mula de carga do HL, você só pode levar um numero limitado de objetos na bolsa, sendo as vezes necessário acabar jogando fora o que não seja necessário no momento, estilo Resident Evil 0.

Lidar com inimigos não é uma tarefa simples, eles te causam um dano considerável, e podem te encurralar facilmente, em especial, nas situações que o jogador precise usar o melee para economizar munição, já que não se encontra a cada cinco metros. Outro fato importante é que há monstros que podem te matar com apenas um ataque, no caso de Sawyer, um maníaco de serra elétrica que é encontrado em algumas ocasiões e os gigantes do parque, isso sem contar os jumpscares no decorrer da aventura, que serão bem comuns.

O sistema de vida tem um diferencial, pode se curar, usando as seringas que são bem escassas no jogo, portanto sempre leve em consideração qualquer ataque que levar.

Uma adição curiosa aos jogadores acostumados com Half Life, os savegames são feitos em um gravador de fitas k7, parecido com o de Silent Hill e Resident Evil, com direto a 3/4 blocos (não me lembro direito), portanto novamente, sempre tenha cuidado com cada ataque que levar, pois você pode acabar chegando numa situação difícil para zerar.

Gráficos

O creme de la creme do jogo, Cry of Fear impressiona por ter qualidade de mods Source Engine feita na antecessor, modelos bem detalhados, texturas em boa resolução e com direito a normal mapping, sem contar que o jogo oferece uma raridade nos mods devido as limitações da engine: Cutscenes, que serão bem comuns no decorrer do jogo.

As armas tem tamanha qualidade que parecem modelos que serviriam perfeitamente na geração atual, pistolas como a Glock tem seus trilhos e botões detalhados, armas brancas como a faca retrátil tem sua textura de relevo plástico bem feita, além do emblema e botão como modelo.

Os locais são outro primor, apartamentos com mínimos detalhes como mesas, cadeiras, televisões e outros objetos em detalhe e parte deles em mal estado para refletir o ambiente sombrio do jogo, o grande metrô, além de claro, as ruas com mínimos detalhes de portas, janelas, lixos, grades e por ai vai, fazendo cada lugar ser uma assombração de se encarar, e o melhor, baseadas em lugares reais da Suécia para combinar com a localização. Alguns deles são extremamente perturbadores de ficar perambulando, como um dos apartamentos em mal estado aonde há fotos de crianças num quarto cheio de sangue e sacos de lixo, e com documentos que indica que era a moradia de um assassino de crianças e provável pedófilo.

Os monstros fazem jus, são horríveis de olhar, alguns são perturbadores como as crianças que aparecem no lixo do apartamento e Sawyer que corre como se tivesse algum lag, mas extremamente rápido, é um mod que você definitivamente vai querer se livrar deles o mais rápido possível para não ter que ficar olhando.

Som

Outro aspecto interessante do jogo, a qualidade sonora é excelente, a música ambiente varia de acordo com o lugar e em certos momentos, aonde pode ficar extremamente assustadora a um aspecto mais misterioso, as armas possuem sons bem mais realistas, e o mais interessante, como disse acima, o jogo tem cutscenes, e nelas, há dialogo com direito a dublagem, inclusive mesmo in game há certos momentos aonde Simon diz alguma coisa, é um dos poucos mods que recordo que o protagonista fala.

Conteudo

Um mod bem completo, com duração de cerca de 8 horas para a primeira zerada, sem contar que você desbloqueia novos conteúdos como cheat codes, side stories e também há o Multiplayer, que é um modo cooperativo com até 4 pessoas se não me engano, e também tem uma história, nele, você é um dos policiais suecos que devem sobreviver ao inferno que virou a cidade.

Ele também tem conteúdo feito pela comunidade, no qual os desenvolvedores chamam de DLC (mas grazadeus é gratis), que adicionam novas histórias e mapas.

Estabilidade

O mod em si rodou bem na minha maquina, que na epoca foi um i5 2600k e uma Radeon HD6950, no entanto era comum ele crashar ou quando você entrava numa área que dava loading, acabava renderizando um vazio branco, sendo necessário fechar o jogo e abrir de novo, isso é um saco para um jogo que tem um sistema de save estilo survival horror antigo, ao invés do save state do Half Life.

Desde abril de 2013 o mod foi um dos primeiros, se não, o primeiro da GoldSource a virar um jogo standalone, não sendo mais necessário ter o Half Life para poder desfrutar, no entanto nunca testei essa versão.

Conclusão

Na minha opinião, um dos melhores, se não, o melhor mod de Half Life que já joguei na minha vida e também de jogos no geral, assustador, pertubador e completo, Cry of Fear vai te garantir dias de diversão com uma alta qualidade que hoje mal é vista no genero survival horror.

Nota 10/10

+Excelentes gráficos
+Ambientação assustadora e pertubadora
+Boa história
+Conteúdo extra

-É comum crashar ou renderizar nada, sendo necessário fechar e abrir o jogo novamente.
 
Topo Fundo