O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Cunha pede no STF que Sérgio Moro deixe de conduzir processo da Lava-Jato

lakers00

Butcher of Blaviken
VIP
GOLD
Mensagens
9.974
Reações
9.779
Pontos
1.649
Cunha pede no STF que Sérgio Moro deixe de conduzir processo da Lava-Jato
Presidente da Câmara argumenta que juiz usurpou prerrogativa do Supremo

BRASÍLIA - O presidente da Câmara, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), entrou nesta segunda-feira com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para afastar o juiz Sérgio Moro da condução de um dos processos da Operação Lava-Jato. Cunha foi citado nesse processo pelo consultor Júlio Camargo, que o acusou de pressioná-lo a pagar US$ 10 milhões em propinas referentes à contratação de navios-sonda pela Petrobras. O presidente da Câmara alega que Moro usurpou uma prerrogativa do STF, que é o tribunal responsável por julgar parlamentares. Assim, ele pede que o caso seja encaminhado ao Supremo e que sejam anulados todos os atos do processo que tenham alguma ligação com ele.

Caso o pedido da defesa do presidente da Câmara prospere, o trecho do depoimento em que Júlio Camargo o cita não terá mais validade. O relator no STF é o ministro Teori Zavascki, que já conduz os inquéritos da Lava-Jato, entre eles um que tem Cunha como investigado. Como o Supremo está de recesso, o presidente do tribunal, ministro Ricardo Lewandowski, poderá decidir liminarmente sobre o caso.

Os advogados apontam uma mudança de comportamento de Moro. Segundo eles, em situações anteriores, o juiz orientava os depoentes a não citar o nome de políticos com foro privilegiado, uma vez que isso era prerrogativa do STF. Recomendava que, em vez disso, falassem genericamente em "agentes políticos". No caso do depoimento de Júlio Camargo, tomado na última quinta-feira, ele não tomou o mesmo cuidado.

A defesa de Cunha diz ainda que Moro induziu Júlio Camargo a incriminá-lo. Anteriormente, ele havia negado ter conhecimento da participação do presidente da Câmara no caso investigado. Indagado por que tinha apresentado uma versão diferente inicialmente, Camargo respondeu que havia sido alertado pelo Ministério Público Federal (MPF) de que casos envolvendo políticos não seriam julgados na Justiça Federal do Paraná. Segundo a defesa de Cunha, Moro não ficou satisfeito com a resposta e o induziu a dizer que estava sendo ameaçado. Somente nesse momento Camargo afirmou ter receio do presidente da Câmara, por ser uma pessoa politicamente influente e que usa o recurso da ameaça, muitas vezes por meio de terceiros.

"Desse quadro se conclui que o juízo reclamado (Moro) pretende, por via transversa, afastar a competência da Suprema da Corte, realizando, ele mesmo, atos de investigação em face de pessoas com prerrogativa de foro", afirma a defesa de Cunha.

"Em suma, mostra-se fartamente demonstrado que o juízo reclamado, ao realizar atos manifestamente investigatórios em face de agente público com prerrogativa de foro, usurpou de forma flagrante a competência desta Suprema Corte. Isso porque é prerrogativa do próprio Supremo Tribunal Federal, em havendo suspeita de envolvimento de pessoas detentoras de foro perante o Tribunal, analisar a sua competência. Vale dizer, cabe ao Supremo julgar o suposto grau de envolvimento de pessoa sob a sua jurisdição originária nos fatos delituosos em investigação perante outras instâncias do Poder Judiciário", diz o texto em outro trecho.

O recurso é assinado pelos advogados de Cunha, entre eles o ex-procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza. Apesar disso, o texto não poupa críticas ao MPF ou ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Segundo a defesa, repetindo argumentos já citados por Cunha, Janot pressionou Camargo a mentir e incriminá-lo. Diz ainda que integrantes do MPF que atuam na Justiça Federal — e que não têm prerrogativa de investigar Cunha — fizeram o mesmo que Moro, indagando Camargo sobre fatos relacionados ao presidente da Câmara.

No recurso, a defesa pede uma liminar — decisão que pode ser tomada por um único juiz em casos urgentes — para suspender a ação em curso na Justiça Federal do Paraná e encaminhá-la ao STF. Além disso, pede que, posteriormente, seja reconhecida a usurpação de competência e que sejam anulados os atos tomados até o momento em relação ao presidente da Câmara.

Mais cedo, Cunha disse que não tem problema nenhum em participar de uma acareação com o delator Júlio Camargo, que representou empresas envolvidas na Operação Lava-Jato e acusou o peemedebista de pedir propina, mas afirmou que a presidente Dilma Rousseff também deveria ficar frente a frente com o doleiro Alberto Youssef e os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, com Ricardo Pessoa, dono da UTC.

Não tem nenhum problema, pode haver acareação com quem quiser. Mas aproveita e chama o Mercadante e o Edinho Silva para acarear com o Ricardo Pessoa e a Dilma para acarear com Youssef - disse Cunha. - É oportunista alguns quererem falar de uma acareação comigo, que eu estou disposto a fazer a qualquer tempo. Agora, aproveitem e convoquem todos os que estão em contradição porque quando o ministro Mercadante e o ministro Edinho Silva negam aquilo que foi colocado pelo delator Ricardo Pessoa e o que a própria presidente nega o que foi colocado pelo delator Youssef, que se faça a acareação de todos — completou ele, após participar de um almoço da Associação de Emissoras de Rádio e TV do Rio (Aerj) com líderes peemedebistas na Zona Sul do Rio.

A deputada Eliziane Gama (PPS-MA) pediu uma acareação na CPI da Petrobras entre o presidente da Câmara e Júlio Camargo, que afirmou à Justiça Federal ter sido pressionado por Cunha a pagar US$ 10 milhões em propinas referentes a dois contratos de US$ 1,2 bilhão de navios-sonda, assinados pela Petrobras entre 2006 e 2007. Camargo prestou depoimento, gravado em vídeo, em oitiva no âmbito da Operação Lava-Jato. Segundo o delator,Cunha pediu US$ 5 milhões pessoalmente a ele, o que o peemedebista nega.

http://oglobo.globo.com/brasil/cunh...xe-de-conduzir-processo-da-lava-jato-16855579

o-eduardo-cunha-faceboypdl.jpg



Herói do povo. Como diria uma antigo professor meu - herói de brasileiro é Macunaíma.
 


LHand

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.251
Reações
50.038
Pontos
624

Tio Rei disse:
Planalto está em festa com acusação contra Cunha. Ou: Camargo, a lógica do medo e Sócrates nele!

Dois mais dois continuam a ser quatro. Na rua, na chuva ou numa casinha de sapé. Nas democracias e nas ditaduras. Entre gregos e troianos. Para guelfos e gibelinos. Até o gramado da Esplanada dos Ministérios sabia, e sabe, que o Planalto conta com a possibilidade de a Operação Lava Jato quebrar as pernas de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara, e Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado. E isso significa, claro!, enfraquecer o PMDB. Vamos seguir.

Cunha sabia que Júlio Camargo estava prestes a acusá-lo. Tratou disso na entrevista que concedeu aos Pingos nos Is, na segunda. O empresário afirma que pagou ao parlamentar uma propina de US$ 5 milhões num contrato de aluguel de navios-sonda. O deputado, obviamente, nega e emitiu uma nota a respeito (já trato dela).

O dado curioso não é Cunha negar, é evidente. Ocorre que Camargo também negava que o deputado estivesse envolvido. Já como delator premiado, ele não citou o nome do presidente da Câmara. Ao tentar explicar a mudança de postura, fez uma declaração que dá o que pensar. Leiam:
“Todo homem que é responsável é obrigado a ter medo e receio. É uma pessoa que age não diretamente, e que ameaça você através de terceiros. Estamos falando de uma pessoa que, dizia ele, tinha o comando de 260 deputados no Congresso e, na eleição para líder do Congresso [presidente da Câmara dos Deputados], na minha opinião, isso se constatou”.

Não entendi. O depoente tinha medo de alguma agressão física ou do poder que o deputado detinha na Câmara?

Mas vamos seguir com essa lógica peculiar de Camargo: se, antes, ele negava a participação de Cunha porque temia o seu poder, por que resolveu revelá-la agora, quando o deputado continua poderoso? Considerando, então, que ele decide contar as coisas segundo a lógica do medo, é razoável que eu infira que ele pode estar a temer hoje algum inimigo de Cunha, ainda mais poderoso do que o deputado? Em tempos de “Politeia” platônica, só estou usando a maiêutica socrática…

Acho, sim, e não retiro uma vírgula do que escrevi aqui, que o deputado Eduardo Cunha faz bem à Câmara dos Deputados e ao Congresso. O chororô das esquerdas nesta quinta, fazendo um balanço negativo de sua gestão, prova que estou certo. Se fez o que Camargo diz que ele fez, que pague por isso. Por enquanto, temos duas versões:
a: de quando Camargo diz que tinha medo de Cunha;
b: de quando Camargo, pelo visto, perdeu o medo de Cunha — sabe-se lá o que terá a temer ou eventualmente a ganhar. Sim, é claro que há uma chance remota de, na velhice, ter sido tomado por um surto de súbito amor pela verdade.

Contam-me que o ambiente no Palácio do Planalto é de excitação. Alguém teria resumido: “Pegaram o cara!”. Na fila, também está Renan Calheiros. Os petistas perderam o embate com o PMDB e agora contam que o Ministério Público, a Polícia Federal e a Justiça façam por eles o que não conseguiram fazer sozinhos.

Vamos ver. Cunha é culpado? Se é, já conhecemos o caminho. Eu, por enquanto, reservo-me o direito de achar estranho que delatores premiados mudem de versão ao sabor dos ventos. Sim, acho que tal procedimento pode ser útil para desvendar crimes. Mas ele não pode se confundir com um instrumento político de acerto de contas.

Por Reinaldo Azevedo
http://veja.abril.com.br/blog/reina...-ou-camargo-a-logica-do-medo-e-socrates-nele/

Meu ídolo, sabia que daria um jeito de manter o Cunhão Quente por cima. Tá na cara que é uma conspiração dos petralhas. Como que alguém contra o único partido corrupto do universo pode ser corrupto também! Faz-me rir! Tio Rei dá um tapa na cara dessa mídia tradicional e manda o papo reto: Cunha é bom, a prova disso é que as esquerdas e o PT não gostam dele.

Porque quando um delator muda o depoimento pra falar mal do Lula, eu antecipo a impressão da revista só pra botar na capa. Quando outro delator muda o depoimento pra falar mal do Cunhão foderoso, há uma chance remota de ser verdade.

Eu teria vergonha de dizer que leio Veja e acredito.
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.174
Reações
68.982
Pontos
1.529
http://veja.abril.com.br/blog/reina...-ou-camargo-a-logica-do-medo-e-socrates-nele/

Meu ídolo, sabia que daria um jeito de manter o Cunhão Quente por cima. Tá na cara que é uma conspiração dos petralhas. Como que alguém contra o único partido corrupto do universo pode ser corrupto também! Faz-me rir! Tio Rei dá um tapa na cara dessa mídia tradicional e manda o papo reto: Cunha é bom, a prova disso é que as esquerdas e o PT não gostam dele.

Porque quando um delator muda o depoimento pra falar mal do Lula, eu antecipo a impressão da revista só pra botar na capa. Quando outro delator muda o depoimento pra falar mal do Cunhão foderoso, há uma chance remota de ser verdade.

Eu teria vergonha de dizer que leio Veja e acredito.

http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/XanatosGambit

Isso me lembra os textos do PHA que pintam o Serra como um gênio do mal
 

GAMEXR BR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.605
Reações
3.067
Pontos
734
Cunha é um filha da put*, agora nome dele ta na lama e ele ainda fez-se o favor de conseguir isolar politicamente vai tentar de todo jeito foder a lava-jato (olha que o PT deve estar sorrindo por dentro nesse momento, eles nem ousaram fazer coisas do gênero- ou pelo menos de forma tão descarada- só para não abalar a já frágil imagem do governo).
 

Ronin Ogun

Lenda da internet
Mensagens
13.524
Reações
16.636
Pontos
1.664
Cunha sendo Cunha. Jogando de todas as formas que pode e desesperado para se safar.
Fez o que fez, nadou e nadou e vai morrer na praia. Verme.
 

Gutemberg

Bam-bam-bam
Mensagens
7.523
Reações
8.634
Pontos
424
Engraçado que depois do Cunhão ser citado, pararam de pipocar mensagens pró-Moro no timeline do meu FB. Ixxxtranho... :kpensa
 

nitzerebb

Bam-bam-bam
Mensagens
1.736
Reações
3.065
Pontos
303
O Moro é um Juiz como o Joaquim Barbosa , tem vários erros no processo do cara mas até agora era de boa , um monte de advogados e juristas importantes fizeram críticas ao processo, talvez acabe em nada justamente por essas sanha de mostrar os dentes que o Moro tem ... me lembro bem do Daniel Dantas que fizeram um put* estardalhaço erram no processo dai o cara saiu de boas ... agora não duvide que todos os depoimentos sejam anulados caso fique provado que a escuta na cela da PF era ilegal ... não duvido nada que esses erros grosseiros não sejam justamente a brecha para a galera sair de boa .
 

Mr. Nobody

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
6.343
Reações
1.313
Pontos
1.204
Com certeza tem produtores e executivos da AMC, HBO, Netflix... olhando isso e pensando em fazer uma série.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
O Moro é um Juiz como o Joaquim Barbosa , tem vários erros no processo do cara mas até agora era de boa , um monte de advogados e juristas importantes fizeram críticas ao processo, talvez acabe em nada justamente por essas sanha de mostrar os dentes que o Moro tem ... me lembro bem do Daniel Dantas que fizeram um put* estardalhaço erram no processo dai o cara saiu de boas ... agora não duvide que todos os depoimentos sejam anulados caso fique provado que a escuta na cela da PF era ilegal ... não duvido nada que esses erros grosseiros não sejam justamente a brecha para a galera sair de boa .

Vi algumas críticas, mas no fim mesmo alguns críticos que li(aqui no Fórum mesmo, e claro, exceptuando-se petistas) disseram que apesar de possivelmente haver erros motivados pela opinião pública, havia algum fundamento nas ações dele na Lava-Jato.
 

nitzerebb

Bam-bam-bam
Mensagens
1.736
Reações
3.065
Pontos
303
Vi algumas críticas, mas no fim mesmo alguns críticos que li(aqui no Fórum mesmo, e claro, exceptuando-se petistas) disseram que apesar de possivelmente haver erros motivados pela opinião pública, havia algum fundamento nas ações dele na Lava-Jato.

Eu acho que os juizes deviam ter mais cuidado com esse processos , mesmo a policia federal deixa vazar várias informações que acabam por ajudar a muitos corruptos a ocultar provas , mesmo no STF tem juiz pica que senda em processo e fala um monte de m**** ( Gilmar Mendes ) , espero estar errado mas acho que o Cunha só vai sumir um tempo e nada vai acontecer com ele, e é bem nitido que ele bateu muito no governo apenas para tirar foco da bomba que vinha para ele ... caso ele tivesse de boas com um ministério no bolso tava tudo certo
 

Lost Angel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.607
Reações
14.377
Pontos
1.053
Agora entendo o que Cazuza queria dizer quando falou que seus heróis morreram de overdose e seus inimigos estão no poder, somos apenas mais um cara mesmo.
 

yage

Lenda da internet
Mensagens
12.807
Reações
53.516
Pontos
1.613
Olha esse desespero. :kfeliz
Vai pra cadeia tb fdp.
 

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.182
Reações
16.639
Pontos
1.379
O Moro é um Juiz como o Joaquim Barbosa , tem vários erros no processo do cara mas até agora era de boa , um monte de advogados e juristas importantes fizeram críticas ao processo, talvez acabe em nada justamente por essas sanha de mostrar os dentes que o Moro tem ... me lembro bem do Daniel Dantas que fizeram um put* estardalhaço erram no processo dai o cara saiu de boas ... agora não duvide que todos os depoimentos sejam anulados caso fique provado que a escuta na cela da PF era ilegal ... não duvido nada que esses erros grosseiros não sejam justamente a brecha para a galera sair de boa .

Acredito que o cara comete erros no processo com segundas intenções já.
Caso classico de pessoa que joga pra torcida para colher frutos no futuro....politicos/ideológicos/financeiros....
A pessoa que acredita seriamente que o Juiz em questão joga ao favor do nosso país, deve rever seus conceitos.
Afinal todas as pessoas utilizam a maquina do Estado Brasilieiro pra se dar bem.
Enquanto houver pessoas que os sustentam (eu, voce, todos nós) esse circo com nosso dinheiro nao vai acabar.

Abraço a todos.
 

Beiçola From Hell

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
37.177
Reações
39.020
Pontos
753
É uma manobra para tentar adiar o máximo possível a investigação, o que para mim o deixa como ainda mais suspeito nessa história toda.

Eu acho que ele está mergulhado na lama assim como todo o PT e boa parte do PMDB, agora como é EXTREMAMENTE conveniente ao Planalto o afastamento desse personagem e como o delator já mudou a delação mais de uma vez (vale lembrar que é perjúrio fazer isso), prefiro esperar para ver se a PF comprova o que foi denunciado.
 
Topo Fundo