O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Curiosidade - Se a maioria dos aprovados forem negras, ocuparão as primeiras vagas normais além da cota limite?

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.339
Reações
13.680
Pontos
1.604
Bateu a curiosidade de que, em um vestibular para a tal faculdade, se houver uma maioria dos aprovados são de pessoas negras, as vagas preenchidas serão cumpridas além das devidas cotas? Por exemplo... se há 20 vagas em disputa, a cota de negros é de 15%, aí entram os 3 primeiros negros a cumprir a cota, daí blz... e restam 17 vagas, então a maioria dos aprovados restantes são, digamos, 13 negros e o restante é restante. A faculdade é obrigada a preencher os 13 negros aprovados nas vagas ou são excluídos??

Caso forem excluídos, acho injusto isso só por causa da desigualdade, visto que os negros fizeram o seu melhor nas provas, pois são estudiosos e inteligentes que a faculdade deixe as vagas restantes para os que não estão bem colocados, ou seja, que ficaram atrás dos negros na classificação?
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.521
Reações
19.494
Pontos
744
Pelo que eu sei, posso tá falando m****

Vestibular, vagas separadas.
Concurso público, se vc passar como negro com nota alta vc vai ocupar vaga ampla concorrência e deixar a vaga para outro negro.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.095
Pontos
303
Pelo que eu sei, posso tá falando m****

Vestibular, vagas separadas.
Concurso público, se vc passar como negro com nota alta vc vai ocupar vaga ampla concorrência e deixar a vaga para outro negro.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
Não é bem assim, a quantidade de vagas é separada pelas cotas.
Eu mesmo tirei a nota acima da nota de corte geral, porém como estava nas cotas fui considerado na lista de cotas.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.339
Reações
13.680
Pontos
1.604
Pelo que eu sei, posso tá falando m****

Vestibular, vagas separadas.
Concurso público, se vc passar como negro com nota alta vc vai ocupar vaga ampla concorrência e deixar a vaga para outro negro.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk


Então, vc tá querendo dizer que no vestibular fica os negros em minoria só pela cota e o restante vai para pessoas não-negras??

Já o concurso, deu a entender que os mais bem colocados vão preencher as vagas principais, daí os que não conseguiram a vaga, os negros conseguirão pela cota, é isso que entendi.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.339
Reações
13.680
Pontos
1.604
Não é bem assim, a quantidade de vagas é separada pelas cotas.
Eu mesmo tirei a nota acima da nota de corte geral, porém como estava nas cotas fui considerado na lista de cotas.

Então... é isso que estou tentando dizer no tópico que se as cotas forem todas preenchidas, como é que ficam os negros restantes que ainda estão nos mais colocados? Digamos, os 3 primeiros bem colocados vão pra a cota, daí o 4º negro mais colocado que fica dentro dos 20 primeiros será aceito ou excluído??
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.521
Reações
19.494
Pontos
744
Não é bem assim, a quantidade de vagas é separada pelas cotas.
Eu mesmo tirei a nota acima da nota de corte geral, porém como estava nas cotas fui considerado na lista de cotas.
Em concurso?

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 


Ryu-san

Bam-bam-bam
Mensagens
3.495
Reações
10.350
Pontos
353
Pelo menos no ENEM, você escolhe a modalidade a qual quer concorrer. Por exemplo, se é "ampla concorrência", "pardos e negros", "baixa renda", etc.

Independente da sua nota, você será selecionado de acordo com a modalidade que escolheu.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.339
Reações
13.680
Pontos
1.604
Pelo menos no ENEM, você escolhe a modalidade a qual quer concorrer. Por exemplo, se é "ampla concorrência", "pardos e negros", "baixa renda", etc.

Independente da sua nota, você será selecionado de acordo com a modalidade que escolheu.

Tá dizendo que pode os negros que escolher a ampla concorrência em vez de "pardos e negros" e forem os melhores colocados, daí é selecionado, é isso?
 

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.095
Pontos
303
Então... é isso que estou tentando dizer no tópico que se as cotas forem todas preenchidas, como é que ficam os negros restantes que ainda estão nos mais colocados? Digamos, os 3 primeiros bem colocados vão pra a cota, daí o 4º negro mais colocado que fica dentro dos 20 primeiros será aceito ou excluído??
Fica chupando dedo, inclusive esse é um ponto importante na hora de escolher por cotas ou não.
Tu tá na lista de cotas, não tem como mudar...
 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Seja concurso ou vestibular vc escolheu cotas concorre com cotas não importa se vc tirou uma nota maior que o geral vc vai entrar pelas cotas, agora se um negro ou deficiente etc não optar pelas cotas ele vai concorrer com a geral com o resto dos não cotistas
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.339
Reações
13.680
Pontos
1.604
Fica chupando dedo, inclusive esse é um ponto importante na hora de escolher por cotas ou não.
Tu tá na lista de cotas, não tem como mudar...

Se o negro quiser concorrer sem ser a cota e aí? Se ele estiver nos primeiros colocados, será selecionado ou não? Ou a faculdade vai enxergar assim "ah, vc é negro... tirou boas notas, ficou na frente de muito, mas a cota acabou... vc tá fora!"... vc acharia injusto por tirar alguém que tem boa nota suficiente pra a tal bendita vaga?
 

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.095
Pontos
303
Se o negro quiser concorrer sem ser a cota e aí? Se ele estiver nos primeiros colocados, será selecionado ou não? Ou a faculdade vai enxergar assim "ah, vc é negro... tirou boas notas, ficou na frente de muito, mas a cota acabou... vc tá fora!"... vc acharia injusto por tirar alguém que tem boa nota suficiente pra a tal bendita vaga?
Se ele escolher não concorrer cotas ele concorre em ampla concorrência.
Só por ser negro ele não entra automaticamente em cotas :kpensa

A pessoa que escolhe concorrer ou não as vagas de cotas.
 

Ryu-san

Bam-bam-bam
Mensagens
3.495
Reações
10.350
Pontos
353
Tá dizendo que pode os negros que escolher a ampla concorrência em vez de "pardos e negros" e forem os melhores colocados, daí é selecionado, é isso?

Não entendi direito o que você quis dizer, mas sim, se um negro escolher ampla concorrência, ele não disputa as vagas por cotas.
 

Biff89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.323
Reações
2.378
Pontos
759
No vestibular da UFRGS pelo menos, todos os inscritos concorrem na ampla concorrência. Se você se inscreveu por cota a não foi classificado pela ampla concorrência, você cai pra concorrer com todos da modalidade de cota que você se inscreveu, mas somente daquela.

Concurso não sei se segue a mesma linha, mas sempre tive impressão que sim, uma vez que tem muita galera que chora por causa disso.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.126
Reações
172.544
Pontos
1.714
Pelos concursos que fiz (e deve ser uma regra geral), se o pardo/negro optou pelas cotas mas obteve nota pra entrar na ampla concorrência, ele entra na ampla concorrência.

Agora, se ele não faz a opção pelas cotas, ele só concorre na ampla concorrência.
 

Dathilot

Lenda da internet
Mensagens
15.724
Reações
12.746
Pontos
1.654
Estatisticamente improvável fora do nordeste.

A maioria dos pardos que IBGE e ongs consideram negros não são considerados negros pelas bancas raciais.
 

Katsura_chan

Bam-bam-bam
Mensagens
2.108
Reações
4.379
Pontos
303
Se você escolher concorrer por raça só vai ter direito a concorrer a vagas por raça. São exemplos são 20 vagas para negros e 27 negros passaram. Somente 20 vão entrar. Os outros 7 negros serão desclassificados. É por nota e classificação
 
Ultima Edição:

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.339
Reações
13.680
Pontos
1.604
Estatisticamente improvável fora do nordeste.

A maioria dos pardos que IBGE e ongs consideram negros não são considerados negros pelas bancas raciais.

Como assim? Tipo... para IBGE e ONG, a raça não importa, é isso? Senão, explique melhor nessa parte pra eu entender claramente.
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.534
Reações
43.790
Pontos
1.499
Temos 10 vagas, sendo 4 para cotas;
Supondo que a pontuação máxima é 100 para ampla concorrência e 90 para cotas.

Se os cotistas tirarem mais de 90, eles entram na ampla concorrência, junto com as 6 vagas disponíveis;
4 cotistas que tirarem 90 ou próximo disso, entrarão nas vagas reservadas para cotas.

Em resumo, é como se o cotista tivesse duas chances para entrar.
Isso varia bastante de universidade para universidade. Cada uma tem o direito assegurado de decidir acerca do processo seletivo de admissão, assim como as políticas de cotas. Não dá pra afirmar uma "regra geral".

Pegando, por exemplo, a Universidade de Brasília. Nossa querida UnB é uma das mais "plurais" em nível nacional em política de cotas. Existe todo tipo de categoria que você puder imaginar. Peguemos uma básica - racial independente de renda. Todos os vestibulandos possuem um posicionamento no ranking de ampla concorrência, porém a categoria de cota selecionada pelo inscrito é a prioridade. Então, vamos ao exemplo:

Pessoa X no ato de inscrição deseja concorrer na categoria "Racial independente de renda". São duas vagas. A posição dele na lista de Ampla Concorrência foi sexto lugar de dez vagas, e segundo lugar na cota selecionada. Como eu disse, a cota é prioridade. Se ele ficou em segundo lugar nas cotas e sexto na ampla, infere-se que o primeiro colocado da categoria de cotas dele ficou à frente do mesmo na Ampla Concorrência também. Porém, como eu disse, ele está concorrendo NA COTA. Assim, X entra pela categoria de cotas, o cara à frente dele também, e a Ampla Concorrência chama até o décimo segundo colocado da Ampla (partindo do princípio que até ele não exista mais ninguém de nenhuma outra cota) para preencher as devidas vagas universais.

Porém, o que você falou seria verdade por aqui: quem concorre por cota possui "mais chances" por estar incluso em mais categorias. Porém a prioridade é sempre a cota. Se ela passa nessa categoria, não "rouba" vaga da lista de ampla. E é raríssimo, pra não dizer impossível, ver nota de corte em cotas mais altas que em ampla. Ou seja: mesmo sendo posicionado também na concorrência ampla, ou ele passa pela categoria de cotas, ou não passa.
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.534
Reações
43.790
Pontos
1.499
Pelos concursos que fiz (e deve ser uma regra geral), se o pardo/negro optou pelas cotas mas obteve nota pra entrar na ampla concorrência, ele entra na ampla concorrência.

Agora, se ele não faz a opção pelas cotas, ele só concorre na ampla concorrência.
Que doideira. É como eu disse acima: pegando o exemplo da UnB (sendo o foco do OP vestibulares), quem passa na cota não roupa vaga da Ampla caso estivesse posicionado dentro também do limite de aprovação nas vagas universais. Acho isso algo tão "lógico" que fiquei surpreso ao saber que em concursos mesmo que a inscrição seja para cotas, se ele passa na Ampla, "rouba" uma vaga da categoria.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.126
Reações
172.544
Pontos
1.714
Que doideira. É como eu disse acima: pegando o exemplo da UnB (sendo o foco do OP vestibulares), quem passa na cota não roupa vaga da Ampla caso estivesse posicionado dentro também do limite de aprovação nas vagas universais. Acho isso algo tão "lógico" que fiquei surpreso ao saber que em concursos mesmo que a inscrição seja para cotas, se ele passa na Ampla, "rouba" uma vaga da categoria.

Rapaz, cota em concurso tem umas paradas meio doidas

Por exemplo, concurso com redação que só corrige a nota dos 600 primeiros colocados da prova objetiva mas corrige a redação de todos os cotistas que tenham feito o mínimo de nota pra não ser eliminado de cara (via de regra, 50% +1 nas disciplinas)
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Vaga por cota é mais concorrida do que as normais.

Se são 20 vagas, 15% para cotistas, isso significa que serão 17 vagas normais e 3 para cotas.

Agora digamos que 50 pessoas concorram a vagas normais, ou seja, serão 50 pessoas concorrendo a 17 vagas. Isso é 2.9 pessoas por vaga.
E suponto que nas 3 vagas de cotas apareçam 50 pessoas também, ou seja, 16,7 pessoas por vaga, praticamente 5x mais pessoas por vaga.

Resumindo, sempre vai ser menos vagas pra mais pessoas, é um tiro no pé. Além de ser uma medida paliativa que inclui uma galera e exclui mais ainda outras pessoas como pobres e deficientes.

Medida populista é isso aí mesmo.
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.534
Reações
43.790
Pontos
1.499
Vaga por cota é mais concorrida do que as normais.

Se são 20 vagas, 15% para cotistas, isso significa que serão 17 vagas normais e 3 para cotas.

Agora digamos que 50 pessoas concorram a vagas normais, ou seja, serão 50 pessoas concorrendo a 17 vagas. Isso é 2.9 pessoas por vaga.
E suponto que nas 3 vagas de cotas apareçam 50 pessoas também, ou seja, 16,7 pessoas por vaga, praticamente 5x mais pessoas por vaga.

Resumindo, sempre vai ser menos vagas pra mais pessoas, é um tiro no pé. Além de ser uma medida paliativa que inclui uma galera e exclui mais ainda outras pessoas como pobres e deficientes.

Medida populista é isso aí mesmo.
As notas de corte para cotas são sempre menores.
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
As notas de corte para cotas são sempre menores.
Mas mesmo que a nota de corte seja zero, vão ser mais pessoas concorrendo para a mesma vaga. O fato da nota de corte ser menor ou mair só diz que as pessoas que tentam aquela vaga tem um nível X, mas elas vão se matar entre si por uma vaga independentemente.

Aliás, a nota de corte mais baixa é até pior, pq mais gente está "qualificada" e o critério daqui a pouco vai ter que ser sua altura, ou a cor dos olhos, sei lá...

Um sistema aonde só tem "vencedor" todos vão perder.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.339
Reações
13.680
Pontos
1.604
Se for a maioria deixa de ser a minoria.

E a população parda/negra é maior que a população branca. Sabendo-se que as pessoas pardas são em maioria que as negras. Afinal, Brasil é um país multi-étnico.

O problema é que a população branca tem melhor via para educação que as restantes. Resultando nisso, não se vê muitos profissionais de raças diferentes da de brancos.
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.298
Pontos
1.734
Mas mesmo que a nota de corte seja zero, vão ser mais pessoas concorrendo para a mesma vaga. O fato da nota de corte ser menor ou mair só diz que as pessoas que tentam aquela vaga tem um nível X, mas elas vão se matar entre si por uma vaga independentemente.

Aliás, a nota de corte mais baixa é até pior, pq mais gente está "qualificada" e o critério daqui a pouco vai ter que ser sua altura, ou a cor dos olhos, sei lá...

Um sistema aonde só tem "vencedor" todos vão perder.
As cotas não é para facilitar ou dificultar e sim garantir que um mínimo de pessoas de uma raça possa ingressar em um concurso ou vestibular.

Enviado de meu motorola one usando o Tapatalk
 

Dathilot

Lenda da internet
Mensagens
15.724
Reações
12.746
Pontos
1.654
Como assim? Tipo... para IBGE e ONG, a raça não importa, é isso? Senão, explique melhor nessa parte pra eu entender claramente.
As universidades tem bancas de avaliação racial, onde pardos e alguns negros tem o acesso as cotas negado.
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
As cotas não é para facilitar ou dificultar e sim garantir que um mínimo de pessoas de uma raça possa ingressar em um concurso ou vestibular.

Enviado de meu motorola one usando o Tapatalk
Isso é verdade, com certeza vai garantir um numero mínimo.

Quem vai se dar bem é a pessoa que se enquadra na paleta de cor que o governo diz ser ou não apto e teve uma boa base educacional. Ou seja, justamente o cara que poderia vencer qualquer outro branco numa concorrência aberta.

Vamos falar a verdade, cota existe pra garantir uma coisa sim... seu voto.
 
Topo Fundo