O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Curso de Engenharia Eletrônica

abcdario

Bam-bam-bam
Mensagens
3.310
Reações
5.107
Pontos
303
Boa noite, queria saber um pouco mais a respeito do mercado de trabalho e perspectiva para está graduação aqui em nosso país
 

dunha_gtz

Ser evoluído
Mensagens
14
Reações
11
Pontos
23
Cara sinceramente, engenharia ta bem em baixa no quadro atual.

Faço eng elétrica, estou no 5 ano, de todas as pessoas que conheço q se formaram nos últimos 3 anos, incluindo eng civil (meu irmão e td a turma dele) e outras engs que tem na faculdade (incluindo eletrônica), da pra conta na mão quem esta inserido na área (meu irmão trabalha mas n tem nada a ver com a formação de eng civil). Os únicos q fazem algo na área atuam como autônomos ou trabalham em alguma empresa de parentes.

Um amigo meu q se formou em 4 anos e meio (uma verdadeira exceção alguem se forma antes da hr, acredite, se existe um estudante q se fode é o de engenharia) ja emendou um mestrado, quer dar aula.

Conselhos q te dou caso parta pra eng: estuda bagarai, goste de calculo, faça um curso de inglês ou quantas outras línguas puder
Faço o curso numa particular no interior de sp, tem tradição, ja foi bem vista antigamente, hj só vive da imagem do passado.

Essas características fazem com q quem se forme aki esteja fadado a ter q sair pra bem longe pra conseguir trampo na area. Caso faça numa estadual/federal n sei se oq falei vala algo.

Mas eu n trocaria o desafio q o curso traz por nenhuma outra área.
 

abcdario

Bam-bam-bam
Mensagens
3.310
Reações
5.107
Pontos
303
Cara sinceramente, engenharia ta bem em baixa no quadro atual.

Faço eng elétrica, estou no 5 ano, de todas as pessoas que conheço q se formaram nos últimos 3 anos, incluindo eng civil (meu irmão e td a turma dele) e outras engs que tem na faculdade (incluindo eletrônica), da pra conta na mão quem esta inserido na área (meu irmão trabalha mas n tem nada a ver com a formação de eng civil). Os únicos q fazem algo na área atuam como autônomos ou trabalham em alguma empresa de parentes.

Um amigo meu q se formou em 4 anos e meio (uma verdadeira exceção alguem se forma antes da hr, acredite, se existe um estudante q se fode é o de engenharia) ja emendou um mestrado, quer dar aula.

Conselhos q te dou caso parta pra eng: estuda bagarai, goste de calculo, faça um curso de inglês ou quantas outras línguas puder
Faço o curso numa particular no interior de sp, tem tradição, ja foi bem vista antigamente, hj só vive da imagem do passado.

Essas características fazem com q quem se forme aki esteja fadado a ter q sair pra bem longe pra conseguir trampo na area. Caso faça numa estadual/federal n sei se oq falei vala algo.
Valeu pela mensagem cara.

Mas eu n trocaria o desafio q o curso traz por nenhuma outra área.
Valeu pela mensagem
 

maedre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.953
Reações
4.972
Pontos
453
Cara sinceramente, engenharia ta bem em baixa no quadro atual.

Faço eng elétrica, estou no 5 ano, de todas as pessoas que conheço q se formaram nos últimos 3 anos, incluindo eng civil (meu irmão e td a turma dele) e outras engs que tem na faculdade (incluindo eletrônica), da pra conta na mão quem esta inserido na área (meu irmão trabalha mas n tem nada a ver com a formação de eng civil). Os únicos q fazem algo na área atuam como autônomos ou trabalham em alguma empresa de parentes.

Um amigo meu q se formou em 4 anos e meio (uma verdadeira exceção alguem se forma antes da hr, acredite, se existe um estudante q se fode é o de engenharia) ja emendou um mestrado, quer dar aula.

Conselhos q te dou caso parta pra eng: estuda bagarai, goste de calculo, faça um curso de inglês ou quantas outras línguas puder
Faço o curso numa particular no interior de sp, tem tradição, ja foi bem vista antigamente, hj só vive da imagem do passado.

Essas características fazem com q quem se forme aki esteja fadado a ter q sair pra bem longe pra conseguir trampo na area. Caso faça numa estadual/federal n sei se oq falei vala algo.

Mas eu n trocaria o desafio q o curso traz por nenhuma outra área.

faço civil e estou cogitando fortemente no futuro ir para outro estado; regiões norte, nordeste.
moro em Santos.
 


Pokémon Master

Losing like a PRO!
VIP
Mensagens
10.768
Reações
26.492
Pontos
1.003
Estou no último semestre de Engenharia da computação / elétrica e estou trabalhando em processos de TI.

Não conheço ninguém que formou e trabalhou na área.
 

Edi (FZ2D)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.884
Reações
53.640
Pontos
1.284
Parece que infelizmente o Brasil esta fadado a ser um país de comerciantes.

O mercado não esta absorvendo profissões mais técnicas.

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.507
Reações
19.436
Pontos
744
Engenharia só é um curso interessante quando o país está crescendo.

meu conselho não vale o esforço.

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando Tapatalk
 

Rick_Taylor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.444
Reações
5.457
Pontos
703
Opinião de quem está formado desde 2001:
O Brasil tem recuado nesta área desde que me formei, basicamente não produzimos mais nada, compramos componente de outros países (principalmente China) e nos conformamos em apenas fazer a montagem final. Existe um polo em Santa Rita do Sapucaí - MG que realmente trabalha no desenvolvimento da eletrônica, mas tem dificuldade de ganhar escala por causa de nossas políticas industriais.

Se for a sua paixão encare os estudos, se estiver pensando em dinheiro sugiro outro curso.
 

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.022
Reações
3.568
Pontos
709
Me formei em Engenharia Elétrica no ano passado.
Tenho um amigo que está formado em Engenharia Eletrônica há 2 anos e me disse que deveria ter feito Elétrica por ter mais campo de atuação.
No próprio site do CREA, você encontra a legislação do CONFEA, na resolução 218/73 estão as atribuições da cada um. Engenheiro eletricista entra nos artigos 8º e 9º, enquanto o Eletrônico só no 9º, isso limita algumas coisas para poder assinar e atuar.
Mas, observando no geral, o mercado tá bem complicado em todas as áreas. Eu estou pegando uns projetos autônomos que devo fechar nos próximos dias, visto que tô com um belo contato aqui. Conheci um Engenheiro Eletricista que está se aposentando e quer ir me ensinando e passando todos os projetos. Porém, tô me preparando pra tirar uma certificação do mercado financeiro pra ir pra essa área, que me atrai bastante. Além disso, tô estudando pra concursos, mas infelizmente abrem poucos pra nossa área, é muito maior o número de vagas e certames pra Civil.
 

dunha_gtz

Ser evoluído
Mensagens
14
Reações
11
Pontos
23
upload_2018-4-24_11-33-16.png

Meu irmão esta tirando a cidadania italiana, a documentação ja ta certa, ele quer tirar na italia, lah leva de 3 a 6 meses, aki no huezil ate uns 10 anos, talvez eu tire tbm e emigre pra outro país, ainda n faço ideia doq fazer da vida.

Em relação a estágio, onde moro só existe estágio sem remuneração, se o mercado piora mais um pouco daki a poco tem q paga pra faze estágio.
 

Anexos

  • upload_2018-4-24_11-29-58.png
    upload_2018-4-24_11-29-58.png
    32 KB · Visualizações: 16

abcdario

Bam-bam-bam
Mensagens
3.310
Reações
5.107
Pontos
303
Me formei em Engenharia Elétrica no ano passado.
Tenho um amigo que está formado em Engenharia Eletrônica há 2 anos e me disse que deveria ter feito Elétrica por ter mais campo de atuação.
No próprio site do CREA, você encontra a legislação do CONFEA, na resolução 218/73 estão as atribuições da cada um. Engenheiro eletricista entra nos artigos 8º e 9º, enquanto o Eletrônico só no 9º, isso limita algumas coisas para poder assinar e atuar.
Mas, observando no geral, o mercado tá bem complicado em todas as áreas. Eu estou pegando uns projetos autônomos que devo fechar nos próximos dias, visto que tô com um belo contato aqui. Conheci um Engenheiro Eletricista que está se aposentando e quer ir me ensinando e passando todos os projetos. Porém, tô me preparando pra tirar uma certificação do mercado financeiro pra ir pra essa área, que me atrai bastante. Além disso, tô estudando pra concursos, mas infelizmente abrem poucos pra nossa área, é muito maior o número de vagas e certames pra Civil.

Já escutei muito isto mesmo, que a Engenharia Elétrica é bem mais ampla e rouba as vagas deste campo.
 

Tenacious D

Bam-bam-bam
Mensagens
2.072
Reações
1.077
Pontos
224
Sou formado em eng. eletrônica, trabalho atualmente com desenvolvimento de sistemas, tire suas próprias conclusões.
 

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.395
Reações
16.974
Pontos
1.053
Sou formado em Eng. de Computação faz 1 mês e procurando emprego. Já vi vaga de emprego de quase todas engenharias aqui no RS (inclusive eletrônica), mas computação não achei nada :klol:klol Tem horas que bate o sentimento de que deveria ter feito um curso que tem mais vagas de emprego...
 

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.022
Reações
3.568
Pontos
709
Já escutei muito isto mesmo, que a Engenharia Elétrica é bem mais ampla e rouba as vagas deste campo.

Pois é, o pai desse amigo é dono de uma empresa aqui na cidade que presta diversos serviços. Quando tem obra e alguns outros trampos, ele acaba não podendo emitir ART e assinar, aí o pai dele paga outro engenheiro pra isso.
 

CloudNine

Bam-bam-bam
Mensagens
5.935
Reações
19.904
Pontos
353
faço civil e estou cogitando fortemente no futuro ir para outro estado; regiões norte, nordeste.
moro em Santos.

Até porque o mercado em Santos deve ser fraco. Os prédios aí são tortos!

Lol


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Sou formado em Eng. de Computação faz 1 mês e procurando emprego. Já vi vaga de emprego de quase todas engenharias aqui no RS (inclusive eletrônica), mas computação não achei nada :klol:klol Tem horas que bate o sentimento de que deveria ter feito um curso que tem mais vagas de emprego...
Eu tô fazendo Computação (não Engenharia da Computação), tô no 6º Semestre, mas desde do 4º que pretendi a sair desse ramo. Só vejo vagas arrombadas(tem q saber uma porrada de coisa + inglês fluente pra ganhar uma mixaria) pra esse ramo - até pra estágio ta osso... e pretendi em largar o curso. Tô estudando pra pegar algo na área da saúde nesse Enem.

Cara, eu me desanimei no 4 º semestre - foi quando eu tive contato com muitos do último semestre - eles relataram a dificuldade de estágio, a baixa remuneração dos colegas que estão no mercado de trabalho e grandes responsabilidades e tals;
Eu comecei a pegar cadeiras difíceis (aquelas teóricas do capeta) e vi que não valia tanto esforço pra ganhar, talvez, a mesma coisa que uma pessoa que nunca pisou numa universidade. (não estou rebaixando ninguém nem nada)

Pegar cursos em engenharias e/ou em áreas da tecnologia, apenas por dinheiro, não é tão bom atualmente.
 
Ultima Edição:

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.395
Reações
16.974
Pontos
1.053
Eu tô fazendo Computação (não Engenharia da Computação), tô no 6º Semestre, mas desde do 4º que pretendi a sair desse ramo. Só vejo vagas arrombadas(tem q saber uma porrada de coisa + inglês fluente pra ganhar uma mixaria) pra esse ramo - até pra estágio ta osso... e pretendi em largar o curso. Tô estudando pra pegar algo na área da saúde nesse Enem.

Pegar cursos em engenharias e/ou em áreas da tecnologia, apenas por dinheiro, não é tão bom atualmente.
Eu tenho estado de olha nessas vagas também, 200 requisitos + experiência, coisa que qualquer formando tem :klol
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Eu tenho estado de olha nessas vagas também, 200 requisitos + experiência, coisa que qualquer formando tem :klol
kkkk Cara, não são todas as vagas, mas 99.9% das vagas querem isso + 20 anos de experiência, tudo isso pra ganhar R$ 1.000,00 + VR + VT. KKKKKKKKKK

O foda é que tenho amigos ficam rindo de mim, dizendo que tô fazendo tempestade em copo d'água e tals; Mas a situação é piorar.
Eu não quero sair ganhando 10k por mês. Mas acho que menos que 2k é sacanagem. Tem área (como medicina) que o cara já sai ganhando 6, 7, 8k por mês.
 

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.395
Reações
16.974
Pontos
1.053
kkkk Cara, não são todas as vagas, mas 99.9% das vagas querem isso + 20 anos de experiência, tudo isso pra ganhar R$ 1.000,00 + VR + VT. KKKKKKKKKK

O foda é que tenho amigos ficam rindo de mim, dizendo que tô fazendo tempestade em copo d'água e tals; Mas a situação é piorar.
Eu não quero sair ganhando 10k por mês. Mas acho que menos que 2k é sacanagem. Tem área (como medicina) que o cara já sai ganhando 6, 7, 8k por mês.
Não vejo problema em ganhar 2k, desde que os requisitos sejam de acordo.
 

xthinkx

Supra-sumo
Mensagens
567
Reações
1.233
Pontos
183
Engenharia não é curso para o Brasil.Nosso país não produz tecnologia e a desindustrialização do Brasil aumenta a cada ano.

Recomendo procurar outra área.
 

konig

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.294
Reações
4.847
Pontos
804
O problema está quando a maioria dos profissionais se nega a sair das capitais/metrópoles.
 

abcdario

Bam-bam-bam
Mensagens
3.310
Reações
5.107
Pontos
303
Vi que o piso da área é acima de 9 mil reais, mas hoje em dia não sei qual seria o curso da moda.
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Vi que o piso da área é acima de 9 mil reais, mas hoje em dia não sei qual seria o curso da moda.
Piso é oito mil e la vai cacetada. Porém poucos ganham isso .O pisp tá virando o teto. A realidade é essa!
 

maedre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.953
Reações
4.972
Pontos
453
O problema está quando a maioria dos profissionais se nega a sair das capitais/metrópoles.

To pensando bastante a respeito disso
Interiorzão do país possa ser que tenha condições melhores, pelo menos pra eng civil :kpensa
 

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.022
Reações
3.568
Pontos
709
Vi que o piso da área é acima de 9 mil reais, mas hoje em dia não sei qual seria o curso da moda.
Muito difícil alguém ganhando o piso atualmente.
Te contratam como Analista, assim você não tem como reclamar que é Engenheiro e merece o piso, por mais que você tenha atribuições de um. Conheço vários exemplos que são analistas mas tem que ter o CREA ativo, emitem ARTs em projetos e etc, mas ganham na faixa de 3 a 5k.
As coisas podem mudar com o ritmo da economia e crise, infelizmente é um curso bem "ingrato".

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.022
Reações
3.568
Pontos
709
To pensando bastante a respeito disso
Interiorzão do país possa ser que tenha condições melhores, pelo menos pra eng civil :kpensa
Tive um professor no ensino médio que era formado em engenharia civil. Ele saiu aqui do interior de SP e foi pro interior da Bahia, ficou uns 3 anos por lá, fez sua poupança e voltou... Disse que valeu muito a pena. Pra ele o único complicado era ficar longe da esposa e filho, já que ele só vinha a cada 3, 4 meses. Mas recomendou bastante pra quem é solteiro e quer guardar uma grana.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.160
Reações
3.249
Pontos
1.369
O problema está quando a maioria dos profissionais se nega a sair das capitais/metrópoles.
Cara, em medicina isso que você disse tem certa verdade.

Em engenharia é o contrário: via de regra até quem não quer precisa se mudar pra capital/metrópole atrás de trabalho.
 
Topo Fundo