O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[DÚVIDA ATUALIZADA] - CARTUCHO NES NO PHANTOM SYSTEM - SÓ FUNCIONA FORA A CARCAÇA

leram

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.526
Reações
312
Pontos
809
Olá,

Estou precisando de uma ajuda dos gurus do retroconsoles.

O Nes tem trava de região européia?

Tenho um NES americano e um phantom system, e estou de olho num duck tales europeu.

A quantidade de pinos é igual (72), correto? Conseguirei rodá-lo em pelo menus um dos meus consoles?

Desde já obrigado.

abs.
 

Legiao-RJ

Bam-bam-bam
Mensagens
5.682
Reações
8.439
Pontos
354
Não tem trava de região porem o jogo ficará um pouco mais rápido devido as frequências serem diferentes.
O padrão Europeu é Pal 50hz e o Americano NTSC 60hz.
Tive essa experiência com Kirby Europeu,o jogo rodava normal porem com a musica bem acelerada.
 

leram

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.526
Reações
312
Pontos
809
valeu!!

Sacrificar o áudio do Duck Tales é um crime. Vou de americano ou japonês mesmo.

Obrigado.
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.024
Pontos
1.109
Também tive essa dúvida quando perguntei em um outro fórum que participo sobre a compatibilidade do Phantom System com jogos europeus.

Na época pretendia comprar o Probotector que é o Contra modificado com robôs e um dos usuários me falou sobre a diferença de frequência entre jogo e console.

Também encontrei no Youtube esse vídeo:
 

Legiao-RJ

Bam-bam-bam
Mensagens
5.682
Reações
8.439
Pontos
354
valeu!!

Sacrificar o áudio do Duck Tales é um crime. Vou de americano ou japonês mesmo.

Obrigado.
Tem um cartuchinho de 60 pinos no Aliexpress de 150 em 1 que tem Duck Tales 1 e 2.
Tenho um e funciona muito bem.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
Nem todos os jogos europeus foram otimizados pra 50Hz - mas o Ducktales foi (acabei de testar aqui).
Não vale a pela mesmo, a música fica muito acelerada.
 


leram

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.526
Reações
312
Pontos
809
E ae galera.

Atualizando meu problema: Comprei o duck tales jap. do famicom e chegou hoje. Fui testar no meu phantom system e não funcionou. Mas estou achando estranho a forma como o phantom system dá pau.

Utilizo o Phantom system da seguinte forma:

Com jogos originais americanos ele funciona de boa, com o cartucho normalmente inserido com a label pra frente.

Tenho vários megamans japoneses que funcionam se eu usar aqueles conversores de 72 para 60 pinos, só que coloco o cartucho "ao contrário" com a label pra trás.

O duck tales japones, colocado igual ao megaman não permite nem que o videogame ligue, parece que dá um curto sei lá. Se eu virar a fita com a label pra frente ele liga mas a tela fica toda bugada, acho que porque os contatos estão ao contrário.


Algúem tem alguma luz? Alguém já viu esse negócio de fita virada pra frente e pra trás no phantom?

Valeu.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.093
Reações
35.060
Pontos
1.054
E ae galera.

Atualizando meu problema: Comprei o duck tales jap. do famicom e chegou hoje. Fui testar no meu phantom system e não funcionou. Mas estou achando estranho a forma como o phantom system dá pau.

Utilizo o Phantom system da seguinte forma:

Com jogos originais americanos ele funciona de boa, com o cartucho normalmente inserido com a label pra frente.

Tenho vários megamans japoneses que funcionam se eu usar aqueles conversores de 72 para 60 pinos, só que coloco o cartucho "ao contrário" com a label pra trás.

O duck tales japones, colocado igual ao megaman não permite nem que o videogame ligue, parece que dá um curto sei lá. Se eu virar a fita com a label pra frente ele liga mas a tela fica toda bugada, acho que porque os contatos estão ao contrário.


Algúem tem alguma luz? Alguém já viu esse negócio de fita virada pra frente e pra trás no phantom?

Valeu.

No meu phantom as fitas japas funcionam perfeitamente com o adaptador...
 

server

Ser evoluído
Mensagens
85
Reações
79
Pontos
38
E ae galera.

Atualizando meu problema: Comprei o duck tales jap. do famicom e chegou hoje. Fui testar no meu phantom system e não funcionou. Mas estou achando estranho a forma como o phantom system dá pau.

Utilizo o Phantom system da seguinte forma:

Com jogos originais americanos ele funciona de boa, com o cartucho normalmente inserido com a label pra frente.

Tenho vários megamans japoneses que funcionam se eu usar aqueles conversores de 72 para 60 pinos, só que coloco o cartucho "ao contrário" com a label pra trás.

O duck tales japones, colocado igual ao megaman não permite nem que o videogame ligue, parece que dá um curto sei lá. Se eu virar a fita com a label pra frente ele liga mas a tela fica toda bugada, acho que porque os contatos estão ao contrário.


Algúem tem alguma luz? Alguém já viu esse negócio de fita virada pra frente e pra trás no phantom?

Valeu.

Alinhe os chanfros do cartucho e do adaptador. Desta forma voce terá certeza de que o cartucho está do lado correto.
Se mesmo com os chanfros alinhados o jogo não pegar, daí o problema é o mal contato dos pinos e dos contatos do cartucho. (problema muito comum nos adaptadores)
Fazendo uma limpeza no aparelho, adaptador e cartucho, o jogo tem que funcionar.

P6R9feL.jpg
 
Ultima Edição:

leram

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.526
Reações
312
Pontos
809
Obrigado pelas dicas.

Dei uma olhada aqui e os chanfros estão alinhados. Não tinha reparado nisso dos chanfros, mas realmente o do NES e do Famicon são invertidos, um é na frente do cartucho o outro é nas costas.

Mas meu problema continua, eu abri o cartucho e o adaptador, fiz limpeza com borracha, alcool isopropílico e limpa-contatos e não funcionou. Acho que não é o adaptador, já que os outros jogos jap. que eu tenho funcionam normal.

O que me deixa mais curioso é que com esse cartucho o phantom nem liga, será que o Ducktales faz algum uso diferente das pinagens, ou tem algum chip diferente que não é compatível com o phantom ou com esse conversor? Ou meu cartucho pode estar com problema mesmo.

Tô varrendo a internet agora ver se eu acho alguma coisa nesse sentido.

Mas valeu pela ajuda.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
O que me deixa mais curioso é que com esse cartucho o phantom nem liga, será que o Ducktales faz algum uso diferente das pinagens, ou tem algum chip diferente que não é compatível com o phantom ou com esse conversor? Ou meu cartucho pode estar com problema mesmo.

Tô varrendo a internet agora ver se eu acho alguma coisa nesse sentido.

Mas valeu pela ajuda.
Teu cartucho deve estar zoado, só pode.
Ducktales usa UNROM (2), chip de expansão super manjado e presente em jogos relativamente simples (como Contra e Castlevania 1). Phantom roda de boa.
 

leram

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.526
Reações
312
Pontos
809
AEEEEE, consegui.

Era o cartucho mesmo, o terra de um dos componentes tava em curto, por isso quando ele era colocado no console nem ligava.

Segui as trilhas de terra da placa e fui vendo se tinha algum curto, que consegui tirar só dando uma raspada com estilete.

Não sei se o cartucho já havia sido reparado e soldado errado ou se com o tempo entortou uma das soldas, só sei que agora tá rodando de boa.

Obrigado a todos que me ajudaram, agora é tentar zerar o jogo!!!

Valeu, abraços.
 

razorkaos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.431
Reações
27.695
Pontos
1.063
E ae galera.

Atualizando meu problema: Comprei o duck tales jap. do famicom e chegou hoje. Fui testar no meu phantom system e não funcionou. Mas estou achando estranho a forma como o phantom system dá pau.

Utilizo o Phantom system da seguinte forma:

Com jogos originais americanos ele funciona de boa, com o cartucho normalmente inserido com a label pra frente.

Tenho vários megamans japoneses que funcionam se eu usar aqueles conversores de 72 para 60 pinos, só que coloco o cartucho "ao contrário" com a label pra trás.

O duck tales japones, colocado igual ao megaman não permite nem que o videogame ligue, parece que dá um curto sei lá. Se eu virar a fita com a label pra frente ele liga mas a tela fica toda bugada, acho que porque os contatos estão ao contrário.


Algúem tem alguma luz? Alguém já viu esse negócio de fita virada pra frente e pra trás no phantom?

Valeu.
pagou quanto nesse Ducktales do Fami? ja limpou os contatos do cartucho?
 

leram

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.526
Reações
312
Pontos
809
Fala pessoal, mais um capítulo dos cartuchos do NES no phantom...

Comprei um Ninja Gaiden Americano, e quando testei não funcionou. Removi a carcaça e testei só com o chip e funcionou de primeira. Já repeti o processo duas vezes, limpei os contatos e só funciona fora da carcaça. Comprei um zelda junto que funciona normal e tenho outros jogos de NES que rodam normalmente.

Será que a carcaça está travando o contato correto do cartucho? Alguém já teve algum problema ou tem idéia de como resolver?

Valeu...
 

Legiao-RJ

Bam-bam-bam
Mensagens
5.682
Reações
8.439
Pontos
354
Fala pessoal, mais um capítulo dos cartuchos do NES no phantom...

Comprei um Ninja Gaiden Americano, e quando testei não funcionou. Removi a carcaça e testei só com o chip e funcionou de primeira. Já repeti o processo duas vezes, limpei os contatos e só funciona fora da carcaça. Comprei um zelda junto que funciona normal e tenho outros jogos de NES que rodam normalmente.

Será que a carcaça está travando o contato correto do cartucho? Alguém já teve algum problema ou tem idéia de como resolver?

Valeu...
O Slot do NES é um nojo.
Recomento vc usar uma agulha grossa e ir dando pressão um a um os contatos do slot.
Vc vai perceber que o cartucho vai entrar com mais pressão após esse procedimento,o ideal é usar o cartucho sem pressionar ele para baixo já que não vai atrapalhar em nada de fechar a tampa.
Ótimo video game,mas muito mal projetado pela Nintendo of America,o erro só foi corrigido com o lançamento do NES Top Loader.
 

leram

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.526
Reações
312
Pontos
809
O Slot do NES é um nojo.
Recomento vc usar uma agulha grossa e ir dando pressão um a um os contatos do slot.
Vc vai perceber que o cartucho vai entrar com mais pressão após esse procedimento,o ideal é usar o cartucho sem pressionar ele para baixo já que não vai atrapalhar em nada de fechar a tampa.
Ótimo video game,mas muito mal projetado pela Nintendo of America,o erro só foi corrigido com o lançamento do NES Top Loader.

Opa, valeu pela resposta, mas na verdade estou usando os cartuchos de NES no phantom system... De toda forma vou fazer o que você falou para testar.

Tô achando muito estranho isso acontecer só com o cartucho do ninja gaiden, tenho vários outros cartuchos que funcionam de boa. Vou dar uma limpada nos contatos do console, abrir o cartucho novamente pra ver se não tem nada travando.

Mas se alguém tiver outra dica por aqui estou aceitando... Valeu.
 
Topo Fundo