O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[DÚVIDA] Qual o melhor: deixar o notebook na tomada ou usar a bateria e depois carregar?

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.395
Reações
16.974
Pontos
1.053
Antes de tudo, pesquisei na internet e não achei uma resposta concreta.
O meu caso é esse: Levo meu notebook todo dia para a universidade e fico o dia inteiro nele, obviamente a bateria não aguenta tudo isso, então qual é o melhor para a vida útil dela: sempre que eu usar o notebook eu ligo na tomada ou uso a bateria até ele mandar eu ligar na tomada? Só não posso tirar a bateria dele pois o fio não tá 100%, então qualquer mexida ele pode desligar se não tiver a bateria.
Só pra esclarecer: minha dúvida não é a questão do vício das baterias! Eu sei que as de lítio não tem esse problema, tenho mais dúvidas na questão da vida útil/nº de ciclos.
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.388
Reações
55.741
Pontos
1.253
meu notebook mal sai de casa, logo fica sempre na tomada..mas as vezes q uso a bateria, ela aguenta ~2h. comprei esse note em 2013.
 

YamaDragon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.058
Reações
177
Pontos
809
Teve um tempo atrás que eu pesquisei sobre isso, e a resposta que obtive na época era a seguinte.

A vida útil da bateria é medida por ciclos de recargas completas que é um número X.
Então se vc usa 100% e põe pra carregar = 1 ciclo
Se você usa 50% e põe pra carregar = 1/2 ciclo
Se você deixa ligado na tomada 24hrs, ele vai descarregando e recarregando, gerando várias recargas pequenas, que somadas vão dar 1 ciclo.

Agora para celular eles indicam que vc nunca deixe a bateria zerar e nunca encha 100%, sempre recarregue quando atingir cerca de 15~20% até 80~85%. Porque uma carga completa gera muito estresse na bateria o que diminui a vida útil dela. Como a bateria de celular e a de notebook atualmente são parecidas creio que a lógica seja a mesma. Mas posso estar enganado, faz pelo menos uns 2 anos que eu li sobre isso talvez algo tenha mudado de lá pra cá.
 
Ultima Edição:

skee-terr

Habitué da casa
Mensagens
71
Reações
146
Pontos
53
então qual é o melhor para a vida útil dela: sempre que eu usar o notebook eu ligo na tomada ou uso a bateria até ele mandar eu ligar na tomada?

Perguntinha complicada hehehe. Infelizmente não tenho uma boa resposta. Aliás, também procuro uma boa resposta.

Teve um tempo atrás que eu pesquisei sobre isso, e a resposta que obtive na época era a seguinte.

A vida útil da bateria é medida por ciclos de recargas completas que é um número X.
Então se vc usa 100% e põe pra carregar = 1 ciclo
Se você usa 50% e põe pra carregar = 1/2 ciclo
Se você deixa ligado na tomada 24hrs, ele vai descarregando e recarregando, gerando várias recargas pequenas, que somadas vão dar 1 ciclo.

Agora para celular eles indicam que vc nunca deixe a bateria zerar e nunca encha 100%, sempre recarregue quando atingir cerca de 15~20% até 80~85%. Porque uma carga completa gera muito estresse na bateria o que diminui a vida útil dela. Como a bateria de celular e a de notebook atualmente são parecidas creio que a lógica seja a mesma. Mas posso estar enganado, faz pelo menos uns 2 anos que eu li sobre isso talvez algo tenha mudado de lá pra cá.

Já li sobre isso também, mas não me convenceu de que é o ideal. Não sei realmente o que compensa fazer. Teria que ser feito algum estudo amplo comparando as diversas formas de gerenciar a bateria de celulares e notebooks.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Acredito que mesmo que deixe plugada eles cortam a energia que iria pra bateria, meu notebook de 2011 se deixar ligado ele não fica carregando e descarregando a bateria, só se tu tirar e colocar o cabo de volta. Também tinha uma opção na BIOS dele que não deixava encher mais de 80% da carga para evitar mais ciclos... Eu lembro que ficava dias ligado lá e às vezes a bateria baixava pra 78%, 77% e o bicho não recarregava ela, só se tirasse o cabo e colocasse de volta.
 

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.395
Reações
16.974
Pontos
1.053
meu notebook mal sai de casa, logo fica sempre na tomada..mas as vezes q uso a bateria, ela aguenta ~2h. comprei esse note em 2013.
Bom saber, se afetou alguma coisa, não foi muito.
Teve um tempo atrás que eu pesquisei sobre isso, e a resposta que obtive na época era a seguinte.

A vida útil da bateria é medida por ciclos de recargas completas que é um número X.
Então se vc usa 100% e põe pra carregar = 1 ciclo
Se você usa 50% e põe pra carregar = 1/2 ciclo
Se você deixa ligado na tomada 24hrs, ele vai descarregando e recarregando, gerando várias recargas pequenas, que somadas vão dar 1 ciclo.

Agora para celular eles indicam que vc nunca deixe a bateria zerar e nunca encha 100%, sempre recarregue quando atingir cerca de 15~20% até 80~85%. Porque uma carga completa gera muito estresse na bateria o que diminui a vida útil dela. Como a bateria de celular e a de notebook atualmente são parecidas creio que a lógica seja a mesma. Mas posso estar enganado, faz pelo menos uns 2 anos que eu li sobre isso talvez algo tenha mudado de lá pra cá.
Interessante essa explicação, também fico meio na dúvida se ela é 100% correta, mas vou levar em consideração isso.

Perguntinha complicada hehehe. Infelizmente não tenho uma boa resposta. Aliás, também procuro uma boa resposta.



Já li sobre isso também, mas não me convenceu de que é o ideal. Não sei realmente o que compensa fazer. Teria que ser feito algum estudo amplo comparando as diversas formas de gerenciar a bateria de celulares e notebooks.
Pois é, pra mim isso é algo bem importante, mas ninguém nunca foi atrás de uma resposta esclarecedora.

Acredito que mesmo que deixe plugada eles cortam a energia que iria pra bateria, meu notebook de 2011 se deixar ligado ele não fica carregando e descarregando a bateria, só se tu tirar e colocar o cabo de volta. Também tinha uma opção na BIOS dele que não deixava encher mais de 80% da carga para evitar mais ciclos... Eu lembro que ficava dias ligado lá e às vezes a bateria baixava pra 78%, 77% e o bicho não recarregava ela, só se tirasse o cabo e colocasse de volta.
Ah sim, ele corta a energia quando está carregada, isso é feito pra não sobrecarregar, mas mesmo não usando, uma hora ela descarrega né? Aí que eu tenho medo, de essa descarregada já contar mais 1 ciclo.


Agradeço a todos que responderam:kjoinha, achei que pudesse ter alguém que tivesse a resposta, mas pelo jeito existem várias dúvidas sobre o assunto. Pelo que foi respondido aqui, eu vou começar a deixar plugado direto, é até mais confortável, porque inevitavelmente algum momento do dia eu teria que fazer isso mesmo.
 


kyO.Ninja

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.232
Reações
4.778
Pontos
729
Bom saber, se afetou alguma coisa, não foi muito.

Interessante essa explicação, também fico meio na dúvida se ela é 100% correta, mas vou levar em consideração isso.


Pois é, pra mim isso é algo bem importante, mas ninguém nunca foi atrás de uma resposta esclarecedora.


Ah sim, ele corta a energia quando está carregada, isso é feito pra não sobrecarregar, mas mesmo não usando, uma hora ela descarrega né? Aí que eu tenho medo, de essa descarregada já contar mais 1 ciclo.


Agradeço a todos que responderam:kjoinha, achei que pudesse ter alguém que tivesse a resposta, mas pelo jeito existem várias dúvidas sobre o assunto. Pelo que foi respondido aqui, eu vou começar a deixar plugado direto, é até mais confortável, porque inevitavelmente algum momento do dia eu teria que fazer isso mesmo.

Também tenho um ultrabook que te uma opção na bios que limita a carga em 80% para não gerar desgaste da bateria, to com ele a 2 anos e a bateria continua zera, sempre utilizo na tomada, raramente uso fora da tomada.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.760
Pontos
1.219
Na tomada sem bateria.

Mas meu Notebook limita a carga em 60% e desativa o carregamento.
 

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.395
Reações
16.974
Pontos
1.053
Também tenho um ultrabook que te uma opção na bios que limita a carga em 80% para não gerar desgaste da bateria, to com ele a 2 anos e a bateria continua zera, sempre utilizo na tomada, raramente uso fora da tomada.
Mais um caso sem problemas, acho que é essa deve ser a melhor forma para o momento.

Na tomada sem bateria.

Mas meu Notebook limita a carga em 60% e desativa o carregamento.
Sem dúvidas, na tomada e sem bateria é a melhor opção e eu até fazia isso, mas o cabo do carregador tá com problema e se mexer nele pode acabar desligando, então no momento não tenho como ficar sem a bateria.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Tenho um notebook de 2012 que fica praticamente só na tomada, mas as vezes levo ele no banheiro ou no quarto e uso na bateria, mas só de até hoje a bateria ainda aguentar quase duas horas, está ótimo.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.742
Reações
4.317
Pontos
703
Esse meu da assinatura só deixo ligado na tomada quando jogo pois mesmo setando em modo desempenho se nao tiver na tomada ele nao roda 100% da potencia
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.016
Reações
49.431
Pontos
1.304
Teve um tempo atrás que eu pesquisei sobre isso, e a resposta que obtive na época era a seguinte.

A vida útil da bateria é medida por ciclos de recargas completas que é um número X.
Então se vc usa 100% e põe pra carregar = 1 ciclo
Se você usa 50% e põe pra carregar = 1/2 ciclo
Se você deixa ligado na tomada 24hrs, ele vai descarregando e recarregando, gerando várias recargas pequenas, que somadas vão dar 1 ciclo.

Agora para celular eles indicam que vc nunca deixe a bateria zerar e nunca encha 100%, sempre recarregue quando atingir cerca de 15~20% até 80~85%. Porque uma carga completa gera muito estresse na bateria o que diminui a vida útil dela. Como a bateria de celular e a de notebook atualmente são parecidas creio que a lógica seja a mesma. Mas posso estar enganado, faz pelo menos uns 2 anos que eu li sobre isso talvez algo tenha mudado de lá pra cá.

É isso aí mesmo.

O ideal é não deixar zerar e tirar quando estiver no máximo em 90~95, pode ver que o celular carregando do 97% pra cima leva uma eternidade porque ele fica mandando menos energia mas continua gerando stress.
 

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.395
Reações
16.974
Pontos
1.053
É isso aí mesmo.

O ideal é não deixar zerar e tirar quando estiver no máximo em 90~95, pode ver que o celular carregando do 97% pra cima leva uma eternidade porque ele fica mandando menos energia mas continua gerando stress.
Nesse caso dá pra aproveitar os que tem aquela opção na BIOS de parar de carregar nos 80%, como falaram aqui.


Aproveitando o tópico pra tirar outra dúvida: Recomendam algum carregador de notebook universal ou algum lugar pra comprar um carregador de qualidade ou original? ML é tenso demais pra comprar, lá tudo é original por menos de 50 reais :klol
É pra um Samsung NP300e4c.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Nesse caso dá pra aproveitar os que tem aquela opção na BIOS de parar de carregar nos 80%, como falaram aqui.


Aproveitando o tópico pra tirar outra dúvida: Recomendam algum carregador de notebook universal ou algum lugar pra comprar um carregador de qualidade ou original? ML é tenso demais pra comprar, lá tudo é original por menos de 50 reais :klol
É pra um Samsung NP300e4c.
Eu comprei no ml, primeiro um universal, que foi uma m****, depois comprei um original da Acer e foi de boa.
 

kiyow

Supra-sumo
Mensagens
675
Reações
744
Pontos
153
Pra mim não existem 'ciclos' da bateria, eles utilizam essa medida para quem não entende compreender em números quanto que a bateria dura. Ou seja, seria como num uso normal descarregando e carregando a bateria durasse 500 'ciclos'. Mas se usar de 0~50%, ele não vai durar 1000 ciclos, por exemplo, ela vai durar mais que 3000 ciclos (vários estudos indicam isso).

Lítio desgasta em dois pontos:
1 - Aquecimento
2 - Carga fora da natural

O aquecimento é algo comum quando se está carregando e descarregando, e a temperatura alta estressa a bateria e acelera o degradamento da mesma. Era por isso que celulares antigos estragavam a bateria rápido quando o povo comprava carregador usb de 2~3A para celular (hoje em dia o sistema limita a corrente e não tem mais tanto problema). Tanto é que hoje tecnologias de carregamento rápido (quick charge) gerenciam a carga através da medição da temperatura para garantir que não vai estragar a bateria.

Já a carga fora da natural é que o Lítio encontrado na natureza possui carga de em torno de 40%. Então essa é a área onde ela se mantém em equilíbrio. Abaixo desse valor ela corrói levemente (acentuado a 0%, por isso recomendam nunca zerar a bateria) e acima disso ela se consome internamente (estragando os componentes).
 

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.395
Reações
16.974
Pontos
1.053
Eu comprei no ml, primeiro um universal, que foi uma m****, depois comprei um original da Acer e foi de boa.
O complicado é achar um original no meio de tantos piratas :kduvida
Vou dar uma pesquisada, enquanto tá funcionando melhor depois que passei fita isolante no cabo pra dar uma segurada melhor.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
Eu IMAGINO que deixar na tomada mesmo a 100% ATUALMENTE não deve estragar nada ou quase nada.
Tanto que o meu Dell aqui nem dá pra tirar a bateria. Ela é presa na carcaça (como a bateria de muitos smartphones). Ou seja de qualquer jeito a bateria estará sempre lá.
Antigamente acho que era um pouco diferente, mas hoje acho que não tem problema.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.511
Reações
33.022
Pontos
1.674
Mas não tenha duvida que na tomada e com bateria a todo tempo vai ferrar a mesma.
Mesmo vale para smartphone.
Ela esquenta naturalmente muito tempo na tomada.

O único caso seguro é remover bateria e ir na tomada.
 

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.395
Reações
16.974
Pontos
1.053
Mas não tenha duvida que na tomada e com bateria a todo tempo vai ferrar a mesma.
Mesmo vale para smartphone.
Ela esquenta naturalmente muito tempo na tomada.

O único caso seguro é remover bateria e ir na tomada.
É o que pretendo, mas preciso arrumar um cabo novo pra carregar e tá difícil de achar :ksnif Não quero arriscar com esses genéricos e aí sim acabar com a bateria.
 
Topo Fundo