O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Dá um tempo de redes sociais (temporariamente ou permanentemente) realmente vale a pena ou pode ser considerado um exagero?

Nathan Harcker

Bam-bam-bam
Mensagens
846
Reações
2.092
Pontos
283
Eu tenho uma cruzada pessoal contra as redes sociais.

Eu poderia escrever um livro sobre isso, mas vou listas somente alguns fatos que fazem eu pensar que esse lixo é a pior coisa já inventada:

  • O ser humano (infelizmente) vive pelo ego, e o ego é a percepção que o individuo tem com base na visão dos outros indivíduos. Assim como olhar no espelho, sendo o espelho as outras pessoas. A rede social faz com que as pessoas fiquem desesperadas tentando mostrar para os outros quem elas são, e esquecem de realmente ser alguém.
  • As redes sociais favorecem o "efeito manada". Somos criaturas sociais, por natureza, então tomamos atitudes com base na maioria. O problema é que as redes sociais criam um tipo de "monopólio" de opiniões; o que antes eram grupos com opiniões distintas, agora se torna uma grande "verdade" coletiva. O individuo perde a capacidade de pensar por si mesmo, desenvolver gostos, opiniões, etc; passando a buscar "ídolos" virtuais se basear. Pensem, isso é um VíRUS.
  • Pessoas expõem suas vidas PESSOAIS para criminosos e para o governo.
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
Eu uso apenas plataformas de chat e o fórum (que é a verdadeira rede social raiz btw). E mantenho o Linkedin atualizado, mas só entro lá pra aceitar convite e responder proposta de emprego.

A única rede social que eu realmente usei muito foi o Facebook, e em dado momento percebi que aquilo era tóxico e o melhor era sair. Eu ainda mantenho o messenger mas a conta do Facebook está inativa. Nunca usei muito twitter nem instagram e youtube pra mim é um site de vídeos (eu ignoro todo aspecto social dele). Não participo de grupos de whats e etc, pra mim whatsapp é um sms glorificado e bem ruim.

Ao meu ver redes sociais que consistem em conversa e interação entre pessoas pra mim é ok. Passo o dia no discord conversando com meus amigos e, principalmente em época de isolamento social, isso é muito bom. Já redes sociais de compartilhamento de "conteúdo" tendem a se tornar locais de ostentação, vaidade, procrastinação e otariedade, onde a vida de todo mundo parece legal, menos a tua. E o pior: pessoas que tu aprecia/se dá bem agindo de forma idiota só porque estão atrás de um teclado, enquanto elas não são daquele jeito fora do pc (ou ao menos guardam aquele lado da personalidade pra elas mesmo).

Parar de usar o Facebook me fez realmente bem, perdia muito tempo scrollando a timeline e assistindo a vida dos outros. Teve um momento em que tinha tanta m**** lá que eu bloqueei todo mundo do feed e só aparecia post de páginas. Aí eu cheguei a conclusão que aquilo virou um agregador de rss piorado e pulei fora. Segurar o reflexo de não usar o Facebook no inicio era foda, porque era um anseio de quando eu não tinha o que fazer. Mas no final deu certo.

Foi bom por me livrar do mal habito de gastar tempo lá já tendo pouco tempo livre na minha vida e, principalmente, de pressões sociais que não existem quando as pessoas não lembram de você. Nunca mais ter ido a nenhuma festa de ninguém e saber que as unicas pessoas que me convidam pra isso hoje em dia realmente me conhecem e entendem o porque eu não vou ir de qualquer maneira, é melhor do que esperar que alguém randomico que não tem o mínimo de importância na minha vida fique me cobrando explicação.

No final das contas eu cheguei a conclusão de que pessoas vem e vão na tua vida e elas não precisam ficar conectadas a você eternamente. É totalmente ok conhecer alguém, conversar por um tempo e depois não se falar mais porque a vida mandou cada um pra um lado diferente. Se alguém quiser compartilhar algo comigo, vai lá e me chama no chat e manda. Se não quiser, tá ok, talvez eu não queira ver mesmo :P.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.608
Reações
38.887
Pontos
2.069
Facebook eu parei de usar porque é difícil limitar o que você consegue ver. E há uma coisa que eu sempre digo, embora possa parecer elitista: as redes sociais dão voz a quem não merece ser ouvido. E o Facebook é uma zona, um lugar muito desagradável atualmente.

Basicamente a única que uso hoje em dia é o Instagram. É mais fácil controlar o conteúdo, e lá só sigo páginas comerciais (empresas) ou amigos que postam coisas agradáveis. Nego que passa o dia postando sobre política ou polêmicas eu dispenso.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.471
Reações
9.693
Pontos
1.434
Deletei instagram e twitter há tempos, pois era inúteis.

O Facebook eu só uso para acessar um grupo de jogos que vem desde o orkut. Todo mundo ali se conhece, então é como uma roda de amigos. Mas ainda sim, não comento em nada que sei que vai gerar alguma discussão inútil, como recentemente no caso da Xbox ********.

Fora isso, fóruns mesmo, youtube e só coisas de meus hobbys como games, programação, linux, tecnologia, etc.

Recomendo ler esse livro, dá um bom ponto de vista:

41nNDlFhb5L.jpg



Tem um epub dele na net (tô pobre, crise é foda euhaieu)? Vou atrás, interessou. Eu to na vibe de privacidade e liberdade online nesses últimos anos, rede social vai totalmente contra meus princípios.

Eu uso apenas plataformas de chat e o fórum (que é a verdadeira rede social raiz btw). E mantenho o Linkedin atualizado, mas só entro lá pra aceitar convite e responder proposta de emprego.

A única rede social que eu realmente usei muito foi o Facebook, e em dado momento percebi que aquilo era tóxico e o melhor era sair. Eu ainda mantenho o messenger mas a conta do Facebook está inativa. Nunca usei muito twitter nem instagram e youtube pra mim é um site de vídeos (eu ignoro todo aspecto social dele). Não participo de grupos de whats e etc, pra mim whatsapp é um sms glorificado e bem ruim.

Ao meu ver redes sociais que consistem em conversa e interação entre pessoas pra mim é ok. Passo o dia no discord conversando com meus amigos e, principalmente em época de isolamento social, isso é muito bom. Já redes sociais de compartilhamento de "conteúdo" tendem a se tornar locais de ostentação, vaidade, procrastinação e otariedade, onde a vida de todo mundo parece legal, menos a tua. E o pior: pessoas que tu aprecia/se dá bem agindo de forma idiota só porque estão atrás de um teclado, enquanto elas não são daquele jeito fora do pc (ou ao menos guardam aquele lado da personalidade pra elas mesmo).

Parar de usar o Facebook me fez realmente bem, perdia muito tempo scrollando a timeline e assistindo a vida dos outros. Teve um momento em que tinha tanta m**** lá que eu bloqueei todo mundo do feed e só aparecia post de páginas. Aí eu cheguei a conclusão que aquilo virou um agregador de rss piorado e pulei fora. Segurar o reflexo de não usar o Facebook no inicio era foda, porque era um anseio de quando eu não tinha o que fazer. Mas no final deu certo.

Foi bom por me livrar do mal habito de gastar tempo lá já tendo pouco tempo livre na minha vida e, principalmente, de pressões sociais que não existem quando as pessoas não lembram de você. Nunca mais ter ido a nenhuma festa de ninguém e saber que as unicas pessoas que me convidam pra isso hoje em dia realmente me conhecem e entendem o porque eu não vou ir de qualquer maneira, é melhor do que esperar que alguém randomico que não tem o mínimo de importância na minha vida fique me cobrando explicação.

No final das contas eu cheguei a conclusão de que pessoas vem e vão na tua vida e elas não precisam ficar conectadas a você eternamente. É totalmente ok conhecer alguém, conversar por um tempo e depois não se falar mais porque a vida mandou cada um pra um lado diferente. Se alguém quiser compartilhar algo comigo, vai lá e me chama no chat e manda. Se não quiser, tá ok, talvez eu não queira ver mesmo :P.

Excelente post cara, faço das suas palavras as minhas, passei e passo pela mesma experiência.
O tempo útil que ganhei largando essas pragas foi a abismal, em vez de procrastinar lendo a vida dos outros agora eu leio algo relevante que agregue.
 

Cavalieri

Habitué da casa
Mensagens
98
Reações
382
Pontos
53
Eu vejo a internet e as redes sócias como ótimas ferramentas para facilitar as nossas vidas, mas a partir do momento em que elas viram mais do que ferramentas, elas podem te destruir completamente.

Em 2017, eu completei 25 anos. Eu parei para fazer uma análise da minha vida e vi que não tinha aproveitado nada, curtido nada, quase não saí de casa, quase não vivi e isso tudo porque fiquei a maior parte da minha vida enfiado na internet.

Parei para pensar quais foram as melhores épocas da minha vida e cheguei a conclusão que foi entre 1998 (quando nem tinha internet direito, era só TV) e 2006 (quando a internet era apenas um acessório que você acessava apenas aos finais de semana e tinha que dividir o PC com um monte de pessoas).

Lembro que na minha infância, os amigos ficavam na rua todos os dias para conversar, jogar bola, vôlei e etc; Existiam festinhas de colégio, bailes; Hoje em dia, ninguém mais fica na rua.

Eu vi que a partir de 2007, quando a banda larga começou a ficar mais acessível e minha família fez um plano, eu praticamente parei de viver. Era só dentro de casa, lendo coisas, entrando no Orkut e nada de mundo real. Antes disso, eu tinha internet, mas eu saía com os amigos, andava de skate ouvindo Charlie Brown, Linkin Park, System of a Down.

Se eu, que fui da geração de transição e ainda peguei um pouco do mundo antigo, já percebi os males que essas tecnologias me causaram, imagina essas próximas gerações? Já estamos vendo o quão dementes são as pessoas da geração 2000, que cresceu com a internet dominando tudo. E já sinto até medo de ver a geração 2010, que cresceu com os smartphones e outras idiotices políticas que não convém falar aqui.

Mas, obvio, que existe coisas positivas. A internet te dá acesso a vários conteúdos que você jamais teria. Pra citar um exemplo, quando eu era criança, eu era muito fã de Power Rangers, meus primos viviam me falando dos desenhos japoneses como Jaspion e Jiyraya, aos quais eu só consegui assistir lá para 2015, graças a internet e banda larga. Além disso, tem o internet banking, apps para solicitar comida e transporte que facilitam bastante e nos livra de enfrentar filas e outras coisas chatas.

Mas esse acesso a tanto conteúdo também tem um lado negativo, pois você quer consumir tudo e não existe tempo o suficiente para isso e você acaba se afundando em um mar de series, filmes, livros, podcast e deixa de fazer as coisas importantes.

Logo quando percebi isso, eu decidi limitar meu uso da internet para apenas aos finais de semana e em algumas situações específicas, deletaria todas as minhas redes sociais e me forçaria a viver a vida real, sair de casa para faze alguma coisa todos os fins de semana. Cheguei a traçar todo um protocolo, mas duas semanas após colocar o plano em prática, eu arrumei uma namorada e ela ficava me cobrando de ficar no whatsapp, então, acabei voltando a estaca zero.

Fiquei solteiro no final de 2019, quando foi em março, decidi que ia colocar o plano em prática de novo, mas aí veio a pandemia, fiquei desempregado. E ficar em casa sem nada para fazer é foda. Então, enquanto as coisas não voltam ao normal, eu continuo com a cara na internet.
 
Topo Fundo