O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Dívida, que dívida? 1/3 das pessoas desconhece qual é a fatura do próprio cartão de crédito

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.107
Reações
172.170
Pontos
2.599
SPC: 1/3 dos consumidores não sabe quanto gasta com cartão de crédito


Sondagem também constatou que metade dos tomadores de empréstimos e financiamentos atrasaram, em algum momento, o pagamento de parcelas da dívida

Levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que um terço dos consumidores que usaram cartão de crédito no mês de agosto desconhece o valor da fatura.


O Indicador de Uso do Crédito revelou também que 25% dos usuários dessa modalidade pagaram parcialmente as contas do cartão, enquanto 74% pagaram o valor integral da fatura (64% nas classes C e D).

De acordo com a pesquisa, 42% dos consumidores recorreram a algum tipo de crédito em agosto, e a modalidade mais citada entre os entrevistados foi o cartão de crédito, mencionado por 35%. Em seguida, aparece o crediário, com 9%, o limite do cheque especial (7%), e os empréstimos (6%).

A sondagem constatou ainda que metade dos tomadores de empréstimos e financiamentos atrasaram, em algum momento, o pagamento de parcelas da dívida, sendo que 21% ainda estão com prestações pendentes.

Sobre a disposição em cortar gastos, a pesquisa revelou que 55% dos consumidores pretendem diminuir as despesas em relação ao mês de agosto. Outros 36% sinalizaram manter o mesmo nível de gastos, enquanto 5% afirmaram ter a intenção de aumentar as despesas.

LIMITE DE ORÇAMENTO
O levantamento aponta que oito em cada dez consumidores estão no limite do orçamento, sendo que desses, 38% estão no vermelho. Entre quem está abaixo do orçamento, metade deles cita a alta nos preços como a principal causa do desajuste, além da queda na renda (25%), perda do emprego (23%) e o descontrole nos gastos (13%).

Para o SPC Brasil, o uso do crédito exige cuidado e não pode funcionar como complemento de renda. A entidade ressalta ainda que a falta de disciplina no controle financeiro acaba comprometendo parte do orçamento por mais tempo do que o planejado. A causa são as renegociações, que normalmente ampliam os prazos de pagamento.

A pesquisa abrange 12 capitais das cinco regiões brasileiras. Os entrevistados somam 80% da população residente em cada capital. A amostra colheu 800 casos e foi integrada por pessoas com idade superior ou igual a 18 anos, de ambos os sexos e de todas as classes sociais. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. Com informações da Folhapress.

https://www.noticiasaominuto.com.br...s-nao-sabe-quanto-gasta-com-cartao-de-credito
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.616
Reações
133.524
Pontos
2.139
é surreal ler isso. eu uso o nubank e vejo na hora cada compra lançada na minha fatura. Sei o quanto gastei em cada mes e consigo ver quanto gastei em cada dia desde quando comecei a usar o cartão em 2015.
informação realmente é poder.
esse negócio do cara comprar sem limites e só se assustar qdo chega aquela fatura em forma de biblia na casa do cara é coisa do passado.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Por 1/3 das pessoas não se importam com nada.
Deixa a vida me levar, vida leva eu...
 

Kaneda1985

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.546
Reações
66.716
Pontos
563
Isso aí é doença e tem mais e que se fuder mesmo... Nessa brincadeira comprei um PS4 por 600 reais por causa de um caso desses que tava devendo até o cu e queria qualquer coisa pelo console.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.107
Reações
172.170
Pontos
2.599
Foda né. Nego tem limite de R$20k, sai usando e esquece a fatura. Quando chega paga o mínimo e bola para frente.
 

Notwen

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.166
Reações
7.002
Pontos
703
Educação financeira né... algo que deveria ter pelo menos 1 aula-hora/semana nas escolas... pelo menos ali no Fundamental II ou Médio.

Eles querem que vc contraia dívidas mesmo, quando mais pessoas que gastam achando que podem e não conseguem pagar depois, melhor pra eles. Ainda mais com esses juros loucos aí que eles cobram.. A boa notícia é que está mais fácil abrir um banco digital, e com eles aí, praticando juros menores e disponibilizando mais informações aos usuários, esses bancos "tradicionais" terão que se adequar à realidade. A má notícia é que deve (chute meu) demorar uns 05-10 anos pra isso virar regra no Brasil.
 


slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.486
Reações
39.599
Pontos
1.053
é surreal ler isso. eu uso o nubank e vejo na hora cada compra lançada na minha fatura. Sei o quanto gastei em cada mes e consigo ver quanto gastei em cada dia desde quando comecei a usar o cartão em 2015.
informação realmente é poder.
esse negócio do cara comprar sem limites e só se assustar qdo chega aquela fatura em forma de biblia na casa do cara é coisa do passado.
A facilidade de mexer em tudo e saber de que forma gastou tudo no celular me fez definitivamente esquecer outros cartões. Tenho agora só uma poupança e ele.
Essas empresas deveriam e copiar o exemplo dela e até ter canais de ajuda pra maioria dos brasileiros, que acha que é só passar o cartão que fica tudo certo.

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando o Tapatalk
 

hickmorais

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.775
Reações
9.484
Pontos
1.219
Eu sempre me assusto com o valor que vem, dai olho algumas comprar e fico mas o que é isso? A academia é um exemplo disso, todo mês vem um valor com nome totalmente diferente, dai perguntou minha esposa e ela diz (toda vez) isso é academia amor...
 

Cyber King

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.512
Reações
18.197
Pontos
1.199
Segunda-feira meu cartão de crédito foi clonado. Num mesmo dia já gastaram 2.600,00, ai o banco desconfiou e me ligou.

Tomar no c*, certeza que foi em algum site, eu compro muito convite para festas, ingressos, faço jogos online pela caixa, uso na PSN...certeza que foi em algum desses lugares.

Agora tive o cartão cancelado, maior transtorno. E ainda tenho que provar que não fiz essas compras.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Segunda-feira meu cartão de crédito foi clonado. Num mesmo dia já gastaram 2.600,00, ai o banco desconfiou e me ligou.

Tomar no c*, certeza que foi em algum site, eu compro muito convite para festas, ingressos, faço jogos online pela caixa, uso na PSN...certeza que foi em algum desses lugares.

Agora tive o cartão cancelado, maior transtorno. E ainda tenho que provar que não fiz essas compras.
Só compro usando cartão digital agora.
 

j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
Eu já tive problemas com cartão de crédito e hoje até acho bom que aconteceu. Preferia ter aprendido de outra maneira, mas apanhei tanto da dívida que fiz que hoje tenho uma educação financeira 1000x melhor.

Hoje em dia mal uso o cartão. Uso só pra coisas que realmente precisam ser pagar com cartão de crédito como a psn plus.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.011
Reações
49.403
Pontos
1.304
Foda né. Nego tem limite de R$20k, sai usando e esquece a fatura. Quando chega paga o mínimo e bola para frente.

Esquece de fazer a conta básica de que o limite do cartão tem que ser seu salário, aí tem que se Phoder mesmo.
 

Wellington S.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.144
Reações
2.017
Pontos
703
Eu já não tenho esse problema, antes de fechar o mês já sei quanto que vou ter que pagar, sempre fui organizado financeiramente.
 

BillieGDJoe

Bam-bam-bam
Mensagens
1.065
Reações
1.608
Pontos
353
Nunca paguei o mínimo, só faço o bom senso na hora de usar, só comprando o que realmente é necessário. O que acontece é pensar que a fatura vai vir um valor e quando vê ela vem o dobro daquilo. Mas ainda assim sempre paguei a fatura cheia e nunca o mínimo. É só o susto mesmo por conta de não ficar anotando cada gasto que tenho, mas como uso o bom senso, sempre acaba cabendo no orçamento. O Nubank me resolveria nesse quesito (inclusive tenho), mas tenho mais vantagens em outros cartões, por isso quase não o utilizo.
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.790
Reações
39.102
Pontos
2.044
Eu sempre me assusto com o valor que vem, dai olho algumas comprar e fico mas o que é isso? A academia é um exemplo disso, todo mês vem um valor com nome totalmente diferente, dai perguntou minha esposa e ela diz (toda vez) isso é academia amor...
Humm...:ksafado:kpensa
 

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.236
Reações
24.236
Pontos
1.419
Já fui assim e aprendi da pior maneira... Hoje tenho tudo arrumado

Pois é, mesma coisa aqui.

Mas também eu nunca tive educação financeira alguma, desde que passei a trabalhar e ter meu dinheiro eu fui indo pelo bom senso, mas o consumismo sempre falava mais alto e ai vira uma bola de neve. Vc passa a usar cheque especial como complemento da renda e cartão de crédito como empréstimo, da no que da.

Mas galera aqui também tem que analisar que é basicamente impossível viver no Brasil e ter uma vida "confortável" sem usar de crédito.

Imagine vc ganhando 2k por mês tendo que pagar contas básicas, ou seja, boa parte da grana já foi embora nisso ai. Ai vc quer uma TV pra se entreter, vc vai fazer o que? Esperar 3~4 meses sem se divertir se limitando nos gastos pra compra-la a vista ou parcelar em 18x? Ai seu tênis esta rasgando. Vc vai gastar 200 reais a vista e passar o resto do mês sem poder tomar uma cerveja com os amigos ou parcelar em 3x? Ai quando vc vê esta la com 5~10 parcelas mensais estrangulando todo seu salário e tendo que usar mais crédito pra coisas básicas.
 

IcE_WiNd

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.549
Reações
16.997
Pontos
1.474
Imagine vc ganhando 2k por mês tendo que pagar contas básicas, ou seja, boa parte da grana já foi embora nisso ai. Ai vc quer uma TV pra se entreter, vc vai fazer o que? Esperar 3~4 meses sem se divertir se limitando nos gastos pra compra-la a vista ou parcelar em 18x? Ai seu tênis esta rasgando. Vc vai gastar 200 reais a vista e passar o resto do mês sem poder tomar uma cerveja com os amigos ou parcelar em 3x? Ai quando vc vê esta la com 5~10 parcelas mensais estrangulando todo seu salário e tendo que usar mais crédito pra coisas básicas.
Pois é, o negócio é aprender a viver dentro dos seus limites, é difícil sim mas gastar além das suas posses é pior ainda.
Eu sempre vivo com uma regra na cabeça "Se pra ter uma coisa preciso parcelar em 12x significa que na verdade não posso ter"
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.790
Reações
39.102
Pontos
2.044
Imagine vc ganhando 2k por mês tendo que pagar contas básicas, ou seja, boa parte da grana já foi embora nisso ai. Ai vc quer uma TV pra se entreter, vc vai fazer o que? Esperar 3~4 meses sem se divertir se limitando nos gastos pra compra-la a vista ou parcelar em 18x? Ai seu tênis esta rasgando. Vc vai gastar 200 reais a vista e passar o resto do mês sem poder tomar uma cerveja com os amigos ou parcelar em 3x? Ai quando vc vê esta la com 5~10 parcelas mensais estrangulando todo seu salário e tendo que usar mais crédito pra coisas básicas.
Esses dilemas só existem para pessoas que não tem educação financeira. Se o cidadão teve educação financeira, que é algo que se aprende em casa, com os pais, inicialmente, jamais chega-se a esse dilema.
Eu sempre compro à vista, porque desde que comecei a trabalhar, parto do princípio de que só se deve comprar quando se tem dinheiro. E para ter dinheiro pra comprar algo, é preciso planejamento.
 

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.236
Reações
24.236
Pontos
1.419
Pois é, o negócio é aprender a viver dentro dos seus limites, é difícil sim mas gastar além das suas posses é pior ainda.
Eu sempre vivo com uma regra na cabeça "Se pra ter uma coisa preciso parcelar em 12x significa que na verdade não posso ter"

É, concordo com a parte dos limites. Difícil é praticar isso na sociedade de consumo que vivemos e, como eu disse, com a situação geral da maioria dos brasileiros.
Agora, discordo que não se deve usar crédito pra nada. Sei que existem muitos exageros(meus casos sempre foram por excessos de minha parte e não necessidade), mas na teoria é tudo mais simples, as pessoas vivem condições muito diferentes. Tem que ver até que ponto vale pro José trabalhar 5 ou 6 dias por semana se fodendo pra depois ficar se privando ainda de qualquer conforto "básico", é um toma-la-da-cá.

Esses dilemas só existem para pessoas que não tem educação financeira. Se o cidadão teve educação financeira, que é algo que se aprende em casa, com os pais, inicialmente, jamais chega-se a esse dilema.
Eu sempre compro à vista, porque desde que comecei a trabalhar, parto do princípio de que só se deve comprar quando se tem dinheiro. E para ter dinheiro pra comprar algo, é preciso planejamento.

Concordo, educação financeira primeiramente tem que vir dos pais. Isso é algo que com certeza me faltou. Quem dera eu ter tido essa determinação.
 

IcE_WiNd

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.549
Reações
16.997
Pontos
1.474
Agora, discordo que não se deve usar crédito pra nada
Não cheguei a dizer isso.
Eu mesmo passo o mês inteiro pagando minhas contas do dia a dia no crédito mas nunca passando do valor que minha renda permite. O segredo é esse, não confundir crédito com renda.
 

BillieGDJoe

Bam-bam-bam
Mensagens
1.065
Reações
1.608
Pontos
353
Comprar sempre à vista também quase nunca é vantajoso. É muito difícil conseguir algum desconto à vista, geralmente é aquele preço e acabou. Nesses casos é melhor parcelar sem juros, mesmo que tenha o dinheiro a vista. Caso consiga o desconto, tem que avaliar ainda sim se o desconto vale a pena o desembolso total na hora. Raramente compensa...
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.107
Reações
172.170
Pontos
2.599
Comprar sempre à vista também quase nunca é vantajoso. É muito difícil conseguir algum desconto à vista, geralmente é aquele preço e acabou. Nesses casos é melhor parcelar sem juros, mesmo que tenha o dinheiro a vista. Caso consiga o desconto, tem que avaliar ainda sim se o desconto vale a pena o desembolso total na hora. Raramente compensa...
Não gosto dessa lógica. Acho que se você tem dinheiro para pagar à vista, então pague à vista porque em termos de organização fica muito claro quanto saiu em tempo real e muito claro que não haverá despesas penduradas no futuro.

Para pessoas que estão apertadas e podem se esforçar para pagar à vista mediante desconto, aí sim faz sentido porque ela teria que ficar se programando para encaixar parcelas em seu orçamento.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.766
Reações
51.827
Pontos
1.564
Eu sempre me assusto com o valor que vem, dai olho algumas comprar e fico mas o que é isso? A academia é um exemplo disso, todo mês vem um valor com nome totalmente diferente, dai perguntou minha esposa e ela diz (toda vez) isso é academia amor...

Eu conto ou alguém quer contar?
 

BillieGDJoe

Bam-bam-bam
Mensagens
1.065
Reações
1.608
Pontos
353
Não gosto dessa lógica. Acho que se você tem dinheiro para pagar à vista, então pague à vista porque em termos de organização fica muito claro quanto saiu em tempo real e muito claro que não haverá despesas penduradas no futuro.

Para pessoas que estão apertadas e podem se esforçar para pagar à vista mediante desconto, aí sim faz sentido porque ela teria que ficar se programando para encaixar parcelas em seu orçamento.

No final é tudo questão de organização. Pro cara poder pagar à vista e juntar o dinheiro todo ele teve que se organizar. No caso á prazo, ele não vai precisar ter essa organização antes, só depois da compra. Acaba dando elas por elas...
 

PSO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.388
Reações
9.389
Pontos
503
Eu uso o nubank como forma de controlar meus gastos mensais, então passo TUDO no crédito, por conta disso, meu salário vai pra pagar meu consumo do mês anterior. Tô gostando dessa tática até...

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Não gosto dessa lógica. Acho que se você tem dinheiro para pagar à vista, então pague à vista porque em termos de organização fica muito claro quanto saiu em tempo real e muito claro que não haverá despesas penduradas no futuro.
Na verdade é melhor deixar o ativo rendendo, do que deixar o mesmo em um produto que terá seu valor depreciado.
Na compra parcelada (sem juros), você ganharia juros deixando o dinheiro rendendo.
Alem de ganhar milhas com a compra de produtos no credito.

Credito não é um monstro de 7 cabeça, na verdade ele é um ÓTIMA ferramenta.

No mais, a culpa não é do credito e sim de quem usa o credito.
Do mesmo jeito que armas não atiram sozinhas, uma compra mal feita não se faz sozinha.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.107
Reações
172.170
Pontos
2.599
No final é tudo questão de organização. Pro cara poder pagar à vista e juntar o dinheiro todo ele teve que se organizar. No caso á prazo, ele não vai precisar ter essa organização antes, só depois da compra. Acaba dando elas por elas...
Eu acho o contrário. Se você gastou X, você pode saber que esse X já será menos para você na próxima fatura e descontará dos seus rendimentos. Mas sabe que após pagar o que sobrar é lucro e ficará livre dali em diante.

Eu tenho um amigo que trabalha com essa lógica e não é fácil para ele se manter na linha. Todo mês dele está comprometido com parcela de uma coisa, de outra coisa, aí entra uma outra coisa. Eis que surge alguma emergência e tem que ficar vendo quanto do orçamento está comprometido para agora no curto prazo e quanto poderá comprometer no médio e longo prazo. Não é fácil. Porém, o caso dele se enquadra no grupo de pessoas que precisam fazer isso para ter seus desejos atendidos porque não teria como simplesmente comprar coisas à vista. Como falei no começo, no caso de alguém que pode pagar à vista, não é necessário passar por isso porque pode levar a desorganização.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.107
Reações
172.170
Pontos
2.599
Na verdade é melhor deixar o ativo rendendo, do que deixar o mesmo em um produto que terá seu valor depreciado.
Na compra parcelada (sem juros), você ganharia juros deixando o dinheiro rendendo.
Alem de ganhar milhas com a compra de produtos no credito.

Credito não é um monstro de 7 cabeça, na verdade ele é um ÓTIMA ferramenta.

No mais, a culpa não é do credito e sim de quem usa o credito.
Do mesmo jeito que armas não atiram sozinhas, uma compra mal feita não se faz sozinha.
Sim, mas você estaria considerando que o cidadão pegaria o exato valor do que resta pagar do produto e colocaria para render em algum lugar. A questão aí é que como são compras de baixo valor em termos de rendimento dos juros, o acréscimo que ganharia seria irrisório. Um cara parcela um celular de R$1000 em 5x e paga R$200 e deixa para pagar os R$800 em mais 4x. Se o cara colocar isso na poupança por conta da liquidez imediata, o rendimento é pífio e não compensa a engenharia. É diferente de quando falamos de grandes montantes. E se o cara colocar o dinheiro em outras aplicações, no fim das contas o rendimento poderá ser um pouco maior ou até relativamente maior do que a inflação, mas aí a liquidez será baixa, poderá incidir IR, taxas e não adiantará ficar com o dinheiro preso.

Se você é organizado de fato, compra no crédito sim, mas à vista e ganha milhas do mesmo jeito e separa seu orçamento para aplicar o que sobrar sem se preocupar nem com liquidez ou vencimento da aplicação. Novamente, estou falando isso para o caso do cara que tem tudo sob controle e consegue pagar as coisas dessa forma. Para o cara que não tem como bancar algo à vista, aí não haverá jeito e terá que se organizar o orçamento no médio e longo prazo.
 

Palestra1914

Leader of Men
VIP
Mensagens
2.966
Reações
19.468
Pontos
453
Eu tinha horror á cartão de crédito, comecei a usar depois de uns bons anos trabalhando porque fui fazer minha primeira viagem internacional. Meus pais se endividaram feio quando eu era criança, e isso me marcou bastante.

Apesar disso, ás vezes eu também descuido da fatura. Nunca faço compras substanciais (acima de 100 reais) sem ficar de olho no limite e no orçamento, mas logo caí na armadilha de acumular muitas pequenas compras rotineiras (com Uber, principalmente).

Esse mês por exemplo me fodi, porque tirei férias bem no mês que o dólar resolveu disparar. A grana que eu tinha contingenciada já não seria mais o suficiente, mas resolvi apostar com o destino que conseguiria cortar um gasto aqui e ali e conseguir encaixar.

Me fodi. Nos dois últimos dias lá no Peru já não tinha mais grana o suficiente pra comer além de uma empanada por refeição, então usei o cartão pra sacar dinheiro - o Nubank ao menos não cobra taxas. Na Colômbia os passeios eram cotados em dolar e tive que passar no cartão porque ficou acima do que eu previ em pesos, também.

O resultado é que a fatura passada e a desse mês foram duas voadoras com os dois pés no peito me jogando direto num poço de cerol. Tinha até planos de comprar umas coisas mas tive que cancelar as expectativas e ficar bem na moralzinha, até porque sou CLT e não recebo salário esse mês pós férias. Nem Uber tô pegando.
 
Topo Fundo