O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Dúvida com manutenção de PS2 FAT

Status
Não está aberto para novas respostas.

krazyx

The Matrix Engineer
VIP
Mensagens
1.480
Reações
3.082
Pontos
293
Olá,

Amanhã vou levar meu PS2 FAT para manutenção, ele está com o famoso problema de não dar imagem.

Minha dúvida é sobre a entrada traseira do HD.
Eu comprei esse PS2 aqui no fórum, quando chegou funcionava os jogos via HD normal, mas em poucos dias parou de funcionar, nem aparecia os jogos na tela do OPL. comecei a jogar apenas pelo pendrive.

Minha dúvida é se alguem já viu esse problema, é problema na entrada do HD? é problema no destravamento?

Pergunto pois pretendo pedir pro técnico dar uma olhada nisso e não queria levar uma rasteira kkk
 

Mutolopitico

Bam-bam-bam
Mensagens
251
Reações
572
Pontos
278
Então, o problema de não dar imagem no seu FAT é bem comum, e pode ser resolvido facilmente. Se não for nada relacionado a solda BGA do GS, ta beleza pra você.

Antes de tudo, você tem 100% de certeza que não é o seu HD com problema ou o Adaptador que você ta usando né? Ja tentou dar uma limpeza nos contatos com um Spray de Limpa contato?

Hmm... o problema do HD não funcionar pode ser o destrave com mal contato ou problema em um Chip/CI que faz a ponte de comunicação do HD e o Sistema do PS2, o problema pode ser resolvido apenas realizando uma re-solda do CI, com um soprador térmico e pasta de Solda, se não resolver, terá que ser feito a troca do CI com defeito de outro PS2 FAT de sucata.

Creio que seja solda fria, pois você comentou que ele já funcionava corretamente.

Olha, se de fato resolver o problema do HD for troca de CI, e ainda também que vai trocar um componente pra fazer o vídeo funcionar também, se o técnico for "estrelinha" esteja preparado para o rombo no seu bolso...
 

krazyx

The Matrix Engineer
VIP
Mensagens
1.480
Reações
3.082
Pontos
293
Então, o problema de não dar imagem no seu FAT é bem comum, e pode ser resolvido facilmente. Se não for nada relacionado a solda BGA do GS, ta beleza pra você.

Antes de tudo, você tem 100% de certeza que não é o seu HD com problema ou o Adaptador que você ta usando né? Ja tentou dar uma limpeza nos contatos com um Spray de Limpa contato?

Hmm... o problema do HD não funcionar pode ser o destrave com mal contato ou problema em um Chip/CI que faz a ponte de comunicação do HD e o Sistema do PS2, o problema pode ser resolvido apenas realizando uma re-solda do CI, com um soprador térmico e pasta de Solda, se não resolver, terá que ser feito a troca do CI com defeito de outro PS2 FAT de sucata.

Creio que seja solda fria, pois você comentou que ele já funcionava corretamente.

Olha, se de fato resolver o problema do HD for troca de CI, e ainda também que vai trocar um componente pra fazer o vídeo funcionar também, se o técnico for "estrelinha" esteja preparado para o rombo no seu bolso...
Ele veio funcionando com um HD IDE ai parou, troquei para um SATA mas não voltou mais...

Comprei até um adaptador piratão pra ver, mas não deu em nada...

Espero que funcione, jogar pela USB é um porre, tem jogo que fica injogável.

166254
 

Mutolopitico

Bam-bam-bam
Mensagens
251
Reações
572
Pontos
278
Ele veio funcionando com um HD IDE ai parou, troquei para um SATA mas não voltou mais...

Comprei até um adaptador piratão pra ver, mas não deu em nada...

Espero que funcione, jogar pela USB é um porre, tem jogo que fica injogável.

Visualizar anexo 166254

Inicialmente tava funcionando com o adaptador IDE Original da Sony ai? Depois esse parou de funcionar e você tentou o Sata da GameStar e parou de detectar HD no PS2? Muuuuuito difícil esses adaptadores darem defeito por si só, o problema é que você teria que ter outro PS2 FAT pra confirmar se de fato é o adaptador com defeito ou no PS2 mesmo.

Creio que seja o PS2 mesmo, agora ai é só cruzar os dedos pra vê se o técnico ai vai resolver o problema problema de Vídeo ai e o problema na detecção do HD...
 

AlexHidanBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.029
Reações
2.163
Pontos
709
Sempre quis jogar pelo HD, mas meu PS2 era o slim, aí só dava pelo pendrive, e como a porta USB é 1.0, os jogos ficam todos cagados (principalmente nas cutscenes).

Boa sorte aí com seu FAT, talvez seja coisa boba tipo mal contato no encaixe do HD mas sei lá tbm
 

krazyx

The Matrix Engineer
VIP
Mensagens
1.480
Reações
3.082
Pontos
293
Inicialmente tava funcionando com o adaptador IDE Original da Sony ai? Depois esse parou de funcionar e você tentou o Sata da GameStar e parou de detectar HD no PS2? Muuuuuito difícil esses adaptadores darem defeito por si só, o problema é que você teria que ter outro PS2 FAT pra confirmar se de fato é o adaptador com defeito ou no PS2 mesmo.

Creio que seja o PS2 mesmo, agora ai é só cruzar os dedos pra vê se o técnico ai vai resolver o problema problema de Vídeo ai e o problema na detecção do HD...
Isso mesmo, depois de alguns dias ele nem era mais dectado pelo OPL, comprei o adaptador paralelo SATA e também não deu certo, tentei até aquela gambiarra de converter o adaptador original em SATA usando as peças do paralelo... e nada...

Frustrante..... vamos ver se amanhã o cara me ajuda
 


krazyx

The Matrix Engineer
VIP
Mensagens
1.480
Reações
3.082
Pontos
293
Sempre quis jogar pelo HD, mas meu PS2 era o slim, aí só dava pelo pendrive, e como a porta USB é 1.0, os jogos ficam todos cagados (principalmente nas cutscenes).

Boa sorte aí com seu FAT, talvez seja coisa boba tipo mal contato no encaixe do HD mas sei lá tbm
eu só conseguia jogar jogos pequenos pela porta USB.

GTA? sem chance, o loading dos mapas era impossivel.
God of War? sem chance, na primeira cutscene ficava a uns 5 FPS..

Me contentava com os clássicos do PS1 e alguns levinhos do PS2...
 

Stronger

Supra-sumo
Mensagens
560
Reações
1.789
Pontos
183
Faz tempo que não posto aqui, só loguei pra responder o seu post.
Primeiro, pegue o seu HD IDE e teste ele em qualquer computador. Veja se queimou (só a placa lógica ou o HD mesmo).

Se queimou, o problema é um apenas um: o fusível PS9 ou PS10 do Playstation 2 queimou, para evitar que queimasse o Network Adapter. Você pode fazer uma ponte (foi o que eu fiz), ou trocar por outro.
Mesmo que não tenha queimado o HD, é bom pedir ao técnico para testar direto esses fusíveis. Se você olhar uma imagem da placa-mãe do PS2 na internet (google "fusível ps2 ps10"), dá para achar os dois bem facilmente.
 

krazyx

The Matrix Engineer
VIP
Mensagens
1.480
Reações
3.082
Pontos
293
Faz tempo que não posto aqui, só loguei pra responder o seu post.
Primeiro, pegue o seu HD IDE e teste ele em qualquer computador. Veja se queimou (só a placa lógica ou o HD mesmo).

Se queimou, o problema é um apenas um: o fusível PS9 ou PS10 do Playstation 2 queimou, para evitar que queimasse o Network Adapter. Você pode fazer uma ponte (foi o que eu fiz), ou trocar por outro.
Mesmo que não tenha queimado o HD, é bom pedir ao técnico para testar direto esses fusíveis. Se você olhar uma imagem da placa-mãe do PS2 na internet (google "fusível ps2 ps10"), dá para achar os dois bem facilmente.
Valeu Stronger!!

Na verdade eu dei uma pesquisada e vi que esse lance de queimar fusível é bem comum, inclusive o problema do vídeo pode ser um fusível também.

Eu até abri ele pra tentar localizar, pensando que era mais fácil trocar, só que quando eu vi o chip de destravamento com fio pra todo lado deu um cagaço de mexer...

Tô na esperança de que o técnico seja honesto.
Vou levar na Santa Efigênia no centro de São Paulo numa loja que chama Fratello Games, me lembro do meu padrasto levando PS1 fat, PS2 fat, PS2 slim, PS3... e sempre parecia um bom trabalho.
 

krazyx

The Matrix Engineer
VIP
Mensagens
1.480
Reações
3.082
Pontos
293
Mas não é simples trocar esse drive? Quando desmontei meu fat vi que era bem fácil tirar e vi na Internet diversos drives pra vender.

Agora a questão de não dar imagem eu não sei se resolveria trocando o drive, não sei se tem relação...
 

Ren Vercetti

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.863
Reações
1.282
Pontos
859
O meu PS2 FAT tem um problema bem diferente. O áudio dele sai o som mais alto no canal direito. Mas parece que quando ele da uma esquentada o áudio esquerdo começa igualar o volume com o direito. Muito doido né!? O vídeo pega normal.

E justo comigo que sou muito chato com áudio. Queria arrumar mas nem sei por onde começar, já que esse problema não é normal, não achei nada na net sobre isso.
 

krazyx

The Matrix Engineer
VIP
Mensagens
1.480
Reações
3.082
Pontos
293
Finalmente o técnico deu a resposta, parece que deu um problema na trilha da placa, vai ter que trocar a placa toda, R$ 250 no total.

De quebra já resolve o problema do HD, fechei negócio.
 

Bergot

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.664
Reações
5.939
Pontos
704
Finalmente o técnico deu a resposta, parece que deu um problema na trilha da placa, vai ter que trocar a placa toda, R$ 250 no total.

De quebra já resolve o problema do HD, fechei negócio.
Problema na trilha da placa.... :kpensa Tirou foto da sua placa original? Pois é bem provável que volte a mesma...
 

krazyx

The Matrix Engineer
VIP
Mensagens
1.480
Reações
3.082
Pontos
293
Problema na trilha da placa.... :kpensa Tirou foto da sua placa original? Pois é bem provável que volte a mesma...
Antea de levar lá eu abri ele pra fuçar e limpar, ela estava bem surrada e com umas marcas, alem do emaranhado de fios do destrave.

Se é uma placa nova nem destrave vai ter, vou questionar. Obrigado pelo toque!
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
745
Reações
979
Pontos
543
Pessoal, tô com um PS2 FAT que está lendo CD de áudio, mas não reconhece jogos de PS1 (jogos de DVD também não, mas não vem ao caso).

No meu antigo PS2 com chip Thunder, era necessário apertar Reset+Eject pra entrar no modo PS1. Minha pergunta é: Existe algum esquema parecido pra ler jogos de PS1 no Chip Matrix 1.93?
 

Mutolopitico

Bam-bam-bam
Mensagens
251
Reações
572
Pontos
278
Finalmente o técnico deu a resposta, parece que deu um problema na trilha da placa, vai ter que trocar a placa toda, R$ 250 no total.

De quebra já resolve o problema do HD, fechei negócio.

Duzentão e 50quentinha? Sério mermô véi?

Vou te dizer, trabalhei em uma assistência consertando ps2 por 3 anos, e nunca havia pegado um FAT com problema em trilha rompida e ainda ter que trocar a placa toda? me soa muito estranho e suspeito, oque poderia ser feito é a troca do CI responsável pela ponte de comunicação do HD, ou a troca dos fusíveis PS como já foi dito no tópico aqui, trilha rompida sinceramente me soa suspeito. 250 é quase o preço de um outro PS2 FAT funcionando (apenas o console sem controle) no ML ou na OLX

Sobre oque @keanu_yves perguntou, você já deu uma olhada no destrave no seu PS2 FAT, e ver se os pontos Y e S estão conectados? Eles são responsáveis pelo funcionamento de jogos paralelos de PS1, sem eles nunca seu PS2 vai rodar jogos de ps1 via leitor, apenas via usb usando o POPSTARTER. Se você comentou que os jogos via DVD também não funcionam, pode ser problema no leitor em si, esteja no fim da vida útil ou descalibrado/alinhado ou também pode ser problema no chip Matrix.
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
745
Reações
979
Pontos
543
Duzentão e 50quentinha? Sério mermô véi?

Vou te dizer, trabalhei em uma assistência consertando ps2 por 3 anos, e nunca havia pegado um FAT com problema em trilha rompida e ainda ter que trocar a placa toda? me soa muito estranho e suspeito, oque poderia ser feito é a troca do CI responsável pela ponte de comunicação do HD, ou a troca dos fusíveis PS como já foi dito no tópico aqui, trilha rompida sinceramente me soa suspeito. 250 é quase o preço de um outro PS2 FAT funcionando (apenas o console sem controle) no ML ou na OLX

Sobre oque @keanu_yves perguntou, você já deu uma olhada no destrave no seu PS2 FAT, e ver se os pontos Y e S estão conectados? Eles são responsáveis pelo funcionamento de jogos paralelos de PS1, sem eles nunca seu PS2 vai rodar jogos de ps1 via leitor, apenas via usb usando o POPSTARTER. Se você comentou que os jogos via DVD também não funcionam, pode ser problema no leitor em si, esteja no fim da vida útil ou descalibrado/alinhado ou também pode ser problema no chip Matrix.
Valeu. Não quero abrir o PS2 até a placa não, ele é bem delicado e eu não sou técnico. Vou comprar um leitor no Ali então e ver se é isso.
 

Ruano Roxo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.881
Reações
598
Pontos
844
@krazyx

Sem querer demonizar o técnico que está lhe atendendo, mas normalmente quando chega esse tipo de diagnostico a verdade é o seguinte:

- Defeito que o técnico não conseguiu localizar a origem, dessa forma ele pega a sua placa e coloca outra dele no lugar. Pode ser que a dele já tenha um chip de desbloqueio instalado, ou ele remove o modchip da sua para instalar nessa que vai ser a substituta.

* Placa nova de PS2 Fat? Chama o padre quevedo, isso ai não existe.

Sobre o valor, não achei caro. Tem a mão de obra técnico que também é filho de deus e tem contas a pagar. E se ele não for ficar com sua placa a base de troca, ai achei foi mesmo é barato.

Agora, se compensa financeiramente... são outros 500. Talvez você encontre por onde você mora um PS2 fat em boas condições por um preço parecido com esse reparo. Ai você que decide.
 

krazyx

The Matrix Engineer
VIP
Mensagens
1.480
Reações
3.082
Pontos
293
Peguei o ps2 na segunda agora, joguei 20 min de boa, ai numa tela de loading travou, depois que reiniciei deu o mesmo erro. Sem imagem e sem som.

Esse FDP não trocou placa não, como uma placa "nova" morre em 20 min de jogo?

Levei de novo lá, me deu até segunda pra ir buscar.

Obs: já paguei e me arrependi. A vontade de jogar ps2 era tão grande que nao pensei direito.
 

PS2 Fat

Larva
Mensagens
21
Reações
0
Pontos
1
Dia 28/05/2021 quando liguei o PS2 Fat 50001 pra tentar mexer no cht pra mudar cor da mira laser do Resident Evil 4, depois de baixar o color hex pra Android ele congelou na tela do FreeMCboot e quando fui desligar pra ligar de novo deu tela preta. Toda vez que ligo dá tela preta e quando dou um reset fica sem imagem. Só volta a dar tela preta quando tiro da tomada e ligo. Ao ligar ele faz um som de bip longo. O chip de desbloqueio é o primeiro Thunder. O que pode ter acontecido?
 
Ultima Edição:

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
Peguei o ps2 na segunda agora, joguei 20 min de boa, ai numa tela de loading travou, depois que reiniciei deu o mesmo erro. Sem imagem e sem som.

Esse FDP não trocou placa não, como uma placa "nova" morre em 20 min de jogo?

Levei de novo lá, me deu até segunda pra ir buscar.

Obs: já paguei e me arrependi. A vontade de jogar ps2 era tão grande que nao pensei direito.
Eu se fosse você pedia para retirar o modchip, instalar o FMCB ou o FHDB e pronto, hoje em dia PS2 Fat não precisa mais de nenhum modchip, alias eles podem até fazer os fusiveis que o user ai falou queimarem mais rápido. O softmod hoje em dia é a melhor saída para PS2 Fat, e pra ps2 slim série 90x tem o fortuna ai pra quebrar o galho.
 

PS2 Fat

Larva
Mensagens
21
Reações
0
Pontos
1
Eu podia ter pedido pro técnico ter tirado o modchip. E olha que ele avisou que modchip manda tensão errada pra placa. Resta saber se ao remover o modchip o ps2 vai voltar a funcionar sem dar essa tela preta e sem dar bip longo.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.512
Reações
179.254
Pontos
1.514
Dia 28/05/2021 quando liguei o PS2 Fat 50001 pra tentar mexer no cht pra mudar cor da mira laser do Resident Evil 4, depois de baixar o color hex pra Android ele congelou na tela do FreeMCboot e quando fui desligar pra ligar de novo deu tela preta. Toda vez que ligo dá tela preta e quando dou um reset fica sem imagem. Só volta a dar tela preta quando tiro da tomada e ligo. Ao ligar ele faz um som de bip longo. O chip de desbloqueio é o primeiro Thunder. O que pode ter acontecido?

Vc coveirou um tópico de 2016, criou um tópico com essa mesma dúvida e ainda voltou a postar aqui?


De boas, só um toque, aqui não é casa da mãe Joana. Vamos maneirar aí gente! Poste sobre essa dúvida somente no post que vc mesmo criou, por gentileza!
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo Fundo