O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


dúvida i7 6700k - voltagem do processador

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.332
Reações
16.556
Pontos
1.439
montei meu pc novo, um 6700k numa maximus viii ranger e 2 pentes de corsair 8gb 3000ghz

notei que mesmo nas configurações que vieram por default na bios a voltagem do processador varia de 0,700 até 1,360v quando está usando o turbo boost.

é normal dos skylake fazer isso? pois se fosse das gerações antigas essa tensão fritaria não?

no entanto, a temperatura fica entre 30 a 40 graus e jogando chega a 58 com o corsair h45

queria saber se é bug ou se é assim mesmo, alguem mais tem esse combo pra opinar?
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.721
Pontos
2.234
Normal. Tem gente que usa com 1.40, 1.41 em overclocks mais altos, pra você ter uma ideia.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.658
Reações
20.641
Pontos
1.344
Normal. Tem gente que usa com 1.40, 1.41 em overclocks mais altos, pra você ter uma ideia.

mas ele não está em over. Estranho. Em boost está muito alto esse V core! Com 1.360v eu conseguiria 4.8ghz com sorte! Aqui uso 1.344 para 4.7ghz!
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.721
Pontos
2.234
mas ele não está em over. Estranho. Em boost está muito alto esse V core! Com 1.360v eu conseguiria 4.8ghz com sorte! Aqui uso 1.344 para 4.7ghz!

Sim, e como todos nós estamos cansados de saber, os chips não são todos iguais.
1.36 é seguro, mas não é por isso que ele não pode tentar baixar manualmente, se quiser.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.332
Reações
16.556
Pontos
1.439
como não senti necessidade de over por enquanto setei em 1,28 e desabilitei os paranaue de voltagem automatica.

agora ta indo até 4,4 de boa.

notei nos foruns a fora que o povo que tem o i7 da geração anterior se expanta com as voltagens e acaba botando medo em quem comprou o 6700k

o perfil xmp da memória ram tbm fiquei com medo, o padrão dele vem pra 1.35 pra 3000mhz

como é uma corsair lpx e diz isso na caixinha mesmo será que da pra confiar ou é melhor setar uma voltagem menor manualmente tambem?
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.721
Pontos
2.234
O padrão dela pra 3000Mhz é 1.35 mesmo, pelo que eu vi aqui.
 


lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.332
Reações
16.556
Pontos
1.439
O padrão dela pra 3000Mhz é 1.35 mesmo, pelo que eu vi aqui.

fazia tempo que não lidava com desktop aí estou cheio de dúvidas.

com relação a temperaturas está tudo ok, meu medo era só de minar a durabilidade dos componentes sem necessidade por enquanto. (até pq saporra de pc saiu quase o preço duma motoca pequena)

fiz o overzinho de leve em 4,4 com 1.280 de voltagem no processador, agora vou ativar o da memória ram então.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.721
Pontos
2.234
fazia tempo que não lidava com desktop aí estou cheio de dúvidas.

com relação a temperaturas está tudo ok, meu medo era só de minar a durabilidade dos componentes sem necessidade por enquanto. (até pq saporra de pc saiu quase o preço duma motoca pequena)

fiz o overzinho de leve em 4,4 com 1.280 de voltagem no processador, agora vou ativar o da memória ram então.

Ah, normal. Mas relaxa, geralmente os parâmetros de fábrica são seguros - ainda que algumas vezes desnecessários, como esse vCore que sua CPU tava puxando.
Só tente não perder tempo demais com esse tipo de ajuste e vá jogar.

Tem gente que fica tão obcecada com benchmark, e voltagem, e frequências, que transforma isso em jogo e esquece de jogar outras coisas.
 

Math Dealer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.521
Reações
4.989
Pontos
819
Ta razoável até, aqui eu não ganhei na loteria de processador, meu i7 6700k ta em 1.42 V pra fazer 4.5. (mas pode ser ter alguma relação com a placa mãe tbm, ela não essas pra gamer, meio basicona). Mas ainda ta no que a intel pelo menos considera seguro.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.658
Reações
20.641
Pontos
1.344
Ta razoável até, aqui eu não ganhei na loteria de processador, meu i7 6700k ta em 1.42 V pra fazer 4.5. (mas pode ser ter alguma relação com a placa mãe tbm, ela não essas pra gamer, meio basicona). Mas ainda ta no que a intel pelo menos considera seguro.

Jesus! 1.42v? c***lho! só para 4.5ghz? Muito pouco! Ou sua placa mãe é um ruim demais, ou vc perdeu na loteria! haha! Acima de 1.4v eu já acho muito alto pra 24h. Mas voce nao ficar mais de 10 anos com esse processador. Então vai durar!

O Vcore das DDD4 de 2666hmz pra cima é 1.35v mesmo. Aqui deixei em auto em 3333mhz. As minhas são de 3200mhz. E está pedindo 1.39v pra ficar estavel. Sem problema nenhum também pelo q li. Acima de 1.4v que não recomendável para ddr4. Alguns dizem q até 1.44v é de boas!
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.332
Reações
16.556
Pontos
1.439
Ta razoável até, aqui eu não ganhei na loteria de processador, meu i7 6700k ta em 1.42 V pra fazer 4.5. (mas pode ser ter alguma relação com a placa mãe tbm, ela não essas pra gamer, meio basicona). Mas ainda ta no que a intel pelo menos considera seguro.

acredito que sim. não adianta ter uma fonte boa pois a alimentação passa pelo sistema de fornecimento de energia ao processador da placa mãe, que se não bom não vai ter tanta eficiencia e estabilidade
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.065
Reações
25.882
Pontos
1.484
vcore no modo automático (que é o padrão), coloca muita mais voltagem que o necessário.

Na minha opinião, você deveria descobrir qual é o Vcore mínimo para o seu sistema ficar estável com 100% de uso, e então aumentar esse valor em 0,02.

Por exemplo, se está usando sem over, vá setando valores cada vez mais baixo de Vcore, começando com 1.25, e testando estabilidade em teste de stress como Aida64 (não use o prime, é perigoso para processadores Intel).

se passar no teste por pelo menos 10 minutos, reduza o Vcore em 0.03, então irá para 1.22, teste de novo e repita o ciclo.

Quando estiver chegando na faixa de 1.15 de vcore, comece a reduzir em valores menores, intervalos de 0.01 apenas.

Quando finalmente começar a ficar instável, dar bsod, ou coisas do tipo, então você aumenta o Vcore em 0.03, e pronto. Faça um teste final de estabilidade para ver se tá tudo ok.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.332
Reações
16.556
Pontos
1.439
vcore no modo automático (que é o padrão), coloca muita mais voltagem que o necessário.

Na minha opinião, você deveria descobrir qual é o Vcore mínimo para o seu sistema ficar estável com 100% de uso, e então aumentar esse valor em 0,02.

Por exemplo, se está usando sem over, vá setando valores cada vez mais baixo de Vcore, começando com 1.25, e testando estabilidade em teste de stress como Aida64 (não use o prime, é perigoso para processadores Intel).

se passar no teste por pelo menos 10 minutos, reduza o Vcore em 0.03, então irá para 1.22, teste de novo e repita o ciclo.

Quando estiver chegando na faixa de 1.15 de vcore, comece a reduzir em valores menores, intervalos de 0.01 apenas.

Quando finalmente começar a ficar instável, dar bsod, ou coisas do tipo, então você aumenta o Vcore em 0.03, e pronto. Faça um teste final de estabilidade para ver se tá tudo ok.

deixei +- no que era pra ser padrão 1,2x

o que fiquei em dúvida era só pq dessa oscilação de 0,7 até 1,36 mesmo sem pedir pra chegar a 1,36. achei que ele poderia variar de 0,7 até 1,2x por exemplo. não sabia que ele extrapolava sozinho o próprio padrão de fábrica.

mas parece que é assim mesmo o default. o que fiz foi fixar em 1,280 com um leve overclock pra manter frio e garantir durabilidade por alguns anos. agora é só jogar!
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.940
Reações
33.266
Pontos
1.554
100% estável e funcionando igual um foguete!!! :rox

adfqwer1234.png
 

O'conner

Bam-bam-bam
Mensagens
3.149
Reações
4.227
Pontos
453
Falando em processador
Não encontro mais em lojas conhecidos o i7 4790k, só modelo normal
Já saiu mesmo do mercado ? Se sim qual mais recomendo a substituir ele num futuro upgrade
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.332
Reações
16.556
Pontos
1.439
Entra na bios e selecione pra fazer overclock manualmente. Isso claro se o seu I7 for mesmo a versão "K".

.

é o k sim. e a placa é rog. a bios deve ser igual a sua.

vou mexer nos c-states pra ver. puis no xmp por causa da ram

ta assim agora:
PmbUw7C.jpg
 
Ultima Edição:
Topo Fundo