O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Dúvida] Monitor EAGO 15khz - Setup : Desmagnetizador, steatch e linhas horizontais

Zatt

Bam-bam-bam
Mensagens
410
Reações
506
Pontos
278
Bom dia OS'ers!
Primeiramente sou totalmente leigo, não entendo nada de monitores, tubos etc.
Essas perguntas vão pros dinossauros!

Minha última aquisição foi uma máquina bacanuda Neo Geo SNK que veio com o incrível Kof97 e 98, tirando alguns cupins que logo logo vão deixar este plano terreno e alguns outros detalhes cosméticos, estou muito satisfeito !
A parte interna veio toda original, fonte própria de arcade (quando chegar em casa pego o nome), monitor Eago 53210, e tubo Eago tb, me parece ser pequeno, talvez 21 polegadas ou menor (vou medir).
Andei pesquisando o meu problema de magnetização, observei o fio de cobre em volta do tubo e o segui até a placa. Numa busca pela internet vi alguém dizendo que é necessário "ativar" este desmagnetizador através de um botão, que supostamente sairia da placa do monitor.

Duvida 1: Minha tela está verde, rosa, vermelha sei lá que capeta de cor escrota que ele decide mostrar nas bordas. No caso do meu monitor, o desmagnetizador é ativado automaticamente ou existe realmente algum rabicho pra eu colocar o botão?

Duvida 2: A tela "come" imagem nas horizontais, eu queria achar alguma regulagem que reduzisse o tamanho da tela para que ela coubesse inteira e não escondesse alguns centímetros de cada lado. Tentei de tudo quanto há nos potenciômetros, mexi em tudo mesmo. Tem um que puxa a tela da direita pra esquerda, mas aí se ganho na direita perco na esquerda, tem outro que reduz a tela na vertical, e esse realmente é útil, consigo ajustar certinho, mas a porqueira do streatch horizontal não existe ou eu sou muito burro pra não encontrar, ajuda ai!

Duvida 3: Fica mais fácil observar quando tem letras, parece que as letras sofrem algum tipo de deformação quando passam em certo ponto do tubo, ponto esse fixo. mais nas extremidades verticais, tanto embaixo quanto encima tipo uns 10cm da borda.
 

Anexos

  • eago.jpg
    eago.jpg
    103,1 KB · Visualizações: 71
  • eago2.jpg
    eago2.jpg
    151,8 KB · Visualizações: 64
  • eago3.jpg
    eago3.jpg
    86,4 KB · Visualizações: 59
Ultima Edição:

Kernell32dll

Mil pontos, LOL!
Mensagens
714
Reações
1.014
Pontos
1.093
A bobina é ativada sozinha, no momento em que vc liga o monitor (alguns sequer possuem essa bobina). Só vi comando externo para desmagnetizar em monitores VGA antigos de PC.

A respeito da largura, deve existir um trimpot H-SIZE na sua placa. Se não tem efeito, provavelmente tem algum componente alterado na placa (Um problema comum é um capacitor de largura, que fica em série com a defletora horizontal, mas aí o que costuma acontecer é justamente o contrario, a imagem fica mais estreita que o normal, então não posso te ajudar muito nisso).

Falta de uniformidade nas cores costumam ser culpa do tubo propriamente dito, e não da placa do monitor. Existem uns anéis no pescoço do tubo que podem corrigir isso, mas normalmente quando mexemos, a coisa fica ainda pior.

Já tive um monitor igual a esse seu, mas troquei por um eletrocyan.
 

Ruano Roxo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.881
Reações
598
Pontos
844
Para ajustar a largura horizontal no seu monitor, vc deve ajustar por essa bobina marcada na foto.

upload_2017-10-27_17-24-1.png

A bobina desmagnetizadora do cinescópio só tem força para corrigir imperfeições magnéticas fracas e corriqueiras.

Procure por formas de desmagnetizar externamente.

PS: Não recomendo furadeira, uheuheuheuheuh.
 

Zatt

Bam-bam-bam
Mensagens
410
Reações
506
Pontos
278
Caras, arranquei o fio de cobre q fica ali em volta, passei uma lampada no circuito e meti na tomada... adiantou porra niuma kkkkk
 

Zatt

Bam-bam-bam
Mensagens
410
Reações
506
Pontos
278
Falta de uniformidade nas cores costumam ser culpa do tubo propriamente dito, e não da placa do monitor. Existem uns anéis no pescoço do tubo que podem corrigir isso, mas normalmente quando mexemos, a coisa fica ainda pior.
Curiosidade é um bagulho estranho... as vezes é por causa dela que nos damos bem, mas quando nos fodemos, a queda é proporcionalmente igual a acenção !
Em outras palavras, ja mexi nos anéis atras do monitor e fudi a porra tda!
 


Zatt

Bam-bam-bam
Mensagens
410
Reações
506
Pontos
278
A bobina é ativada sozinha, no momento em que vc liga o monitor (alguns sequer possuem essa bobina). Só vi comando externo para desmagnetizar em monitores VGA antigos de PC.

A respeito da largura, deve existir um trimpot H-SIZE na sua placa. Se não tem efeito, provavelmente tem algum componente alterado na placa (Um problema comum é um capacitor de largura, que fica em série com a defletora horizontal, mas aí o que costuma acontecer é justamente o contrario, a imagem fica mais estreita que o normal, então não posso te ajudar muito nisso).

Falta de uniformidade nas cores costumam ser culpa do tubo propriamente dito, e não da placa do monitor. Existem uns anéis no pescoço do tubo que podem corrigir isso, mas normalmente quando mexemos, a coisa fica ainda pior.

Já tive um monitor igual a esse seu, mas troquei por um eletrocyan.

Coverada.

Comprei um Monitor Eletrocyan, mas to meio perdido pra ligar. Onde consigo informações fazer a troca?
 

Ruano Roxo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.881
Reações
598
Pontos
844
@saironbusatto

Antes de trocar você precisa verificar se a impedância do seu yoke (a bobina defletora) é compatível com o monitor eletrocyan que você adiquiriu. Ele é novo? Ou pegou usado?

Como você tinha um EAGO, é isso mesmo? O conector RGB não usa a mesma ordem dos fios e a depender do seu monitor eltrocyan, se for novo, os conectores do yoke, vertical e horizontal, também usam pinos diferentes você vai ter que refazer o conector ou usar conectores independentes pra ligar na ordem certa.

PS: NUNCA misture fios do circuito horizontal e vertical, se não é bye bye monitor e até a defletora.
 

Zatt

Bam-bam-bam
Mensagens
410
Reações
506
Pontos
278
Antes de trocar você precisa verificar se a impedância do seu yoke (a bobina defletora) é compatível com o monitor eletrocyan que você adiquiriu. Ele é novo? Ou pegou usado?
Peguei usado no ML

Como você tinha um EAGO, é isso mesmo?
Sim, o monitor que está no fliper é EAGO.

Mas onde consigo as informações pra nao bagunçar os fios?
 

Ruano Roxo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.881
Reações
598
Pontos
844
Um multímetro já vai te ajudar muito.

Saindo do yoke tem 4 fios (dois pares). Um par para o horizontal e outro par para o vertical.

Use o multímetro pra medir esses fios e encontrar os pares. Medindo resistência, em uma escala de no máximo 100 Ohm.

Vc vai achar resultados +/- assim:

2 a 8 Ohm em um par - Esse é o horizontal
12 a 65 Ohm em outro par - Esse é o vertical

Normalmente monitores eletrocyan novos só trabalham com o vertical baixo, +/- 15 Ohm.

Poste fotos do seu monitor eletrocyan pra poder te ajudar melhor.
 

Zatt

Bam-bam-bam
Mensagens
410
Reações
506
Pontos
278
Um multímetro já vai te ajudar muito.

Saindo do yoke tem 4 fios (dois pares). Um par para o horizontal e outro par para o vertical.

Use o multímetro pra medir esses fios e encontrar os pares. Medindo resistência, em uma escala de no máximo 100 Ohm.

Vc vai achar resultados +/- assim:

2 a 8 Ohm em um par - Esse é o horizontal
12 a 65 Ohm em outro par - Esse é o vertical

Normalmente monitores eletrocyan novos só trabalham com o vertical baixo, +/- 15 Ohm.

Poste fotos do seu monitor eletrocyan pra poder te ajudar melhor.
Olha ai as fotos!
mmcv3t.jpg

r9r85i.jpg

2jezsir.jpg

286y8gn.jpg

a47hg0.jpg
 
Mensagens
1
Reações
0
Pontos
1
Para ajustar a largura horizontal no seu monitor, vc deve ajustar por essa bobina marcada na foto.

Visualizar anexo 39167

A bobina desmagnetizadora do cinescópio só tem força para corrigir imperfeições magnéticas fracas e corriqueiras.

Procure por formas de desmagnetizar externamente.

PS: Não recomendo furadeira, uheuheuheuheuh.
Olá tenho um tubo desse que eu não consigo centralizar a imagem do jogo.,oq faço?
 

Ruano Roxo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.881
Reações
598
Pontos
844
Olá tenho um tubo desse que eu não consigo centralizar a imagem do jogo.,oq faço?

O que importa no seu caso é o monitor rgb e não o tubo (a mesmo que você tenha removido a bobina defletora). Qual a marca e modelo do seu monitor rgb?

Já adianto que nele você vai encontrar trimpots responsáveis por mover a imagem horizontal e verticalmente e é dessa forma que você pode centralizar a imagem no tubo.
 
Topo Fundo