O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Dúvida para os manjadores de elétrica [+Gambi]

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
Fala pessoal.

Comprei meu apartamento, um ap usado e velho, dentro do meu alcance financeiro de fudido. Estou fazendo uma reforma básica nele, e isso envolve trocar os espelhos das tomadas e interruptores.

O cara que morava lá é engenheiro elétrico, e ele refez a elétrica do apartamento. O problema é que é diferente de tudo que eu já vi, e não tenho idaia de como isso funciona hahaha. Tem 200 milhões de fios em todas as tomadas e saídas para lâmpadas. Segue foto do painel de luz, e dos comentários.

Aql0ccO.jpg

IQzGxhx.jpg

jrm1DH6.jpg

Eu preciso puxar uma tomada nova a partir de uma das tomadas existentes. Precisa ser um 127, queria entender quais os fios que eu precisaria puxar para fazer isso direito. Alguém tem ideia?

By the way, sair TODOS os fios em TODA caixa de tomada e interruptor e nas lâmpadas, ta certo isso Arnaldo?
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.648
Reações
30.487
Pontos
1.253
O cara faz engenharia elétrica só pra confundir toda a casa, hahaha...
Se você quer puxar, fica a dica gambiarra, desmonta a tomada, vão ter 3 fios ligando diretamente na tomada, 2 fases (se for 127v, 1 fase 1 neutra) e um terra, faça uma emenda de modo que você termine com 6 pontas, ai você monta as 2 tomadas...
 

R u s H

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.060
Reações
2.590
Pontos
703
Na verdade tá bem organizado. Tem até um DPS para cada fase. :ksafado (proteção para raios e sobretensão.)
O mais simples é como o Baneman escreveu. Pega uma tomada 127V puxa os cabos a partir dela.
Ou então puxe os cabos a partir do disjuntor, é só identifica os cabos 2,5mm e conectar os cabos da tomada nova junto nesse disjuntor. Só uma dica, mantenha a cor e a bitola dos cabos, se não aí sim a coisa vai ficar confusa.
 

Stuttz1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.633
Reações
3.286
Pontos
453
Na verdade tá bem organizado. Tem até um DPS para cada fase. :ksafado (proteção para raios e sobretensão.)
O mais simples é como o Baneman escreveu. Pega uma tomada 127V puxa os cabos a partir dela.
Ou então puxe os cabos a partir do disjuntor, é só identifica os cabos 2,5mm e conectar os cabos da tomada nova junto nesse disjuntor. Só uma dica, mantenha a cor e a bitola dos cabos, se não aí sim a coisa vai ficar confusa.

faça exatamente isso!!!!
 

MagmaStorm

Bam-bam-bam
Mensagens
4.094
Reações
3.612
Pontos
349
Tá linda essa instalação aí!!!

Vai ligar o que na tomada extra?

Partindo do pressuposto que ele dimensionou a fiação e os disjuntores para uma carga X se ligar um aparelho exceda a carga do disjuntor da tomada que vc vá puxar a fiação, vc pode ter problemas de aquecimento da fiação, desarmarmamento dos disjuntores por superaquecimento e consequente perda da vida util do mesmo.

E faça o que o Rush comentou, não vá fazer o que "eletricistas" fazem deixa os fios no mesmo padrão de cor e bitola.
 

Gary Oak

Bam-bam-bam
Mensagens
1.913
Reações
3.179
Pontos
303
Mano essa instalação ta muito linda nem mexe, senão vai estragar a pietá do cara!!
 


CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
O cara faz engenharia elétrica só pra confundir toda a casa, hahaha...
Se você quer puxar, fica a dica gambiarra, desmonta a tomada, vão ter 3 fios ligando diretamente na tomada, 2 fases (se for 127v, 1 fase 1 neutra) e um terra, faça uma emenda de modo que você termine com 6 pontas, ai você monta as 2 tomadas...
Beleza, vou fazer isso então, valeu. :D

Na verdade tá bem organizado. Tem até um DPS para cada fase. :ksafado (proteção para raios e sobretensão.)
O mais simples é como o Baneman escreveu. Pega uma tomada 127V puxa os cabos a partir dela.
Ou então puxe os cabos a partir do disjuntor, é só identifica os cabos 2,5mm e conectar os cabos da tomada nova junto nesse disjuntor. Só uma dica, mantenha a cor e a bitola dos cabos, se não aí sim a coisa vai ficar confusa.
Valeu pela dica, não tinha me ligado nisso.


Tá linda essa instalação aí!!!

Vai ligar o que na tomada extra?

Partindo do pressuposto que ele dimensionou a fiação e os disjuntores para uma carga X se ligar um aparelho exceda a carga do disjuntor da tomada que vc vá puxar a fiação, vc pode ter problemas de aquecimento da fiação, desarmarmamento dos disjuntores por superaquecimento e consequente perda da vida util do mesmo.

E faça o que o Rush comentou, não vá fazer o que "eletricistas" fazem deixa os fios no mesmo padrão de cor e bitola.
Uma tv de 55", um home theater e um xbox 360. :ksafado

Apenas para contextualizar melhor, segue uma imagem das tomadas:
PUz45Qv.png


Infelizmente, o cara não era tão bom em outros aspectos. Ele puxou várias tomadas novas (que não estão na imagem), incluindo a Amarela (que é um interruptor).

Em todo lugar que ele puxou tomadas, dá pra ver os "caminhos de rato" nas paredes, que eu estou arrumando com massa. O problema é que eu quero a TV na parede cinza, e ele usava na parede branca. A parede branca tem 6 tomadas, a cinza só essa tomada alta. Nisso, a tomada rosa fica alta demais, vai ficar ridículo aquela tomada em cima da tv. Eu quero a parede cinza justamente pra dar o foco pra tv, não quero aquele lance alí.

A solução que eu pensei foi: isolar a tomada rosa, tapar aquilo com cimento, passar a massa e etc. Depois, colocar um espelho com duas tomadas na verde, e ligar a TV alí. A tomada verde estava com um espelho cego, e ele me disse que todo lugar que tava com espelho cego é porque a tomada é 220. Então, como chegam todos os fios em todas as tomadas, presumi que seria só ligar os fios certos. Quando tirei o espelho hoje, não tem nada alí. :facepalm Ele deixou o espelho cego porque não quis tapar o buraco. Descobri outra tomada em um dos quartos desse jeito.

Esse buraco da tomada verde tem um furo que atravessa a parede e chega na cozinha (que fica atrás da sala, no cômodo logo do lado da porta de entrada). Então vou puxar os fios de uma das tomadas da cozinha (que fica na altura das tomadas rosa e amarela) por uma canaleta e colocar nesse buraco. Coloco uma caixa nova (essa ta cheia de espuma expansiva), passo os fios e ligo a tomada. O lance na cozinha fica escondido atrás da geladeira mesmo. (e eu provavelmente vou ter que puxar da tomada da geladeira)

O problema agora em isolar a tomada verde é que o interruptor amarelo pega 3 fios dalí, e aí eu não sei se posso encher aquilo de cimento sem prejudicar o interruptor. Ou pior, tornar a manutenção futura disso um inferno. Pelo jeito vou ter que pegar um espelho cego e pintar da cor da parede ou pendurar a tv na parede pra esconder isso.

O apartamento ta meio cheio de gambiarra (um junker improvisado, alguns conduítes que não foram postos direito na parede mas que tava escondidos atrás das guarnições das portas, um quarto pintado em duas cores com uma divisória de madeira presa com prego e fita adesiva e 900 buracos nas paredes e outras gambis do tipo) e eu to tentando resolver isso. Várias caixas estão estragadas e os espelhos não encaixam direito, então vou ter que arrumar elas.
 

R u s H

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.060
Reações
2.590
Pontos
703
Se no conduíte rosa passam fios, não feche com cimento, vai ter que colocar um espelho cego mesmo. O cimento a princípio não vai prejudicar os cabos, mas é como você disse, vai prejudicar a manutenção.
Uma alternativa é esconder com um painel de madeira. Já pensou nisso? Não precisaria nem mexer na tomada. Prende uma régua por trás dele e liga tudo nela. Os cabos ficam todos escondido e ainda há a possibilidade de organizar eles de boa.
No meu caso, como o AP é alugado, a TV, o 360 e o Wii são ligados a uma régua e fica tudo no chão atrás do rack mesmo. Quando uso o Wii desligo o 360 quando, uso o 360 desligo o Wii. E se ligo o note pra assistir filme e tal desligo tudo meno a TV.
hahahahha

Você acha uns painéis legais por R$180,00 ou R$200,00.
Minha ideia é futuramente arrumar um tipo esse. bem simples e de cor escura.
2j5kl4.jpg

Talvez com um vidro fumê na frente das prateleira pra diminuir o brilho dos leds dos VG.
 

MagmaStorm

Bam-bam-bam
Mensagens
4.094
Reações
3.612
Pontos
349
Ou uma idéia é descer com a caixa rosa até a altura da caixa verde, já que a casa é sua mesmo, essa fiação deve aguentar a carga...
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
Bom, foi lá hoje e vi que a tomada da geladeira tem duas saídas. Vou remover uma da cozinha e puxar os fios pra outra tomada. Não consegui achar os fios certos, então isso vai ficar pra semana que vem.

Quanto à tomada alta, vou pendurar a TV na parede, vai ser o jeito. Não queria deixar a tv alta, mas vou fazer pra não deixar aquela tomada aparente.

O que me fode é que o cara tinha uma caixa menor alí, e a caixa que eu comprei hoje é maior. Vou precisar dar mais umas quebradas no tijolo pra aquilo entrar.

Se no conduíte rosa passam fios, não feche com cimento, vai ter que colocar um espelho cego mesmo. O cimento a princípio não vai prejudicar os cabos, mas é como você disse, vai prejudicar a manutenção.
Uma alternativa é esconder com um painel de madeira. Já pensou nisso? Não precisaria nem mexer na tomada. Prende uma régua por trás dele e liga tudo nela. Os cabos ficam todos escondido e ainda há a possibilidade de organizar eles de boa.
No meu caso, como o AP é alugado, a TV, o 360 e o Wii são ligados a uma régua e fica tudo no chão atrás do rack mesmo. Quando uso o Wii desligo o 360 quando, uso o 360 desligo o Wii. E se ligo o note pra assistir filme e tal desligo tudo meno a TV.
hahahahha

Você acha uns painéis legais por R$180,00 ou R$200,00.
Minha ideia é futuramente arrumar um tipo esse. bem simples e de cor escura.
2j5kl4.jpg

Talvez com um vidro fumê na frente das prateleira pra diminuir o brilho dos leds dos VG.
Não curto muito esses painéis, o motivo de eu pintar a parede de cinza é justamente porque não quero usar um desses. Não curto nada em volta da tv, exceto as caixas do HT, pra não distrair no escuro. Além de que a tv cobre praticamente todo o painel.

Meu plano maléfico pra sala é deixar quase como um imax, a tv já é meio overkill pra aquele tamanho, ainda mais com HT heheheh. Não vai ficar exatamente como eu queria porque ela vai ficar mais alta, mas é o jeito. :(
 

Charrua

Lenda da internet
Mensagens
51.349
Reações
59.325
Pontos
2.184
Palmas pro ex morador da casa.
Aqui em casa é no mesmo estilo.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
E precisa ser engenheiro elétrico pra fazer isso?

O quadro que eu fiz na minha casa:

bdabf1d8fc77f46e8ce6296a1734ed7d.jpg


Não vou tirar a tampa do quadro, pois essa b*sta de quadro de plastico da tigre quebrou a tampa e não tem reposição, e está colado com fita dupla face bem sobre os parafusos pra tirar a moldura do quadro.

Coloquei fio 1,5 pra iluminação, 2,5 pras tomadas e 4mm pro ar e 6 mm pros chuveiros, fiz metade da casa separada, as tomadas e iluminação, e coloquei o aterramentos pra ligar o interruptor diferencial e as tomadas aterradas da casa.

Esse interruptor diferencial é uma coisa que deveria ser obrigatório em todas as casas, quem tem filho pequeno deveria ver pra instalar, pois não deixa tomar choque.
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
Só ressucitando o tópico pra dizer que vocês me ludibriaram.

:coolface

Deu m**** hahaha.

Eu não entendo porra nenhuma disso, não tinha visto que o disjuntor geral era de 32A e meu chuveiro é de 35 uheauheaueha. O fio do geral derreteu, estragou o disjuntor (ele não caia mais) e começou a derreter tudo. Chamei o seguro e o primeiro eletricista filha da put* me disse que isso era porque o fio tava frouxo ("floxo", como ele disse :kkk), cortou a ponta do fio (todo derretido e fundido), fez uma ponta nova e vazou.

Segui minha vida, uma semana depois liguei o chuveiro e fui ver lá a situação do disjuntor: o paranauê tava aceso, incandecente. O fio aceso e uma faísca/chama no conector. :kgrr

Com sorte o segundo eletricista que veio foi sério e arrumou o lance direito. Coloquei um disjuntor de 50A (acho que podia colocar um mais forte, mas era o que tinha na loja) e agora tá tudo certo.

Deixando o aviso pra galera prestar atenção nisso, quase teve um incêndio aqui (sério).

Fotos do meliante no primeiro reparo:


Conclusão, após o segundo reparo:


 

Stuttz1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.633
Reações
3.286
Pontos
453
Só tome cuidado com uma coisa, se o cabo " fio" muito fino, o cabo vai derreter o o disjuntor não vai desarmar.

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
 

Stuttz1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.633
Reações
3.286
Pontos
453
E pelo que vejo aqui no seu quadro o fio que está é fino demais para o chuveiro que você colocou .

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
O fio frouxo derrete mesmo, mas se ele derreteu e estragou o disjuntor, teria que ser trocado o disjuntor tb e não só refazer a ponta do fio. Mas tem eletricista porco mesmo.

Enviado de meu Moto G 2014 LTE usando Tapatalk
 

£øk

Mil pontos, LOL!
Mensagens
31.996
Reações
24.782
Pontos
1.014
Eletricista é uma raça do c***lho. Geralmente nego não pede curso, diploma, nada, sai contratando um curioso que tá acostumado a fazer gambiarra e nem saca de instalações nova e nem de novos equipamentos.

Na minha casa, veio um cara que se diz da área e que dava aula, fazer uma instalação, e fez uma porcaria....imagina esses zé ruelas de porta de bar?
 

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
Minha casa foi feito por engenheiro elétrico. Os caras fazem um rebosteio no painel que PQP! Fica bonito o trampo, mas eletricista depois se perde.

A minha tem 32 Disjuntores! vai tomar na peida!
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.648
Reações
30.487
Pontos
1.253
Fio pra 35A é 6mm^2 no mínimo, me chama que eu troco essa porra, eletricista tá com nada.
 

£øk

Mil pontos, LOL!
Mensagens
31.996
Reações
24.782
Pontos
1.014
Minha casa foi feito por engenheiro elétrico. Os caras fazem um rebosteio no painel que PQP! Fica bonito o trampo, mas eletricista depois se perde.

A minha tem 32 Disjuntores! vai tomar na peida!
É o correto hj em dia. Cara que falar o contrário não sabe de m**** nenhuma.
 

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
É o correto hj em dia. Cara que falar o contrário não sabe de m**** nenhuma.

Sim, pior que é. O dia que um outro eletricista viu aquilo, ele falou: Com 6 disjuntor eu montava essa casa.

O mais engraçado.

Fiz 4 orçamentos com eletricistas, o mais barato foi R$8.500,00 ( para montar duas casas geminadas, minha e do meu irmão. ).

fui cotar com o engenheiro elétrico, ele pediu R$1.000,00 pelo projeto + R$2.500,00 pela instalação das duas casas.

Tá certo que gastei uma quantidade absurda de fio e disjuntor. Foi uns 10mil reais de material elétrico brncando.
 

egou

Ser evoluído
Mensagens
35
Reações
12
Pontos
28
Top a instalação... Não mexe pra não estragar... Kkkkk


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 

Stuttz1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.633
Reações
3.286
Pontos
453
Minha casa foi feito por engenheiro elétrico. Os caras fazem um rebosteio no painel que PQP! Fica bonito o trampo, mas eletricista depois se perde.

A minha tem 32 Disjuntores! vai tomar na peida!
Nós, os engenheiros ELETRICISTAS fazemos o certo. Esses pé inchado ai só fazem m****

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
 

Stuttz1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.633
Reações
3.286
Pontos
453
E precisa ser engenheiro elétrico pra fazer isso?

O quadro que eu fiz na minha casa:

bdabf1d8fc77f46e8ce6296a1734ed7d.jpg


Não vou tirar a tampa do quadro, pois essa b*sta de quadro de plastico da tigre quebrou a tampa e não tem reposição, e está colado com fita dupla face bem sobre os parafusos pra tirar a moldura do quadro.

Coloquei fio 1,5 pra iluminação, 2,5 pras tomadas e 4mm pro ar e 6 mm pros chuveiros, fiz metade da casa separada, as tomadas e iluminação, e coloquei o aterramentos pra ligar o interruptor diferencial e as tomadas aterradas da casa.

Esse interruptor diferencial é uma coisa que deveria ser obrigatório em todas as casas, quem tem filho pequeno deveria ver pra instalar, pois não deixa tomar choque.
Aqui em casa coloquei tbm um dps. Ficou maneiro. A instalação aqui Ta padrão nbr

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.367
Reações
71.553
Pontos
1.763
Quando eu vi a data do post original já fui direto achando que tinha dado m****. Ainda bem que não foi MUITA m****...
 

Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.936
Reações
16.979
Pontos
1.524
na próxima vez não chora pedindo desconto pro eletricista. lol.

como dizia o perigo, para esses casos existem três situações:

bom e barato, mas demorado.
bom e rápido, mas não barato.
rápido e barato, mas não bom.
 
Topo Fundo