O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Dúvida que veio a cabeça!

PC-Crew

Supra-sumo
Mensagens
2.138
Reações
854
Pontos
174
Fiquei pensando hoje sobre o Neogeo, que ele foi o console mais poderoso da era 16bits todos nós sabemos, mas uma dúvida que não quer calar!...porque outras softhouses não produziam jogos para ele?...vendo a enorme lista de jogos para mega e snes, porque ele não teve os variados jogos de snes ou de mega?...fico imaginando um chrono trigger nele, ou um sunset riders nele entre outros...alguém tem esta resposta?
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.311
Pontos
1.619
Fiquei pensando hoje sobre o Neogeo, que ele foi o console mais poderoso da era 16bits todos nós sabemos, mas uma dúvida que não quer calar!...porque outras softhouses não produziam jogos para ele?...vendo a enorme lista de jogos para mega e snes, porque ele não teve os variados jogos de snes ou de mega?...fico imaginando um chrono trigger nele, ou um sunset riders nele entre outros...alguém tem esta resposta?

Me parece que tinha algo a ver com ele ser um 'videogame prioritário', como foi (mais ou menos) o Master System.

Apenas empresas HOMOLOGADAS DIRETAMENTE com a SNK, tinham o direito (e o dever) de fazer jogos pra eles, utilizando a arquitetura MVS das placas arcade.

Por isso que certas empresas (leia-se: 'Crapcom', Konami e outras) não entravam pra fazer jogos, já que eles tinham suas placas prioritárias (CPS/CPS2, Konami Arcade Video System, e outras). O que NÃO FOI o caso relativo a Sega (que na época estava com a System 16 no auge e já lançando jogos para a nova arquitetura: Sega ST-V/Titan e AM2. Nesse caso, a Sega entra em contato com a SNK, conseguindo a liberação de ports dos jogos para os consoles caseiros de 'baixo custo' da Sega, e repassando aspectos da tecnologia de criação de gráficos, sprites e personagens, ajudando no desenvolvimento de jogos para a SNK, além de uma promessa de um Sonic pro NeoGeo (promessa de candidato! Só teve um Sonic pro portátil da SNK...) e de uma arquitetura hibrida com a empresa (NAOMI, Que teve Capcom vs SNK). Aproveitando dessa liberdade, a Nintendo e a Sony TAMBÉM entram na jogada para terem seus ports em suas máquinas.

A Nintendo usou de seu longo relacionamento com a SNK na época do NES para conseguir alguns ports pra SNES/GB-GBC e outros consoles. Dizem as más línguas que, com o lançamento da arquitetura Ultra 64, a SNK emburrou e não quis liberar nada para o N64. A Sony sempre deixou clara que tinha as arquiteturas em arcade para gráficos 3D, portanto o 2D era pra ser dominado por outras empresas...
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Além do que o Dora falou tb tem a questão dos custos

Era mais caro tb por causa dos cartuchos do Neo Geo que eram muito mais caros que os da concorrência (mega drive e snes).
O custo de produção de cada cartucho era muito mais caro.

E uma coisa óbvia é que o Neo Geo teve vendas baixissima. Então não compensava produzir jogos para um sistema que vendeu muito pouco.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
Eu entendo nada do Neo Geo, mas você (PC-Crew) está se referindo a ele como um console - e me parece que o NG é muito mais um sistema pra fliperamas que outra coisa (virou console pra satisfazer o fetiche de ter um arcade em casa para poucos ricaços na época). E, como o Dora disse, Konami e Capcom já tinham suas placas pra jogos de fliper.

Sem contar que, nos primeiros anos do Neo Geo (90 e 91) ainda rolava esquema de exclusividade das thirds com a Nintendo (só podiam, acordado em contrato, desenvolver jogos pra NES, Game Boy e SNES).
 
Ultima Edição:

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Além do que o Dora falou tb tem a questão dos custos

Era mais caro tb por causa dos cartuchos do Neo Geo que eram muito mais caros que os da concorrência (mega drive e snes).
O custo de produção de cada cartucho era muito mais caro.

E uma coisa óbvia é que o Neo Geo teve vendas baixissima. Então não compensava produzir jogos para um sistema que vendeu muito pouco
.

Pra mim são os dois principais motivos...
Console ultra caro, base instalada baixíssima, as memórias dos cartuchos eram um item nada barato...( ROMs enormes paraa época, em relação aos outros. Por isso foram poucos desenvolvedores que se encorajaram a lançar jogos pro sistema, ja sabendo que as vendas seriam baixas.
 


BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.946
Reações
14.488
Pontos
1.389
Tem também o lance é que os jogos produzidos para o Neo Geo visavam o mercado de arcades. O console era um "plus".
Talvez com o Neo Geo CD a coisa mudasse de figura, mas foi lançado muito tardiamente (e ainda tinha o problema da leitura lenta de dados).
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
Acho que ele estava se referindo ao neogeo AEC e CD.
Acredito que pelo custo de produção, custo de venda e baixa procura as softs que não tinham relacionamento com a SNK nos arcades simplesmente não procuraram a SNK para publicar algo nos consoles, mas não foi o mesmo com os portáteis que tem jogos de fabricantes diferentes.
 

SilentHill2

Bam-bam-bam
Mensagens
3.939
Reações
5.626
Pontos
453
Já responderam os diversos motivos, mas só para frisar e acrescentar alguma coisa: pelo preço cobrado, o Neo-Geo AES (o sistema doméstico) foi um hardware bem pouco vendido, ou seja: poucas pessoas o possuíam e as softhouse sabiam disso e dificilmente iriam arriscar produzir jogos para vender pouquíssimas cópias. A propósito, os jogos de Neo-Geo AES custavam por volta de US$ 200,00 e o hardware, US$ 650,00, se não estou enganado. Na prática, se tornou um console de nicho: para entusiastas de jogos de luta e jogos da SNK em geral.
 

PC-Crew

Supra-sumo
Mensagens
2.138
Reações
854
Pontos
174
Obrigado a todos pelas respostas, mas até onde eu entendo, o Neogeo na realidade nasceu como um console caseiro e realmente caro, mas depois passou a ser de Arcade, ou estou errado!..sem contar que muitos jogos da snk de arcades não sairam para o console, estranho isso né.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
Obrigado a todos pelas respostas, mas até onde eu entendo, o Neogeo na realidade nasceu como um console caseiro e realmente caro, mas depois passou a ser de Arcade, ou estou errado!..sem contar que muitos jogos da snk de arcades não sairam para o console, estranho isso né.
Está errado. Nasceu no fliper e mais ou menos um ano depois transformaram em console caseiro (não estou considerando o Neo Geo Rental, esse sim saiu junto com o MVS).

EDIT: De acordo com o Dora, caguei bonito nas datas acima. Ignorem isso aqui!
 
Ultima Edição:

Lykanthropos

Bam-bam-bam
Mensagens
6.635
Reações
4.107
Pontos
354
Está errado. Nasceu no fliper e mais ou menos um ano depois transformaram em console caseiro (não estou considerando o Neo Geo Rental, esse sim saiu junto com o MVS).
isso SNK fazia games para arcade, com o tempo passou a querer dominar a sala dos viciados q podiam pagar pra ter um NEOGEO! eu tive um NEOGEO CD!:ksafado
 

PC-Crew

Supra-sumo
Mensagens
2.138
Reações
854
Pontos
174
Está errado. Nasceu no fliper e mais ou menos um ano depois transformaram em console caseiro (não estou considerando o Neo Geo Rental, esse sim saiu junto com o MVS).
Pra mim era o console primeiro que as versões arcade, mais um aprendizado, mas uma pena um hardware tão robusto ter ficado nas mãos de poucas desenvolvedoras.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.311
Pontos
1.619
Está errado. Nasceu no fliper e mais ou menos um ano depois transformaram em console caseiro (não estou considerando o Neo Geo Rental, esse sim saiu junto com o MVS).

Desculpa Bee, mas o NeoGeo caseiro e o arcade, foram lançados (quase) ao mesmo tempo (diferenças de poucos dias). O NeoGeo Rental é uma versão caseira, mas disponibilizada primeiramente para locais específicos (hotéis, Lojas especializadas... Tudo preparado pro lançamento ao público civil poucos dias depois do lançamento da versão arcade.

https://en.wikipedia.org/wiki/Neo_Geo

SNK's first two products using the Neo Geo name are an arcade system called the Neo Geo Multi Video System (MVS) and a companion console called the Advanced Entertainment System (AES), both released in 1990. The MVS offers arcade operators the ability to put up to six different arcade games into a single cabinet, a key economic consideration for operators with limited floorspace. It comes in many different cabinets but basically consists of an add on board that can be linked to a standard JAMMA system.

The Advanced Entertainment System (AES), originally known just as the Neo Geo, is the first video game console in the family. The hardware features comparatively colorful 2D graphics. The hardware was in part designed byAlpha Denshi (later ADK).

Initially, the home system was only available for rent to commercial establishments, such as hotel chains, bars and restaurants, and other venues. When customer response indicated that some gamers were willing to buy a US$650 console, SNK expanded sales and marketing into the home console market. The Neo Geo console was officially launched on 31 January 1990 in Osaka, Japan. The AES is identical to its arcade counterpart, the MVS, so arcade games released for the home market are nearly identical conversions.

O NeoGeo CD realmente foi alguns anos depois, em 1994. O que matou a primeira versão é a velocidade de transferência de dados usada no sistema de CD dele, fazendo com que os jogos demorassem minutos agonizantes pra se rodar.

Eu digo isso porque, no seu lançamento no JP, não se passou 5 DIAS para que as primeiras duas unidades do videogame AES, chegarem aqui em Goiânia com três jogos de lançamento: Ninja Kombat, Magician Lord e 'Nam 1975.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
Desculpa Bee, mas o NeoGeo caseiro e o arcade, foram lançados (quase) ao mesmo tempo (diferenças de poucos dias). O NeoGeo Rental é uma versão caseira, mas disponibilizada primeiramente para locais específicos (hotéis, Lojas especializadas... Tudo preparado pro lançamento ao público civil poucos dias depois do lançamento da versão arcade.
Opa, desculpe se falei bobagem então.

A informação que eu tinha é que o arcade foi lançado em 1990 e o console caseiro (pro consumidor final, não os pra aluguel em estabelecimentos comerciais) no início de julho 1991. Esses números batem com o que está na Wikipedia e no TCRF.

Uma propaganda no site da SNK também menciona a data de primeiro de julho, mas não sei se pode ser uma pista porque entendo nada de japonês:
p_1991_03.jpg


O único indício concreto que conheço de um AES circulando antes de 91 é a nota fiscal de um teta que comprou o console pro Natal de 1990:
Neo-Geo_Gold_System_Sales_Receipt_12-18-1990-vgo_zpsnn1qzd0c.jpg

Neo-Geo_Unwrapping_Xmas_1990_zpsnfcsjwac.jpg


Ou seja, tá confuso o baguio mesmo!
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.311
Pontos
1.619
Opa, desculpe se falei bobagem então.

O único indício concreto que conheço de um AES circulando antes de 91 é a nota fiscal de um teta que comprou o console pro Natal de 1990:

Ou seja, tá confuso o baguio mesmo!

Não, não foi bobagem!!

O lançamento dele foi feito de forma confusa mesmo. As vendas originais dele, começaram em 1990, mas em ritmo quase local, sendo vendidos apenas as encomendas no início de janeiro. Alguns dias depois, ainda em janeiro, o NeoGeo caseiro começou a ser vendido nas lojas para o consumidor final. Dizem em certas revistas que tiveram problemas com a fabricação de cartuchos e que, alguns deles saíram da fábrica com defeitos severos nas placas.
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.946
Reações
14.488
Pontos
1.389
Essa caixa do Neo Geo é muito bonita.
 

NVgs

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.957
Reações
11.419
Pontos
503
ÉEEEEEEE Neo Geo AES é a lenda dos consoles, talvez um dia eu consiga comprar um e além disso comprar uma fita pra ele!
Porque pelo valor pedido no console/jogo eu compro um fusca.....

Existem pessoas com sorte na vida, semana passada vi um vídeo onde um cara comprou um Neo Geo AES por 70 obamas, o vendedor achava que era um Sega Genesis I! o.o

Bem, quem sabe um dia...
 

NVgs

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.957
Reações
11.419
Pontos
503
O vídeo para quem estiver curioso...o canal desse cara é bacana! Eu particularmente gosto muito de assistir ao Flea Market Madness hehe! Pulem para o tempo de 5:52 para assistir o cara comprando o Neo Geo, simplesmente inacreditável o cara não saber que era um Neo Geo...! :viraolho

 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.311
Pontos
1.619
O vídeo para quem estiver curioso...o canal desse cara é bacana! Eu particularmente gosto muito de assistir ao Flea Market Madness hehe! Pulem para o tempo de 5:52 para assistir o cara comprando o Neo Geo, simplesmente inacreditável o cara não saber que era um Neo Geo...! :viraolho



Uma das dicas que posso te dar é sair batendo perna em cidades próximas de onde você mora. Assim como no caso de Brasília, que tem suas 'cidades satélites', ir procurando em lojas de usados ou pregos da cidade, pode se encontrar algumas coisas BEM mais baratas (mas o chato é sair gastando gasolina pra conseguir tais coisas)
 

SilentHill2

Bam-bam-bam
Mensagens
3.939
Reações
5.626
Pontos
453
A prioridade da SNK era o arcade mesmo. Tanto é que existem jogos que saíram para MVS e nunca chegaram ao AES. Mas o contrário acho que nunca aconteceu.
 

claudio182

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.922
Reações
7.146
Pontos
1.099
Pelo mesmo motivo que não saem muitos jogos para Mac OSX.

A base instalada é pequena, pois, dentro outros motivos, o aparelho é caro demais para as massas.

Então não vale a pena investir tempo e dinheiro nele.

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
 

Rubro Negro

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.358
Reações
13.873
Pontos
1.429
Tenho o meu aqui com memory card e 3 controles(1 e da versao CD) e a colecao completa de varios jogos.
 
Topo Fundo