O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Dúvida sobre cabos de rede

dinodino

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.099
Reações
569
Pontos
829
Vou me mudar e a internet vai ser instalada na sala, dai eu queria passar um cabo até o quarto onde fica o PC, a conexão da net vai ser fibra 350mb, eu estava vendo que um cabo CAT5E já é suficiente, eu já tenho o alicate para climpar cabos, no caso RJ45 normal que eu fazia em cabos de 100mb, alguem pode confirmar se é isso mesmo e me dizer o esquema da crimpagem?

Existe diferença de marcas?

O apartamento fica no último andar, alguem sabe me dizer como calcular a distancia?, tentei entender os conduites mas eu não sei se eles andam pela casa ou sobe para o terraço do prédio.

vlw
 

Sebastien_Chabal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.222
Reações
2.021
Pontos
964
Cat6 eu recomendo caso a infra do seu ap já seja cheia de cabos, agora se tiver alguns fios eletricos mesmo e nenhuma distancia acima de 50~60 metros, vai de Cat5e msm que não vai fazer diferença. Não sei como esta a diferença de preço atualmente, se for pouca, vai de Cat6 por garantia msm.
 

dinodino

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.099
Reações
569
Pontos
829
Cat6 eu recomendo caso a infra do seu ap já seja cheia de cabos, agora se tiver alguns fios eletricos mesmo e nenhuma distancia acima de 50~60 metros, vai de Cat5e msm que não vai fazer diferença. Não sei como esta a diferença de preço atualmente, se for pouca, vai de Cat6 por garantia msm.
Vou ver, o problema de pegar o Cat6 é que eu não tenho alicate para Cat6, dai se o Cat5 funcionar eu posso usar conectores RJ45 normais junto com o alicate antigo que ja tenho
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.332
Reações
13.672
Pontos
1.604
Cat6 eu recomendo caso a infra do seu ap já seja cheia de cabos, agora se tiver alguns fios eletricos mesmo e nenhuma distancia acima de 50~60 metros, vai de Cat5e msm que não vai fazer diferença. Não sei como esta a diferença de preço atualmente, se for pouca, vai de Cat6 por garantia msm.

Aproveitando para perguntar... faz muita diferença usar um conector CAT6 em vez de um conector tradicional?
 

Sebastien_Chabal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.222
Reações
2.021
Pontos
964
Aproveitando para perguntar... faz muita diferença usar um conector CAT6 em vez de um conector tradicional?

O principal diferencial do conector é resistencia e durabilidade, se vc plugar uma vez e não mexer mais, não faz ddiferença, agora ficar plugando e tirando o tempo todo, o Cat6 vai durar mais. Apesar que tenho cabo de rede Cat5e aqui a literalmente décadas e nunca tive problema.
 

dinodino

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.099
Reações
569
Pontos
829
O principal diferencial do conector é resistencia e durabilidade, se vc plugar uma vez e não mexer mais, não faz ddiferença, agora ficar plugando e tirando o tempo todo, o Cat6 vai durar mais. Apesar que tenho cabo de rede Cat5e aqui a literalmente décadas e nunca tive problema.

Hum, mas eu posso usar um cabo Cat6 com conectores RJ45 normais e usar meu alicate antigo (Que não funciona para conectores Cat6) sem problemas? digo vai funcionar em pelo menos 1gigabit?
 


Sebastien_Chabal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.222
Reações
2.021
Pontos
964
Hum, mas eu posso usar um cabo Cat6 com conectores RJ45 normais e usar meu alicate antigo (Que não funciona para conectores Cat6) sem problemas? digo vai funcionar em pelo menos 1gigabit?
Vai, estando o cabo clicado decentemente, não tem pq não funcionar.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Minha Internet é 500/250 e eu uso cat5e e pega toda a velocidade de boa.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.869
Reações
3.935
Pontos
1.544
Acho desnecessário investir em cat6, porque não haverá qualquer vantagem ou benefício em relação ao cat5e. Vai pagar mais caro por nenhuma vantagem. Até 1GBPS cat5e é suficiente.

O que vejo vantagem é investir em um bom cabo cat5e. Aqui no apt. eu fiz um esquema parecido ao que você está pretendendo e comprei cabos cat5e furukawa soho plus e conectores também. Ficou muito bom.

Só que não é recomendado (na verdade a orientação é não fazer) passar cabo de rede junto com conduíte onde estão os fios elétricos, pois além dos problemas de espaço, tem o risco de romper alguma capa de fio elétrico, que vai causar interferências ou outros riscos mais graves.

Por aqui coloquei canaletas próximas ao rodapé, ficou bem discreto.

Sobre a distância, pelo que pesquisei na época, até praticamente 100 metros não há perdas.

Aqui estou usando cerca de 30 metros de cabo e é muito rápido. Acabei de testar aqui e mesmo com duas máquinas ligadas na internet no cabo, mais celular e várias abas abertas, deu 1ms o ping.

Sobre o esquema de crimpagem, eu usei (da direita para esquerda - a trava para o outro lado), marrom / marrom e branco, verde / verde e branco, azul / azul e branco, laranja / laranja e branco.

Edit.: Recomendo que você compre um testador de cabos. É muito útil e custa uns 40 reais.
 

Arkarker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.871
Reações
1.342
Pontos
954
Posso estar enganado, mas o conector de um cabo CAT5, 5E e 6 é o mesmo, o RJ45, mas tem diversos modelos, mais resistentes ou não, então, o alicate de crimpagem é o mesmo.

Recomendo usar o cabo CAT5E mesmo, porque já aguenta 1Gbps e é mais barato. O CAT6 tem mais voltas por polegada, tendo que usar mais cobre pro mesmo tamanho de cabo.

Na hora de crimpar, crimpa bem direitinho, descascando e desenrolando menos cabo. No exemplo da foto que coloquei aqui, o da esquerda não pegava 1000Mbps, só depois de refazer algumas vezes, fiz o da direita que pegou 1000Mbps.

181285
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.869
Reações
3.935
Pontos
1.544
Concordo com o conselho do @Arkarker . Aqui eu peguei um pedaço de cabo apenas para testes e valeu muito a pena. Se crimpar o cabo e a capa não for "mordida" pela ponta RJ45, pode soltar ou não fixar direito. Se as pontas não forem cortadas corretamente, vai interferir na velocidade da conexão ou então nem conectar. Além disso recomendo as travas. Aqui coloquei do tipo snap in, os cabos ficam bem presos e isso auxilia na estabilidade da conexão.
 

dinodino

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.099
Reações
569
Pontos
829
Comprei 30 metros de cabo Furukawa CAT5E, o eletricista passou o cabo pelos conduites, desses 30 metros acho que uns 5 metros ou menos teve que passar junto com energia (Não tenho outra opção), dai ele fez as pontas, ficou bem feito, porém quando conecto o cabo ele demora cerca de 30 ~ 60 segundos para conectar e quando conecta fica em 10Mbps, isso quando não fica acusando que o cabo está desconectado, usei o testador de cabos dele e o meu e em ambos acende todas as luzes, vou tentar comprar conectores novos sabado e fazer as duas pontas novamente, mas é bem estranho, queria pelo menos uns 100Mbps, 10Mbps não rola, não consigo nem usar o Plex e nem o Steam Link nessa velocidade :(

Edit:

Testei no PC e no notebook.

184623


184624


O roteador da empresa de internet é esse:


Edit2:

IPV6 pode afetar isso tb?

184630
 
Ultima Edição:

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.332
Reações
13.672
Pontos
1.604
Posso estar enganado, mas o conector de um cabo CAT5, 5E e 6 é o mesmo, o RJ45, mas tem diversos modelos, mais resistentes ou não, então, o alicate de crimpagem é o mesmo.

Recomendo usar o cabo CAT5E mesmo, porque já aguenta 1Gbps e é mais barato. O CAT6 tem mais voltas por polegada, tendo que usar mais cobre pro mesmo tamanho de cabo.

Na hora de crimpar, crimpa bem direitinho, descascando e desenrolando menos cabo. No exemplo da foto que coloquei aqui, o da esquerda não pegava 1000Mbps, só depois de refazer algumas vezes, fiz o da direita que pegou 1000Mbps.

Visualizar anexo 181285

Oxi... eu sempre fiz e faço o da direita, pois é o certo a se fazer, principalmente na parte onde prende bem o cabo, assim fica mais reforçado para evitar o puxão que pode degradar as pontas, ao contrário da esquerda que tem chance de ficar ruim se em caso de puxão as pontas podem desnivelar os dentes crimpados devido à ausência da parte reforçada (mal reforçada por não ter capa envolta nos fios).
Também é importante verificar se as pontas estão acima do limite dos dentes (se estiver parcial sobre o dente, pode não funcionar, pois não vai ter muito contato com o dente crimpado, então melhor ficar bem sobre os dentes antes de crimpar), vai dar problema, o que é importante.
 

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.397
Reações
16.980
Pontos
1.053
Comprei 30 metros de cabo Furukawa CAT5E, o eletricista passou o cabo pelos conduites, desses 30 metros acho que uns 5 metros ou menos teve que passar junto com energia (Não tenho outra opção), dai ele fez as pontas, ficou bem feito, porém quando conecto o cabo ele demora cerca de 30 ~ 60 segundos para conectar e quando conecta fica em 10Mbps, isso quando não fica acusando que o cabo está desconectado, usei o testador de cabos dele e o meu e em ambos acende todas as luzes, vou tentar comprar conectores novos sabado e fazer as duas pontas novamente, mas é bem estranho, queria pelo menos uns 100Mbps, 10Mbps não rola, não consigo nem usar o Plex e nem o Steam Link nessa velocidade :(

Edit:

Testei no PC e no notebook.

Visualizar anexo 184623


Visualizar anexo 184624


O roteador da empresa de internet é esse:


Edit2:

IPV6 pode afetar isso tb?

Visualizar anexo 184630
IPV6 não altera em nada a velocidade da porta.
Já que fica caindo e voltando, só fica em 10Mb e pelo testador parece estar ok, quase certeza que é as pontas mal feitas, não devem estar bem presas aí só linka em 10Mb. Ou é a porta do roteador com problema, é possível trocar ela ou ligar direto um notebook nela com outro cabo pra verificar?
Tem também a possibilidade de no próprio roteador a porta estar forçada em 10Mb e por isso não ir em 100Mb ou 1gb, mas é raro alterarem isso e nem lembro se na ZTE há essa opção. Se tu tem acesso, pode tentar procurar por algo, normalmente fica na parte da rede LAN ou até em administration.
 

dinodino

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.099
Reações
569
Pontos
829
IPV6 não altera em nada a velocidade da porta.
Já que fica caindo e voltando, só fica em 10Mb e pelo testador parece estar ok, quase certeza que é as pontas mal feitas, não devem estar bem presas aí só linka em 10Mb. Ou é a porta do roteador com problema, é possível trocar ela ou ligar direto um notebook nela com outro cabo pra verificar?
Tem também a possibilidade de no próprio roteador a porta estar forçada em 10Mb e por isso não ir em 100Mb ou 1gb, mas é raro alterarem isso e nem lembro se na ZTE há essa opção. Se tu tem acesso, pode tentar procurar por algo, normalmente fica na parte da rede LAN ou até em administration.

Sim, eu testei com outro cabo direto no roteador e funcionou a 100Mbps pq meu note a placa de rede é 10/100.

Dai no status no modem fica assim:

Lan1 é a minha TV conectada em 100Mbps e a Lan2 é o cabo que vai para o PC conectado em 10Mbps:


184639


Não achei nenhuma opção no roteador limitando a velocidade.
 

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.397
Reações
16.980
Pontos
1.053
Sim, eu testei com outro cabo direto no roteador e funcionou a 100Mbps pq meu note a placa de rede é 10/100.

Dai no status no modem fica assim:

Lan1 é a minha TV conectada em 100Mbps e a Lan2 é o cabo que vai para o PC conectado em 10Mbps:


Visualizar anexo 184639


Não achei nenhuma opção no roteador limitando a velocidade.
Então provavelmente sejam as pontas do cabo, quando fica em 10Mb, quase sempre é quando estão mal feitas. Se fosse algo no cabo em si a porta iria estar intermitente e apareceria no testador se não me engano.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.869
Reações
3.935
Pontos
1.544
Pela soma dos sintomas: demora pra conectar e velocidade limitada, eu faria novamente as pontas. Faça você mesmo. Acredito que tenha deixado uma boa sobra de cabo, não? O correto é sempre passar uma sobra, para o caso de mover o computador de lugar e não precisar colocar emendas.

Se fizer com calma a chance de dar certo é grande.

Depois quando estiver tudo ok faz uns testes de velocidade e estabilidade, quero saber se haverá algum problema pelo fato de ter passado junto com os fios elétricos.
 

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.397
Reações
16.980
Pontos
1.053
Pela soma dos sintomas: demora pra conectar e velocidade limitada, eu faria novamente as pontas. Faça você mesmo. Acredito que tenha deixado uma boa sobra de cabo, não? O correto é sempre passar uma sobra, para o caso de mover o computador de lugar e não precisar colocar emendas.

Se fizer com calma a chance de dar certo é grande.

Depois quando estiver tudo ok faz uns testes de velocidade e estabilidade, quero saber se haverá algum problema pelo fato de ter passado junto com os fios elétricos.
Isso aí é algo que também tenho curiosidade, já li que pode afetar a qualidade, mas até que ponto afeta? Na minha cabeça deve causar algumas perdas ou intermitência na internet, mas não acho que seja nada que atrapalhe muito. Só que como nunca testei, sempre fica a dúvida do quanto afeta.
 

dinodino

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.099
Reações
569
Pontos
829
Refiz as pontas aqui e deu certo, 1Gbps, segui o esquema da imagem que o @Arkarker postou!

Está funcionando estavel e conectando no mesmo intante, porém havia dito que passava junto com a energia, mas na verdade os 30 metros passam por um conduite separado sem energia, ele só fica junto com a energia quando chega na caixinha de saida.

184853



Obrigado a todos! :ksorriso
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.869
Reações
3.935
Pontos
1.544
Refiz as pontas aqui e deu certo, 1Gbps, segui o esquema da imagem que o @Arkarker postou!

Está funcionando estavel e conectando no mesmo intante, porém havia dito que passava junto com a energia, mas na verdade os 30 metros passam por um conduite separado sem energia, ele só fica junto com a energia quando chega na caixinha de saida.

Visualizar anexo 184853



Obrigado a todos! :ksorriso

Muito Bom ! Legal!
 
Topo Fundo