O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Dúvida sobre voltagem e amperagem em carregadores de bateria

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Boa tarde! Inicio este tópico aqui por se tratar de um assunto geral, que aborda até mesmo disciplinas do ensino médio. Pois bem, após uma extensa pesquisa na Internet, para verificar a possibilidade de utilizar o carregador de bateria de um equipamento eletrônico em outro, cingi minhas descobertas a algumas teorias conflitantes, com as quais gostaria de ajuda para elucidá-las.


1. Quanto à amperagem


Hipótese: Um carregador de bateria, original do equipamento, com tensão de 5 volts, amperagem de 0.5 ampere. Substituído por outro de mesma tensão, mas amperagem de 2.0 amperes.
Teoria A: Como a intensidade da corrente elétrica (medida em ampéres) pode ser dada pela fórmula I = V /R (na qual V é voltagem e R é resistência), sendo que a tensão é a mesma em ambos os carregadores e a resistência da bateria é única, então a intensidade da corrente elétrica exigida será sempre a mesma, basta que o carregador consiga fornecê-la. Ou seja, podendo o carregador fornecer 0.5 ampere, qualquer valor acima disso é ignorado, e ele trabalhará "com folga".
Teoria B: A diferença de 1.5 ampere entre os dois carregadores não será relevada, sendo esse valor dissipado como calor e causando danos à bateria. A recarga poderá ocorrer, mas com riscos.


2. Quanto à voltagem


Hipótese: Um carregador de bateria, original do equipamento, com tensão de 5 volts, amperagem de 0.5 ampere. Substituído por outro com tensão de 10 volts, mas de amperagem igual ao anterior.
Teoria A: Se a voltagem for maior que o original, o equipamento eletrônico será prejudicado e irá queimar. Caso a voltagem seja menor, o carregador será forçado e ele é quem queimará.
Teoria B: Verifica-se a potência elétrica, isto é, o produto entre a voltagem e a intensidade da corrente elétrica. Se forem iguais, não há problema. Desta forma, dobrando-se a tensão, mas reduzindo-se a amperagem pela metade, tem-se o mesmo resultado.


3. Similaridade entre voltagem e amperagem: Ambos devem ser praticamente idênticos, podendo variar apenas por volta de 10%. Ou seja, um carregador com saída de 5 volts e 0.5 ampere, por exemplo, só pode ser substituído por um na faixa de operação de 4.9~5.1 volts e 0.4~0.6 ampere.


OoO


Agora, pergunto a vocês: O que disso tudo está certo? Muitas dessas teorias são conflitantes, talvez nenhuma esteja certa, mas estão todas espalhadas pela Internet. Quem busca auxílio em sites especializados sai com mais dúvidas de que quando entrou. Aqui tem usuários muito experientes nisso, como o FALLER Alguém consegue me ajudar nessa?
 

rbregalda

Bam-bam-bam
Mensagens
7.824
Reações
8.107
Pontos
434
Voltagem?
mickey-zumbi.png%3Fw%3D424

Te respondo com calma quando chegar em casa...:kjoinha
 

JeanJacquesRosseau

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.772
Reações
21.072
Pontos
664
Mas isso aí vc tá supondo que a bateria seja um "resistor ohmico ideal", né ? O que poder não ser, né...


Ah, a bateria nesse caso não serviria como um capacitor sendo carregado ?
 

Tenacious D

Bam-bam-bam
Mensagens
2.072
Reações
1.077
Pontos
224
sou eng. eletrônico, quando eu leio "voltagem " e "amperagem" me dá um treco ruim.

Mas respondendo a tua pergunta, tudo depende dos circuitos dos carregadores de bateria serem bons ou não, mas vou supor que estamos falando de carregadores vagabundos (que não tem circuitos de proteção de corrente e etc.):

1. Quanto à corrente elétrica:

Teoria A: vc está errado em considerar a bateria como uma resistência. ela é uma fonte de tensão e o que limita a corrente elétrica é a resistência do fio e o circuito do carregador, praticamente toda a corrente de carga vai ser a fornecida pelo carregador, se vc carregar com uma corrente maior o que ocorre é que o tempo de carga diminui.

Teoria B: é isto mesmo que ocorre.

2. Quanto à Tensão elétrica

se o carregador é de uma tensão maior que a da bateria o que ocorre é que a corrente do circuito tende a aumentar, dependendo de como for o circuito de limitação de corrente do carregador, podendo levar a queima do carregador e também a danificar a bateria.

Se a bateria tem tensão maior que o carregador o que ocorre é que a corrente elétrica tende a inverter de sentido, dai vc estaria descarregando a bateria, podendo levar a queima do carregador, mas isso é facilmente resolvido colocando um diodo na saída do carregador, fazendo com que a corrente só ande por um sentido, mas mesmo assim a bateria não seria carregada, só impediria ela de descarregar e de queimar o carregador

Teoria B: O que realmente causa dano e o que realmente carrega a bateria é a corrente, vc pode ter uma tensão bem mais alta se garantir que a corrente fique dentro da corrente de carga da bateria, o que vc poderia fazer para limitar a corrente é colocar uma resistência em série com a bateria. Assim teria uma tensão alta com corrente mais baixa.

3. Se as especificações forem próximas não tem problema, muito raramente vai dar defeito.
 

Hitokiri-Ken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
35.028
Reações
26.015
Pontos
899
Pelo que eu entendi de uma maneira totalmente simplória é que voltagem é "empurrada" enquanto a amperagem é só fornecida.

E também a tecnologia do USB 2.0 limita a voltagem a 5v então não creio que exista risco (a não ser por alguma falha do dispositivo) e a amperagem é o próprio aparelho que puxa a amperagem que ele necessita, seja .5A ou 2A, isso se ela estiver disponível.
 

rbregalda

Bam-bam-bam
Mensagens
7.824
Reações
8.107
Pontos
434
sou eng. eletrônico, quando eu leio "voltagem " e "amperagem" me dá um treco ruim.

Boa explicação!

E também quase morro quando leio amperagem e voltagem... Sou engenheiro eletricista, e lembro até hoje do primeiro dia de aula no primeiro período quando alguém soltou voltagem na sala... O professor só faltou expulsar o cara da faculdade...
 


Tenacious D

Bam-bam-bam
Mensagens
2.072
Reações
1.077
Pontos
224
E também a tecnologia do USB 2.0 limita a voltagem a 5v então não creio que exista risco (a não ser por alguma falha do dispositivo) e a amperagem é o próprio aparelho que puxa a amperagem que ele necessita, seja .5A ou 2A, isso se ela estiver disponível.



na verdade a na USB a corrente também é limitada a 0.5A por porta, por esse motivo que carregar o celular na tomada é mais rápido que pela USB do PC, pois usando pela tomada a corrente fornecida é maior.

lembrando que se vc forçar mais de 0.5 A da USB pode levar a queima da porta USB.


Edit: isso vale para USB 2.0, para a 3.0 a corrente é de 0,9A, se não me engano.
 

Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.744
Reações
7.353
Pontos
453
Me desculpem por esta coveirada, :kcry o carregador do meu celular queimou e o original tem essas especificações:
Entrada: 100-240V 60Hz 0.3A
Tensão e Corrente de saída 5V---1.55A

Vou importar um de marca chinesa com essas specs:
Input: AC 100-240V~50/60Hz 0.3A max
Output: DC 5V=2A
Total Power: 10W
Certification: CE/ROHS

Dá para usar de boa esse carregador sem danificar a bateria mesmo ele apresentando corrente 450mAh a mais que o original?

A corrente de saída do carregador chinês 2A se refere ao máximo que ele suporta?
 
D

Deleted member 35588

Me desculpem por esta coveirada, :kcry o carregador do meu celular queimou e o original tem essas especificações:
Entrada: 100-240V 60Hz 0.3A
Tensão e Corrente de saída 5V---1.55A

Vou importar um de marca chinesa com essas specs:
Input: AC 100-240V~50/60Hz 0.3A max
Output: DC 5V=2A
Total Power: 10W
Certification: CE/ROHS

Dá para usar de boa esse carregador sem danificar a bateria mesmo ele apresentando corrente 450mAh a mais que o original?

A corrente de saída do carregador chinês 2A se refere ao máximo que ele suporta?
Isso aí, pode usar tranquilo.
 

JackWade

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.533
Reações
7.521
Pontos
1.044
Boa @Tenacious D @rbregalda !
Cliquei doido para responder a questão do colega, mas acabei tento uma aulinha de Ohm... hahahaha...
Estou cursando eletrotécnica e gostaria humildemente pedir auxilio para vocês (quando estiver perdido) durante esse um ano até o término. Incomodaria?
 

Tenacious D

Bam-bam-bam
Mensagens
2.072
Reações
1.077
Pontos
224
Boa @Tenacious D @rbregalda !
Cliquei doido para responder a questão do colega, mas acabei tento uma aulinha de Ohm... hahahaha...
Estou cursando eletrotécnica e gostaria humildemente pedir auxilio para vocês (quando estiver perdido) durante esse um ano até o término. Incomodaria?
Opa por mim tudo bem, mas não sei se serei de grande ajuda, faz 10 anos que me formei e não trabalho na área, eu trabalho com desenvolvimento de sistemas. Mas seu eu puder ajudar estou a disposição.
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
736
Reações
974
Pontos
543
Ressuscitando pela segunda vez...

Sobre a quantidade de tensão da fonte em relação à bateria. Segundo este post aqui o sujeito recomenda utilizar uma fonte com tensão menor, já que quanto maior a tensão, menor o tempo de carregamento, mas pior pra bateria. Mesmo o aparelho sendo projetado pra essa quantidade de tensão. Confere? Acabei de pegar um tablet e o carregador original é de 20v. De fato carrega muito rápido. Quero saber se posso pegar uma fonte de 10v (ou menor), por exemplo, pra proteger a bateria.
 
Ultima Edição:

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.942
Reações
12.285
Pontos
753
Ressuscitando pela segunda vez...

Sobre a quantidade de tensão da fonte em relação à bateria. Segundo este post aqui o sujeito recomenda utilizar uma fonte com tensão menor, já que quanto maior a tensão, menor o tempo de carregamento, mas pior pra bateria. Mesmo o aparelho sendo projetado pra essa quantidade de tensão. Confere? Acabei de pegar um tablet e o carregador original é de 20v. De fato carrega muito rápido. Quero saber se posso pegar uma fonte de 10v (ou menor), por exemplo, pra proteger a bateria.
Se o carregador original é de 20v significa que no projeto do aparelho a abordagem para 20v foi considerada a ideal, o que não deveria causar danos à bateria.

Usar um carregador de 10v ou mais fraco pode tornar a carga mais lenta ou talvez nem complete corretamente a carga / nem carregue, mas posso estar falando bobagem (ou não).
 
Topo Fundo